• Nenhum resultado encontrado

Rua Tonelero, 56 Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - CEP Tel.: (21) REDESAGRADO.COM.BR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rua Tonelero, 56 Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - CEP Tel.: (21) REDESAGRADO.COM.BR"

Copied!
71
0
0

Texto

(1)

GUIA DO

(2)

Rua Tonelero, 56

Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22.030-002 Tel.: (21) 2545-9900

(3)

“Dediquemo-nos às pessoas

que nos são confiadas.”

(4)

APRESENTAÇÃO

Encontramo-nos na mesma jornada. Somos parte deste mundo. Ao mesmo tempo que somos indivíduos, juntos, formamos um todo. As experiências vividas, as consequências presentes e futuras da pandemia nos fizeram, certamente, repensar para onde caminhamos enquanto humanidade e o que de fato se apresenta como propósito pessoal e/ou institucional diante da caminhada da vida. Uma coisa é fato: precisamos, mais do que nunca, uns dos outros.

Nesse tempo difícil de travessia, o Colégio Sagrado Coração de Maria, em seu fazer pedagógico, fortaleceu e investiu na evolução do processo de ensino- aprendizagem – de maneira remota ou presencial –, estando sempre atento às mudanças sociais, culturais e tecnológicas, visando a oferecer aos nossos estudantes aprendizagens significativas e uma educação integral. Temos que agradecer a resiliência e a ressignificação de todos nesse compromisso educacional. Muitíssimo obrigado!

Para continuar alcançando o nosso propósito educacional, necessitamos de organização e planejamento, bem como sermos flexíveis diante de cenários desafiadores caso venham a ocorrer. Nessa perspectiva, apresentamos o Guia do Estudante 2021 (em versão exclusivamente e-book), um instrumento norteador do cotidiano escolar, que fortalece a relação entre escola e família. Portanto, as informações aqui inseridas são de responsabilidade de todos nós que integramos a comunidade educativa do Colégio Sagrado Coração de Maria.

Desejamos, de coração, acolher todos, cheios de ternura e esperança, para o início das atividades letivas de 2021. Motivados pelas palavras do nosso fundador, Pe. Jean Gailhac, sigamos firmes: “Nada é eterno na terra. Deus, que nos prova, sabe também consolar-nos. A tempestade não dura para sempre. Depois da agitação vem a calma. Desvanece-se a sombra e brilha a luz. Deus não nos abandona no sofrimento, e na perturbação, vê-nos com olhos de Pai; a paz e a alegria renascem em nossas almas.”

Reiteramos carinhosamente os nossos agradecimentos pela parceria, desejando um ano letivo de 2021 abençoado!

Sejam muito bem-vindos! Fraternal abraço!

(5)

ÍNDICE

APRESENTAÇÃO...5

TRIO GESTOR/EQUIPE PEDAGÓGICA...7

MISSÃO/VISÃO/PRINCÍPIOS/VALORES...9

NOSSA HISTÓRIA...10

A EDUCAÇÃO RELIGIOSA...12

GRUPO AMIGOS SOLIDÁRIOS E TRABALHO SOLIDÁRIO...14

PROPOSTA PEDAGÓGICA...15

BIBLIOTECA IRMÃ APRESENTAÇÃO...17

ESPAÇO GOOGLE...19

LABORATÓRIOS...20

SALA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA...21

COMUNICAÇÃO - FAMÍLIA...22

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO ESCOLAR...24

HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA DOS ALUNOS...25

INFORMES GERAIS E NORMAS DISCIPLINARES...26

EDUCAÇÃO INFANTIL...34

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS (DO 1º AO 5º ANO)...39

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS (DO 6º AO 8º ANO)...43

9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO...49

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)...57

PROCESSO DE AVALIAÇÃO ESCOLAR...59

(6)

TRIO GESTOR

DIRETOR EXECUTIVO

Amaro Luiz Santana de França

COORDENADORA PEDAGÓGICA GERAL

Rosana Cattete Reis Dornelas Vianna

COORDENADOR DO SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA (SOR)

Carlos Bruno de Araújo Mendonça

EQUIPE PEDAGÓGICA

EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COORDENADORA PEDAGÓGICA DO SEGMENTO

Andréa Miranda

COORDENADORA EDUCACIONAL

Christiana Leitão de Souza Coelho

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS (DO 2º AO 5º ANO) COORDENADORA PEDAGÓGICA DO SEGMENTO

Débora Dias Velloso

COORDENADORA EDUCACIONAL

(7)

8

EQUIPE PEDAGÓGICA

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS (DO 6º AO 8º ANO) COORDENADORA PEDAGÓGICA DO SEGMENTO

Lidiane Coelho

COORDENADORA EDUCACIONAL

Clícia Belo Ângelo

9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO COORDENADORA PEDAGÓGICA DO SEGMENTO

Fernanda Hespanhol

COORDENADORA EDUCACIONAL

Giselle Camargo

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) COORDENADORA PEDAGÓGICA DO SEGMENTO

Patrícia Fortuna W. Prazeres

COORDENADORES DE ÁREA

COORDENADORA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Mônica Coelho C. Ribeiro

COORDENADORA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Bruna Gaio Nardi Pinheiro

COORDENADOR DE MATEMÁTICA

(8)

MISSÃO/VISÃO/PRINCÍPIOS/VALORES

Missão

Proporcionar uma educação de excelência para crianças, adolescentes, jovens e adultos, fundamentada nos valores cristãos, promovendo protagonismo na construção de competências, cultura da solidariedade e compromisso com a transformação social.

