• Nenhum resultado encontrado

Der Kindergarten (O infantário)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Der Kindergarten (O infantário)"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Erziehungsdirektion des Kantons Bern

Direction de

l'instruction publique du canton de Berne

Amt für Kindergarten, Volksschule und Beratung

Office de l'enseignement préscolaire et obligatoire, du conseil et de l'orientation 1

Der Kindergarten

(O infantário)

na parte alemã do

cantão de Berna

Informações

para os pais

(Sprachversion Portugiesisch)

(2)

2 Impressum:

Herausgeberin und Copyright:

Erziehungsdirektion des Kantons Bern

Amt für Kindergarten, Volksschule und Beratung www.erz.be.ch/akvb, akvb@erz.be.ch

(3)

3 Caros pais

Assim que o vosso filho/filha atingir os quatro anos de idade, em agosto entrará no infantário. A entrada para o infantário é um momento de especial importância para os pais e para os filhos. Trata-se da integração dos filhos num grupo mais numeroso de crianças e da entrada no ensino escolar obrigatório de 11 anos.

Os pais têm um papel importante no sucesso da frequência do infantário e no apoio e acompanhamento da criança na restante vida escolar.

Os pais devem encorajar a criança a ser independente e a fazer muitas coisas pessoalmente. Desta forma reforçamos a sua autoconfiança e facilitamos a sua entrada no infantário e consequentemente a convivência num grupo grande.

De modo a informar amplamente sobre o infantário, recolhemos as principais informações.

Desejamos aos pais e aos filhos uma boa entrada e integração no infantário!

(4)

4

Der Kindergarten (O infantário)

Comunidade de crianças

No infantário os vossos filhos vão integrar-se num grupo de crianças cujo nível de

desenvolvimento, idade, língua ou situação familiar são diferentes dos deles. No infantário as crianças crescem em comunidade, brincando e aprendendo. As crianças entre os 4 e 6 anos de idade estão integradas numa turma.

Educadores do infantário

A turma do infantário é orientada por um educador especializado que, consoante a situação, é apoiado por um educador suplementar. O educador identifica as capacidades e os interesses das várias crianças. O educador prepara materiais de jogo e de aprendizagem que lhes possibilitam novas experiências, apoiando e favorecendo ao mesmo tempo o seu

desenvolvimento. O educador orienta o seu trabalho no plano e objetivos do programa letivo.

Locais de jogo e de aprendizagem

No infantário as crianças encontram as condições adequadas ao jogo e aprendizagem. As crianças são motivadas a agir, experimentar e a criar com toda a autonomia. São apoiadas e orientadas nas suas atividades pelo educador.

Base jurídica

Com a alteração da lei do ensino público de agosto de 2013, o infantário é integrado no ensino obrigatório. O infantário passa a ser parte integrante do ensino obrigatório de onze anos e terá uma duração de dois anos. O infantário forma um nível de ensino independente, onde são transmitidos e combinados conhecimentos de atividades lúdicas e de aprendizagem sistemática.

Entrada

Todas as crianças que até 31 de julho concluam os quatro anos de idade darão entrada no infantário no mês de agosto1.

Os pais podem atrasar um ano a entrada da criança no infantário. Se os pais desejarem adiar por um ano a entrada da criança no infantário, devem requisitá-lo junta da entidade

competente da respetiva comuna. A Direção Escolar terá todo o gosto em apoiar os pais na tomada de uma decisão acertada para a criança.

Duração do infantário

A frequência no infantário é de dois anos. O período de frequência do ensino obrigatório varia consoante o desenvolvimento das crianças. A frequência no infantário pode durar

excecionalmente mais ou menos um ano. Assim sendo, a sua criança pode entrar um ano mais cedo ou um ano mais tarde no primeiro ano letivo da primária (1.º - 6.º ano). Por norma, esta decisão é baseada no nível de desenvolvimento e de aprendizagem da criança.

1

Para os anos letivos de 2013/14 e 2014/15 estão em vigor normas de transição que podem variar entre as várias comunas.

(5)

5

Duração e horários do infantário

O n.º de lições no infantário (45 minutos) depende do número de semanas de aulas na residência da criança. Se tiverem 38 semanas de aulas terão, por exemplo, entre 23 e 26 lições e se tiverem 39 semanas de aulas terão entre 22 e 25 lições. Neste número máximo de lições estão incluídos os intervalos das crianças. O volume máximo das lições para as

crianças no infantário (26 ou 25 lições) corresponde ao tempo de presença das crianças no primeiro ano letivo do ensino primário obrigatório. Em muitas comunas os horários dos

infantários estão coordenados com os primeiros anos da primária. O ensino tem uma duração de quatro lições, de segunda a sexta-feira da parte da manhã, com início e fim uniforme (tempos de bloco). O tempo de ensino durante a tarde pode variar.

