• Nenhum resultado encontrado

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Professor: Macˆ

edo Firmino

Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede

Na aula de hoje discutiremos como os apli-cativos s˜ao instaladas, removidas e atualizadas no Ubuntu. Tamb´em abrange como os pacotes s˜ao armazenados pelo Ubuntu e disponibiliza-dos para download. Na seq¨uˆencia ser´a apresen-tado alguns programas de m´usica, v´ıdeo, gra-vador de CD/DVD, aplicativos de escrit´orios, aplicativos para a Internet, enviando e rece-bendo e-mail e por ´ultimo um exemplo de apli-cativo de mensagem instantˆanea.

Adicionando Aplica¸c˜oes

Se vocˆe deseja instalar um aplicativo no Windows, vocˆe normalmente deve comprar um CD contendo o software, ou baixa um instalador da Internet. Ent˜ao vocˆe executa o instalador.

O Ubuntu lida com a instala¸c˜ao de aplica-tivos de uma maneira muito diferente do Win-dows. No Ubuntu, basta abrir o Central de Programas do Ubuntu, pesquisar pelo apli-cativo que deseja e clicar em “Instalar”.

O gerenciador de pacotes baixa aplicativos de um reposit´orio de softwares. Vocˆe mesmo pode baixar pacotes, usando seu navegador, se quiser, mas geralmente ´e mais conveniente dei-xar que o gerenciador de pacotes fa¸ca isso por vocˆe. Pois, alguns pacotes dependem de outros para que funcione. Por exemplo, um processa-dor de texto pode necessitar de um pacote de impress˜ao para ser instalado. O gerenciador de pacotes instala automaticamente estas depen-dencias para vocˆe.

Reposit´orios de softwares s˜ao servidores que disponibilizam programas prontos para serem instalados e usados, al´em da vantagem de exis-tirem locais que podem ter milhares de pro-gramas instal´aveis com um clique. Isto torna muito f´acil instalar novos programas, e tamb´em ´e muito seguro porque cada programa ´e verifi-cado antes de ser permitido nos repositorios.

Figura 1: Central de Programas do Ubuntu

Para instalar um aplicativo siga as seguintes etapas:

1. Clique em Aplicativos/ Central de Progra-mas do Ubuntu e pesquise pelo aplicativo desejado.

2. Selecione o aplicativo de seu interesse e cli-que “Instalar”.

3. Sua senha ser´a solicitada. Em seguida, a instala¸c˜ao come¸car´a, assegure-se de tenha uma conex˜ao de Internet ativa.

4. Quando estiver finalizada, seu novo aplica-tivo estar´a pronto para ser usado. A mai-oria dos aplicativos pode ser acessada no menu Aplicativos.

Outra maneira de instalar programas e pa-cotes ´e atrav´es do Synaptic. O mesmo ´e um programa desenvolvido para o sistema de geren-ciamento de pacotes APT. O Synaptic pode ser utilizado para gerenciar pacotes de programas avan¸cados (tais como aplicativos para servido-res) que n˜ao s˜ao gerenciados pela Central de Programas do Ubuntu.

Para instalar um programa pelo Synaptic: 1. Clique em Sistema/ Administra¸c˜ao/

Geren-ciador de pacotes Synaptic. Informe sua senha se requerida.

Figura 2: Gerenciador de Pacotes Synaptic 2. Clique em Procurar para procurar por um

aplicativo, ou clique em Se¸c˜oes e procure pelas categorias.

3. Clique com o bot˜ao direito do mouse no apli-cativo que vocˆe deseja instalar e selecione Marcar para instala¸c˜ao.

4. Se for solicitado para marcar mudan¸cas adi-cionais, clique em Marcar.

(2)

5. Selecione qualquer outro aplicativo que vocˆe gostaria de instalar.

6. Clique em Aplicar, ent˜ao clique em Aplicar na janela que aparecer´a. Os aplicativos selecionados ser˜ao baixados e instalados.

Removendo Aplica¸c˜oes

Para remover um programa siga os seguin-tes passos:

1. Clique Aplicativos/ Central de Programas do Ubuntu.

2. Na sess˜ao Software Instalado, procure pelo aplicativo que vocˆe quer remover na lista. 3. Selecione o aplicativo e clique “Remover”. 4. Sua senha ser´a solicitada. Em seguida, o

aplicativo ser´a removido.

