• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DE PERNAMBUCO PREFEITURA MUNICIPAL DE ARCOVERDE CONCURSO PÚBLICO PROVA PARA CARGO DE: ENFERMEIRO - POLICLÍNICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DE PERNAMBUCO PREFEITURA MUNICIPAL DE ARCOVERDE CONCURSO PÚBLICO PROVA PARA CARGO DE: ENFERMEIRO - POLICLÍNICA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ESTADO DE PERNAMBUCO

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARCOVERDE

* ATENÇÃO - CONFIRA SE ESTA PROVA CORRESPONDE AO CARGO QUE VOCÊ CONCORRE * Neste Caderno de Questões, você encontra:

- 28 questões ESPECÍFICAS - 12 questões de Português

* Só inicie a prova após a autorização do Fiscal de Sala.

* Duração da prova: 3 horas. O Candidato só poderá retirar-se do recinto das provas após 01 hora, contada a partir do seu efetivo início. * O candidato só terá o direito de levar o caderno de prova após 02:00 horas do início dos trabalhos, e deixará apenas o Cartão de Respostas.

* Caso o candidato opte em sair antes de 02:00 horas do início dos trabalhos; NÃO será permitido a anotação do gabarito seja qual for a forma.

* Os Fiscais de Sala não estão autorizados a prestar quaisquer esclarecimentos sobre a resolução das questões; esta tarefa é obrigação do candidato.

* Não é permitido que os candidatos se comuniquem entre si. É proibida também a utilização de quaisquer equipamentos eletrônicos. * O candidato receberá do Fiscal de Sala, 01 (hum) Cartão de Respostas correspondente às questões objetivas.

* Assine o seu Cartão de Respostas (Gabarito). Assinale apenas uma opção em cada questão. Não deixe questão em branco, nem assinale mais de uma opção, para seu Cartão não ter questões anuladas.

* O seu Cartão de Respostas é pessoal e insubstituível. Portanto, CUIDADO, não rasure, dobre ou amasse seu Cartão de Respostas pois em hipótese alguma ele será substituído, salvo por erro do fiscal ou por falha de impressão. Confira seus dados, leia as instruções para seu preenchimento e assinale no local indicado.

* A assinatura no Cartão de Respostas é obrigatória.

* O Gabarito desta prova estará disponível no dia 02/06/2014, no site www.conpass.com.br.

* Para exercer o direito de recorrer contra qualquer questão, o candidato deve seguir as orientações constantes da Cláusula XI do Edital do Concurso Público nº 001/2014 da PREFEITURA MUNICIPAL DE ARCOVERDE, publicado em 10/03/2014.

* Após o término da prova, o candidato deverá deixar a sala e em hipótese alguma poderá permanecer no estabelecimento onde realizou a mesma.

BOA PROVA!!

DATA: 01 DE JUNHO DE 2014

CONCURSO PÚBLICO

PROVA PARA CARGO DE:

(2)

PARTE I – ENFERMEIRO

01 - A História da Enfermagem merece destaque dentre os conhecimentos necessários à profissão, pois traz o respaldo que o enfermeiro precisa para o desenvolvimento de suas ações rotineiras. Ainda no século XIX teve destaque na área de obstetrícia, a primeira parteira formada no Brasil, que foi:

A) Ana Neri B) Madame Durocher C) Dona Tereza Cristina D) Luisa de Marillac E) Edith Franckel

02 - O avanço da profissão de enfermagem está diretamente relacionado ao desenvolvimento de importantes Teorias, que trazem para o enfermeiro, conhecimento científico e capacidade de entendimento de procedimentos de sua rotina. Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que se relaciona à Teoria de Enfermagem desenvolvida por Hildegard Peplau:

A) Teoria da Adaptação B) Teoria do Autocuidado

C) Teoria das Relações Interpessoais em Enfermagem D) Teoria das Necessidades Humanas Básicas E) Teoria do Modelo Conceitual do Homem

03 - A Teoria de Enfermagem da Conservação afirma que, “sendo a enfermagem uma interação humana, lida com as interações do paciente e do enfermeiro. As intervenções de enfermagem devem ser baseadas na conservação da integridade do paciente em cada um dos domínios de conservação (energia, integridade estrutural, social e pessoal)”. Qual das estudiosas desenvolveu essa Teoria?

