• Nenhum resultado encontrado

VACINA CONTRA COVID-19 NOS PROFISSIONAIS DA LINHA DE FRENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VACINA CONTRA COVID-19 NOS PROFISSIONAIS DA LINHA DE FRENTE"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ÁREA ASSISTENCIAL

VACINA CONTRA COVID-19 NOS PROFISSIONAIS DA LINHA DE FRENTE

Dia 21 de janeiro de 2021 marca um ato histórico de muita emoção e que merece ser lembrado para nós do São Cristóvão Saúde. A data tornou-se muito especial pelo início da vacinação contra a COVID-19 nos profissionais da saúde que atuam diretamente na linha de frente, sendo médicos, equipe de enfermagem e fisioterapeutas. A Instituição recebeu 2.163 doses, sendo destinadas à categoria definida pela Secretaria da Saúde. Posteriormente, os demais profissionais do

Grupo serão vacinados, conforme liberação pelo Programa Nacional de Imunização.⠀

Porém, tão importante quanto a vacina é manter as medidas de prevenção contra o novo coronavírus, como utilização de máscara, lavagem das mãos, uso de álcool em gel e distanciamento social. São Cristóvão Saúde no combate à COVID-19!

ENTREVISTAS: MÉDICOS (HOSPITAL)

Em dezembro realizamos, via plataforma zoom, entrevistas de integração com os médicos do Hospital e Pronto-Socorro. Como inovação, estamos trabalhando em um aplicativo que agilizará o tempo de efetivação do cadastro e interação do médico junto ao app. Em breve no São Cristóvão Saúde.

ENTREVISTAS: MÉDICOS (AMBULATÓRIO)

Seguimos com a expansão do nosso Corpo Clínico, a fim de otimizar o acesso do beneficiário às consultas médicas. As contratações contínuas focam diversas especialidades. Somente em dezembro, contratamos 19 médicos para o ambulatório, tendo como exigência profissionais com capacitação formalizada junto aos órgãos competentes, garantindo ainda mais qualidade aos nossos beneficiários.

Dezembro 2020/ Janeiro 2021

(2)

PROJETOS E OBRAS

IEP: O Instituto de Ensino e Pesquisa Dona

Cica está na fase de acabamento, com execução da estrutura de cobertura da fachada, instalação de letreiro, colocação de espelhos, entrega de mobiliário, montagem do auditório com sistema áudio/ vídeo e acústico, execução da automação em todo o prédio, instalação de persianas, revestimentos em Acm nas janelas, instalação de luminárias e montagem de quadros elétricos, sistema

de ar condicionado e finalização do sistema de incêndio, instalação de divisórias e montagem de mobiliário. No local, também foi executado o içamento da mesa de reuniões de mármore e todos os balcões em corian para as recepções, além da instalação da marcenaria do memorial e detalhes de iluminação.

APARTAMENTOS: em janeiro, finalizamos a reforma de nove apartamentos do 3º andar do HMSC,

incluindo nova iluminação, piso, móveis, pintura, acessórios, comunicação visual e ar condicionado.

MAMOGRAFIA: a área passou por uma reforma total e mudança de layout para adequação da sala

de exame com novos equipamentos, incluindo mamógrafo e ultrassom de última geração.

PRONTO-SOCORRO ADULTO: dentro do processo de ampliação do local, estamos realizando a

escavação da área embaixo do PS atual e preparando a fundação e estrutura de concreto, além da laje de piso e construção de torre para receber o elevador existente no 4°subsolo, que terá mais uma parada até o 1ºsubsolo. Dessa forma melhoraremos, também, o fluxo de atendimento.

NOVOS CONSULTÓRIOS: ainda no Pronto-Socorro Adulto, estamos construindo mais três

consultórios para atender a alta demanda do setor, reforma essa que será incorporada no novo layout do local.

CAAV III: localizada no Mooca Plaza Shopping, a Unidade III do Centro Ambulatorial Américo

Ventura, com foco em Dermatologia, terá seu espaço ampliado para melhor atender os beneficiários. Essa expansão será realizada graças a aquisição de uma nova loja, situada ao lado do atual CAAV.

