• Nenhum resultado encontrado

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg comprimidos orodispersíveis (Paracetamol)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg comprimidos orodispersíveis (Paracetamol)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg comprimidos orodispersíveis

(Paracetamol)

Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Este medicamento pode ser adquirido sem receita médica. No entanto, é necessário tomar TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg com precaução para obter os devidos resultados.

Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Caso precise de esclarecimentos ou conselhos, consulte o seu farmacêutico. Em caso de agravamento ou persistência dos sintomas após 3 dias, consulte o seu médico.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos

secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

Neste folheto:

1. O que é TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg é para que é utilizado 2. Ao tomar TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg

3. Como tomar TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg 4. Efeitos secundários possíveis

5. Como conservar TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg 6. Outras informações

1. O QUE É TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg E PARA QUE É UTILIZADO Este medicamento é um analgésico e um antipirético. Contém paracetamol.

TAKIPIRINA FLASTAB está indicado no tratamento sintomático de estados ligeiros a moderados de dor e/ou febre, como dor de cabeça, sintomas gripais, dor de dentes, rigidez ou período doloroso.

Este medicamento destina-se APENAS A ADULTOS (ver secção 3).

2. ANTES DE TOMAR TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg Não utilize TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg

• se tem alergia (hipersensibilidade) ao paracetamol ou a qualquer um dos componentes de TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg

• se tem doença grave do fígado

• se tem fenilcetonúria (doença hereditária detectada ao nascimento), porque este medicamento contém aspartamo.

Tome especial cuidado com TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg fale com o seu médico:

(2)

• se pesa menos de 50 kg • se sofre de doença hepática • se sofre de alcoolismo crónico • se sofre de desnutrição crónica • se sofre de desidratação • se sofre de doença renal grave.

Este medicamento contém paracetamol. Para evitar o risco de sobredosagem, não tome quaisquer outros medicamentos que contenham paracetamol enquanto utilizar este medicamento.

A dose total de paracetamol não deve exceder 3g por dia no adulto (Ver secção: Se utilizar mais TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg do que deveria).

Ao tomar TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg com outros medicamentos informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a utilizar ou tiver utilizado recentemente, ou vier a utilizar outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Informe sempre o seu médico ou farmacêutico se estiver a utilizar algum dos seguintes medicamentos antes de utilizar TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg: • probenecida (utilizado para tratar a gota)

• salicilamida (utilizado para tratar a febre)

• As substâncias indutoras enzimáticas, como carbamazepina, fenobarbital, fenitoína, primidona (utilizadas para tratar a epilepsia), rifampicina (antibacteriano), hipericão (erva medicinal útil no alívio de depressão leve a moderada), etc

• metoclopramida e domperidona (utilizadas para tratar e prevenir náuseas e vómitos) • colestiramina (utilizada para tratar níveis elevados de lípidos (gorduras) no sangue) • Os anticoagulantes, como a varfarina (utilizada para prevenir a coagulação

sanguínea).

Gravidez e aleitamento

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Durante a gravidez, o paracetamol não deve ser tomado durante longos períodos, em doses elevadas ou em associação com outros medicamentos.

Doses terapêuticas de paracetamol podem ser utilizadas durante a gravidez ou aleitamento.

Informações importantes sobre alguns componentes de TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg

Este medicamento contém 40 mg de aspartamo (E951), uma fonte de fenilalanina que pode ser prejudicial para os doentes com fenilcetonúria.

Testes laboratoriais

Se está a ser submetido a análises ao sangue para verificar a sua glicose ou os níveis de ácido úrico, certifique-se de dizer ao seu médico que está a utilizar TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg.

(3)

3. COMO UTILIZAR TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg Esta apresentação destina-se apenas a adultos.

Modo de administração:

A dose diária recomendada de paracetamol é aproximadamente 3000 mg por dia correspondendo a 6 comprimidos por dia.

A posologia habitual é de 1 comprimido de 500 mg, repetido se necessário após um mínimo de 4 horas.

No caso de dor ou febre intensas, 2 comprimidos de 500 mg, repetidos se necessário em intervalos mínimos e 4 horas.

Não exceder 6 comprimidos de 500 mg em 24 horas.

Para os doentes com função renal severamente comprometida, o intervalo mínimo entre duas administrações deve ser de 8 horas.

Se sentir que o efeito de TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg é demasiado forte ou demasiado fraco, fale com seu médico ou farmacêutico.

Siga as instruções de administração para evitar a dor ou a repetição de febre. Em crianças as administrações devem ser regularmente espaçadas, incluindo no período da noite, de preferência a intervalos de 6 horas, caso contrário, a intervalos de um mínimo de 4 horas.

Deve consultar o médico se os sintomas piorarem ou não melhorarem após 3 dias. Se utilizar mais TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg do que deveria.

Interromper o tratamento e consultar o médico imediatamente.

