• Nenhum resultado encontrado

CENTRO DE OCUPAÇÃO DE TEMPOS LIVRES SANTO TIRSO FUNDADO EM 1928 INSTITUIÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO DE OCUPAÇÃO DE TEMPOS LIVRES SANTO TIRSO FUNDADO EM 1928 INSTITUIÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1 O presente Programa de Ação e o Orçamento para o ano de 2017 que a Direção vai submeter ao superior critério da Assembleia Geral desta instituição, tem como pressuposto a consolidação do trabalho desenvolvido durante o ano de 2016, bem como a intensificação, diversificação e multiplicação de iniciativas, que proporcionem e potenciem os recursos existentes e garantam um serviço lúdico-pedagógico de qualidade aos seus utentes.

(2)

2

PROGRAMA DE AÇÃO 2017

Introdução

O Centro de Ocupação de Tempos Livres de Santo Tirso, enquanto instituição de solidariedade social, contempla nos seus estatutos, uma componente de apoio às famílias, em coadjuvância com os serviços públicos competentes e outras entidades ou instituições num espírito cooperativo, solidário e interventivo.

Para a concretização das suas finalidades, no ano de 2017, o Centro de Ocupação de Tempos Livres de Santo Tirso propõe-se desenvolver o programa de ação que se apresenta, tendo como base a intensificação, diversificação e multiplicação de iniciativas num processo contínuo interventivo e cooperativo, que contribua para o desenvolvimento integral das crianças e jovens.

(3)

3

DIREÇÃO

Propostas

As propostas efetuadas pretendem fomentar uma melhoria nos serviços a prestar, satisfazendo as necessidades dos utentes e consolidar as boas práticas implementadas. Assim, pretende-se dar continuidade ao bom relacionamento com as entidades e parceiros locais e regionais, apostando, ainda, na captação de novos parceiros.

Será dada continuidade ao trabalho de preservar a imagem pública/social da instituição, através do reforço das nossas relações públicas com os associados, todos os intervenientes prestadores de serviços e todas as demais entidades Por último, e dando sequência ao que se encontra consagrado estatutariamente, pretende-se continuar a dar ênfase à dimensão social, quer inter, quer externamente.

1. Funcionamento Intra – Institucional

A - Respostas Existentes

ACORDOS DE COOPERAÇÃO UTENTES

CATL para extensões de horários e interrupções letivas sem alimentação e com transporte

45

CATL para funcionamento clássico com alimentação e transporte 30

B - Medidas a implementar:

1.1 - Estabelecer novos apoios financeiros que permitam executar as ações propostas, nomeadamente para:

(4)

4 - a otimização dos recursos existentes;

- renovação de alguns equipamentos;

- a continuação e promoção da sala de estudos.

1.2 – Continuar a estimular as famílias a desempenharem um papel mais ativo e direto no trabalho que é desenvolvido com e para os utentes, principalmente, nas atividades e dinâmicas contempladas no plano anual de actividades.

1.3 - Contribuir para a prevenção do abandono escolar e para a educação parental.

1.4 - Dar continuidade a todas as atividades sociais, culturais, físicas e artísticas implementadas, promotoras de aprendizagens diversificadas;

1.5 - Desenvolver atividades com o grupo de trabalho:

- Reuniões mensais informais com todo o grupo de trabalho da instituição, no sentido de:

melhorar as práticas a desenvolver;

avaliar, trimestralmente, processos e resultados; gerir conflitos e problemas;

partilhar ideias e experiências.

- Participar em ações de formação sobre temáticas que estejam diretamente relacionadas com o funcionamento da instituição, nomeadamente, as relações interpessoais, os primeiros socorros e as práticas/intervenções para a aplicação de planos de ação em instituições de cariz social, bem como outras que surgem ao longo do ano e demonstrem pertinência para as práticas desenvolvidas na instituição.

- Incutir organização, estruturação e práticas de co-responsabilidade enquanto colaboradoras da instituição, no sentido de fomentar:

(5)

5 a assiduidade e a pontualidade;

o cumprimento das suas tarefas e responsabilidades; a promoção do trabalho de equipa;

a iniciativa na formação e na adoção de medidas que conduzam ao enriquecimento/valorização das suas práticas profissionais.

2. Funcionamento Extra – Institucional

A - Medidas a contemplar:

2.1 - Dar continuidade à articulação e ao bom relacionamento com: - o Centro Distrital da Segurança Social;

- as Escolas/Centros Profissionais;

- o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Santo Tirso; - a Rede Social de Santo Tirso;

- a Câmara Municipal de Santo Tirso; - a Junta de Freguesia de Santo Tirso; - o Banco Alimentar Contra a Fome;

- a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade; - a Entre-Ajuda;

- Empresas locais.