Se o aplicativo que vocˆe quer remover n˜ao est´a dispon´ıvel na Central de Programas do Ubuntu, use o Synaptic (Sistema/ Administra-¸c˜ao/ Gerenciador de Pacotes Synaptic) para remover-la.

Se vocˆe est´a habituado com a utiliza¸c˜ao do Terminal, vocˆe pode utilizar o comando APT (Advanced Packaging Tool ) na instala¸c˜ao ou re-mo¸c˜ao de software. Na sequˆencia ser´a apresen-tado algumas op¸c˜oes do comandos apt-get:

• Para atualizar a lista de pacotes, digite no Terminal:

sudo apt-get update

• Para instalar todas as atualiza¸c˜oes dispo-n´ıveis:

sudo apt-get upgrade • Para instalar um pacote:

sudo apt-get install [nome_pacote] • Para remover um pacote:

sudo apt-get remove [nome_pacote] Instalando o KDE e o Xfce

Por padr˜ao o Ubuntu vem com o geren-ciador de janela GNOME, que ´e um popular pacote de ambiente de trabalho com foco na facilidade de uso. No entanto, existem outros gerenciadores de janela. Agora iremos utilizar o synaptic para instalar outros gerenciadores de janela (KDE e Xfce).

Incialmente iremos instalar e utilizar o KDE. O mesmo ´e um ambiente de trabalho completo e bastante utilizado. O Kubuntu ´e a vers˜ao do Ubuntu que utiliza o ambiente KDE. Para instalar e usar o KDE:

1. Abra o synaptic e instale o pacote kubuntu-desktop.

2. No canto superior direito da tela (chamado aplicativo indicador) clique em “Encerrar sess˜ao...”

3. Na tela de login que aparece, aperte “Op-¸c˜oes/ Selecione Sess˜ao...”

4. Escolha a op¸c˜ao KDE e pressione “Mudar Sess˜ao”.

5. Entre com o seu nome de usu´ario e senha. O KDE deve ent˜ao come¸car.

Agora iremos instalar e utilizar o ambiente gr´afico Xfce. O Xfce ´e um ambiente que foi feito para ser r´apido e leve. Xubuntu ´e uma vers˜ao do Ubuntu que usa o ambiente Xfce. Para ins-talar o mesmo fa¸ca:

1. Abra o synaptic e instale o pacote xubuntu-desktop.

2. No canto superior direito da tela (chamado aplicativo indicador) clique em “Encerrar sess˜ao...”.

3. Na tela de login que aparece, aperte “Op-¸c˜oes/ Selecione Sess˜ao...”.

4. Escolha a op¸c˜ao Xfce e aperte “Mudar Ses-s˜ao”.

5. Entre com seu usu´ario e senha normalmente. O Xfce deve ent˜ao iniciar.

Atualizando o seu Sistema

As vezes os desenvolvidores do Ubuntu lan-¸cam atualiza¸c˜oes de recursos e seguran¸ca para aplica¸c˜oes e pacotes do sistema Ubuntu.

Quando estas atualiza¸c˜oes estiverem dis-pon´ıveis, o Ubuntu informar´a a vocˆe com um pop-up e um ´ıcone vermelho na sua ´area de no-tifica¸c˜ao. Para atualizar seu sistema, clique no bot˜ao vermelho, digite sua senha e clique “OK”. Outra maneira e clicando em “Sistema/ Admi-nistra¸c˜ao/ Gerenciador de Atualiza¸c˜oes”.

O Gerenciador de Atualiza¸c˜oes listar´a as atualiza¸c˜oes dispon´ıveis: para fazer o down-loade instalar esses atualiza¸c˜oes clique “Instalar Atualiza¸c˜oes”. Ent˜ao o Ubuntu far´a o download e instalar´a as atualiza¸c˜oes dispon´ıveis da Inter-net.

Quando o Gerenciador de Atualiza¸c˜oes ter-minar de atualizar o seu sistema, feche a janela clicando no bot˜ao “Fechar”. Depois de insta-lar algumas atualiza¸c˜oes importantes, pode ser necess´ario reiniciar o computador.

(3)

Programas de M´usica

Para reproduzir e organizar suas m´usicas, o Ubuntu vem com o Reprodutor de M´usicas Rhythmbox. Quando iniciado pela primeira vez o Rhythmbox, ir´a procurar em sua pasta pessoal qualquer arquivo de m´usica suportado, adicionando-os `a sua base de dados. Para ini-ciar o Rhythmbox, escolha Aplicativos/ Multi-m´ıdia/ Reprodutor de M´usicas Rhythmbox.

Figura 3: Reprodutor de M´usicas Rhythmbox O Ubuntu n˜ao suporta diretamente alguns formato que s˜ao restrito por patentes e direi-tos propriet´arios (por exemplo, o MP3, AVI e MPEG). Por´em, vocˆe pode baixar alguns co-dec (plugins) para permitir utilizar estes tipos de arquivos. O principal pacote de codecs do Ubuntu ´e o GStreamer. Para instalar, vocˆe pre-cisar´a usar o Central de Programas do Ubuntu. Vocˆe pode extrair as m´usicas de um CD para o seu computador e toc´a-las mesmo quando o disco n˜ao estiver no drive. O pro-grama rhythmbox salva os arquivos extra´ıdos na pasta M´usicas (Locais/ M´usicas). Para isso no rhythmbox clique em “Extrair para biblio-teca”.

Vocˆe pode alterar o formato de arquivo pa-dr˜ao usado pelo Rhythmbox ao copiar CDs. Clique em “Editar/ Preferˆencias/ M´usica” e mude o Formato Preferencial para o MP3. Se uma op¸c˜ao MP3 n˜ao for mostrada na lista de formatos preferidos, instale o pacote “gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse”e

reini-cie o Rhythmbox.

Outros programas de reprodu¸c˜ao de m´ u-sicas bastante utilizados e que podem ser ins-talados atrav´es da Central de Programas do Ubuntu, s˜ao:

• Amarok ´e um programa voltado `a organi-za¸c˜ao e reprodu¸c˜ao de ´audio para o am-biente desktop KDE;

• Kaffeine ´e um programa que permite a reprodu¸c˜ao de arquivos de ´audio e v´ıdeo codificados em diferentes formatos, e que executa no ambiente gr´afico KDE;

• VLC ´e um player multim´ıdia que pos-sui suporte a v´arios formatos de v´ıdeo, como OGM, MPEG1, 2, MPEG-4, DivX, DVD, VCDs, etc e ´audio como OGG, Speex, FLAC, MPC (Musepack), mp3, WAV e outros. Al´em disso, tem suporte a v´arios protocolos de streaming, podendo ser usado como servidor de v´ıdeo na Internet.

Programas de V´ıdeo

Para reproduzir v´ıdeos, o Ubuntu vem com Reprodutor de filmes Totem, que possui fun¸c˜oes similares ao Windows Media Player. Caracte-r´ısticas do Totem incluem listas de reprodu¸c˜ao personalizadas e reprodu¸c˜ao de DVD.

Vocˆe pode iniciar o Totem em: “Aplica-tivos/ Multim´ıdia/ Reprodutor de Filmes” no menu do computador.

Figura 4: Reprodutor de Filmes Totem Para ler arquivos de v´ıdeo, o Totem utiliza o Gstreamer. Para reproduzir alguns formatos de v´ıdeo, vocˆe pode precisar de instalar o GS-treamer. Para instalar, vocˆe precisar´a usar o Central de Programas do Ubuntu.

Existem tamb´em outras aplica¸c˜oes de multim´ıdia dispon´ıveis. Exemplos incluem Mplayer, Xine e Totem-xine (que usam a estru-tura Xine, ao inv´es da estruestru-tura Gstreamer).

Gravando CDs

Vocˆe pode utilizar o programa Brasero para criar CDs de dados, ´audio e v´ıdeo, copiar CDs e DVDs e para criar CDs a partir de arquivos de imagens de disco. Para isso, clique em “Apli-cativos/ Multim´ıdea/ Gravador de Discos Bra-sero” para iniciar o Brasero.

(4)

Outro programa bastante utilizado para a grava¸c˜ao de CD/DVD ´e o K3b. Ele permite criar, al´em de CD-ROMs e DVDs de dados, CDs de ´audio, CDs de v´ıdeo e c´opia exata de CDs e DVDs.

