• Nenhum resultado encontrado

O lúdico como ferramenta pedagógica de ensino da matemática na educação infantil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O lúdico como ferramenta pedagógica de ensino da matemática na educação infantil"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

DAIANE ALVES BARBOSA DE SANTA' ANNA

O LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE ENSINO DA

MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Angra dos Reis 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

INSTITUTO DE EDUCAÇÃODE ANGRA DOS REIS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

(2)

DAIANE ALVES BARBOSA DE SANTA' ANNA

O LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Monografia de conclusão de curso apresentado à Universidade Federal Fluminense, Instituto de Educação de Angra dos Reis, como requisito parcial para obtenção do grau Licenciado em Pedagogia.

Orientador:

Prof. Dr. Adriano Vargas Freitas

Angra dos Reis 2017

(3)

DAIANE ALVES BARBOSA DE SANTA' ANNA

O LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Monografia de conclusão de curso apresentado à Universidade Federal Fluminense, Instituto de Educação de Angra dos Reis, como requisito parcial para obtenção do grau Licenciado em Pedagogia.

Aprovada em 01 de dezembro de 2017.

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________________ Prof. Dr. Adriano Vargas Freitas (IEAR/UFF)

_____________________________________________ Profª. Drª. Clarissa Craveiro (IEAR/UFF)

_____________________________________________ Prof. Ms. Reinaldo Amirato Dias (SEEDUC-RJ)

Angra dos Reis 2017

(4)

S134

Santa' Anna, Daiane Alves Barbosa de.

O lúdico como ferramenta pedagógica de ensino da matemática na educação infantil. / Daiane Alves Barbosa de Santa' Anna – 2017.

26f.: il.

Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Educação de Angra dos Reis, 2017.

Orientador: Prof. Dr. Adriano Vargas Freitas

1. Atividades lúdicas. 2. Ensino e aprendizagem. 3 . Educação infantil. 4. Matemática. I. Freitas, Adriano Vargas II. Universidade Federal Fluminense.

III. Instituto de Educação de Angra dos Reis IV. Título.

CDD 372.21 Ficha catalográfica elaborada pela Bibliotecária Joanilda Maria dos Santos CRB7 / 6219 – Biblioteca do Instituto de Angra dos Reis - BIAR

(5)

AGRADECIMENTOS

Quero agradecer primeiramente a Deus por ter me sustentado nesta caminhada na Universidade, aos meus familiares, amigos (a) e ao meu professor orientador Adriano Vargas que se dispôs a me orientar com toda sua dedicação e paciência em todas as etapas da minha monografia.

A toda minha família que me incentivou a nunca desistir dos meus sonhos objetivos. As circunstâncias da vida só nos levam a pensar em desistir, mas tenho um Deus que me fortaleceu a cada dia.

E em especial a minha mãe Alexandrina que sempre esteve ao meu lado em todos os momentos me apoiando e dizendo, “você consegue e se você está aí hoje nesta Universidade foi permissão de Deus e ele te ajudará em toda sua caminhada”.

A todos os amigos que diretamente ou indiretamente me ajudaram a concluir meu TCC, nestes muitos meses escrevendo para que saísse o melhor.

E as amigas Jorsália, Merlin e Liliane que me ajudaram no que puderam, me incentivando e não me deixando desistir.

(6)

Ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

(7)

RESUMO

Esta pesquisa monográfica é resultado de observações e participações em uma rede de ensino na Educação Infantil, onde tive questionamentos sobre como o brincar contribui para a aprendizagem escolar. Quais são as atividades lúdicas desenvolvidas na turma analisada que envolvem conhecimentos matemáticos e contribuem para a formação dos estudantes? Como são desenvolvidas as atividades lúdicas envolvendo conhecimentos matemáticos no processo ensino aprendizagem no CEIM Denise Mendes Lopes de Souza? Dentre os resultados, destacamos a verificação dos jogos de dominó, circuitos, pega varetas, jogos com números, dentre outros. Através das bases teóricas que foram selecionadas para esta pesquisa, analisei que o lúdico é um dos métodos para se ensinar a matemática, porém, precisa ser mais explorado e utilizado pelos professores, pois pode ser uma fonte de construção de conhecimento, trazendo para o aluno bem estar, desenvolvimento, dinamismo, regras, autonomia e o prazer de estudar brincando. A partir desta pesquisa vi o quanto o lúdico tem a sua falta no cotidiano das crianças que impossibilita, muitas vezes, seu desenvolvimento e melhoria em relação à aprendizagem. Destaco que as escolas poderiam investir mais em cursos de capacitação com jogos lúdicos, brinquedoteca, faz de conta, psicomotricidadepara que se tornem ambientes propícios ao Ensino e Aprendizagem da Matemática.

