• Nenhum resultado encontrado

ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

PROVA OBJETIVA

PROCESSO SELETIVO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Prezado candidato(a), você recebeu o seguinte material:

- um caderno de questões contendo 30 (trinta) questões objetivas, cada uma apresentando 4 (quatro) alternativas e o tema da redação;

- um cartão resposta para as questões objetivas e para escrever a redação. INSTRUÇÕES:

- Verifique se a numeração das questões e a paginação no caderno de questões estão corretas.

- O caderno de questões deverá ser utilizado para anotações e será recolhido após o término da prova.

- Leia com atenção cada questão e assinale no cartão resposta apenas uma alternativa para cada questão. Somente as respostas assinaladas no cartão resposta serão objeto de correção. NÃO HAVERÁ SUBSTITUIÇÃO DE CARTÃO.

- A maneira correta de marcação no cartão resposta é cobrir fortemente, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, o espaço correspondente à letra a ser assinalada, sem ultrapassá-lo, conforme exemplo abaixo:

Fique atento à disposição da numeração das questões no cartão resposta, para evitar erros no registro das respostas.

- Não receberão pontuação as questões em que houver: . falta de nitidez na marcação;

. resposta não assinalada;

. mais de uma alternativa assinalada; . rasura.

- Redação: escreva com letra legível, sem rasuras, utilizando apenas o espaço das linhas no cartão resposta; no mínimo 10 linhas e no máximo 15.

- Início da prova: 09:00 horas. - Término da prova: 12:00 horas.

- Somente depois de decorrida uma hora do início da prova, o candidato poderá entregar seu cartão resposta e retirar-se do recinto.

- Os 3 (três) últimos candidatos deverão permanecer na sala, sendo liberados juntos, quando todos tiverem concluído a prova e após ter sido feito o registro dos seus nomes pela fiscalização na lista de presença.

Boa Prova!

(2)

LÍNGUA PORTUGUESA

Observe o texto abaixo e responda às questões 1 a 9

A prevenção é a única arma contra a doença

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Combater a dengue não é uma tarefa fácil. Se não mobilizarmos, daqui a pouco a dengue pode aparecer. Chuva e calor favorecem o aparecimento do mosquito transmissor da dengue. Por isso, precisamos da ajuda de todos para eliminar e evitar os focos do mosquito e não deixar que ocorram epidemias de dengue no Brasil.

Medidas simples, desde que feitas todos os dias, geram bons resultados. Além de proteger a sua família, você pode ajudar a sua comunidade.

(http://www.saudeoeste.com.br/?p=3 ‘adaptado’)

1. Com base nas informações apresentadas no primeiro parágrafo, pode-se compreender que:

a) Há algumas maneiras de se combater o mosquito transmissor da dengue. b) É impossível eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue. c) Não se pode matar os mosquitos transmissores da dengue.

d) Há focos de mosquito apenas em água suja.

2. O texto acima apresenta algumas informações sobre a dengue, assinale a incorreta.

a) É necessário eliminar todos os focos de dengue. b) Não se pode deixar acumular água em recipientes. c) O mosquito da dengue pica somente em dias chuvosos.

d) Se a população não evitar os focos de dengue é possível que haja epidemia no Brasil.

(3)

3. Assinale a alternativa que apresenta respectivamente o número e pessoa dos verbos sublinhados na frase “Chuva e calor favorecem o aparecimento do mosquito transmissor da dengue. Por isso, precisamos da ajuda de todos...”.

a) 3ª pessoa do singular; 2ª pessoa do singular b) 3ª pessoa do plural; 1ª pessoa do plural c) 3ª pessoa do plural; 3ª pessoa do singular d) 2ª pessoa do singular; 1ª pessoa do plural

4. Assinale a alternativa cujo termo em parênteses é antônimo do termo sublinhado: a) A melhor forma de se evitar a dengue... (impedir)

b) Combater a dengue não é uma tarefa fácil. (simples)

c) Se não mobilizarmos, daqui a pouco a dengue pode aparecer. (sumir)

d) (...) precisamos da ajuda de todos para eliminar (...) os focos do mosquito (abolir)

5. No trecho “locais propícios para a criação do mosquito”, a palavra sublinhada pode ser substituída sem alteração de sentido por:

a) principais b) fundamentais c) primeiros d) favoráveis

6. No trecho “mosquito transmissor da doença” as palavras sublinhadas são, respectivamente

a) adjetivo e substantivo b) substantivo e verbo c) substantivo e adjetivo d) adjetivo e verbo

7. A palavra “mosquito” possui um só gênero gramatical para designar um e outro sexo, portanto é:

a) Substantivo epiceno b) Substantivo sobrecomum

c) Substantivo comum de dois gêneros d) Substantivo próprio

(4)

8. Assinale a opção na qual a frase abaixo foi reescrita sem alteração de sentido. “A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água,

locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.”

a) Os focos de acúmulo de água são locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença, entretanto, essa é a melhor forma de se evitar a dengue. b) Os focos de acúmulo de água são locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Portanto, a melhor forma de se evitar a dengue é combater esses focos.

c) A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, não sendo locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

d) A melhor forma de se evitar a dengue é manter os focos de acúmulo de água, pois nesses locais vivem os mosquitos transmissores da doença.

