• Nenhum resultado encontrado

Mestrado em Análises Clínicas Profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mestrado em Análises Clínicas Profissional"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EDITAL 05/2018 PPGAC/2018

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MESTRADO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: DIAGNÓSTICO E DIAGNÓSTICO VETERINÁRIO– BIÊNIO 2018/2020

O Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas, do Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Pará (PPGAC-ICB/UFPA) torna pública a abertura das inscrições para o Exame de Seleção para o Curso de Mestrado em Análises Clínicas Profissional nas áreas de concentração: Diagnóstico (D) e Diagnóstico Veterinário (DV). Podem se inscrever os portadores de diploma de graduação em Biomedicina, graduação em Farmácia, graduação em Medicina, graduação em Medicina Veterinária e graduação em curso com habilitação em análises clínicas devidamente comprovada no histórico escolar.

1. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO

1.1. Formulário de inscrição devidamente preenchido (Modelo próprio PPGAC); 1.2. Documento de identificação (Fotocópia);

1.3. Histórico escolar do Curso de Graduação (Fotocópia);

1.4. Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição, paga através do boleto retirado do site da FADESP (valor de R$ 100,00 -CEM REAIS) http://cursos.fadesp.org.br/. a) Após o pagamento do boleto, todos os documentos listados acima deverão ser obrigatoriamente apresentados à Secretaria do Programa, em período e horário estipulado neste Edital para efetivação da inscrição.

b) No ato da inscrição na secretaria o candidato deverá escolher uma das áreas de concentração, Diagnóstico (D) ou Diagnóstico Veterinário (DV).

c) Não é permitida a inscrição simultânea nas duas áreas de concentração por um único candidato.

d) Os portadores do diploma de graduação em Medicina Veterinária deverão, obrigatoriamente, inscrever-se na área de concentração Diagnóstico Veterinário (DV).

e) Candidatos Estrangeiros devem fornecer o número do passaporte no ato da inscrição no lugar da cédula de identidade e CPF. Em caso de aprovação na seleção, devem fornecer no ato da matrícula, cópia do visto de permanência no país; comprovante de Proficiência em Língua Portuguesa de Universidades Federais Brasileiras, como o da FALEM/ILC/UFPA, IELTS, TOFEL ou outro reconhecido pelas autoridades diplomáticas brasileiras no país de origem, com validade de até 03 (três) anos antes da publicação deste Edital, podendo ser entregue no ato da matrícula.

f) Não será válido o pagamento da taxa de inscrição por depósito em caixa eletrônico, pelo correio, fac-símile (fax), transferência eletrônica, DOC, ordem ou agendamento de pagamento, depósito em conta corrente, cheque ou fora do período de inscrição ou por qualquer outro meio que não o especificado do item 1.4 deste Edital.

g) As solicitações para isenção de pagamento da taxa de inscrição deverão ser realizadas mediante o FORMULÁRIO PARA REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE

(2)

INSCRIÇÃO PARA HIPOSSUFICIENTES (ANEXO I), devidamente preenchido e assinado, apresentado no momento da solicitação da inscrição.

h) Em conformidade com o Decreto Federal nº 6.593, de 2 de Outubro de 2008, haverá isenção do valor da taxa de inscrição para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, de que trata o Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007, e que se declarar membro de família de baixa renda, nos termos da legislação vigente. As informações prestadas no requerimento de isenção serão de inteira responsabilidade do candidato, podendo responder, a qualquer momento, por crime contra a fé pública, o que acarretará na sua eliminação do processo de seleção.

i) Serão aceitas solicitações de isenção de pagamento de taxa até cinco dias úteis antes da data de encerramento das inscrições.

j) O julgamento da Comissão Avaliadora sobre a solicitação de isenção de taxa de inscrição será divulgado dois dias úteis depois de efetuada a inscrição.

k) A inscrição de aluno Concluinte de Curso de Graduação poderá ser acatada condicionalmente, devendo o mesmo, caso aprovado, apresentar documento comprobatório de Conclusão do Curso de Graduação no ato da matrícula. A não apresentação do documento aludido implicará em cancelamento da inscrição do aluno.

