• Nenhum resultado encontrado

Myles Munroe - Como Compreender Seu Potencial

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Myles Munroe - Como Compreender Seu Potencial"

Copied!
176
0
0

Texto

(1)
(2)

COMO COMPREENDER

SEU

POTENCIAL

A DESCOBERTA

DO VERDADEIRO “EU”

(3)

COMO COMPREENDER

SEU

POTENCIAL

A DESCOBERTA

DO VERDADEIRO “EU”

AUTOR

MYLES MUNROE

TRADUTOR

FÁBIO FERREIRA BATISTA

REVISÃO

ELIZABETH GOMES BRUM

APRESENTAÇÃO

DR. JERRY HORNER PASTOR ROBSON RODOVALHO

(4)

U N D ERSTA N D IN G YO U R PO TEN TIA L Discovering the hidden you

© Copyright 1991 - Myles Munroe

Todos os direitos reservados. Este livro está sob a proteção da legislação de direitos autorais dos Estados Unidos da América. Não é permitida a reprodução (impressa ou fotocopiada) para fins comerciais. É permitido - mediante solicitação por escrito - e estimula-se, a utilização de breves citações e a reprodução ocasional de páginas para estudos individuais ou em grupo.

Aos infratores se aplicam as sanções previstas nos artigos 122 e 130 da Lei 5.988 de 14 de dezembro de 1973.

Nesta edição, em Língua Portuguesa, utiliza-se a versão da Bíblia traduzida por João Ferreira de Almeida revista e atualizada no Brasil.

© Todos direitos reservados para a Língua Portuguesa e distribuição em países de expressão portuguesa por:

Koinonia Comunidade e Edições Ltda.

SC LN 203, Bloco A - I o andar - Cx. Postal 2370 - C EP 70.849- 970 Brasília - DF - Tel.: (061) 322.4458 Fax.: (061) 322.8377

ou ligue grátis (061) 800.5284 ISB N # 1-56043-046-X

Impresso no Brasil (Printed in Brasil)

1* Edição (Inglês) 1991

2* Edição (Inglês) 1991

3* Edição (Inglês) 1991

1* Edição (Português) 1993

2* Edição (Português) 1996

3* Edição (Português) 1997

Capa:

Arte Clube Assessoria Gráfica Ltda. Fotolito, impressão e acabamento: Associação Religiosa Imprensa da Fé

(5)

Dedicatória

Agradecimentos

Apresentação

Prefácio

Introdução

Capítulo

Página

1 Tudo na Vida Tem um Potencial...

23

2 A Fonte de Todo Potencial ...

31

3 Quem É Você?...

39

4 O Que Aconteceu com Seu Verdadeiro “EU”? ...

55

5 De Quem É a Sabedoria?...

65

6 Por Que Você Nasceu?...

79

7 O Que Você Pode Fazer?...

93

8 Desafie Sua Capacidade...

113

9 A Chave de Seu Potencial...

123

10 Limitando um Potencial Ilimitado...

135

11 As Chaves Para Manifestar Seu Verdadeiro Potencial

153

12 Ouse Acreditar no Seu Potencial...

167

(6)

À minha filha, Charisa, e ao meu filho, Chairo (Myles Jr.). Que o potencial de vocês possa ser expressado ao máximo em sua geração.

Aos meus pais, Matt e Louise, a todos os meus dez irmãos e irmãs pelo encorajamento, e apoio.

E a todos os povos do “Terceiro Mundo” , mundo por quem eu vivo e respiro. Que vocês possam conhecer a Jesus Cristo, o Único que pode ajudá-los, verdadeiramente, a entender e a realizar seu potencial verdadeiro e total.

(7)

Somos a soma de tudo o que aprendemos de todos aqueles que nos ensinaram - tanto grandes como pequenos. Sou grato pela inspiração e prudência de homens e mulheres de Deus, grato pelas fontes e raízes, por eles deixadas, que vão de geração em geração.

Também sou grato aos muitos membros, amigos e colegas do “ Bahamas Faith Ministries International” cujas orações, paciência e fidelidade inspiraram-me a continuar cumprindo o meu propósito e potencial.

Pelo desenvolvim ento e produção deste livro , sou imensamente grato:

- à minha preciosa esposa, Ruth, aos nossos filhos, Charisa e Chairo (Myles Jr.), pelo apoio e paciência recebidos durante meu tempo fora de casa, viajando. Vocês facilitam minha tarefa de cumprir a vontade de Deus para minha vida.

- aos meus pais, Matt e Louise, pela dedicação ao Senhor e aos seus filhos, numa constante demonstração de amor que me inspirou a perseguir a expressão máxima de meu potencial.

- ao meu querido amigo e cunhado, Richard Pinder, cujos compromissos e visão com o trabalho tornaram possível este projeto.

(8)

prematuro, informe, até a presente forma, e a Marsha Peck, da “ Destiny Image” que, pacientemente, levou-me a cumprir os prazos de entrega deste livro, alcançando suas últimas linhas.

- aos melhores amigos que eu poderia ter no ministério: Turnel Nelson, Bertril Baird, Peter Morgan, John Smith, Kingsley Fletcher, Fuschia Pickett, Ezekiel Guti e Jerry Horner - por mostrarem meu potencial.

(9)

Anos atrás, li uma breve biografia que resumia o tempo de vida de miríades de pessoas que preferiram trilhar o caminho da banalidade, sem nunca aceitar o desafio de deixar o lugar comum da mediocridade e ascender à dimensão mais alta das potencialidades realizadas. Talvez você se lembre desta festejada biografia:

Salomom Grunday ... Nasceu numa segunda-feira ... Batizado numa terça ... Casado na quarta ...

Adoeceu na quinta ... Piorou na sexta ...

Morreu no sábado ... Foi enterrado no domingo ... e este foi o fim de Salomom Grunday.

Certamente, a história de uma vida irônica como essa é estimulada por uma sociedade apática que prefere o atalho fácil ao caminho produtivo e duro; exalta a displicência, ao invés da diligência; promove uma ética de trabalho que se concentra mais nos direitos do que nas responsabilidades; balança os ombros, ao invés de estender uma mão de ajuda; responde ao chamado para agir com a pergunta: “ Qual é o meu papel nisso?” E prefere contornar um problema, ao invés de “ suar” atrás de uma solução.

Essa atitude indiferente e desinteressada é uma ferramenta poderosa de satanás no seu esforço de retardar o crescimento do Reino de Deus. Muitos cristãos descuidados foram dominados pelo seu enganoso convite de “ levar uma vida fácil” .

(10)

às coisas acontecerem e a grande maioria que não sabe o que acontece. Ou cada pessoa é um criador de fato, ou é uma criatura da circunstância. Ou coloca cor no seu ambiente, ou como um camaleão, recebe a cor de seu ambiente. Em outras palavras: algumas pessoas são como termômetros. Elas se moldam completamente ao ambiente - seu comportamento é influenciado totalmente pelo exterior. Outras pessoas são verdadeiros termostatos: ao invés de permitirem que o ambiente as controle, influenciam o ambiente.

Neste livro, Myles Munroe, desafia-nos a deixar o caminho já tão conhecido da mediocridade para abrir novas e intrépidas pistas que nos levarão aos limites de nossas capacidades, sugando-nos toda contribuição possível para glória de Deus e para o bem da sociedade.

E um desafio empolgante. Por isso, precisamos deixar marcas bem definidas e pegadas profundas para que outros possam nos seguir na direção certa, com segurança.

Ninguém que lê este livro com coração e mente abertos, preferirá o comum e nem aceitará o inferior ao melhor, e nem deixará de atingir as extremidades de suas capacidades. A pessoa que aceita o desafio apresentado a seguir não pegará o banco quando existir um piano para transportar; não se sentará num canto quando houver um continente para atravessar, nem mergulhará numa piscina quando houver um oceano para cruzar. Na peça “ Othello” de Shakespeare, seu personagem, lago, disse a Desdemona: “ Ela acha um vício de caráter não fazer mais do que lhe pedem” . Este livro nos desafia a ter a mesma perspectiva.