A) Irmã Callista Roy B) Martha Elizabeth Rogers C) Madeleine M. Leininger D) Dorothea Orem E) Myra E. Levine

04 - O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem diz em seu preâmbulo que, “A enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida”. Sobre esse Código é incorreto afirmar:

A) A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade.

B) O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.

C) O profissional de enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões.

D) Aprimorar seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais que dão sustentação a sua prática profissional se trata de um dever.

E) O profissional de enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.

05 - Ainda de acordo com O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, na seção que trata das relações com a pessoa, família e coletividade, corresponde a um direito:

A) Ter acesso às informações, relacionadas à pessoa, família e coletividade, necessárias ao exercício profissional.

B) Assegurar à pessoa, família e coletividade assistência de enfermagem livre de danos

decorrentes de imperícia, negligência ou

imprudência.

C) Avaliar criteriosamente sua competência técnica, científica, ética e legal e somente aceitar encargos ou atribuições, quando capaz de desempenho seguro para si e para outrem.

D) Negar assistência de enfermagem em qualquer situação que se caracterize como urgência ou emergência.

E) Prescrever medicamentos e praticar ato cirúrgico, exceto nos casos previstos na legislação vigente e em situação de emergência.

06 - A Lei Orgânica da Saúde, 8.080, promulgada em 19 de setembro de 1990. Em seu capítulo I, que trata dos objetivos e atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS), define, exceto:

A) A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.

B) Avaliação do impacto que as tecnologias provocam à saúde.

C) A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

D) Assistência terapêutica integral, que não

compreende a farmacêutica.

E) A execução de ações de vigilância sanitária, de vigilância epidemiológica e de saúde do trabalhador.

07 - O Pacto pela Saúde, publicado através da Portaria GM/MS Nº 399 de 22 de fevereiro de 2006 é um conjunto de reformas institucionais do Sistema Único de Saúde (SUS), pactuado entre as três esferas de gestão, com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando alcançar maior eficiência e qualidade das respostas do SUS. O Pacto pela Saúde redefine as responsabilidades de cada gestor em função das necessidades de saúde da população e busca da equidade social. As formas de transferência dos recursos federais para estados e municípios também foram modificadas pelo Pacto pela Saúde, passando a ser integradas em cinco grandes blocos de financiamento, que são, exceto:

A) Atenção Básica

B) Média e Alta Complexidade da Assistência C) Pesquisa no SUS

D) Vigilância em Saúde E) Assistência Farmacêutica

(3)

08 - Considerando que o Pacto pela Saúde, publicado através da Portaria GM/MS Nº 399 de 22 de fevereiro de 2006, está dividido em 3 dimensões. Qual das alternativas a seguir melhor representa a dimensão do Pacto de Gestão:

A) Estabelece instrumentos de pactuação dos

compromissos e responsabilidades sanitárias a

serem assumidos pelos entes federados,

valorizando a relação solidária, definindo diretrizes e responsabilidades de cada ente visando

diminuir as competências concorrentes e

contribuindo assim para o fortalecimento

compartilhado e solidário do SUS.

B) Compromisso entre os entes federados em torno de um conjunto de prioridades sanitárias, estabelecidas e pactuadas a cada dois anos, de forma tripartite.

C) Resgata a dimensão política da Reforma Sanitária Brasileira e o papel estratégico do SUS como política de Estado, propondo estratégias de mobilização e de fortalecimento dos instrumentos de participação, controle social e de articulação com a sociedade.

D) Reformas institucionais do SUS visando promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando alcançar maior eficiência e qualidade das respostas do Sistema Único de Saúde.

E) Define políticas, instrumentos e orientações para apoiar a gestão na implantação de inovações na

cooperação com gestão da saúde e

responsabilidades pela saúde da população, em busca da equidade social.

