• Nenhum resultado encontrado

XIX Encontro de Iniciação à Pesquisa Universidade de Fortaleza 21 à 25 de Outubro de 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XIX Encontro de Iniciação à Pesquisa Universidade de Fortaleza 21 à 25 de Outubro de 2013"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

XIX Encontro de Iniciação à Pesquisa

Universidade de Fortaleza 21 à 25 de Outubro de 2013

Sistema de Modulação OFDM Conforme a Recomendação do Padrão

DVB-T

Maurício Moreira Neto1* (IC), Antonio Macilio Pereira de Lucena2 (PQ), Igor Le Lonnés Brito da Silva3 (IC), Miguel Maia Neto4 (IC).

1. Universidade de Fortaleza – PIBIT/CNPQ -

2. Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE).

3 .Universidade de Fortaleza - PAVIC/UNIFOR 4. Universidade de Fortaleza - UNIFOR

maumneto@gmail.com

Palavras-chave: OFDM, DVB-T, modulador, demodulador, Rayleigh.

Resumo

Este artigo apresenta o projeto de um transmissor e de um receptor OFDM seguindo as recomendações do padrão DVB-T. O sistema foi implementado com a ferramenta Simulink do MATLAB®. Detalha-se a implementação lógica de todos módulos funcionais do transmissor e do receptor. Descreve-se também a simulação que foi feita com o objetivo de verificar o funcionamento e desempenho do sistema proposto em um canal AWGN. Os resultados da simulação computacional em termos de espectro de potência do sinal OFDM transmitido e da taxa de erro de bits evidenciam um funcionamento correto do sistema projetado.

Introdução

A modulação OFDM (do inglês, Orthogonal Frequency Division Multiplexing) utiliza de multiportadoras para transmissão paralela de dados com um fluxo de R bps que é dividido por M linhas de dados a uma taxa de R/M bps para modular M portadoras ortogonais com superposição espectral. Esta superposição espectral tem uma economia significativa em relação ao tradicional FDM (do inglês, Frequency

Division Multiplexing) e com isso pode-se obter uma economia de banda de até cinquenta por cento [1,3].

O padrão DVB-T (do inglês, Digital Video Broadcasting Terrestrial) utiliza a técnica de modulação COFDM (do inglês, Coded Orthogonal Frequency Division Multiplexing), que é o sistema OFDM codificado, para transmissão de video digital em canais seletivos em freqüência como é o caso de enlaces terrestres urbanos [3]. Este padrão pode ter transmissão em até dois canais de dados e por isso oferece a possibilidade de usar um dos canais para transmissão de áudio e vídeo e o outro para transmissão de dados. No padrão DVB-T, existem duas opções previstas para o número de portadores que são o 2K que utiliza 1705 portadoras durante a transmissão e o 8K que utiliza 6817 portadoras durante a transmissão [2].

Neste este artigo, objetiva-se apresentar detalhadamente um sistema OFDM completo, com modulador, canal e demodulador, que implementa as recomendações do padrão de TV digital DVB-T

(2)

O diagrama de blocos do transmissor e receptor OFDM para o padrão DVB-T (blocos em verde, vermelho e azul), mais a geração de dados, o canal de comunicação e blocos de medidas utilizado na simulação do sistema estão representados na figura 1. O transmissor OFDM consiste dos módulos Modução QPSK (do inglês, Quadrature Phase Shift Key), Modulador OFDM e Adição de prefixo cíclico. Enquanto o receptor OFDM é implementado pelos blocos Remoção de prefixo cíclico, Demodulador OFDM e Demodulação QPSK.

Figura 1 - Simulação do sistema OFDM utilizando o padrão DVB-T.

A informação a ser transmitida, representadas por uma seqüência de dados aleatórios, é convertida em uma sequência de símbolos QPSK e posteriormente é segmentada em blocos e paralelizada para gerar os símbolos OFDM. O bloco Adição de prefixo cíclico adiciona o prefixo cíclico a cada símbolo OFDM e em seguida serializa as amostras para entregá-los ao canal.

Após passar pelo canal, cada símbolo OFDM entra no bloco remoção de prefixo cíclico que remove o prefixo cíclico adicionado no transmissor. Após a remoção do prefixo cíclico, é feita a FFT (Do inglês,

Fourier Fast Transform) dos símbolos OFDM recebidos e a serialização das amostras. Finalmente os dados

transmitidos são recuperados pela Demodulação QPSK.

Para o simular o padrão DVB-T, utilizam-se 3410 bits por símbolo OFDM, que depois do mapeamento QPSK, geram as 1705 portadoras necessárias para o padrão [2]. É preciso preencher 343 portadoras QPSK são com zeros para que a IFFT (do inglês, Inverse Fast Fourier Transform) tenha comprimento de 2048, conforme recomendado o padrão.

O Modulador QPSK é implementado com o próprio bloco modular QPSK do Simulink conforme está ilustrado na Figura 2.

(3)

Figura 2 – Modulador QPSK

A cada instante de tempo k, os M símbolos QPSK Xn,kpassam pelo bloco da IFFT que efetua a

transformada inversa de Fourier conforme a Equação 1.

(1) em que 0 ≤ l ≤ M-1, l ∈

Z.

A Figura 3 mostra a estrutura do Modulador OFDM.

Figura 3 - Modulador OFDM.

Após o bloco do Modulador OFDM, o sinal passa pelo bloco de Adição de prefixo cíclico que é responsável pela a adição do intervalo de guarda e é implementado como indicado na Figura 4. O prefixo cíclico copia as últimas amostras da IFFT e as justapõe com as M amostras de saída da IFFT, formando assim o símbolo OFDM. Foi utilizado nas simulações um intervalo de guarda de 1/4, fazendo com que as informações contidas nas últimas 512 subportadoras do quadro sejam superpostas na sequência de 2048 subportadoras geradas após a IFFT [1,3].