9. No trecho “Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes” há:

a) um período composto de três orações b) um período simples

c) um período composto de duas orações d) dois períodos simples

10. Assinale a alternativa que apresenta a separação silábica correta. QUESTÃO ANULADA

a) exces-so / hi-pe-ra-mi-go / sub-en-ten-di-do b) ex-ces-so / hi-pe-ra-mi-go / su-ben-ten-di-do c) ex-ces-so / hiper-a-mi-go / su-ben-ten-di-do d) exces-so / hiper-a-mi-go / sub-en-ten-di-do

11. Observe as afirmações abaixo e assinale a incorreta. a) O plural de campeão é campeãos.

b) O substantivo cônjuge é sobrecomum. c) O plural de troféu é troféus.

(5)

12. Correlacione as duas colunas abaixo com base na classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica e assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica da coluna 2: Coluna I (1) oxítona (2) paroxítona (3) proparoxítona Coluna II ( ) amigos ( ) melhor ( ) psicóloga ( ) rigidez ( ) também a) 3 – 2 – 3 – 1 – 1 b) 2 – 1 – 3 – 1 – 1 c) 1 – 3 – 2 – 1 – 2 d) 3 – 1 – 3 – 2 – 1

13. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

__ minha filha está cursando enfermagem, por isso dei __ ela um jaleco. Ela sempre vai __ clínica com ele.

a) à – a – à b) a – à – à c) a – a – à d) a – a – a

14. A oração que indica tempo verbal no futuro é: a) Sempre fazemos compras naquele mercado. b) Aguardo seu retorno.

c) Chegaremos mais cedo amanhã. d) Somos muito estudiosos.

15. Assinale a alternativa na qual a concordância verbal esteja correta. a) Todos nós devemos cuidar de nossa saúde.

b) A criança e seus amigos foi brincar.

c) Açúcar e gordura em excesso faz mal a saúde.

(6)

MATEMÁTICA

16. Um litro e meio de determinado medicamento foi armazenado em três garrafas diferentes. Sabe-se que a maior delas tem o triplo da capacidade da menor e a diferença da capacidade entre as duas menores é de 250ml. Qual a capacidade da garrafa menor?

a) 250ml b) 500ml c) 350ml d) 200ml

17. Em um pequeno bairro da zona rural do estado, foi feita uma pesquisa a respeito de vacinação, com crianças entre 4 a 6 anos de idade. Os resultados da pesquisa mostram o seguinte:

- 2435 crianças tomaram a dose da vacina anti SARAMPO - 1229 crianças tomaram a dose da vacina anti POLIOMELITE - 737 crianças tomaram a vacina BCG

- 348 crianças tomaram todas as três vacinas

- 435 crianças se vacinaram contra SARAMPO e BCG0

- 928 crianças se vacinaram contra SARAMPO e POLIOMELITE - 673 crianças se vacinaram contra POLIOMELITE e BCG

Considerando os dados acima, quantas crianças se vacinaram APENAS contra sarampo? QUESTÃO ANULADA

a) 2087 crianças b) 1420 crianças c) 1762 crianças d) 399 crianças

18. No almoxarifado de um laboratório estavam armazenados 2700 frascos de dióxido de cloro. Após o recebimento de uma carga do material, esse número foi aumentado em 35%. Quantos frascos de dióxido de cloro estão agora no estoque?

a) 3000 frascos b) 3645 frascos c) 3620 frascos d) 3510 frascos

(7)

19. Um aluno, em quatro provas de um ano letivo, obteve média 8,0. Sabendo-se que as notas da primeira e última prova foram 6,5 e a nota da terceira prova foi 9,0. Qual foi a nota obtida por esse aluno na segunda prova?

a) nota 9,0 b) nota 7,5 c) nota 8,5 d) nota 10

20. Na 14ª rodada do campeonato brasileiro deste ano, o Corinthians, líder do campeonato, enfrentou o último colocado, o América-MG. Na ocasião, o ataque do Corinthians era superior ao do adversário na razão de 7 para 4. Sabendo-se que, juntos, os ataques marcaram no total 33 gols, quantos gols cada time marcou?

