• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PARA A SELEÇÃO DE AÇÕES VOLUNTÁRIAS DO PROGRAMA VOLUNTÁRIOS VALE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PARA A SELEÇÃO DE AÇÕES VOLUNTÁRIAS DO PROGRAMA VOLUNTÁRIOS VALE"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

EDITAL PARA A SELEÇÃO DE AÇÕES VOLUNTÁRIAS DO PROGRAMA

VOLUNTÁRIOS VALE

A VALE S.A., no cumprimento de sua missão de transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável, tem implementado ações voltadas ao desenvolvimento local dos territórios onde atua e à melhoria da qualidade de vida das comunidades com que se relaciona.

No intuito de reforçar esse compromisso, vem convidar os comitês regionais – grupos de empregados reconhecidos pela Gerência de Voluntariado Corporativo Global da Vale que organizam e estimulam o voluntariado nas localidades – a participar da Seleção de Ações Voluntárias 2014.

1 – OBJETIVOS GERAIS

1.1. A seleção de ações é uma iniciativa do Programa Voluntários Vale que tem como objetivo receber, selecionar e apoiar financeiramente atividades para a atuação de voluntários em instituições sociais, elaborados pelos comitês regionais do programa de voluntariado corporativo da Vale.

1.2. Para fins deste edital, considera-se trabalho voluntário a ação desempenhada por cidadão que doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não

remunerada, para causas de interesse social e comunitário.

2 – CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

2.1. Podem submeter ações de voluntariado apenas os comitês regionais do Programa Voluntários Vale, reconhecidos pela Gerência de Voluntariado corporativo Global.

2.1.1. Os comitês devem ter em sua composição três empregados nas posições de agente de voluntariado seguintes: a) agente de mobilização, b) agente de disseminação e c) agente de articulação e resultados. Os três agentes de voluntariado devem assinar e submeter o proposta da ação, atestando a veracidade das informações presentes no mesmo.

2.2. A ação deve beneficiar uma organização não Governamental (ONG), associação ou fundação de fins não econômicos, devidamente constituída, que atenda no mínimo vinte beneficiários diretos.

(2)

2.2.2. São beneficiados diretos aqueles que sejam os destinatários da atividade principal da organização social.

2.3. Tendo em vista o objetivo deste Edital, não serão aceitas inscrições de ações em iniciativas sociais:

a) de pessoas físicas;

b) de empreendedor individual;

c) de pessoas jurídicas de direito público interno (União, Estados, Distrito Federal e Territórios, Municípios, autarquias e as demais entidades de caráter público criadas por lei);

d) de serviços sociais autônomos (exemplo Sistema “S”);

e) de empresas subsidiárias das pessoas jurídicas de direito público; f) instituição que não estejam em dia com suas obrigações trabalhistas.

g) que caracterizem preconceito de raça, cor, orientação sexual, classe social ou credo;

h) que demandem trabalho infantil ou de adolescente, ou que contrariem a legislação em vigor;

i) que incentivem qualquer forma de violência;

j) que causem ou representem risco de impacto negativo ao meio ambiente; k) de caráter religioso-doutrinário;

l) de caráter político-partidário;

m) de caráter sindical ou classista (iniciativas sociais que tenham como objetivo organizar, representar e dirigir a luta dos trabalhadores, na defesa dos seus interesses imediatos e históricos).

3 – INSCRIÇÃO DA AÇÃO DE VOLUNTARIADO

3.1 – Os interessados devem preencher a inscrição no site www.voluntariosvale.com a partir do dia 28 de agosto até 30 de setembro de 2013.

3.1.1 – É obrigatório o preenchimento de todos os campos do formulário de inscrição e a anexação da proposta da ação em formato digital (PDF).

3.1.2 – Não serão recebidas propostas através de correspondências, entregues impressos na sede da empresa ou em qualquer uma de suas unidades. As propostas recebidas nestas condições serão desconsideradas no processo de seleção.

3.2. Cada comitê pode submeter somente uma proposta, dentro do prazo previsto no edital.

(3)

4.1. A ação voluntária deve ser executada em no máximo 6 (seis) meses após o recebimento do recurso pela instituição.

4.1.1. Deve seguir a estrutura proposta no anexo 1, obrigatoriamente contendo os seguintes itens:

a) Justificativas: razões e causas que motivam a realização da ação;

b) Objetivos: principais metas e objetivos traçados para a ação dos voluntários; c) Grupo de trabalho: número de voluntários e funções previstas;

d) Público alvo: número e características dos beneficiários da ação; e) Plano de ação: planejamento das atividades da ação;

f) Orçamento: recursos materiais, financeiros e humanos necessários para a realização da ação;

4.2. A proposta deve prever a oportunidade de atuação voluntária de no mínimo 10 (dez) voluntários, sendo 5 (cinco) empregados da Vale, incluindo aposentados Vale.

