• Nenhum resultado encontrado

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA NECESSÁRIA

RELAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA

CIDADANIA.

Dayane Feitosa Lima

de Ciências do Ambiente e

(2)

INTRODUÇÃO

A problemática ambiental está entrelaçada na história da humanidade. Anteriormente, apresentada por observações fragmentadas e desconexas; hoje, por postulados científicos, sociais, políticos e econômicos.

Nesse sentido a educação tem um papel fundamental na construção da cidadania, porém sua eficácia carece da participação do envolvimento dos pais e da comunidade em relação à escola, para mudar a percepção de que esta serve apenas como transmissora de conteúdos deslocados do contexto dos alunos. A educação deve ser convidada a tornar-se “ciência viva”, encarando seu percurso dentro de uma totalidade (SILVA, 1992) Assim, a educação será ciência da significação, porque recuperará o já dado produzindo novos dados construindo e reconstruindo visões de mundo.

Considerando que a educação ambiental tem como fim contribuir com a sustentabilidade do planeta e da vida, um processo de aprendizagem permanente Sato (2002), enfatiza a necessidade de um convívio respeitoso e articulado com todas as formas de vida no cosmos, pois tal educação reafirma valores e ações que contribuem para a transformação humana. A crise ambiental é um dos grandes desafios da humanidade que além, de soluções técnicas, requer soluções educacionais que se configurem na construção de conhecimentos, desenvolvimento de mudanças de hábitos, internacionalização de novos valores e atitudes que contribuam para a superação dos problemas apresentados.

Os efeitos provocados pelo avanço tecnológico para a melhoria de vida do homem criam de diversas formas, sérios problemas aos ecossistemas planetários. Nesse contexto a escola como instituição produtora de conhecimento, tem que firmar compromisso como uma produção que gere melhoria na qualidade de vida de todos.

E necessário, porém, que o Projeto Político Pedagógico esteja em sintonia com o problema, com a realidade regional e com a realidade local, pois não adianta só produzir conhecimentos: mas, importa também formar alunos e construir uma nova concepção ética além de internalizar valores que se desdobrem em ações educacionais compromissadas com a compreensão e com a solução dos problemas ambientais. A reflexão sobre as práticas sociais em um contexto marcado pela degradação permanente do meio e do seu ecossistema envolve uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental.

Embora o saber ambiental surja transformando os conteúdos e orientações teóricas de um conjunto de disciplinas orienta-se por sua vez, com um fim prático para a resolução de problemas concretos e para a implementação de políticas alternativas de desenvolvimento (LEFF, 2002.). E necessário repensar a formulação e a vivência do P.P.P e não poder contar a Educação Ambiental apenas como mais um item a ser trabalhado transversalmente. A Educação Ambiental pode tornar-se o eixo teórico-metodológico do P.P.P, a ser desenvolvido permanentemente na prática educacional, tendo um compromisso maior com a consciência ambiental, promovendo as transformações necessárias.

(3)

OBJETIVOS

Geral

Ampliar as concepções de Educação, Educação Ambiental, Sustentabilidade e suas implicações na educação pública através do Projeto Político Pedagógico.

Específicos

Compreender e caracterizar a Educação Ambiental com suas tendências históricas e teóricas.Analisar programas e textos utilizados nas escolas para verificar que intencionalidade educativa é transmitida com relação ao meio ambiente.Classificar quais metodologias a escola utiliza no desenvolvimento da Educação Ambiental.Construir categorias que permitam direcionar o estudo para construção de novos conceitos de Educação, Educação Ambiental e Sustentabilidade.Estabelecer a relação entre o Projeto Político Pedagógico e a Educação Ambiental.

METODOLOGIA

A vertente que assume a presente pesquisa é a de estudo de caso e o âmbito de abrangência é a Escola Estadual Aderson de Menezes, com sua ação no Estado do Amazonas e, para o âmbito deste estudo, limitada para a cidade de Manaus.

Foram escolhidos nove professores, do turno matutino, variando entre as séries do ensino fundamental, 1ª a 5ª séries de áreas diferenciadas para observarmos como estão sendo desenvolvidos os trabalhos relacionados à Educação Ambiental, um diretor e um pedagogo.

As etapas da investigação seguiram basicamente os seguintes passos:

a) Visita semanal à escola, para um maior contato com os professores, e os mesmos sentirem segurança em realizar suas atividades com a presença do pesquisador. O pesquisador participou do planejamento pedagógico dos professores e do desenvolvimento das atividades mantendo-se no nível de observador.

b) Aplicação de questionário com o diretor e pedagogo, para saber como estão orientando seus professores a trabalhar a Educação Ambiental.

c) foi aplicado um questionário aberto, dirigido aos professores que consistiu no levantamento da concepção de Educação Ambiental e dos trabalhos desenvolvidos com essa modalidade.

d) O quarto passo foi à análise documental que se realizou ao longo do processo de investigação: os planos de aula o projeto político pedagógico e os textos utilizados pelos professores foram analisados, detectando neles que intencionalidade educativa é transmitida.