Visão

Ser referencial de uma educação de excelência, inovadora, pautada nos valores éticos e cristãos.

Princípios/ Valores

Compromisso com a vida – Expressa a essência da Instituição e convoca a atitudes concretas, como solidariedade, partilha e respeito à diversidade.

Ética – Fundamenta as atitudes, relações com transparência, honestidade e cidadania. Excelência –Busca permanente de qualidade, competência e protagonismo.

Sustentabilidade –Refere-se à responsabilidade quanto à geração, ao uso e à manutenção dos recursos ambientais, econômicos e sociais.

(9)

10

NOSSA HISTÓRIA

Pertencemos ao Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (IRSCM), cuja origem se deu em 24 de fevereiro de 1849, em Béziers, sul da França, fundado pelo Padre Pierre Jean Antoine Gailhac com Mère Saint Jean Pellissier Cure, procurando ser resposta aos apelos de mais vida, sobretudo para os excluídos da sociedade.

No dia 10 de março de 1911, através do élan missionário das Irmãs Maria de Aquino Vieira Ribeiro, Maria de Assis e Santa Fé, provenientes de Portugal, o carisma do Padre Gailhac chegou ao Brasil.

O Instituto está presente hoje em 13 países: Brasil, Portugal, França, Itália, Inglaterra, Irlanda, Escócia, País de Gales, Estados Unidos da América, México, Zâmbia, Zimbábue e Moçambique.

O Rio de Janeiro, junto a Ubá, em Minas Gerais, foi a primeira cidade a acolher as religiosas em terras brasileiras.

A primeira casa no Rio de Janeiro situava-se em Vila Isabel. Posteriormente, o Instituto mudou-se para o bairro do Leme. Por fim, em 1916, com a aquisição do Hotel Oceânico da Rua Tonelero 56, surgiu o Colégio Sacré-Coeur de Marie, que hoje faz parte da Rede Sagrado como Colégio Sagrado Coração de Maria.

Nesses cem anos, construímos uma história educacional pautada nos princípios do IRSCM, cuja missão é “conhecer Deus e torná-lo conhecido, amar a Deus e fazê-lo amado, proclamando que Jesus Cristo veio para que todos tenham vida”.

A Rede Sagrado integra também os colégios de Ubá, Belo Horizonte, Vitória e Brasília. Para garantir a unidade e a identidade dos cinco colégios, possuímos uma proposta educativa inspirada nos princípios norteadores da Congregação das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, a saber: – Comprometer-se com o processo de democratização, apoiado nos princípios de PARTICIPAÇÃO e IGUALDADE, respeitando a diversidade e fundamentando-se na visão cristã do ser humano.

– Crescer na consciência de sua MISSÃO EVANGÉLICO-LIBERTADORA por meio de práticas comprometidas com a justiça evangélica, para a construção de uma sociedade solidária.

– Vivenciar a Missão legada por Padre Gailhac, partilhando o seu carisma em defesa da vida humana, por meio de suas obras e atividades.

(10)
(11)

12

A EDUCAÇÃO RELIGIOSA

“Deus faz tudo para nosso bem.”

Pe. Gailhac

Todos nós, da Rede Sagrado, levamos em consideração a diversidade de nossa comunidade educativa, constituída por pessoas de muitos matizes religiosos, faixas etárias e visões de mundo. Esclarecidos sobre essa experiência de diálogo e acreditando que a escola é um espaço privilegiado para a reflexão, a construção, a

apropriação do aprendizado e a ação em torno

davivência da humanidade, queremos respeitar essa diversidade e, ao mesmo tempo, assegurar a própria identidade cristã-católica. Procuramos esclarecer nossos conceitos e desmembrar a Educação Religiosa nas dimensões Ensino Religioso e Pastoral, sendo a Pastoral subdividida em Ações Solidárias e Educação da Fé.

Portanto, a Educação Religiosa tem lugar garantido na proposta educativa da Rede Sagrado – Colégio Sagrado Coração de Maria (CSCM), perpassando: Todas as disciplinas - particularmente o Ensino Religioso, que é classificado como área de conhecimento a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e componente curricular obrigatório como as demais áreas do conhecimento – que possuem objetivos, habilidades e competências que precisam ser consolidadas durante o processo formativo de todos os discentes.

A dimensão Pastoral, que é entendida como toda presença e ação que vise ao cultivo e aprofundamento da fé das pessoas, transformando-a em obras, em serviço aos irmãos e à comunidade. Na Rede Sagrado – CSCM, essa reflexão/ação diz respeito a toda a comunidade educativa e se desdobra em:

Ações solidárias:

Explorar a reflexão e a ação em torno da necessidade de construir uma sociedade justa e solidária, baseada na justiça, na paz e na integridade da criação.

(12)

Estimular o contato,a interação e o compromisso com instituições e grupos necessitados, mobilizando educandos e educadores socialmente sensíveis e protagonistas e provocando uma cultura de solidariedade.