(3)

AÇÕES REALIZADAS

OBRAS SOCIAIS 2020

Há 46 anos, o Grupo São Cristóvão Saúde realiza a entrega de mantimentos para diversas instituições carentes. A ação deu início com o Administrador Geral na época, Américo Ventura, cujo principal objetivo sempre foi oferecer alimentos aos menos favorecidos. A continuidade deste gesto de carinho conta com a ajuda de colaboradores, familiares e amigos do São Cristóvão Saúde que tornam-se voluntários para realizar a entrega das cestas. Porém, em 2020, devido à pandemia e visando garantir a proteção e segurança de todos, a distribuição dos mantimentos foi realizada pelos fornecedores parceiros da Instituição.

Entre os dias 14 e 18 de dezembro, foram distribuídas mais de 28 toneladas de produtos de higiene e limpeza, fraldas, alimentos, entre outros itens para as entidades carentes, que contemplam crianças, idosos e pessoas especiais. Em 2020, as 17 instituições assistidas pelo Grupo São Cristóvão Saúde foram: Redenção, Ninho Paz, FIC Irmã Clara, Dom Bosco, Nova 4E, Nossa Escola, Creche Mororó, Lar Nice, Polo Cultural, Cristo Redentor, Creche São Pedro, Pinheirinho, Igreja São Pedro, Lua Nova, Caminho da Paz, Associação Social Casa de Transição e Vem Viver.

AQUISIÇÃO DE TERRENOS E IMÓVEIS

Um dos objetivos do São Cristóvão Saúde, dentro do Planejamento Estratégico, é a verticalização dos serviços prestados para melhor atender os beneficiários e, para isso, a expansão das nossas instalações é um quesito trabalhado fortemente.

Desde 2020, realizamos a compra de imóveis e terrenos em pontos estratégicos na região da Mooca, localizados na Rua Terenas (com 240m²), na Rua Cristianópolis (com 250m²), na Rua do Oratório (com 1.545,37 m²) e na Rua Criciúma (com 1.557,84 m²).

Essas aquisições fazem parte do plano de expansão e serão utilizadas para a ampliação da pediatria (por meio da construção de um Hospital Infantil), além da expansão da capacidade instalada de leitos adultos e ampliação do estacionamento.

PROJETO FILANTROPIA: HOSPITAL SÃO BENEDITO

Em 2020, realizamos uma parceria em Francisco Morato, envolvendo a Prefeitura e a Santa Casa, para atendimento dos pacientes SUS. Ao longo do ano, com o nosso apoio na gestão da Santa

(4)

Casa, a entidade que a administrava propôs que o São Cristóvão Saúde, dado a sua excelência em gestão já comprovada, assumisse integralmente a Santa Casa de Francisco Morato. Com isto, a partir de um processo de auditoria e ajustes no Estatuto do Lar São Benedito que geria a Santa Casa, no dia 01 de janeiro de 2021, este Hospital passou a fazer parte do Grupo São Cristóvão Saúde. Portanto, nós temos uma Santa Casa com 90 leitos e com possibilidades de ampliação para até 120. Agora, tenho muito orgulho de assumir, também, a Presidência da Santa Casa de Francisco Morato, com o compromisso de levar as melhores práticas de gestão ao Hospital sendo ali toda a base de atendimento SUS do São Cristóvão Saúde, reforçando nosso papel, bem como o espírito da Filantropia proposto pelos fundadores do São Cristóvão Saúde.

DAY AFTER

Em dezembro finalizamos o segundo ciclo das reuniões de monitoramento das ações “Day After” do Grupo São Cristóvão Saúde. Essas reuniões acontecem duas vezes por semana, com o objetivo de apresentar a evolução das propostas dos projetos/ações. O terceiro ciclo deu início em janeiro de 2021, com a retomada das reuniões após três semanas de recesso.

As áreas Corporativas de Apoio, Hospital e do Plano de Saúde São Cristóvão apresentaram seus planos de trabalho para aprimoramento dos processos alinhados as estratégias da Instituição. As equipes deverão apresentar propostas de novos projetos focados em inovação, melhorias de processos e acolhimento de pessoas, para o momento que chamamos de “Day After”.

