• Nenhum resultado encontrado

Camara de Vereadores de Blumenau Estado de Santa Catarina

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Camara de Vereadores de Blumenau Estado de Santa Catarina"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

TRIGÉSIMA QUARTA REUNIÃO ORDINÁRIA

Na noite de segunda-feira (21/09/2015), em reunião ordinária, a Câmara Municipal de Oliveira tornou públicos projetos de leis, indicações, pedidos de informações, requerimentos e votos de aplauso, dando procedimentos.

Orador, José Maria Ribeiro:

Sobre os casarões da Figuinha e do Onofre, solicitou o apoio dos vereadores junto à Secretaria de Cultura e à Prefeitura para agilizar a limpeza das ruínas. A ação na Figuinha foi autorizada desde que haja preservação do material com valor histórico, portanto, os destroços devem passar por uma avaliação especializada primeiro. Os vereadores Antônio Ananias do Santos, Lucas Abdo Reis, Rosymar Eustáquio Rodrigues, Francisco José Ribeiro Filho, Gilmar Sebastião Cândido e Guilherme Jofre de Resende Terra apoiaram o orador.

Oradora, Maria Dorotéia – vice-presidente da ASBOL:

Queixou-se sobre a organização das barracas imposta pela Secretaria de Cultura. Segundo ela, os barraqueiros foram prejudicados com a mudança porque ficaram distantes dos eventos principais. Criticou também as exigências e a falta de apoio do Executivo para cumpri-las.

Orador Delcir – representante dos vendedores ambulantes da Praça XV de Novembro:

(2)

Defendeu que os vendedores ambulantes tenham lugares pré-determinados na Praça XV de Novembro. Pediu uma reunião com todos eles para estabelecer pontos fixos.

PEQUENO EXPEDIENTE

Vereador Geraldo Nicácio Júnior:

Agradeceu pela academia popular instalada no Vale do Sol.

Explanou sobre o Projeto de Lei nº 17, e questionou se, com o projeto, será possível registrar o imóvel em cartório.

Pediu a alteração do horário dos desfiles cívicos de 07 e 19 de setembro para à tarde e à noite. Disse que as barracas instaladas em seus lugares habituais não atrapalhariam o desfile.

Vereador Rosymar Eustáquio Rodrigues:

Solicitou uma área maior para o público dos desfiles cívicos. Defendeu a causa dos barraqueiros.

Parabenizou a cidade e o distrito de Morro do Ferro pela passagem dos seus respectivos aniversários.

Discorreu sobre alteração solicitada por ele ao Projeto de Lei nº 21.

Vereador Antônio Ananias de Sousa:

Defendeu a causa dos barraqueiros.

Explanou sobre o Projeto de Lei nº 14, de sua autoria, que dispõe sobre reconhecer a instituição Flamengo Futebol Clube como sendo de utilidade pública.

Vereador Venício dos Santos:

Alertou sobre deficiências na Segurança Pública, citando ocorrências locais noticiadas recentemente na mídia. Lamentou os entraves burocráticos que impedem a instalação de câmeras de monitoramento nas vias públicas, também pelo excesso de burocracia, o quartel da PM está paralisado. Afirmou que o investimento do governo mineiro em segurança pública na cidade é apenas para o pagamento de policiais e manutenção das viaturas. Pediu a união dos edis para promovê-la.

Criticou a manutenção do aluguel de um imóvel sendo que o prédio da delegacia foi reformado e está apto para recebê-la. Solicitou ao delegado regional que determine o retorno para a antiga sede.

Solidarizou-se com a causa dos barraqueiros e vendedores ambulantes, pedindo a abertura do diálogo entre a população e o poder público.

(3)

Parabenizou o orador José Maria pela luta e conquista. Solidarizou-se com os barraqueiros e ambulantes.

Homenageou a Rádio Sociedade AM pelo aniversário de 68 anos no ar.

Convidou os colegas para as comemorações do aniversário de Morro do Ferro.

Vereador Reinaldo Correa dos Santos:

Parabenizou a secretária de Educação pelo desfile cívico e pelos oradores da cerimônia. Parabenizou também a secretária de Cultura pela estrutura da festa, mas apontou algumas deficiências. Disse que a mesma se dirigiu ao público de forma arrogante, pedindo para que se colocasse atrás do gradil. Alegou que tem muitos outros pontos precisando de apoio da secretária, não só a Praça XV de Novembro.

Apoiou as reivindicações da ASBOL.

Vereador Lucas Abdo Reis:

Apoiou a mudança no horário dos desfiles cívicos de setembro.

Afirmou que os barraqueiros foram injustiçados novamente durante as festividades. Segundo ele, parece que algumas pessoas desejam estender os quintais de casa para os logradouros públicos. Reclamou da área restrita destinada ao público.