Despertar as lideranças juvenis para diversidade cultural do planeta e para a valorização davida.

Conceber, como espaços privilegiados, as diferentes modalidades da Missão Jovem, do Fórum Social e das atividades vocacionais, bem como a diversidade das frentes pastorais, ações nas quais todos têm seu lugar, pertencentes ou não a alguma religião.

Educação da Fé:

Promover um conjunto de ações que colaboram para a formação específica da fé dos membros cristão-católicos da comunidade educativa.

Contribuir para o discernimento em uma caminhada de animação vocacional, objetivando fomentar um maior compromisso com o Reino de Deus.

(13)

14

GRUPO AMIGOS SOLIDÁRIOS

GRUPO DE TRABALHO SOLIDÁRIO

Os encontros do Grupo Amigos Solidários começaram em 2018 a partir do desejo dos estudantes do 6º e do 7º ano de participarem do trabalho solidário realizado na escola. O nome do grupo foi uma iniciativa dos alunos por entenderem que a solidariedade deveria começar na relação entre eles.

Durante os encontros, desenvolvemos temas sociais e relacionais com o objetivo de prepará-los para as campanhas e projetos solidários do colégio. O grupo também apoia a organização das campanhas realizadas anualmente como o Bazar Solidário, a Missão Jovem e o Natal Solidário.

Durante a pandemia, os encontros têm sido de forma remota toda sexta-feira, das 14h às 15h. É um espaço de fortalecimento de valores solidários da Rede Sagrado.

Acreditamos nas palavras de nosso querido fundador, Pe. Gailhac, quando ele diz: “A fidelidade nas pequenas graças atrai as grandes. O cuidado de praticar as pequenas virtudes dá energia para praticar as grandes”. Por isso, em resposta sobre o zelo nas pequenas coisas, iniciamos em 2013, com nossas juventudes, do 8º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, um trabalho de articulação, com o intuito de criar uma Rede de Solidariedade, por meio de atividades e práticas solidárias.

Acreditamos que toda evangelização inclui gestos e palavras, ação e reflexão, diálogo e anúncio. Assim, cremos que nossos jovens, como destinatários, não são meros receptores, mas crescentes protagonistas.

O Grupo de Trabalho Solidário (GTS) é formado atualmente por cerca de 40 estudantes e, com a presença de educadores, vamos criando espaços de atuação para dar maior visibilidade às ações solidárias. Uma das iniciativas que têm obtido grande adesão é o Lanche Solidário, que consiste em percorrer o bairro de Copacabana para entregar um lanche a moradores de rua e ter a oportunidade de conhecer um pouco de sua história e a razão pela qual foram parar nas ruas. Com essas informações, estudantes e educadores elaboram ações que pretendem “responder” a algumas realidades encontradas.

Para consolidar essas práticas, o GTS tem como lema de trabalho e missão: “A solidariedade é o amor em movimento”.

Carlos Bruno de Araújo Mendonça

(14)

PROPOSTA PEDAGÓGICA

O projeto pedagógico de nossa escola prioriza o processo de ensino e aprendizagem voltado para a compreensão dos problemas e suas relações com o contexto social e a busca de soluções e intervenções na realidade. A ação pedagógica é baseada na construção do conhecimento significativo e no desenvolvimento de habilidades e competências que instrumentalizem os estudantes a atuarem como cidadãos de uma nova sociedade, em transformação, acelerada, globalizada e que requer desenvolvimento comprometido com a sustentabilidade da vida no planeta.

Diante do contexto de pandemia pelo Coronavírus, nossa proposta se faz ainda mais importante e atual, pois vivenciamos de forma real um grande problema mundial, de constante transformação, que nos estimula a repensar e a buscar novas formas de viver e atuar no mundo.

Em relação à educação, temos o desafio de dar continuidade ao processo de desenvolvimento de nossos alunos, buscando as melhores ferramentas para oferecer um ensino de qualidade. Dessa forma, o uso da tecnologia da educação se constituiu no caminho escolhido para darmos continuidade a nosso projeto político-pedagógico, alinhando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais para o enfrentamento da realidade em que vivemos.

Coube à equipe pedagógica traçar novos planejamentos e estratégias coerentes com a proposta pedagógica da escola na substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Covid-19.

A Proposta Pedagógica do Colégio Sagrado Coraçãode Maria pressupõe o compromisso com o desenvolvimento integral do educando através de um processo de ensino-aprendizagem ético e de qualidade para todos os atores escolaresenvolvidos.

A atual concepção de conteúdo escolar não se apresenta dissociada do contexto em que vive o aluno. Os conteúdos são, hoje, meios para que os estudantes desenvolvam capacidades que lhes permitirão produzir e usufruir de bens culturais, sociais eeconômicos.

A todo momento, os educandos são provocados a utilizar as diferentes linguagens – verbal, afetiva, artística, e corporal – como meio de elaborar, expressar e comunicar seu conhecimento, além de interpretar, criar e usufruir das produções culturais. Essa sistematização da maneira

(15)

16

de pensar,desentiredeserfrenteàconstruçãodoconhecimentooportuniza a ampliação das hipóteses acerca domundo.

