• Nenhum resultado encontrado

Tempo da embebição de sementes de tomateiro para processamento industrial em solução de paclobutrazol

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tempo da embebição de sementes de tomateiro para processamento industrial em solução de paclobutrazol"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Tempo da embebição de sementes de tomateiro para processamento industrial

em solução de paclobutrazol

Felipe Santo Arcari1; Alexsander Seleguini1; Abadia dos Reis Nascimento1; Carlos Alexandre

Harold1, Jessika Modesto Losi1

1 Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos – Universidade Federal de Goiás. Rodovia Goiânia-Nova Veneza,

Km 0, Campus Samambaia, CEP 74001-270, Goiânia, GO. E-mail: felipearcari@hotmail.com,

aseleguini@hotmail.com, reyzynha@yahoo.com.br , carlos-harold@hotmail.com, jessika.losi@yahoo.com.br

RESUMO

Objetivou avaliar na germinação, emergência e desenvolvimento de mudas de tomateiro para processamento industrial, Heinz 9992, o efeito de cinco tempos de exposição (0, 5, 10, 15 e 20 horas) das sementes em solução contendo 100 mg L-1 de Paclobutrazol - PBZ. Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado com três repetições. Verificou-se que o aumento do tempo de embebição das sementes em PBZ reduziu linearmente o porte das plântulas e diminuiu a matéria seca total, além de causar a diminuição da germinação das sementes e do índice de velocidade de germinação. Observou-se também que a embebição das sementes com PBZ por 10h promoveu maior engrossamento do caule nas mudas de tomateiro. A embebição por um período de 10h proporcionou o melhor resultado, com a produção de mudas compactas sem grandes interferências na germinação e emergência..

PALAVRA-CHAVE: Solanum lycopersicum L., regulador vegetais, produção de mudas. ABSTRACT

Aimed to evaluate the germination, emergence and development of seedlings for processing tomato, Heinz 9992, the effect of five exposure times (0, 5, 10, 15 and 20 hours) seeds in a solution containing 100 mg L-1 paclobutrazol - PBZ. The adopted experimental design with three replications. It was found that increasing time of imbibition PBZ decreased linearly in the size of seedlings and decreased the total dry matter and cause the decrease of seed germination and germination speed index. It was also observed that soaking the seeds for 10h with PBZ promoted greater thickening of the stem in tomato seedlings. The soaking for a period of 10h yielded better results, with the production of compact plants without major interference in the germination and emergence ..

(2)

No Brasil o tomate (Solanum lycopersicum L.) é considerado a olerácea de maior importância, sustentando o primeiro lugar em volume de produção e valor econômico e sendo o 12º produto agrícola em importância comercial (FAOSTAT, 2012). Em 2011 a safra total no Brasil foi de 3,7 milhões de toneladas em pouco mais de 60 mil hectares plantados (IBGE, 2012).

Para dar suporte a essa importante cadeia do agronegócio é de fundamental importância um sistema de produção de mudas eficiente. Neste sentido a produção de mudas compactas e adaptadas ao plantio mecanizado tem sido demandada pelos produtores de tomate para processamento industrial. Uma das tecnologias potenciais para esse fim é a utilização do regulador de crescimento Paclobutrazol (PBZ). Na cultura do tomateiro seus efeitos têm sido estudados, principalmente, no condicionamento químico de mudas, propiciando a obtenção de mudas uniformes e mais tolerantes a estresses bióticos e abióticos (SELEGUINI, 2007). Pesquisas focando o tratamento de sementes são incipientes, mas podem vir a contribuir para a melhoria da eficiência na produção de mudas e principalmente garantir a produção de mudas com a qualidade demanda pelos tomaticultores sem o risco de resíduos do paclobutrazol serem translocados para os frutos.

Nesse sentido a definição de um protocolo para o tratamento das sementes é de fundamental importância. Assim, objetivou-se avaliar na germinação, emergência e desenvolvimento de mudas o efeito de diferentes tempos de pré-embebição de sementes de tomateiro, em solução contendo paclobutrazol.

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi conduzido no laboratório de Sementes e no viveiro de produção de mudas da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Goiânia – GO.

Estudou-se o efeito de cinco tempos de pré-embebição (0, 5, 10, 15 e 20 horas) de sementes de

tomate em soluções de Paclobutrazol a 100 mg L-1. Adotou-se o delineamento inteiramente

casualizado com três repetições.

Para o tempo 0 horas as sementes simplesmente recebiam a solução e logo em seguida eram secas e levadas ao semeio.

Para a embebição, as sementes do tomateiro para processamento industrial Heinz 9992, foram acondicionadas entre folhas de papel de filtro, em recipientes tipo gerbox. Procedeu-se, em seguida à aplicação de quantidade de solução, na concentração estabelecida, correspondente a 2,5 vezes a massa do conjunto papel de filtro e sementes. Depois de embebidas, as sementes foram secas superficialmente à temperatura ambiente sobre papel de filtro.

