• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO DA 1ª ETAPA/2013. Aquarela da Amazônia Boi Garantido

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO DA 1ª ETAPA/2013. Aquarela da Amazônia Boi Garantido"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO DA 1ª ETAPA/2013 DISCIPLINA: Geografia TURMA: 7º ano EF

PROFESSOR: Flávio Alexander

Atividade – Exercícios recuperação - 1ª Etapa - 2º PARTE

Leia os versos da letra da música Aquarela da Amazônia de Demetrios Haidos/Geando Pantoja/Naferson Cruz.

Aquarela da Amazônia Boi Garantido

Abra os olhos e veja a festa da natureza Que os deuses pintaram pra nós Amazônia um legado em aquarela

Sublime canção a exaltar Água terra fauna flora e cultura

Sublime canção a exaltar A dança divina da vida Obra-prima emoldurada de flores

Festa de luzes e cores

Artes feita com amor e singelas poesias A brisa conduz o vôo dos pássaros

Compondo melodias naturais Exóticos e raros orquidários

Abrigam os sonhos de paz Menina dos olhos do mundo Onde a vida clama preservação

E o artista traduz a magia Em aquarela pinta sua paixão

O nosso amor é a Amazônia Dos sonhos de Chico Mendes

Em defesa do ambiente O nosso amor é a Amazônia

Exaltada nas toadas Na festa do boi Garantido

1- Escreva quais são as ideias transmitidas em relação à biodiversidade, cultura e preservação ambiental.

(2)

--- --- --- --- --- Leia o texto

O Programa Nacional do Álcool ou Proálcool foi criado em 14 de novembro de 1975 pelo decreto n° 76.593, com o objetivo de estimular a produção do álcool, visando o atendimento das necessidades do mercado interno e externo e da política de combustíveis automotivos. De acordo com o decreto, a produção do álcool oriundo da cana-de-açúcar, da mandioca ou de qualquer outro insumo deveria ser incentivada por meio da expansão da oferta de matérias-primas, com especial ênfase no aumento da produção agrícola, da modernização e ampliação das destilarias existentes e da instalação de novas unidades produtoras, anexas a usinas ou autônomas, e de unidades armazenadoras.

A cana-de-açúcar tem o mais alto retorno para os agricultores por hectare plantado. O custo de produção do açúcar no país é baixo (inferior a US$ 200/toneladas6), podendo dessa maneira competir no mercado internacional. Tal mercado é, entretanto, volátil e apresenta grandes oscilações de preços.

A produção mundial de açúcar em 2000 foi de 131 milhões de toneladas, sendo de cerca de 13% a participação do Brasil. As etapas na produção do açúcar e do álcool diferem apenas a partir da obtenção do suco, que poderá ser fermentado para a produção de álcool ou tratado para o açúcar. Caso a produção de açúcar se torne menos atrativa devido às reduções de preços internacionais o que frequentemente ocorre poderá ser mais vantajoso a mudança na produção para álcool.

A decisão de produção de etanol a partir de cana-de-açúcar, além do preço do açúcar, é política e econômica, envolvendo investimentos adicionais. Tal decisão foi tomada em 1975, quando o governo federal decidiu encorajar a produção do álcool em substituição à gasolina pura, com o objetivo de reduzir as importações de petróleo, então com um grande peso na balança comercial externa. Nessa época, o preço do açúcar no mercado internacional vinha decaindo rapidamente, o que tornou conveniente a mudança de produção de açúcar para álcool.

Fonte:http://www.biodieselbr.com/proalcool/pro-alcool.htm 2- Explique a importância econômica, social e ambiental do programa do Proálcool.

--- --- ---

(3)

Analise o mapa a seguir.

mapastocolando.blogspot.com

3- O Brasil é um os países mais extensos do mundo, com uma área de 8 514 876 km². Essa imensidão de terras constitui o nosso território. A partir dessa informação, considere as seguintes afirmativas.

I) O Brasil está totalmente localizado no hemisfério Ocidental, isto é, a oeste do meridiano de Greenwich.

II) O Brasil possui todo o seu território localizado no hemisfério Sul, pois localiza-se ao Sul da Linha do Equador.

III) Devido à sua grande extensão no sentido leste-oeste, o território brasileiro possui quatro fusos horários diferentes.

ASSINALE se

a) Somente a afirmativa I está correta.

b) Somente as afirmativas I e III estão corretas. c) Somente as afirmativas I e II estão corretas. d) As afirmativas I, II e III estão corretas.

(4)

A partir da análise do mapa, considere as afirmativas a seguir.