4.3. Deve ser indicada na proposta a instituição social a ser beneficiada pela ação voluntária conjuntamente com o envio por e-mail dos seguintes documentos, solicitados após a inscrição da ação no Portal Voluntários Vale:

a) Cópia simples do documento de identidade (RG) e do CPF do(s) representante(s) legais da instituição participante;

b) Cópia simples do CNPJ;

c) Cópia autenticada do estatuto ou contrato social registrado no cartório competente com a última alteração;

d) Cópia simples da ata da última eleição da diretoria;

e) Cópia do comprovante de conta bancária ativa em nome da pessoa jurídica (folha de cheque ou declaração em papel timbrado do banco, onde deve constar a Razão Social e CNPJ da instituição).

4.4. A proposta inscrita deve respeitar, em seu orçamento previsto, o valor máximo de R$ 4.000,00, a serem repassados para a instituição beneficiada.

5 – SELEÇÃO DE AÇÕES VOLUNTÁRIAS

5.1. A seleção das ações é de responsabilidade da Gerência de Voluntariado Corporativo Global, da Diretoria de Relações com Comunidades.

(4)

5.2. Os comitês que submeterem as propostas serão notificados do resultado do processo de seleção no mês de novembro.

5.3. A Gerência de Voluntariado Corporativo Global fica disponível para avaliação oral das propostas não aprovadas do dia 20 a 31 de janeiro de 2014.

6 - CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

6.1. As propostas submetidas serão avaliadas a partir dos seguintes critérios: 6.1.1. A ação deve obedecer o Manual do Voluntário Vale, assim como demais documentos normativos referentes ao voluntariado na Vale.

6.1.2. A proposta não deve trazer riscos a) para a instituição, sendo obrigatória a assinatura dos Termos de Adesão ao Trabalho Voluntário (anexo 2) ou b) para os seus participantes, havendo a necessidade dos voluntários envolvidos realizarem cadastro no Portal Voluntários Vale, a fim de garantir a adesão ao seguro pessoal oferecido pela empresa.

6.1.3. Serão avaliados os objetivos e metas propostos para a ação, considerando a viabilidade dos mesmos.

6.1.4. Será avaliada a adequação das atividades propostas ao número e perfil de voluntários previstos e ao público alvo da instituição.

6.1.5. O plano de ação e o cronograma devem contemplar atividades em acordo com os objetivos e metas da ação.

6.1.6. Será avaliada a viabilidade do cronograma, assim como a adequação às necessidades da instituição.

6.1.7. Será avaliado o orçamento proposto e os recursos previstos – humanos, materiais e financeiros, respeitando o limite máximo de R$4.000,00.

6.2. A análise da ação considera exclusivamente as informações descritas na proposta submetida à Gerência de Voluntariado Corporativo Global através do Portal

Voluntários Vale, e alterações enviadas posteriormente por e-mail, caso sejam solicitadas pela Gerência.

7 – PROCESSO DA SELEÇÃO DE AÇÕES

7.1. Os comitês regionais ativos devem inscrever uma proposta entre os dias 2 de setembro de 2013 a 11 de outubro de 2013.

7.2. A Gerência de Voluntariado Corporativo deve analisar as propostas, a partir da data final de inscrição, até novembro de 2013 (data a ser divulgada).

(5)

7.3. O resultado final será divulgado no mês de dezembro de 2013 (data a ser divulgada), no Portal Voluntários Vale.

7.4. Os comitês regionais com propostas aprovados têm 20 (vinte) dias para enviarem documentações e informações pendentes ou alteradas após a divulgação do resultado final.

7.5. A instituição será cadastrada em no máximo 2 (dois) meses após o envio completo da documentação pela área responsável na Vale.

7.6. Os recursos serão repassados até 60 dias após o recebimento do termo de doação assinado.

7.6.1. O valor do repasse será depositado em parcela única, exclusivamente na conta jurídica da organização beneficiada enviada no momento do cadastro da instituição.

7.7 - Estes prêmios serão concedidos mediante Termo de Doação celebrado entre a Vale e instituição beneficiada pela ação.

