• Nenhum resultado encontrado

Orientações para o Sucesso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Orientações para o Sucesso"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

para o Sucesso

C A P Í T U L O 2 2

R

R

e

e

g

g

r

r

a

a

s

s

P

P

r

r

á

á

t

t

i

i

c

c

a

a

s

s

p

p

a

a

r

r

a

a

a

a

E

E

f

f

i

i

c

c

á

á

c

c

i

i

a

a

(2)

Caso alguém deseje adquirir e/ou aperfeiçoar determinado Hábito, este deve ser dividido em procedimentos ordenados e cada procedimento praticado da maneira certa, na ordem certa, com Disciplina.

De modo geral, um conjunto de procedimentos pode ser explicitado sob a forma de Regras práticas simples, despretensiosas, capazes de permitir a qualquer um – a despeito da idade ou nível de instrução – adquirir novos Hábitos, por meio da disciplinada repetição dessas Regras práticas.

A Eficácia e sua prática devem ser um HÁBITO na Organização Odebrecht.

Para tanto, cada Integrante da Organização precisa seguir sempre as seguintes REGRAS PRÁTICAS PARA A EFICÁCIA:

1. USO DO TEMPO – planejar e bem administrar a distribuição do tempo disponível, que é o único recurso irrecuperável, identificando onde e quando reside a Oportunidade;

2. ENFOQUE NA CONTRIBUIÇÃO – dirigir a atenção para uma contribuição significativa para os Outros, corrigindo rapidamente os erros decorrentes de suas Decisões e transformando-os em Oportunidades para melhor DECIDIR e AGIR;

(3)

3. TORNAR PRODUTIVAS AS FORÇAS – construir a partir de suas forças, das forças de seus Companheiros de Trabalho, bem como da força das Circunstâncias, formulando continuamente para si próprio a Pergunta: Que resultado prometi a meu Líder e

negociei com ele?

4. CONCENTRAÇÃO NAS PRIORIDADES – focar sua atenção nas poucas Frentes nas quais um bom Desempenho poderá produzir grandes Resultados, orientando os esforços para a obtenção desses.

5. TRANSFORMAR A DECISÃO EM RESULTADOS – tomar Decisões, poucas, mas fundamentais, que tenham significado para o seu Negócio, decidindo e agindo sobre o Presente, ao mesmo tempo em que mentaliza o Futuro.

Depois de muito se ter exercitado na observância dessas Regras práticas, qualquer Pessoa acabará por absorvê-las e, dessa forma,

adquirir o Hábito da Eficácia; em suma, tornar-se-á um Ser Humano eficaz.

As Regras práticas apontadas são bastante simples. Para garantir que sejam bem compreendidas e evitar que o uso incorreto das mesmas conduza à formação de Hábitos nocivos, é prudente

(4)

discuti-1. USO DO TEMPO

Um Negócio tranqüilo é aquele que se fundamenta num Programa de Ação corretamente formulado, cujo Responsável planejou bem o USO DO TEMPO dele próprio e dos demais.

É tranqüilo, porque as Decisões e Ações acontecem nos momentos adequados e geram os Resultados pactuados.

Num Negócio assim planejado, tornam-se dispensáveis "heroísmos", "viradas" e atos "dramáticos" destinados a "tapar buracos". Afinal, a primeira condição para o BOM USO DO TEMPO – seu Planejamento – foi cumprida com seriedade.

A segunda condição para o bom uso do tempo é contar apenas com Profissionais altamente qualificados no número estritamente necessário.

Aqui, a chave do Sucesso reside na escolha do Profissional com o Perfil adequado para realizar as tarefas que precisem ser delegadas. Essa providência deve seguir o eixo Cliente Acionistas e envolver desde o Responsável de cada Centro de Resultados até os Representantes dos Acionistas.

(5)

No sentido Acionistas Cliente, a começar pelos Representantes dos Acionistas, deverão partir seguidos exemplos de enxugamento de Estruturas, como forma de reduzir a perda de tempo em interações inúteis que dificultem a obtenção dos Resultados.

Aliás, por esse motivo, o de eliminar interações inúteis:

 tem de ser respeitado o limite de três Âmbitos na Estrutura Organizacional; e

 os Apoios indispensáveis têm de manter-se à margem da Linha.

É preciso estar alerta contra o uso abusivo do termo Equipe.

O trabalho em Equipe de forma alguma exige que seus Integrantes permaneçam reunidos o tempo todo em um só local.

Trabalho em Equipe é aquele em que cada um sabe o que fazer por si só e cujas ações, integradas às dos demais, conduzam aos Resultados que a Equipe – na acepção correta da palavra – tenha pactuado. Essa é a única e verdadeira fonte de Sinergia.

(6)

2. ENFOQUE NA CONTRIBUIÇÃO

Determinado Responsável por Resultados é eficaz quando, permanentemente, se indaga e encontra a Resposta certa para a seguinte Pergunta:

- Como posso contribuir para melhorar os Resultados de meu Centro de Resultados, de minha Empresa e de minha Organização?

O enfoque na Contribuição, evidenciado pela Pergunta, é uma das chaves da Eficácia, pois contribuir é:

 identificar soluções que devem ser transmitidas a Todos os demais que delas necessitem;

 prever e preparar, hoje, as Decisões que terão de ser enfrentadas amanhã.

O enfoque na Contribuição fornece os quatro requisitos básicos de Relações Humanas eficazes, pois envolve:

 a Comunicabilidade;

 o autêntico trabalho em Equipe, traduzido no Espírito de Equipe;

(7)

e

 o empenho com o Desenvolvimento dos Outros, o TODO.

Para que o enfoque na Contribuição aconteça, é necessário o Espírito de Abertura; ou seja: os Seres Humanos precisam saber

lidar com o novo, ouvir opiniões diferentes e decidir com base em o que é o certo, mantendo-se alinhado à Visão de Futuro (Espírito

do Tempo).

A Comunicabilidade torna-se possível e realmente fácil quando a vontade de praticar o enfoque na Contribuição leva o Líder a perguntar a seu Liderado:

− Qual a contribuição que posso lhe oferecer para Você melhor contribuir com seu Centro de Resultados, sua Empresa e sua Organização?

− Quando Você irá necessitar de minha contribuição? – De que forma?

No caso específico das Perguntas dirigidas ao Liderado, cabe ainda indagar:

− O que podemos esperar de Você?

− Quais as contribuições pelas quais devemos considerá-lo Responsável?

(8)

− Qual o melhor uso para suas Virtudes, Conhecimentos, Competência e Habilidades?

Caso tais Perguntas se generalizem, inclusive entre os Apoios, ter-se-á de fato o autêntico trabalho em Equipe, sem a necessidade de que seus Integrantes permaneçam "o tempo todo reunidos".

Quem verdadeiramente se indaga como pode contribuir está a perguntar a si mesmo:

− Que Virtudes devo adquirir e/ou desenvolver?

− Que Conhecimentos, Competência e Habilidades devo ampliar, para contribuir mais e melhor?

− Que Atitudes devo mudar?

− Que Forças devo tornar mais produtivas, para aumentar meu

Desempenho no trabalho?

− Que Padrões de Desempenho devo estabelecer para Avaliar?

Uma Pessoa com Humildade e Coragem suficientes para formular essas Perguntas a si mesmo é um Ser Humano responsável, envolvido e comprometido com seu autodesenvolvimento.

(9)

Na medida em que encontre as Respostas que procura e execute as ações que essas Respostas venham a exigir, estará a fornecer o exemplo e a induzir os demais a Comportamentos semelhantes; em suma, irá contribuir para que Todos se desenvolvam.

A Tecnologia Empresarial Odebrecht visa buscar o que é certo para Todos, ao longo do eixo Cliente Acionistas.

Daí a necessidade de cada Líder identificar o que é o certo, em vez de procurar saber "quem está certo" ou "quem está errado".

Ao proceder dessa maneira, garantirá a Eficácia do relacionamento na Organização Odebrecht e entre os que a integram e cada Cliente.

O que é melhor para Todos, face à dinâmica empresarial, muda continuamente e torna praticamente inevitável a ocorrência de erros na tentativa de acertar.

Em vez de recearem decidir e agir, Todos devem ter em mente que:

o pior erro é a inação.

Os Liderados precisam de Rumo e, portanto, de um Líder comprometido com o exercício permanente da Pedagogia da Presença.

(10)

O Líder precisa de tempo para estar presente e oferecer a seus Liderados sua experiência e seu exemplo, principalmente no início do processo decisório.

Esta é a Razão pela qual o Líder deve combater sua natural tendência a constituir uma "burocracia" para lidar com o que ele possa achar "dominado" ou "secundário".

O Líder tem de aproveitar essa Oportunidade para formar Sucessores, ou seja, para desenvolver Pessoas de Conhecimento que – na lide diária com esses assuntos – possam adquirir Virtudes, Conhecimentos, Competência e Habilidades que lhes permitam tornar-se Empresários.

Para tanto, é preciso criar, implantar e operar um Sistema de Comunicação e Informações, fundado no diálogo pessoal e direto, que funcione nos dois sentidos: Fluxo e Refluxo.

3. TORNAR PRODUTIVAS AS FORÇAS

O Líder eficaz, consciente de que seus Resultados dependem do apoio dos demais, sabe de antemão que todos os Seres Humanos – inclusive ele mesmo – possuem Forças e Fraquezas e que nada se constrói sobre as Fraquezas.

O Líder sabe ainda que é impossível eliminar todas as Fraquezas de um Liderado. Sabe, porém, que essas Fraquezas podem ser

(11)

reduzidas e mesmo tornadas irrelevantes, se as Forças desse Liderado são ampliadas e tornadas Produtivas.

Para gerar Resultados, é indispensável que cada um aumente e torne mais Produtivas todas as Forças disponíveis, sejam:

 suas próprias Forças, as únicas que ele pode efetivamente controlar;

 as dos Liderados;  as dos Pares;  as dos Líderes;  as dos Clientes;

 as dos Fornecedores e demais Agentes Econômicos dispostos a atuar em Parceria; e

 em particular, a Força das Circunstâncias. Daí ser errado perguntar:

" O que aquela Pessoa é incapaz de fazer?"

O certo é perguntar:

(12)

Como, freqüentemente, o trabalho obriga o Ser Humano a conviver com Outros que possuem modos de ser, decidir e agir diferentes do seu, esse Ser Humano, em vez de perguntar-se:

" O que me desagrada nessa Pessoa?";

" Por que tenho antipatia por esse Liderado?";

" Será que ele é aceitável?",

deve indagar a si mesmo:

« Qual a Tarefa em que tal Pessoa poderá ser mais eficaz e produtiva?»

Em suma, é um equívoco pretender identificar "quem está certo" ou "quem está errado"; o importante é identificar o que é o certo.

4. CONCENTRAÇÃO NAS PRIORIDADES

Há uma Virtude muito rara, que o Líder deve identificar e valorizar em seus Liderados.

É a forma pela qual uma Pessoa de Conhecimento exerce, na prática,

a coragem de impor, ao tempo e aos acontecimentos, suas Decisões sobre o que realmente importa e faz diferença.

(13)

É a Virtude por excelência de um Líder, de um Ser Humano que se recusa a ser "escravo da fatalidade" e quer, de fato, dirigir sua Vida e os Destinos de seu Negócio;

em suma, ser «Agente de seu próprio Destino».

Para praticar, de maneira sistemática, essa Virtude, há regras muito simples de formular, embora muito difíceis de seguir:

1. esquecer o que deixou de ser Produtivo; 2. transformar problemas em Oportunidades; 3. realizar uma coisa de cada vez;

4. concentrar-se ao realizar todas as coisas ao mesmo tempo, por meio da Delegação Planejada a seus Liderados

e

5. ao delegar, ter mais Coragem que Análise.

5. TRANSFORMAR A DECISÃO EM RESULTADOS

Tomar Decisões é a Tarefa mais nobre do Líder, mas poucos se dão conta de que o Líder dedica a maior parte de seu tempo a transformar cada Decisão em Resultados.

Lembrar-se de que a Coragem, mais que a Análise, é a fonte dos Resultados.

(14)

Quem deseja ser Eficaz tem de tomar Decisões com Segurança e Critério.

Na Vida Empresarial, raramente a Verdade está à tona; jaz encoberta quase sempre pelas "aparências".

Separar o importante do "acessório" é pré-requisito para um Ser Humano Decidir com Eficácia: só assim poderá atuar sobre as

Causas, em vez de perder tempo com as "aparências" ou "sintomas". Ocorre que, mesmo quando bem determinadas as Causas sobre as quais atuar, antes de Decidir é preciso saber:

 em benefício de quem atuar;  com quem atuar;

 quando atuar.

Dos comentários precedentes, grave equívoco é concluir que as Decisões devam ser "longamente maturadas".

Conforme foi observado, na Área Operacional, a Coragem de agir, mais do que a Análise, é o fundamento do Sucesso.

A Decisão tomada na Área Operacional, para ser Eficaz, deve visar mais ao Impacto nos Resultados do que à Técnica.

(15)

que nenhuma, desde que venha a ser corrigida, se for o caso, o mais rapidamente possível.

Assim como ocorre com o Líder da Grande Empresa, o Líder da Pequena Empresa tem de estabelecer com os respectivos Liderados um Diálogo onde revele a disposição e a capacidade de HOJE (= sempre):

 resolver os problemas do Cliente, de cada Liderado e dos Acionistas

e

 converter todos esses problemas e os seus próprios em Oportunidades.

Oportunidades que estimulem o Crescimento de sua Empresa e o Desenvolvimento dos Seres Humanos que lidera, além do dele mesmo.

Portanto, HOJE (= sempre), o Líder autêntico precisa estar capacitado para, ao mesmo tempo, com relação a sua Empresa:  identificar e realizar o potencial de Crescimento de sua

Empresa;

 tornar eficiente e produtiva a Estrutura atual (Seres Humanos + Negócios + Comunicação)

(16)

Essas três Responsabilidades do autêntico Líder são inseparáveis porque constituem equações simultâneas que precisam estar resolvidas HOJE (= sempre).

Tais equações devem ser solucionadas ao mesmo tempo, por intermédio dos seguintes Preceitos da Tecnologia Empresarial Odebrecht, cuja prática irá conduzir ao progressivo aumento da Produtividade dos seus Líderes:

1. o Desenvolvimento do Ser Humano (Discípulo) é o ponto de partida e o ponto de chegada do dever de Servir dos Líderes da Organização Odebrecht;

2. a Educação, o Treinamento e a Formação de novos e melhores Empresários e Equipes são os meios de que os Líderes dispõem para levar à prática o dever de Servir, hoje, amanhã e sempre; 3. o Empresário da Organização Odebrecht, em vez de ter

compromissos com Pessoas, tem compromissos com os Princípios, Conceitos e Critérios que integram a Tecnologia Empresarial Odebrecht;

4. os Resultados econômicos são apenas um meio para promover o Desenvolvimento dos Seres Humanos e o Crescimento orgânico das Empresas;

(17)

5. as Oportunidades, os Resultados e, em grande medida, os Recursos Materiais só existem fora das Empresas da Organização; dentro dessas existem apenas problemas e Custos; 6. os problemas de nossos Clientes devem ser tratados por meio da

identificação de suas Causas e de sua transformação em Oportunidades;

7. os Resultados são gerados mediante o aproveitamento ético e moral de Oportunidades que possam ser transformadas em Negócios vantajosos para o Cliente, a Comunidade, os Acionistas e os que Servem;

8. faz parte inseparável desse aproveitamento ético e moral a segurança no Trabalho, a conservação do Meio Ambiente e a promoção do bem-estar da Comunidade;

9. para produzir Resultados é necessário tornar eficaz e contributiva a própria Equipe, quanto ao uso produtivo do Patrimônio Moral e Material dos Acionistas;

10. os Resultados são conquistados na medida em que o Cliente é Servido e satisfeito;

11. qualquer posição de Liderança sobre os Concorrentes é transitória ou, ao menos, de curta duração;

(18)

13. o que existe pode estar distribuído de forma errada e está à espera de quem o remaneje para torná-lo mais Produtivo;

14. a capacidade de Concentração é a chave para o Empresário fazer uma coisa prioritária de cada vez; e

15. a capacidade de Delegação é a chave para o Empresário fazer todas as coisas prioritárias ao mesmo tempo.

As Responsabilidades do Empresário para com o Presente e o Futuro podem ser equacionadas de maneira simultânea, caso o Líder formule a si mesmo, continuamente, a pergunta-chave:

− − −

Como identificar e realizar plenamente o potencial de meus

Liderados?

e cumpra a única Resposta certa.

Assim deve proceder sempre o Líder Autêntico, porque coerente com o seguinte Princípio Filosófico da Organização Odebrecht:

o Ser Humano é a origem e o fim de todas as ações na Sociedade, e seu Trabalho o meio primordial de Sobrevivência, Crescimento e Perpetuidade da Espécie.

Referências

Documentos relacionados

mação das diferenças para proteção de direitos; o ativismo em direitos humanos enquanto ativida- de ou iniciativa capaz de trazer a paz aos seres humanos; a importância do

A Tabela 6 identifica as categorias de CI mais empregadas nos estudos investigados. Percebe-se que as categorias empregadas referem-se a categorias que mesclam a

Nosso estudo visa à descrição de uma série de 194 pacientes com fraturas faciais, avaliando a epidemiologia dos pacientes acometidos por essas fraturas, as

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

O Instituto Sócrates Guanaes, a partir do dia 14 de abril de 2014, iniciou suas atividades de gestão no Hospital Estadual Azevedo Lima, porém apenas esse mês iniciou-se a

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que

O produto a ser ofertado pela MultiFit Gourmet será um tipo de alimentação voltada para pessoas que fazem musculação, que precisam se alimentar de maneira

Corporate Control and Policies Page 12 UNIVERSIDAD DE PIURA UNIVERSIDAD DEL PACÍFICO UNIVERSIDAD ESAN UNIVERSIDAD NACIONAL AGRARIA LA MOLINA UNIVERSIDAD NACIONAL