Todo aquele que ler este volume, concluirá que o sucesso não é uma comparação entre as nossas realizações e a dos outros. E simplesmente alcançar o nosso melhor nível, elevando, ao máximo, nossas capacidades e possibilidades. Myles Munroe é

(11)

Dotado por Deus de uma maneira esplêndida, com talentos extraordinários em áreas com que muitos de nós apenas sonhamos - música, arte, pregação, ensino, administração, diplomacia, redação e até mesmo na pescaria com arpão ele não permite que qualquer um dos dons de Deus fique estagnado. Seria fácil invejar esse homem ou culpar a Deus por ter me dado menos dons quando Ele os distribuiu . Porém, de acordo com Efésios 2:10, sou um poema de Deus ( literalmente, feitura Sua), criado por Ele para boas obras que preparou para mim, a fim de que eu andasse nelas. Da mesma forma que Pedro era responsável por si mesmo e não por João (João 21:20-22), preciso assumir a responsabilidade por mim mesmo e não por Myles. E confortante saber que sempre que Deus me dá uma tarefa, coloca à minha disposição todos os recursos do céu.

Não fico sozinho com meus próprios recursos para realizá-la. Canon Farrar afirmou o seguinte:

Eu sou somente um. O que eu posso fazer

Mas eu sou um. Eu devo fazer.

Eu não posso fazer tudo, O que eu devo fazer

Mas eu posso fazer algo. Pela graça de Deus eu o farei.

Jerry Horner

Virginia Beach, Virginia 9 de Maio de 1991

(12)

de conhecimento das limitações humanas. E não existe uma combinação mais excelente do que fragilidades e carências humanas, suplantadas pela superabundante graça de Deus.

O Dr. Myles Munroe nos traz, através destas páginas, um grito de vitória sobre a inércia e a mediocridade. Traça um novo horizonte de fé e potencial sobre o qual podemos andar nesta geração. Cremos que os povos do chamado “Terceiro Mundo” estão debaixo de uma visitação especial de Deus, e esperamos que ela não atinja apenas os aspectos subjetivos de nossa existência, mas, pelo contrário, que seja fonte inspiradora de uma nova e grande revolução. Uma revolução que nos conduzirá a uma posição de domínio neste planeta, levantando estes povos com a perspectiva de construir uma nova história no próximo milênio. História esta em que todos, não apenas um pequeno grupo, poderão tomar decisões juntos para a condução do destino deste planeta.

Riquezas, tecnologia, desenvolvimento científico, direitos humanos, cidadania não podem ser privilégio de alguns. Pelo contrário, foram distribuídos por Deus como dons às nações. Ou os povos têm explorado estes tesouros através das bênçãos recebidas pelo relacionamento com o seu Criador, ou os têm enterrado, protelando para as próximas gerações o desafio de descobri-los em nossos países, em nossa gente, em nossa cultura.

O Dr. Myles Munroe faz deste livro a “ semente” de “ um grande potencial” que está sendo transmitido e ministrado, não apenas a nós, brasileiros, mas também aos povos que já têm o privilégio de ter este livro traduzido em seu idioma. Agradeço a Deus porque as palavras e os princípios aqui apresentados podem ser a semente para a gestação de um novo povo e de uma sociedade diferente. Temos a certeza de que somos chamados para construir uma nova história, totalmente diferente da que estamos vivendo, em que poucos detêm muito, em que muitos se atropelam para dividir as sobras.

(13)

desequilíbrio entre os povos. O que procuramos é descobrir um novo caminho da possibilidade, do acesso e da abundância. Como Compreender Seu Potencial nos leva a deslumbrar esta visão, a acreditar que é possível, e que pode ser comigo e com você. Plante a semente da possibilidade desta nova história em seu coração, para que através da leitura deste livro possamos sonhar, juntos, este novo sonho.

Pr. Robson Rodovalho

Brasília - DF

(14)

O lugar mais rico deste planeta não são os campos de petróleo do Kuwait, do Iraque ou da Arábia Saudita. Nem tão pouco, as minas de ouro e diamantes da África do Sul, as minas de urânio da União Soviética e as minas de prata da África. Embora isso seja surpreendente, os depósitos mais ricos de nosso planeta podem ser encontrados a alguns quarteirões da sua casa. Eles estão no cemitério local. Enterrados embaixo do solo. Dentro das paredes daqueles túmulos sagrados estão sonhos que nunca se realizaram, canções que nunca foram escritas, pinturas que nunca encheram uma tela, idéias que nunca foram compartilhadas, visões que nunca se tornaram realidade, invenções que nunca foram criadas, planos que nunca passaram da “ prancheta” mental e propósitos que nunca foram realizados. Nossos cemitérios estão cheios de um potencial que permaneceu inerte. Que tragédia!

Quando caminho nas ruas de nossas cidades, meu coração freqüentemente chora ao encontrar e observar as vidas perdidas, quebradas e desorientadas de indivíduos que há anos eram meus colegas de 2° grau, talentosos, inteligentes e ambiciosos. Durante sua juventude tiveram sonhos, desejos, planos e aspirações. Hoje estão perdidos, confusos no meio do uso impróprio de bens, alcoolismo, falta de propósito e más companhias. Suas vidas estão sem alvo, suas decisões prejudicadas. Essa tragédia enorme me entristece. O que poderia ter sido, torna-se no que deveria ter

(15)

Somente uma pequena porcentagem dos cinco bilhões de pessoas deste planeta experimentará uma porção significativa de seu verdadeiro potencial . Você é um candidato que irá contribuir para a riqueza do cemitério? Então, pergunte-se:

Quem eu sou?

Qual é a razão da minha existência? Qual é o meu potencial?

O que eu sou capaz de fazer?

Qual é o critério que eu deveria usar para medir minha capacidade?

Quem define os padrões?

Que processo devo usar para maximizar minha capacidade? Quais são minhas limitações?

Em tais respostas está a chave para uma vida eficaz e realizada.

Uma das grandes tragédias da vida é ver o potencial de alguém morrer sem ser tocado. Muitos homens e mulheres nunca desenvolvem seu grande potencial porque não compreendem a natureza e o conceito desse princípio. Quando Deus me revelou a natureza do potencial, senti-me responsável por ensinar aos outros o que eu aprendera.

Há um grande potencial dentro de você. Eu sei, porque Deus me mostrou o estoque que Ele colocou em mim. Meu propósito é de ajudá-lo a entender e a liberar tudo que está dentro de você. Você precisa decidir se irá roubar ao mundo ou abençoá-lo com os recursos ricos, valiosos, poderosos e não utilizados que estão dentro de você.

(16)

O sol brilhante de verão derramava seu calor úmido na ilha varrida pelo vento do paraíso caribenho, quando um velho escultor voltava para sua humilde casa, no centro da vila. No caminho, passou por uma grande mansão branca do proprietário de uma fazenda que, com seus trabalhadores do campo, estava derrubando uma árvore antiga que por gerações protegeu as pessoas do sol escaldante. De repente, o velho escultor parou e, com um brilho nos olhos, chamou aquele proprietário sobre o muro, manifestando interesse em algo:

- O que fará com esses restos de madeira? O proprietário lhe respondeu:

- Só servem para queimar no fogo. Este lixo não tem utilidade para nada.

O velho escultor implorou por um pedaço de madeira e, cuidadosamente, colocou-o em seus ombros. Com um sorriso grato, cambaleava a distância, carregando seu pesado tesouro.

Depois de entrar em sua cabana, o velho colocou o tronco da árvore no centro da sala. Então, de uma maneira igualmente misteriosa e cerimoniosa, caminhou ao redor do que o proprietário da fazenda chamara de “ lixo sem utilidade” , pegou seu martelo e começou a esculpir. Um estranho sorriso marcou

(17)

e envelhecido.

Na manhã seguinte, o sol encontrou o escultor dormindo no chão de sua cabana, abraçado a um belo pássaro esculpido que havia libertado da prisão. Mais tarde. colocou o pássaro na porta da frente de sua cabana e o esqueceu.

Algumas semanas mais tarde, o proprietário da fazenda foi visitá-lo. Quando viu o pássaro, quis comprá-lo pelo preço que o escultor pedisse. Satisfeito com o excelente negócio que havia feito, o homem foi embora com seu pássaro. O velho escultor, sentado nos degraus de sua cabana simples, ficou contando seu despojo e pensando: “ Lixo aos olhos do proprietário” . Alguns olham, mas outros vêem.

