• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA - CADE Comissão Permanente de Licitação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA JUSTIÇA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA - CADE Comissão Permanente de Licitação"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA - CADE Comissão Permanente de Licitação

PROCESSO nº 08700.003397/2010-96

PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇO nº 13/2010

Objeto: Registro de preço para a aquisição de 20 notebooks e 100 desktops para atender às necessidades do Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE, de acordo com as exigências estabelecidas neste edital e em seus anexos.

MANIFESTAÇÃO

I. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Trata-se de procedimento licitatório na modalidade de Pregão Eletrônico para a aquisição de 20 computadores notebooks e 100 computadores desktops para atender às necessidades do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, conforme as especificações constantes neste Edital e seus anexos.

As empresas Itautec S.A. - Grupo Itautec, High Tech Informática Ltda e Torino Informática Ltda. apresentaram pedidos de esclarecimentos acerca das disposições do edital do presente certame, na forma e no prazo adequados, razão pela qual esses pedidos serão conhecidos e analisados.

Esclarece-se inicialmente que, a partir de um juízo de conveniência e oportunidade acerca da definição de uma determinada especificação do material a ser adquirido, a Administração Pública elaborou o Edital, contendo previsão objetiva das especificações técnicas, com a descrição exata das exigências quanto aos equipamentos pretendidos, que são usuais no mercado.

Como informado no Edital, a presente licitação justifica-se tendo em vista que muitos dos atuais computadores do CADE encontram-se obsoletos, sendo que os atuais programas de computador exigem cada vez mais poder de processamento, tornando os computadores lentos e prejudicando o bom andamento dos trabalhos dos servidores e demais funcionários.

Além disso, o uso a ser dado aos equipamentos é corporativo, que possui inúmeras distinções frente ao uso doméstico, que permite o uso de material de menor qualidade. Assim, para a realização dessas atividades é de suma importância que tenhamos equipamentos adequados que suportem tais demandas e minimizem gastos.

II. DOS PEDIDOS DE ESCLARECIMENTO

Houve, até o presente momento, três pedidos de esclarecimentos apresentados. Como apenas um questionamento é coincidente, realizaremos a análise dos pedidos organizando-os por empresa, na ordem dos itens questionados do Edital. Começaremos a análise pelos questionamentos da empresa Itautec S.A. - Grupo Itautec.

(2)

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA - CADE Comissão Permanente de Licitação

II.1 Questionamentos da Itautec S.A. – Grupo Itautec

1) No Anexo I – Termo de Referência do Edital, Item I – Notebook, está sendo solicitado:

- Subitem 4.1.3.3: “Possibilitar o registro do número de série da placa-mãe e sua leitura remota via DMI 2.0”.

- Subitem 4.1.3.4: “O número de série do microcomputador deverá ser registrado na BIOS e poderá ser lido remotamente via comando DMI 2.0”.

Questionamento: Entendemos que plataformas que permitam a inserção dos números de série da placa-mãe e do microcomputador, através de aplicativo específico e que possibilitem a sua leitura remotamente via comando DMI 2.0, atendem ao Edital. Está correto o nosso entendimento?

Está correto o entendimento.

2) No Anexo I – Termo de Referência do Edital, Item I – Notebook, está sendo solicitado:

- Subitem 4.1.4.4: “Interface padrão UltraDMA 100 ou superior”.

Solicitação: Uma vez que as unidades de armazenamento do nosso equipamento (HD e Unidade Óptica) possuem interface SATA, solicitamos que sejam aceitos notebooks que não possuam a interface citada acima.

Tendo em vista que a interface SATA é superior ao padrão UltraDMA 100 e que o equipamento solicitado possui interface padrão UltraDMA 100 ou superior, os equipamentos que possuírem interface SATA serão aceitos.

3) No Anexo I – Termo de Referência do Edital, Item I – Notebook, está sendo solicitado:

- Subitem 4.1.4.5: “Possuir chip de segurança TPM 1.2 integrado na placa mãe, não será aceita solução em slot”.

Solicitação: O TPM é uma característica técnica pouco comum em notebooks e, como está sendo solicitado, torna-se uma característica técnica ainda mais restritiva. A Itautec solicita que seja aceito TPM (segurança via Hardware) ou Segurança através de Software.

No que toca ao subitem 4.1.4.5 só serão aceitas as especificações constantes do edital. O TPM (Trusted Platform Module) foi solicitado com o intuito de aprimorar a segurança dos dados dos usuários quando em trânsito, que é uma constante no CADE.

(3)

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA - CADE Comissão Permanente de Licitação

Além disso, há no mercado diversos fabricantes que possuem essa tecnologia de segurança, o que evita a caracterização de restrição excessiva.

4) No Anexo I – Termo de Referência do Edital, Item I – Notebook, está sendo solicitado:

- Subitem 4.1.5.1.2: “Velocidade mínima de 7.200 (sete mil e duzentas) rotações por minuto”.

Solicitação: Solicitamos que sejam aceitos notebooks com unidade de armazenamento que possua velocidade de rotação de 5.400 rpm, tendo em vista tratar-se de padrão de mercado.

Não será aceita velocidade de rotação abaixo da estipulada no edital, para a garantia de melhor desempenho geral (no conjunto) do notebook. Além disso, o mercado já possui discos rígidos de 7200 rpm.

5) No Anexo I – Termo de Referência do Edital, Item I – Notebook, está sendo solicitado:

- Subitem 4.1.6.1.4: “Controladora de rede Wireless em conformidade com o padrão IEEE 802.11 a/b/g/draft n (Wi-fi)”.

Solicitação: Solicitamos que sejam aceitos notebooks com controladora de rede Wireless em conformidade com o padrão IEEE 802.11 b/g/draft n, tendo em vista que esta configuração já oferece uma variada gama de funcionalidades, velocidades e compatibilidade.

Serão aceitos notebooks com controladora de rede Wireless em conformidade com o padrão IEEE 802.11 b/g/draft n, tendo em vista que o padrão “a” está caindo em desuso, apesar de haver placas e notebooks disponíveis no mercado contendo todos os padrões solicitados.

6) No Anexo I – Termo de Referência do Edital, Item I – Notebook, está sendo solicitado:

- Subitem 4.1.7.2: “Mínimo de 1 (uma) porta IEEE 1394”.

Solicitação: Como já estão sendo solicitadas 3 portas USB, wireless e bluetooth, a Itautec solicita que seja aceito no lugar da porta Firewire, notebooks com unidade leitora de cartões 3x1, pois a porta firewire poderá ser utilizada basicamente para conexão de máquinas fotográficas, mas que normalmente são conectadas através de portas USB.

Como a câmera fotográfica é utilizada apenas para descarregar e/ou visualizar fotos, bem como, utilizá-la como Web Cam, nos notebooks que já possuem leitor de cartões 4 x 1 (SD, MS, MMS e MS_Pro), as fotos podem ser descarregadas sem a necessidade de cabos e ainda ocorre a redução do espaço físico.

(4)

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA - CADE Comissão Permanente de Licitação

Serão aceitos notebooks com unidade leitora de cartões 3x1, tendo em vista que o padrão USB suprirá as necessidades.

7) No Anexo I – Termo de Referência do Edital, Item I – Notebook, está sendo solicitado:

- Subitem 4.1.7.3: “Mínimo de 1 (um) conector de bateria extendida (viagem)”.

Solicitação: A Itautec solicita a retirada da característica técnica obrigatória acima, por não ser padrão de mercado e torna-se uma característica técnica muito restritiva, inclusive não é solicitada bateria extra e ainda, com a característica técnica acima, utilizando a segunda bateria, o peso do notebook também aumentará.

Serão aceitos notebooks sem o conector de bateria extendida.

8) No Anexo I – Termo de Referência do Edital, Item I – Notebook, está sendo solicitado:

- Subitem 4.1.8.1: “Tela de no máximo 14” LCD, matriz ativa padrão WXGA ou superior, com suporte mínimo a resolução de 1366x768 com 16 milhões cores”.

Solicitação 01: Solicitamos que sejam aceitos notebooks com tela de 15.6”, que possua peso compatível com aquele solicitado no Edital.

Serão aceitos apenas notebooks com tela de no máximo 14”, conforme estipulado no edital.

Solicitação 02: Solicitamos que sejam aceitos notebooks com tela de LCD ou LED.

Tendo em vista que o padrão LED é superior ao padrão LCD, ambos serão aceitos, desde que todas as demais características atendam ao edital.

9) No Anexo I – Termo de Referência do Edital, Item I – Notebook, está sendo solicitado:

- Subitem 4.1.9.1: “Peso máximo no notebook incluindo a bateria primária e a unidade de disco rígido (HDD): 2,6 Kg”.

Solicitação: Solicitamos que sejam aceitos notebooks com peso de 2,7Kg.

Serão aceitos notebooks nessa condição, pois a diferença não será prejudicial à mobilidade do notebook.

(5)

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA - CADE Comissão Permanente de Licitação

10) No Anexo I – Termo de Referência do Edital, Item I – Notebook, está sendo solicitado:

- Subitem 4.1.10.5: “Teclas exclusivas de controle de volume (+ e -) e mudo”.

Questionamento: Entendemos que serão aceitos notebooks que possuam controle de som (aumentar, diminuir e mudo) integrado no gabinete implementado através das teclas de função. Está correto o nosso entendimento?

O entendimento está correto, por não afetar de maneira significativa o uso pretendido.

11) No Anexo I – Termo de Referência do Edital, Item I – Notebook, está sendo solicitado:

- Subitem 4.1.11.1: “Gabinete reforçado com compostos de carbono, magnésio ou alumínio”.

Solicitação: Solicitamos que também sejam aceitos equipamentos com gabinete reforçado com compostos de polipropileno reforçado ABS anti-chama de alta resistência garantindo uma funcionalidade semelhante ao solicitado no Edital.

Serão aceitos apenas notebooks com as características descritas no subitem 4.1.11.1 do edital, haja vista sua maior adequação ao uso pretendido.

12) No Anexo I – Termo de Referência do Edital, Item I – Notebook, está sendo solicitado:

- Subitem 4.1.12.2: “Bateria primária, interna, padrão Lithium Ion, com capacidade para pelo menos 50 WHr e autonomia mínima de 4 horas”.

Solicitação: A Itautec solicita a alteração da característica técnica obrigatória acima para “Autonomia mínima de 2 (duas) horas”, pois autonomia de 4 (quatro) horas não é padrão de mercado e torna-se uma característica técnica muito restritiva e ainda dificilmente atingida por equipamentos desse porte.

Serão aceitos apenas notebooks com as características descritas no subitem 4.1.12.2 do edital, haja vista sua maior adequação ao uso pretendido.

13) No Anexo I – Termo de Referência do Edital, Item I – Notebook, está sendo solicitado:

- Subitem 4.1.15.2: “Deve possuir local apropriado na BIOS para inserção de número de Patrimônio”.

Questionamento: Entendemos que plataformas que permitam a inserção dos números de série da placa-mãe e do microcomputador, através de aplicativo específico e que

(6)

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA - CADE Comissão Permanente de Licitação

possibilitem a sua leitura remotamente via comando DMI 2.0, atendem ao Edital. Está correto o nosso entendimento?

Está correto esse entendimento.

14) No Anexo I – Termo de Referência do Edital, Item I – Notebook, está sendo solicitado:

- Subitem 4.1.15.4: “Módulo de segurança TPM 1.2 integrado”.

Solicitação: O TPM é uma característica técnica pouco comum em notebooks e, como está sendo solicitado, torna-se uma característica técnica ainda mais restritiva. A Itautec solicita que seja aceito TPM (segurança via Hardware) ou Segurança através de Software.

Trata-se de questionamento semelhante a um anterior, exigindo a mesma resposta. Serão aceitos apenas notebooks com as características descritas no subitem 4.1.15.4 do edital, haja vista sua maior adequação ao uso pretendido. Há no mercado diversos fabricantes que possuem esta tecnologia de segurança, que visa aprimorar a segurança dos dados de nossos usuários quando em trânsito.

15) No Anexo I – Termo de Referência do Edital, Item I – Notebook, está sendo solicitado:

- Subitem 4.1.15.6: “Deve vir acompanhado de software de segurança do mesmo fabricante do equipamento, possuindo no mínimo os seguintes recursos:

. 4.1.15.6.1 - Capaz de alterar parâmetros da BIOS do equipamento”.

Solicitação: A Itautec solicita a retirada da característica técnica obrigatória acima, por não ser padrão de mercado e torna-se uma característica técnica muito restritiva e ainda devido ao fato do equipamento permitir a alteração desejada, pela própria BIOS.

Serão aceitos apenas notebooks com as características descritas nos subitens 4.1.15.6 e 4.1.15.6.1 do edital, haja vista sua maior adequação ao uso pretendido.

16) No Anexo I – Termo de Referência do Edital, Item I – Notebook, está sendo solicitado:

- Subitem 4.1.15.7: “Capaz de gerenciar / configurar os recursos de segurança integrados ao equipamento:

. 4.1.15.7.1 - Módulo de Segurança TPM 1.2.

Solicitação: A Itautec solicita a retirada das características técnicas obrigatórias acima, pelos motivos aqui já expostos.

(7)

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA - CADE Comissão Permanente de Licitação

Trata-se de questionamento recorrente. Serão aceitos apenas notebooks com as características descritas nos subitens 4.1.15.7 e 4.1.15.7.1 do edital, haja vista sua maior adequação ao uso pretendido. Há no mercado diversos fabricantes que possuem esta tecnologia de segurança, que visa aprimorar a segurança dos dados de nossos usuários quando em trânsito.

17) No Anexo I – Termo de Referência do Edital, Item I – Notebook, está sendo solicitado:

- Subitem 4.1.16.1.7: “Através da console deverá ser possível fazer alterações na BIOS do equipamento ofertado: habilitar/desabilitar senha, portas USB, serial e paralela. Tudo remotamente”.

Solicitação: Com o intuito de estabelecer uma especificação técnica que permita a participação de um maior número de concorrentes, possibilitando ao CADE, obter propostas com preços mais competitivos e assim estabelecer uma melhor relação custo-benefício para esta aquisição, solicitamos que também sejam aceitos notebooks que não possuam a característica citada acima.

Serão aceitos apenas notebooks com as características descritas no subitem 4.1.16.1.7 do edital, haja vista sua maior adequação ao uso pretendido.

18) No Anexo I – Termo de Referência do Edital, Item II – Desktop, está sendo solicitado:

- Subitem 4.2.2.1: “Com arquitetura BTX ou superior com Front Side Bus (FSB) ou Hypertransport (HT) de no mínimo 1333 mhz”.

Solicitação: O padrão BTX, refere-se a um padrão adotado há algum tempo atrás e que atendia na época ao apelo de ser gabinete dotado de ventilação forçada de forma que os itens de maior dissipação de calor (processador, memória e HD) pudessem ser mais bem refrigerados. Os processadores da época chegavam a dissipar até 120W, o que fazia com que os gabinetes da época, não fossem muito adequados ou necessitassem de ventilações adicionais.

Entretanto, com o advento da tecnologia Dual Core estes processadores hoje possuem no máximo dissipações em torno de 45~65W, e trabalhando extremamente frio.

Assim, o padrão micro ATX, até hoje, corresponde a 90% do mercado de PC´s e possui vantagens em relação ao BTX, a saber:

- utiliza-se de placas padrões de mercado (o BTX possui placas proprietárias de cada fabricante) tornado a BTX mais cara em relação às de formato microATX, sendo esse, muito mais comum no mercado Nacional;

- as fontes que estas plataformas utilizam são padrões de mercado tendo varias opções (as fontes BTX são proprietárias);

Assim, a obrigatoriedade do BTX, restringe a apenas 3 fabricantes de origem estrangeira (HP, Dell, Lenovo). Deste modo, solicitamos que também seja aceito o

(8)

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA - CADE Comissão Permanente de Licitação

padrão de mercado microATX, permitindo a participação de empresas, tais como a Itautec, com placas mãe e gabinetes certificados e com a boa qualidade exigida pelo CADE.

Serão aceitos apenas computadores com as características descritas no subitem 4.2.2.1 do edital, haja vista sua maior adequação ao uso pretendido. A solução adotada no padrão BTX consiste em corrigir problemas encontrados no padrão ATX. Além disso, trata-se de tecnologia acessível a qualquer fabricante do mercado, não se tratando de uma tecnologia fechada.

19) No Anexo I – Termo de Referência do Edital, Item II – Desktop, está sendo solicitado:

- Subitem 4.2.2.12: “Placa Mãe deverá ser do mesmo fabricante do equipamento, não sendo aceita solução em OEM ou placas encontradas no mercado comum”.

Solicitação: Solicitamos que seja aceita placa em regime de OEM, a qual é fabricada pelo próprio fabricante do equipamento, exclusivamente para o modelo ofertado, ou seja, não é uma placa de livre comercialização no mercado, sendo que o nome do fabricante e modelo estão serigrafados na mesma, não sendo utilizados etiquetas ou adesivos.

Serão aceitos apenas computadores com as características descritas no subitem 4.2.2.12 do edital, haja vista sua maior adequação ao uso pretendido.

20) No Anexo I – Termo de Referência do Edital, Item II – Desktop, está sendo solicitado:

- Subitem 4.2.6.1: “Implementação em “flash memory”, atualizável diretamente pelo microcomputador, com senhas separadas para acesso do usuário comum e do administrador do equipamento, proteção integrada contra vírus de “boot”, alerta de troca ou remoção de memória e, suportando o registro de número de série do equipamento, podendo estes números, ser lidos, remotamente via comandos DMI 2.0 ou superior”. Questionamento: Entendemos que a função de “alerta de troca ou remoção de memória”, poderá ser realizada através do Software de Gerenciamento a ser fornecido junto com o equipamento. Está correto o nosso entendimento?

Não está correto esse entendimento. As características descritas no edital deverão ser atendidas integralmente, por trazerem maior adequação ao uso pretendido.

21) No Anexo I – Termo de Referência do Edital, Item II – Desktop, está sendo solicitado:

- Subitem 4.2.6.2: “BIOS deverá ser do mesmo fabricante do equipamento, não sendo aceita solução em OEM ou customizadas”.

(9)

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA - CADE Comissão Permanente de Licitação

Solicitação: Solicitamos que seja aceita BIOS em regime de OEM, customizada/personalizada para uso exclusivo do fabricante do equipamento, sendo que na inicialização do microcomputador é mostrado na tela do monitor o seu nome e/ou logomarca.

Serão aceitos BIOS nas condições descritas no questionamento.

22) No Anexo I – Termo de Referência do Edital, Item II – Desktop, está sendo solicitado:

- Subitem 4.2.11.15: “Possuir alto-falantes integrados”.

Solicitação: Tendo vista que já está sendo solicitado alto-falante integrado ao gabinete dos equipamentos, não havendo assim, a necessidade de se ter este recurso também no monitor, solicitamos que sejam aceitos monitores que não possuam alto-falantes integrados.

Serão aceitos apenas computadores com as características descritas no subitem 4.2.11.15 do edital, haja vista sua maior adequação ao uso pretendido. As funções desempenhadas são distintas das descritas no questionamento e fundamentais ao uso pretendido.

II.2 Questionamentos da High Tech Informática Ltda.

A empresa High Tech Informática Ltda. entendeu, com referência aos subitens “4.2.11 MONITOR LCD” e “4.2.11.15 - Possuir alto-falantes integrados”, que essa exigência afronta o caráter competitivo da licitação. Segundo a empresa apenas um fabricante atenderia ao solicitado no edital, razão pela qual apresenta o seguinte questionamento:

Diante do exposto, está certo o nosso entendimento que: a) Visando aumentar a quantidade de empresas participantes deste certame, entendemos que também serão aceitos monitores sem alto-falantes integrados, sendo ofertado caixas acústicas externas para suprir esta exigência? Está correto o nosso entendimento?

Conforme a resposta apresentada ao último questionamento pela Itautec, serão aceitos apenas computadores com as características descritas no subitem 4.2.11.15 do edital, haja vista sua maior adequação ao uso pretendido. Não é correta a afirmação que apenas uma marca possui alto-falantes integrados ao monitor, sendo esta característica comum no mercado.

(10)

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA - CADE Comissão Permanente de Licitação

1. Com relação ao item 4.2.1.2 do Termo de Referência, “Fonte de Alimentação – de 110/220 Vac, chaveada automaticamente, com capacidade para suportar a máxima configuração, permitida pela placa mãe (Motherboard), possuindo potência máxima de 300W, deverá possuir tecnologia PFC – correção de fator de potência ativo, para evitar a perda de energia e eficiência energética de no mínimo 80% (tecnologia 80 plus ou superior).” Entendemos que houve um equívoco em solicitar potência máxima quando o correto seria solicitar potência mínima, sendo difícil aferir tal medida podendo ser aceitas fonte de alimentação com tolerância de 10% para mais ou para menos. Está correto o entendimento?

O entendimento está correto. Serão aceitas fontes de alimentação cuja potência mínima seja de 300W.

2. Com relação ao item 20 do Edital, “DO PRAZO DE ENTREGA E RECEBIMENTO.” Gostaríamos que fosse informado o prazo para ser realizado o Termo de Recebimento e Aceite (TRA) Definitivo.

Os prazos para recebimento e aceite dos equipamentos objetos da presente licitação estão dispostos no item 20 do edital, abaixo transcritos, sem que haja prazo pré-fixado. Isso se justifica por se tratar de certame de registro de preço, a partir do qual o CADE adquirirá esses equipamentos conforme se imponha necessário. O prazo será distinto em caso de recebimento de 1 até 20 notebooks e de 1 até 100 desktops, razão pela qual qualquer determinação acerca do prazo de recebimento e aceite definitivo seria inadequada.

20.2 - O recebimento dos equipamentos será efetivado nos seguintes termos:

20.2.1 - Provisoriamente para efeito de posterior verificação da conformidade dos equipamentos ofertados, com as especificações constantes deste Edital e seus Anexos;

20.2.2 - Definitivamente, após ter sido examinado e considerado em perfeitas condições de uso pelo CADE.

III. CONCLUSÃO

Assim, esclarecidos todos os questionamentos apresentados pelas empresas referidas, mantém-se o Pregão da forma como inicialmente publicado, com suas especificações, data e horário de realização do certame.

Brasília, 7 de outubro de 2010.

VLADIMIR ADLER GORAYEB Pregoeiro do CADE

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho visa identificar a utilização da Justiça Restaurativa como forma de efetivação do serviço de mediação familiar previsto no serviço de Proteção e Atendimento

8.1 A convocação para nomeação e posse obedecerá rigorosamente à ordem da classificação final dos candidatos, de acordo com as necessidades da Prefeitura do Município de

Mas muitos destes indígenas, que afirmam descenderem dos grupos Tupi e Guarani que habitavam estes espaços geográficos muito antes do estabelecimento dos primeiros povoados

Segundo Palady (1997) o FMEA deve avaliar a severidade das falhas, o modo como elas podem vir a ocorrer, e caso as mesmas ocorram, como detectá-las e corrigi-las antes de

Foram levantados todos os artigos indexados nas bases de dados Pubmed (U. Dos artigos encontrados, foram selecionados apenas aqueles que se enquadravam nos

A pesquisa apresenta uma oportunidade de contribuição aplicada relevante pois, como o papel da liderança na gestão de cultura é reconhecido na literatura, se

O arrematante adquire o bem(ns) no estado de conservação em que o mesmo se encontra e declara que tem pleno conhecimento de suas condições e instalações, nada tendo

Na manhã do dia 8 de setembro de 2006 [...] o cardeal Dario Castrillon Hoyos, prefeito da Congregação para o Clero e encarregado da Comissão Ecclesia Dei, assinou o