l) Inscrições realizadas por terceiros, serão aceitas apenas mediante a apresentação de procuração pública. O candidato inscrito por terceiro assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu representante, arcando com as consequências de eventuais erros no preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição.

m) Os documentos apresentados para a inscrição estarão disponíveis para devolução na Secretaria do Programa até 30 dias após a divulgação dos resultados, após o qual serão descartados.

n) Não será considerado o pedido de inscrição não efetivado por motivo de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação ou congestionamento de linhas, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência dos dados.

o) A Secretaria do PPGAC não se responsabiliza por dificuldades técnicas oriundas de congestionamentos provocados pelo grande número de acesso para inscrição e/ou impressão de boletos pelo sistema administrado no site da FADESP.

2. CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO

2.1. A seleção dos candidatos, cujas inscrições forem homologadas, será efetuada por uma Comissão Examinadora designada pelo Colegiado, com base nos seguintes procedimentos: 2.2. Prova Escrita: de caráter eliminatório e classificatório, com nota mínima igual a sete (7,0), sobre o conteúdo programático definido ao final deste Edital;

a) A divulgação dos resultados do Processo de Seleção será feita pela Secretaria do

Programa de Pós-Graduação e no site do Programa

(https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?lc=pt_BR&id=1724) , por ordem de classificação geral e em cada área de concentração separadamente obedecendo ao número de vagas ofertadas.

(3)

3. Após a divulgação do resultado, o candidato terá 24 horas para solicitar vista da sua prova e interpor recurso junto à secretaria do Programa através de formulário modelo (ANEXO II).

NÚMERO DE VAGAS

3.1. O número de vagas será de dez (10) para a Área de Concentração ‘Diagnóstico’ e de quatro (4) para a Área ‘Diagnóstico Veterinário’.

a) A matrícula no curso de Mestrado em Análises Clínicas Profissional estará condicionada à manifestação formal do candidato, informando que poderá cursar o Mestrado mesmo sem o auxílio de bolsa de estudo, visto que as agências oficiais de fomento, CAPES e CNPq, não contemplam os cursos de mestrados profissionais.

b) As bolsas, apesar de não garantidas, poderão ser concedidas por fonte de fomento oficial como a FAPESPA, a qual não impõe, em algumas ocasiões, restrições de concessão ao mestrado profissional e entidades privadas. Caso hajam cotas de bolsas disponíveis, será seguida a ordem de classificação na seleção em cada área de concentração dos candidatos sem vínculo empregatício.

c) Os laboratórios de análises clínicas conveniados com o MACPro, Amaral Costa e Paulo Azevedo, poderão, de acordo com disponibilidade, conceder bolsa para estágio profissional de 30 horas semanais no referido laboratório concedente.

4. PROVA ESCRITA DE CONHECIMENTO

4.1. Serão aplicadas duas provas distintas, uma para cada área de concentração a qual o candidato se inscreveu, ambas conterão questões discursivas sobre os assuntos listados nas referências bibliográficas.

5. CALENDÁRIO

5.1. Período para inscrições: 18/06/2018 a 03/08/2018 (9h00min às 12h00min e 14h00min às 17h00min)

5.2. Divulgação das inscrições homologadas: 10/08/2018 no endereço:

https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?lc=pt_BR&id=1724

5.3. Prova escrita: 21/08/2018 (9h00min-13h00min) 5.4. Resultado das avaliações: Até o dia 13/09/2018 5.5. Interposição de recurso: 14/09/2018

5.6. Divulgação da análise dos recursos e divulgação do resultado final: a partir do dia 17/09/2018.

a) As atividades da Secretaria do PPGAC estarão suspensas no caso de greves, paralizações ou quaisquer manifestações que impeçam a entrada dos funcionários e/ou estagiários nas imediações do Instituto de Ciências Biológicas – UFPA. A Secretaria retomará suas atividades normais logo que for possível.

b) A Secretaria do PPGAC não se responsabiliza por dificuldades técnicas oriundas de congestionamentos provocados pelo grande número de acesso para inscrição e/ou impressão de boletos pelo sistema administrado no site da FADESP.