2.2 - Participar e desenvolver ações conjuntas com os parceiros;

2.3 - Participar nas reuniões do CLAS, e outras;

2.4 - Desenvolver parcerias com empresas no âmbito dos seus programas de responsabilidade social;

(6)

6 2.5 - Dar continuidade à participação ativa da instituição em eventos diversos.

2.6 – Dar continuidade ao apoio às famílias carenciadas do concelho como instituição mediadora do Banco Alimentar Contra a Fome

B – Medidas/Projetos

2.2.1 Estágios e voluntariado

A instituição está recetiva a estágios de escolas, parceiros sociais ou candidatos a estágios profissionais através do Instituto de Emprego e Formação Profissional, que correspondam às nossas necessidades e à realidade atual.

No que se refere ao voluntariado, será promovida uma campanha de angariação de voluntários para ajudar a colmatar necessidades que vão surgindo na instituição e para colaborar na dinamização de atividades.

2.2.2 Reforço dos recursos financeiros e materiais

Está previsto uma angariação de fundos junto de algumas instituições a fim de consolidar a estrutura financeira da instituição, bem como algumas iniciativas internas estruturadas com essa finalidade específica.

2.2.3 Rede de associados

Promoção de nova campanha de associados a fim de também contribuírem para uma organização mais sólida, quer através de apoios que consigam angariar, quer através da sua colaboração.

(7)

7 2.2.4 Promoção da Qualidade dos serviços

Está previsto durante o ano de 2017 modernizar alguns equipamentos e mobiliário, a fim de dotar a instituição de mobiliário lúdico pedagógico adequado, funcional e atrativo.

Projetos com e para os utentes

a) Colónia Balnear

Como em anos anteriores, a instituição continuará o projeto balnear proporcionando atividades na praia a crianças e jovens menos favorecidos.

Prevemos que, esta iniciativa, continue a ser objeto de comparticipação, por parte da Câmara Municipal.

b) Atividades Lúdico-Desportivas

Pretendem ser atividades que, simultaneamente, permitam realizar desporto e ocupar as crianças e jovens em atividades do seu agrado, que de uma forma descontraída, promovam a coesão e o conhecimento entre os participantes.

Para o ano de 2017, encontra-se ainda prevista a realização de, pelo menos, um piquenique, uma visita de estudo, a realização de jogos no campo de jogos municipal, e visitas à biblioteca municipal

c) Natação

A instituição, em parceria com a Câmara Municipal, continuará a prestar este serviço aos utentes que, de acordo com o seu horário escolar, possam usufruir desta modalidade.

(8)

8

Conclusão

Dando cumprimento ao que está legalmente estabelecido, a Direção do Centro de Ocupação de Tempos Livres de Santo Tirso, apresenta o documento relativo ao Programa de Ação e à proposta de Orçamento para o ano 2017.

A elaboração deste documento permitiu uma primeira avaliação acerca dos trabalhos efetuados e daqueles que se pretendem concretizar.

Concomitantemente, esperamos que o presente documento corresponda aos pressupostos e às metas que esta instituição deverá atingir durante o próximo ano. Por último, manifestamos o nosso agradecimento a todos aqueles que, nos diversos momentos, deram o seu contributo para o bem da instituição e dos seus associados.

Santo Tirso, novembro de 2016.

Referências

Documentos relacionados

Diante dos discursos levantados por tais instituições, sejam elas, os Museus, os Institutos, ou as Faculdades, a obra de Schwarz 1993, fornece amplo conhecimento sobre a formação

As aulas serão, ordinariamente, expositivas (2 horas), seguidas de seminários, para debates de questões que envolvam os temas das aulas, totalizando 4 (quatro) horas por semana

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a

Nas seções seguintes apresentamos os aspectos gerais do método sísmico de reflexão, os principais problemas, as etapas mais importantes para obtenção da seção sísmica empilhada,

A atividade escolhida, teve o principal objetivo observar o desenvolvimento do Pensamento Algébrico no quinto ano do Ensino Fundamental e além disso, fez com que a professora da

En este caso, el ventilador debe estar instalado lo más posible en la plomada del insertable para que el calor que sube influya en el termostato; En cada estancia, deberá haber

Dentro do proposto pela atividade os principais custos serão apresentados a seguir, assim também como sua classificação em custos diretos ou indiretos, fixos ou

O artigo 2, intitulado “Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): Estar fora da família, estando dentro de casa”, foi resultado da realização de uma pesquisa de