Figura 6: K3b Aplicativos de Escrit´orio

V´arias su´ıtes de escrit´orio est˜ao dispon´ıveis no Ubuntu. Entre eles podemos destacar:

• O OpenOffice.org (ou BrOffice) ´e insta-lado por padr˜ao. Ele oferece boa compa-tibilidade com o Microsoft Office e tem muitas caracter´ısticas profissionais. • O GNOME Office ´e uma su´ıte de escrit´

o-rio opcional, com ˆenfase em simplicidade e facilidade de uso.

• O KOffice ´e uma su´ıte de escrit´orio proje-tada para o KDE. Ele ´e muito abrangente e oferece v´arias caracter´ısticas originais, incluindo um alto n´ıvel de integra¸c˜ao en-tre as diferentes aplica¸c˜oes na su´ıte. Como o OpenOffice.org ´e a su´ıte padr˜ao do Ubuntu iremos apresenta-la com maiores deta-lhes. Ela ´e uma su´ıte de aplicativos para es-crit´orio livres multiplataforma, distribu´ıda para Microsoft Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X. A su´ıte usa o formato ODF (OpenDocu-ment) e ´e tamb´em compat´ıvel com os formatos do Microsoft Office al´em de outros formatos.

No Brasil devido a problemas com a marca Open Office, registrada anteriormente por uma empresa do Rio de Janeiro, foi necess´ario trocar o nome da comunidade e do produto. Surgiu assim o BrOffice.org. Apesar da mudan¸ca de nome, o BrOffice.org continou representando o OpenOffice.org, com a garantia de todos os ins-trumentos jur´ıdicos de prote¸c˜ao `a marca BrOf-fice.org.

A su´ıte OpenOffice.org ´e composta pelos seguintes componentes:

• OpenOffice.org Writer: possui todas as caracter´ısticas que vocˆe pode esperar de editor de textos moderno e completo, in-cluindo at´e mesmo recursos t´ıpicos de pro-gramas de editora¸c˜ao eletrˆonica. Ele ´e simples o bastante para se digitar um pe-queno texto e, ao mesmo tempo, poderoso o suficiente para se criar livros inteiros, in-cluindo diagramas, tabelas, ´ındices, refe-rˆencias cruzadas, esquemas complexos de numera¸c˜ao de par´agrafos e p´aginas, etc. • OpenOffice.org Impress: ´e uma

ferra-menta excelente para a cria¸c˜ao de apre-senta¸c˜oes multim´ıdia realmente eficientes. Suas apresenta¸c˜oes poder´a conter figuras em 2D ou 3D, efeitos especiais, anima¸c˜oes e ´otimas ferramentas de desenho;

• OpenOffice.org Math: ´e usado para criar equa¸c˜oes matem´aticas. Ele ´e usado nor-malmente como editor de equa¸c˜oes para documentos de texto, mas tamb´em pode ser usado em outros tipo de documentos, ou mesmo sozinho;

• OpenOffice.org Draw: ´e uma ferramenta para criar e editar desenhos, fluxogramas, cartazes, log´otipos e tudo mais, seguindo o mesmo conceito do CorelDraw, s´o que gratuito e tamb´em com grande qualidade, suportando a inclus˜ao de imagens, gr´afi-cos, desenho de vetores e formas geom´e-tricas, textos, filmes, sons e muito mais; • OpenOffice.org Calc: ´e a planilha eletrˆ

o-nica f´acil de aprender e possui uma ex-tensa variedade de fun¸c˜oes avan¸cadas, fa-cilitando sua utiliza¸c˜ao e aumentando a produtividade;

• OpenOffice.org Base: permite manipular bancos de dados sem grandes complica-¸c˜oes. Vocˆe pode criar e modificar tabelas, formul´arios, consultas e relat´orios, seja usando um banco de dados externo, seja atrav´es do mecanismo de banco de dados HSQL, embutido no Base. H´a a possi-bilidade de se usar Assistentes, Vis˜ao de Design ou Vis˜ao SQL, para usu´arios ini-ciantes, intermedi´arios ou avan¸cados.

(5)

Aplicativos para Internet

Agora iremos apresentar informa¸c˜ao sobre o uso de aplicativos para Internet, como nave-gadores web, clientes de email e mensagens ins-tantˆaneas.