(4)

c) Local de Realização das Provas: INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIDADE UNIVERSITÁRIA, CAMPUS BELÉM, UFPA.

6. LOCAL DE REALIZAÇÃO DA PROVA

6.1. As salas onde será realizada a Prova Escrita serão divulgadas na página do PPGAC, após o conhecimento do número de inscritos no Processo de Seleção.

6.2. O local e horário da prova será informado até o dia 15/08/2018 no site (https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?lc=pt_BR&id=1724). A prova terá duração de 4 horas.

6.3. Os candidatos deverão comparecer ao local da prova, munidos de documento de identidade original com fotografia, que poderão ser os seguintes: Cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Reservista; Passaporte e Carteira Nacional de Habilitação.

6.4. Caso haja discrepância entre as informações prestadas na inscrição e o documento de identificação apresentado no dia da prova, o candidato será eliminado do processo seletivo. 6.5. Não será permitida a entrada de candidatos após 15 minutos do início da prova ou após a saída do primeiro candidato.

6.6. Qualquer dispositivo eletrônico portátil como smartphones, smartwacthes, tablets ou similares, ou qualquer outro equipamento de transmissão de sinal serão deixados desligados em envelope lacrado com o nome do candidato, o qual será devolvido ao final da prova. 6.7. Será eliminado o candidato que portar qualquer dispositivo descrito anteriormente, bem como consulta a qualquer material impresso que não seja autorizado por este edital. 6.8. Qualquer alteração no cronograma deste Edital ou outra qualquer informação será enviada para o endereço de correio eletrônico (email) que o candidato informou no ato da inscrição.

6.9. A coordenação do Mestrado em Análises Clínicas Profissional utilizará somente o email oficial do programa macpro.icb@gmail.com ou presencialmente na secretaria para a comunicações com os candidatos à seleção.

7. DOCUMENTOS ORIGINAIS E OBRIGATÓRIOS À MATRÍCULA: 7.1. Diploma ou Certificado de Conclusão de graduação em Biomedicina, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária ou de *curso de graduação com habilitação em análises clínicas;

7.2. Histórico escolar do curso de graduação; 7.3. Cédula de identidade e CPF.

*Para os graduados em outros cursos com habilitação em Análises Clínicas, o histórico escolar deve conter, obrigatoriamente, carga horária de 400 horas de estágio supervisionado em laboratório de análises clínicas e 300 horas em disciplinas que habilitem às análises clínicas como ‘Análises Clínicas e Diagnóstico’, ‘Bioquímica Clínica’, ‘Hematologia Clínica’, ‘Parasitologia Clínica’, ‘Microbiologia Clínica’.

(5)

8. LISTA DE ORIENTADORES COM DISPONIBILIDADE DE VAGAS:

Docente

*Linha Pesquisa Científico/Tecnológica

Área de Concentração Vagas

Andréa Luciana S. da Silva Agentes Infecciosos Diagnóstico 01 Eduardo Melo dos Santos Bioquímica e Biol. Mol. Diagnóstico 01 Francisco Tiago Vasconcelos Patologia Animal Diagnóstico Veterinário 01 Giselle Maria Rachid Viana Agentes Infecciosos Diagnóstico 01 Hilma Lúcia Tavares Dias Patologia Animal Diagnóstico Veterinário 01 Jacqueline Cortinhas Monteiro Agentes Infecciosos Diagnóstico 01 Karla Tereza Silva Ribeiro Agentes Infecciosos Diagnóstico 01 Luiz Fernando Machado Agentes Infecciosos Diagnóstico 01 Maristela Gomes da Cunha Agentes Infecciosos Diagnóstico 01

Mioni Thieli Figueiredo Magalhães de Brito Agentes Infecciosos Diagnóstico 1 02 Diagnóstico Veterinário 1

René Ribeiro da Silva Patologia Animal Diagnóstico Veterinário 01 Vanessa Jóia de Mello Bioquímica e Biol. Mol. Diagnóstico 02

(6)

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA A PROVA ESCRITA (DIAGNÓSTICO).

