• Nenhum resultado encontrado

Língua Portuguesa Material de Apoio Professor Pablo Jamilk.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Língua Portuguesa Material de Apoio Professor Pablo Jamilk."

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Pontuação – Banca Cespe - 2018 01

Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: MPE-PI Prova: Técnico Ministerial - Área Administrativa

Revista da Semana, dez./2008 (com adaptações). Julgue o item a seguir, relativo aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto apresentado.

Seria incorreta a eliminação da vírgula empregada logo após a expressão “Desta vez” (l.2), pois seu uso é obrigatório naquele contexto.

02

Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: MPE-PI Prova: Técnico Ministerial - Área Administrativa Julgue o item a seguir, relativo aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto apresentado.

A substituição do parêntese, na linha 4, por travessão não comprometeria a correção gramatical do texto, desde que o parêntese na linha 5 fosse suprimido.

03 Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: MPE-PI Prova: Nível Superior Texto CB1A1-I

(2)

Michel Foucault. Vigiar e punir – nascimento da prisão. Trad. Pedro Elói Duarte. Ed. 70: 2013 (com adaptações) A respeito de aspectos linguísticos e semânticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

A correção gramatical do texto seria preservada se o trecho “sábia e obscuramente” (l.16) fosse isolado por vírgulas.

(3)

04

Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: Nível Superior Texto CB1A1AAA

A realidade do CSI. In: Scientific American Brazil. Segmento. Internet: <http://www2.uol.com.br> (com adaptações). Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, bem como o disposto no Manual de

(4)

Os dois-pontos subsequentes a “técnicas científicas” (l.27) e “relatou” (l.41) foram, ambos, empregados com o objetivo de introduzir um trecho que apresenta um esclarecimento.

05

Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: Escrivão da Polícia Federal

Instituto Antônio Houaiss. José Carlos de Azevedo (Coord.). Escrevendo pela nova ortografia: como usar as regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008, p. 16-7 (com adaptações). Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item seguinte.

A correção do texto seria mantida se as vírgulas que isolam o trecho “dos grandes escritores romanos e latinos e falado pelas classes romanas mais abastadas” (l. 2 e 3) fossem substituídas por travessões.

(5)

06

Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: Agente de Polícia Federal

Internet: <www.cartacapital.com.br> (com adaptações). No que se refere aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue o item seguinte.

A inserção de uma vírgula imediatamente após a palavra “Assim” (l.2) alteraria os sentidos do texto. 07

Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: Agente de Polícia Federal Texto 12A1AAA

(6)

FOCUSCONCURSOS.COM.BR

(7)

Edgar Allan Poe. A carta roubada. In: Histórias extraordinárias. Victor Civita, 1981. Tradução de Brenno Silveira e outros. Julgue o seguinte item, relativo aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto 12A1AAA.

Feitas as devidas alterações de maiúsculas e minúsculas, o ponto e vírgula empregado logo após “bem” (l.58) poderia ser corretamente substituído por ponto final.

08

Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: Agente de Polícia Federal

Julgue o seguinte item, relativo aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto 12A1AAA.

A supressão da vírgula empregada logo após a palavra “algum” (l.59) manteria a correção gramatical do texto. 09

Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: Escrivão da Polícia Federal Texto 13A1AAA

(8)
(9)

Michel Foucault. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987, p. 8-26 (com adaptações). A respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto 13A1AAA, julgue o próximo item.

Sem prejuízo para o sentido original e a correção gramatical do texto, a oração “se são invocados” (l. 28 e 29) poderia ser deslocada para logo após a palavra “crime” (l.31), desde que estivesse isolada por vírgulas.

10

Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: Papiloscopista da Polícia Federal Texto 14A15AAA

Marcelo Gleiser. A dança do universo: dos mitos de criação ao Big-Bang. São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 384-5 (com adaptações). No que se refere aos aspectos linguísticos do texto 14A15AAA, julgue o item que segue.

Feitos os devidos ajustes de iniciais maiúsculas e minúsculas e de pontuação, a oração “tornando-se progressivamente mais corretas e eficientes” (l. 10 e 11) poderia ser deslocada para o início do período, antes de “Teorias científicas” (l.9), sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos originais do texto.

11

(10)

No que se refere aos aspectos linguísticos do texto 14A15AAA, julgue o item que segue.

No fragmento “Em graus diferentes, todos fazemos parte dessa aventura, todos podemos compartilhar (...)” (l. 18 e 19) as vírgulas poderiam ser substituídas por travessões, sem prejuízo gramatical para o texto.

12 Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: IPHAN Prova: Nível Médio Texto CB2A1BBB

Vanessa Fernandes Correa e Mauro Sérgio Procópio Calliari. As transformações da cidade contemporânea. In: Preservando o patrimônio histórico – um manual para gestores municipais. São Paulo (com adaptações). Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB2A1BBB, julgue o próximo item.