09 - A Resolução no 429, de 30 de maio de 2012, dispõe sobre o registro das ações profissionais no prontuário do

paciente, e em outros documentos próprios da

Enfermagem, independente do meio de suporte tradicional ou eletrônico. Em seu artigo 2o diz que “relativo ao processo de cuidar, e em atenção ao disposto na Resolução nº 358/2009, deve ser registrado no prontuário do paciente”, exceto:

A) Um resumo dos dados coletados sobre a pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença.

B) Os diagnósticos de enfermagem acerca das respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença.

C) As ações ou intervenções de enfermagem realizadas face aos diagnósticos de enfermagem identificados.

D) As informações imprescindíveis sobre as

condições ambientais e recursos humanos e materiais, visando à produção de um resultado esperado, um cuidado de Enfermagem digno, sensível, competente e resolutivo.

E) Os resultados alcançados como consequência das ações ou intervenções de enfermagem realizadas.

10 - A Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, 7.498/86, de 25 de junho de 1986, diz em seu artigo 1º, que “é livre o exercício da Enfermagem em todo o território nacional”. Baseado nessa Lei, qual dos profissionais a seguir não pode exercer suas atividades atualmente no Brasil? A) Enfermeiro B) Técnico de Enfermagem C) Auxiliar de Enfermagem D) Parteira E) Atendente de enfermagem

11 - A Constituição Federal de 1988, assim como a Lei nº 8080/1990 definem o papel central da Regionalização na estruturação do serviço de saúde. Nas alternativas a seguir assinale aquela que representa os principais instrumentos de planejamento da Regionalização:

A) Plano Diretor de Regionalização e Pacto pela Saúde.

B) Plano Diretor de Regionalização, o Plano Diretor de Investimento e a Programação Pactuada e Integrada da Atenção à Saúde.

C) Pacto de Gestão e Pacto em Defesa do SUS. D) Plano Diretor de Regionalização, o Plano Diretor

de Investimento e Pacto pela Saúde.

E) Pacto pela Saúde e Programação Pactuada Integrada da Atenção à Saúde.

12 - A Organização Mundial de Saúde (OMS), definiu o conceito de Cuidados Paliativos em 1990 e atualizou em 2002, que diz, "Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais". Nos cuidados paliativos dispensados ao paciente, qual não representa totalmente um ponto fundamental?

A) A comunicação adequada deve existir sempre entre familiares e pacientes sendo a base para o esclarecimento e favorecimento da adesão ao tratamento e aceitação da proximidade da morte. B) A unidade de tratamento compreende o paciente e

sua família.

C) Os sintomas do paciente devem ser avaliados rotineiramente e gerenciados de forma eficaz através de consultas frequentes e intervenções ativas.

D) As decisões relacionadas à assistência e tratamentos médicos devem ser feitos com base em princípios éticos.

E) Os cuidados paliativos devem ser fornecidos por uma equipe interdisciplinar, fundamental na avaliação de sintomas em todas as suas dimensões, na definição e condução dos tratamentos farmacológicos e não farmacológicos, imprescindíveis para o controle de todo e qualquer sintoma.

(4)

13 - A hanseníase no Brasil é considerada uma doença negligenciada e o enfermeiro tem uma participação fundamental na contribuição do reconhecimento da doença visando o diagnóstico precoce. Dessa forma assinale a alternativa que não representa uma medida fundamental para o diagnóstico precoce da hanseníase?

A) Exame de contatos.

B) Realização de campanhas educativas. C) Exame de coletividade.

D) Realização de baciloscopia. E) Teste de sensibilidade cutânea.

14 - A Portaria nº 3.125, de 7 de outubro de 2010, aprova as Diretrizes para Vigilância, Atenção e Controle da hanseníase. De acordo com essa portaria, a partir de quantos anos após a cura, a hanseníase poderá ser considerada uma recidiva?

A) 2 anos B) 3 anos C) 5 anos D) 1 ano E) 4 anos

15 - Ainda de acordo com a Portaria nº 3.125, de 7 de outubro de 2010, que aprova as Diretrizes para Vigilância, Atenção e Controle da hanseníase, qual o Grau de incapacidade correto para um paciente que apresenta acuidade visual de 0,8, na tabela de Snellen?

A) Grau 0 B) Grau 1 C) Grau 2 D) Grau 3 E) Grau 4

16 - Qual das seguintes doenças possui um agente etiológico da mesma família do agente etiológico da hanseníase? A) Doença de Chagas B) Leptospirose C) Rubéola D) Tuberculose E) Sarampo

17 - Acidose metabólica é efetivada pelo excesso de ácido nos fluidos corporais. As causas da acidose metabólica são a produção excessiva de ácido corporal e função renal insuficiente para a retirada de ácido do corpo. Dos seguintes exames listados a seguir, qual é um dos de escolha para a aferição da acidose metabólica?

A) Teste Elisa B) Gasometria arterial C) TGO e TGP D) VS e VHS E) TSH

18 - “Doença sexualmente transmissível que tem como agente a Chlamydia trachomatis, caracterizada pelo aparecimento de uma lesão genital primária, de curta duração e que se apresenta como uma ulceração ou pápula. Esta lesão é passageira durando de 3 a 5 dias e frequentemente não é identificada pelos pacientes, especialmente do sexo feminino”. O texto se refere à seguinte doença: A) Sífilis B) Cancro Mole C) Candidíase D) Condiloma Acuminado E) Linfogranuloma Venéreo

19 - O Ministério da Saúde divulgou em 2011, Nota Técnica sobre mudanças no tratamento da Tuberculose. Em relação ao esquema de multirresistência, qual a orientação correta para maiores de 60 anos?

A) A Estreptomicina deve ser administrada na dose máxima de 500 mg/dia.

B) A Estreptomicina deve ser administrada na dose mínima de 500 mg/dia.

C) A Pirazinamida deve ser administrada na dose máxima de 500 mg/dia.

D) A Pirazinamida deve ser administrada na dose mínima de 500 mg/dia.

E) O Etambutol deve ser administrado na dose mínima de 500 mg/dia.

20 - Ainda sobre a Nota técnica da Tuberculose, divulgada pelo Ministério da Saúde, para tratamentos de adultos e adolescentes é incorreto afirmar:

A) Para os casos de coinfecção TB/HIV-Aids que necessitem de terapia antirretroviral, incompatível com o uso da Rifampicina, a Riboflavina estará disponível para a composição do esquema básico

e para meningoencefalite, no lugar da

Rifampicina.

B) A adesão ao tratamento deve ser verificada em todas as suspeitas de falência, concomitantemente à solicitação de cultura, identificação da espécie e teste de sensibilidade.

C) A manutenção do esquema básico com

prorrogação da segunda fase do tratamento para 7

meses poderá ser considerada quando a

monorresistência for identificada na fase de manutenção do tratamento.

D) A responsabilidade da conduta terapêutica de todos os casos que apresentem efeitos adversos “maiores” é da Referência Secundária

E) Considera-se caso novo, o paciente que nunca usou ou usou por menos de 30 dias medicamentos antituberculose.

21 - A portaria nº 104, de 25 de janeiro de 2011, define as terminologias adotadas em legislação nacional, conforme o disposto no Regulamento Sanitário Internacional 2005 (RSI 2005), a relação de doenças, agravos e eventos em saúde pública de notificação compulsória em todo o território nacional e estabelece fluxo, critérios, responsabilidades e atribuições aos profissionais e serviços de saúde. De acordo com essa portaria fazem parte da Lista de Notificação Compulsória em Unidades Sentinelas (LNCS), exceto:

A) Acidente com exposição a material biológico relacionado ao trabalho.

B) Desastres de origem natural ou antropogênica quando houver desalojados ou desabrigados. C) Dermatoses ocupacionais.

D) Influenza humana.

(5)

22 - Qual é a Norma Regulamentadora (NR) que estabelece o programa de prevenção de riscos ambientais?