WORKSHOP: PLANO DE SAÚDE

Em dezembro, realizamos o Workshop para o Plano de Saúde com o tema “Impactos da NIP para uma Operadora de Saúde”, em parceria com o IBDSS - Instituto Brasileiro de Direito da Saúde Suplementar.

O intuito do Workshop, que contou com a participação de mais de 50 pessoas entre Diretores, Gestores, Coordenadores e Supervisores da Instituição, foi demonstrar a relevância de uma NIP e os impactos que esta notificação pode resultar para o Grupo São Cristóvão Saúde. Os principais assuntos discutidos foram: processo administrativo de NIP na ANS, principais temas causadores de NIP, dicas para finalização da NIP, dores do crescimento e setores e operações que impactam na redução de demandas NIP.

AÇÕES EM ANDAMENTO

PROJETO CRM

Em fevereiro, faremos uma reunião junto aos gestores para apresentação do diagnóstico realizado pela empresa MVV. A implantação do projeto está prevista para final de fevereiro, focando, nessa primeira fase, as áreas que possuem ampla interação com clientes.

(5)

PROJETO LEAN

A equipe LEAN Supply está finalizando a etapa de implantação da nova farmácia, onde foram desenhados novos fluxos e abarcadas novas tecnologias, como o correio pneumático, que tornará mais ágil o transporte de medicamentos para todo o Hospital. Outro processo que está sendo mapeado é o de materiais especiais, que trata um grande ganho e maior controle para o HMSC.

PROJETO UTI

Promovemos uma reunião com o Prof. Eduardo Mario Dias (do GAESI/ USP/ HC), a fim de conhecermos o projeto de informatização dos equipamentos de UTI, no tocante a engenharia clínica. No momento, o escopo do projeto é formalizado, além de valores e prazo.

PROJETOS DE TI

Dentre os principais projetos do setor de Tecnologia da Informação, temos:

- Concluídos: Beira-leito no HMSC (nas

unidades de interação); Robô Laura; App São Cristóvão Saúde; Implantação de melhorias no ChatBot Cris; Integração entre MV e Laboratório Delboni; Implantação do Delboni no CLAV e nos Centros ambulatoriais; Sistema de Vendas Online e Gestão de Vendas; Automações e melhorias no processo de cadastro do Plano de Saúde; Telemedicina no CAIS; Hemodinâmica e CAAV VIII.

- Em desenvolvimento/ implantação: Beira-Leito no Pronto-Socorro; Projeto UTI informatizada

USP/ HC/ GAESI; Atualização do App São Cristóvão Saúde, Integração dos dispensários de medicamentos com o sistema MV para o CAAV VIII; Nova fase do projeto do Sistema de Gestão de Vendas e Vendas Online; Whatsapp no ChatBot; SoulMV; Atualização do servidor e do Software Oracle para a última versão 19C; Automatizações de processos do financeiro e contas médicas; Projeto Lean Supply no fluxo Cirúrgico; Telemedicina no CAAV e Pronto-Socorro; Avaliação e implantação de tecnologias no novo IEP; Reforma do Pronto-Socorro e Farmácia; APS - Atenção Primária à Saúde; Ferramenta de Gestão de NIPs; Brain4Care - Monitoramento Cerebral não invasivo; Débito Automático; LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados; Check-In Ambulatório e Pronto-Socorro.

ACOLHIMENTO

Semanalmente, realizamos as chamadas “Reuniões de Acolhimento” no formato online – lideradas pela Gerência de Experiência do Cliente e Diretoria de Estratégia e Gestão - com os principais gestores das Unidades de Negócio que compõem o Grupo São Cristóvão Saúde. Nelas, são

(6)

abordados assuntos recorrentes sobre: Pronto-Socorro (Adulto, Obstétrico e Pediátrico), Centros Ambulatoriais, Internações, Terapias e SADTs, Comercial, RH e demais setores. Na oportunidade, são apresentadas as avaliações e manifestações dos nossos clientes, em forma de indicadores, cuja a origem é o SAC, Ouvidoria e a Pesquisa Mensal de Satisfação, na qual usamos a metodologia NPS (NET PROMOTER SCORE). O objetivo é discutirmos novas ações, sempre em busca da melhoria contínua e satisfação dos nossos clientes.

