• Nenhum resultado encontrado

O Seletor 2.0 o ajudará a selecionar os seguintes Evaporadores com Ar Forçado da Linha MIPAL:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Seletor 2.0 o ajudará a selecionar os seguintes Evaporadores com Ar Forçado da Linha MIPAL:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Manual de Instruções

1 Informações Gerais

O SELETOR 2.0 é um software de seleção de evaporadores de ar forçado para câmaras frigoríficas produzidos pela MIPAL Indústria de Evaporadores Ltda.. Com base em informações do usuário e dados característicos de produtos e aplicações, o programa processa o cálculo da carga térmica e seleção automática de modelos de equipamentos. O programa foi especialmente desenvolvido para conter projetos com várias câmaras para as diversas aplicações e níveis de usuários. Este manual tem por objetivo fornecer informações básicas sobre a utilização do software e suas principais características. Em caso de dúvidas, acesse o site da MIPAL em www.mipal.com.br , envie um e-mail para mipal@mipal.com.br ou entre em contato pelo telefone (55) (11) 4409-0500.

1.1 Equipamentos que podem ser selecionados

O Seletor 2.0 o ajudará a selecionar os seguintes Evaporadores com Ar Forçado da Linha MIPAL: • MI - Linha de ampla utilização em câmaras de pequeno a médio porte;

• HD - Serviço pesado, onde as condições da câmara requerem mais potência térmica e velocidade do ar; • EVI - Evaporador Industrial, para aplicações de altas cargas térmicas;

BV- Com baixa velocidade e reduzida altura, é apropriado para instalação no teto de salas de preparo ou áreas de distribuição;

(2)

2 Iniciando o Programa

Após ter instalado o SELETOR 2.0 você poderá acioná-lo através da barra “Iniciar – Programas” ou através do Ícone especialmente inserido na área de trabalho.

Ao entrar no sistema, será exibida a seguinte tela:

No quadro do lado esquerdo, serão exibidos os projetos, recentemente trabalhados. Ao lado direito da Tela, existem as seguintes opções:

Criar Novo Projeto: Criar um novo projeto, informando nome do mesmo, quem o elaborou e data de criação. Abrir Projeto Existente: Pesquisa por projetos existentes, filtrando por código, nome ou data do projeto. Nesta pesquisa, podem ser consultados projetos antigos e que não estão no quadro de projetos recentes. • Importar Projeto: Opção para importar projetos para o Seletor 2.0. Esta opção é capaz de importar somente arquivos de projetos, exportados também na versão 2.0 do Seletor.

(3)

3 Overview SELETOR 2.0

3.1 Conhecendo a Área de Trabalho

A área de trabalho é basicamente dividida em 4 setores básicos (veja ao lado e localize-os na tela do computador):

1. Barras de Ferramentas

Composta de botões e menus para a criação de projetos (conjunto de câmaras), escolha de sistema de medidas, idioma etc..

2. Índice das Câmaras

Neste setor são mostradas todas as câmaras que compõe seu arquivo, com ferramentas (botões) para inclusão, exclusão, cópia e impressão.

3. Entrada de Dados

Aqui serão digitados os dados que compõe o projeto das câmaras para que o software possa calcular e selecionar os equipamentos.

4. Resultados

Com base nos dados fornecidos serão calculadas as cargas térmicas e selecionados os equipamentos correspondentes.

3.2 Menu – Projeto

Damos o nome de PROJETO a um conjunto de câmaras que compõe um sistema frigorífico em uma determinada instalação. Através do Menu Projeto, pode-se realizar todas operações referentes ao mesmo. Segue descrição detalhada decada uma destas opções:

Criar Novo Projeto: Cria um novo projeto, sendo que o projeto atualmente aberto será fechado e o novo projeto aberto para edição.

Abrir Projeto Existente: Permite pesquisar projetos existentes dentro de sua base de projetos. • Excluir Projeto: Efetua a exclusão total do projeto e suas câmaras associadas. Após excluir um projeto não é possível recuperá-lo.

Duplicar Projeto: Duplica o projeto atual, criando uma cópia do mesmo.

Importar Projeto: Opção para importar projetos para o Seletor 2.0. Esta opção é capaz de importar somente arquivos de projetos, exportados também na versão 2.0 do Seletor.

• Exportar Projeto: Exporta informações do projeto, suas câmaras e produtos, para um arquivo que poderá ser posteriormente importado pelo Seletor 2.0.

Imprimir Projeto: Permite imprimir o projeto e suas câmaras.

• Enviar Email: Opção para envio de email, através do Seletor 2.0. O mesmo layout utilizado no Imprimir Projeto será remetido por email. Para que esta opção funcione corretamente faz-se necessário a configuração do servidor SMTP, email de envio, etc.

(4)

• Enviar Email – PDF: Opção que gera a impressão do projeto em formato PDF (Acrobat Reader). Com este arquivo, pode-se enviar email, desde que tenha-se o software Acrobat Reader da Adobe instalado.

Sair: Fecha o Seletor.