Redução do tempo de ensino no primeiro ano do infantário

Durante o primeiro ano do infantário os pais têm a possibilidade de optar por os filhos

frequentarem o infantário durante um período de aulas mais reduzido. Se o desejarem devem comunicar esta intenção à entidade responsável da comuna de residência, durante a inscrição da criança no infantário. O período de aulas pode ser reduzido, no máximo, em um terço. O objetivo consiste em preparar a criança para o tempo de aulas completo.

A Direção Escolar decide sobre a organização e a forma de redução do tempo de aulas.

Ausências e dispensas

As crianças frequentam o infantário regularmente segundo o horário definido.

Em cada turma o educador aponta as ausências (faltas). Os pais devem comunicar aos educadores atempadamente as ausências (p. ex. devido a doença ou acidente da criança ou na família, mudança de residência ou consulta no médico e dentista), o mais tardar antes do início das aulas.

Para obter autorização para uma dispensa é necessário entregar um pedido com quatro semanas de antecedência, por escrito, na Direção Escolar, fundamentando o motivo da dispensa. As dispensas podem ser autorizadas, por exemplo, por motivos de celebrações de feriados religiosos, eventos familiares importantes, frequência do curso em língua e cultura materna (HSK).

Manhãs ou tardes livres

Os pais estão autorizados a não enviar as suas crianças no máximo cinco manhãs ou tardes por ano letivo para o infantário, informando sempre previamente o educador. Estas manhãs ou tardes livres não têm que ser justificadas. Estas manhãs ou tardes podem ser "gastas" separada ou conjuntamente.

Apoiar e favorecer o desenvolvimento das crianças

Aptidões e interesses das crianças

Ao entrarem para o infantário, as crianças têm necessidades, experiências e aptidões

diferentes. O educador avalia o desenvolvimento das crianças através da observação atenta e de uma conversa com os pais. Deteta, deste modo, os pontos fortes e as aptidões, as

fraquezas e os pontos fracos, os interesses e as necessidades de cada uma das crianças, compreendendo assim melhor o seu comportamento e as suas experiências. Estes elementos permitir-lhe-ão planear e organizar o trabalho no infantário.

(6)

6

Perturbações no desenvolvimento

É no infantário que se detetam muitas vezes perturbações no desenvolvimento de uma criança. Um apoio dirigido nesse sentido favorece o desenvolvimento e põe em marcha processos de aprendizagem.

As crianças que necessitem de apoios especiais em áreas específicas (por exemplo no desenvolvimento motor ou da fala) são complementarmente apoiadas por técnicos

especializados. Por norma estas medidas são colocadas em prática em parceria com os pais.

Exame médico

As crianças são examinadas no infantário pelo médico da escola ou por médico nomeado pela comuna. Os dentes das crianças também são regularmente examinados por um dentista. Estes exames são todos obrigatórios e gratuitos. Os pais serão informados se o médico identificar a necessidade de tratamentos. Os custos desses tratamentos são suportados exclusivamente pelos pais.

Integração

No infantário interagem crianças com diferentes aptidões, talentos, idiomas e origens sociais e culturais. Estas diferenças são encaradas como oportunidades de aprendizagem. As crianças aprendem umas com as outras e conjuntamente.

Alemão como segunda língua

As crianças que crescem rodeadas de vários idiomas encontram no infantário ofertas que as ajudam a aprender rápida e facilmente a gíria local e o idioma oficial. Mais medidas de apoio podem ser consultadas em:

www.erz.be.ch/hsk > Mehrsprachigaufwachsen

Escola de Dia

Complementarmente ao infantário existe em muitas escolas um programa de Escola de Dia. Este assegura o acompanhamento das crianças durante o meio-dia (com almoço) e durante a tarde após o final do horário do infantário. A frequência na Escola de Dia é voluntária. Os pais pagarão uma taxa mediante o respetivo rendimento e pagam os alimentos.

A Direção Escolar fornece informações sobre os programas oferecidos pelo estabelecimento de ensino. Informações gerais sobre a Escola de Dia podem ser consultadas em:

www.erz.be.ch/tagesschulen

Mais informações sobre o acompanhamento extrafamiliar (creches, centros de atividades pós-escolares, pais diários, etc.) podem ser consultadas em: www.gef.be.ch> Familie

Objetivos pedagógicos e métodos de trabalho

Programa

O trabalho no infantário é organizado de acordo com um programa que indica quais as competências e aptidões a estimular.

(7)

7

Competências sociais

No centro está o desenvolvimento da sociabilidade: estabelecer contactos, saber comunicar, saber ouvir, tentar compreender os sentimentos dos outros, respeitá-los, brincar e trabalhar em grupo, respeitar regras e resolver conflitos. As crianças aprendem a aceitar e a respeitar as regras da vida em sociedade. Aprendem a estabelecer em conjunto regras de convivência e a conciliar os seus interesses com os dos colegas do infantário. No plano escolar fala-se, neste caso, do desenvolvimento das competências sociais

Competências pessoais

No infantário também são estimuladas capacidades como a tomada de consciência de si próprio e do meio ambiente, a capacidade de se exprimir e de se abrir aos outros. As crianças contam experiências, ouvem histórias, aprendem novas noções. Aprendem a ouvir e a

observar com atenção e a exprimir o que apreendem. As atividades exercidas fazem sempre apelo aos sentimentos das crianças. O infantário estimula a expressão verbal e gestual, o gosto pelos jogos e pelo movimento, permitindo à criança desenvolver e aperfeiçoar as suas capacidades motoras. No infantário as crianças desenvolvem a sua capacidade de autonomia e a confiança em si próprias. Aprendem a gerir situações de sucesso e de insucesso e a melhorar a concentração e a persistência. Estas competências estão agrupadas no programa sob a noção de competências pessoais.

Competências no saber-fazer

No infantário as crianças também desenvolvem e aperfeiçoam as suas capacidades na sua relação com o meio ambiente: fazem experiências com diferentes materiais, descobrem e aprendem a conhecer e a manipular diferentes ferramentas, aparelhos e instrumentos de música. Alargam e assimilam as suas experiências com animais e plantas.

Também é feito um trabalho de reflexão sobre as suas experiências com os média. Aprendem a orientar-se na zona mais próxima e a familiarizam-se com as regras de circulação do código da estrada. São apoiadas na sua sede de aprender e na resolução dos problemas. Os seus progressos são reconhecidos e, se necessário, o educador de infância apoia as crianças na procura de soluções. Aprendem a reconhecer e a descrever relações e as leis que as

governam. Exercitam a memória. Neste contexto fala-se no programa do desenvolvimento das competências do saber-fazer.

Brincar e aprender

A atividade mais importante no infantário é o jogo. As crianças aprendem quando estão a brincar e brincam quando estão a aprender. A sala do infantário está arranjada e equipada de modo a oferecer as melhores possibilidades e estímulos para os mais variados jogos. Ao brincarem as crianças desenvolvem as suas competências, aprofundam e alargam as experiências e descobrem novos centros de interesse. Os jogos organizados pelo educador possibilitam a introdução de novas formas de jogo ou o treino de competências previamente determinadas. Os jogos praticados livremente dão às crianças a possibilidade de escolherem elas próprias os instrumentos e o tipo de jogo, são elas a decidir quais as crianças com quem querem brincar e quais as regras de jogo. O educador acompanha-as e apoia-as enquanto jogam.

Métodos de trabalho

As crianças podem desenvolver as suas aptidões de várias maneiras: participando em

projetos, grupos de trabalho, aprendendo canções e versos, vendo livros de imagens, ouvindo histórias e durante o exercício físico ao ar livre e no pavilhão desportivo.

(8)

8

Colaboração entre os pais e os educadores

Informação mútua

O infantário apoia a família na educação e na instrução das crianças. Expectativas e objetivos podem ser esclarecidos através de uma troca regular de informações e de conversas. O comportamento das crianças no infantário é muitas vezes diferente do comportamento em casa. Os pais e os educadores trocam observações e experiências a fim de melhor

compreenderem as crianças e de poderem, assim, apoiá-las e encorajá-las melhor.

Reuniões

Cada família é convocada para, pelo menos, um encontro por ano. Nestas reuniões são tratados assuntos como, por exemplo, o desenvolvimento, os avanços de aprendizagem e o comportamento laboral e social da criança.

Diversas formas de colaboração

O corpo docente contacta os pais logo no início do ano no infantário. Esse contacto tem como finalidade a criação de uma base sólida de colaboração para o futuro. O educador pode recorrer a diferentes formas de colaboração (p. ex. reuniões de pais, cartas aos pais, mesas-redondas, encontros organizados com os pais e com as crianças).

Visitas

Os pais devem visitar os filhos no infantário. Essas visitas devem ser feitas de acordo com o educador.

Transição do infantário para a primária

Colaboração

As crianças iniciam no infantário um caminho que prosseguirão na escola primária (1.º ao 6.º ano). O infantário e a escola têm objetivos comuns: desenvolvem nas crianças as

competências pessoais, sociais e as do saber-fazer. Ainda que os programas e as várias formas de ensinar e de aprender variem, o infantário e a escola primária realizam uma missão comum e empenham-se em facilitar às crianças a passagem de um para outro.

Transição para o 1.º ano do ensino primário

Por norma, todas as crianças transitam, após dois anos no infantário, para o primeiro ano do ensino primário. Em situações excecionais – especialmente devido ao estado de

desenvolvimento – as crianças podem transitar um ano mais cedo ou mais tarde para o primeiro ano do ensino primário. A transição é realizada no início do novo ano letivo.

(9)

9

Decisão sobre a carreira do ensino escolar

A transição do infantário para o ensino primário é uma decisão sobre a carreira escolar. A Direção Escolar toma esta decisão a pedido do educador do infantário e incluindo os pais na decisão. Se necessário, é possível incluir o Centro de Apoio de Educação cantonal nesta decisão.

Atribuição do nível

O educador avalia o nível de desenvolvimento e de aprendizagem das crianças com base em observações objetivas e nos trabalhos individuais de cada criança. As avaliações são

registadas numa atribuição do nível. Esta fornece informações sobre as competências pessoais, sociais e do saber-fazer de cada criança. Esta inclui informações sobre o comportamento, as capacidades e os avanços de aprendizagem da criança, bem como o pedido de transição para o primeiro ano do ensino escolar.

Durante uma reunião com os pais sobre a transição da criança para o primeiro ano do ensino escolar, a atribuição do nível é analisada em conjunto e entregue no final do ano. A atribuição do nível é guardada num arquivo de documentos do infantário e do ensino primário.

Competências

Pais

Os pais são obrigados a entregar os filhos no infantário segundo o horário estabelecido. Fora do infantário e no caminho de e para o infantário as crianças são da responsabilidade dos pais.

A colaboração com o educador e a Direção Escolar é obrigatória. Esta tem como intuito o apoio otimizado da criança.

Educadores

Em caso de dúvidas sobre o desenvolvimento das crianças, os pais podem e devem consultar o educador ou a Direção Escolar do infantário.

Direção Escolar

A Direção Escolar é responsável pela direção pedagógica e operativa da escola. Esta distribui as crianças pelas várias turmas e é responsável pela organização dos horários letivos e pela eventual redução do tempo das aulas no primeiro ano do infantário e pelas decisões sobre as carreiras escolares.

Comissão Escolar

A Comissão Escolar assegura que as crianças frequentem o infantário segundo a legislação em vigor no cantão e segundo os regulamentos comunais.

Serviço de Inspeção Escolar

(10)

10

Centros de Apoio de Educação

O Centro de Apoio de Educação regional aconselha os pais sobre as particularidades no desenvolvimento dos filhos e em questões especiais de educação,

www.erz.be.ch/erziehungsberatung

Conselhos para a educação das crianças podem ser consultados na brochura "Preparado para a escola; O que as crianças necessitam dos pais" em diversos idiomas:

www.erz.be.ch/fit-fuer-die-schule

Mais informações sobre o ensino escolar obrigatório podem ser consultadas em:

www.erz.be.ch/elterninfo

Referências

Documentos relacionados

- A Inscrição de novos alunos decorre a partir de Março de cada ano letivo, ficando os alunos beneficiários sujeitos às mesmas condições dos outros alunos no que diz

Com efeito, Portugal é o país europeu com a mais longa história de intercâmbio com o Japão e, na expectativa de reforçar e desenvolver para o futuro os laços de amizade destes 470

a) Nas operações de Cash Advance a crédito, incide uma taxa de 3,95% sobre o montante pedido (máximo 1.000€ de 4 em 4 dias nos levantamentos em ATM’s), acrescida de 2,90€

Já quanto ao parâmetro prosódico intensidade, para as variáveis analisadas juntamente para ambos os sexos (variação de intensidade durante o enunciado e média de intensidade da vogal

fragilidades e dos enormes desafios a serem enfrentados por aquelas regiões brasileiras. Mantiqueira e Bagé : a inserção dos projetos nas agendas dos governos municipais levou à

Examinar pacientes, avaliar as condições de saúde e estabelecer diagnóstico nos âmbitos somáticos, psicológicos e sociais; Requisitar exames subsidiários, analisando e

• Desenvolver o projeto de Educação para a Cidadania Democrática e para os Direitos Humanos: dar a conhecer o modelo de organização política e administrativa do Estado

É importante ressaltar que a via tireoidiana- psíquica é bidirecional, portanto, tanto alterações tireoidianas podem provocar sintomas depressivos ou exacerbar uma