(4)

Este segundo questionário, bem como os dados emergentes do primeiro, permitiram triangular determinadas informações relacionadas aos resultados da pesquisa. Esse foi aplicado para os professores após oito meses da aplicação do primeiro para permitir a análise de mudanças conceituais e de comportamento.

RESULTADOS

A investigação buscou entender a educação, educação ambiental e sustentabilidade por parte dos sujeitos: nove professores, um pedagogo e um diretor.De acordo com os depoimentos ligados à concepção de educação, emergiram 17 respostas distribuídas seguindo os parâmetros que seguem abaixo.

A vinculação com os valores abrange 3 das indicações caracterizando a educação como um conjunto de valores morais, respeito aos direitos e deveres que os indivíduos tem uns com os outros. Exemplos: “Educação está voltada para valores”

b) O segundo grupo com 3 respostas considera a educação como um processo de evolução e desenvolvimento do aprendizado. Exemplos: “Educação é um processo de evolução, mas também de aprendizado”.

c) Registrou-se que 11 respostas se aproximaram da categoria de educação estabelecida, indicando que a concepção dos professores não está totalmente desvinculada de uma educação que torna os sujeitos promotores de valores sócio-ambientais, éticos e culturais.

Observamos que o conceito de Educação é traçado em diversos pontos do Projeto Político Pedagógico; essa é entendida como um caminho que integra o aluno com o meio social, e que ocorre dentro de um processo coletivo e participativo.

Os pontos de vista dos 11 sujeitos originaram um total de 8 respostas acerca da concepção de sustentabilidade,que por suas semelhanças foram agrupadas da seguinte maneira.

O desenvolvimento e a preservação representaram 7 respostas, caracterizando a sustentabilidade como um processo viabilizado através de diversas atividades voltadas para a preservação da natureza. Exemplo: “Sustentabilidade e o melhoramento dos produtos da natureza que contribuem para a sua preservação”

b) A sustentabilidade como um conceito sistêmico que encontra explicações que integrem os múltiplos aspectos da problemática ambiental aparece em apenas uma das respostas: “Sustentabilidade é um conceito sistêmico relacionado à continuidade dos aspectos ambientais”

c) o restante das 3 posições admite não possuir conhecimento suficiente para responder sobre o assunto. Percebe-se com clareza nas respostas apresentadas que nenhuma se aproxima da categoria de sustentabilidade estabelecida como parâmetro de análise.

(5)

Na análise documental, feita no P.P.P. e Planos de aula procuramos relacionar concepção de Sustentabilidade. No entanto, o que se percebe é a inexistência do assunto.

Avançando em suas contribuições para a pesquisa, os sujeitos confirmam a seguinte concepção de educação ambiental, totalizando 13 respostas.

a) um total de 4 das respostas reconhece que a educação ambiental é caracterizada como uma prática diária a partir da organização e planejamento do professor. Exemplo: “A Educação Ambiental deve ser desenvolvida através da organização e planejamento do professor”.Um segundo grupo de 4 respostas considera que a Educação Ambiental é um processo de desenvolvimento que deve ser organizado em forma de treinamento específico para os professores, criando parcerias com instituições como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), que desenvolvem atividades voltadas para a temática ambiental. Exemplo: “Deve-se oferecer treinamento para os professores”.

b) percebemos com clareza que 5 respostas se aproximam da categoria de Educação Ambiental estabelecida como parâmetro de análise., que caracteriza a educação ambiental como uma educação desenvolvida permanentemente, através de práticas diárias, devendo estar presente de forma articulada em todos os níveis, através da organização e planejamento dos professores. Exemplo: “A Educação Ambiental deve ser desenvolvida através de práticas diárias dos professores”.

No que diz respeito à Educação Ambiental é inexistente a sua concepção no Projeto Político Pedagógico nos Planos de aula o que encontramos são alguns traços de que a escola trabalha a Educação Ambiental através de temas transversais interdisciplinarmente, enfocando os valores éticos, sócio - políticos e morais que são indispensáveis ao desenvolvimento do cidadão em sua plenitude.

A temática da Educação Ambiental mereceu mais três questionamentos feitos aos professores. Em primeiro lugar, perguntamos quais os benefícios que a educação ambiental traz na aprendizagem do aluno;

a) O primeiro grupo de 6 respostas afirma que a educação ambiental proporciona ao aluno, conhecer direitos e deveres de uma realidade atual, sabendo a importância de preservar o meio ambiente. Exemplo: “O aluno passa a conhecer através da educação ambiental direito e dever que ele tem com a natureza.”.

b) A educação ambiental vista de uma maneira que desperta o interesse do aluno aparece em 5 respostas. Exemplo: “A educação ambiental na escola desperta o interesse na pesquisa para novas descobertas”

Perguntados sobre como a educação ambiental é desenvolvida na escola, todos os sujeitos, afirmam que é desenvolvida através de feira de ciências, trabalhos interdisciplinares na sala de

(6)

como

A educação ambiental para ser trabalhada como tema transversal destaca 5 das respostas, caracterizando que deve ser assim trabalhada, desde que se tenha uma orientação adequada envolvendo as disciplinas. Exemplo: “Que a educação ambiental seja trabalhada como tema transversal, mas que o professor seja orientado por alguém envolvido n área”.