Hoje, há muitos indivíduos cujas vidas são como a árvore antiga. Há dentro deles um bonito pássaro em potencial que talvez nunca voe. A sociedade, como o proprietário da fazenda, nada vê neles, a não ser uma pessoa sem valor e inútil, caminhando para a “ lixeira da vida” . Entretanto, precisamos nos lembrar de que o lixo de um homem é a jóia de outro.

Os cientistas no campo do potencial humano estimaram que utilizamos somente dez por cento da nossa capacidade. Noventa por cento estão dormentes e perdidas. É triste o fato de usarmos apenas uma pequena parte de nossas habilidades e talentos. A maioria não tem idéia de quanto talento e potencial possui.

Observe a vida de Abraham Lincoln. Sua história é um dos exemplos mais dramáticos de um homem que luta para libertar a riqueza do potencial preso dentro de si.

Ele perdeu seu emprego em 1832. Ele foi eleito para legislatura de 1834.

Ele sofreu com a morte de sua esposa em 1834. Ele sofreu um ataque de nervos em 1836.

(18)

Ele foi derrotado quando disputou a nomeação para o Congresso em 1843.

Ele foi eleito para o Congresso em 1846.

Ele foi rejeitado para a posição de “ Iand officer” em 1849. Ele foi derrotado para o Senado em 1854.

Ele foi derrotado na disputa pela nomeação para Vice-Presidente dos Estados Unidos em 1856. Ele foi derrotado novamente para o Senado em 1858. Ele foi eleito presidente dos Estados Unidos em 1869. Tudo na vida fo i criado com um potencial e possui o princípio do potencial. Em cada semente há uma árvore ... em cada pássaro, um bando ... em cada peixe, um cardume ... em cada ovelha, um rebanho ... em cada vaca, uma boiada ... em cada moço, um homem... em cada moça, uma mulher ... em cada nação, uma geração. A tragédia ocorre quando uma árvore morre na semente; um homem, em um moço; uma mulher, numa moça; uma idéia, na mente. Na vida de milhares de pessoas, visões morrem invisíveis, canções morrem sem serem cantadas, planos morrem sem execução e futuros morrem enterrados no passado. Os problemas do nosso mundo não são resolvidos porque o potencial permanece enterrado.

A Bíblia nos conta a história de talentos e potencial. Os talentos na história são símbolos na loja vasta das habilidades que o nosso Criador plantou dentro de nós. Numa história bíblica, o senhor da fazenda entrega algumas de suas riquezas para três dos seus servos. O primeiro homem investe seu talento e dobra a riqueza que seu senhor lhe confiara. O segundo servo também dobra o que o seu senhor lhe dera. O senhor ficou muito satisfeito com eles. Finalmente, o senhor se virou para o terceiro servo e perguntou-lhe:

(19)

- Eu estava com medo de usar mal o talento. Então, cuidadosamente, escondi-o. Agora, eu o devolvo ao senhor da mesma forma que o recebi.

Furioso, o senhor repreendeu o seu servo: “ Você é um servo mau e preguiçoso. Como ousou não usar os dons que eu lhe dei? Tire meu dinheiro dele e jogue esse servo inútil na rua” .

Devemos nos responsabilizar pelo potencial que está armazenado dentro de nós. Precisamos compreendê-lo e usá-lo eficazmente. Freqüentemente, nossos sucessos nos impedem de buscar aquilo que ainda está dentro de nós. O sucesso se torna nosso inimigo, quando nós nos acomodamos com o que temos. Recuse-se a ficar satisfeito com sua última realização, porque o potencial nunca planeja a aposentadoria. Não deixe o que você não pode fazer, interferir no que você pode fazer. Em resumo, o que você vê, não é tudo que existe.

(20)

1

TEM UM POTENCIAL

Todos os homens nascem neste mundo com um

crédito ilimitado, mas raros são aqueles que

conseguem obter tudo aquilo a que têm direito.

É uma tragédia saber que dos cinco bilhões de pessoas neste planeta, apenas uma porcentagem muito pequena irá experimentar uma fração significativa de seu verdadeiro potencial. Talvez você seja mais um candidato que irá contribuir para a riqueza do cemitério. O seu potencial não lhe foi concedido para que você o depositasse no túmulo. Você precisa entender o grande potencial que possui e ter o compromisso de manifestar ao máximo esse potencial durante o seu curto tempo de vida. Mas, antes de mais nada, o que é potencial ?

Definição de potencial.

Po ten cial é...um a habilidade latente... um poder reservado... uma força não utilizada... um sucesso não alcançado... são talentos escondidos... uma capacidade ainda não desenvolvida.

Tudo o que você pode ser, mas ainda não se tornou, tudo o que pode fazer, sem ainda ter feito; o que pode alcançar, sem ainda ter alcançado; o que pode realizar, sem ainda ter

(21)

realizado. Potencial é uma habilidade ainda não expressada, um poder adormecido.

Potencial não é, portanto, aquilo que você já fez, mas o que você ainda é capaz de fazer. Em outras palavras, um ato já concretizado não representa mais o seu potencial. Se você não fizer algo além do que já fez, nunca irá crescer e experimentar o seu potencial total. O desenvolvimento de seu potencial requer avanço e nunca acomodação. Um dos grandes inimigos de seu potencial é o sucesso. Você não pode se satisfazer com a sua última realização, se quer expressar o máximo de seu potencial. Não permita o “não posso” interferir no seu “posso”. A grande tragédia da vida não é a morte, mas viver sem a totalização de seu potencial. Você precisa decidir hoje que não roubará ao mundo dos recursos ricos, valiosos e potentes que estão presos e inutilizados dentro de você. O potencial nunca planeja a aposentadoria.

O Princípio do Potencial.

Para sim plificar este conceito, vamos olhar um dos elementos mais poderosos da natureza, a semente. O que você me responderia se eu tivesse uma semente na minha mão e lhe perguntasse: - “ O que tenho aqui ?” Talvez me respondesse, obviamente: - “ Tem uma semente” . Entretanto, se você entende a natureza da semente, a sua resposta seria um fato e não uma verdade.

A verdade é que tenho na minha mão uma floresta. Por quê? Porque em cada semente há uma árvore, em cada árvore há frutos com sementes e nessas sementes também há árvores com frutos e sementes que germinarão em outras árvores com frutos, sementes etc. Em síntese, o que você vê não é tudo o que existe. Isto é potencial. Não se trata do que é, mas do que poderá vir a ser.

Deus criou tudo com um potencial, inclusive você. Ele colocou uma semente dentro de cada coisa (Gênesis 1:12) e a

(22)

plantou dentro de cada um que criou. Tudo na vida tem um potencial.

Nada é instantâneo.

Nada na vida é instantâneo. As pessoas pensam que os milagres são instantâneos, o que não é verdade. São apenas um processo que foi acelerado. Nada acontece instantaneamente. Ele é um Deus que usa o princípio do potencial. Tudo começa com um potencial.

Ele não criou a raça humana já pronta, não deu à Terra uma população instantânea. Deus criou uma pessoa, não um milhão delas. Começou com uma semente, e daquela semente criou outra. Então, Ele lhe disse: “ Sejam abençoados; isto é, vocês têm a minha permissão, sejam frutíferos, multipliquem e encham a Terra” .

Em Adão, Deus deu à Terra uma semente com potencial de um ... cem ... mil... um milhão de pessoas. As cinco bilhões de pessoas que existem hoje resultam daquele único homem. Deus sabia que em Adão e Eva havia o número suficiente de pessoas para encher a Terra. É dessa forma que Deus trabalha. Ele conhece o princípio do potencial porque Ele o estabeleceu. Ele é o princípio.

Não se acomode com o que você tem.

O potencial está sempre presente, esperando para ser explorado. Ele requer que você nunca se acomode com aquilo que já realizou. Um dos grandes inimigos de seu potencial é o sucesso. Deus quer que você maximize o potencial que lhe deu. Você ainda não é aquilo que deveria ser, apesar de poder estar satisfeito com o que é agora. Não aceite o seu presente estado como definitivo porque ele é apenas isso, um estágio, uma fase de sua vida. Não se satisfaça com a sua última realização, porque

(23)

há muitas outras ainda. Nunca aceite o sucesso como um estilo de vida. O sucesso é apenas uma fase.