Trabalhar atitudes é também uma importante tarefa atribuída ao professor desta escola, que reconhece e assume seu papel como um formador na sociedade. Uma das finalidades da preocupação constante com o ensino de atitudes é fazer da aprendizagem dos conteúdos algo mais produtivo, significativo e enriquecedor para a vida do aluno.

Estimular a criatividade,o pensamento crítico e a construção da autonomia é demonstração de coerência com os princípios da educação evangélico-libertadora. Diante dessa responsabilidade, todos os colégios da Rede Sagrado Coração de Maria definem como seus objetivos educacionais:

- Contribuir para a construção de uma sociedade justa e solidária em defesa da vida;

- Criar ambiente propício à vivência participativa, que respeite e valorize a pluralidade cultural como princípiouniversal;

- Oportunizar a apreensão e a ressignificação dos conhecimentos historicamente organizados, estabelecendo relações entre fatos, conceitos eprincípios;

- Favorecer o questionamento da realidade, a formulação de problemas e a busca de respostas e soluções com criatividade, intuição e pensamento crítico;

- Garantir o processo de construção, produção e socialização do conhecimento sociocultural,científico e tecnológico a serviço da cidadania, em busca da transformação social;

Rosana Cattete Coordenadora Pedagógica Geral

(16)

BIBLIOTECA IRMÃ APRESENTAÇÃO

A Biblioteca do CSCM-RJ, denominada Irmã Apresentação em homenagem a uma das religiosas mais atuantes que integraram a equipe do nosso Colégio, é um espaço destinado a leituras, contações de histórias, pesquisas, vivências literárias e empréstimos de livros.

Dispõe de um acervo de aproximadamente 21 mil exemplares atualizados e seu objetivo principal é o incentivo à leitura como uma habilidade fundamental para desenvolver no leitor a sensibilidade, a memória e a imaginação.

Em tempos de pandemia, a biblioteca não está aberta aos estudantes.

Horário de funcionamento

Diariamente, das 7h às 18h

EMPRÉSTIMOS

É necessário possuir cadastro na Biblioteca para fazer o empréstimo de livros. Para isso, pede-se apresentação de foto 3x4 atualizada.

O prazo do empréstimo é de sete dias, com possibilidade de renovação, se não houver outra solicitação para a obra.

Vencido o prazo, caso o empréstimo não seja renovado ou caso haja atraso na devolução, o usuário estará impedido de retirar qualquer outro material na Biblioteca.

O livro emprestado pela Biblioteca fica sob a responsabilidade do aluno. Caso ele perca o livro, deverá fazer a reposição do mesmo título. Se o livro estiver esgotado nas livrarias, a Biblioteca indicará outro título para a reposição.

(17)

18

BIBLIOTECA IRMÃ APRESENTAÇÃO

Jornais, revistas, dicionários, enciclopédias, atlas e almanaques não podem ser retirados da Biblioteca.

Os livros didáticos são emprestados apenas para uso em sala de aula, com devolução no mesmo dia.

Empréstimo de livros - O acervo da Biblioteca está disponível para empréstimo por 15 (quinze) dias de até 3 (três) títulos para alunos do 2º ano do Fundamental I ao Ensino Médio, pais e/ou responsáveis, professores e funcionários do Colégio, podendo ser renovado por, no máximo, 2 (duas) vezes. Os alunos da Educação Infantil ao 1º ano poderão alugar 2 (dois) títulos com a presença do responsável no horário de 12h às 13h.

É imprescindível que o empréstimo seja efetuado no sistema da Biblioteca pelas funcionárias.

Os usuários que estiverem em atraso não poderão fazer novos empréstimos. até que o livro seja devidamente devolvido. Em caso de perda ou dano de qualquer material, o aluno deverá repor o material pelo mesmo que foi danificado.

REGRAS

Atividades em grupo devem ser realizadas nas salas de estudo.

O leitor é responsável pela integridade e segurança das obras enquanto estiverem em seu poder e responderá por qualquer perda ou dano. Agendamento prévio de horários – Toda atividade a ser desenvolvida na Biblioteca ou nas salas de estudos necessita de agendamento para preparo do local e do acervo a ser utilizado, de forma planejada, o que otimiza o tempo do trabalho. Caso a atividade seja realizada no contraturno, o aluno deverá levar uma autorização por escrito do responsável ou da coordenação para permanecer no local.

Em tempos de pandemia, a biblioteca não está aberta aos estudantes.

PESQUISAS

A pesquisa é uma das fontes mais enriquecedoras de aprendizado. Visando a essa aprendizagem, a biblioteca pode auxiliar professor e aluno, orientando-os e sugerindo o material disponível. A pesquisa para encontrar o título desejado pode ser feita através de um catálogo on line. Para apoio às pesquisas, as funcionárias estarão à disposição para auxiliar alunos, professores e funcionários. É preciso, portanto, avisar à bibliotecária com antecedência sobre os trabalhos programados, tendo em vista a otimização das atividades.

(18)

BIBLIOTECA IRMÃ APRESENTAÇÃO

OUTROS SERVIÇOS

Copiadora e impressora – A Biblioteca dispõe de cópia e impressão para atendimento aos alunos e aos professores.