A) NR 15 B) NR 12 C) NR 2 D) NR 5 E) NR 9

23 - O Ministério da Saúde instituiu a nova vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), com o objetivo de prevenir o câncer do colo do útero, refletindo na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade. O impacto da vacinação em termos de saúde coletiva se dá pelo alcance de no mínimo:

A) 70% de cobertura vacinal B) 90% de cobertura vacinal C) 80% de cobertura vacinal D) 95% de cobertura vacinal E) 60% de cobertura vacinal

24 - Qual dos medicamentos a seguir é regularmente usado no tratamento de crises convulsivas?

A) Dexclorfeniramina B) Hidralazina C) Fentanil

D) Valproato de sódio E) Enflurano

25 - “O sistema imune produz anticorpos contra proteínas na pele, chamadas desmogleínas. Estas proteínas mantém as células da pele agrupadas e a pele intacta. Quando as desmogleínas são atacadas, as células da pele se separam umas das outras e o fluido que existe entre as células pode correr, formando bolhas que não cicatrizam”. A qual doença dermatológica o texto se refere?

A) Psoríase B) Herpes C) Escabiose D) Queratose actínica E) Pênfigo

26 - Para administrar 600 ml de um medicamento, por via endovenosa, em bomba de infusão contínua (BIC), por 8 horas. Qual a vazão correta a ser programada na BIC?

A) 75 ml/h B) 53 ml/h C) 200 ml/h D) 60 ml/h E) 30 ml/h

27 - Considerando a avaliação de sinais vitais na criança, qual dos seguintes parâmetros em relação ao pulso é considerado normal? A) 60 a 100 bpm B) 80 a 120 bpm C) 100 a 160 bpm D) 50 a 100 bpm E) 40 a 140 bpm

28 - A respiração que se apresenta em ciclos, que aumenta e diminui a profundidade, com períodos de apneia é chamada de:

A) Respiração de Kussmaul B) Respiração de Cheyne-Stokes C) Respiração de Biot D) Respiração sibilante E) Bradipneia PARTE II – PORTUGUÊS

As questões de 29 a 36 referem-se ao texto seguinte:

Latino-americanos chegaram tarde à questão

Além do combate aos crimes violentos, a segurança dos cidadãos também está ligada à prevenção de ataques no ciberespaço

Numa região em que o tema da segurança cibernética domina as agendas de todos os países, pouca atenção tem sido dada a outro tipo de crime silencioso que está se tornando rapidamente uma das maiores ameaças para cidadãos, empresas e governos. E na América Latina, com 40% da população online, qualquer pessoa com um computador ou um smartphone é uma vítima em potencial.

Países como Brasil e Colômbia montaram operações de defesa cibernética em suas Forças Armadas. As unidades policiais estão mais atentas aos crimes da internet. Entretanto, ainda estão muito longe de poder contar com uma capacidade de defesa hemisférica nesse campo, que é tão importante quanto qualquer outro relativo à segurança dos indivíduos na preservação do crescimento econômico e da competitividade.

A América Latina e o Caribe são um rico terreno de caça para as gangues especializadas de criminosos extremamente habilidosos. Esses grupos aprenderam com a indústria do cibercrime da Europa Oriental como atacar os bancos e sabotar o comércio. As instituições financeiras são particularmente vulneráveis, porque qualquer pessoa pode adquirir um kit de cibercrime pela internet por apenas US$ 140, que facilita o roubo de senhas e de dados financeiros.

Entretanto, essas instituições são frequentemente as menos acessíveis quando se trata de informar a ocorrência de ataques cibernéticos.

Por que a região está tão atrasada na prevenção desse tipo de ataque? Por que ainda não foram criados arcabouços legais que permitam processar os responsáveis por esses crimes? O motivo real é que a América Latina e o Caribe passaram a abordar um pouco tarde a questão da segurança.

Ao contrário dos crimes violentos contra pessoas, os crimes cibernéticos são sub-reptícios. No entanto, ninguém - nem governos, setor privado, nem a sociedade civil - pode ignorar as consequências do crime cibernético para a segurança dos cidadãos.

O que pode ser feito para fazer frente a essa nova onda de criminalidade oculta? Em primeiro lugar, será essencial empreender campanhas de educação do público. Considerando que 65% dos usuários da internet têm menos de 35 anos, serão imprescindíveis campanhas de informação para ensinar aos novos usuários como impedir que os computadores se tornem vulneráveis aos ataques.

Essencial é também uma maior difusão do uso de antivírus e de softwares antimalware. Pagar por esse software não é um luxo, mas uma necessidade. Em segundo lugar, cada país deve investir no treinamento de uma nova geração de combatentes em prol da segurança cibernética, capazes de defender o seu país contra as crescentes ameaças às redes nacionais computadorizadas.

Segurança. Um profundo compromisso com a

educação tecnológica permitirá aumentar a oferta de trabalhadores treinados. Finalmente, será preciso criar um arcabouço regulador regional para os crimes cibernéticos a ser usado em toda a região. A falta de leis comuns ou de definições

(6)

dos crimes cibernéticos torna o trabalho das forças de segurança mais complicado, porque polícia e Exército não podem perseguir os criminosos pela inexistência de uma legislação clara para atacá-los judicialmente.

As invasões dos criminosos cibernéticos, como o phishing e o hacking, custam milhões de dólares não revelados aos governos e às empresas. Os crimes cibernéticos, como todas as outras formas de atividades ilícitas, não desaparecerão. Neste exato momento, estamos testemunhando o lado negro da globalização em muitos países.

Se os governos não agirem com rapidez para tratar das questões de segurança cibernética, veremos a América Latina tornar-se uma das plataformas preferidas para o malware, as fraudes eletrônicas e os spams.

A segurança dos cidadãos não diz respeito apenas à prevenção dos crimes violentos, mas deve também incluir a segurança do ciberespaço a fim de garantir que os ganhos econômicos das últimas décadas sejam preservados e não roubados secretamente por meio do toque de uma tecla.

Johanna Mendelson Forman. Latino-americanos chegaram tarde à questão. Trad. Anna Capovilla.

<http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,latino-americanos-chegaram-tarde-a-questao,1033234,0.htm> Acesso em: jul.2013. 29 - “Os crimes cibernéticos, com todas as outras formas de atividades ilícitas, não desaparecerão”. A palavra em destaque significa: A) seguras B) permitidas C) oficiais D) evoluídas E) proibidas

30 - O título do texto destaca:

A) o investimento atrasado em defesa cibernética. B) o baixo investimento dos países latinos em inclusão

digital.

C) o número de usuários da população latina em expansão.

D) a atualização da América Latina em internet segura. E) a quantidade de usuários da população latina em

extinção.

31 - O combate aos “cibercrimes” pode gerar: A) proliferação de spams e vírus. B) novos empregos na área tecnológica. C) censura na rede.

D) diminuição de acessos. E) extinção de spams e vírus.

32 - As diversas perguntas apresentadas no texto são estratégias que:

A) questionam as informações relatadas no texto. B) geram ambiguidade.

C) levam o leitor a refletir sobre o tema. D) demonstram a parcialidade do narrador.

E) mostram insegurança do narrador com relação ao ponto de vista defendido.

33 - A forma mais eficiente de combater a cibercrime é: A) aumentar a fiscalização dos usuários da internet. B) empregar novas estratégias de segurança.

C) buscar na iniciativa privada novas estratégias de segurança.

D) abolir o acesso a internet durante um certo período.

E) investir em campanhas educativas.

34 - Assinale a opção em que as orações I e II foram unidas num só período, com uma oração explicativa: I. As unidades policiais estão mais atentas aos crimes da internet.

II. Os crimes da internet estão crescendo ultimamente. A) As unidades policiais estão mais atentas aos

crimes da internet, portanto eles estão crescendo ultimamente.

B) As unidades policiais estão mais atentas aos crimes da internet, porém eles estão crescendo ultimamente.

C) As unidades policiais estão mais atentas aos crimes da internet, pois eles estão crescendo ultimamente.

D) As unidades policiais estão mais atentas aos crimes da internet, logo eles estão crescendo ultimamente.