Nunca aceite a realização como um fim. Ela é apenas uma marca no processo. Você é uma criação de Deus, e no próximo ano não será o mesmo homem de hoje... há muitas pessoas dentro de você que ainda estão adormecidas, inúteis, escondidas. O seu principal problema é não pensar como Deus pensa.

Há muitas pessoas dentro de você

que ainda estão adormecidas, inúteis, escondidas.

Deus está sempre olhando para o invisível. Ele espera encontrar dentro de cada pessoa e coisa que criou muito mais que aquilo que é evidente, exterior. Por outro lado, o homem fica freqüentemente satisfeito com o que tem, ou pelo menos, se não fica satisfeito, pensa que não há nada melhor. Acomodando-se, assim, com o que possui.

Aqui está a tragédia da vida. No momento em que começamos a nos satisfazer, acomodando-nos com o que temos, perdemos a possibilidade de revelar o que realmente está dentro de nós. Freqüentemente, morremos sem explorar os dons, habilidades e sucessos que estão escondidos dentro de nós. Os nossos pensamentos, idéias e possibilidades não são utilizados. Falhamos em não realizar o vasto potencial que está guardado dentro de nós. Nosso potencial é desperdiçado como uma bateria de um rádio nunca utilizado.

Suponha...

Que Shakespeare tivesse morrido antes de escrever seus poemas e peças. O potencial de Macbeth teria sido enterrado. Suponha que Michelangelo tivesse morrido antes de ter pintado a Capela Sistina ou que Leonardo Da Vinci tivesse morrido antes

(24)

de ter pintado Mona Lisa. A beleza daquelas pinturas estariam perdidas. Suponha que Mozart tivesse morrido com toda aquela música dentro de si.

Suponha que Moisés tivesse morrido antes de ver a sarça ardente, que Paulo tivesse morrido antes de encontrar Jesus, na estrada de Damasco, que Abraão tivesse morrido antes de Isaque nascer. Quão diferentes seriam as páginas das Escrituras e a da História. Suponha que Martin Lutther King tivesse morrido sem escrever os seus hinos... e John W ycliff, sem traduzir a Bíblia para o Inglês. Quão diferente teria sido a História da Igreja.

Pode imaginar quantas grandes obras de arte, música e literatura estão enterradas no cemitério perto de sua casa? E quantas soluções para os problemas que enfrentamos hoje estão enterradas dentro de alguém que você conheceu? As pessoas morrem sem alcançar o auge de seu potencial. Falham em não utilizar tudo o que fora depositado dentro delas, em benefício da humanidade.

Não morra com minhas coisas!

Eu lhe pergunto o que teria acontecido se seus pais tivessem morrido antes de gerar você. O que o mundo teria perdido se você não tivesse nascido? O que o mundo perderá se você não maximizar seu potencial? Você levará canções, livros, invenções, curas ou descobertas para o túmulo?

O que o mundo teria perdido

se você não tivesse nascido?

Nossos adolescentes estão cometendo suicídio. Eu me pergunto: O que seriam? O que fariam? Nunca saberemos! Será que perdemos grandes líderes? Será que o professor do seu neto ou um outro Martin Luther King estavam entre eles?

(25)

Quando o momento da crucificação se aproximava, Jesus falou sobre o princípio do potencial se referindo à sua própria vida. Ele a comparou ao grão de trigo que cai na terra e morre (João 12:23-24). Um grão de trigo, quando plantado, gera muito mais grãos. Em Jesus estava o potencial para trazer milhões de pessoas a Deus. Graças a Deus, Herodes não foi bem-sucedido ao tentar destruir Jesus. Se ele tivesse conseguido, Jesus teria morrido antes de poder se oferecer como nossa expiação. Seu grande propósito na vida teria sido desperdiçado. A semente da sua vida era muito maior do que podiam ver Seus discípulos. Aquela única semente tinha o potencial de dar vida a muitos.

Houve um momento, em seu ministério, em que o apóstolo Paulo disse: “ Gostaria de partir” . Apesar de preferir morrer e estar com Cristo, sabia que o propósito de sua vida ainda não havia sido realizado completamente . Ainda havia muito trabalho frutífero para realizar. Sua vida era necessária para a Igreja. Graças a Deus que Paulo não morreu. Nós e a Igreja Primitiva teríamos perdido a bênção de sua sabedoria. Teríamos perdido seu potencial, manifestado nos livros de Efésios e Colossenses.

Mais tarde, próximo de sua morte, Paulo escreveu: “ Tu, porém, sê sóbrio em todas as cousas, suporta as aflições, faze o trabalho de evangelismo, cumpre cabalmente o teu ministério. Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (II Timóteo 4:5-7). Tudo na vida tem um potencial para realizar o seu propósito. As pessoas que morrem sem alcançar todo o seu potencial, roubam de sua geração a sua habilidade latente. Fomos muito roubados. Morrer com a habilidade não desenvolvida é um ato de irresponsabilidade.

Talvez você esteja desperdiçando sua vida, não utilizando aquilo que tem. Deus lhe deu algumas coisas para o bem da humanidade, use-as. Nunca saberemos da riqueza que Deus colocou em você até que as traga à tona. Há sempre algumas coisas em você que não vimos porque é desta maneira que Deus

(26)

pensa. Solte sua habilidade antes de morrer. Use o poder e a força que há dentro de você para o seu bem e o bem de outros. Creio que há livros, canções, trabalhos artísticos, empresas, poemas, invenções e investimentos que Deus lhe deu para que Seus filhos pudessem apreciar. Não desista até que você tenha vivido o máximo do seu potencial, você não tem o direito de morrer com as coisas do Senhor. Não roube da próxima geração a riqueza, o tesouro e os dons extraordinários, enterrados profundamente dentro de você.

Se você deseja ser bem-sucedido, caminhe por novas

trilhas.

Não viaje pelos caminhos tão conhecidos do sucesso

já alcançado.

Nenhum homem pode subir acima dos limites de sua

própria fé.

Diariamente, homens e mulheres vão para o túmulo, o

medo os impediu de alcançar o seu potencial total e

verdadeiro.

O fracasso não é a ausência de sucesso, é a desistência de

continuar tentando.

O que você vê não é tudo o que existe. Há algo mais.

PRINCÍPIO: O que você já realizou, não é mais seu

potencial.

(27)

PRINCÍPIOS

1. Deus criou todas as coisas com um potencial.

2. Nada na vida é instantâneo.

3. Tudo na vida tem um potencial para cumprir o seu

propósito.

4. Não se satisfaça com o que você é agora.

5. Não morra sem usar o seu potencial total.

6. A grande ameaça ao progresso é a sua última

(28)

DE TODO POTENCIAL

O potencial de todo ser criado está relacionado com

a sua fonte.

Tudo na vida foi criado com um potencial e possui o princípio do potencial. A criação possui potencial em abundância. O próprio Criador é o potencial principal.

Quando descrevemos Deus, freqüentemente dizemos que é Onipotente. Onipotente significa que Deus é sempre Potente. A palavra onipotente é formada de duas outras palavras: oni que significa “ sempre” e potente com o significado de “ cheio de poder” . Onipotente significa que Deus é potencialmente tudo. Ele tem dentro de Si o potencial para ser tudo o que é, foi e será. Ele é Onipotente.

Tudo vem de Deus.

Tudo o que era é e será já estava em Deus.

Este é um conceito muito importante. Tudo o que era, é e será já estava em Deus. Temos que começar com Deus. Deus já existia antes de Sua criação. Deus existe. Deus é a raiz, a fonte de toda a vida.

(29)

Deus já existia antes que qualquer coisa Tosse criada.

Antes que houvesse tempo, ele já existia dentro de Deus. Antes de Deus criar uma galáxia ou a Via Láctea, já existiam em Deus. Antes de haver um Universo ou um Sistema Planetário, com o quarto planeta chamado Terra, girando ao redor do Sol, antes que qualquer coisa surgisse, já existia em Deus.

Imagino como eram as coisas quando somente Deus existia. Vamos tentar imaginar como tudo era. Aqui está Deus. Ele pisa no nada e nada vê, porque não havia nada, exceto Ele mesmo. Deus está de pé no topo do nada, olhando para o nada porque tudo estava Nele.

Em Deus estava o Princípio.