(3)

Após os períodos de pré-embibição parte das sementes foram acondicionadas em caixas gerbox, sobre o substrato papel de filtro, irrigadas com água destilada e mantidas em câmara de germinação, à temperatura constante de 25ºC. Avaliou-se a percentagem de germinação, o Índice velocidade de germinação e o vigor das plântulas.

Para o teste de emergência, foram utilizadas três repetições de 30 sementes, distribuídas em bandeja plásticas 450 células, com um substrato comercial e mantidas em casa de vegetação com sombreamento de 50%.

As regas foram realizadas diariamente após a semeadura. A coleta de dados nas bandejas ocorreu obedecendo ao seguinte esquema: para avaliação da emergência foram realizadas três leituras, ocorridas no 7º, 10º e 13º dias após a implantação. Para coleta de dados de crescimento foram realizadas quatro leituras, sendo aos 14º, 21º, 28º e 35º dias e no final aos 35º dias após a semeadura era feito uma analise destrutiva.

Os dados foram submetidos a analise de variância e as médias submentidas a análise de regressão polinomial.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Verificou-se efeitos significativos do tratamento empregado para todas as variáveis estudadas (p>0,05), excetuando-se o índice velocidade de emergência que não foi influenciado pelo período

de pré-embebição das sementes em solução contendo paclobutrazol, a 100 mg L-1 (p>0,05).

De maneira geral com o aumento do tempo de exposição das sementes na solução contendo

paclobutrazol a 100 mg L-1 ocorreram reduções lineares (p<0,05) na percentagem de germinação e

no índice velocidade de germinação. Comparando-se o tempo zero de exposição com o maior tempo de exposição, verificou-se uma redução de cerca de 20% na taxa de germinação de sementes provocada pela maior exposição ao regulador de crescimento (Tabela 1). De acordo com Pasian & Bennett (2001) o efeito inibitório da embebição de sementes em soluções contendo PBZ pode estar associado com a penetração do regulador de crescimento dentro das sementes, causando toxicidade ao embrião. O mecanismo consiste em reduzir índices de GA a níveis insuficientes para a germinação e o crescimento da plântula. Portanto conforme aumentou o tempo de exposição do regulador na semente maiores podem ter sido seus efeitos. Resultados semelhantes foram obtidos por Mäge & Powell (1990) em sementes de maçã e Pasian & Bennett (2001) em sementes de tomate, gerânio e cravo-de-defunto e Seleguini (2007) em sementes de tomate.

Com relação à emergência de plântulas em bandejas (Tabela 2), verificou-se que esta variável foi significativamente influenciada pelo tempo de exposição da semente ao paclobutrazol, apresentando

(4)

uma redução na emergência, com ajuste quadrático até a dose 11,4 horas. Após este período, observou-se uma tendência de aumento na emergência com o aumento do tempo de exposição.

Tabela 1. Germinação e índice velocidade de germinação de sementes de tomateiro para processamento industrial (Heinz 9992) em função de períodos crescentes de pré-embebição das sementes em solução de paclobutrazol. (Germination rate and germination rate of seeds for processing tomato (Heinz 9992) due to increasing periods of pre-soaking the seeds in paclobutrazol solution.) Goiânia, UFG, 2011.

Períodos de

pré-embebição Germinação IVG

---horas---- ---%---- ---- 0 92,0 5,13 5 86,6 4,60 10 84,0 4,71 15 69,3 3,35 20 72,0 4,11 Ajuste de Regressão RL*2 RL*1 CV% 9,57 16,34

* Significativo a 5% pelo teste F; RL=Regressão linear;

1 y = 5038+0,065x R2=0,58, 2y = 92,267 + 1,146x R2=0,86. (*

Significant at 5% by F test; RL = linear regression; 1 y = 5038 +0.065 x R2 = 0.58, 2y = 92.267 + 1.146 x R2 = 0.86.)

Para altura de plântulas e massa de matéria seca total de plântulas, avaliadas aos 35 dias após a semeadura (Tabela 2), verificaram-se reduções lineares significativas (p<0,05) conforme se aumentou do tempo de exposição das sementes ao paclobutrazol. No menor tempo de exposição das sementes (0 horas) as plântulas apresentaram maior altura (7,12 cm) e maior massa de matéria seca (134 mg) já no maior tempo de exposição (20 horas) apresentaram menor altura (5,31 cm) e massa de matéria seca (91 mg), valores esses que representaram em valores percentuais redução significativa de 25 e 32% na altura e massa de matéria seca, respectivamente. Fisiologicamente, a redução na altura das plantas promovida pelo uso do PBZ esta ligada à inibição da conversão de ent-caureno para acido ent-caurenóico na biossíntese de GA, que resulta em redução nos níveis de

(5)

todas as formas de ácidos giberélicos, o que leva a reduções na taxa de elongação e divisão celular (Fletcher et al., 2000). Resultados semelhantes foram obtidos por Seleguini (2007).