O navegador web Mozilla Firefox est´a in-cluido no Ubuntu. O Firefox tem recursos como navega¸c˜ao em abas, bloquei de pop-ups e busca integrada. Tamb´em suporta plugins populares como Java, Flash e RealPlayer. O Firefox pode ser iniciado clicando em “Aplicativos/ Internet/ Navegador Web Firefox”.

Figura 7: Navegador Web Firefox Inicialmente, o Firefox pode n˜ao abrir al-guns sites devido a falta de algumas ferramen-tas auxiliares (plugins). ´E poss´ıvel instalar um conjunto completo de plugins para auxiliar o Firefox, instalando o pacote Ubuntu chamado restricted extras. Estes s˜ao plugins que n˜ao po-dem ser distribu´ıdos com o Ubuntu devido a problemas legais sobre seu uso em alguns pa´ı-ses.

Para instalar este plugin Clique em “Apli-cativos/ Central de programas do Ubuntu” e localize o Ubuntu restricted extras e clique em “Instalar” para instalar o pacote. Assim como plugins (por exemplo, java, unrar e flash) e co-decsmultim´ıdia (tais como mp3), um conjunto de fontes Windows tamb´em ser´a instalado.

Enviando e Recebendo E-mails O E-mail ´e uma das formas mais populares de comunica¸c˜ao na Internet. O Ubuntu inclui todas as ferramentas que vocˆe precisa para en-viar, receber e organizar mensagens de e-mail.

Figura 8: Gerenciador de E-mail Evolution

A su´ıte de groupware Evolution ´e o cliente de email padr˜ao e pode manipular todos os seus emails, suas listas de contatos, suas tarefas e seu calend´ario. Para abrir o Evolution clicando-se em “Aplicativos/ Escrit´orio/ Correio e agenda do Evolution”.

Vocˆe pode tamb´em usar o Mozilla Thun-derbird para email. Para instal´a-lo, instale o pacote thunderbird. Uma vez instalado, inicia-lize o Thunderbird (Aplicativos/ Internet/ Cor-reio/Not´ıcias do Mozilla Thunderbird).

Mozilla Thunderbird ´e um cliente de e-mails e not´ıcias da Mozilla Foundation, mesma cria-dora do Mozilla Firefox. Acessa tamb´em arqui-vos XML (RSS Feeds), bloqueia imagens e tem filtro anti-spam. Ele ´e multiplataforma (exis-tem vers˜oes para Windows, Macintosh e Linux).

Mensagen Instantˆanea

Mensagem instantˆanea ´e uma forma de se comunicar com amigos e familiares enviando mensagens de um para o outro via internet. Mensagens instantˆaneas acontecem em tempo real (baixo tempo de resposta) entre vocˆe digi-tar sua mensagem e a outra pessoa recebˆe-la.

Um exemplo de programa de mensagem instantˆanea ´e o aMSN. O mesmo ´e um pro-grama que foi desenvolvido para possibilitar que usu´arios de sistemas operacionais baseados no GNU/Linux entrem em contato com usu´arios do Windows Live Messenger.

O aMSN ´e um programa leve e por isso n˜ao consome muita mem´oria, pode rodar em v´arias instˆancias (m´ultiplos logins), possui transferˆen-cia de arquivos, suporte a grupo, emoticons com sons (normal e animados), hist´orico de chat, su-porte `a conferˆencia, suporte a proxy, configura-¸c˜ao de fontes, diferentes perfis por login, detec-¸c˜ao de contatos que o removeram da lista e etc.

Figura 9: Programa de Mensagem Instantˆanea aMSN

Referências

Documentos relacionados

Se desenvolveu ou se é provável que desenvolva cancro do sangue, não deve utilizar Neupogen, a menos que tenha sido indicado pelo seu médico.. Se for dador de células estaminais tem

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O objetivo deste trabalho foi validar a aplicação do Female Sexual Function Index (FSFI) em uma amostra de mulheres de casais inférteis que desejam engravidar e de mulheres

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição

Estes são os algoritmos convencionais de criptografia, onde a mesma chave secreta é utilizada tanto para cifrar como para decifrar uma mensagem, devendo ser conhecida por ambos

Controle de poeira e prevenção da inalação, do contato com a pele, mucosas e olhos: não aplicável porque o produto irá gerar poeira somente durante a aplicação.. Procedimentos