A Bíblia diz: “ No princípio, Deus...” , isto significa que antes de haver um princípio, havia Deus. Assim, Deus começou. O começo, verso zero do primeiro capítulo de Gênesis poderia ser lido, possivelmente, da seguinte forma: Em Deus estava o princípio. Tudo o que existe estava em Deus. Tudo o que foi criado, foi criado por Deus.

Quando ligamos Gênesis 1:0 - “ Em Deus estava o princípio” .- a João 1:1 - “ No princípio era o Verbo, e o verbo estava com Deus ... Ele estava com Deus no princípio” , aprendemos que o Verbo estava com Deus antes do princípio, não no momento em que o princípio começou .

Antes do princípio,

Deus já existia.

(30)

O Evangelho de João também nos diz que todas as coisas foram feitas pelo Verbo.

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o

Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as

cousas foram feitas por intermédio Dele, e sem Ele nada do

que foi feito se fez. A vida estava Nele

...” (João

1:1-4).

Sem o Verbo nada do que foi feito existiria. A vida estava no Verbo. A vida veio de Deus. Assim, antes de você conhecer a vida, ela já existia. Todas as coisas foram feitas por Deus. Tudo o que você vê, ouve, cheira, experimenta e toca, estava dentro de Deus antes de existir. Até mesmo aquilo que você discerne, existia primeiro em Deus.

Agora, mesmo que ridículo, quero provar meu argumento. Deus tinha mosquitos e ratos dentro de Si. Ele tinha o Sol, nuvens e planetas Nele. Vacas para fazer sapatos de couro, gasolina para movimentar nossos carros, o carvão das montanhas para fazer o aço. Todas essas coisas estavam em Deus. Tudo na Terra é propriedade de Deus. Se Deus decidisse ter a Sua propriedade de volta, ficaríamos numa situação difícil. Todas as coisas estavam em Deus e por isso Lhe pertencem. Deus, no princípio quando não havia nada, trazia dentro de Si tudo o que o homem está vendo. Agora, dentro Dele também estava tudo o que o homem ainda verá.

Se você tivesse conversado com Deus na estrada do nada, teria dialogado com milhões de vacas, cavalos, montanhas, árvores, limosines, hotéis e praias etc. Todas essas coisas estavam em Deus. Ele as continha, mas ninguém as via. Por isso é que chamamos Deus de Onipotente. Ele sempre está cheio de potencial para trazer à tona o que você vê. Deus está grávido do Universo. Em síntese, se você se encontrasse com Deus na estrada do nada, na esquina do lugar nenhum, antes de existir qualquer coisa, e apertasse a Sua mão, estaria apertando a mão do Tudo, mas não saberia. Estaria em contato com o próprio potencial.

(31)

O Invisível Tornou-se Visível.

No princípio. Deus estava “ grávido” do Universo e todas as coisas foram feitas por Ele. Entretanto, como estas coisas saíram Dele? Como o Universo foi formado? Todas as coisas foram criadas por uma ordem divina. Ele as liberou para fora! Do invisível surgiu o visível. As coisas que são vistas vieram do invisível.

“Pela

fc

entendemos que foi o Universo formado pela palavra

de Deus, de maneira que o visível veio a existir das cousas que não

aparecem” (Hebreus 11:3).

Deus sempre teve tudo Nele, só que não podíamos ver. Tudo o que vemos agora estava num estado invisível. Tudo o que o homem já viu, primeiro existiu num estado invisível (Por favor, saiba que invisível não significa inexistente).

Todos os edifícios que vemos, empresas que freqüentamos, pessoas ganhando e investindo dinheiro, estavam na mente de alguém. As lojas onde compramos, e também tudo o que está nas suas prateleiras e estantes começaram como idéias na mente de alguém. Elas não existiam antes, e ao mesmo tempo já existiam. Embora não estivessem presentes na sua forma atual, existiam como madeira, concreto, pregos, algodão, lã, linho, aço, roldanas e motores.

Alguém teve uma idéia. Através do trabalho, transformou sua idéia em coisas visíveis. Hoje, tem o seu dinheiro. Tudo começa no estado invisível. Tudo o que agora vemos, veio de época invisível.

No princípio, só havia Deus. Na criação, o Universo invisível, tornou-se visível. Tudo o que foi criado, foi criado pela Palavra de Deus. Embora o Universo já existisse. Deus falou para que o invisível se tornasse visível. Você nunca saberia como o mundo existiria, se Deus não o liberasse pela fé.

(32)

Pela fé, Deus liberou o que estava dentro de Si. Tudo começou a sair Dele. O que vemos agora nasceu de Deus, daquilo que estava invisível dentro Dele. Qualquer coisa que você vê, veio do invisível. Nada existe sem que tivesse antes existido em Deus. Por isso,

a fé não é a evidência de coisas que

não existem. E a evidência de coisas que ainda não são vistas.

Tudo o que vemos sempre existiu. Essas coisas se tornaram visíveis quando Deus

falou.

Deus á a fonte da vida.

Falar foi um trabalho difícil.

O que aconteceu quando Deus falou e a criação passou a ser visível? Como conseguiu que o invisível se tornasse visível? Primeiro, deixe-me ampliar seu conceito sobre a palavra

falar.

Falar

foi um processo. O que Deus falou e se tornou visível, começou como uma idéia em Sua mente. Em primeiro lugar, Deus concebeu na Sua mente o que queria criar. Ele não disse simplesmente: “ Quero isso” . O profeta nos diz que Deus criou a Terra, planejando primeiro os Seus fundamentos (Isaías 48:13). Depois que os planos estavam em Sua mente, Deus os proclamou e passaram a existir. Quando Deus estava pronto para falar, foi somente uma questão de executar o que estava no Seu plano.

Falar foi um processo.

Deus fez um trabalho de base para a Terra e ampliou os céus. Criou o Sol para brilhar durante o dia, a Lua e as estrelas para brilharem durante a noite. Deu a cada estrela um nome, encomendou nuvens para encher o céu e brisas para soprar. Fez as ondas rugirem no mar, enviou chuva para irrigar a terra e grama para cobrir os montes. O trovão e o relâmpago foram criados por Sua ordem. O granizo e a chuva com neve foram criados por Sua palavra. Um lençol de lã de neves produziu para o inverno. Criou o gelo e o orvalho.

(33)

Deus estava cheio de imaginação. Estava grávido de muitos pensamentos. Seus pensamentos se tornaram idéias, suas idéias se tornaram imagens. Tudo o que existe, surgiu quando falou àquelas imagens. O invisível se tornou visível.

O pronunciamento de Deus foi muito parecido com as contrações de uma mulher na hora do parto. Ele empurrou, com esforço, cada criação detalhadamente. Então, Deus começou a organizar todas as coisas que apareceram. Ele estava ocupado em estabelecer e organizar, organizando e reorganizando. Finalmente, Deus disse: “ Isso é bom” .

Deus não criou o mundo apenas pensando nas coisas para que passassem a surgir. Ele trabalhou para que surgissem. Depois de criar um plano na Sua mente, falou para fazer visível o invisível (a fala foi uma das maneiras de Deus trabalhar). Tudo o que foi criado veio de Deus. Através do trabalho Ele criou o mundo.

Em seis dias, Deus criou os céus e a terra. No sétimo dia, descansou.

“E havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que

fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E

abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele

descansou de toda a obra que, como Criador, fizera” (Gênesis

2:2-3).

Falar deve ser uma coisa razoavelmente séria. Se Deus, que é Poderoso, teve que descansar depois da criação, falar deve ter sido um trabalho muito duro.

Quando a criação estava completa, Deus descansou. Foi o primeiro a descansar no sábado. Idealizou o sábado como uma bênção. Ele sabe que a vida produz trabalho e o trabalho gera a necessidade de descansar.

(34)

O trabalho da Criação não está completo.

O trabalho de Deus não está completo. Ele não deu à luz todos os Seus bebês, continuará gerando, enquanto você estiver gerando, porque você é a continuação da Sua geração. Deus ainda pode criar. Quando você pedir algo, em oração, Deus não precisará mudar as coisas para não ir à falência. Se a coisa desejada não existir na forma visível, Ele a anunciará e ela irá surgir, fazendo aquilo que é necessário, pois Deus continua “ grávido” de muitas coisas.

Você pode pedir tudo o que quiser porque tudo está em Deus. Uma idéia fica em Deus muito tempo. Nada do que pensamos ou fazemos é novo (Eclesiastes 1:9). Tudo o que já foi feito, será feito novamente. Aquilo que pensamos ser novo, na verdade, já existe há muito tempo .

Nada do que pensamos ou fazemos é novo.

Há uma pessoa na China nesse momento, tendo a mesma idéia que você pensou ser exclusivamente sua. Quando a idéia surge de Deus, todos a recebem da mesma fonte. Até que a idéia seja transformada em ação, Deus a continuará liberando aos homens e mulheres. Por quê? Porque Deus é um Deus de potencial. Embora seja a Fonte de todas as coisas, Ele compartilha Seus poderes onipotentes com Sua criação. Nós, como Deus, estamos “ grávidos” de muitas coisas. Estamos cheios de imaginação, tendo o potencial de sermos mais do que somos visivelmente. Há sonhos, visões, planos e idéias em nós que precisam ser liberados. Deus quer que liberemos o Seü poder e o utilizemos, porque nos criou com o Seu potencial.

(35)

PRINCÍPIOS

1. Tudo o que havia e o que há, estava em Deus.

2. Deus é a fonte de todo o potencial.

3. Todas as coisas foram formadas por Sua ordem.

Então o invisível, tornou-se visível.

4. Deus planejou o mundo em Sua mente antes de

pronunciá-lo e de passar a existir.

(36)

3

É VOCÊ?

Tal resposta está diretamente relacionada com o

lugar de onde você veio.

Muitos olham, poucos vêem.

O escultor trabalha de uma maneira muito interessante. Sou uma espécie de artista, por isso, entendo um pouco como os artistas trabalham. Aprendi que nunca se deve discutir com um artista até que termine sua obra. Não discuta com um pintor ou um escultor até que o trabalho esteja completo. Um artista pode se tornar rude se você perturbá-lo antes de realizar o que tenciona fazer, porque vê as coisas de uma maneira diferente daqueles que não são artistas.

Um artista pode passar por uma pedra no jardim de sua casa e ver uma preciosidade nela. Ele pode parar, implorando a mesma pedra pela qual você já passou muitas vezes sem notar nada. Os cachorros podem tê-la sujado, você pode ter planejado livrar-se dela por considerá-la um incômodo. Mas o artista entra no seu jardim e vê algo lindo naquela pedra, muito além do que você pode imaginar.

Dois meses depois, quando o artista o convida para visitar seu “ atelier” , ele lhe diz: “ Está vendo aquilo? Sabe de onde veio?”

(37)

- Inglaterra ou França? - você pergunta. - Não - diz o artista - veio do seu jardim. - Você quer dizer que ...

- Sim ... Quinhentos dólares, por favor.

Você tinha quinhentos dólares debaixo do seu nariz, sujos sob as patas de cachorros, só que não conseguia ver nenhum potencial naquela pedra.

Você não é um lixo.

Muitas pessoas estão sendo desprezadas porque os outros não vêem o que há dentro delas. Mas Deus me mostrou o que há dentro de mim e o que está dentro de você também. Meu trabalho é fazer você parar e lhe perguntar: “Pode ver o que há dentro de si mesmo?” “ Conhece o seu potencial?” “ Sabe que não é somente alguém que nasceu na favela de um morro?” “ Há uma riqueza dentro de você!”

O escultor vê de uma maneira tão diferente! Dizem que Michelangelo costumava andar ao redor de um bloco de mármore por dias, apenas caminhando ao seu redor, falando sozinho. Primeiro, via as coisas na pedra, depois ele as retirava dela.

Esse entendimento do escultor é encontrado na Bíblia. Quando o mundo o rejeita, e você é jogado no depósito de lixo, Deus passa por ali e o apanha. Olha profundamente para dentro de você e vê uma pessoa de grande valor.

Nunca deixe que alguém o jogue fora. Você não é um lixo! Quando Deus olha para você, vê coisas que todas as outras pessoas ignoram. Você vale tanto que Jesus foi ao Calvário para salvá-lo e reivindicar a sua vida. O Espírito de Deus, ligado ao

(38)

seu espírito, é o Único Juiz Verdadeiro do valor que há em você. Não aceite opiniões de outros, eles não vêem o que Deus vê.

Quando Deus o contempla, vê coisas

que as outras pessoas ignoram.

Deus olhou e viu ...

Deus olhou Adão e viu um mundo. Olhou Abraão e viu nações. Em Jacó, o enganador, viu o Messias. Em Moisés, o assassino, viu um libertador. Você pode imaginar alguém olhando para um moço gago e ver nele o maior líder da história? Assim foi Deus com Moisés.

Deus viu um rei num pastorzinho. Quando os israelitas quiseram um rei, Deus enviou Samuel para a casa de Jessé. Quando Jessé soube que Samuel estava lá, vestiu todos os seus filhos: o filho bonito, o alto, o de cabelos encaracolados, o forte, o musculoso - para que brilhassem na frente de Samuel - do mais ao menos importante. Com o seu vaso de óleo de unção, Samuel assistiu ao “ show de Jessé” quando apresentava seus filhos: “ Este meu filho é muito inteligente, se formou na Universidade “ tal” e depois que este filho fez uma palestra...” Samuel lhe disse: “ Não” . O próximo filho chegou “ vestido como Paul Paulson” e Deus lhe disse: “ Não” . Um terceiro filho proferiu uma bela palestra sobre filosofia, mas novamente Deus disse: “ Não” . Finalmente, depois que todos os filhos de Jessé desfilaram diante dele, Samuel falou: “ Sinto muito, nenhum deles foi escolhido por Deus para ser rei. Você tem outros filhos?”

Então Jessé lhe respondeu: “ Não... bem, sim. Ah! Acabei de me lembrar. Tenho um rapazinho, meu filho mais novo. É um jovem baixinho que está cuidando das ovelhas. Ele não está vestido como os meus outros filhos, não cuidou das suas mãos, nem passou um perfume oriental em seu corpo e realmente cheira mal porque faz bastante tempo que está entre as ovelhas” .

(39)

“ Traga-o, deixe-me conhecê-lo” . Então Jessé mandou buscar seu filho mais novo. Quando Samuel viu o filho caçula de Jessé entrar na casa, um menino pequeno, disse: “ Creio que encontrei o rapaz que procurava” .

Observe que Deus escolheu o filho que estava trabalhando. Ele estava ocupado. Deus se interessa por pessoas ocupadas.

A maioria de nós é como Jessé. Olhamos, mas não vemos. Você foi a ovelha negra de sua família? Sabia que Deus gosta de ovelhas? A sua família já lhe disse que você não presta para nada? Alguém já se esquivou ou se aborreceu com você? Já lhe disseram, muitas vezes, que aquilo que você está crendo nunca irá se concretizar? Você se sente como uma ovelha negra?

Você, provavelmente, é aquele que Deus está esperando para entrar na casa. Deus vê coisas profundas dentro de você que ' outros não podem ver. Eles olham para você e não vêem alguém tão importante. Deus olha para você e vê alguém com valor. Você pode passar toda a sua vida competindo com outros, tentando provar que é alguém e continuar se sentindo alguém sem importância. Liberte-se disso hoje! Você não precisa viver com esse problema nunca mais. Pare de tentar ser alguém porque você já é alguém.

Você veio de Deus.

Quando Deus criou os céus e a terra, decidiu primeiro qual matéria utilizaria, depois falou à sua fonte. Quando quis plantas, falou com a terra. Quando quis peixes, falou com as águas. Quando quis animais, falou com a terra. Deus falou com a fonte de onde surgiram as criaturas.

As plantas vieram da terra, os peixes das águas e os animais da terra. Além disso, as plantas retornam à terra; os peixes ao mar e os animais à terra quando morrem.

(40)

Todas as coisas têm os mesmos componentes e essência de sua fonte. O que Deus criou é, em essência, a substância da matéria-prima da qual foi criada. Isso significa que as plantas são essencialmente terra, porque vieram da terra. Os animais são essencialm ente terra, porque vieram da terra. Se decompuséssemos um animal, teríamos em nossas mãos terra genuína. Se colocássemos uma planta sob um microscópio e decifrássemos todos os seus diferentes componentes, descobriríamos que tudo nela é terra, porque a planta é terra. Deus a chamou à existência da terra.

Além de todas as coisas serem compostas pela matéria-prima da qual foram criadas, precisam também permanecer vinculadas à sua origem para viver. Precisam ser conservadas e mantidas pela sua fonte. No momento em que as plantas decidem rejeitar a terra, morrem. No momento em que os peixes decidem que estão cansados da água, morrem. No momento em que os animais decidem que não querem mais comer terra, começam a morrer.

Assim, tudo o que Deus criou se originou da matéria-prima com quem Ele falou. Todas as coisas foram criadas pela Palavra de Deus, dirigida a uma fonte. A fonte da criação é a essência de sua criação. Todas as coisas são compostas da matéria-prima de sua origem, por isso, contêm o potencial daquela fonte. Isso significa que as plantas somente possuem potencial do solo, os animais, o potencial da terra.

Todas as coisas são compostas

por sua matéria-prima de origem e por isso contêm

o potencial daquela fonte.

Quando Deus quis peixe, Ele falou às águas. Quando quis animais, falou à terra. Quando criou os seres humanos,

falou

(41)

“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem,

conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes

do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos,

sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela

terra. Criou Deus, pois, o homem à Sua imagem, à imagem de

Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1:26,27).

Deus criou você quando falou Consigo mesmo. Você veio de Deus e por isso traz Sua imagem e Sua semelhança.

Olhe para o Inventor, Não para a invenção.

Nunca pergunte à criação quem ela é porque o seu propósito está presente somente na mente do Criador. Essa é uma das razões pelas quais Deus não aceita adoração de ídolos. Como você irá se identificar, adorando uma serpente? Como poderá descobrir seu valor, acreditando que reencarnará como um rato ou uma barata? Como ousa crer que o propósito de sua existência pode ser descoberto através de um relacionamento com uma estátua de madeira, gesso ou com um animal? Você nunca se conhecerá plenamente num relacionamento com outras criaturas, somente com o Criador. A chave para compreender a vida é a fonte desta vida, não a vida em si mesma.

Muitas das invenções humanas não seriam entendidas se somente a invenção fosse considerada e não a intenção do inventor. Em outras palavras, o homem que criou a geladeira tinha em sua mente um fim para aquele eletrodoméstico. Ele não a idealizou para que fosse uma armadilha no quintal destinada a prender e matar, por asfixia , uma criança. Embora, milhares de crianças já tenham morrido em geladeiras, contrariando a intenção do inventor.

Assim como o automóvel que derruba postes de iluminação em todo o mundo, destrói a vida e os lares das pessoas. Porém, o Sr. Ford, o primeiro homem a desenvolver uma linha de montagem para produzir carros em série, nunca planejou para sua

(42)

criação esse fim. Planejou-a para transportar pessoas, ajudando a raça humana a se tornar uma comunidade móvel. Levou-nos a pensar em bondes, trens e ônibus. Não tinha a intenção de provocar a morte, através de acidentes e descarrilamentos. Ele não pensou nisso, quando criou o seu famoso carro T. Ford.

Você possui parte de Deus.

Você nunca descobrirá quem é, se pedir ajuda a outra pessoa. Nunca saberá o que pode fazer, medindo sua capacidade com testes humanos. Nunca saberá a razão da sua existência se procurar medir sua vida com base na minha existência. Tudo que conhecerá é o que eu fiz ou quem eu sou. Se quiser saber quem você é, olhe para Deus. A chave para entender a sua vida é a Fonte da vida, não a vida em si mesma. Se quer saber quem é, deve olhar para o Criador, não para a criação.

Há três características que utilizamos para descrever Deus. Em primeiro lugar, Deus é Onisciente, significa que Ele sabe todas as coisas. Em segundo lugar, Deus é Onipresente, significa que está presente em todos os lugares. Em terceiro lugar, Deus é Onipotente, significa que é sempre potente. Deus está sempre cheio de poder. Ele tem em Si mesmo o potencial de tudo. Desde o princípio, Deus deu a toda Sua criação a capacidade de ser potente. Ele plantou dentro de cada pessoa criada por Ele, inclusive você, a capacidade de ser muito mais do que é, em qualquer momento. Assim,

Deus criou você para ser

onipotente.

Isso não quer dizer que você é igual a Deus. Não. O que eu estou dizendo é que a palavra onipotente não caracteriza somente a Deus, mas nos caracteriza também. Estamos sempre cheios de potencial. Nosso potencial é uma capacidade latente, um poder reservado, uma força não manifestada e um sucesso não utilizado que Deus colocou dentro de cada um de nós. O que vejo quando olho para você não é tudo o que você é. E somente aquilo que você se tomou até agora. Seu potencial é muito maior do que você é agora. Aquilo que você é, poderá se tornar muito mais do

(43)

que você é agora. Você é alguém importante porque veio de Deus, e Ele derramou algo de Si mesmo na sua vida.

Deus pronuncia o que Ele vê.

O que você pensa ou o que os outros falam de você não é importante. Você é aquilo que Deus diz que você é. Ele vê em você algo mais do que você possa imaginar. Seu potencial é limitado somente por Deus e por mais ninguém.

Covarde ou Guerreiro?

Deus se aproximou de um jovem temeroso chamado Gideão. Gideão provavelmente pensou que Deus estava conversando com outra pessoa, quando o Anjo do Senhor chamou-o de “ homem valente” (Juizes 6:12). O Anjo não disse: “ Covarde, sabe que você possui força?” . Nem tampouco o Anjo disse: “ Negro, sabe que você pode se tornar como o branco?” O Anjo apenas apareceu e anunciou o que viu: “ homem valente” , que significa “ grande guerreiro” .

Pense um pouco. O guerreiro estava se escondendo do inimigo, tentando separar o trigo do joio para não morrer de fome. Ele estava fazendo isso escondido para que ninguém o visse. Quando o Anjo o chamou de “ homem valente” , Gideão começou a olhar ao redor para ver com quem o anjo estava falando.

Deus nunca nos conta o que os outros vêem. Ele nunca nos chama como os outros. Gideão pensava que era covarde. Deus sabia que ele era um grande guerreiro, e disse o que Ele via.

(44)

Deus também viu em Pedro o que outros não viram. Ele era chamado Simão, que significa submisso (literalmente significa instável, inconstante e inseguro). Quando Jesus se encontrou com Simão, ele era o homem mais inconstante e inseguro que se podia conhecer. Estava sempre acompanhando o vento, mudando de idéia. Entretanto, Deus viu uma pedra embaixo da folha que o vento levava. A primeira vez que Jesus se encontrou com Pedro, mudou o nome Simão(folha) para Pedro(pedra). Embora Simão fosse um homem instável, Jesus lhe disse: “ Vou mudar seu nome, será Pedro” . Pedro agia de maneira instável como uma folha, durante o ministério terreno de Jesus. Mesmo assim, Jesus o chamava de pedra. Ele viu em Pedro algo que sua mãe nunca havia visto. Pedro continuou instável, até que finalmente, no dia de Pentecostes, a verdadeira natureza de Pedro ora revelada, se manifestou.

Pare de acreditar no que os outros dizem.

Muitas vezes acreditamos nas mentiras que nos contam. Acreditamos que não servimos para nada e que não temos valor. Jesus disse: “ Nada disso. Eu vim para mostrar que você é muito mais do que pensa que é” .

Você

é

a imagem de Deus.

Deus sempre vê, enquanto os homens e mulheres apenas olham. Numa manjedoura, Deus viu um Rei; num servo, o Salvador; num sacrifício, a salvação; na crucificação, a ressurreição. Na morte Deus que estava gerando vida na derrota, olhava a vitória. O que você ou eu, ou seu país ou meu país parecem, não é o que Deus vê. Deus vê, acima da superfície, o potencial do profundo interior. Esta é a maneira como Deus vê tudo. Além dos problemas imediatos. Deus vê o sucesso, e Ele continua chamá-lo à existência, até que o que Ele vê se tome realidade.