Para o diâmetro do colo (Tabela 2) observou-se ajuste quadrático significativo com o tempo de exposição das sementes ao paclobutrazol, com ponto de máximo diâmetro estimado em 10 horas de exposição ao paclobutrazol. Este resultado é contrario ao observado para altura o que indica que, além de reduzir o estiolamento das plântulas o paclobutrazaol aumenta vigor das mudas devido ao aumento do diâmetro do caule. Seleguini (2007) observou que o condicionamento químico das mudas com o paclobutrazaol, quando provocou um menor crescimento das mudas, favoreceu o aumento da espessura das hastes, numa relação inversa, reforçando que há um menor e maior desenvolvimento, respectivamente, da altura de planta e do diâmetro da haste das mudas.

De maneira geral, de acordo com os resultados obtidos, pode se concluir que 10 horas de exposição de sementes de tomateiro em solução contendo 100 mg L-1 de paclobutrazaol foi eficiente para redução do desenvolvimento vegetativo da parte aérea de mudas, com baixo impacto na germinação e emergência de plântulas. Isso porque neste período de tempo foi observado valores que não reduziram muito drasticamente a emergência das plântulas e ainda assim proporcionou resultados satisfatórios na redução do porte e matéria seca total além de aumento da espessura do caule.

Tabela 2. Emergência de plântulas, índice velocidade de emergência (IVE), altura de plântulas, diâmetro do colo e massa de matéria seca de mudas de Tomate Industrial (Heinz 9992) em função de períodos crescentes de pré-embebição das sementes em solução de paclobutrazol. (Seedling emergence, emergence speed index (ESI), seedling height, stem diameter and dry weight of tomato seedlings Industrial (Heinz 9992) due to increasing periods of pre-soaking the seeds in paclobutrazol solution.) Goiânia, UFG, 2011.

Tempo Pré

Embebição Emergência IVE Plântula – Altura da 35DAS Diâmetro do Colo – 35DAS Massa de Matéria Seca mudas – 35DAS ---horas --- ---%--- - ---cm--- ---mm--- ---g--- 00 87,67 4,98 7,12 0,1833 0,134 05 72,00 3,68 6,47 0,1900 0,126 10 77,67 4,65 5,97 0,2033 0,116 15 67,67 3,92 5,47 0,1977 0,109 20 81,34 5,26 5,31 0,1833 0,091 Ajuste de Regressão. RQ*1 NS RL*2 RQ*3 RL*4 CV% 11,38 21,82 9,15 5,88 8,01

* Significativo a 5% pelo teste F; RL=Regressão linear; RQ= Regressão quadrática; 1 y=86,80+2,798x+0,123x2 R2=0.65; 2 y=6,997+0,92x R2=0,96; 3 y=0,181+0,0036x+0,00018x2 R2=0,86; 4y=0,136+0,00203x R2=0,96. (* Significant at 5%

by F test; RL = linear regression, quadratic regression = RQ; 1 y = 86.80 +2.798 x +0.123 x2 R2 = 0.65, y 2 = 6.997 +0.92 x R2 = 0.96, 3 = 0.181 y +0.00018 x +0.0036 x2 R2 = 0.86, 4y +0.00203 x = 0.136 R2 = 0.96).

(6)

BIBLIOGRAFIA

FLETCHER, R. A.; GILLEY, A.; SANKHLA, N.; DAVIS, T. 2000. Triazoles as plant growth regulators and stress protectants. Horticultural reviews 24: 55-138.

FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS - FAOSTAT. Production Indices. Disponivel em:

http://faostat.fao.org/DesktopDefault.aspx?PageID=612&lang=en#ancor. Acesso em: 21 mar 2012. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA – IBGE. Artigos e Publicações.

Disponivel em : http://www.ibge.gov.br/canal_artigos/ Acesso em: 21 mar 2012.

PASIAN CC; BENNETT M. 2001. Paclobutrazol soaked marigold, geranium, and tomato seeds produce short seedlings. HortScience 36:721-731.

SELGUINI, A. Uso de Paclobutrazol na Produção de Mudas, no Crecimento, Produção e Qualidade de Frutos de Tomateiro em Ambiente Protegido.Tese Doutorado. Ilha Solteira, 2007, 100p.

Referências

Documentos relacionados

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco 

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a

Para atingir este fim, foram adotados diversos métodos: busca bibliográfica sobre os conceitos envolvidos na relação do desenvolvimento de software com

ITIL, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, é um framework que surgiu na década de mil novecentos e oitenta pela necessidade do governo

costumam ser as mais valorizadas. B) Uma soma de fatores, como fácil acesso à água, possibilidade de utilizar os rios como meio de transporte e o baixo custo imobiliário devido

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Todos os peregrinos com quem falei mais profundamente sobre as suas motivações, e todos os responsáveis pelos albergues e associações de amigos do caminho foram informados de

É empregada na alimentação animal e como planta de cobertura ou adubo verde de inverno, pois permite a ciclagem e a rápida liberação de nutrientes para as culturas sucessoras,