• Nenhum resultado encontrado

Departamentalização

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Departamentalização"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

DEPARTAMENTALIZAÇÃO

CONCEITO: É uma divisão do trabalho por especialização dentro da estrutura organizacional da empresa.

Ou

Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondente recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.

Existem diversas maneiras básicas pelas quais as organizações decidem sobre a configuração organizacional que será usada para agrupar as várias atividades. O processo organizacional de determinar como as atividades devem ser agrupadas chama-se Departamentalização.

Formas de Departamentalizar: 1- Função 2- Produto ou serviço 3- Território 4- Cliente 5- Processo 6- Projeto 7- Matricial 8- Mista

Deve-se notar, no entanto, que a maioria das organizações usam uma abordagem da contingência à Departamentalização: isto é, a maioria usará mais de uma destas abordagens usadas em algumas das maiores organizações. A maioria usa a abordagem funcional na cúpula e outras nos níveis mais baixos.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÕES: A Departamentalização funcional agrupa funções comuns ou atividades semelhantes para formar uma unidade organizacional. Assim todos os indivíduos que executam funções semelhantes ficam reunidos, todo o pessoal de vendas, todo o pessoal de contabilidade, todo o pessoal de secretaria, todas as enfermeiras, e assim por diante.

A Departamentalização funcional pode ocorrer em qualquer nível e é normalmente encontrada muito próximo à cúpula.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO DE PRODUTO: É feito de acordo com as atividades inerentes a cada um dos produtos ou serviços da empresa.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO TERRITORIAL: Algumas vezes mencionadas como regional, de área ou geográfica. É o agrupamento de atividades de acordo com os lugares onde estão localizadas as operações. Uma empresa de grande porte pode agrupar suas atividades de vendas em áreas do Brasil como a região Nordeste, região Sudeste, e região Sul. Muitas vezes as filiais de bancos são estabelecidas desta maneira.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTE: A Departamentalização de cliente consiste em agrupar as atividades de tal modo que elas focalizem um determinado uso do produto ou serviço. A Departamentalização de cliente é usada principalmente no grupamento de atividade de vendas ou serviços.

(2)

As lojas de departamentos, por exemplo, podem ter uma seção para o grupo dos catorze aos vinte anos, uma seção para gestantes ou uma seção de roupas masculinas sociais, sem mencionar os departamentos para bebês e crianças. Em cada caso, o esforço de vendas pode concentrar-se nos atributos e necessidades especificas do cliente.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSO OU EQUIPAMENTO:

É o agrupamento de atividades que se centralizam nos processos de produção ou equipamento. É encontrada com mais frequência em produção. As atividades de uma fábrica podem ser grupadas em perfuração, esmerilhamento, soldagem, montagem e acabamento, cada qual em seu departamento.

Você perceberá uma modificação deste agrupamento organizacional quando comprar um hambúrguer em um restaurante de serviço rápido. Note que algumas pessoas estão assando a carne, outras estão fritando as batatas, e outras preparando a bebida. Usualmente há um anotador de pedidos que também recebe o pagamento e compõe o pedido.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO NAS INDUSTRIAS:

Geralmente, as indústrias são divididas entre departamentos de serviços e departamentos de produção; esses últimos carregam os custos de produção que deverão ser descarregados aos produtos.

Ocorre que cada departamento tem custos diferentes e são utilizados de formas diferentes nos produtos e, portanto, a alocação dos custos aos produtos requer cuidados.

DEPARTAMENTOS DE PRODUÇÃO:

São aqueles que, efetivamente produzem, atuam sobre o produto e têm seus custos apropriados diretamente a esses, exemplos:

 Corte;  Montagem;  Acabamento;  Pintura.

DEPARTAMENTOS DE SERVIÇOS:

Geralmente não atuam na produção, dão suporte aos departamentos produtivos. Seus custos são apropriados aos departamentos produtivos. Os departamentos produtivos recebem esses custos dos departamentos de serviços, juntam com os seus próprios custos e, finalmente, transferem aos produtos.

Exemplo de departamentos de serviços:  Administração da fábrica;  Manutenção

 Almoxarifado,

(3)

1) A Cia Pasteurizadora Genoveva produz leite tipos C e B. O ambiente de produção é composto por 4 departamentos: Pasteurização, Embalagem, Manutenção e Administração da Produção. O volume de leite processado em determinado período foi o seguinte:

Tipo C: 489.786 Litros Tipo B: 163.262 Litros

Sua estrutura de custo no mesmo período foi a seguinte: ( em $ ) 1. Custos diretos referentes aos produtos:

Leite Tipo C $ 87.800 Leite Tipo B $ 50.400 2. Custos Indiretos: Aluguel 8.50 0 Material 5.20 0 Depreciação 4.72 0 Energia Elétrica 7.30 0 Outros 6.60 0

Outros dados coletados no período: Pasteurizaçã o Embalage m Manutençã o Administração Produção Área (m2) 1.100 955 170 275 Consumo Energia (kWh) 17.000 14.280 1.700 1.020 Horas de MO 24.000 12.000 2.000 2.000 Nro Funcionários 12 12 6

As bases de rateio são as seguintes:

 O aluguel é distribuído aos departamentos de acordo com suas respectivas áreas.  O nro de horas de mão de obra utilizada em cada departamento é usado como base de

rateio para: material, depreciação e outros custos indiretos.

 Os custos da Administração de Produção são distribuídos aos demais departamentos com base no numero de funcionários.

 Conforme observado em períodos anteriores e espera-se que se mantenha nos próximos, cabe ao departamento de embalagem 1/5 do total dos custos de manutenção.

 A distribuição dos custos aos departamentos de produção aos produtos é feita em função do volume de leite processado.

(4)

Considerando que as quantidades obtidas (em litros) de produtos acabados foram: C – 448.160 e B – 146.935,80 , pede-se calcular:

a) O custo total de cada produto; b) O custo unitário de cada produto Pede-se contabilizar as operações.

Mapa de Apropriação dos custos: Custos Indiretos Pasteurizaçã

o Embalage m Manutençã o Administração da Produção Total Aluguel Material Energia Elétrica Depreciação Outros Total Rateio da Administração Soma Rateio da Manutenção Total Tipo C Tipo B Total

a) Custo total dos produtos:

Custos Diretos Custos Indiretos Custo Total Tipo C

Tipo B Total

b) Custo unitário:

Custo Total Volume Custo Unitário Tipo C

Tipo B Total

(5)

2) A empresa Suíça produz chocolates em dois tipos: Bombons e Barras.

O ambiente produtivo em si e suas atividades de apoio ocorrem em 4 departamentos: Confeitaria, Embalagem, Administração da Produção e Manutenção. Sua estrutura de custo em determinado período foi de:

(1-) Custos diretos referentes aos produtos:

Matéria-Prima Mão-de-Obra-Direta Bombons 8.000 5.000

Barras 4.000 3.000 (2-) Custos Indiretos de Produção (CIP – Comuns aos dois produtos) Aluguel 6.000

Material 3.600 Energia Elétrica 5.100 Depreciação 3.900 (3-) Outros dados coletados:

Confeitari a Embalage m Administração da Produção Manutençã o Área m2 880 760 140 220 Consumo de Energia (kWh) 3.000 2.520 300 180 Horas de MO 24.000 12.000 2.000 2.000 Nro Funcionários 8 8 4

Os CIPs são alocados inicialmente aos departamentos e, depois, destes aos produtos. A base para os rateios são as seguintes:

 O aluguel é distribuído aos departamentos de acordo com suas respectivas áreas:  O consumo de energia elétrica é medido por departamento;

 A base de rateio utilizada para depreciação e material indireto é o numero de de horas de mão de obra utilizada em cada departamento.

 Os custos do departamento de administração da produção são os primeiros a serem distribuídos aos demais e a base é o numero de funcionários.

 Conforme tem-se observado em períodos anteriores cabe ao departamento de embalagem ¼ do total dos custos de manutenção e o restante pertence integralmente ao de confeitaria.

 A distribuição dos custos dos departamentos de produção aos produtos é feita em função do volume de chocolate produzido.

(6)

Pede-se calcular:

A. O custo total de cada produto

B. O custo unitário de cada produto sabendo-se que as quantidades em kgs de produtos acabados foram: Bombons: 4.000 e Barras: 1.000

Mapa de Rateio dos custos indiretos: Custos Indiretos Confeitari

a Embalage m Manutençã o Adm. Produção Total Aluguel Material Energia Elétrica Depreciação Total Rateio Adm Soma Rateio Manutenção Total Bombons Barras Total

a) custo total dos produtos:

Custos Diretos Custos Indiretos de Produção Custo Total Bombons Barras Total b) Custos unitários: Produtos Custo total

($ ) Volume ( um) Custo Unitário Bombon s Barras

(7)

A metalúrgica dobra e fecha produz dobradiças e fechaduras. O ambiente de produção é formado por 6 departamentos: Estamparia, Furação, Montagem, Almoxarifado, Manutenção e Administração da Produção.

A produção de dobradiças é totalmente realizada apenas nos departamentos de Estamparia e Furação; as fechaduras passam pelos três departamentos de produção.

Em determinado período, foram produzidas 12.000 dobradiças e 4.000 fechaduras, e os custos diretos foram os seguintes:

Custo direto Dobradiças Fechaduras Total

Material 8.352 5.568 13.920 Mão de Obra 6.048 4.032 10.080 Total 14.400 9.600 24.000 Os custos indiretos de produção (CIP) do período estão apresentados no quadro que se encontra no final (mapa de apropriação de custos).

As bases para rateio são as seguintes:

 Os custos de aluguel é atribuído inicialmente apenas a Adm Produção.

 Os custos de Adm Produção são distribuídos aos demais departamentos pelo numero de funcionários.

 A manutenção presta serviços somente aos departamentos de produção e o rateio é feito a base do tempo de uso de maquina.

 O Almoxarifado distribui seus custos com base no numero de requisições.

 A distribuição dos custos dos departamentos de produção aos produtos é feita na mesma proporção que o custo dos materiais diretos.

Pede-se completar o mapa de apropriação de cusots e: 1. Calcular:

a. O custo total de cada departamento de produção; b. O custo total de cada produto;

c. O custo unitário de cada produto.

Departamentos Nro Funcionarios Horas Maquinas Nro Requisições Estamparia 35 4.800 600 Montagem 15 3.000 300 Furação 30 4.200 300 Almoxarifado 10 Manutenção 10 Total 100 12.000 1.200

(8)

MAPA DE APROPRIAÇÃO DOS CUSTOS Custos

Indiretos

Estamparia Furação Montagem Almoxarifado Manutenção Adm Produção Total Material Indireto 159 57 46 90 112 336 800 Energia Eletrica 2.400 432 1.340 240 240 148 4.800 Mao de Obra Indireta 532 672 390 140 170 896 2.800 Aluguel 3.200 3.200 Total 3.091 1.161 1.776 470 522 4.580 11.600 Rateio Adm Geral Soma Rateio Manutenção Soma Rateio Almoxarifado Soma Fechaduras

(9)

Dobradiças

Referências

Documentos relacionados

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Custos totais dos estoques para diferentes quantidade de compra.. Sabendo-se que a cada compra incorre-se em um custo de pedir de $100,00 e que o custo

The preconcentration method on-line coupled to TS-FF-AAS has good accuracy and repeatability, low sample consumption, high sample throughput, no need for toxic organic solvents in

O objetivo desse trabalho ´e a construc¸ ˜ao de um dispositivo embarcado que pode ser acoplado entre a fonte de alimentac¸ ˜ao e a carga de teste (monof ´asica) capaz de calcular

Na minha opinião, são destaques inquestionáveis de 2012 os progressos no sentido do reforço da cooperação entre laboratórios de saúde pública dos diferentes Estados-Membros e

The effect of prophylactic percutaneous endoscopic gastrostomy (PEG) tube placement on swallowing and swallow-related outcomes in patients undergoing radiotherapy for head

Prejuízo estético, em grau médio ou máximo, quando atingidos crânios, e/ou face, e/ou pescoço ou perda de dentes quando há também deformação da arcada

construídos social, histórica e culturalmente; o ensino se consuma quando os significados que o aluno capta para os conhecimentos curriculares são os que o professor pretende que