• Nenhum resultado encontrado

Termo Aditivo ao Contrato de Abertura, Movimentação e Manutenção de Conta de Depósito à Vista Adesão a Serviços de Liquidação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Termo Aditivo ao Contrato de Abertura, Movimentação e Manutenção de Conta de Depósito à Vista Adesão a Serviços de Liquidação"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Termo Aditivo ao Contrato de Abertura, Movimentação e

Manutenção de Conta de Depósito à Vista

– Adesão a Serviços de Liquidação –

CONTA CORRENTE (uso exclusivo do banco)

Razão Social do Titular

Endereço CNPJ

Considerando

Que o Titular firmou com o Banco BM&F de Serviços de Liquidação e Custódia S.A. (Banco) um Contrato de Abertura, Movimentação e Manutenção de Conta de Depósito à Vista, estando regularmente cadastrado na instituição, nos termos da regulamentação em vigor, e

Que o Banco coloca à disposição do Titular serviços acessórios ao processo de liquidação de operações realizadas e/ou registradas nos sistemas administrados pela Bolsa de Mercadorias & Futuros-BM&F (BM&F), O Titular vem, pelo presente Termo Aditivo ao Contrato de Abertura, Movimentação e Manutenção de Conta de Depósito à Vista – Adesão a Serviços de Liquidação (Termo Aditivo), manifestar sua intenção de fazer uso dos serviços de liquidação prestados pelo Banco, aderindo ao regime estabelecido para tais servi-ços, conforme os termos e as condições a seguir.

1. Dos Serviços

1.1. Pelo presente Termo Aditivo, o Titular adere aos serviços acessórios ao processo de liquidação de operações perante as Câmaras de Registro, Compensação e Liquidação de Operações administra-das pela BM&F (Câmaras).

1.1.1. Os serviços referidos na cláusula 1.1 (Serviços) serão prestados pelo Banco ao Titular com base nas informações prestadas diretamente ao Banco pela BM&F e, conforme o caso, pelas Câmaras.

1.1.2. Para a adequada prestação dos Serviços, a BM&F e as Câmaras ficam, desde já, expres-samente autorizadas a informar o Banco das obrigações que incumbam ao Titular e aos participantes que devam liquidar suas operações junto a ele (como seus clientes, por exem-plo), assim como os valores de tais obrigações.

1.1.3. Em caso de dúvida quanto aos valores comunicados pela BM&F ou por suas Câmaras ao

Banco, o Titular deverá apresentar os questionamentos diretamente à BM&F ou à Câma-ra responsável.

(2)

1.2. Os Serviços abrangem, dentre outros:

(i) o fornecimento, ao Titular, das informações necessárias ao monitoramento de seus

recebi-mentos e de seus pagarecebi-mentos no processo de liquidação de operações nas Câmaras; (ii) o fornecimento, pelo Banco ao Titular, dos sistemas destinados a tal monitoramento; (iii) a movimentação financeira, por comando do Titular, dos valores por ele devidos às Câmaras

e a outros participantes dos sistemas destas (Participantes); e

(iv) o recebimento, na referida na cláusula 1.3, dos valores a ele transferidos pelas Câmaras ou por outros Participantes.

1.3. As movimentações financeiras referidas na cláusula 1.2 serão efetuadas a partir de conta própria para a liquidação das operações ali relacionadas, em nome do Titular, especialmente destacada de sua Conta de Depósito à Vista (Conta de Liquidação Padrão).

1.3.1. O Banco fica desde já autorizado a, em razão do presente Termo Aditivo:

(i) abrir a Conta de Liquidação Padrão, vinculada à Conta de Depósito à Vista e tomando por base os documentos e as informações prestados quando da abertura desta; e (ii) efetuar todos os registros correspondentes à movimentação de valores entre a Conta

de Depósito à Vista e a Conta de Liquidação Padrão, mantendo a escrituração neces-sária, nos termos da regulamentação em vigor.