I) A divisão apresentada no mapa tem por base as características histórico-econômicas do Brasil, ou seja, os aspectos da economia e da formação histórica e regional.

II) A Região geoeconômica da Amazônia compreende, de modo geral, o domínio da floresta Amazônica. Essa ocupação caracteriza-se pela implantação de grandes projetos de integração. III) A região geoeconômica do Nordeste é uma região de colonização mais antiga. Possui grandes diferenças naturais e socioeconômicas.

IV) A região geoeconômica do Centro-Sul, concentra a maior produção industrial e agropecuária do Brasil, concentrando as três maiores regiões metropolitanas São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

São corretas as afirmativas: a) I e II.

b) I, III e IV. c) I, II e III. d) I, II, III e IV.

____________________________________________________________________ 5- Leia este trecho:

“O viço da floresta e a quantidade absurda de líquido que por ela escorre, um quinto da água doce do planeta, estimularam a crença falsa de que a Amazônia é um celeiro inesgotável. Criou-se, sobre a Amazônia, o mito da superabundância, que persiste desde a chegada dos primeiros europeus, há quase 500 anos. A verdade é outra. O solo da Amazônia, argiloso ou arenoso em sua maior parte, é fraquíssimo. As árvores se nutrem do próprio material orgânico que cai ao chão. Galhos, folhas, flores, frutos, vermes, insetos, fungos tudo isso se desprende das copas e se amontoa no solo. O material apodrece, desfaz-se na terra e é sugado pela teia superficial das raízes. O chão da Amazônia não é o reservatório em que as plantas vão buscar os nutrientes, como acontece em outras regiões. Na maior floresta do mundo, o solo é só o lugar onde as árvores se apóiam fisicamente, nada mais. Retirada a capa verde, a terra não tem força para reerguer sozinha uma nova mata."

http://veja.abril.com.br/especiais/amazonia/p_008.html

Considerando as características do solo Amazônico, o fenômeno representado no texto que garante a sobrevivência da floresta Amazônica, refere-se:

a) Lixiviação. b) Serrapilheira. c) Intemperismo. d) Voçorocamento.

(5)

Localizado na porção litorânea do país, desde o Nordeste até o Sul do país, adentrando o interior da região Sudeste, o domínio morfoclimático representado pela imagem é conhecido como

a) Chapada em condições climáticas subtropicais. b) Planície em condições climáticas semi-áridas. c) Mar de morros em condições tropicais úmidas.

d) Depressão absoluta em condições tropicais equatoriais.

7- Leia este trecho:

O solo do cerrado apresenta pH ácido, variando de 4,3 a 6,2. Possui elevado conteúdo de alumínio, baixa disponibilidade de nutrientes, como o fósforo, o cálcio, o magnésio, o potássio, matéria orgânica, zinco, etc. e, portanto, dependem de técnicas que aumentem a produtividade agrícola. São exemplos dessas técnicas:

a) Dragagem e irrigação.

b) Terraceamento e reflorestamento. c) Calagem e irrigação.

d) Mecanização e calagem. 8- Leia o trecho a seguir:

“Situado ao extremo sul brasileiro, mais exatamente a sudeste gaúcho, o domínio morfoclimático das pradarias compreende uma extensão, segundo Ab’Saber , de 80.000 km². É formado por vegetações (herbáceas) rasteiras e gramíneas, relevo relativamente plano, suavemente ondulado.”

Fonte:http://www.algosobre.com.br/geografia/dominios-morfloclimaticos-brasileiros-os-segundo-aziz-ab-saber.html

O Domínio das Pradarias costuma receber também as denominações: a) Savanas e Mata de Araucárias.

b) Campos de altitude e Cerrado. c) Pampas e Campanha gaúcha. d) Coxilhas e mata tropical.

Referências

Documentos relacionados

A aplicação de parafina em raízes de mandioca tem sido eficiente para prolongar o seu período de conservação.. Este efeito é atribuído à diminuição da permeabilidade ao

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

A iniciativa parti- cular veiu em auxílio do govêrno e surgiram, no Estado, vá- rios estabelecimentos, alguns por ventura falseados em seus fins pelos defeitos de organização,

A avaliação ao serviço das aprendizagens, deve obrigatoriamente ter em conta os conhecimentos de que os alunos já têm, proporcionando desta forma uma

O exemplo da exploração de quartzito em Pirenópolis possibilita o entendimento dos processos da atividade de mineração bem como o diagnóstico e prognóstico dos impactos inerentes

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior