• Nenhum resultado encontrado

Quanto custam as matrículas e mensalidades na UFFS? Nada! A UFFS é pública e, portanto, não cobra matrículas ou mensalidades.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quanto custam as matrículas e mensalidades na UFFS? Nada! A UFFS é pública e, portanto, não cobra matrículas ou mensalidades."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) prorrogou em uma semana as inscrições para o Processo Seletivo. O prazo, agora, vai até o dia 23.

Quem quer ser aluno de um dos cursos de graduação da UFFS a partir de 2011 e já fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 ou 2010, precisa se inscrever no Processo Seletivo da instituição. As inscrições devem ser feitas pelo site da instituição (www.uffs.edu.br).

A inscrição é gratuita. Não há uma nova prova feita pela universidade, mas o candidato precisa se increver no Processo Seletivo da UFFS.

Além de responder a um questionário, o candidato deverá escolher entre os 33 cursos diferentes nos cinco campi da instituição: Chapecó (SC), Erechim e Cerro Largo (RS), Laranjeiras do Sul e Realeza (PR). São, ao todo, 2.160 vagas disponíveis.

Tire suas dúvidas

Quanto custam as matrículas e mensalidades na UFFS?

Nada! A UFFS é pública e, portanto, não cobra matrículas ou mensalidades.

Quando estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo da UFFS?

As inscrições estão abertas de 19 de novembro de 2010 a 23 de janeiro de 2011.

(2)

Como posso fazer a inscrição?

Os candidatos podem fazer a inscrição pela página da UFFS na internet: www.uffs.edu.br.

Quanto custa a inscrição? A inscrição é gratuita.

A UFFS aplica uma prova depois do Enem?

Não, a única prova que o candidato precisará fazer é o Enem. Mesmo com o Enem realizado, é necessário fazer a inscrição para o Processo Seletivo da UFFS.

Como funciona o Processo Seletivo da UFFS?

A nota do Enem é o referencial básico para o ingresso na UFFS. O candidato precisa fazer a inscrição no Processo Seletivo da UFFS. Depois, com os índices mínimos alcançados no Enem, a instituição aplica o fator escola pública: uma bonificação ao candidato de acordo com o número de anos estudados em escola pública no ensino médio. A classificação é resultado da nota do Enem multiplicada pelo fator escola pública.

Como é essa bonificação? O que é o fator escola pública?

Funciona assim: se o estudante fez os 3 anos do ensino médio na escola pública ele acresce 30% na nota alcançada no ENEM; se cursou 2 anos de escola pública tem direito a 20% e se cursou 1 ano, 10%.

A UFFS participa do Sistema Unificado de Seleção (Sisu) do Ministério da Educação (MEC)? Não, a UFFS não participa do Sisu. Portanto, se o candidato quiser concorrer a uma das vagas da UFFS, precisará se inscrever no Processo Seletivo próprio da universidade.

Quem pode concorrer a uma das vagas da UFFS?

Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio (ou quem não tenha concluído o ensino médio, mas tenha direito  a certificação do Enem. A certificação deverá ser buscada na

Secretaria Estadual de Educação ou nos Institutos Federais) e tenha feito a prova do Enem em 2009 ou em 2010. Para concorrer, o candidato ainda precisará inscrever-se no Processo

(3)

Quem tem direito a certificação pelo Enem?

Concluintes do ensino médio que, no dia da prova, tenham completado 18 anos e tenham alcançado no mínimo 400 pontos em cada uma das quatro áreas de provas do Enem e 500 pontos na redação. A certificação deve ser buscada na Secretaria de Estado da Educação ou nos Institutos/ Centros Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Mais informações sobre a certificação podem ser buscadas no site do Enem (http://www.enem.inep.gov.br/ ).

Fiz o Enem 2009 e o Enem 2010. Qual dos dois valerá para o Processo Seletivo da UFFS? No ato da inscrição o candidato escolherá uma das edições do exame para a pontuação.

Não tenho condições de me sustentar cursando uma graduação. A UFFS pode me ajudar? A UFFS dispõe de um programa de bolsas com duas modalidades: Permanência e Iniciação Acadêmica. Ambas utilizam a vulnerabilidade social para a seleção. A de Iniciação Acadêmica é oferecida aos acadêmicos que têm disponíveis 20 horas semanais para desenvolver estudos com a orientação de professores. A Permanência estará disponível para alunos que não dispõe do tempo semanal para as atividades acadêmicas.

Quero entrar na UFFS, mas não posso iniciar as aulas no primeiro semestre de 2011. Posso participar do Processo Seletivo no meio do ano?

Não, a UFFS tem somente um Processo Seletivo por ano. Alguns cursos iniciam as aulas no início do ano e outros no segundo semestre. Em ambos os casos, o candidato precisa passar pelo Processo Seletivo que tem as inscrições de 19 de novembro de 2010 a 16 de janeiro de 2011.

Existe alguma outra forma de ingresso nos cursos de graduação da UFFS?

Sim. Em momentos oportunos a UFFS divulga os editais de ingresso para Aluno Ouvinte, Aluno Especial, Transferência Externa ou Ingresso de Graduado.

Onde consigo mais informações sobre o Processo Seletivo e os cursos? No site da UFFS: www.uffs.edu.br ou pelos telefones:

Campus de Chapecó – Secretaria Acadêmica (49) 3322-3969 Campus de Erechim - Secretaria Acadêmica (54)3522-0407 Campus de Cerro Largo – Secretaria Acadêmica (55) 3359-3423 Campus de Realeza – Secretaria Acadêmica (046) 3543-3434

(4)

Quais os cursos disponíveis, os horários, quando são oferecidos e em quais cidades? Administração

Chapecó (1o – Diurno – 52 vagas e 2o – Noturno – 52 vagas)

Arquitetura e Urbanismo

Erechim (1o – Diurno – 50 vagas)

Engenharia de Aquicultura

Laranjeiras do Sul (1o - Diurno – 52 vagas)

Agronomia

Chapecó (2o- Diurno – 53 vagas), Cerro Largo (1o - Diurno – 52 vagas), Erechim (1o - Diurno – 50 vagas) e Laranjeiras do Sul (1o - Diurno – 52 vagas).

Ciência da Computação

Chapecó (1o- Diurno – 50 vagas e 2o- Noturno – 52 vagas).

Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial

Cerro Largo (1o - Diurno – 50 vagas) e Laranjeiras do Sul (1o - Noturno – 53 vagas).

Enfermagem

Chapecó (1o- Diurno – 41 vagas).

Engenharia Ambiental e Energias Renováveis

Chapecó (1o- Diurno – 52 vagas), Cerro Largo (1o - Diurno – 52 vagas) e Erechim (2o- Diurno – 50 vagas).

(5)

Laranjeiras do Sul (1o - Diurno – 50 vagas).

Licenciatura em Ciências: Biologia, Química e Física

Cerro Largo (1o - Noturno – 150 vagas) e Realeza (1o - Noturno – 150 vagas).

Licenciatura em Educação do Campo

Laranjeiras do Sul (1o - Diurno – 30 vagas e 2o - Noturno – 30 vagas).

Licenciatura em Filosofia

Chapecó (1o – Diurno – 30 vagas e 2o – Noturno – 50 vagas) e Erechim (1o - Noturno – 50 vagas).

Licenciatura em História

Chapecó (1o – Diurno – 50 vagas e 2o – Noturno – 52 vagas) e Erechim (1o - Noturno – 50 vagas).

Licenciatura em Geografia

Chapecó (1o – Diurno – 30 vagas e 2o – Noturno – 50 vagas) e Erechim (1o - Noturno – 50 vagas).

Licenciatura em Sociologia

Chapecó (1o – Diurno – 50 vagas e 2o – Noturno – 50 vagas) e Erechim (1o - Noturno – 50 vagas).

Licenciatura em Pedagogia

Chapecó (1o – Diurno – 50 vagas e 2o – Noturno – 52 vagas) e Erechim (1o - Noturno – 50 vagas).

Licenciatura em Português e Espanhol

Chapecó (1o – Diurno – 30 vagas e 2o – Noturno – 33 vagas), Cerro Largo (1o – Noturno – 32 vagas) e Realeza (1o - Noturno – 34 vagas).

(6)

Nutrição

Realeza (1o – Diurno – 44 vagas).

Medicina Veterinária

Realeza (1o – Diurno – 50 vagas).

Referências

Documentos relacionados

Entretanto, indo além dessas questões, lançando-se na diluição de categorias postas como música, ruído e som, trata-se aqui de pensar se a relação entre som e cor pode ampliar

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Apenas no quinto dia útil (ou dia mais próximo que o professor responsável pelo estágio estiver na universidade) nos meses de junho e novembro, ao concluir as

Por conseguinte, o fabricante não assume a responsabilidade por quaisquer efeitos adversos que possam ocorrer com o manuseamento, armazenamento, aplicação, utilização, utilização