O atendimento somente poderá acontecer fora do horário de aula; caso contrário, pedir ao auxiliar de disciplina para fazer isso. O pagamento é feito na hora, no valor de R$ 0,10 por cópia/impressão. Internet – Utilização de Chromebooks: a biblioteca dispõe de Chromebooks para serem utilizados no espaço não podendo ser levado para outros locais da escola. O(a) aluno(a) deverá se dirigir ao balcão para se cadastrar como usuário do aparelho durante o tempo estipulado para sua pesquisa.

Em tempos de pandemia, a biblioteca não está aberta aos estudantes.

ESPAÇO GOOGLE

A tecnologia tem estado presente em praticamente todos os momentos donosso dia-a-dia, oferecendo uma infinidade de atrativos e facilidades a qualquer hora.

A parceria com a Google for education oportunizou formação docente específica para que todos possam se apropriar do “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais”.

Nossa escola dispõe de Chromebooks, notebook com sistema operacional próprio, desenvolvido especialmente para ser utilizado em sala de aula. O dispositivo é compartilhável, leve, compacto, portátil, com camadas de segurança reforçadas e rápido, com inicialização em até 45 segundos. A nossa comunidade escolar está inserida nessa nova realidade e para isso foi necessário reformar espaços da escola para que as ferramentas tecnológicas tenham uma funcionalidade ainda maior e mais rápida. Temos duas salas Google com mobiliário específico para dinamizar as aulas e motivar os atores escolares para o uso benéfico da tecnologia.

(19)

20

LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA-

BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA

Os laboratórios de Ciências foram modernizados, climatizados e ampliados seguindo todas as normas de segurança vigente quanto à implantação e localização de bancadas, instalação hidráulica, de gás e elétrica,equipamentos de segurança bem localizados e sinalizados, sistema de iluminação e ventilação. Além do espaço físico reestruturado contamos com bons equipamentos, microscópios de uso individual e de projeção, projeções multimídias, vidrarias e um grande acervo biológico, químico e físico para estudos.

Os alunos frequentam as aulas com jalecos e participam das aulas seguindo normasde segurança pessoal e coletiva.Nossos laboratórios são espaços de vivência desde a Educação Infantil até o EnsinoMédio para exploração criativa, investigação de problemas e trabalho em grupo.

Em tempos de pandemia, vários setores estão funcionando com restrições e protocolos específicos.

(20)

SALA DE

IN-FORMÁTICA

EDUCA-TIVA

O USO DA INTERNET COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO

A tecnologia está cada vez mais presente na vida de nossos alunos. Por esse motivo, a utilização da informática como ferramenta pedagógica faz parte do nosso cotidiano.

No site www.redesagradorj.com.br, alunos, professores e famílias encontram um conjunto amplo de informações e programas de pesquisa, os quais abrangem diversos componentes de estudo. No site, há também links para que o internauta conheça as outras quatro escolas integradas à Rede Sagrado no Brasil.

Temos como destaques os serviços de:

- Agenda Online (com o acompanhamento de cada nota parcial dos componentes curriculares)

- Diário de Classe (conteúdos dados em sala de aula e tarefas de casa) - Estudos interativos

- Circulares - Notícias e fotos

- Plano de Estudo Trimestral (PET) Nesse espaço, trabalhamos com recursos tecnológicos para o enriquecimento das atividades, proporcionando aos alunos uma forma de aprender mais atrativa, lúdica e desafiadora.

O Colégio possui duas salas de informática equipadas com modernos computadores.

Para a utilização das salas fora do horário escolar, o aluno deve agendar com o setor responsável e trazer uma autorização por escrito da família ou do responsável, e da coordenação do segmento ou auxiliar de disciplina responsável pela turma.

Em tempos de pandemia, vários setores estão funcionando com restrições e protocolos específicos.

(21)

22

COMUNICAÇÃO - FAMÍLIA

ORIENTAÇÕES PARA O ACESSO AO SISTEMA ACADÊMICO

O Colégio oferece uma importante ferramenta de comunicação às famílias e aos alunos. Através do site www.redesagradorj.com.br ou via e-mail, são divulgados projetos sociais, circulares, notícias sobre eventos e datas festivas, entre outros assuntos. Também disponibilizamos diariamente as principais informações referentes à vida escolar do aluno, como trabalhos, tarefas de casa, conteúdos das aulas, faltas, notas parciais e trimestrais e outros dados que julguemos necessários. A família deve manter seu endereço de e-mail atualizado no cadastro do Colégio.

Passo a passo a partir da tela inicial do site

Os alunos utilizarão a AGENDA ONLINE para visualizar notas, Planos de Estudos Trimestrais (PET), diário de classe e faltas.

Para acompanhar as notas, Planos de Estudos Trimestrais (PET) e frequência do aluno, acesse o site www.redesagradorj.com.br. Em AGENDA ONLINE, digite seu usuário e senha e depois clique em Acessar. Na nova página, clique em Educacional e escolha o que deseja verificar.

(22)

COMUNICAÇÃO - FAMÍLIA

PARA TIRAR DÚVIDAS SOBRE LOGIN E SENHA, OU EM CASO DE PROBLEMAS DE ACESSO, ENTRE EM CONTATO COM NOSSO SUPORTE NA INFORMÁTICA EDUCATIVA. EM CASO DE DÚVIDAS QUANTO ÀS NOTAS, ENTRE EM CONTATO COM A SECRETARIA.