3.2 Menu – Sistema de Medidas

Estão disponíveis três sistemas de medidas padronizados: • Usual: que adota grandezas comumente utilizadas no mercado de refrigeração.

Internacional: grandezas segundo a convenção do SI (Sistema Internacional).

• Britânico: unidades de medidas conforme o padrão Britânico.

Pode-se a qualquer momento trocar o sistema de medida a ser utilizado no selecionamento da câmara frigorífica.

3.3 Menu – Método de Cálculo

Estão disponíveis três opções que se diferenciam pela quantidade de dados solicitados. Nas opções mais simples, onde se solicitam menos dados, os demais dados, necessários ao cálculo, serão adotados pelo próprio programa com base em uma estatística previamente definida.

Tais dados assumidos serão mostrados na folha de impressão para cada câmara frigorífica do projeto. • Padrão: O mais simples de todos, utilizado para

uma referência rápida, estimativa.

• Detalhado: Permite resultados bastante precisos no selecionamento de câmaras.

Avançado: Inclui a Umidade Relativa da Câmara como dado para o cálculo.

3.4 Menu – Idiomas

É possível utilizar a ferramenta em 3 idiomas, sendo eles: • Português – Brasil

Inglês Espanhol

(5)

3.5 Menu – Ajuda

O menu Ajuda, possui as seguintes opções:

Tópicos Ajuda: Através desta opção pode-se abrir o Help do produto.

Atualizar Seletor: Quando a Mipal disponibilizar atualizações do Seletor 2.0, através desta opção pode-se instalá-la em sua máquina. Estas atualizações poderão ser novos equipamentos, produtos, e correções da ferramenta. Mantenha sempre o Seletor atualizado.

Sobre o Seletor: Exibe informações sobre o Seletor, inclusive código de registro e versão atual do software.

3.6 Menu – Fale Conosco

Ao clicar no Fale Conosco, será aberto um email para que você contate diretamente a Mipal, com dúvidas, sugestões ou críticas.

(6)

4 Utilizando o SELETOR 2.0

4.1 Criando um Projeto

Na tela inicial do Seletor, selecione o botão “Criar Novo Projeto”, ou selecione o menu “Projeto – Criar Novo Projeto”. Será exibida a seguinte tela:

Informe o nome do projeto e clique no botão “Avançar”. Pronto o projeto está criado.

4.2 Adicionando Câmara ao Projeto

Para adicionar uma câmara ao projeto, clique no botão .

Será exibido então os campos de edição para o cálculo, de acordo com o sistema de medidas e método de cálculo selecionado.

Após informar todos os campos, clique no botão .

Será exibida então a temperatura de evaporação e a carga térmica referente aos dados inseridos. Serão exibidos os equipamentos da Mipal que melhor se adéquam ao cenário informado.

Basta selecionar algum dos equipamentos e clicar no botão .

(7)

5 Licença de Uso e Responsabilidades

O SELETOR 2.0 é um software de distribuição gratuita e pode ser utilizado livremente sem prévia licença de uso (FREEWARE). Recomendamos que seja feito o cadastro de usuário junto à mipal para informações e atualizações posteriores.

Este programa é uma ferramenta de auxílio à seleção de equipamentos para câmaras frigoríficas tendo sido elaborado e testado com a máxima qualidade, o que não dispensa a avaliação de um Engenheiro de Refrigeração responsável pelo projeto.

Todos os arquivos e registros que compõe o programa em sua origem foram testados com a mais recente tecnologia na identificação de vírus e diagnosticados como livres de quaisquer infecções.

Copyright (C) 2008 – Mipal Indústria de Evaporadores Ltda. Todos os direitos reservados.

Referências

Documentos relacionados

CARTOGRAMAS (Mapas Temáticos)– em geral, os cartogramas são definidos como mapas sobre os quais são inseridas informações qualitativas ou quantitativas. Os cartogramas

Os resultados deste trabalho indicam que 76% dos rótulos dos produtos analisados estavam em desacordo com a legislação vigente, deixando de apresentar importantes requisitos

Aplicações da Física de Partículas - CERN 2010 50 Detector Heads Data Acquisition Electronics (L1 hardware trigger). Assembled

Na presente Dissertação apresentou-se o projecto, desenvolvimento, implementação física e validação de duas soluções para o sistema de transmissão de dados entre o

de Carvalho (Leitura Distr. Ltda); Francisco Salvador Canato (Bantim, Canato E Guazzelli Editora Ltda. – Disal Editora); Paulo Victor de Carvalho (Inovação Distribuidora de

Fatologia: a política pública errada; as políticas públicas incorretas e mal implantadas;.. o vilipêndio da tratadística política; o despreparo administrativo; os desvios

Partindo do pressuposto de que não são os conteúdos que devem gerar os currículos e sim os objetivos que devem estabelecer o que deverá ser ensinado numa

na Lei Estadual n.° 5484/1992, cujas atribuições sejam compatíveis com sua deficiência, fica reservado o percentual mínimo de cinco por cento e máximo de vinte