SUPERLIGA

Após conquistar o título de Campeão Paulista, o São Cristóvão Saúde/ Osasco segue em busca do título da Superliga Feminina de Vôlei 2020/21. Nossas atletas estão no Top 3 da maior competição nacional, que está no segundo turno da fase de classificação, já focadas nos playoffs das finais, programados para os meses de março e abril. Estamos torcendo por nossas atletas!

EVENTOS E INAUGURAÇÕES

FÓRUM+PRÊMIO HEALHARQ E HEALTHIT

Com o objetivo de homenagear players de sucesso na área da saúde que se destacaram nos últimos 10 anos, a Plataforma Healthcare World do Grupo Mídia realizou o Fórum + Prêmio

HealthARQ e HealthIT.

O evento online aconteceu no dia 07 de dezembro, reunindo importantes empresas do setor de todo o país. Na oportunidade, o São Cristóvão Saúde, representado pela arquiteta Cibeli Bagnato, recebeu o Prêmio HealthARQ na categoria “Expansão”, pelos relevantes projetos executados nas Unidades do Grupo, através de ações modernas e inovadoras.

A Instituição segue expandindo a rede própria e inaugurando centros ambulatoriais, adquirindo novos equipamentos de última

geração e modernizando suas Unidades de Negócio, além de aumentar a capacidade de leitos disponíveis, atualmente, com 275.

Na mesma data, aconteceu o Fórum + Prêmio HealthIt, no qual também participamos ativamente, através do Coordenador de Negócios e Inteligência Artificial do São Cristóvão Saúde, Luiz Megda, que debateu a temática “LGPD: O quanto estamos preparados para a nova norma?”.

Além do Fórum, o Grupo São Cristóvão Saúde ganhou o Prêmio HealthIT, na categoria “Investimento em Parque Tecnológico”, devido implantações como App, telemedicina para

(7)

programas de promoção à saúde, agendamentos de consultas, exames e do sistema de gestão de vendas online, Robô Laura para gerenciamento de riscos na saúde, entre outros projetos.

LIVE PARA COLABORADORES: MICHEL TELÓ

Usando a hashtag #Gratidão2020, a Live - promovida em 20 de dezembro aos nossos colaboradores - contou com a exclusividade do cantor Michel Teló.

No decorrer da programação, uma linda e merecida homenagem póstuma foi prestada aos excelentes profissionais que, com muita tristeza, partiram em 2020: Luiz Antonio Pereira Martinho (Diretor Comercial), Fernanda Pirani (Gerente Jurídico), Dr.

Rubens Prudencio (Mastologista e responsável pela residência médica) e Marilda Batistucci (Analista de Contas Médicas).

A Live de fim de ano também trouxe um vídeo destinado aos colaboradores e a divulgação de alguns depoimentos deixados pelos profissionais no painel da gratidão, disponibilizado nas dependências do complexo hospitalar.

Durante o evento houve sorteio de brindes e a interação de Michel Teló junto aos colaboradores da Instituição. “Galera do São Cristóvão Saúde, muito obrigado pelo carinho, pela alegria de estarmos juntos. Gratidão 2020, que 2021 seja abençoado”, finalizou Teló.

INAUGURAÇÃO DO CAAV VIII: SANTANA

Com foco na melhoria contínua e ampliação dos serviços assistenciais oferecidos a toda comunidade, inauguramos o primeiro Centro Ambulatorial fora da Zona Leste. Localizado em Santana - Rua Voluntários da Pátria, 4020 - a nova instalação reforça o compromisso de levar saúde, conforto e qualidade de vida aos beneficiários da região.

A live contou com a participação especial do Grupo Demônios da Garoa no dia 12 de dezembro, data em que a Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão comemorou 109 anos de existência.

