• Nenhum resultado encontrado

ATO REGULAMENTAR CONJUNTO Nº 01/2008-GPGJ/CGMP.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATO REGULAMENTAR CONJUNTO Nº 01/2008-GPGJ/CGMP."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

2008 – Sessenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”

ATO REGULAMENTAR CONJUNTO Nº 01/2008-GPGJ/CGMP.

Dispõe sobre as regras e procedimentos a serem adotados pelos órgãos da Procuradoria-Geral de Justiça para a concessão, a suspensão, a interrupção e a alteração da escala de férias dos membros do Ministério Público do Estado do Maranhão.

A PROCURADORA-GERAL DE JUSTIÇA e a CORREGEDORA-GERAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO, no uso de suas atribuições legais, e com fundamento no disposto nos arts. 8º, VI, e 16, X, da Lei Complementar Estadual nº 13/91;

CONSIDERANDO minuta proposta pela Comissão designada pela Portaria nº 3688/2007-GPGJ, nos autos do Processo nº 7909AD/2007;

CONSIDERANDO a necessidade de disciplinar a concessão, a suspensão, a interrupção e a alteração da escala de férias dos membros do Ministério Público, a fim de evitar que acúmulos desregrados de férias possam vir a prejudicar o bom andamento da Administração e a boa prestação de serviços aos jurisdicionados,

RESOLVEM: DISPOSIÇÃO GERAL

Art. 1°. A concessão, a suspensão, a interrupção e a alteração da escala de férias dos membros do Ministério Público do Estado do Maranhão devem obedecer às regras e aos procedimentos estabelecidos neste ATO REGULAMENTAR.

(2)

2008 – Sessenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”

DO DIREITO E DA CONCESSÃO

Art. 2º. O membro do Ministério Público gozará anualmente 60 (sessenta) dias de férias, contínuos ou divididos em 2 (dois) períodos iguais.

§ 1°. O direito às férias só será adquirido após de corrido o primeiro ano de exercício.

§ 2°. Após a aquisição do primeiro período de féria s, considerar-se-á o dia 1º de janeiro como termo inicial para os outros períodos.

§ 3º. Os pedidos de férias inferiores a 30 (trinta) dias, serão apreciados pelo Procurador-Geral, ouvida a Corregedoria-Geral.

§ 4º. É vedada a acumulação de férias por mais de dois exercícios.

Art. 3º. As férias correspondentes a cada exercício devem ter início até o primeiro dia útil do mês de novembro, salvo na hipótese apontada no § 1º do artigo 2º.

Art. 4º. As portarias de férias obedecerão à escala de férias elaborada pela Corregedoria-Geral e aprovada pelo Procurador-Geral, conciliando-se a pretensão do membro do Ministério Público, em manifestação enviada até o dia 15 de outubro, com a necessidade do serviço, prevalecendo esta em caso de conflito.

§ 1º. O membro do Ministério Público, ao usar da faculdade de solicitar a inclusão de seu nome na escala de férias elaborada pela Corregedoria-Geral, deverá indicar dia e mês em que pretende iniciar a sua fruição.

§ 2º. O membro do Ministério Público que não fizer uso da faculdade de solicitar a inclusão de seu nome na escala de férias, terá suas férias fixadas pelo Procurador-Geral de Justiça, após manifestação da Corregedoria-Geral, exclusivamente com base no interesse do serviço.

§ 3°. Publicada a escala de férias, contendo o mês e o dia do início da fruição, e encaminhada a todos os Promotores e Procuradores de Justiça, poderá o

(3)

2008 – Sessenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”

membro do Ministério Público, até 30 (trinta) dias antes do início das férias, requerer sua alteração.

§ 4°. O Procurador-Geral de Justiça poderá, por nec essidade do serviço, sempre em caráter excepcional, em decisão motivada, depois de ouvir a Corregedoria-Geral, alterar a escala, suspender ou interromper as férias.

§ 5°. As férias interrompidas deverão ser gozadas a té o primeiro dia útil do mês de novembro do ano seguinte, quando não for possível sua fruição no mesmo exercício.

Art. 5º. Havendo convocação de Júri, na forma e nos prazos do art. 427 do Código de Processo Penal e do art. 51 da Lei Complementar Estadual nº 14/91, as férias do Promotor de Justiça ficam automaticamente adiadas para depois da última sessão, quando já ultimados os prazos para razões e contra-razões de eventual recurso.