Os sintomas de sobredosagem aparecem geralmente nas primeiras 24 horas e incluem: náuseas, vómitos, perda de apetite, palidez (palidez extrema) e dor abdominal.

Assistência médica de urgência deve ser procurada em caso de sobredosagem, mesmo que o doente pareça estar bem, por causa do risco de danos no fígado, graves e

irreversíveis.

Caso se tenha esquecido de utilizar TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg

Não tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar. Se for omitida a administração de uma ou mais doses, o tratamento deve continuar.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

(4)

Como todos os medicamentos, TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestem em todas as pessoas. Os efeitos secundários que podem ocorrer são:

Efeitos secundários raros (afectando menos de 1 em 1.000, mas mais de 1 em 10.000 pessoas que tomam este medicamento): aumento dos níveis das enzimas hepáticas (transaminases)

Efeitos secundários muito raros (afectando menos de 1 em 10.000 pessoas que tomam este medicamento): reações cutâneas: rash ou erupção na pele com comichão, pápulas ou inchaço da face ou língua, ou falta de ar ou dificuldade respiratória que pode ser uma reação alérgica grave que exige a imediata suspensão do tratamento.

Se você tiver uma reação alérgica grave, pare de tomar TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg e procure ajuda médica imediata.

Comunicações isoladas: doenças no sangue: decréscimo no número de plaquetas que provoca sangramento nasal ou sangramento das gengivas, e diminuição do número de glóbulos brancos do sangue, resultando num aumento da susceptibilidade à infecção. Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos

secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.

5. COMO CONSERVAR TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg Manter este medicamento fora da vista e do alcance das crianças.

Não utilize TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg após o prazo de validade impresso no blister e na embalagem exterior, após “VAL”. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Este medicamento não necessita de condições especiais de conservação. Não utilize TAKIPIRINA FLASTAB 500 mg se verificar sinais visíveis de deterioração.

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

Qual a composição de TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg - A substância activa é o paracetamol

(5)

Cada comprimido contém 500 mg de paracetamol (na forma de cristais de paracetamol revestidos).

- Os outros componentes são: copolímero básico de metacrilato de butilo, eudragit NE 30D, sílica coloidal hidrófoba, manitol (granulado em pó), crospovidona, aspartamo (E951), aroma de groselha, estearato de magnésio.

Qual o aspecto da TAKIPIRINA FLASHTAB 500 mg e conteúdo da embalagem Takipirina Flashtab apresenta-se na forma farmacêutica de comprimidos

orodispersíveis, brancos, redondos, biconvexos com depressão côncava central com odor característico de groselha.

Apresentam-se em embalagens de 2, 4, 6, 12, 16 ou 24 comprimidos orodispersíveis em blister termosoldado ou fita termosoldada.

É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações. Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante: Titular da Autorização de Introdução no Mercado:

Angelini Farmacêutica, Lda Rua João Chagas, 53, Piso 3 1499-040 Cruz Quebrada-Dafundo Portugal Fabricante: Ethypharm Chemin de la Poudriére 76120 Grand Quevilly França

ACRAF, Aziende Chimique Riunite Angelini Francesco S.p.A. Via Vecchia del Pinocchio, 22

60131 Ancona Itália

Este medicamento está autorizado nos Estados Membros do EEE sob os seguintes nomes:

Áustria: Paraspeed Dinamarca: Pamol flash Finândia: Pamol F

França: Paracetamol Prographarm Alemanha: Dolflash

Grécia: Calmodor

Itália: Tachipirina Flashtab Portugal: Takipirina Flashtab Espanha: Apiretal Flas

(6)

Referências

Documentos relacionados

A reunião da Comissão de Infraestrutura (COP) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) será nesta segunda-feira (3), das 10h às 12h30, na sede do

Em caso de derramamento de líquidos sobre a superfície, utilize um pano seco e limpo de imediato para remover excessos de água ou humidade (de forma prevenir danos no seu

Katharina Junger TV 1902 Sulzfeld e.V.. Moritz Anton Gondro SV + FC

Os trabalhos de fortificação estenderam-se ainda à escavação de fossos que reforçam a defesa do povoado a nascente, em frente ao torreão, e a norte. Neste

Custos de produção Custos individuais do material Salários de produção Custos individuais especiais de produção Salários de trabalho manual Salário máquina Custos indiretos

A vaga na viagem e o valor da parte terrestre só estão realmente garantidos, em dólar, após o pagamento da primeira parcela ou primeira etapa, da assinatura do contrato

O diazepam não deve ser administrado a pacientes com hipersensibilidade (alergia) aos benzodiazepínicos (classe de medicamentos) ou a qualquer um dos produtos que

Trabalha-se com a hipótese de que a inserção da rodovia BR 386 alterou os padrões espaciais através dos quais se efetiva a expansão urbana modificando a