• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE DISCIPLINA 01. UNIDADE: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE DISCIPLINA 01. UNIDADE: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PLANO DE DISCIPLINA

01. UNIDADE: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação.

02. PROGRAMA:- Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento Comunicação

03. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:- Comunicação,Informação e Educação em Telev.Digital

04. LINHA DE PESQUISA:- Gestão da Informação e Comunicação p/Telev.Digital

05 DISCIPLINA:- Metodologia da Pesquisa em Televisão Digital

06. CARACTERÍSTICA:- Nível: Mestrado Profissional

07. RESPONSÁVEL: Profs. João Pedro Albino, Letícia Passos Affini e Maria da Graça Mello Magnoni.

08. COLABORADOR:

09. CARGA HORÁRIA: 60 horas aula

10. DURAÇÃO: 1 semestre

11. NÚMERO DE CRÉDITOS: 04 créditos

12. NÚMERO MÍNIMO DE ALUNOS: 05

(2)

14. OBJETIVOS:

- colaborar com a elaboração, desenvolvimento e apresentação dos projetos de pesquisa dos pós graduandos das diferentes linhas do Programa, proporcionando referenciais teóricos, experiências práticas, análises e discussões individuais e coletivas que apóiem as opções pelas perspectivas teóricas, metodológicas e pelas ferramentas de pesquisa mais adequadas à Pesquisa.

15. METODOLOGIA DE ENSINO:

As aulas serão expositivas dialogadas pelos docentes e discentes, buscando a

articulação entre as intenções de pesquisa e as concepções teóricas, metodológicas e o contexto no qual serão desenvolvidas e para o quais serão realizadas, proporcionado a partir da análise de textos, vídeos e demais ferramentas e recursos didáticos, a

abordagem das diferentes etapas da Pesquisa a partir da metodologia científica. Serão desenvolvidas atividades teóricas e práticas, a partir da presença de professores e profissionais das três linhas de pesquisa do Programa. Durante as aulas haverá a possibilidade da participação de professores/pesquisadores comentando e expondo assuntos de interesse da Disciplina.

16. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM:

Participação nas atividades programadas e realização das tarefas solicitadas pelos Professores da Disciplina como leitura e síntese de textos, exposições, apresentação e defesa do projeto e da estrutura da dissertação.

17. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: TÓPICO 01

18.03 - Aula 1 - Apresentação conjunta dos docentes responsáveis pela disciplina, dos discentes e das suas intenções de pesquisa e dos conteúdos e metodologias da

Disciplina.

(3)

25.03 – Aula 2

TEMA 02 – As perspectivas teórico-metodológicas de Pesquisa Tipos de Pesquisa • Classificação quanto: – À área da ciência • Pesquisa teórica, • Pesquisa metodológica, • Pesquisa empírica, • Pesquisa prática. – À natureza

• Trabalho científico original, • Resumo de assunto. – Aos objetivos • Pesquisa exploratória, • Pesquisa descritiva, • Pesquisa explicativa. – Aos procedimentos • Pesquisa de campo, • Pesquisa documental. – Ao objeto • Pesquisa bibliográfica, • Pesquisa de laboratório, • Pesquisa de campo. – À forma de abordagem • Pesquisa quantitativa, • Pesquisa qualitativa. Estudos • Estudos Transversais, • Estudos de Caso Controle, • Estudo Coorte.

(4)

Métodos Científicos: - o método indutivo, - o método dedutivo, - o método hipotético-dedutivo, - o método dialético, - o método fenomenológico, - o método histórico.

A abordagem qualitativa: raízes históricas e fundamentos filosóficos da abordagem qualitativa.

Para além da dicotomia quantitativo x qualitativo. 01.04 – Aula 3

- a pesquisa etnográfica, - o estudo de caso, - a pesquisa-participante, - a pesquisa-ação,

- a abordagem sócio histórica.

08.04 – Aula 04 - As técnicas de Pesquisa: - a observação participante, - a entrevista: . entrevista aberta, . entrevista semi-aberta e . entrevista fechada . validade e confiabilidade . seleção dos informantes . o ato da entrevista. - a análise documental, - o trabalho de campo, - a análise de conteúdo e - a análise de discurso.

15.04 - Aula 05 - Avaliação tópico 01 – Os alunos apresentarão ao grupo a análise individual de um tipo de pesquisa, seus métodos e técnicas apresentando as

(5)

justificativas pela opção, estando essa vinculada ou não vinculada às intenções da pesquisa individual a ser desenvolvida no Programa.

TÓPICO 2

22.04 - Aula 01 – Leitura da artigo científicos: identificação da autoria, do problema, do objetivo, do método, da linha ou dos referências teóricos, das hipóteses e da pergunta proposta.

29.04 - Aula 02 – Problemáticas da área de pesquisa em TV Digital: O que pesquisar? Quais são as referênicas existentes para o desenvolvimento do estudo proposto? Porque o estudo é importante para a área?

06.05 - Aula 03 - Definição e contextualização do problema de pesquisa e e seleção das palavras-chaves, para o projeto a ser desenvolvido no porgrama.

13.05 – Aula 04 - Formulação da pergunta e das hipóteses do projeto a ser desenvolvido.

20.05 – Aula 05 - Avaliação do tópico 2 a partir da apresentação individual pelos alunos da contextualização da proposta de pesquisa, das palavras-chaves, da pergunta, das hipóteses e do método selecionado para desenvolvimento do projeto.

TÓPICO 3

22.04 - Aula 01 – A elaboração do Projeto de Pesquisa

- Apresentação e comentários sobre o roteiro para a elaboração do Projeto de Pesquisa e do Relatório do Produto e sobre a apresentação formal para a qualificação e defesa (prazos, caracterização das duas etapas em relação à dissertação, composição da banca, documentos necessários).

