• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CHANCELA DE PROJETOS CULTURAIS PARA O PROGRAMA CELEBRA. Rio de Janeiro, 10 de setembro de 2015.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CHANCELA DE PROJETOS CULTURAIS PARA O PROGRAMA CELEBRA. Rio de Janeiro, 10 de setembro de 2015."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CHANCELA DE PROJETOS CULTURAIS PARA O PROGRAMA CELEBRA

(2)

I. ESCLARECIMENTO INICIAL

1. O COMITÊ ORGANIZADOR DOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016 (RIO 2016) é uma associação civil de natureza desportiva, sem fins lucrativos, com matriz situada na Rua Ulysses Guimarães, nº. 2016, Cidade Nova, CEP: 20211-225, na cidade do Rio de Janeiro – RJ, Brasil, inscrito no CNPJ/MF sob o nº. 11.866.015/0001-53, cujo objeto, nos termos do artigo 3º, do seu Estatuto Social, é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2016 (JOGOS RIO 2016).

2. Dessa forma, para realização do seu objeto social, o RIO 2016 torna público o Regulamento de Chancela para Projetos Culturais para o Programa Celebra, no qual são estabelecidas as condições gerais a serem seguidas.

II. INTRODUÇÃO

1. A Chancela para Projetos Culturais vai selecionar projetos que promovam a diversidade cultural. Serão selecionadas ações culturais realizadas no Rio de Janeiro que atendam aos valores, objetivos e cronograma do Programa Celebra Rio 2016, promovido pela área de Cultura do RIO 2016. A análise e a seleção dos projetos apresentados serão feitas pelo Conselho Curador Celebra Rio 2016 e deverão ter como contrapartida uma ação realizada na rua, em espaços abertos ao público, a ser organizada com o Programa Celebra Rio 2016, garantindo acesso livre para a população e para os espectadores dos Jogos Rio 2016.

2. Eventuais esclarecimentos a respeito desta Chamada Pública poderão ser solicitados mediante o envio de mensagens para o endereço eletrônico cultura@rio2016.com

III. OBJETO

1. O objeto do presente regulamento é uma seleção pública que visa selecionar projetos culturais, (i) prontos para execução, (ii) em fase de planejamento ou (iii) ainda em fase de captação de recursos, com a intenção de incluí-los na programação oficial do Celebra Rio 2016, através da chancela do programa, na forma prevista neste regulamento.

IV. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

1. Poderão participar desta Chamada Pública pessoas físicas e jurídicas de qualquer nacionalidade.

(3)

1.1. Está vetada a participação aos proponentes e representantes legais de pessoas jurídicas que se enquadrem em pelo menos um dos critérios abaixo:

a. Funcionários e estagiários do Comitê Rio 2016 e seus parentes (cônjuges, companheiros, parentes até segundo grau, afins e dependentes);

b. Ex-funcionários e ex-estagiários com menos de 1 (um) ano de desligamento do Comitê Rio 2016, a contar do dia 01/09/2015;

c. Integrantes da Banca de Seleção Rio 2016 e seus parentes (cônjuges, companheiros, parentes até segundo grau, afins e dependentes);

d. Pessoas contratadas (físicas ou jurídicas) para a realização do programa; e. Funcionários e estagiários dos parceiros comerciais do Programa de Cultura

Rio 2016.

V. PROPOSTA DO PROJETO

1. O Projeto deverá:

a. Ter conteúdo cultural nacional ou internacional que se enquadre em pelo menos um dos segmentos do Programa Celebra Rio 2016 – Literatura, Artes cênicas, Música, Dança, Arte Popular, Artes visuais.

b. Garantir que nenhum direito de terceiro seja ferido;

c. Estar de acordo com os Valores Olímpicos (Amizade, Respeito e Excelência) e Paralímpicos (Coragem, Determinação, Inspiração e Igualdade);

d. Aplicar medidas de democratização de acesso à cultura; e. Não conter conteúdo discriminatório e /ou que incite o ódio;

f. Ter sua realização prevista para o estado do Rio de Janeiro no período de 01 de abril de 2016 a 30 de setembro de 2016;

g. Garantir a execução de contrapartida cultural em espaço aberto e público (ruas e praças) e de forma gratuita para a população, em caso de projetos que aconteçam em espaços privados, fechados e/ou de acesso restrito a população;

h. Não estar sendo promovido ou patrocinado por empresas que sejam concorrentes dos patrocinadores ou apoiadores do RIO 2016, caso o projeto já tenha captado parte de seus recursos. Vide http://www.rio2016.com/mais/patrocinadores.

i. Reconhecer a prioridade dada pelo RIO 2016 às questões ambientais, de sustentabilidade e de acessibilidade, comprometendo-se a observar o Guia da Cadeia de Suprimentos Sustentáveis, cujo inteiro teor, em português, consta do sítio eletrônico http://www.rio2016.com.br/comite-organizador/transparencia/documentos e a manter uma cópia de todos os dados relacionados às mesmas à disposição do RIO 2016 sempre que solicitado.

(4)

VI- COMO ENCAMINHAR O PROJETO

1. As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, por meio do correio eletrônico: cultura@rio2016.com de acordo com o período e horário especificados no item VII- Cronograma deste regulamento. O projeto deverá conter as seguintes informações:

DADOS PESSOAIS Nome Completo/ Razão Social

Telefone Celular Telefone Fixo E-mail CPF/ CNPJ RG / Passaporte Data de Nascimento DADOS DO PROJETO Segmento

Este projeto já ocorreu antes? Quando? Onde?

Descrição detalhada do projeto. Por que o projeto deve fazer parte do Celebra? Público estimado

Local de realização

1.1 O proponente poderá anexar os arquivos que achar mais adequados ao perfil de sua inscrição: imagens, músicas, audiovisuais, desenhos, textos, orçamentos, descrições técnicas, roteiros, entre outros. Os anexos terão limite de 10 Mb no total, nos formatos áudio (.mp3), textos (.doc e .pdf), vídeos (links do VIMEO ou Youtube) e imagens (.jpeg). Links para vídeos podem ser configurados com senha, se necessário, desde que a senha seja informada no corpo do e-mail.

1.2 Os proponentes que enviarem projetos cuja realização esteja prevista para espaços privados, fechados e/ou de acesso restrito a população deverão encaminhar junto com o projeto a proposta de contrapartida cultural.

(5)

3. Não há número limite para inscrição de projetos por proponente.

4. O envio de projetos para a presente Chamada Pública subentende a legítima titularidade, pelo proponente, de todos os direitos sobre o projeto, incluindo o de proposição, de realização e captação de recursos.

5. O Projeto deverá ser feito com características de absoluta originalidade, obrigando- se, portanto, o proponente a responder por quaisquer acusações de violação de direitos de terceiros, sejam estes autorais, personalíssimos, de publicidade ou de imagem, resguardando e isentando o RIO 2016 de qualquer uma destas acusações.

6. O Rio 2016 não se responsabilizará por inscrições incompletas devido a problemas específicos dos proponentes ou falhas tecnológicas e de envio.

7. O ato de inscrição pressupõe plena concordância com os termos deste regulamento.

8. A inscrição na presente Chamada Pública não garantirá ao proponente a aprovação do respectivo projeto, nem de apoio financeiro ou institucional.

9. O RIO 2016 poderá, a qualquer momento, solicitar detalhes do projeto, documentos comprobatórios da atividade proposta ou de regularidade fiscal e cadastral, quando se aplicar, de pessoas jurídicas e físicas tais como, a título exemplificativo:

a) Cópia do Contrato Social ou equivalente;

b) Cópia de documento de identidade oficial, CPF e comprovante de residência; c) Cópia do documento de registro no CNPJ ou equivalente;

d) Portfólio com histórico de atividades;

e) Clipping de mídia contendo as três últimas ações desenvolvidas pelo proponente relativas ao eixo temático proposto no projeto.

VII – CONTRAPARTIDA CULTURAL

1. Os proponentes que encaminharem projetos ou propostas cuja realização esteja prevista para espaços privados, fechados e/ou de acesso restrito a população deverão garantir a execução de, pelo menos, uma contrapartida cultural em espaço aberto e público (ex.: ruas e praças) e de forma gratuita para a população.

2. A contrapartida cultural deverá ser realizada em parceria com o RIO 2016 e sua execução acordada com o proponente até a data final desta seleção especificada no Capítulo VIII –

(6)

Cronograma. Para garantir a excelência da operação das ações e afim de evitar conflito com as demais atividades da cidade, é importante que os artistas trabalhem alinhados com a coordenação do Programa Celebra Rio 2016.

VIII. CRONOGRAMA

1. Os prazos deste regulamento observarão o cronograma indicado abaixo, cujas datas poderão ser alteradas, a exclusivo critério do RIO 2016, mediante comunicação por correio eletrônico aos proponentes inscritos.

Descrição Data

Envio de Projetos 10 de setembro de 2015 a fevereiro de 2016

Período de análise dos Projetos De 10 de setembro de 2015 a abril de 2016

Período para envio de resultado individual

de projeto via correio eletrônico 60 dias úteis após o envio do projeto Período de assinatura dos termos e

condições

A combinar entre proponente e Rio 2016 de acordo com data da aprovação

Período para execução dos projetos 01 de abril de 2016 a 30 de setembro de 2016

IX. Processo de Seleção

1. A seleção de projetos para compor o Programa Celebra será realizada em duas etapas descritas abaixo, ambas com caráter eliminatório:

a) Avaliação de mérito; b) Avaliação técnica.

1.1 – A Avaliação de mérito será realizada por um Conselho Curador, formado por profissionais dos seguintes setores: Cultura, Comunicação, Sustentabilidade e Acessibilidade e consistirá na análise dos seguintes critérios:

a) Compatibilidade com os valores Olímpicos e Paralímpicos - Se o projeto atende aos princípios de Amizade, Respeito e Excelência (valores Olímpicos) e Coragem, Determinação, Inspiração e Igualdade (valores Paralímpicos);

(7)

b) Conteúdo - Se o projeto possui conteúdo cultural nacional ou internacional e se o mesmo contribui para a valorização e difusão dos elementos e expressões culturais que o compõe;

c) Capilaridade – Avaliará o potencial de descentralização de ações no estado do Rio de Janeiro;

d) Democratização de Acesso – Se o projeto aplica medidas que o torne acessível para todas as classes socioeconômicas a fim de compor uma programação cultural democrática;

e) Acessibilidade – Avaliará se o projeto disponibiliza recursos que garantam o acesso a pessoas com deficiência;

f) Inovação – Caráter inovador e criativo do projeto em conteúdo e/ou execução;

g) Histórico do Proponente - Adequação do projeto ao histórico de atuação profissional do proponente na área do projeto.

1.2. A etapa de Avaliação Técnica consistirá no atendimento aos seguintes requisitos:

a) Apresentação da documentação exigida;

b) Enquadramento do projeto nos termos desta Chamada Pública; c) Adequação e coerência do projeto ao Programa de Cultura Rio 2016.

1.2.1 Durante o período de avaliação técnica, estabelecido no Capítulo VIII – Cronograma, o RIO 2016 poderá solicitar adequações e esclarecimentos ao proponente por e-mail que deverão ser atendidos em até 5 (cinco) dias úteis. A ausência de resposta acarretará na desclassificação do projeto e/ou proponente do processo seletivo.

2. Nenhuma das decisões do Conselho Curador e da Avaliação Técnica são passíveis de recurso e/ou questionamento;

3. O RIO 2016 poderá convocar, até a data final prevista no capítulo VIII - Cronograma deste regulamento o participante para esclarecimentos e discussão de eventuais ajustes no Projeto, sem, contudo, se obrigar a executá-lo;

4. O Rio 2016 desclassificará os proponentes que não atenderem, no todo ou em parte, às disposições deste Regulamento.

(8)

X. DA CHANCELA DE PROJETOS

1. A chancela de projetos culturais do Programa Celebra Rio 2016 está dividida em duas categorias, Chancela Integral e Chancela Cultural, exclusivas para os casos abaixo discriminados.

a) Chancela Integral: Projetos que tenham ou venham a ter como patrocinadores ou apoiadores somente parceiros comerciais oficiais dos Jogos Rio 2016. Os quais terão direito ao uso da assinatura composta (Logomarca Celebra + Logomarca Jogos Olímpicos e/ou Paralímpicos), mediante assinatura de Termos e Condições.

b) Chancela Cultural: Projetos que tenham ou venham a ter como patrocinadores ou apoiadores instituições comerciais ou não comerciais, privadas ou públicas, que não sejam concorrentes ou possuam patrocínio ou parceria com concorrentes de qualquer um dos parceiros comerciais oficiais dos Jogos Rio 2016. Estes terão direito ao uso da submarca desassociada (Logomarca Celebra), mediante assinatura de Termos e Condições.

2. O número de projetos aprovados e selecionados atenderá aos exclusivos critérios do Rio 2016, não havendo, portanto, número mínimo ou máximo.

3. Os proponentes serão informados no prazo de 60 (sessenta) dias após o seu envio, através de correio eletrônico, se o(s) projeto(s) encaminhados foram aprovados ou não pelo Conselho Curador e se estão, portanto, aptos a integrar o Programa Celebra Rio 2016.

4. Os projetos aprovados receberão uma carta de recomendação ou de intenção de chancela (para os projetos ainda em fase de planejamento ou captação de recursos) reconhecendo a pertinência e seu alinhamento com valores e objetivos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e do Programa Celebra Rio 2016.

5. Fica o proponente autorizado a utilizar a carta de intenção do RIO 2016 em sua estratégia de captação de recurso;

6. O projeto que não concluir a captação de recursos ou não estiver apto a ser executado até o fim do mês anterior a execução do projeto será desclassificado do processo seletivo;

7. Quando o projeto estiver apto a ser executado, após a assinatura dos termos e condições, que ocorrerá conforme informado no capítulo VIII – Cronograma, o projeto estará autorizado a utilizar a Logomarca do Programa Celebra Rio 2016, Programa de Cultura dos Jogos Olímpicos

(9)

e Paralímpicos Rio 2016, e passará a compor a programação cultural oficial do Programa Celebra Rio 2016.

8. Ao receber a Chancela do Programa Celebra Rio 2016, o projeto estará autorizado a utilizar a logomarca Celebra mediante os Termos e Condições estabelecidos. O projeto também será incluído, com seus respectivos créditos de realização, na estratégia de Comunicação do Programa de Cultura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, que inclui:

a) Divulgação do projeto no Portal de Cultura Rio 2016;

b) Divulgação do projeto nas redes sociais do Programa Celebra Rio 2016;

c) Inserção de logomarca, créditos e release, quando aplicável, em materiais promocionais do Programa Celebra Rio 2016.

9. Os participantes aprovados na seleção reconhecem e declaram que:

a) Autorizam a utilização de imagens, vídeos e o que mais convir acerca do Projeto, pelo RIO 2016 e pelo Comitê Olímpico Internacional – COI, para fins de legado;

b) O RIO 2016 não se responsabiliza pelo repasse de materiais para composição de clipping dos projetos chancelados, ficando o proponente responsável pela reunião dos mesmos.

XI. DISPOSIÇÕES GERAIS

1. Os participantes deverão observar, na elaboração do Projeto, as disposições contidas nas Leis nº 9.163, de 3 de março de 1998, e 12.846, de 1º de agosto de 2013, bem como o disposto nos parágrafos primeiro e segundo, abaixo:

Parágrafo primeiro: à vista do disposto no item 1, acima, os participantes, desde já, declaram que, em conexão com o objeto desse regulamento, não prometeram, ofereceram ou deram qualquer vantagem reputada como ilícita pela legislação brasileira, direta ou indiretamente, inclusive pagamentos, para quaisquer:

a. Agentes públicos;

b. Partidos políticos e seus afiliados;

c. Membros dos órgãos deliberativos, empregados, prepostos, contratados e/ou autorizados do RIO 2016, de seus Associados, do Comitê Olímpico Brasileiro, do Comitê Paralímpico Brasileiro, do Comitê Olímpico Internacional e do Comitê Paralímpico Internacional; e

d. Outras pessoas físicas ou jurídicas.

(10)

Parágrafo segundo: os participantes declaram, ainda, que não financiam, custeiam, patrocinam ou de qualquer forma subvencionam a prática de quaisquer atos reputados como ilícitos pela legislação brasileira.

3. Os participantes não poderão, a qualquer tempo ou sob qualquer hipótese, utilizar-se:

a. De sua participação, para promover-se ou para promover seus produtos, marcas e/ou serviços por meio de qualquer tipo de associação dos mesmos com o RIO 2016 e/ou com os Movimentos Olímpico e Paralímpico, ficando, ainda, impedidos, de utilizar, sob qualquer forma, os símbolos do RIO 2016 que são marcas registradas deste.

b. Dos termos “Olímpico”, “Olímpica”, “Olimpíada”, “Jogos Olímpicos”, “Paralímpico”, “Paralímpica”, “Paralimpíada”, “Jogos Paralímpicos” e suas variações, eis que os mesmos são, na forma do artigo 15, parágrafo segundo, da Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998, das Regras nºs. 7 a 14 da Carta Olímpica, do capítulo II.9, do Manual Paralímpico, de uso privativo do RIO 2016 no território brasileiro;

c. Do símbolo Olímpico, constituído pelos cinco anéis Olímpicos nas cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho, bem como do símbolo Paralímpico, constituído pelos três “agitos”, nas cores azul, verde e vermelho, os quais são marcas mundialmente protegidas em nome dos Comitês Olímpico e Paralímpico Internacionais, respectivamente, detentores exclusivos de seus direitos de utilização;

d. Das bandeiras, dos lemas, dos hinos, dos emblemas, das chamas e das tochas Olímpicos e Paralímpicos, os quais, conforme as Regras nºs 7 a 14, da Carta Olímpica e seus Regulamentos, bem como do capítulo II.9, do Manual Paralímpico e seus Regulamentos, são de uso privativo dos Comitês Olímpico e Paralímpico Internacionais, respectivamente;

e. Das logomarcas, marcas, mascotes, símbolos, nomes, designações, lemas, hinos, emblemas relacionados aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos ou a quaisquer outros eventos esportivos mundiais, continentais, nacionais e regionais, os quais são de propriedade exclusiva dos seus organizadores;

f. Da expressão “RIO 2016”, eis que a mesma é marca registrada nacional e internacionalmente em nome do próprio e do Comitê Olímpico Internacional, respectivamente, e, portanto, de uso privativo daqueles, nos termos da Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996.

4. Em caso de falecimento do Participante, seus direitos e obrigações relativos ao Projeto objeto deste Regulamento transmitem-se aos seus sucessores, ascendentes ou cônjuges;

(11)

5. Os prazos estabelecidos neste Regulamento serão contados de acordo com a disposição do artigo 184, do Código de Processo Civil e do artigo 132, do Código Civil.

6. Todas as autorizações necessárias para a execução do Projeto são de responsabilidade exclusiva do Participante, ficando o RIO 2016 isento de qualquer responsabilidade de obter autorizações.

4. Esta seleção poderá, ainda, ser adiada, suspensa, revogada ou anulada, a exclusivo critério do RIO 2016, não assistindo aos participantes qualquer direito a reclamação ou a indenização.

XII. FORO

1. As medidas urgentes, cautelares e /ou assecuratórias, indispensáveis para resguardar o direito do RIO 2016 e dos participantes da Chamada Pública Culturais para Chancela, poderão e deverão ser postuladas perante o Poder Judiciário, no Foro da Central da Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, com a renúncia expressa de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Para avaliação do estado imunológico da população em estudo, foram colhidas amostras de soro sanguíneo de 133 aves e submetidas a provas sorológicas como a Reação

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]