E) As unidades policiais estão mais atentas aos crimes da internet, no entanto eles estão crescendo ultimamente.

35 - Leia o trecho a seguir:

“Qualquer pessoa com um computador ou um smartphone é uma vítima em potencial de crimes da internet”.

Uma conclusão possível para a oração é:

A) pois a indústria do cibercrime está cada vez mais sofisticada.

B) então a indústria do cibercrime está cada vez mais sofisticada.

C) entretanto a indústria do cibercrime está cada vez mais sofisticada.

D) e a indústria do cibercrime está cada vez mais sofisticada.

E) Nenhuma das respostas anteriores. 36 - Leia o texto a seguir:

“Pagar por esse software não é um luxo, mas uma necessidade”.

O uso da vírgula justifica-se porque:

A) estabelece a relação entre uma coordenada assindética e uma conclusiva.

B) separar a oração coordenada “não é um luxo” da adversativa “mas uma necessidade”, em que o verbo está subentendido.

C) liga a oração principal “Pagar” à coordenada “não é um luxo, mas uma necessidade”.

D) indica que dois termos da mesma função estão ligados por uma conjunção aditiva.

(7)

37 - Identifique a figura de linguagem presente na tira seguinte: A) metonímia B) prosopopeia C) hipérbole D) eufemismo E) onomatopeia

38 - O acento indicativo de crase está correto apenas na alternativa:

A) O prefeito viajou à serviço.

B) Dedicou-se à experiências importantes. C) Deixou tudo às claras.

D) O grupo de turistas foi à Florianópolis. E) O casal dirigiu-se à uma delegacia.

39 - Assinale a alternativa que apenas apresenta palavras paroxítonas:

A) ureter – mister – meteorito B) inaudito – ínterim – hangar C) nobel – aziago – mortadela D) têxtil – condor – avaro E) ibero – pudico – austero A questão 40 refere-se a tira seguinte:

40 - Das afirmações seguintes:

I. O prefixo da palavra anticorpos no terceiro quadrinho indica oposição, ação contrária.

II. A palavra “felicidade” (1º quadrinho) é formada pelo radical “FELIC”, pela vogal de ligação “I” e pelo sufixo “DADE” que indica estado.

III. O vocábulo “contagiosa” (1º quadrinho) é formado pelo radical “CONTA”, pela consoante de ligação “G” e pelo sufixo “IOSA” que apresenta sentido de “provido de”, “cheio de”.

A) Apenas os itens I e II estão corretos. B) Apenas os itens I e III estão corretos. C) Apenas os itens II e III estão corretos. D) Todos estão corretos.

Referências

Documentos relacionados

o Atacou a separação entre sujeito-objeto de pesquisa, afirmando que a teia de subjetividade, emoções e valores existentes nas relações humanas não permitiria o

Construção e uso de uma luneta de baixo custo para o ensino de ótica e de astronomia (trabalho apresentado na 11a. Mostra de Trabalhos de Iniciação Técnico-Científica, IFRS,

Utilizando a técnica de oclusão circulatória pós-exercício estático de preensão manual, estes autores demonstraram que pacientes com DPOC moderada a grave, têm uma

nas reações de Fenton não apresentou evidências claras de maior descoloração do azocorante, ao passo que, nas reações tipo Fenton, a presença destes compostos aumentou

Para a descoloração do corante vermelho de fenol na presença dos sistemas reacionais com mediadores, somente a reação com o ácido gálico foi bem descrita pelo modelo BMG, sendo

Nos contatos dos funcionários da FGS Brasil com os clientes, nós evitamos situações que possam resultar em conflito entre interesses pessoais e da nossa

Natureza: OUTRO Tipo: BIBLIOGRAFICA Título: Possibilidades de Constituição do Educador em Química Destaque: NÃO Autor: ANDREIA MODRZEJEWSKI ZUCOLOTTO Data da Publicação:

De acordo com o descrito na literatura, é esperado que o escoamento apresente campos de velocidade e pressão diferentes a cada variação do ângulo ϕ, gerando alterações