Bowman, R. L. et al. Clonal Hematopoiesis and Evolution. Cell Stem Cell, 2018. https://doi.org/10.1016/j.stem.2018.01.011

Shafer, K. et al. A common pathogen in an uncommon site: coronary artery stent meticillin-resistant Staphylococcus aureus infection. JMM Case Reports, 2017. DOI 10.1099/jmmcr.0.005110.

Nunes, R & Cordova, C. M. M. Citocinas de resposta Th1 e Th2 e diabetes mellitus tipo 1 Revista Brasileira de Análises Clínicas, 2017. 49(4):359-64. DOI: 10.21877/2448-3877.201700596

Wogu, M.N.& Nduka, F.O. Evaluating Malaria Prevalence Using Clinical Diagnosis Compared with Microscopy and Rapid Diagnostic Tests in a Tertiary Healthcare Facility in Rivers State, Nigeria. Journal of Tropical Medicine, 2018, Article https://doi.org/10.1155/2018/3954717.

Cornes, M.P. Exogenous sample contamination. Sources and interference. Clinical Biochemistry 49 (2016) 1340–1345. https://doi.org/10.1016/j.clinbiochem.2016.09.014.

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA A PROVA ESCRITA

(DIAGNÓSTICO VETERINÁRIO).

Callens, A.J. et al. Urinalysis. Vet Clin Small Anim 45 (2015) 621–637 http://dx.doi.org/10.1016/j.cvsm.2015.02.001.

Campbell, T.W. Evaluation of the Blood Film. Vet Clin Exot Anim 18 (2015) 117–135 http://dx.doi.org/10.1016/j.cvex.2014.09.001.

Lording, P.M. Erythrocytes. Vet Clin Equine 24 (2008) 225–237. doi:10.1016/j.cveq.2008.04.002.

Kelly,E.J. & Wilson, D.J. Pseudomonas aeruginosa mastitis in two goats associated with an essential oil–based teat dip. Journal of Veterinary Diagnostic Investigation (2016) Vol. 28(6) 760–762. doi: 10.1177/1040638716672255.

Amarante, J. F. et al. Resistência aos antimicrobianos de bactérias obtidas de carpas (Cyprinus carpio) cultivadas em sistema semi-intensivo. Cienc. anim. Bras. (2018) v19, 1-7. http://dx.doi.org/10.1590/1809-6891v19e-34647.

(7)

11. INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas, nível de mestrado profissional, Universidade Federal do Pará - Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto, Campus Básico I - Instituto de Ciências Biológicas. Rua Augusto Corrêa, 01, 66075-110, Belém, Pará, Brasil, E-mail: macpro.icb@gmail.com. Atendimento presencial pelo Coordenador às terças e quintas-feiras de 09:00 às 11:00 na secretaria do Programa.

Belém, 11 de junho de 2018.

Andréa Luciana Soares da Silva Coordenadora Geral (Portaria 4729/2016)

Eduardo José Melo dos Santos Coordenador Adjunto (Portaria 4729/2016)

Rua: Augusto Corrêa 01, Cidade Universitária Prof. José Silveira Netto, Instituto de Ciências Biológicas, 66075-110, Belém-PA

(8)

Anexo I

MODELO DE FORMULÁRIO PARA REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA HIPOSSUFICIENTES

À Comissão Examinadora do PPGAC/UFPA Nos termos do EDITAL 05/2018 PPGAC/UFPA, solicito a isenção do pagamento da taxa de inscrição:

IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE:

NOME COMPLETO DO CANDIDATO: CPF:

NIS: DATA DE NASCIMENTO:

RG: EXPEDIÇÃO: ÓRGÃO EXPED.:

NOME DA MÃE

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

*Não serão acatados pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição para candidatos que não comprovem sua condição de hipossuficiente financeiramente.