- As etapas do Projeto: a escolha do tema, a definição do objeto e as formulação das hipóteses da pesquisa.

João Pedro e Letícia: marquei em vermelho pois essas informações são fundamentais para os alunos e avalio que a disciplina é o espaço ideal para tanto, mas poderiam fazer parte da nossa apresentação inicial (conjunta). Deixaremos aqui ou para o primeiro dia? COMO AVALIAM?

03.06 - Aula 02 - - As etapas do Projeto: a formulação dos objetivos e da justificativa da pesquisa.

(6)

10.06 - Aula 03 - definição dos procedimentos metodológicos necessários e definição do quadro teórico de referência.

- os instrumentos de coleta e análise, com destaque ao uso da internet.

17.06 - Aula 04 - Normas técnicas para organização das referências bibliográficas - padrão ABNT.

24.06 – Aula 05 - Avaliação do Tópico 3 - Apresentação do Pré-Projeto com a participação dos três docentes.

18. BIBLIOGRAFIA:-

ANDRE, Marli D. A. de André. Etnografia da prática escolar. Campinas (São Paulo), Papirus, 1995.

BECKER, Howard. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 4. ed. São Paulo, HUCITEC, 1999.

BRAGA, José Luiz; Lopes, Maria Immacolata Vassalo de; MARTINO, Luiz Cláudio. (organizadores). Pesquisa empírica em Comunicação. São Paulo, Paulus, 2010.

CASETTI, Francesso; DI CHIO, FEDERICO. Análisis de la televisión: instrumentos, métodos y práticas de investigación. Barcelona, Paidós, 1997.

Demo. Pedro. Metodologia da pesquisa em ciências sociais. São Paulo, Editora Atlas, 1995.

DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (organizadores). Métodos e técnicas de pequisa em Comunicação. São Paulo, Atlas, 2006.

__________.Pesquisa e informação qualitativa. Aportes Metodológicos. São Paulo, Papirus, 2001.

(7)

FAZENDA, Ivani. (Organizadora) Novos enfoques da pesquisa educacional. 3. ed. São Paulo, Cortez, 1999.

LACATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo, Atlas, 2003.

MACHADO DA SILVA, Juremir. Como fazer textos acadêmicos: sem medo da ABNT e da CAPES. Porto Alegre, Sulinas, 2010.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação e Pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo, Hacker, 2001.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico: diretrizes para o trabalho científico na Universidade. 23. ed. São Paulo, Cortez, 2007.

WESTIN, Denise; COELHO, Luiz Antônio L. (organizadores). Estudo e prática de metodologia nos cursos de pós-graduaçano. III Seminário de Meodologia em Design: epistemologia, política e praxis, realizado na PUC-Rio. Rio de Janeiro, Novas Ideias, 2011.

- BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

- BROSE, Markus (Org.). Metodologia participativa. Uma introdução a 29 instrumentos. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2001.

- CAPUTO, Stela Guedes. Sobre entrevistas. Teoria, prática e experiências. Petrópolis: Vozes, 2006.

(8)

- CAVALCANTI, Marcos; NEPOMUCENO, Carlos. O conhecimento em rede. Como implantar projetos de inteligência coletiva. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

- DENZIN, Norman; LINCON, Yvonna S. et alii. O planejamento da pesquisa qualitativa. Teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

- DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.

- LEWIS, James P. Como gerenciar projetos com eficácia. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

- MANOVICH, Lev. El lenguaje de los nuevos medios de comunicación. La imagen en la era digital. Barcelona: Paidós de Comunicación. 2005.

- MULLER, Mary Stela; CORNELSEN, Julce Mary. Normas e padrões para teses, dissertações e monografias. 6. ed. Londrina: Eduel, 2007.

- MUSBURGER, Robert B. Roteiro para mídia eletrônica. TV, Rádio, Animação e Treinamento Corporativo. Rio de Janeiro: Elsevier / Campus, 2008.

- PAVLIK, John V. El periodismo y los nuevos medios de comunicacion. Barcelona: Paidós de Comunicación. 2005.

- RODRIGUEZ, Maria Amor Pérez. Los nuevos lenguajes de la comunicacion. Enseñar y aprender con los medios. Barcelona: Paidós de Comunicacion. 2004.

- ROLDÃO, Victor Sequeira. Gestão de projetos. Uma perspectiva integrada. São Carlos: EDUFSCAR, 2004.

(9)

Editora UNB, 2007.

19. EMENTA

Ciência, poder e comunicação. Fundamentos lógicos da metodologia científica. Metodologia participativa. Elaboração do projeto de pesquisa em TV digital. O planejamento da pesquisa qualitativa: texto, imagem, som e interatividade. Pesquisa bibliográfica. Métodos e técnicas de entrevista. O uso da internet. Análise documental como método e como técnica. Análise do discurso, conteúdo e hermenêutica. Gestão de projetos.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Observa-se que a produção de leite média dos animais alojados no galpão aberto sofreu menor impacto da temperatura e umidade relativa do ambiente comparativamente aos

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Scott Fitzgerald escreveu em The Last Tycoon (O Último Magnata).. Quando você começar a explorar seu assunto, vai ver que todas as coisas se relacionam no seu

Nosso artigo está dividido em três momentos: o primeiro cerca algumas das noções que comandam a reflexão do autor sobre a questão e examina o projeto de elaboração de uma

Isso porque, com a ciência, a espécie humana teria conseguido, pela primeira vez em sua história, formular um tipo de conhecimento que não apenas diria verdadeiramente como é o

Rashed não vê como superar as diferenças de objetivos e métodos de trabalho entre a história social da ciência, a qual, para ele, não merece ser chamada de história, e a