Lamentou mais uma vez a baixa qualidade dos serviços prestados pela Kelluz. Parabenizou o orador José Maria pela luta e conquista.

Pediu que a Ana Maria da Fundação Casa de Cultura Carlos Chagas compareça à Câmara para prestar esclarecimentos sobre a realização do Festival de Primavera.

Vereador Gilmar Sebastião Cândido:

Parabenizou a cidade pelo aniversário de 154 anos.

Defendeu os barraqueiros e ambulantes, afirmando que a praça é do povo.

Criticou o governo petista, que, segundo ele, só tributa. Exemplificou com casos envolvendo a Saúde pública no PAM.

Parabenizou a Gazeta de Minas pela reportagem esclarecedora a respeito da nulidade do decreto do ex-prefeito.

Afirmou que a secretária da SELCTUR está prejudicando o esporte e cancelou os treinamentos no ginásio poliesportivo, sendo que a proibição de utilização do local seria apenas para eventos. Pediu o retorno dos treinos.

Vereador Guilherme Jofre de Resende Terra:

Discorreu sobre o Projeto de Lei nº 63, que autoriza repasse do Executivo para a realização do Festival da Primavera. Pediu que a Ana Maria da Fundação Casa de Cultura Carlos Chagas compareça à Câmara para prestar esclarecimentos sobre sua realização.

Parabenizou a Rádio Sociedade AM pelo aniversário.

Pediu mais diálogo entre a associação dos barraqueiros e o poder público.

(4)

Vereador Francisco José Ribeiro Filho:

Disse que a secretária de Cultura tem tratamento diferenciado com os barraqueiros, posicionando os grupos em locais distintos. Questionou se seria uma separação por classes econômicas.

Indagou sobre a interdição do ginásio poliesportivo.

Convidou o Secretário Municipal de Desenvolvimento para esclarecer sobre a promessa de casas populares feita pelo Executivo há dois meses.

Vereador João Batista Ribeiro:

Relatou denúncia sobre um forasteiro que estaria trabalhando sem alvará durante as festividades de 7 de setembro porque faltou fiscalização. Lamentou os constrangimentos enfrentados pelos barraqueiros.

Também pediu que a delegacia retorne ao seu antigo endereço.

Criticou os governos do PT – Estadual e Federal, por reduzir investimentos na Saúde e Educação e aumentar os impostos.

Vereador Venício dos Santos:

Explanou sobre um e-mail recebido pelos vereadores, do promotor Dr. Gilmar de Assis, no qual ele retrata alguns detalhes do contrato de gestão do Pronto Atendimento Municipal pelo Hospital São Judas Tadeu. Solicitou visita da Comissão Parlamentar de Saúde às duas instituições para verificar se há prejuízo ao usuário e se as cláusulas contratuais estão sendo cumpridas.

Vereador Gilmar Sebastião Cândido:

Alegou ter recebido informações de que alguns médicos não permanecem no local durante o plantão. Pediu atenção para a classificação de riscos.

Vereador Reinaldo Correa dos Santos:

Falou sobre a lei de sua autoria que determina a fixação do nome dos médicos de plantão em local visível para os usuários e pediu fiscalização da prefeitura.

Solicitou ao presidente Venício dos Santos que agende a visita da Comissão às instituições.

Vereador Venício dos Santos:

Marcou para quarta-feira a visita da Comissão Parlamentar de Saúde ao Hospital e PAM.

EXPEDIENTE

MATÉRIA DO EXECUTIVO DISTRIBUIÇÃO

(5)

- Projeto de Lei Complementar nº 17, de 14 de setembro de 2015 - “Dispõe sobre o parcelamento do solo para Condomínio de Chácaras de Recreio no município de Oliveira e dá outras providências”. Concedida Vista ao vereador Geraldo Nicácio Júnior.

- Projeto de Lei nº 63, de 17 de setembro de 2015 - “Autoriza o Poder Executivo a repassar à Fundação Casa de Cultura Carlos Chagas recurso financeiro e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade dos presentes.

PRIMEIRA DISCUSSÃO

- Projeto de Lei Complementar nº 014, de 25 de agosto de 2015 - “Dispõe sobre a criação de cargos no quadro geral de servidores do Município, altera a nomenclatura de cargos que especifica, altera o quantitativo de alguns cargos e dá outras providências”. Concedida Vista ao vereador Rosymar Eustáquio Rodrigues.

- Projeto de Lei Complementar nº 016, de 11 de setembro de 2015 - “Altera redação do art. 21 da Lei Complementar nº 012/94 e do § 3º do art. 1º da Lei Complementar nº 166/2012 e dá outras providências”.Aprovado com a Emenda Supressiva nº 02.

- Projeto de Lei n° 058 de 28 de agosto de 2015 - “Altera o artigo 8º da Lei 2.842, de 06 de outubro de 2009”.Aprovado pela maioria dos presentes.