*Somente o preenchimento da solicitação de Isenção não implica na efetivação da inscrição. O candidato requerente deverá apresentar todos os documentos que comprovem sua condição de hipossuficiente, bem como deverá executar todos os procedimentos exigidos no EDITAL 05/2018 PPGAC/UFPA.

DECLARAÇÃO

Declaro, para efeito de solicitação de concessão da isenção de pagamento de taxa de inscrição do Processo Seletivo do EDITAL 05/2018 PPGAC/UFPA, que sou membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007. Declaro ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do(s) Governo(s).

Declaro que apresento condição de Hipossuficiência Financeira e que atendo ao estabelecido no 05/2018 PPGAC/UFPA, em especial ao item que se refere à ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO; Declaro também estar ciente de que a veracidade das informações e documentações apresentadas é de minha inteira responsabilidade, podendo a Comissão Avaliadora do Processo de Seleção para Curso de Mestrado, em caso de fraude, omissão, falsificação, declaração inidônea, ou qualquer outro tipo de irregularidade, proceder ao cancelamento da inscrição e automaticamente a eliminação do Processo, podendo adotar medidas legais contra minha pessoa, inclusive as de natureza criminal, aplicando, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto no 83.936, de 6 de setembro de 1979.

Assinatura do Candidato: _________________________________________________

... PARA USO EXCLUSIVO DO PPGAC

(9)

ANEXO II – REQUERIMENTO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

RECURSO contra resultado preliminar do Processo de Seleção para Curso de Mestrado do PPGAC/UFPA, regido pelo Edital 05/2018.

Eu,__________________________________________________________,portador(a) do RG n.º____________________, inscrito(a) no CPF sob o n.º _______________________, candidato(a) regularmente inscrito(a) no Processo de Seleção para Alunos de Mestrado conforme o Edital 05/2018, venho por meio deste, interpor RECURSO, junto à Comissão Avaliadora, em face ao resultado preliminar divulgado, tendo por objeto de contestação a(s) seguinte(s) decisão(ões): Os argumentos com os quais contesto a(s) referida(s) decisão(ões): ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ Os argumentos com os quais contesto a(s) referida(s) decisão(ões) são:

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ Para fundamentar essa contestação, encaminho em anexo os seguintes documentos:

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ _____________ _____________________, ____ de ___________________ de 20________ __________________________________________________________________________________ ASSINATURA DO CANDIDATO

Referências

Documentos relacionados

E abro as janelas, pálido de espanto.... 10) é possível perceber a angústia e a desilusão do poeta diante da vida, além da desesperança, pois as pombas, após o dia,

para o Ensino Médio apresentam propostas de atividades de leitura e produção de texto numa perspectiva dos multiletramentos, uma vez que não contempla algumas

BRASIL – MINISTÉRIO DA SAÚDE: MANUAL TÉCNICO PARA O DIAGNÓSTICO DA INFECÇÃO PELO HIV.. BRASIL – Ministério da Saúde: MANUAL TÉCNICO PARA O DIAGNÓSTICO PARA

Esta política promove um compromisso dos membros do Conselho de Administração com o projeto empresarial a longo prazo, não só porque os valores da remuneração

A entidade em estudo é uma associação de empresas do setor de gêneros alimentícios (lojas de supermercados), formada por pequenos e médios estabelecimentos comerciais com atuação

Documentação necessária para inscrição nos módulos em continuidade do Ensino Técnico: requerimento fornecido pela escola, preenchido e assinado pela escola, preenchido e

LIVRO F [...] Intuitivamente duas figuras planas são semelhantes quando têm a mesma forma, não importando se têm ou não o mesmo tamanho..

É nesse sentido, portanto, que a liberdade decorrente da seleção do ―melhor‖ embrião mediante a técnica de diagnóstico pré-implantacional é aquela conceituada por