(8)

SUMÁRIO

CONSIDERAÇÕES INICIAIS ... 9 CAPÍTULO 1 – BASES TEÓRICAS A PARTIR DO PRESSUPOSTO: O LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ... 13 CAPÍTULO 2 – FUNDAMENTAÇÃO METODOLÓGICA ... 17 CAPÍTULO 3 – O LÓCUS DA PESQUISA: DESCRIÇÃO DO LOCAL ... 18 ENTREVISTA– COM UMA DAS PROFESSORAS REGENTE DA TURMA ANALISADA .. 22 CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 23 BIBLIOGRAFIA ... 25

(9)

8

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Este trabalho monográfico é fruto de minhas experiências e inquietações. Algumas delas relatarei neste tópico inicial como forma de situar o leitor sobre minhas escolhas e questões de análise.

Nasci no Rio de Janeiro. Filha de uma professora e de um policial militar, sou casada a 9 anos e tenho uma filha de 8 anos. Sempre estudei em escolas públicas. Lembro que nos anos iniciais eu estudava em uma salinha que era nos fundos de uma Igreja Católica. Depois fui para uma escola maior onde fiz formação de professores e me formei no ano de 2010.

Nunca havia prestado vestibular, mas um dia uma amiga me falou que tinha um vestibular para Ensino a distância no CEDERJ. Quando abri o site vi quais os cursos oferecidos e fiquei um pouco desmotivada, pois minha maior vontade desde criança era ser veterinária. Mas também com pensamento na Pedagogia, pois havia boatos de que, a partir de alguns anos, aqueles que se formaram no Ensino Normal não iriam mais poder lecionar como antes, ou seja, o diploma de normalista não iria ter a mesma validade e que as escolas só aceitariam professores graduados em pedagogia ou alguma disciplina específica. Daí quando abri o site do CEDERJ para ver quais cursos estavam sendo oferecidos me bateu uma dúvida entre cursar Pedagogia ou Biologia. Ambos os cursos eram oferecidos no Pólo de Angra dos Reis. Ao mesmo tempo pensei que não seria tão interessante estudar à distância, e ainda mais cursando Biologia que é muito complexa. Seria melhor arriscar Pedagogia e, seja o que Deus quiser!

Me inscrevi e fui aprovada, mas não consegui entrar por conta da classificação, e da quantidade de vagas era limitada. Mas eis que nem tudo estava perdido pois, dias depois, recebi um e-mail do Polo da UFF de Angra dos Reis convidando para que eu lá comparecesse. Ao chegar, verifiquei que o Polo oferecia vagas no curso de Licenciatura em Pedagogia. Desta forma, consegui entrar em uma universidade e estou aqui terminando minha graduação.

Mas, não foi fácil toda essa minha caminhada. Tive problemas na família e duas greves no decorrer dos anos. Fui guerreira e estou aqui como exemplo para muitas pessoas a não desistir dos seus sonhos e seus objetivos.

(10)

9 Minha pesquisa tem como base vivências que tive nesta trajetória.

Neste estudo optei por analisar o trabalho com o Lúdico desenvolvido em séries iniciais, tendo como lócus uma turma do Jardim 3, no Centro Educacional Infantil Municipal (CEIM) Denise Mendes Lopes de Souza, em Conceição de Jacareí (Mangaratiba – RJ), nas aulas que envolvem conhecimentos matemáticos. Assim, a pesquisa busca responder à questão central: Como o brincar contribui para a aprendizagem escolar?

De acordo com Piaget (1995, p. 63).

Os jogos fazem parte do ato de educar, num compromisso consciente, intencional e modificador da sociedade; educar ludicamente não é jogar lições empacotadas para o educando consumir passivamente; antes disso é um ato consciente e planejado, é tornar o indivíduo consciente, engajado e feliz no mundo.

Por meio das atividades lúdicas o professor pode estimular a imaginação das crianças fazendo com que ideias e questionamentos sejam estimulados e respeitados. O aprendizado se dá através da interação e convívio com outros, por meio do uso dos jogos lúdicos auxiliando o aluno na construção da aprendizagem.

Os jogos permitem que a criança experimente vivências em três áreas: cognitiva, afetiva e psicomotora. Com isso o professor utiliza essas ferramentas para sua aula, tornando suas aulas mais dinâmicas e atraentes proporcionando uma melhor forma de aprendizagem.

A partir de nossas observações e participações nas atividades na turma selecionada, considerando que o brincar ou o trabalho com o lúdico é de grande importância para o aprimoramento do desenvolvimento psicomotor das crianças, e como as brincadeiras são saudáveis no cotidiano das mesmas, buscamos responder também às seguintes questões complementares:

i) Quais são as atividades lúdicas desenvolvidas na turma analisada que envolvem conhecimentos matemáticos e contribuem para a formação dos estudantes.

(11)

10 ii) Como são desenvolvidas as atividades lúdicas envolvendo conhecimentos matemáticos no processo ensino aprendizagem no CEIM Denise Mendes Lopes de Souza?

iii) Quais são estas atividades?

Nossas referências para as análises nesta monografia são, entre outras, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p.37)

Utilizar o jogo na Educação Infantil significa transportar para o campo de ensino-aprendizagem condições para maximizar a construção do conhecimento, introduzindo as propriedades do lúdico, do prazer, da capacidade de iniciação e ação ativa e motivadora.

Buscamos referenciais também em pesquisa via internet e livros didático sobre atividades que são utilizadas para o ensino da matemática de forma que alcance todos os objetivos para o ensino, e envolva também o divertimento e o prazer de estudar.

Dentre as justificativas que podemos elencar para a construção dessa pesquisa destacamos que vivemos em uma época onde a tecnologia vem tomando um grande espaço na vida das crianças e até mesmo nas escolas. Não que isso seja de todo ruim, principalmente quando se esta tecnologia for trabalhada de forma adequada, mas as atividades lúdicas não podem ser esquecidas no cotidiano escolar, porque são uma boa alternativa para tornar as aulas atraentes e educativas.

De acordo com MOURA (1996, p.80) o jogo, na Educação Matemática

passa a ter o caráter de material de ensino quando considerado promotor de aprendizagem. A criança, colocada diante de situações lúdicas, apreende a estrutura lógica da brincadeira e, deste modo, apreende também a estrutura matemática presente”.

Percebemos que brincando, as crianças elas aprendem com muito mais prazer. Destacamos que o brincar é o caminho pelo qual as crianças compreendem o mundo em que vivem. É a oportunidade de desenvolvimento pleno. Brincando elas experimentam, descobrem, inventam, exercitam, vivem diversas experiências que enriquecem sua sociabilidade e a capacidade de se tornar um ser humano criativo.

E o jogo como promotor da aprendizagem e do desenvolvimento, pode ser considerado como importante aliado para o ensino, já que coloca o aluno diante de

(12)

11 situações lúdicas, assim como pode ser uma boa estratégia para desenvolver e aprofundar os conteúdos escolares.

Destacamos também que todo jogo, e toda brincadeira, tem seus confrontos, suas regras, trocas, promovendo conquistas cognitivas, emocionais e sociais. Ao brincar, a criança conhece a si própria e aos outros e logo ela começa a compreender suas limitações, fazendo com isso que ela interaja e compreenda seu papel no grupo.

Mas, não somente o jogo. A música também, em uma aula para o ensino da matemática, é importante para a introdução da aula ou ao término, trazendo um momento de leveza, reflexão e bem-estar para o aluno, pois ela ajuda a tirar qualquer tipo de tensão que uma atividade trouxer para os alunos.

(13)

12

CAPÍTULO 1

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A atividade lúdica na vida de uma criança é muito importante para o seu desenvolvimento, pois através a criança pode expressar mais facilmente seus desejos, angustias, emoções e tudo aquilo que envolve em seu cotidiano, lembrando que toda atividade lúdica deve ter um objetivo para o Ensino Aprendizagem.

O significado da atividade lúdica na vida da criança pode ser compreendida quando se considera a totalidade dos aspectos envolvidos: preparação para a vida, prazer de atuar livremente, possibilidade de repetir experiências, realização simbólica de desejos (CHATEAU, 1987, p.4).

O lúdico é uma das principais ferramentas para o processo de ensino e aprendizagem da matemática na educação infantil. De acordo com Piaget (1971)

Quando a criança brinca, a criança assimila o mundo a sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois sua interação com o objetivo não depende da natureza do objeto mais da função que a criança lhe atribui. O brincar representa uma fase no desenvolvimento da inteligência, marcada pelo domínio da assimilação sobre a acomodação, tendo como função consolidar a experiência passada.

A criança que brinca tem um olhar diferente para o mundo. É da sua natureza o brincar, fonte de energia e estimulo mental possibilitando o bom convívio com outras pessoas e na sociedade. Sobre estas considerações (ALVES, 1995, p.42) nos relata que “O lúdico proporciona alegria nos espaços em que se faz presente, ao mesmo tempo em que possibilita a esperança de liberdade o mundo todo, sugerindo também que há outras possibilidades para a vida humana”

Através das minhas observações no CEIM pude perceber que as crianças tinham muito mais facilidade de aprendizado quando realizavam atividades lúdicas do que quando estavam simplesmente com livros e papel, realizando atividades rotineiras. É interessante destacar que a turma era bem agitada, mas ao se envolver

(14)

13 em alguma atividade lúdica, passavam a prestar muito mais a atenção na professora, e participar das aulas.

Para Kishimoto (1997)

Os jogos e brincadeiras educativas, estão orientadas para estimular o desenvolvimento cognitivo e são importantes para o desenvolvimento do conhecimento escolar. São fundamentais para a criança por iniciá-la em conhecimentos e favorecer o desenvolvimento mental. (p.104).

Acredito que os jogos e brincadeiras educativas não devem faltar em nenhuma rede de ensino, em nenhuma proposta pedagógica, pois são fundamentais para a formação da criança. O brincar faz parte do desenvolvimento dela, pois por meio dessa brincadeira pode compreender questões de espaço, lateralidade, coordenação motora, competição, dentre outras situações. A criança pode desenvolver capacidades psicológicas e linguísticas através de jogos, podem estimular inclusive determinados hábitos sociais.

De acordo com VYGOTSKY e LEONTIEV (1998, p. 23).

Na educação escolar a criança deve brincar e interagir com os demais, pois neste momento da brincadeira a criança se desenvolve e constrói seu conhecimento de mundo, aumentando sua capacidade mental e facilitando na melhoria de um bom desenvolvimento na matemática. "O jogo e a brincadeira permitem ao aluno criar, imaginar, fazer de conta, funciona como laboratório de aprendizagem, permitem ao aluno experimentar, medir, utilizar, equivocar-se e fundamentalmente aprender"

Vygotsky e Leontiev (1988) relataram dois pontos essenciais que contribuíram para vida estudantil do aluno:

1º) A criança que brinca aumenta sua capacidade mental e um bom desenvolvimento na matemática: A criança que brinca vê o mundo a sua volta de uma maneira mais simples e como fonte de prazer e trabalhar a matemática usando métodos de ensino através do lúdico faz com que os alunos se desliguem um pouco do aprender “tradicional” e estudem através de jogos que só acrescentem no seu ensino e aprendizagem tornando assim o aprendizado da matemática como algo prazeroso e

(15)

14 não como muitas das vezes algo mecânico a partir das continhas , números, problemas matemáticos e etc.