Lembre-se de que a semente de cada árvore está no fruto da árvore. Isso significa que a bênção das nações do Terceiro Mundo está nas nações do Terceiro Mundo, e a prosperidade da

(45)

América está na América. Quando nós nos preocupamos com as nossas vidas individuais ou com a vida coletiva dos nossos países, descobrimos todo tipo de projeto e planos para resolver o problema. Mas a resposta não está na grande quantidade de sistemas e programas. A resposta está dentro de nós. São as nossas atitudes que fazem a diferença. Ninguém pode fazer de você uma pessoa rude, descuidada, ou desatenciosa. Você é rude, descuidado e desatencioso por sua opção própria. Pare com isso! Deixe de ser rude, descuidado e desatencioso. Somente você pode controlar sua maneira de agir. Você tem o potencial de ser atencioso e sensível, e muito mais.

Deus viu em Pedro algo que ele nunca vira nele mesmo. Pedro estava tão ocupado, concordando com o nome que os outros lhe davam, que ele mesmo não encontrava o seu verdadeiro potencial. Quando começamos a acreditar “ nos títulos” que outros nos dão, colocamo-nos numa situação muito difícil. Até levantamos nossas mãos e nos recusamos a tentar uma mudança. As pessoas nos chamam de preguiçosos, então nos tornamos preguiçosos. Se nos chamam de descuidados, tolos e desajeitados. Cuidado! Aquilo que os outros vêem e dizem não é importante. Aquilo que somos depende do que nós vemos.

Você acredita que pode encontrar numa prisão alguns dos maiores homens e mulheres do mundo? Você acredita nisso? Eles cometeram erros de julgamento, tomaram péssimas decisões. Entretanto, isso não invalida o seu potencial. Isso não destrói o que podem ser. Numa prisão pode haver um assassino à espera da morte. Porém, quando Deus olha aquela pessoa, não vê um assassino, vê um autor, um líder ou um grande transformador mundial.

Muitas vezes, Deus discorda dos que o rodeiam. Ele pode até mesmo não concordar com você também, porque a única pessoa com quem Deus concorda é Consigo mesmo. Somente Ele conhece o seu verdadeiro potencial. Você falhou? Busque a Deus.

(46)

Ele chamará o “ sucesso” até que você o possa sentir. Foi isso o que Jesus fez com Pedro.

O que Deus vê em você ?

Eu me pergunto o que Deus vê quando anda ao seu redor. Tenho certeza de que Ele vê coisas belíssimas dentro de você, mas você acredita naquilo que os outros estão falando a seu respeito. As pessoas dizem: “ Você não serve para nada, nunca será alguém na vida” . Mas Deus lhe diz: “ Eu vejo uma jóia” . Nós somos diamantes não lapidados. Apenas continue acreditando nisso. Mantenha a caminhada na direção do seu alvo. Lembre-se de que há algo em você mais precioso do que os outros já disseram. O escultor nunca desiste até retirar da pedra o que vê nela.

Há algo em você mais precioso

do que aquilo que os outros já disseram.

Tenho uma escultura de madeira na minha casa que fiz há cerca de quinze anos. Não é exatamente aquilo que eu queria que fosse. Quando estava esculpindo a imagem que havia visto numa árvore, eu a pressionei demais e cortei parte da peça. Então, olhei para a peça de madeira novamente, pensando: “ Eu tenho que mudar um pouco aquilo que eu queria” . Tive que repensar como manter a sua beleza sem uma parte importante da madeira.

Finalmente, modifiquei meu projeto. Eu posso ser a única pessoa a saber que aquela peça de escultura foi resultado de um projeto modificado. A modificação não está evidente na forma acabada. Se eu lhe mostrasse a peça, você mesmo não entenderia o que foi modificado. Há anos, as pessoas admiram aquela peça de madeira, olham-na e dizem: “ Oh! É linda!” Eu nunca digo que o que elas vêem não é projeto original.

(47)

Aquela peça de escultura , faz-me lembrar da sua vida e da minha. Partes das nossas vidas foram cortadas pelo passado. Fizemos coisas estúpidas que estragaram a beleza daquilo que Deus queria fazer. Entretanto, observe o que Deus fez. Ele nos salvou. Ao invés de nos descartar porque não correspondíamos ao que Ele queria, tomou-nos, incluindo nosso passado desfigurado, cortado, enferrujado e batido, e nos transformou em algo lindo.

Quando as pessoas nos virem, não acreditarão naquilo que éramos. E Deus nunca contará o seu segredo. Aleluia! Quando as pessoas olharem para você e pensarem que você é a pessoa que é, não lhes diga como você costumava ser. Diga apenas: “ Muito obrigado! O Escultor Chefe colocou Suas mãos em mim” . Deus pode tirar beleza de equívocos. Ele pode pegar o que você estragou e abençoar. Ele pode tomar aquilo que para você parecia impossível e transformar em algo lindo.

Em cada peça de pedra um escultor vê uma figura. Entretanto, nós nunca a vemos até que ele dê forma à peça. Enquanto vemos apenas um tronco velho numa árvore à margem da estrada, o escultor de madeira vê uma peça belíssima pela qual pagaríamos milhares de dólares para possuir. Muita coisa parece ser lixo para quem não é artista.

Cristo em você.

Eu me pergunto o que Deus vê quando olha para você. Creio que só vê Cristo. Paulo, quando escreveu aos Colossenses, proclamou que Deus queria dar a conhecer um ministério.

“... aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da

glória deste ministério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a

esperança da glória” (Colossenses 1:27).

O ministério é Cristo em você. Esta é a esperança da glória. Isso nos sugere, portanto, que a nossa tarefa não é colocar Cristo

(48)

dentro

de nós, mas

refleti-Lo.

Por favor, entenda

o que Deus vê

quando Ele olha para você, é Cristo.

A nossa tarefa não é colocar Cristo dentro de nós,

mas refleti-Lo.

A maioria das pessoas quer ser como Jesus. Isso não é o que Deus quer. Deus quer que todos nós sejamos como Cristo. Jesus veio para nos mostrar como Cristo se parece quando surge em forma humana. Entretanto, é Cristo que Deus quer. Deus vê Cristo em você. Esta é a esperança da glória -

Cristo em você.

Deixe-me explicar:

Cristo é a imagem de Deus. A palavra

imagem

não significa “ a essência do ser” . Cristo é a imagem de Deus. Isto significa que quando Deus o criou, criou-o à Sua imagem que é Cristo. E por isso que a Bíblia nunca nos chama “ Corpo de Jesus” . Jesus foi a manifestação humana do Cristo celestial. Deus nos fala, humanos na terra, com todas as nossas falhas e fraquezas: “ Vocês são o corpo de Cristo” .

Em outras palavras, Cristo está em nós. Em algum lugar Cristo está em mim. Cristo está em você. Deus sabe que Ele está lá. Sua imagem está lá. Por isso, Deus nos chamou Cristo.

Se formos a Deus e dissermos: “ Deus, por favor, me apresente o Seu povo” . Deus nos dirá: “ Claro. Aqui está Cristo” . Entretanto, diremos: “ Não. Não. Quero me encontrar com Cristo” . Então Deus responderá: “ Claro. Aqui está Cristo” , mostrando-nos a Igreja. Quando encontrarmos com Cristo, Deus nos mostrará a Igreja. Entretanto, não aceitamos isso, porque acreditamos que Cristo está no céu. Não, Ele não está. Jesus está no céu. Cristo está dentro de suas roupas, vivendo no corpo do crente. Cristo é a essência de Deus. Ele é o Próprio Deus.

Referências

Documentos relacionados

• Application window shortcut key (Tecla de atalho de janelas de aplicações): para abrir um menu rápido de opções no Auto Mode (Modo Automático) e no Easy Arrange. •

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros de água.. Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque

Aproveite as novas tecnologias que serão lançadas nos próximos anos para aumentar o tempo de produção e a disponibilidade global do equipamento (OEE, na sigla em inglês), reduzir

• Ponto de TV na sala e previsão para futuro cabeamento nos quartos;. • Ponto para máquina de lavar roupa na área

• Ponto para máquina de lavar roupa na área de serviço.. Planta-tipo ilustrada do apartamento de 33m², com sugestão

Com capacidade para 30 pessoas sentadas, o salão de festas do Vivaz é entregue completo e equipado para que você possa festejar com todos os que você gosta.. Perspectiva

• Infra para Wi-Fi no teto: melhor sinal por todo o apartamento.. • Infra para ponto de TV na sala e nos quartos (previsão para futuro

Assim como é útil utilizar um GPS quando estamos em uma cidade que não conhecemos muito bem, é importante utilizarmos o roteiro DMAIC para estruturarmos nosso projeto