8 – CRONOGRAMA DA SELEÇÃO DE AÇÕES VOLUNTÁRIAS

Inscrição das propostas 02 de setembro de 2013 a 11 de outubro de 2013 Análise das propostas recebidas 14 de outubro de 2013 a novembro de 2013 (data a ser

divulgada) Divulgação das propostas

aprovadas

Dezembro de 2013 (data a ser divulgada) Envio de informações e

documentações pendentes ou alteradas

20 de dezembro de 2013 a 10 de janeiro de 2013

Cadastramento da instituição 20 de agosto de 2013 a 30 de janeiro de 2014 Repasse de recursos 30 a janeiro de 2014 a 4 de março de 2014 Envio de evidências Bimestralmente, no 5º dia útil do mês Relatório final de prestação de

contas

Até 30 dias após a conclusão da ação

9 – PRESTAÇÃO DE CONTAS

9.1. As instituições sociais devem enviar regularmente a prestação de contas dos recursos aplicados, de acordo com o cronograma previsto.

(6)

a) Relatório de atividades;

b) Notas fiscais dos produtos e serviços;

c) Termos de Adesão assinados entre os voluntários e as instituições; d) Fotos das atividades realizadas.

9.3. As instituições sociais devem enviar bimestralmente as notas fiscais dos produtos e serviços contratados para o e-mail lorena.lima@vale.com com cópia para

roberta.brasil@vale.com, sendo preferível a opção por nota fiscal eletrônica, sempre que possível. As notas ficais também podem ser enviadas por correio, aos cuidados de Lorena Lima/Roberta Brasil, no endereço Avenida Graça Aranha, número 26, 16 andar, no bairro Centro do Rio de Janeiro, RJ – CEP 20030-900.

9.3.1. As notas fiscais serão recebidas somente em meio digital, através de envio por e-mail ou cópia em mídia de CD/DVD. Os documentos originais devem permanecer arquivados na instituição.

9.4. Os comitês cujas instituições não enviarem os comprovantes de utilização dos recursos ou enviarem notas fiscais inconsistentes ficam impedidos de participar de próximos editais por 2 (dois) anos.

9.5. Os comitês devem enviar, até 60 (sessenta) dias após a conclusão da ação, o relatório final descrevendo as etapas e atividades realizadas , depoimentos de voluntários e beneficiados, fotos e demais informações.

9.6. Os recursos não poderão ser utilizados para cobertura de despesas correntes da instituição, tais como manutenção (combustível, contas de água, luz, telefone, internet, material de limpeza/escritório), remuneração de pessoal e manutenção de

equipamentos.

10 – DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. Toda e qualquer reclamação ou denúncia (acompanhada de documentos comprobatórios) acerca de irregularidades envolvendo quaisquer das ações

participantes deverá ser formulada e enviada para o e-mail lorena.lima@vale.com com cópia para roberta.brasil@vale.com.

(7)

10.2. A Comissão Julgadora será investida de plenos poderes, podendo até mesmo alterar o presente regulamento, visando à boa realização da seleção de ações voluntárias, sendo suas decisões irrecorríveis.

(8)

ANEXO 1

MODELO DE PROPOSTA DE AÇÃO VOLUNTÁRIA*

*A utilização do formulário abaixo não é obrigatória. O modelo apresentado serve apenas de referência das informações obrigatórias para a avaliação das propostas.

IDENTIFICAÇÃO DA AÇÃO

Título:

Área de atuação:

Cidade de realização da ação: UF: Data de início da realização:

Data de conclusão da realização:

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO BENEFICIADA

(Informe os dados da Entidade e de seu representante legal)

Entidade: CNPJ: Endereço:

Cidade: UF: CEP: Telefone: E-mail: REPRESENTANTE LEGAL Nome: CPF: Endereço:

Cidade: UF: CEP: Telefone:

E-mail:

APRESENTAÇÃO

(Elaborar um texto informando resumidamente o que é a ação).

Descreva as características da sua ação, a categoria principal em que se enquadra (Assistência, Meio Ambiente, Empreendedorismo, Qualidade de Vida, Cultura, Esporte/Lazer, Saúde ou Educação); o tipo de instituição social que beneficia (seu público e principal atividade), o perfil dos voluntários de que necessita; quais as suas principais realizações e atividades.

OBJETIVO

(Informar o que pretende realizar)

Os objetivos devem ser expostos de maneira clara e sucinta. Uma ação pode ter mais de um objetivo, mencione todos.

JUSTIFICATIVA

(explicar porquê se propõe a ação)

Responda as seguintes perguntas:

Por que tomou a iniciativa de realizar a ação? Que circunstâncias que favorecem a sua execução?

Qual o diferencial dessa proposta? (ineditismo, pioneirismo, utilização de competências dos voluntários, etc.)

Quais os principais benefícios para o público-alvo e para os voluntários?

(9)

(Demonstrar as oportunidades de atuação voluntária)

Citar as atribuições necessárias para a realização da ação, determinando a quantidade e perfil do voluntário necessário para cada atividade, definindo assim os recursos humanos que serão envolvidos.

PÚBLICO-ALVO

(Descrever a instituição e o público beneficiado)

Elaborar um breve histórico sobre a instituição, e registrar o número dos beneficiados da ação e suas principais características. É possível utilizar fotos e imagens para enriquecer o retrato da instituição e do público atendido.

PLANO DE AÇÃO

(Detalhar como e quando será realizado)

É o detalhamento das etapas de trabalho. Enumere e descreva as atividades necessárias para atingir os objetivos desejados e explique como pretende desenvolvê-las. Exemplo:

ORÇAMENTO

Elaborar um orçamento detalhado de todas as atividades da ação, especificando de maneira clara todos os gastos esperados (quantidade unitária, valor unitário e valor total). Devem ser consideradas as compras de produtos, contratação de serviços e pagamento de recursos humanos para atividades não atendidas pelos voluntários. Obs.: O modelo de planilha de orçamento está disponível na Biblioteca do

Portal Voluntários Vale.

O QUE As atividades previstas para o a ação QUANDO Quando será realizada cada atividade QUEM Pessoas envolvidas, ou a pessoa que realizará a atividade QUANTO Qual o custo de cada atividade POR QUE Justificativa da escolha por cada

atividade ONDE Será em toda a organização, em outro local COMO

Como será feita a atividade; passo a passo

Exemplos de atividades que podem compor um plano de ação (lembre-se de elaborar o plano com todas as atividades necessárias para a execução da ação):

Compra de livros para a brinquedoteca 2ª semana da ação Representante da instituição R$ 400,00 Adquirir os recursos (livros) para a montagem da brinquedoteca Comércio local

O representante efetua a compra dos livros a partir da lista elaborada pela coordenadora

pedagógica da instituição Organização dos livros na brinquedoteca 4ª semana da ação (Sábado) De 6 a 12

Voluntários Sem custo

Realizar a organização e disposição dos livros para o uso

das crianças atendidas pela

instituição

Instituição Social

Os grupos serão divididos em 3: 1) fica responsável pela arrumação dos e limpeza dos móveis e prateleiras; 2) separa os

livros por assunto; 3) Distribui os livros e indica os temas nas

prateleiras através de placas/adesivos. Registro fotográfico da entrega dos livros na instituição 4ª semana da ação (Sábado) Agente disseminador do comitê Sem custo Registrar a atividade realizada para divulgação e prestação de contas Instituição Social

O agente de disseminação vai utilizar uma máquina fotográfica

particular.

(10)

ANEXO 2

TERMO DE ADESÃO AO TRABALHO VOLUNTÁRIO Informações do Voluntário Nome completo: RG: Órgão Expedidor: CPF/MF: Data de nascimento: Nacionalidade: Estado civil: Profissão: Endereço residencial: Telefone: E-mail:

Informações da Instituição Beneficiada Denominação:

CNPJ/MF nº: Endereço: Área de Atuação:

O voluntário acima qualificado, neste ato, adere, nos termos da Lei nº 9.608/98 (Lei do Serviço Voluntário), ao trabalho voluntário junto à instituição beneficiária, também acima qualificada, voltado para a seguinte atividade:

Descrição da atividade: Período/Horário:

Declara, ainda, estar apto ao desenvolvimento da atividade acima, e ciente de que o trabalho junto à instituição beneficiária é uma

atividade não remunerada, exercida de livre e espontânea vontade, em horários decididos em comum acordo. Trata-se portando de trabalho voluntário, que não gera quaisquer obrigações trabalhistas,

previdenciárias e afins, em conformidade com a lei acima

mencionada, e que tem por objetivo ajudar pessoas sem nenhum interesse religioso, partidário ou individual do voluntário.

(local) , (dia) de (mês) de (ano).

Voluntário: _________________________________________ (Assinatura)

Entidade: __________________________________________ (Assinatura do Representante Legal da Organização Beneficiada)

Referências

Documentos relacionados

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Realizar esse trabalho possibilita desencadear um processo de reflexão na ação (formação continuada), durante a qual o professor vivencia um novo jeito de

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados