• Nenhum resultado encontrado

CONTRATO DE ARRENDAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTRATO DE ARRENDAMENTO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CONTRATO DE ARRENDAMENTO

Entre:

, com o NUIT: , , natural de , de nacionalidade , residente na , nº , em ,

tular do B.I. nº , emitido em , aos de de e válido até de de , doravante designado por Locador,

E

, com o NUIT: , , natural de , de nacionalidade , residente na , nº , em ,

tular do B.I. nº , emitido em _, aos de de e válido até de de , doravante designado por Locatário.

É celebrado e mutuamente aceite o presente contrato de arrendamento que se rege pelas cláusulas seguintes:

CLÁUSULA PRIMEIRA (OBJECTO do CONTRATO)

1. Pelo presente contrato o Locador cede por arrendamento ao Locatário e este aceita, a fracção autónoma designada pela letra “ ”, a que corresponde o º andar , flat nº

po T , do imóvel sito na , nº , Bairro , na Cidade de , descrito na Conservatória do Registo Predial de , sob o nº , a folhas verso do livro / e inscrito na respectiva matriz predial urbana sob o ar go .

2. O Locador declara que tem todo o direito e a autoridade, sem restrição alguma, para arrendar o imóvel e assinar este Contrato.

3. O imóvel des na-se exclusivamente a habitação, não podendo o Locatário, utilizá-lo para outro fim ou uso, subarrendá-lo, ou, por qualquer forma, ceder a terceiros o respec vo gozo, no todo ou em parte, onerosa ou gratuitamente, sem prévio consen mento do Locador.

(2)

CLÁUSULA SEGUNDA (DURAÇÃO do CONTRATO)

1. O presente contrato é celebrado pelo período de , começando em de

de , e terminando em de de .

2. A sua renovação será automá ca por períodos de . Caso as partes não desejem renovar deverão manifestar a sua intenção por carta, email ou fax no prazo de sessenta dias antes da data do término do Contrato.

CLÁUSULA TERCEIRA (RENDA)

1. Pelo arrendamento do imóvel, objecto deste contrato o Locatário pagará ao Locador, até ao dia 05 de cada mês, a tulo de renda mensal, a quan a de USD

( Dólares Norte Americanos).

2. O pagamento das rendas ao Locador, poderá ser efectuado directamente em numerário, cheque nominal ou por transferência bancária, com os seguintes dados:

Banco: Titular:

Conta: USD NIB:

3. No início do período de locação, o Locatário pagará meses de renda rela va aos meses de de , e ainda o valor de USD _ ( Dólares Norte Americanos) a tulo de caução pelo bom e pontual cumprimento do presente contrato, sendo esta última devolvida ao Locatário no termo do contrato, desde que não haja lugar a deduções por eventuais incumprimentos, se houver (rendas e consumos de água e luz) ou danos de sua responsabilidade no imóvel objecto deste contrato ou mesmo nos bens móveis que cons tuem o seu recheio.

4. O não pagamento da renda na data prevista, agravará o valor da renda em 20% por cada mês de atraso.

CLÁUSULA QUARTA (OBRIGAÇÕES do LOCATÁRIO)

1. Pagar pontualmente a renda no montante, local e prazos fixados na cláusula terceira do presente contrato.

2. O Locatário obriga-se a u lizar o espaço arrendado apenas para o fim referido no ponto 3 da Cláusula Primeira do presente contrato, não podendo ceder os seus direitos rela vos ao imóvel arrendado, em todo ou em parte.

3. Serão por conta do Locatário todas as despesas de água, energia eléctrica, telefone e condomínio, durante o período de u lização do imóvel.

(3)

4. Permi r ao Locador o acesso ao imóvel objecto do presente contrato, para que este se possa cer ficar se está a ser utilizado pelo Locatário nos termos e para os fins estabelecidos no presente contrato, sempre que requerido com uma antecedência mínima de 48 horas.

5. Zelar pelo bom estado de conservação e funcionamento do imóvel e bens arrendados durante a duração do presente contrato, incluindo as canalizações, instalações de água, climatização, luz, segurança, saneamento e demais equipamentos do local arrendado, custeando as despesas provenientes das reparações a que houver lugar devido a negligência ou culpa sua ou daqueles que por sua causa u lizarem o imóvel.

6. Obter o consen mento prévio e por escrito do Locador para a realização de quaisquer obras no local arrendado.

7. As benfeitorias que o Locatário venha a efectuar no local arrendado e que, pela sua natureza e características, não possam ser removidas sem que tal remoção seja suscep vel de provocar danos no imóvel, ficarão a fazer parte integrante deste, não podendo o Locatário exigir do

Locador qualquer indemnização ou alegar qualquer direito de retenção. CLÁUSULA QUINTA

(OBRIGAÇÕES do LOCADOR)

1. No início do período de locação o Locador deverá entregar o imóvel livre de pessoas e com os bens constantes do inventário em anexo ou Auto da entrega do imóvel.

2. Permi r ao Locatário o uso livre do local arrendado para as finalidades referidas na cláusula primeira.

3. Suportar todas as despesas inerentes a problemas que ocorram no imóvel e cuja origem se deva a algum elemento de causa natural, não podendo o Locatário ser responsabilizado por quaisquer danos que ocorram no local arrendado causados por água, electricidade, gás ou outras circunstâncias independentes da sua vontade.

4. O Locador obriga-se a pagar todas as obrigações rela vas ao período anterior ao presente contrato.

5. Efectuar o pagamento de todas as despesas de impostos e taxas inerentes ao local arrendado. 6. O Locador tem o direito de transferir e/ou vender e/ou passar os seus direitos sob este

acordo, ou parte do mesmo, a outra entidade e/ou ins tuição, desde que os direitos do

Locatário sob este acordo não sejam prejudicados, devendo o mesmo ser no ficado por carta,

email ou fax com uma antecedência mínima de sessenta dias.

CLÁUSULA SEXTA (RESCISÃO)

1. Cons tuem especial causa de rescisão imediata do presente contrato, por aviso por escrito para a outra parte:

a) O atraso de mais de 2 meses na renda, desde que o Locatário não repare a causa de rescisão e não faça o pagamento da renda dentro de 15 (quinze) dias a par r do aviso por escrito do Locador ao Locatário;

(4)

b) No caso de incumprimento fundamental do contrato por uma das partes, que não seja reparada dentro de 15 (quinze) dias após o aviso da rescisão dado pela parte revogadora, por escrito;

c) No caso de se submeter contra uma das partes uma acção, em tribunal, de falência, bancarrota, a nomeação de um fiduciário, liquidante, receptor temporário, pré- liquidante, recebedor de uma parte material dos seus bens; e qualquer ordem emi da de acordo com a acção que não foi cancelada ou adiada dentro de 60 dias antes de ser submetida ao Tribunal e/ou se o Locatário submeter uma acção para a liquidação ou declarar bancarrota e/ou fizer um acordo com credores.

2. O presente contrato poderá ainda ser resolvido: a) Por acordo mútuo das partes;

b) Por qualquer das partes, desde que o faça com um pré aviso de pelo menos sessenta dias em relação ao seu termo;

c) Por caducidade, no termo do prazo contratado e em caso de não renovação;

d) Por mo vos de força maior, entendendo-se como qualquer facto imprevisível e independente da vontade que determine para qualquer das partes a impossibilidade material ou moral de cumprir com as obrigações decorrentes do presente contrato, não havendo lugar, neste caso, ao pagamento de qualquer indemnização.

3. Findo o contrato, seja qual for a causa da cessação, deverá o Locatário devolver o local arrendado no preciso estado em que ele se encontrava, aquando do início do arrendamento, salvo as deteriorações resultantes do prudente e normal uso do imóvel arrendado para o fim a que se destina.

4. Caso o Locador ou o Locatário, rescindam o contrato antes de perfazer o primeiro ano, sem mo vo jus ficado, ficam os mesmos obrigados ao pagamento integral do valor das rendas correspondentes aos meses em falta até ao cumprimento desse prazo, a tulo de indemnização.

CLÁUSULA SÉTIMA (COMUNICAÇÕES)

1. Todas as comunicações efectuadas nos termos do presente contrato deverão ser dirigidas por escrito para as seguintes moradas:

LOCADOR Nome: Morada: Tel: Email: e/ou Elsa Santos Email: elsasantos@investeimovel.co.mz Cell : 82 ou 84 (48 91 000) LOCATÁRIO Nome: Morada: Tel: Email:

(5)

2. Fica já acordado que, se qualquer dos outorgantes alterar o seu domicílio durante a vigência do contrato, obriga-se a comunicar esse facto por escrito à outra parte, indicando o novo endereço.

CLÁUSULA OITAVA

(

LITÍGIOS

)

1. Os conflitos emergentes da interpretação e execução das cláusulas deste contrato serão resolvidos entre as partes de forma amigável.

2. O presente contrato rege-se em tudo o que for omisso pela lei moçambicana e, para todas as questões emergentes da sua interpretação e aplicação, as partes determinam como foro competente o do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, com renúncia expressa a qualquer outro.

CLÁUSULA NONA (ANEXOS)

Os Anexos a este contrato fazem dele parte integrante e terão a mesma força e efeitos como se nele es vessem integrados, pelo que qualquer referência a este contrato incluirá os seus Anexos.

CLÁUSULA DÉCIMA (ENTRADA em VIGOR)

O presente contrato entra em vigor no dia da assinatura do mesmo.

Este contrato é efectuado em duplicado, sendo dois exemplares de conteúdo e valor idên cos, ficando um exemplar na posse de cada um dos signatários.

(6)

O LOCADOR ( ) O LOCATÁRIO ( ) A TESTEMUNHA (Elsa Santos)

(7)

INVENTÁRIO DOS BENS

Referências

Documentos relacionados

A nota dos candidatos ao mestrado que não atingirem 300 pontos e dos candidatos ao doutorado que não atingirem 500 pontos, será calculada proporcionalmente à pontuação máxima

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Após a gastroplastia, a hidroginástica tem sido uma atividade física de suma importância, uma vez que segundo Gonçalves (1996) pode proporcio- nar aos seus adeptos: auxílio no

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

Entende-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados, uma vez que a medida de polaridade conseguiu captar espaços com maiores potenciais de copresença (espaços

[r]

Caso a antecedência mínima não seja observada, o pagamento será efetuado no prazo de até 30 (trinta) dias úteis da data da apresentação do recibo locatício ou documento de

1.5 - Os especializandos de Serviços Credenciados pela SBCP ou residentes do MEC, que estejam cursando o último ano, poderão requerer a inscrição para se submeter ao EXAME DE