Seria incorreta a inserção de dois-pontos imediatamente após o trecho “é necessário” (ℓ. 24 e 25).

(11)

13 Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: IPHAN Prova: Nível Médio

Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB2A1BBB, julgue o próximo item.

As vírgulas empregadas após as palavras “flexibilidade” (ℓ.26) e “novo” (ℓ.29) justificam-se pela mesma regra de pontuação.

14 Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: IPHAN Prova: Nível Superior

João Gilberto Noll. Mínimos, múltiplos, comuns. São Paulo: Francis, 2003, p. 67. Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue o item a seguir.

Na linha 8, a inserção de uma vírgula imediatamente após “Folgadamente” manteria a correção gramatical e os sentidos do texto.

15 Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: IPHAN Prova: Nível Superior

(12)

Antônio Vieira. Sermão vigésimo sétimo do rosário. In: Essencial padre Antônio Vieira. Organização e introdução de Alfredo Bosi. São Paulo: Penguin Classics, Companhia das Letras, 2011, p. 532-3 (com adaptações). Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que segue.

Seria mantida a correção gramatical do texto caso a vírgula empregada logo após “viver” (ℓ.10) fosse substituída por ponto e vírgula.

16 Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: EMAP Prova: Analista Texto CB1A1AAA

(13)

Mário Quintana Prosa & Verso Porto Alegre: Globo, 1978, p 65 (com adaptações) Ainda a respeito das estruturas linguísticas do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.

Se, após “animal” (l.11), o ponto final fosse substituído por ponto de interrogação, tanto a correção gramatical quanto os sentidos do texto seriam preservados, pois a pergunta resultante da substituição teria efeito apenas retórico.

17 Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: EMAP Prova: Analista

(14)

Elaine Maria Octaviano Martins Curso de direito marítimo Barueri: Manoele, v 1, 2013, p 65 (com adaptações) Acerca de aspectos linguísticos do texto precedente e das ideias nele contidas, julgue o item a seguir.

Na linha 12, os dois-pontos introduzem um esclarecimento a respeito do “resultado último dessa interatuação”. 18

Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: EMAP Prova: Analista

(15)

Cristiano Paixão e Ronaldo C Fleury Trabalho portuário — a modernização dos portos e as relações de trabalho no Brasil São Paulo: Método, 2008, p 17-8 (com adaptações) Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o próximo item.

A supressão da vírgula empregada logo após “2.900 a.C.” (l.7) manteria a correção gramatical do texto. 19

Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: EMAP Prova: Analista

Serviço de tráfego de embarcações (vessel traffic service – VTS)

(16)

Internet: <www defensea com br> (com adaptações) Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue o item que segue.

A correção gramatical e o sentido do texto seriam preservados se as vírgulas empregadas logo após “marítimo” (l.22) e “poluição” (l.23) e a conjunção “e” (l.23) fossem substituídas por ponto e vírgula.

20 Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: EBSERH Prova: Nível Superior

(17)

A respeito de aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue o item a seguir.

A inserção de uma vírgula imediatamente após o vocábulo “Logo” (ℓ.18) alteraria os sentidos do texto, apesar de manter sua correção gramatical.

Respostas 01: 02: 03: 04: 05: 06: 07: 08: 09: 10: 11: 12: 13: 14: 15: 16: 17: 18: 19: 20:

Referências

Documentos relacionados

e) são criadas e extintas por decreto, podendo ter sua organização regulada por atos administrativos... 12 - Aplicada em: 2018 Banca: CESPE Órgão: PC-MA. Prova: Delegado de

3.17.1.10 O público que agendar o acompanhamento da prova oral no turno matutino não poderá se ausentar da sala de arguição, pelo menos, até as 13 horas e 10

3 – em lugar de tratar a história do direito penal e a das ciências humanas como duas séries separadas cujo encontro teria sobre uma ou outra, ou sobre as duas talvez, um

“Na verdade, a passagem de uma criminalidade de sangue para uma criminalidade de fraude faz parte de todo um mecanismo complexo, onde figuram o desenvolvimento da produção, o

1.1.3 Relação provisória dos candidatos sub judice matriculados na primeira turma do Curso de Formação Profissional considerados aptos na avaliação psicológica (primeiro e

3.1.2.1 Relação provisória dos candidatos sub judice considerados pessoas com deficiência na avaliação biopsicossocial, cuja compatibilidade entre as atribuições do cargo e

CAUSAS RELATIVAMENTE INDEPENDENTES: como são causas independentes, produzem por si sós o resultado, não se situando dentro da linha de desdobramento causal da conduta (do

Os homens que se achavam no café Tiraram o chapéu maquinalmente Saudavam o morto distraídos Estavam todos voltados para a