(8)

O CAAV VIII conta com seis consultórios médicos para atender as especialidades de Clínica Geral, Pediatria, Ortopedia, Ginecologia e

Obstetrícia, além de clínica de vacinação, exames radiográficos e de ultrassom, exames laboratoriais, ecocardiograma, MAPA e Holter, exames preventivos e cuidados da saúde da mulher, sala de gesso e de pequenos procedimentos, observação adulto e infantil, sala de inalação e sala de estabilização.

O local possui capacidade para realizar, em média, 10 mil consultas e demais procedimentos/ mês, através de uma equipe

multidisciplinar especializada em atender com excelência e acolhimento a todos os beneficiários.

SAHE AT HOME 2021 E EMBAIXADOR DE SÃO PAULO

Destaque no segmento da saúde por ser o maior evento de educação executiva da América Latina, a SAHE - South America Health Education 2021 foi realizada entre os dias 25 e 29 de janeiro, de forma 100% online, devido o momento de pandemia. O evento contou com mais de 150 professores, além da participação de Masterclasses responsáveis por comitês, como Inovação na Saúde, SAHE Clínicas, Medicina Diagnóstica, Ética e Compliance na Saúde,

Tecnologia, Hotelaria Hospitalar, Recursos Humanos, Gestão de Enfermagem, Farmácia Hospitalar, Saúde Suplementar, Engenharia Clínica, Suprimentos, entre outros.

Na edição deste ano fui Embaixador da SAHE, representando o estado de São Paulo, por meio da atuação de excelência no ramo da saúde.

Durante o evento, grandes players do setor e líderes de diversos segmentos se reuniram, com o compromisso de compartilhar e obter conhecimento, estreitar relacionamento, fomentar integração, networking e promover parcerias entre os setores envolvidos. Além disso, o encontro de executivos apresentou o “Palco da Transformação”, sendo realizadas palestras com pessoas renomadas nas áreas de economia, gestão, processos, tecnologia, entre outras.

Na oportunidade, além do vídeo de boas-vindas aos participantes, também concedi uma entrevista, na qual pude explanar os ensinamentos deixados pelo meu pai, Américo Ventura, ex-Administrador e Diretor Geral do Hospital e Maternidade São Cristóvão, tendo-o como inspiração profissional e exemplo de líder, além de outros assuntos, como os atuais desafios da gestão, o

(9)

cenário delicado que o país enfrenta com a pandemia e a importância do cuidado na assistência à saúde.

REPAGINAÇÃO DOS APARTAMENTOS HOSPITALARES

Buscando proporcionar o que existe de melhor na área assistencial, em janeiro, repaginamos nove apartamentos, localizados no 3º andar do Hospital e Maternidade São Cristóvão, além de DML, Rouparia e Guarda de Equipamentos.

Os quartos ganharam modernas instalações, com mobiliários feitos de material reciclável, além de iluminação especial, ambiente climatizado, ar condicionado, cofre e frigobar. Outro importante diferencial é a adaptação de um apartamento feito, exclusivamente, para pacientes obesos e/ou com altura acima do padrão, oferecendo mais

conforto e segurança.

Pensando em sustentabilidade, os vasos sanitários utilizam água de reuso e o ar condicionado oferece conforto térmico e sonoro, devido ao baixo nível de ruído, economia de energia, baixas rotações e menos danos ao meio ambiente. As instalações possuem móveis, portas e revestimentos com acabamento

ecológico feito com reciclagem de garrafas pet e a iluminação em led também garante a redução do consumo de energia.

Todos os quartos repaginados são amplos e climatizados, incluindo contato imediato com a equipe de Enfermagem. A decoração remete a calmaria e tranquilidade, com desenhos orgânicos, tanto nos pisos quanto nos forros, com cores suaves e harmoniosas, além da aplicação de painéis decorativos, trazendo ao local um ar mais aconchegante.

Engº Valdir Pereira Ventura

Presidente/ CEO Grupo São Cristóvão Saúde

Referências

Documentos relacionados

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

[r]

Fonte: Elaborado pela autora com base no documento MEC, INEP: Programas e Políticas Federais que utilizam os dados do Censo Escolar Orientações de preenchimento. Não apenas como

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,