2º) O jogo e a brincadeira permitem o aluno criar: A criança já tem uma mentalidade incrível para criar seu mundinho do jeito que elas veem e através de jogos e brincadeiras elas acabam explorando esse mundo de uma forma fácil e abrangente interagindo com pessoas, meio social e flexibilidade para enfrentar obstáculos que aparecem no seu cotidiano. E quando o aluno tem a possibilidade e liberdade de criar seu próprio jogo e brincadeiras através de sucatas e materiais os estimulam a sempre querer criar mais e mais.

De acordo com (MATTOS, 2009, p.56).

[...} o jogo está presente desde cedo na vida das crianças como uma forma de desenvolvimento de suas atividades cognitivas e manipulativas. O jogo faz parte do cotidiano do aluno, por isso, ele se torna um instrumento motivador no processo de ensino e aprendizagem, além de possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades. Em síntese a educação lúdica, entendida como o aprender brincando, integra na sua essência uma concepção teórica profunda e uma concepção pratica atuante e concreta. Seus objetivos são as estimulações das relações cognitivas, afetivas, verbais, psicomotoras, sociais, a mediação socializadora do conhecimento e a provocação para uma reação crítica e criativa dos alunos.

De uma forma geral, a maioria das crianças são cercada por jogos, brinquedos educativos e brincadeiras que auxiliam a desenvolver sua motricidade, sua cognição, lateralidade e coordenação motora.

Mattos (2009) comenta que os jogos envolvem o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc. Tudo isso faz parte do desenvolvimento intelectual da criança. E, além disso, envolvem o manejo ou manuseio de objetos, tais como: carregar, chacoalhar, balançar, levantar, empurrar, puxar, equilibrar (habilidades que envolvam contato), bater, chutar, arremessar, rebater, pegar e pendurar.

A Matemática em si é vista muitas das vezes como algo impossível de ser aprendido ou incapaz de ser dominado. Mas não é bem assim, pois ela sendo bem explicada, espontânea e com recursos para se trabalhar ela será facilmente compreendida pelas crianças.

(16)

15 Hoje temos muitos recursos para se trabalhar com o lúdico, e diminuir os problemas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem da matemática. Podemos verificar, inclusive, que oficinas são oferecidas aos professores todo mês dentro da escola ou no Centro Cultural de Mangaratiba, oferecendo também apostilas com todo conteúdo apresentando para levá-los a melhor compreender as potencialidades dos jogos e outras atividades lúdicas. Por sinal, eu tive um grande prazer de participar de uma destas oficinas que tanto contribuiu para minhas aulas e se tornou fonte para coleta de informações para esta pesquisa.

Em geral essas oficinas trazem dinâmicas de jogos e brincadeiras que envolvem a afetividade, a sociabilização, estimula o autocontrole e a autoconfiança, além da paciência, do saber trabalhar em equipe, da memorização e concentração, dentre diversos outros estímulos.

São atividades fáceisde serem trabalhadas com total interação da turma com por exemplo: o boliche, a boneca de lata, escravo de Jó, percurso, jogo da memória, empilhar latas, faz de contas, dominó, joga pula, etc.

(17)

16

CAPÍTULO 2

A PESQUISA

2.1 METODOLOGIA

A pesquisa foi desenvolvida em metodologia qualitativa, de caráter observacional participante, tendo por base Gil (2008).

Sob a metodologia qualitativa analisei aspectos físicos e pedagógicos da escola selecionada, destacando alguns pontos importantes para minha pesquisa, tais como: a maneira como os alunos interagem com a atividade proposta, se demonstram desinteresse e quais são suas opiniões (coletadas a partir de conversas coletivas ou individuais).

Em relação ao caráter observacional participante, destacamos as ponderações do antropólogo Kluckhon (1946, p. 103-18), que nos informa que

A observação participante apresenta, em relação às outras modalidades de observação, algumas vantagens e desvantagens. As principais vantagens podem ser assim relacionadas, com base, principalmente: a) Facilita o rápido acesso a dados sobre situações habituais em que os membros das comunidades se encontram envolvidos. b) Possibilita o acesso a dados que a comunidade ou grupo considera de domínio privado. c) Possibilita captar as palavras de esclarecimento que acompanham o comportamento dos observados.

Esta observação participante foi realizada através da minha participação nas atividades com os alunos na sala de aula, nas aulas da educação física e também em atividades fora da escola onde pude interagir e dialogar com eles, observando-os no modo de reação frente às atividades propostas. Desta forma, fiz acompanhamento e participação de algumas aulas na turma destacada para poder coletar informações que me permitiu responder às questões de pesquisa

(18)

17 Observei as indicações apresentadas no Projeto Político Pedagógico da escola, verificando o que consta a respeito das atividades lúdicas, e o planejamento escolar da professora em relação às atividades lúdicas desenvolvidas nas aulas.

2.2 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS DA PESQUISA

O Centro Educacional Infantil Municipal Professora Denise Mendes Lopes de Souza está localizado na Rua Major Dinarte da Silveira s/n°, em Conceição de Jacareí, Mangaratiba - RJ. Ela atende crianças de quatro meses aos cinco anos de idade, em período integral, sendo o horário de funcionamento das 8h ás 17h.

Seu espaço físico conta com um ambiente organizado, composto por: • 1 secretaria;

• 8 salas de aula;

• 1 sala de Recursos Multifuncionais; • 2 cozinhas;

• 6 banheiros (sendo 2 adequados ao tamanho das crianças e 4 para os funcionários);

• 1 depósito (dispensa); • 1 almoxarifado;

• 1 sala da coordenação pedagógica / sala de leitura; • 1 pátio interno (onde funciona o refeitório);

• 1 pátio externo, e • 01lavanderia.

A composição da equipe de gestão pedagógica e administrativa possui: • 1 diretora geral; • 1 diretora adjunta; • 1 auxiliar administrativo; • 1 coordenador pedagógico; • 1 coordenador de turma; • 17 docentes; • 7 auxiliares de berçário; • 3 merendeiras, e • 3 serventes.

(19)

18 As famílias atendidas nesta Unidade Escolar são em sua maioria brasileiras e com renda familiar entre cerca de um ou dois salários mínimos. Quanto ao nível de instituição a maioria possui o ensino fundamental ou médio incompleto. As principais atividades de lazer são: passeios, prática de esportes, assistam TV, frequentam bares e eventos sociais.

A clientela atendida neste C.E.I.M Profª Denise Mendes Lopes de Souza, são moradores que residem no município de Mangaratiba. Em geral exercem suas atividades laborativas nas redes de hotelaria, (Portobello, Porto Galo, Condomínio Porto Real Resort, ect.)..., turismo, na construção civil, na construção naval, no comércio, ou como servidores públicos na rede municipal / estadual. São famílias oriundas de diferentes regiões do Brasil, e apresentam uma rica diversidade cultural, social e econômica.

Na pesquisa, observei a turma do nível 3 (Jardim 3), possui 23 alunos, sendo 13 meninas e 10 meninos. Na parte da manhã a turma conta com duas professoras: a primeira se chama Helena (formada em Pedagogia, moradora de Angra dos Reis, está a dez anos na profissão na rede de ensino, sendo seu primeiro ano com turma de creche no nível 3 e ela geralmente busca suas bases para suas aulas através da internet, experiências de outras pessoas e de cursos realizados para atividades lúdicas). A segunda professora se chama Caroline (tem apenas o curso normal e está cursando a faculdade de pedagogia, moradora de Angra dos Reis, está a cinco anos na rede de ensino lecionando para turmas de nível e ela também busca suas bases para suas aulas através de cursos, pessoas e internet). e uma auxiliar. As atividades aplicadas são diversificadas, incluindo o uso de jogos.

Na parte da tarde também são duas professoras, sendo que ambas trabalham com atividades coletivas. As duas só possuem o Curso Normal e são responsáveis por todas as atividades que estimulam o sensorial, a imaginação, (pinturas, receitas, histórias, etc.). Ambas relatam que muitas vezes necessitam comprar material com seu próprio dinheiro para se trabalhar com as crianças por falta de material suficiente para todas as turmas.

Pude observar que os recursos de jogo manuais são bem limitados pois a prefeitura nunca tem verba para fornecer e, quando fornece, é pouco para

(20)

19 determinada quantidade de turma e alunos. Muitas vezes, como no caso relatado acima, a maioria das professoras tem que comprar material do próprio bolso, pois até mesmo para se fazer se confeccionar com materiais da escola não tem ou são limitados, pois não tem para todos.

As atividades usadas no dia a dia são, em geral: Jogo da memória (números e quantidade); dominó; jogos de formas geométricas; contagem oral (dedos, objetos, amarelinha...) e cantiga com números. As figuras 1 e 2 a seguir ilustram algumas atividades que acompanhei nestas turmas.

Figura 1: Cantinho dos Numerais

(21)

20 Figura 2: Caixa de jogos

(22)

21 2.3 ENTREVISTA COM UMA DAS PROFESSORAS DA TURMA

Construí e apliquei um pequeno questionário com uma das professoras da parte da manhã pois ela que é responsável pelas atividades de jogos e brincadeiras.

1° As crianças participam das atividades lúdicas para o ensino da matemática?

Resposta: A maioria dos alunos sim, pois a turma é muito agitada.

2° Você acha que o lúdico ajuda como ferramenta pedagógica para o ensino da matemática?

Resposta: Ajuda e muito, pois ela faz com que as crianças prendam a atenção e é esse o caminho.

3°Qual a maior dificuldade da turma em si no aprendizado da matemática?

Resposta: Na escrita dos números. Através dos jogos ele prestam mais atenção a isso.

4° Quais são as brincadeiras e jogos que são utilizados para o ensino da matemática?

Resposta: Olimpíadas (correr e pular no número) e músicas que envolvem números.

6° Quais os recursos que vocês utilizam?

(23)

22 Durante o período em que acompanhei as turmas verifiquei que os jogos que foram aplicados eram bem simples, tais como a amarelinha, dominó e pega varetas. Percebi que a turma era de fato muito dinâmica, e todo tipo de brincadeira ou atividades lúdicas que foram propostas a eles, era rapidamente aceita.

Entretanto, percebi também certa falta de interesse das professoras em propor novidades, trabalhando apenas aquilo que já virou rotina pedagógica, com os mesmos jogos e mesmos costumes.

Sobre isso, observei que algumas crianças já estavam esgotadas daquelas atividades, tantos que alguns preferiam ficar pintando ou brincando na massinha do que jogar esses jogos.

(24)

23

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nesta monografia busquei compreender quais são as atividades lúdicas desenvolvidas na turma analisada que envolvem conhecimentos matemáticos e contribuem para a formação.

Meu interesse em pesquisar esse assunto teve início quando tive a oportunidade de lecionar para uma turma do mesmo nível do qual observei nesta monografia.

Em minha experiência como docente, pude analisar que o momento do lúdico para as crianças nas séries iniciais é uma poderosa ferramenta pedagógica para o ensino da matemática. Este era um momento que todas as crianças esperavam, pois envolvia diversas brincadeiras que os estimulavam a construir e exercitar seus conhecimentos, muitas vezes, sem perceberem que estavam estudando. Se por algum motivo não acontecessem esses momentos, eles sentiam falta, e até me cobravam por não ter ocorrido as atividades lúdicas.

A partir de minhas observações e participações nas atividades na turma selecionada, passei a ampliar minhas considerações a respeito de que o brincar ou o trabalho com o lúdico é de grande importância para o aprimoramento do desenvolvimento dos estudantes.

O acompanhamento das atividades na turma selecionada serviu para responder: Como são desenvolvidas as atividades lúdicas envolvendo conhecimentos matemáticos no processo ensino aprendizagem no CEIM Denise Mendes Lopes de Souza? Quais são estas atividades?

A partir da entrevista, destaco que algumas das atividades lúdicas envolvendo o conhecimento matemático, que foram realizadas ao decorrer das minhas observações foram bem vagas pois a escola estava passando por um momento crítico devido as mudanças políticas e com isso o município estava com muitas dívidas.

E com isso, não havia material suficiente para todas as professoras confeccionar atividades para todos os alunos. Isso gerava o problema de as próprias professoras terem de arcar com as despesas relacionadas à confecção de algumas

(25)

24 atividades, ou compra de materiais. Mesmo quando feitos de sucata, a confecção de jogos, e outras atividades, requeriam materiais.

Em relação aos jogos e brincadeiras propostas, destaco que não foram satisfatórias, pois eram sempre as mesmas. Pude perceber que elas eram realizadas pela professora auxiliar como uma maneira de ocupar tempo e não com algum intuito de ensino.

Verifiquei que as professoras de ensino das séries iniciais não colocavam em prática as atividades lúdicas como fonte de prazer e estudo, pois por mais que não havia matéria suficiente para arcar todas as turmas, elas poderiam confeccionar com sucatas e procurar estratégias para suprir essas faltas. Entretanto, soube que pelo uma vez ao mês todas as professoras de todas as séries desta rede de ensino, participavam de oficinas como de danças, música, artes, brinquedoteca com sucatas e brincadeiras lúdicas e todas recebiam apostilas com todas as atividades para realizar em sala de aula ou na hora da Educação Física.

As atividades lúdicas que observei serem desenvolvidas na turma foram as do caderno de pintura, leitura de livros, sessões de filmes, músicas, jogos e brincadeiras.

Concluo analisando que estas professoras poderiam se preocupar um pouco mais para aplicarem seus conhecimentos em relação ao tema desta monografia, isto é, colocar em prática os conhecimentos aprendidos nos cursos de formação. Ou, se for o caso, buscarem se aprimorar em estratégias e metodologias que tornem o estudo da matemática na Educação Infantil mais eficaz e prazeroso.

Afinal, todos nós professores devemos a cada dia nos aperfeiçoar para uma melhor qualidade de ensino e aprendizagem para nossos alunos aproveitando todos os recursos que temos nas mãos, sendo elas via internet, livros, revistas ou oficinas.

(26)

25 BIBLIOGRAFIA

ALVES, Rubem. Histórias de quem gosta de ensinar. São Paulo: Ars Poética, 1995

BRASIL. RCNEI – Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil – Brasil:1998.

Gil, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2008.

MOURA, M. O. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In: KISHIMOTO, 1997

T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1996.

PIAGET, L.E. A formação do símbolo na criança. Tradução da A. Cabral e C.M. oiticica. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

VYGOTSKY, L. S. e LEONTIEV. ALEXIS. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Edusp, 1998.

MATTOS, Roberto Aldrin Lima. Jogos e matemática: Uma relação possível. Salvador: R.A.L,2009.

Referências

Documentos relacionados

Retomando a problemática desta pesquisa que deu-se no contexto de investigar como prática pedagógica de uma professora envolvendo o lúdico podem contribuir para o

Ainda sobre as atividades lúdicas Piaget (1987) as considera o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Em outras palavras, o início do desenvolvimento

Avançando na entrevista perguntamos as professoras quais os aspectos considerados no processo avaliativo? Descobrimos que a professora P1 acredita que “A

O brincar infantil não é apenas uma brincadeira superficial desprezível, pois no verdadeiro e profundo brincar, acordam e avivam forças da fantasia, que, por

O presente estudo tem por objetivo identificar como a utilização da ação lúdica influencia no aprendizado, e como os educadores estabelecem e conduzem tal metodologia com

O enfoque na educação e na psicanálise alicerçou o estudo para identificar o papel da brincadeira no desenvolvimento infantil e entender como o professor pode facilitar o processo

As experiências do brincar na escola auxiliam a formação de vínculos entre alunos e professores e certamente facilitam a aprendizagem. Brincar faz parte do desenvolvimento sadio

A utilização do lúdico como metodologia de ensino e aprendizagem no ambiente escolar atualmente já é uma tendência que, segundo Santos (2010), busca nas atividades lúdicas uma