- Projeto de Lei n° 059 de 02 de setembro de 2015 - “Altera o artigo 4º da Lei 3.180, de 2013”. Aprovado pela maioria dos presentes.

MATÉRIA DO LEGISLATIVO DISTRIBUIÇÃO

- Projeto de Lei nº 44, de 17 de setembro de 2015 - “Declara entidade Utilidade Pública Municipal Flamengo Futebol Clube”. Aprovado pela maioria dos presentes.

PRIMEIRA DISCUSSÃO

EM DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

- Requerimento nº 315, de 18 de setembro de 2015 – Proposto pelo vereador Geraldo Nicácio Júnior ao Prefeito Municipal, Exmo. Sr. Salatiel Alvim Lobato, para que o Executivo possa apreciar a seguinte proposição: ANTEPROJETO DE LEI Nº 11, de 18 de setembro de 2015- “DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DA SEMANA DO “CATA TRECO” NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS“. Aprovado.

(6)

- Requerimento nº 316, de 18 de setembro de 2015 – Proposto pelo vereador Antônio Ananias de Sousa ao Sr. Américo Pinto Costa, Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos: Para que possa reparar um bueiro localizado na Rua Padre Eustáquio (próximo à casa do Sr. Vicente Eugênio). Aprovado.

- Requerimento nº 317, de 18 de setembro de 2015 – Proposto pelo vereador Antônio Ananias de Sousa ao Sr. Américo Pinto Costa, Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos: Para que possa tomar providências em relação ao calçamento feito para a travessia de pedestres, localizado em frente à Igreja dos Passos, onde os motoristas estão utilizando como retorno para o outro lado da pista.

Aprovado.

- Requerimento nº 318, de 18 de setembro de 2015 – Proposto pelo vereador João Batista Ribeiro; - Requerimento nº 319, de 18 de setembro de 2015 – Proposto pelo vereador Guilherme Jofre de Resende Terra ao Sr. Américo Pinto Costa - Secretário de Obras e Serviços Urbanos: Para que seja colocado um quebra-molas na Rua Tupinambás, próximo ao nº 266. Aprovado.

- Requerimento nº 319, de 18 de setembro de 2015 – Proposto pelo vereador Guilherme Jofre de Resende Terra ao Secretário de Obras: Para que seja providenciado a operação tapa-buracos na extensão da Rua Doutor Carlos Chagas, Bairro Centro. Aprovado. - Requerimento nº 320, de 18 de setembro de 2015 – Proposto pelo vereador Sirley Clécio da Silveira para a Secretaria Municipal de Cultura: Para que juntamente com os diretores das escolas, avalie a possibilidade de alterar o horário dos desfiles cívicos, do dia 07 e do dia 19 de setembro, para o horário da tarde, com início após às 15:30 horas. Aprovado.

- Requerimento Nº 321, de 21 de setembro de 2015 – Proposto pelos vereadores Francisco José Ribeiro Filho e Geraldo Nicácio Júnior ao Sr. Luiz Roberto Viera -Secretário de Habitação, o CONVITE, para comparecer à reunião ordinária do dia 19/10/2015, para explanar assuntos referente ao Projeto de Casas Populares:

Onde está localizado o terreno disponível para a construção das casas? Onde serão feitas a inscrições para os interessados se cadastrarem?

Se o Programa conta com o financiamento junto a Caixa Econômica Federal?

Aprovado.

-Requerimento Nº 322, de 21 de setembro de 2015 – Proposto pelo vereador João Batista Ribeiro ao Secretário de Obras - Sr. Américo Pinto Costa: Para que seja providenciada, a reposição de lâmpadas na Rua Demóstenes Romano, próximo ao nº 116, no Bairro Progresso. Aprovado.

(7)

-Requerimento Nº 323, de 21 de setembro de 2015 – Proposto pelos vereadores Reinaldo Correa dos Santos e Rosymar Eustáquio Rodrigues ao Secretário de Obras: Para que seja providenciado a operação tapa-buracos na extensão da Rua Joaquim Machado Laguardia no Bairro Caetano Mascarenhas. Aprovado.

-Requerimento Nº 324, de 21 de setembro de 2015 – Proposto pelo vereador Lucas Abdo Reis à empresa responsável pela Iluminação Pública Kelluz: Para que seja providenciada, a reposição de lâmpadas na Rua Nelson Salgado Mendonça, no Bairro Jardim Panorâmico. Aprovado.

-Requerimento Nº 325, de 21 de setembro de 2015 – Proposto pelos vereadores Lucas Abdo Reis e Guilherme Jofre de Resende Terra à Sra. Ana Maria Barros de Assis Ribeiro - Administradora da Casa de Cultura Carlos Chagas, o CONVITE, para comparecer à reunião ordinária do dia 28/9/2015, para explanar assuntos referente ao Festival de Primavera. Aprovado.

-Requerimento Nº 326, de 21 de setembro de 2015 – Proposto pelo vereador Guilherme Jofre de Resende Terra à Mesa Diretora desta Casa Legislativa: Para que seja disponibilizada a 2ª (segunda) via do Título de Cidadão Honorário agraciando o Sr. Haroldo Aguiar Junqueira, em 8 de dezembro de 1990 e, que seja impresso e assinado pela atual Mesa. Aprovado.

-Pedido de Informação nº 68, de 21 de setembro de 2015- Proposto pelo vereador Reinaldo Correa dos Santos à Secretaria de Cultura e Lazer: Para que possa enviar a esta Casa Legislativa, informações a respeito da Interdição do Poliesportivo de Oliveira e Morro do Ferro:

Se já existe verba disponível para os problemas na estrutura do local apontados pelo Corpo de Bombeiros?

Se a verba é própria do Município ou de algum Deputado? Qual o prazo estimado para a liberação?

Aprovado.

-Voto de Aplauso nº 112, de 21 de setembro de 2015 – Proposto pela Câmara Municipal de Oliveira à Rádio Sociedade - AM, em nome de seu Diretor Roberto Vitoi, a Rádio completará 68 anos, no dia 22 de setembro. A Rádio Sociedade - AM fui fundada em 22 de setembro de 1947. Nos seus 68 anos de existência, tem contribuído com o desenvolvimento de nosso município, através de uma programação que alia entretenimento e informação. Em sua história é importante destacar, a participação da emissora em vários momentos marcantes de nossa cidade, como a transmissão de jogos do campeonato da cidade, cobertura do carnaval e nas eleições municipais, a realização

(8)

de debates, contribuindo com a democracia, entre outros. Pelo exposto, a emissora é merecedora deste Voto de Aplauso. Aprovado.

-Voto de Aplauso nº 113, de 21 de setembro de 2015 – Proposto pelo vereador Reinaldo Correa dos Santos à EMPRESA DECOR CLEAN E SEUS PROPRIETÁRIOS E FUNCIONÁRIOS. Esta proposição vem congratular esta empresa que é referência em Oliveira, criada para oferecer excelentes produtos e serviço. Empresa com princípios e valores orientados pela transparência, empreendedorismo, inovação, integridade e qualidade em tudo que faz, uma equipe, que trabalha voltada para plena satisfação e bem-estar dos clientes. Portanto, merecem o nosso reconhecimento e o merecido Voto de Aplauso. Aprovado.

-Voto de Aplauso nº 114, de 21 de setembro de 2015 – Proposto pelo vereador Rosymar Eustáquio Rodrigues ao DR. CRISTIANO MATA DE PAULA - ASSESSOR JURÍDICO DESTA CASA LEGISLATIVA. Esta proposição vem congratular este jurisconsulto que no exercício da justiça, da cidadania, da liberdade, faz de sua secular profissão indispensável à democracia, oferta sua cotribuição para tornar mais igualitária nossa sociedade. Grande mente que traduz com perspicácia seu conhecimento, converte incertezas em atitudes ao desempenhar seu trabalho com deferência e princípios. Assim, é honrosa tarefa conferir-lhe está lauréa pelo seu excelente trabalho. Aprovado.

Fica marcada para a segunda-feira dia 28/09/2015 a 35ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Oliveira, às 19:30 horas.

Oliveira, 21 de Setembro de 2015.

Referências

Documentos relacionados

– Consoante o artigo 1.003, parágrafo único, do Código Civil, o ex-sócio só pode ser chamado a responder por débitos da sociedade até dois anos após a sua retirada. É

Desde os primeiros anos do século XXI têm-se observado, que cada vez mais as empresas vêm enfrentando graves problemas, a níveis nacionais e mundiais, que afetam o meio ambiente e

Formação em Curso Superior de Graduação Plena correspondente à área de conhecimento específico (Licenciatura em Letras – habilitação em Inglês) ou disciplina respectiva

Disponíveis no Mundo ESPM (a intranet para funcionários), além da política há também uma cartilha, como esta, com dicas rápidas sobre os hábitos seguros na vida digital.

especialmente o tráfico transatlântico de escravos, estando entre as maiores manifestações e fontes de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância

Dessa forma, a sequência didática pensada e planejada a partir do trabalho com a tradição oral africana na luta pela igualdade racial tem como objetivo desenvolver

-A dinâmica atuante nos acidentes de banho, indica a predominância de acidentes em dias com dinâmica relati- vamente baixa (dias convidativos para o uso da praia) sob as

Nesse caso, a massa, presa à mola, uma vez deslocada da posição de equilíbrio (quando a mola está relaxada) ela retorna a essa posição num movimento repetitivo..  As cordas de