Um segundo grupo de 4 respostas afirma que não deve ser trabalhada como tema transversal, mas sim como uma prática diária e permanente, tendo um compromisso maior com a consciência ambiental promovendo as transformações necessárias. Exemplos: “Trabalhar a educação ambiental diariamente na prática faz com que o compromisso dos professores e alunos aumentem com as questões”.

Após oito meses da aplicação do primeiro questionário, realizou-se uma reunião para expor aos sujeitos o resultado da pesquisa na qual foram esclarecidos alguns conceitos que abordamos em nosso trabalho, principalmente Sustentabilidade. Na oportunidade foi aplicado um questionário, para se observar se as concepções iniciais dos sujeitos haviam sofrido modificações, durante o período de oito meses que se passaram. É válido ressaltar que em se tratando das concepções de Educação e Sustentabilidade, houve alterações, fato esse acontecido pelo empenho dos sujeitos na busca de informações e estudos relacionados ao tema envolvido.

Na questão de operacionalizar a Educação Ambiental, as modificações foram visíveis: muitos acrescentaram novas atividades em sua pratica no período ocorrido.

A educação ambiental como tema transversal na escola aponta uma educação ambiental voltada para temas relacionados a lixo, coleta seletiva, reciclagem, e preservação do ambiente escolar. Os planos apontam uma educação ambiental relacionada somente a disciplina de ciências com assuntos voltados a reciclagem coleta seletiva campanhas contra doenças atuais.

(7)

CONCLUSÃO

Este trabalho buscou responder de que forma a Escola Estadual Aderson de Menezes trabalha a Educação Ambiental, em seu Projeto Político Pedagógico, cuja inexistência de relações teórico metodológico de uma concepção crítica de Educação Ambiental, não permite o desenvolvimento de uma consciência crítica e emancipatória.Constatamos que os resultados nos dizem que as escolas partindo dos professores possuem conhecimentos prévios, mas não desenvolvem que a escola não apresenta projetos de Educação Ambiental e que os planos de aula não estão voltados para uma intencionalidade educativa relacionada à Educação Ambiental. Esta constatação deu-se através das respostas no questionário dirigido aos sujeitos e análise documental do Projeto Político Pedagógico e dos Planos de aula.

Acredita-se, enfim, que os resultados do estudo ora concluído sinalizam para novas perspectivas para a abordagem da Educação Ambiental na escola, conclamando os educadores a repensar históricas relações mantidas pelo homem e pela mulher com a natureza, chamada a ser constantemente transformada pela mente crítica e pela mão criativa de seres essencialmente críticos e criativos.

(8)

REFERÊNCIAS

SATO, M. Educação ambiental. São Carlos, SP: RIMA 2002.

SILVA, D. F. da. Considerações epistemológicas sobre o conceito de interdisciplinaridade – implicações para a educação. Revista de Educação AEC. Ano 21, n. 83, abr/jun, p. 16-27 1992.

Referências

Documentos relacionados

25 - “O sistema imune produz anticorpos contra proteínas na pele, chamadas desmogleínas. Estas proteínas mantém as células da pele agrupadas e a pele

Além da peculiaridade no desenvolvimento das atividades produtivas de acordo com Chaves (2006), as comunidades rurais Amazônicas são constituídas por

As amostras de Ribeirão do Pinhal se caracterizaram pela presença de café com defeitos verde e ardido, grãos pequenos, mas de baixos valores de CE e de expansão de grão

Isto significa que o monitor de pulsos avalia- do pode ser utilizado como uma ferramenta de controle da freqüência cardíaca nos portadores de marcapassos e desfibriladores, no

A estabilização do mRNA ocorre downstream dos neurónios deficientes em Stau2, salientando a importância da Stau2 na regulação da tradução (e da transcrição -

As comunidades ribeirinhas na Amazônia apresentam um modo particular de vida que se configuram em suas particularidades e singularidades em diferentes dimensões da vida social,

Já para o cálculo da potência elétrica, utilizou-se a expressão (2.2), em que os valores de tensão e corrente aplicada ao conjunto motobomba foram adquiridos através

A PARCERIA na pesca comercial na comunidade Nossa Senhora das Graças é o sistema utilizado por grande parte dos pescadores, tanto na própria necessidade de um companheiro