1.3.2. A Conta de Liquidação Padrão receberá recursos:

(i) da Conta de Depósito à Vista do Titular, sempre por comando deste; (ii) dos clientes do Titular, para a liquidação de operações; ou

(ii) diretamente da BM&F ou das Câmaras desta, em razão da liquidação de operações. 1.3.3. As movimentações financeiras realizadas a partir da Conta de Liquidação Padrão para os

fins deste Termo Aditivo serão efetuadas via transferência de Reservas Bancárias ou por outro meio hábil (inclusive book transfer), tendo em vista a natureza da obrigação a ser cumprida e o destinatário dos valores.

1.4. A prestação dos Serviços, pelo Banco ao Titular, obedecerá, em qualquer hipótese, ao disposto:

(i) na regulamentação aplicável à matéria e, notadamente, naquela que trata do Sistema de

Pagamentos Brasileiro; e

(ii) nos regulamentos e critérios adotados para cada uma das Câmaras, inclusive no que tange

aos horários-limite para a liquidação de operações.

1.4.1. O Titular declara ter ciência de todo o disposto nas normas e nos regulamentos referidos na cláusula 1.4, assim como do regime aplicável aos Serviços, conforme descrito nos docu-mentos que foram colocados à sua disposição pelo Banco.

2. Do Regime de Prestação dos Serviços

2.1. Todo lançamento a débito na Conta de Liquidação Padrão, na forma do item (ii) da cláusula 1.2, apenas será efetuado se existir saldo suficiente, disponível em reserva, para tal.

2.1.1. Em caso de insuficiência de saldo na Conta de Liquidação Padrão, o Banco tomará as providências cabíveis, efetuando as comunicações necessárias ao Titular e, conforme o caso, à própria BM&F, permitindo a esta o monitoramento de sua exposição ao risco da-quele participante.

2.2.2. O Titular poderá efetuar os pagamentos por ele devidos às Câmaras ou a outros

Partici-pantes por qualquer outra via, observados os procedimentos estabelecidos, devendo,

po-rém, comunicar ao Banco sua opção.

2.2.3. O Titular poderá qualificar os acessos de seus funcionários para a movimentação da Conta

(3)

estabeleci-2.3. Os valores devidos ao Titular em razão dos Serviços serão diretamente creditados na Conta de

Liquidação Padrão, nos termos da cláusula 1.2.4, sempre após o recebimento dos

corresponden-tes recursos, pelo Banco, em sua conta Reservas Bancárias.

2.4. O Banco não responderá, em nenhuma hipótese, perante as Câmaras ou perante quaisquer ter-ceiros:

(i) pela solvabilidade do Titular ou pela existência dos recursos necessários para o cumprimento das obrigações assumidas pelo Titular; ou

(ii) por qualquer outra obrigação ou responsabilidade que decorra de atos realizados pelo Titular ou de omissões deste.

3. Das Obrigações e Responsabilidades

3.1. O Titular compromete-se a manter, na Conta de Liquidação Padrão, saldo suficiente para o cumprimento de todas as suas ordens de débito destinadas à liquidação de obrigações assumidas perante as Câmaras ou perante outros Participantes.

3.2. O Titular assume plena responsabilidade por todas as obrigações que decorram de seus atos e operações, isentando o Banco de qualquer efeito deles decorrente.

3.3. O Banco é responsável, perante o Titular, pela pronta e adequada movimentação das quantias disponíveis em favor das Câmaras ou de outros Participantes, assim como pelo cumprimento de todas as ordens de pagamento emanadas na relação entre o Titular e as Câmaras ou outros

Participantes, desde que haja condições para tal cumprimento.

4. Da Remuneração

4.1. O Banco cobrará pelos Serviços os valores relacionados no Anexo I deste Termo Aditivo. 4.1.1. Os valores referidos da cláusula 4.1 serão reajustados, anualmente, conforme o IGP-M,

calculado pela FGV, ou, na hipótese de sua extinção ou impossibilidade de apuração, pelo índice que venha a sucedê-lo.

4.2. O Banco fica autorizado, ainda, a debitar diretamente da Conta de Depósito à Vista do Titular os valores devidos nos termos da cláusula 4.1, assim como aqueles correspondentes a quaisquer pe-nalidades que lhe venham a ser aplicadas em razão de movimentações financeiras de responsabi-lidade do Titular em sua conta Reservas Bancárias.

4.3. Os preços e as taxas referentes à prestação dos serviços que são objeto deste Termo Aditivo estão relacionados no Anexo I , o qual poderá ser alterado:

(i) diretamente pelo Banco, em caso de qualquer majoração dos referidos preços e taxas, com

antecedência mínima de 30 (trinta) dias em relação ao início de vigência dos novos valores; (ii) diretamente pelo Banco, para inclusão de novos serviços, nos termos da cláusula 1.1; ou

(iii) pelo Banco e pelo Titular, em comum acordo, hipótese em que as alterações passarão a

vigorar de imediato. 5. Disposições Gerais

5.1. Aplicam-se ao presente Termo Aditivo e aos Serviços sob ele prestados todas as regras e os procedimentos estabelecidos no Contrato de Abertura, Movimentação e Manutenção de Conta de Depósito à Vista, inclusive no que tange aos procedimentos operacionais de movimentação de conta, às regras de relacionamento entre Banco e Titular e às responsabilidades assumidas pelo

Banco e pelo Titular.

5.2. A prestação dos Serviços poderá ser encerrada a qualquer momento, por qualquer das partes, desde que a outra seja comunicada por escrito com, pelo menos, 5 (cinco) dias úteis de antecedência.

(4)

Local e Data: São Paulo, ____ /____/ 20____ Assinaturas do Titular: Assinatura Assinatura De acordo:

Banco BM&F de Serviços de Liquidação e Custódia S.A.

5.2.1. O encerramento da prestação dos Serviços não implicará, necessariamente, o encerra-mento da Conta de Depósito à Vista ou de outros serviços prestados pelo Banco ao Titular. 5.2.2. Em caso de encerramento da Conta de Depósito à Vista por qualquer outro motivo, porém,

ficará automaticamente encerrada a prestação dos Serviços.

5.3. O Titular declara, para todos os efeitos, ter ciência do regime de prestação dos presentes

Servi-ços, assim como das regras e dos procedimentos adotados pelo Banco e pelas Câmaras,

reconhe-cendo, inclusive, a natureza dos Serviços ante o Sistema de Pagamentos Brasileiro.

5.4. Fica eleito, para dirimir qualquer litígio oriundo do presente Termo Aditivo, o foro da cidade onde a conta do Titular foi aberta ou é mantida, com renúncia expressa de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

(5)

Termo Aditivo ao Contrato de Abertura, Movimentação e

Manutenção de Conta de Depósito à Vista.

Adesão a Serviços de Liquidação

Anexo I

CONTA CORRENTE (uso exclusivo do banco)

O Banco fica autorizado a debitar diretamente da Conta de Depósito à Vista do Titular, sempre a

partir do primeiro dia útil do mês subseqüente ao da prestação do Serviço, o valor abaixo

discrimina-do, de acordo com os termos da cláusula 4.1do Termo Aditivo.

Valor da Remuneração Mensal:

R$792,53 (setecentos e noventa e dois reais e cinqüenta e três centavos).

O Banco poderá conceder, em caráter excepcional, isenção da remuneração mensal pelo prazo

máxi-mo de 6 (seis) meses, a contar da data de assinatura do Termáxi-mo Aditivo, podendo, a qualquer tempo e

mediante aviso, suspender ou alterar esse benefício.

Local e Data: São Paulo, ____ /____/ 20____ Assinaturas do Titular: Assinatura Assinatura De acordo:

Banco BM&F de Serviços de Liquidação e Custódia S.A.

Referências

Documentos relacionados

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Analisaram-se 15 diferentes ovários em cada estágio, com exceção do estágio IV (desovado), no qual foram observadas apenas quatro fêmeas.. As medidas foram tomadas sempre no

Não tem informações sobre a sua modificação química e, pelo exposto acima, no presente trabalho tem-se estudado a modificação química deste amido variando a concentração

Widespread cigarette smoking will exacerbate worldwide health disparities between nations, leading to an increasing burden of non-communicable diseases in

A presente investigação teve como objetivo geral o estudo dos fatores de risco e de proteção internos e externos utilizados perante a violência social, nomeadamente o bullying