Figura 4 – Bloco de adição do prefixo cíclico.

O sinal transmitido passa por um canal AWGN (Do inglês, Additive White Gaussian Noise) que é implementado por um bloco básico do Simulink.

Após sofrer o efeito do canal, o sinal recebido é paralelizado e no bloco Remoção do prefixo cíclico, indicado na Figura 5, descarta-se o prefixo cíclico que foi inserido no transmissor em cada símbolo OFDM.

(4)

Figura 6 - Demodulador OFDM simulado.

Depois de serializada, as amostras passam pelo Demodulador QPSK implementado conforme indicado na Figura 7.

Figura 7 – Demodulador QPSK.

O sistema inteiro, tal como apresentado na Figura 1, foi simulado objetivando a determinação do espectro de potência do sinal e da taxa de erro de bits.

Resultados e Discussão

Nesta sessão apresentam-se os resultados da simulação do sistema OFDM recomendado pelo o padrão DVB-T em um canal AWGN e implementado de acordo com o diagrama da Figura 1. Na tabela 1, detalha-se os parâmetros utilizados.

Tabela 1 – Parâmetros utilizados na simulação.

A Figura 8 apresenta o espectro do sinal transmitido, comprovando a largura de banda de 6 MHz para o padrão DVB-T no modo 2k.

(5)

Figura 8 – Densidade espectral do sinal.

A Figura 9.a mostra o scatterplot da constelação de símbolos QPSK transmitidos e a Figura 9.b apresenta os símbolos QPSK recebidos com a energia de bits pela densidade de ruído (Eb/No) fixada em 10 dB. Nota-se que o ruído do canal AWGN gerou distorção na constelação, causando como consequência perda de informação das subportadoras OFDM.

a) b)

Figura 9 - (a) Constelação de símbolos QPSK transmitidos (b) Constelação de símbolos QPSK recebidos.

A Figura 10 apresenta a curva de desempenho do sistema em termos da taxa de erro de bits. Foram plotadas duas curvas, a primeira indica o desempenho teórico e a segunda é o desempenho do sistema simulado.

Figura 10 - Curva da tava de erro de bit do sistema.

Nota-se pela Figura 10 que desempenho do sistema simulado está idêntico ao desempenho teórico como era de se esperar pois na simulação utilizou-se um canal AWGN ideal. Este resultado indica que modelo de sistema proposto está correto.

(6)

AWGN. Para isso, comparou-se o desempenho teórico em canal AWGN com o desempenho do sistema simulado.

Através dos gráficos de scatterplots, ficou evidente o bom desempenho do sistema proposto quando exposto a um canal AWGN. Ao analisar a taxa de erro de bits global, foi constatada que a curva do sistema proposto teve o mesmo comportamento da curva teórica.

Em estudos futuros, seria interessante introduzir outros tipos de canais nesse sistema para avaliar o seu desempenho.

Referências

[1] Louis Litwin, “An introduction to multi carrier modulation”, IEEE Potential, Volume 19, no.20, April-May 2000.

[2] Miguel Maia Neto, "Um estudo sobre modulação OFDM aplicada ao padrão DVB-T", Julho 2013.

[3] Bruin R. and Smits J.; “Digital Video Broadcasting: Technology, Standards, and Regulations”, 1998. [4] PINTO, Ernesto Leite ALBUQUERQUE, Claudio Penedo de, “A técnica de transmissão OFDM”, Revista Cientifica Periodica Telecomunicacoes – INATEL , Vol. 5, N. 1, p. 1–10, Jun/2002.

[5] PANDHARIPANDE, Ashish, “Principles of OFDM”, IEEE Potentials, May 2002.

[6] B. Sklar, Rayleigh Fading Channel in Mobile Digital Communications Systems Part I: Characterization, IEEE Magazine Communications, September 1997

[7] J. Proakis, Digital Communications. New York: McGraw-Hill, 3 ed., 1995.

Agradecimentos

Agradecimento a Universidade de Fortaleza por ceder os laboratórios, softwares e salas de aula para o desenvolvimento e conclusão da nossa pesquisa.

Referências

Documentos relacionados

O soro de bovinos PPD positivos identificou prote- ínas antigênicas diferentes das evidenciadas em SDS- -PAGE e embora o padrão de reconhecimento desses antígenos tenha sido

Os Resultados e as Súmulas das competições realizadas no dia 3 de setembro encontram-se anexos ao presente Boletim Informativo..

Em caso de troca deste produto, o novo equipamento será garantido pelo restante do prazo original de garantia do produto substituído ou apenas por 90 (noventa) dias

aplicação em exercícios no caderno caderno e livro Não é necessário enviar atividade 08:35 - 09:15. 9h20

The many cell layers highlight different image representations: the basic activities of simple, complex and end-stopped cells, and the extracted feature maps that include

Estamos desenvolvendo uma pesquisa intitulada: O PROCESSO DE CUIDAR DA CRIANÇA COM HIDROCEFALIA EM USO DE DERIVAÇÃO VENTRICULAR: construção e validação de instrumento

No aspecto das mídias sociais (figura 1), foi relatado que a amostra pesquisada utiliza (88,8%) e-mail ou WhatsApp como ferramenta de inter-relação (sentido duplo) para

Geografia, Biologia, Física, Química, Inglês, Espanhol, Ensino Religioso, Filosofia, Sociologia, Matemática e Literatura)  01 Estojo contendo lápis / lapiseira, canetas