• Nenhum resultado encontrado

FVA - FACULDADE DO VALE DO ARARANGUÁ PROGRAMA DE BOLSAS UNIVERSITÁRIAS DE SANTA CATARINA UNIEDU

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FVA - FACULDADE DO VALE DO ARARANGUÁ PROGRAMA DE BOLSAS UNIVERSITÁRIAS DE SANTA CATARINA UNIEDU"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

FVA - FACULDADE DO VALE DO ARARANGUÁ

PROGRAMA DE BOLSAS UNIVERSITÁRIAS DE SANTA CATARINA – UNIEDU

CHAMADA PARA CADASTRAMENTO E ATUALIZAÇÃO DOS DADOS

DE ESTUDANTES NO PROGRAMA UNIEDU

EDITAL 01/2015 - COMISSÃO TÉCNICA FVA - BOLSAS SEMESTRAIS CONCEDIDAS

COM RECURSOS DO ARTIGO 170/SC

Estabelece critérios para inscrição e seleção de estudantes de graduação, candidatos a bolsas de estudo em caráter semestral, concedidas nos termos da Lei Complementar nº 281/05, da Lei Complementar n. 296/05 e da Lei Complementar n. 420/08, que regulamentam o Art. 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina. A abertura do Cadastro Geral possibilita também, a inscrição de candidatos para suplentes na modalidade da bolsa FUMDES/Artigo 171, do Programa UNIEDU.

A FVA - Faculdade do Vale do Araranguá pessoa jurídica de direito privado, com sede na Avenida Getúlio Vargas, nº415, Centro, Araranguá, Estado de Santa Catarina, inscrita no CNPJ sob o n° 07.244.722/0001-30 através de sua Diretora Geral e da Comissão Técnica, com base no que dispõe as Leis Complementares Nº 281/2005 de 20/01/05, 296/2005 e 420/2008 da Constituição do Estado de Santa Catarina, RESOLVE tornar público o presente Edital que estabelece os critérios de inscrição e seleção para obtenção de bolsa de estudo semestral do Artigo 170 - Primeiro Semestre de 2015 para estudantes regularmente matriculados nos Cursos de Graduação da FVA. A abertura do Cadastro Geral no período de 12/02/2015 a 16/03/2015 possibilita também, a inscrição de candidatos para suplentes na modalidade da bolsa FUMDES/Artigo 171, do Programa UNIEDU.

1. DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO

 Esteja REGULARMENTE MATRICULADO no 1º semestre de 2015 em Curso de Graduação da FVA.

 NÃO receba bolsa de estudo institucional (FVA), entidades públicas ou privadas, auxílio educacional da empresa onde trabalha ou de qualquer natureza. Salvo os financiamentos de mensalidades públicos ou privados.

 NÃO tenha reprovação no número igual e/ou superior a 3 (três) disciplinas no semestre anterior;  NÃO tenha diploma de curso Superior de Graduação, exceto o de licenciatura curta;

(2)

( R$ 788,00 x 3 = 2.364, 00);

 TER DISPONIBILIDADE de no mínimo 20 (vinte) horas semestrais para PARTICIPAR de programas e projetos sociais, com visão educativa (Programa Voluntariado), orientados pela FVA;

 NÃO ter sido aplicada penalidade que impeça a participação em novos processos seletivos pela Comissão de Fiscalização, ao julgar denúncia de falsificação de documentos e/ou omissão de informações atribuídas ao candidato em processos seletivo anteriores;

 NÃO estar inadimplente com a participação em programas e projetos sociais, com visão educativa, caso tenha recebido Bolsa de Estudo do Art. 170 no semestre anterior.

2. DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição será realizada no período de 12/02/2015 a 16/03/2015, até as 23 horas e 59 minutos, observado o horário oficial de Brasília – DF, no site www.uniedu.sed.sc.gov.br

 O cadastramento do estudante no UNIEDU está aberto desde 20/01/2015. A FVA abre inscrições mediante deferimento de participação no Programa a partir desta data, 12/02/2015, após o Parecer E/07/SED, de 09/02/2015.

3. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

3.1 Inscrição no site: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/graduacao/cadastramento/ para novos candidatos e candidatos já cadastrados em semestres anteriores ( ATUALIZAÇÃO e/ou confirmação de dados no sistema). a. Todos os passos devem ser lidos no site antes do preenchimento.

b. Após a confirmação de leitura das informações, o candidato é redirecionado para a caixa inicial de acesso. Se for sua primeira vez, deverá cadastrar seu n. de CPF e senha para preenchimento de formulário e confirmação por email.

c. Os candidatos já cadastrados deverão realizar login com CPF e senha e prosseguir a inscrição.

d. A inscrição deverá ser realizada por meio de Declaração Familiar (grupo de residentes na mesma casa, contribuindo ou não na renda familiar) ou Declaração Individual (em caso do candidato morar sozinho). e. Confirme seu cadastro de inscrição com atenção, e-mail inserido e senha/CPF, eles são seu único acesso. f. IMPRIMA o formulário de inscrição, o qual será entregue com assinatura do candidato junto à

documentação exigida.

(3)

Os acadêmicos pré-classificados em lista divulgada pela Comissão do Edital nos murais e site da IES deverão apresentar os seguintes documentos:

4.1 Relativo à regularidade acadêmica:

a) Formulário Eletrônico de Inscrição impresso e assinado.

b) Documento que comprove estar regularmente matriculado em Curso de Graduação da FVA no 1º semestre letivo do ano de 2015 (Retirado na Secretaria Acadêmica);

c) Espelho acadêmico do último semestre cursado (Retirado na Secretaria Acadêmica);

d) Se bolsista do semestre anterior: Declaração com a assinatura e carimbo da instituição onde o bolsista realizou as atividades socioeducativas; quadro de horas de atividades e Relatório de Atividades solicitado pelo Coordenação do Programa na FVA.

4.2 Relativo à IDENTIFICAÇÃO da composição do grupo familiar:

Será entendido como grupo familiar os pertencentes à mesma família, que residam no mesmo endereço.

a) Cópia da Carteira de Identidade ou Certidão de nascimento (no caso de menores), de todos os membros do grupo familiar, incluindo o aluno/candidato, declarados no Formulário de Inscrição.

b) Cópia da Certidão de Casamento, Escritura Pública de União Estável, Declaração de União Estável ou Declaração de Solteiro(a) registrada em cartório (ver modelos de declarações em anexo).

c) Cópia da Comprovante de separação ou divórcio, Declaração de separação registrada em cartório ou certidão de óbito.

d) Declaração do Imposto de Renda ou Declaração anual de isento.

4.3 Comprovantes da Renda Bruta do grupo familiar:

 Comprove renda per capita familiar igual ou menor que 3 (três) salários mínimos: (R$ 788,00 x 3 = 2.364, 00);

– Empregados: Carteira de trabalho atualizada; recibo de salário completo, holerite ou contra-cheque; – Autônomos:

 Decore (expedido por profissional de contabilidade habilitado) ou no caso de renda informal, declaração firmada por duas testemunhas, registrada em cartório, com data atual, informando a renda mensal e atividade exercida.

(4)

 No caso de “Agricultor ou Pescador” apresentar declaração de renda média mensal, emitida pelo sindicato da categoria.

 Pequenos agricultores (ver documento Anexo I).

 No caso de trabalhador informal, declaração firmada por duas testemunhas, registrada em cartório, com data atual, informando a renda mensal e atividade exercida.

– Micro e Pequenos Empresários:

 Cópia do contrato social e balanço financeiro da empresa.

 Última Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica.

 Decore (expedido por profissional de contabilidade habilitado).

– Pensionistas e Aposentados: Comprovante de recebimento da pensão ou aposentadoria ou extrato de pagamentos e benefícios (poderá ser extraído do site do INSS http://www.previdenciasocial.gov.br).

– Desempregados ou do lar:

 Cópia da baixa na Carteira Profissional.

 Declaração emitida pela previdência comprovando que não possui vínculo empregatício e que não recebe benefício.

 Declaração de próprio punho, com data atual, que não exerce atividade remunerada, assinada por duas testemunhas e registrada em cartório.

4.4 Renda Agregada:

 Em caso de renda agregada, apresentar declaração do doador informando o valor doado.

ATENÇÃO: Entende-se como renda bruta mensal familiar a soma de todos os rendimentos auferidos por todos os membros do grupo familiar, composta do valor bruto de salários, proventos, gratificações eventuais ou não, pensões, aposentadorias, benefício sociais, comissões, pró-labore, outros rendimentos do mercado informal ou autônomo, rendimentos auferidos do patrimônio, e outros.

4.5 DESPESAS do grupo familiar: (Apresentar cópias e originais)

 Comprovantes de água, luz, telefone (O mesmo será utilizado como comprovante de residência).  IPTU, condomínio, e financiamento habitacional.

 Se o imóvel for cedido, apresentar declaração do respectivo proprietário, registrado em cartório.  Contrato de aluguel ou declaração do proprietário do imóvel comprovando a referida locação.

(5)

 Comprovante do pagamento de mensalidade do aluno candidato e de mensalidade de curso (ensino fundamental, médio ou superior), referente a outros dependentes da renda do grupo familiar.

 Comprovante de pagamento de despesas com transportes para deslocamento até a Faculdade.

 Se transporte cedido, apresentar Declaração do órgão concedente com CNPJ e Carimbo da Entidade/Empresa.

 Portador de deficiência física ou que tiver invalidez permanente: laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, nos termos do art. 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças, quando for o caso. Documento do órgão previdenciário reconhecendo a invalidez permanente do candidato, quando for o caso.

 Doenças crônicas: comprovação por meio de laudo médico com validade máxima de 6 meses e ainda as notas fiscais referentes às despesas mensais com medicação.

OBS.: Será entendido como grupo familiar os pertencentes à mesma família, que residam no mesmo endereço. ATENÇÃO !

O candidato deverá apresentar os documentos originais e uma fotocópia para autenticação pela Instituição de Ensino de todos os documentos requeridos. A apresentação de outros documentos necessários para a melhor comprovação dos dados poderão ser solicitados pela comissão.

5 . CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO PARA A BOLSA DE ESTUDO

O Processo de Classificação compreenderá TRÊS ETAPAS:

5.1 Etapa 1 – Análise dos dados e informações do candidato, pelo sistema de acordo com a fórmula de avaliação para cálculo do Índice de Carência (IC) regulamentada na Portaria 37/SED/2014 que pode ser observada no Documento Anexo II.

OBS.: DESEMPATE: Os itens f) e g) do Art. 3º da Lei Complementar Nº 281 sobre recursos Art. 170, define a fim de desempate: ser a primeira graduação de nível superior cursada pelo aluno, desconsideradas para esse fim as de licenciatura curta, e, respectivamente, ter desempenho escolar no semestre letivo antecedente.

Ficará sob responsabilidade da Comissão de Seleção na IES a comprovação do IA – Índice de Aproveitamento Semestral, porque esse não faz parte do cálculo no sistema online e poderá ser utilizado em caso de desempate, sendo peso 0.9 para aproveitamento > 7.5 e índice = 1 para < 7.

(6)

ATENÇÃO: A FVA divulgará a relação de todos os inscritos com a classificação e respectivo Índice de Carência (IC) e fará a convocação dos candidatos pré-selecionados para entrega de documentos comprobatórios.

5.2 Etapa 2 – Entrega dos documentos comprobatórios: A Comissão poderá realizar recebimento da documentação concomitantemente ao período de inscrições. A análise dos formulários e documentos apresentados será realizada de acordo com os seguintes critérios, nesta ordem, com caráter eliminatório:

1º Se TODA a documentação foi devidamente entregue no prazo estipulado.

2º A compatibilidade entre as informações prestadas pelo candidato e as constantes nos documentos. 3º O grau de carência.

4º Se o candidato é portador de necessidades especiais ou invalidez permanente, devidamente comprovadas. 5º O desempenho acadêmico em semestres anteriores.

5.2.1 A Comissão poderá solicitar quaisquer outros documentos que julgar necessários à comprovação das informações prestadas pelo candidato.

5.3 Etapa 3 – Os candidatos pré-classificados passarão por ENTREVISTA com Assistente Social e Comissão de seleção.

ATENÇÃO: Não será permitida a retificação de informações ou a entrega de documentação fora do prazo estabelecido no presente edital, conforme Cronograma no item 7.

6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

a. Cabe à Comissão Técnica criada no âmbito da Instituição de Ensino Superior e constituída na forma do Art. 3º da Lei 281 de 20/01/2005, a avaliação do grau de carência dos acadêmicos e a escolha dos beneficiados para as Bolsas de Estudo, mediante critérios objetivos, fixados pela comissão, expressos neste Edital.

b. A bolsa de estudo será distribuída conforme Índice de Carência Financeira, comprovado através dos documentos apresentados pelo candidato, de acordo com a legislação vigente e pelas condições estabelecidas no presente Edital.

c. Terão prioridade no processo de seleção os portadores de necessidades especiais ou invalidez permanente, devidamente comprovadas.

d. O valor do benefício concedido ao acadêmico economicamente carente será de 25 a 55% do valor da mensalidade por ele devida, conforme o seu grau de carência, definido pela Instituição, em conforme a Lei Complementar N° 420, de 01/08/2008 e conforme o repasse Estadual.

(7)

e. Em cumprimento à Lei Complementar nº 281/2005, Lei Complementar n° 296 e Lei Complementar n° 420 e ao convênio firmado com a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina a Bolsa, beneficiará o aluno selecionado com no máximo seis parcelas da semestralidade, para o semestre especificado neste edital.

f. O acadêmico economicamente carente, portador de necessidades especiais devidamente comprovadas, ou que tiver comprovada a sua invalidez permanente, receberá bolsa de estudo ou de pesquisa para pagamento integral da sua mensalidade (100%), observados os limites quanto ao número de parcelas especificado no item 3.4.

g. Para os candidatos que receberam a bolsa no semestre anterior, além da comprovação de carência será avaliado o comprometimento e a eficácia do candidato na participação no projeto de extensão institucional e cumprimento das 20 horas no Programa Voluntariado.

7. CRONOGRAMA

O processo de inscrição e classificação da Bolsa de Estudo Artigo 170 para o 1º (Primeiro) Semestre de 2015 obedecerá o seguinte cronograma:

a. Inscrições no período de 12/02/2015 a 16/03/2015 no site:

http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/graduacao/cadastramento/.

b. Todos os inscritos deverão apresentar a Documentação Comprobatória no período de 24/02 a 20/03/2015. Esta etapa pode ser realizada concomitantemente ao período de inscrições. Horário: das 13h30min às 17:00h e das 18h30min às 21:30h na Coordenação de Apoio ao Estudante – Caes.

c. Divulgação dos horários de ENTREVISTA dos candidatos: A partir de 23/03/2015. 8. DO RESULTADO FINAL

A relação final dos candidatos aprovados será divulgada via internet e mural da FVA, homologados com parecer final da Comissão Técnica.

a. O cumprimento dos repasses fica condicionado à confirmação do montante de recursos que será destinado para a Faculdade, por parte do Governo do Estado de Santa Catarina.

b. Tendo em vista que o valor do repasse correspondente às bolsas de estudo previstas neste edital é definido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, serão selecionados os candidatos à bolsas de estudo de acordo com a classificação obtida (maior grau de carência), de forma que o valor repassado pelo Poder Público seja integralmente distribuído para os alunos, ressalvado o percentual destinado às bolsas de pesquisa.

(8)

 Em caso de empate no índice de carência, terão prioridade os candidatos que apresentarem as seguintes condições, nesta ordem: Apresentar melhor desempenho acadêmico; estar matriculado em período integral; ter maior número de dependentes e por último, ter idade mais avançada;

9. DOS IMPEDIMENTOS PARA PARTICIPAÇÃO DO PROCESSO

Caracterizam-se como motivos suficientes para exclusão dos acadêmicos inscritos e sua consequente desclassificação, a ocorrência de qualquer das seguintes situações:

 Não estar regularmente matriculado ou possuir curso superior, exceto licenciatura curta;

 Apresentar a documentação incompleta;

 Falta de veracidade nas informações.

 Possuir auxílio financeiro para custear seus estudos, como FIES, Convênio de bolsas e outros.

Ter renda per capita familiar superior a exigida no presente Edital.

 Apresentar incoerência entre os dados informados e os documentos apresentados.

 Estar matriculado apenas em disciplinas isoladas.

 Não comparecer à entrevista.

 Não ter comprovado a participação em programas e projetos sociais nos termos do art. 2º item V da Lei Complementar 281/05, em caso de alunos beneficiados em semestre anterior.

 Ter sido aplicada penalidade que impeça a participação em novos processos seletivos pela Comissão Técnica e de Fiscalização

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

a. Ao preencher o formulário online, o candidato declara-se ciente das normas do processo seletivo, bem como aceita as decisões que possam ser tomadas pela Comissão Técnica em casos omissos e situações não previstas neste Edital.

b. Em virtude da natureza do processo seletivo, em nenhum caso caberá recurso das decisões tomadas pela comissão.

c. O presente Edital tem validade para inscrições à Bolsa de Estudo, para o primeiro semestre de 2015. A distribuição das bolsas será feita de acordo com a classificação dos candidatos, independentemente do curso.

d. O repasse das parcelas do artigo 170 aos acadêmicos está condicionado ao repasse efetivo do recurso feito pelo Governo Estadual.

e. Os contemplados com a Bolsa do artigo 170, referente ao Primeiro Semestre de 2015, assumem o compromisso de prestarem o mínimo de 20 horas semestrais no Programa Voluntariado, vinculados à

(9)

participação em programas e projetos sociais, com visão educativa, propostos pela FVA em seus projetos de extensão.

f. Para que o processo tenha eficácia, contamos com a colaboração dos acadêmicos no sentido de identificar situações que não sejam merecedoras do benefício, através de denúncia realizada via e-mail:

caes.faculdades@futurao.com.br sob caráter de sigilo administrativo.

g. Após obter a bolsa, o acadêmico deverá assinar mensalmente o recibo coletivo do Programa de Bolsa. A falta deste, implicará a perda do benefício.

h. O acadêmico, beneficiado por qualquer das modalidades de atendimento prevista na Lei Complementar nº 281 de 20 de janeiro de 2005, que falsificar documentos ou falsear informações, além de perder o benefício que lhe foi deferido, ressarcirá os valores indevidamente recebidos e ficará automaticamente impedido de candidatar-se a futuras inscrições, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis.

A classificação do candidato não implicará na sua seleção, uma vez que o número de candidatos selecionados será estabelecido após a divulgação das informações relativas ao repasse de recursos que serão fornecidas pelos órgãos do Governo Estadual.

Araranguá/SC, 12 de fevereiro de 2015.

Nívea Simonete Lummertz Jones Oliveira Diretora Geral

Referências

Documentos relacionados

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Therefore, the time required for desorption (~ 120 min or more) was always one order of magnitude higher than the time required for complete sorption (~ 30 min). In the

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO -

2. Em função do aumento expressivo do número de empregos gerados entre os dois anos nos dois segmentos, a massa salarial apresentou um incremento real de 57,3% nas microempresas