§ 1º. Para propiciar a tomada de providências administrativas de adiamento do gozo de férias, deve o Promotor de Justiça fazer comunicação imediata à Corregedoria-Geral sobre a convocação de Júri, pelos meios cabíveis.

§ 2º. Na hipótese do caput, poderá ser concedida autorização excepcional e motivada de gozo de férias pelo Procurador-Geral de Justiça, ouvida a Corregedoria-Geral.

Art 6º. As férias, cujo período aquisitivo ocorrer durante o período de afastamento para freqüentar cursos de aperfeiçoamento e estudo, serão inclusas na escala de férias e concedidas por ato do Procurador-Geral de Justiça nos meses de janeiro e fevereiro, independentemente de solicitação, como se no exercício de suas funções o afastado estivesse, cabendo à Corregedoria-Geral as providências pertinentes.

Art. 7º. O membro do Ministério Público, 5 (cinco) dias antes de entrar em gozo de férias, e ao reassumir as funções, oficiará à Corregedoria-Geral.

(4)

2008 – Sessenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”

I – o endereço onde poderá ser encontrado, com indicação de telefone e correio eletrônico, caso existentes;

II – a pauta de audiências, a relação de autos com vista e expressa referência aos prazos abertos para ajuizamento de ações e de manejo de recursos, bem como para emissão de pareceres e oferecimento de razões e contra-razões; III – declaração ou comprovação documental de que encaminhou ao seu substituto a pauta de audiências, a relação de autos com vista e informação sobre os prazos abertos para ajuizamento de ações, para manejo de recursos e para emissão de pareceres e oferecimento de razões e contra-razões;

§ 2°. A comunicação de reassunção das funções será instruída, no que couber, com informações sobre as atividades judiciais e extrajudiciais da Promotoria ou Procuradoria de Justiça que integrar.

§ 3°. O membro do Ministério Público designado para responder por Promotoria de Justiça ou convocado para substituição em Procuradoria de Justiça, ao assumir as funções, oficiará à Corregedoria-Geral informando a situação em que encontrou a unidade, sem prejuízo de que, até o dia 5 (cinco) do mês seguinte, envie à Corregedoria-Geral o mapa estatístico, que será instruído, quando ultimada a substituição, com relatório circunstanciado sobre a situação em que tiver deixado a Promotoria ou Procuradoria de Justiça.

§ 4º. Diante de notícia encaminhada pelo Corregedor-Geral sobre os membros que não atenderem ao comando deste artigo, bem como dos que não tiverem remetido, no prazo legal, os formulários mensais devidos à Corregedoria-Geral, o Procurador-Geral poderá suspender o início de fruição de férias destes membros.

Art. 8º. O membro do Ministério Público que, na data da publicação deste ATO REGULAMENTAR, tiver férias não fruídas referentes a exercícios anteriores, deverá gozá-las antes de requerer as férias do exercício.

§ 1°. A cada ano, o membro do Ministério Público qu e se enquadrar na situação prevista no caput, deverá gozar, no mínimo, 90 (noventa) dias de férias.

(5)

2008 – Sessenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”

§ 2°. Caso o membro do Ministério Público, por ocas ião da solicitação referida no art. 111, caput, da Lei Complementar nº 13/91, não manifeste interesse de atender ao comando do caput, deverá a Corregedoria-Geral, quando da elaboração da escala, observar o disposto no §1° de ste artigo.

Art. 9º. Os casos omissos serão disciplinados pelo Procurador-Geral de Justiça, ouvida a Corregedoria-Geral.

Art. 10. Este ATO REGULAMENTAR CONJUNTO entra em vigor na data de sua publicação oficial.

São Luís, 23 de outubro de 2008.

PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. COMUNIQUE-SE.

MARIA DE FÁTIMA RODRIGUES TRAVASSOS CORDEIRO Procuradora-Geral de Justiça

REGINA LÚCIA DE ALMEIDA ROCHA Corregedora-Geral

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

In this work, TiO2 nanoparticles were dispersed and stabilized in water using a novel type of dispersant based on tailor-made amphiphilic block copolymers of

Neste sentido, é evidente calcular o grau de sensibilidade atribuída ao indivíduo no que diz respeito à condição de ser racional operante às práticas de seu cotidiano e, no que

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Ainda no mesmo gênero existe outra planta que apresenta respostas ao tratamento dos cálculos renais, o Phyllanthus amarus, que é uma das mais importantes plantas empregadas

RESUMO – O objetivo desse trabalho foi avaliar o impacto do aumento de dióxido de carbono (CO 2 ) atmosférica sobre a produção de material seco de plantas invasoras e