a) Corinthians: 22 gols, América-MG: 11 gols b) Corinthians: 27 gols, América-MG: 6 gols c) Corinthians: 24 gols, América-MG: 9 gols d) Corinthians: 21 gols, América-MG: 12 gols

21. Em um laboratório, cientistas observam o comportamento de uma bactéria que, a cada 02 horas, se duplica. Se temos 300 bactérias no momento, quantas bactérias teremos em 06 horas?

a) 2400 bactérias b) 1800 bactérias c) 900 bactérias d) 3600 bactérias

22. Um grupo de 160 pessoas efetuou um concurso. Destas, 48 pessoas foram aprovadas. Qual é a taxa percentual de aprovados?

a) 36% b) 25% c) 30% d) 42%

(8)

23. Uma TV e um videogame custam, juntos, R$ 1.900,00. O videogame custou R$ 500,00 a mais que a TV. Quanto custou o videogame?

a) R$ 1.100,00 b) R$ 1.300,00 c) R$ 700,00 d) R$ 1.200,00

24. Um determinado grupo de agentes de saúde atende a uma região onde existem 400 homens e as mulheres representam 2/3 da população do local. Quantas pessoas são atendidas por estes agentes de saúde?

a) 1200 pessoas b) 800 pessoas c) 900 pessoas d) 1600 pessoas

25. Um montador de móveis autônomo trabalha de segunda a sábado, em torno de dez horas por dia, e ganha R$ 6,50 por hora trabalhada. Qual o valor dos vencimentos semanais deste trabalhador?

a) R$ 520,00 b) R$ 455,00 c) R$ 390,00 d) R$ 325,00

26. O gráfico abaixo indica o aumento dos casos de dengue no Município A, nos três primeiros meses do ano de 2011.

(9)

Sabemos que no mês de janeiro foram registrados 5.300 casos da doença. Quantos casos foram registrados no mês de março, se houve um aumento de 17% dos casos em relação ao primeiro mês de 2011?

a) 6189 b) 6430 c) 6201 d) 6305

27. Leia com atenção as afirmativas a seguir, feitas em relação à figura geométrica abaixo:

I - A figura ao lado é um polígono com quatro ângulos II - Este objeto possui 3 diagonais III - A figura é um triângulo retângulo IV - A soma de seus ângulos internos é 180°

Assinale a alternativa que contém somente afirmativas corretas. a) As afirmativas I e IV estão corretas.

b) As afirmativas II e III estão corretas. c) As afirmativas III e IV estão corretas. d) Somente a afirmativa I está correta.

28. Um homem, trabalhando 06 horas por dia, leva 07 dias para digitar um texto em seu computador. Quantos dias o homem levaria para executar essa mesma tarefa se trabalhasse apenas 03 horas por dia?

a) 15 dias b) 21 dias c) 18 dias d) 14 dias

(10)

29. Que fração representaria a figura abaixo, se a parte escura representasse o numerador? a) 3/4 b) 7/3 c) 2/5 d) 1/4

30. Leia com atenção o seguinte anúncio de uma revendedora de automóveis: Compre hoje seu automóvel zero km, por R$ 29.900,00, pagando a prazo e sem

juros.

Entrada de R$ 1.400,00 mais 12 prestações sem juros. Nessas condições, qual seria o valor mensal das prestações desse carro? a) R$ 2.375,00

b) R$ 2.491,66 c) R$ 3.612,00 d) R$ 2.850,00

(11)

REDAÇÃO

Observe a charge e o texto abaixo e redija um texto dissertativo (mínimo 10 e máximo 15 linhas) apresentando sua opinião sobre o envolvimento da população na prevenção da dengue. Explore argumentos e exemplos que sustentem seu ponto de vista.

Apesar de a cidade estar "em alerta" para a doença e das autoridades não descartarem o risco de uma epidemia, agentes de vigilância responsáveis pelo trabalho de prevenção não conseguem entrar em 29% das residências visitadas. "A grande maioria dos focos do Aedes aegypti (transmissor da dengue) está na casa das pessoas. Então, é inviável o combate ao mosquito sem a participação do cidadão. Sem o apoio da população, dificilmente se consegue manter a dengue sob controle", admite o secretário municipal de saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.

(http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4920393-EI715,00-RJ+agentes+contra+dengue+são+impedidos+de+ entrar+em+mi+de+casas.html ‘adaptado’)

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Objetivos - Avaliar a prevalência de anemia e seus determinantes entre crianças de 2 a 5 anos de idade, atendidas pelo programa Estratégia Saúde da Família ESF; analisar a

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação