• Nenhum resultado encontrado

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): João Carlos Aluno (a): Série: 1ª Data: / / LISTA DE HISTÓRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): João Carlos Aluno (a): Série: 1ª Data: / / LISTA DE HISTÓRIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Unid. Parque Atheneu (62) 3273 – 0040 – www.colegiointerativa.com.br – e-mail: secretaria@colegiointerativa.com.br

1) A casa de Deus, que acreditam una, está, portanto, dividida em três: uns oram, outros combatem, outros, enfim, trabalham. Essas três partes que coexistem não suportam ser separadas; os serviços prestados por uma são a condição das obras das outras duas; cada uma por sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto.... Assim a lei pode triunfar e o mundo gozar da paz.

(ALDALBERON DE LAON. In: SPINOSA, F. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1981.)

A ideologia apresentada por Aldalberon de Laon foi produzida durante a Idade Média. Um objetivo de tal ideologia e um processo que a ela se opôs estão indicados, respectivamente, em:

a) Justificar a dominação estamental / revoltas camponesas. b) Subverter a hierarquia social / centralização monárquica. c) Impedir a igualdade jurídica / revoluções burguesas. d) Controlar a exploração econômica / unificação monetária. e) Questionar a ordem divina / Reforma Católica.

2) A Justiça Eleitoral foi criada em 1932, como parte de uma ampla reforma no processo eleitoral incentivada pela Revolução de 1930. Sua criação foi um grande avanço institucional, garantindo que as eleições tivessem o aval de um órgão teoricamente imune à influência dos mandatários.

(TAYLOR, M. Justiça Eleitoral. In: AVRITZER, L.; ANASTASIA, F. Reforma política no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2006 (adaptado).)

Em relação ao regime democrático no país, a instituição analisada teve o seguinte papel:

a) Implementou o voto direto para presidente. b) Combateu as fraudes sistemáticas nas apurações. c) Alterou as regras para as candidaturas na ditadura. d) Impulsionou as denúncias de corrupção administrativa. e) Expandiu a participação com o fim do critério censitário.

3) A participação da África na Segunda Guerra Mundial deve ser apreciada sob a ótica da escolha entre vários demônios. O seu engajamento não foi um processo de colaboração com o imperialismo, mas uma luta contra uma forma de hegemonia ainda mais perigosa.

Professor (a): João Carlos Aluno (a):

Série: 1ª Data: ____/ ____/ 2016.

LISTA DE HISTÓRIA

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu

Orientações:

- A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel almaço.

- Caso seja respondida em folha de papel almaço deverá conter cabeçalho completo (Data, nome, disciplina, nome do professor e série).

(2)

Unid. Parque Atheneu (62) 3273 – 0040 – www.colegiointerativa.com.br – e-mail: secretaria@colegiointerativa.com.br (MAZRUI,A. “Procurai primeiramente o reino do político...” In:

MAZRUI, A.: WONDJI, C (Org.). História geral da África: África desde 1925. Brasília: Unesco, 2010.)

Para o autor, a “forma de hegemonia” e uma de suas características que explicam o engajamento dos africanos no processo analisado foram:

a) Comunismo / rejeição da democracia liberal. b) Capitalismo / devastação do ambiente natural. c) Fascismo / adoção do determinismo biológico. d) Socialismo / planificação da economia nacional. e) Colonialismo / imposição da missão civilizatória.

4) A natureza fez os homens tão iguais, quanto às faculdades do corpo e do espírito, que, embora por vezes se encontre um homem manifestamente mais forte de corpo, ou de espírito mais vivo do que outro, mesmo assim, quando se considera tudo isto em conjunto, a diferença entre um e outro homem não é suficiente considerável para que um deles possa com base nela reclamar algum benefício a que outro não possa igualmente aspirar.

(HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Martins Fontes, 2003.)

Para Hobbes, antes da constituição da sociedade civil, quando dois homens desejavam o mesmo objeto, eles

a) entravam em conflito. b) recorriam aos clérigos. c) consultavam os anciãos. d) apelavam aos governantes. e) exerciam a solidariedade.

5)

(AMARILDO. Disponível em: www.amarildo.com.br. Acesso em: 3 mar. 2013.)

Na charge há uma crítica ao processo produtivo agrícola brasileiro relacionada ao:

a) elevado preço das mercadorias no comércio. b) aumento da demanda por produtos naturais.

(3)

Unid. Parque Atheneu (62) 3273 – 0040 – www.colegiointerativa.com.br – e-mail: secretaria@colegiointerativa.com.br

c) crescimento da produção de alimentos. d) hábito de adquirir derivados industriais. e) uso de agrotóxicos nas plantações.

6)

SANZIO, R. Detalhe do afresco A Escola de Atenas. Disponível em: http://fil.cfh.ufsc.br. Acesso em: 20 mar. 2013.

No centro da imagem, o filósofo Platão é retratado apontando para o alto. Esse gesto significa que o conhecimento se encontra em uma instância na qual o homem descobre a

a) suspensão do juízo como reveladora da verdade. b) realidade inteligível por meio do método dialético. c) salvação da condição mortal pelo poder de Deus. d) essência das coisas sensíveis no intelecto divino. e) ordem intrínseca ao mundo por meio da sensibilidade.

7) A felicidade é, portanto, a melhor, a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo, e esses atributos não devem estar separados como na inscrição existente em Delfos “das coisas, a mais nobre é a mais justa, e a melhor é a saúde; porém a mais doce é ter o que amamos”. Todos estes atributos estão presentes nas mais excelentes atividades, e entre essas a melhor, nós a identificamos como felicidade.

(ARISTÓTELES. A Política. São Paulo: Cia das Letras, 2010.)

Ao reconhecer na felicidade a reunião dos mais excelentes atributos, Aristóteles a identifica como:

a) busca por bens materiais e títulos de nobreza. b) plenitude espiritual e ascese pessoal.

c) finalidade das ações e condutas humanas. d) conhecimento de verdades imutáveis e perfeitas.

e) expressão do sucesso individual e reconhecimento público.

8) A África também já serviu como ponto de partida para comédias bem vulgares, mas de muito sucesso, como Um príncipe em Nova York e Ace Ventura: um maluco na África; em ambas, a África parece um lugar cheio de tribos doidas e rituais de desenho animado. A animação O rei Leão, da Disney, o mais bem-sucedido filme americano ambientado na África, não chegava a contar com elenco de seres humanos.

(4)

Unid. Parque Atheneu (62) 3273 – 0040 – www.colegiointerativa.com.br – e-mail: secretaria@colegiointerativa.com.br (LEIBOWITZ, E. Filmes de Hollywood sobre África ficam no clichê.

Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em 17 abr, 2010.)

A produção cinematográfica referida no texto contribui para a constituição de uma memória sobre a África e seus habitantes. Essa memória enfatiza e negligencia, respectivamente, os seguintes aspectos do continente africano:

a) A história e a natureza. b) O exotismo e as culturas. c) A sociedade e a economia. d) O comércio e o ambiente. e) A diversidade e a política. 9)

Disponível em: http://tv-video-edc.blogspot.com. Acesso em: 30 maio 2010.

A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque:

a) questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento. b) considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais.

c) enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. d) descreve com precisão as sociedades humanas no mundo globalizado.

e) concebe a rede de computadores como o espaço mais eficaz para a construção de relações sociais.

(5)

Unid. Parque Atheneu (62) 3273 – 0040 – www.colegiointerativa.com.br – e-mail: secretaria@colegiointerativa.com.br

O processo registrado no gráfico gerou a seguinte consequência demográfica:

a) Decréscimo da população absoluta. b) Redução do crescimento vegetativo. c) Diminuição da proporção de adultos.

d) Expansão de políticas de controle da natalidade.

e) Aumento da renovação da população economicamente ativa.

Boa Semana!!!

Referências

Documentos relacionados

Epidemiologia da diabetes: prevalência e incidência das suas complicações numa coorte de diabéticos portugueses: fase I - estudo transversal 1993.

A IM em São Luís ainda não tem templo nem residência pastoral próprios, mas no início de 2009 a secretaria de expansão missionária (pastor Dilson Soares Dias), o pastor

 Palestra com os membros da Secretaria do Ambiente, membro do Ministério Público, representantes da OAB e representantes do poder judiciário; Confecção de jornal tipo

Nas reportagens positivas, a presença do governo foi notada porque ministros foram entrevistados em quatro delas; a presidente apareceu em três; o governo foi citado como

Se a problematização da sexualidade, central à experiência ética moderna, apresenta vestígios de uma proveniência cristã, as questões do sujeito e da subjetividade –

O cuidado na fabricação, a atenção e retorno às tradições cervejeiras, a sofisticação dos produtos e a ligação entre a pro- dução de cervejas e as comunidades regionais

No comando acima mantivemos dos quatro servidores DNS informados dois IPv4 e dois IPv6, para que o RouterOS dê preferência para conectar a servidores DNSv6 pelo protocolo IPv6 e

- Ensino Superior completo em Ciências Contábeis, Direito, Administração ou áreas afins - Necessário possuir sólida experiência na área. - Domínio de ERP e do programa Rubi/Ronda