O contato com o Colégio deve ser feito, preferencialmente, por meio da Recepção, que direcionará a ligação ao setor solicitado.

RECEPÇÃO GUARITA

(21) 2545-9900 (21) 2545-9934 (21) 98496-3652

(21) 98496-3653

Site do Colégio: www.redesagradorj.com.br

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

– Contato com os professores – Pedimos aos responsáveis que, no início e no término das aulas, não abordem os professores, pois eles precisam estar atentos aos alunos.

– Circulação nas dependências do Colégio – Devido à pandemia, a circulação de responsáveis nas dependências do colegio está mais restrita. Reuiões pedagógicas e demais contatos com os outros setores administrativos devem ser feitos no formato virtual. Apenas em casos excepcionais, serão agendados contatos ou reuniões presenciais. – Entrega de material durante o horário escolar – Caso o responsável necessite entregar material esquecido em casa, pedimos que o deixe na Recepção, que encaminhará o material ao aluno.

– Reuniões específicas com Direção, Equipe Pedagógica e professores – Devem ser previamente agendadas, observando-se as respectivas disponibilidades, com a Recepção do Colégio, pelo telefone (21) 2545-9900.

(23)

24

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO ESCOLAR

RECEPÇÃO De segunda a sexta-feira,

das 7h às 18hRITA SECRETARIA

Segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 7h30 às 17h

Quarta-feira – expediente interno

TESOURARIA Segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 7h30 às 17h Quarta-feira – expediente interno

DEPARTAMENTO PESSOAL

Segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 7h30 às 17h

Quarta-feira – expediente interno Expediente de todos os setores durante o recesso

de julho e as férias de janeiro: De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Devido à pandemia, a circulação de responsáveis nas dependências do colegio está mais restrita. Reuiões pedagógicas e demais contatos com os outros setores administrativos devem ser feitos no formato virtual. Apenas em casos excepcionais, serão agendados contatos ou reuniões presenciais.

(24)

HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA DOS ALUNOS

A entrada e a saída dos alunos são realizadas exclusivamente pela rua Tonelero, 56. Enquanto durar a pandemia, todo o esquema montado em 2020 permanecerá vigente em relação aos portões distintos, aos protocolos de biossegurança e à movimentação dos responsáveis. No início de 2021, serão enviadas circulares específicas de cada segmento com as informações acerca dos horários de entrada e saída dos alunos dos turnos matutino e vespertino.

(25)

26

INFORMES

GERAIS E

NORMAS

(26)

INFORMES GERAIS

MATERIAL ESCOLAR

O material escolar pode ser adquirido em livrarias e/ou papelarias. Pedimos atenção às especificações contidas nas listas para que os materiais sejam comprados exatamente de acordo com o pedido.

A agenda é um material imprescindível para a organização pessoal do estudante e de uso obrigatório. Será utilizada para a comunicação entre a família e o Colégio e para as anotações dos compromissos.

O material pessoal deve estar identificado com nome, ano e turma do aluno.

DOENÇAS E FALTAS

Em caso de doença ou febre, por medida preventiva, o aluno deverá permanecer em casa. A família deve informar à Coordenação, por telefone, quando o aluno precisar faltar por mais de três dias consecutivos. No caso de ausência devido a doença infectocontagiosa, o aluno só deve retornar com atestado de alta médica. O atestado médico justifica a falta, mas não a abona.

Do Maternal ao 5º ano do EF, caso o educando necessite fazer uso de medicamento no horário escolar, a família deverá encaminhar a receita médica e escrever, na caixa do medicamento, o nome da criança, a série e o horário em que deve ser ministrado. O remédio deverá ser entregue à Coordenadora Educacional ou ao Auxiliar de Disciplina. Os estudantes do 6º ano ao Ensino Médio que necessitem regularmente de medicamento deverão trazê-lo de casa, sempre com autorização médica.

O Colégio não possui recursos medicamentosos.

NÚMERO DE FALTAS

A legislação estabelece que é obrigatório, para aprovação do aluno na série, que ele tenha 75% de frequência no ano. Determina também que a Escola informe ao Conselho Tutelar e à Secretaria de Educação caso o aluno atinja 50% do máximo de faltas permitidas.

TRANSPORTE ESCOLAR

O Colégio não oferece nem indica transporte escolar para os alunos. Essa escolha é de responsabilidade exclusiva dos pais e/ou responsáveis.

(27)

28

INFORMES GERAIS

BICICLETÁRIO

O Colégio disponibiliza um local para as bicicletas serem guardadas. O aluno que vier de bicicleta deverá providenciar seu cadastramento (preencher ficha e entregar à Guarita do Colégio) e um cadeado. A bicicleta que estiver sem cadeado não poderá permanecer no Colégio.

O Colégio reserva-se o direito de não aceitar a permanência da bicicleta sem os procedimentos mencionados e não se responsabiliza por qualquer dano que venha a ocorrer com ela.

CARRINHOS DE BEBÊ

Reservamos a garagem em frente à Capela para abrigar os carrinhos, que devem ser identificados com o nome da criança, a turma e o nome da professora. Pedimos que essa identificação seja feita com uma etiqueta grande ou placa bastante visível e resistente.

O Colégio não se responsabiliza por qualquer dano que venha a ocor-rer aos carrinhos.

PERTENCES DOS ALUNOS

É dever do aluno responsabilizar-se pelos próprios pertences, pois o Colégio não arca com seu prejuízo material. Agasalhos, guarda-chuvas, merendeiras, mochilas, entre outros objetos, devem estar identificados com nome, série e turma do aluno.

DIREITOS E RESPONSABILIDADES DOS ALUNOS

O ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, foi agraciado pela razão, pelo domínio e liberdade de seus atos.

Como ser relacional, o homem é o sujeito da sua história e da coletividade. Assim, a convivência é a melhor forma de zelar pelo cumprimento dos direitos e responsabilidades fundamentais para o exercício da vida cidadã. Portanto, constitui um grande desafio para o Colégio o aprender a ser e a conviver, que visa ao crescimento pessoal e coletivo.

(28)

INFORMES GERAIS

RESPONSABILIDADES DO ALUNO

– Ser pontual na entrada e no início de cada aula.

– Sair de sala apenas com autorização do professor, coordenador ou auxiliar de disciplina.

– Contribuir para a harmonia da sala de aula. – Acolher os alunos novos.

– Corresponsabilizar-se pela limpeza e pela conservação do ambiente. – Respeitar as normas do Colégio, descritas no Guia do Estudante. – Respeitar professores, coordenadores, colegas, funcionários e demais membros da comunidade educativa.

– Comprometer-se com seus estudos, realizando todas as atividades propostas.

– Entregar ao responsável circulares, boletins e qualquer outro documento enviado pelo Colégio, e devolver o canhoto no prazo estabelecido.

– Realizar em sala somente as tarefas pertinentes à aula do momento. – Manter celulares ou aparelhos eletrônicos desligados, exceto no recreio e no término das aulas.

– Não mexer, pegar ou usar qualquer objeto alheio sem prévia autorização.

– Possuir e trazer os materiais necessários a cada aula. – Estar sempre uniformizado adequadamente.

– Comparecer às atividades promovidas pelo Colégio.

– Cuidar de seus pertences, sabendo que objetos de valor não devem ser trazidos, pois o Colégio não pode se responsabilizar pelo extravio de tais objetos.

– Indenizar pelo prejuízo ou danos materiais causados ao estabelecimen-to ou a outrem.

– Entregar, de imediato, os objetos achados a um funcionário do Colégio. – Zelar pelo espaço de convivência solidária, respeitando as regras e os limites do convívio resultante de uma construção coletiva.

(29)

30

INFORMES GERAIS

DIREITOS DO ALUNO

– Ser tratado com respeito, sem discriminação, por toda a comunidade escolar.

– Receber o boletim ao final de cada etapa letiva. – Participar das atividades oferecidas pelo Colégio.

– Frequentar a Biblioteca, a Sala de Informática, o Espaço Multimídia, o Laboratório de Ciências e demais espaços do Colégio, respeitando suas normas.

– Ter a família avisada em caso de se sentir mal.

– Renovar a matrícula de acordo com o Regimento Escolar.

– Realizar a segunda chamada das provas da etapa, desde que seja cumprido o prazo estabelecido para sua requisição e mediante apresentação de atestado médico ou, em caso de alunos federados, carta da federação ou do clube informando sobre a participação do aluno em competição realizada na data da prova.

– Candidatar-se a representante de turma, a partir do 3º ano do Ensino Fundamental e até o Ensino Médio.

– Expressar sua opinião, desde que o faça com respeito. – Tirar dúvidas decorrentes do processo educativo com o professor, recebendo orientação para superação de suas dificuldades. – Frequentar as recuperações, quando encaminhado pelo Colégio. – Ser ouvido em suas sugestões e reivindicações, e recorrer às autoridades escolares quando se julgar prejudicado em seus direitos. – Receber acompanhamento educacional de acordo com suas necessidades e com as possibilidades do Colégio.

(30)

INFORMES GERAIS

SAÍDA E PERMANÊNCIA NO COLÉGIO APÓS O HORÁRIO

Nenhum aluno pode permanecer no Colégio após o horário de saída. O Colégio não dispõe de profissionais para tomar conta dos alunos fora do horário estipulado para as aulas, mesmo que estes estejam acompanhados dos pais e/ou responsáveis.

Solicitamos que essa determinação seja respeitada, para evitar pos-síveis incidentes com nossos alunos.

Os alunos autorizados a sair sozinhos não podem permanecer no Colégio fora do horário de aula.

O Colégio fará o controle dos alunos que não acatarem essa orientação, visando à tomada de providências cabíveis junto aos responsáveis.

(31)

32

NORMAS DISCIPLINARES

NAMORO

Não são permitidas manifestações ostensivas de namoro, tanto dentro como nas imediações do Colégio.

DANOS AO PATRIMÔNIO

Os danos causados a objetos de colegas e/ou outras pessoas, bem como ao patrimônio do Colégio, são comunicados à família, que arcará com a reparação ou a reposição após análise de causa e consequência do fato ocorrido.

USO DA INTERNET

O uso de qualquer meio de comunicação, incluindo a internet, de modo pernicioso, ofensivo, vexatório e/ou depreciativo contra qualquer pessoa não será tolerado, pois é considerado ato indisciplinar grave passível de sanções disciplinares severas.

Os vídeos produzidos com fins acadêmicos deverão circular somente

dentro do ambiente virtual do Colégio.

APARELHOS ELETRÔNICOS

Aparelhos como telefone celular, games, iPod, mp3, equipamentos eletrônicos e similares não podem ser usados durante o horário escolar, com exceção do recreio (para alunos do EFII e EM). O uso indevido implica comunicação aos pais e/ou responsáveis.

A recarga das baterias não pode ser feita no Colégio.

Durante as avaliações, o aluno não pode postar, acessar ou fazer uso do celular, que deve permanecer desligado. Caso algum aparelho eletrônico esteja de posse do aluno ou toque durante a avaliação, ela receberá nota zero.

Lei nº 4.734, de 4 de janeiro de 2008

Proíbe a utilização de telefone celular e outros em sala de aula. Art. 1º. Fica proibido o uso de telefone celular, games, iPod, mp3, equipamento eletrônico e similar em sala de aula.

Parágrafo único. Quando a aula for aplicada fora da sala específica, aplica-se o princípio desta lei.

Art. 2º. Ficam compreendidas como sala de aula todas as instituições de Ensino Fundamental, Médio e Superior.

(32)

NORMAS DISCIPLINARES

Art. 3º. Deverão ser fixadas em local de acesso e nas dependências da instituição educacional, nas salas de aulas e nos locais onde ocorrem aulas, placas indicando a proibição.

Parágrafo único. Na placa deverá constar o seguinte: “É PROIBIDO O USO DE APARELHO CELULAR E EQUIPAMENTO ELETRÔNICO DURANTE AS AULAS.”

Art. 4º. Em caso de menor de idade, deverão os pais ser comunicados pela Direção do estabelecimento de ensino.

Art. 5º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

USO DE DROGAS

Não há tolerância quanto ao uso ou porte de drogas ilícitas nas dependências do Colégio. Caso ocorra, o desligamento do aluno será imediato.

Da mesma forma, o Colégio também não tolera o uso de cigarro e bebida alcoólica, drogas lícitas ou objetos que ameacem a integridade física das pessoas da comunidade em suas dependências e imediações.

FURTO

Furtar é crime. O respeito aos pertences dos colegas e das pessoas que atuam no ambiente escolar é dever do aluno.

COMUNICADOS E SANÇÕES DISCIPLINARES

Aos alunos que não cumprem as regras de convivência são aplicadas as seguintes sanções:

– Comunicado escrito; – Advertência oral; – Advertência escrita;

– Suspensão temporária de participação em qualquer atividade escolar; – Desligamento do Colégio por comprovada inadaptação ao Regimento Escolar; – Recusa de renovação de matrícula no ano subsequente por comprovada inadaptação ao Regimento Escolar por parte do aluno ou dos responsáveis. O aluno que receber uma advertência por escrito deverá trazê-la assinada pelo responsável e entregá-la ao auxiliar de disciplina no dia letivo seguinte. Sem a assi-natura no documento, não será permitida a entrada do aluno no Colégio. Faltas graves, como atitudes agressivas e agressões físicas, não necessitam obede-cer à sequência descrita anteriormente. O aluno suspenso só retornará ao Colégio acompanhado do responsável.

Se, durante o período de suspensão, o aluno tiver teste ou prova, poderá comparecer na hora da avaliação, mas a aplicação será em outro local. Caberá à Coordenação Pedagógica do Segmento e à Coordenação Educacional decidir se o aluno deverá fazer um trabalho refletindo sobre sua atitude.

(33)

34

EDUCAÇÃO

INFANTIL

HORÁRIO DAS AULAS

No início de 2021, serão enviadas circulares específicas com as informações acerca dos horários e locais de entrada e saída dos alunos dos turnos matutino e vespertino.

ENTRADA E SAÍDA

Turnos Matutino e Vespertino:

A entrada e a saída dos alunos são realizadas exclusivamente pela rua Tonelero, 56. Enquanto durar a pandemia, todo o esquema montado em 2020 permanecerá vigente em relação aos portões distintos, aos protocolos de biossegurança e à movimentação dos responsáveis. A entrada e a saída dos alunos do Maternal II ao Pré II são feitas pelo Ginásio Bom Pastor. O Maternal I tem entrada e saída, no primeiro semestre, pela sala de aula; no segundo semestre, pelo pátio do Ensino Médio.

OBSERVAÇÃO:

1) Não permaneçam no local após entregarem os alunos às auxiliares de turma e professoras. Contamos com a compreensão dos responsáveis para que não permaneçam no local.

2) Não é permitido patinetes, skates, bolas e patins.

PONTUALIDADE E ATRASOS

O cumprimento dos horários de entrada e saída é muito importante para a formação de hábitos e para a organização da vida escolar do aluno.

Caso haja excesso de atrasos, a coordenação o registrará na agenda do aluno e se encontrará com a família para refletirem sobre a situação.

(34)

EDUCAÇÃO INFANTIL

SAÍDAS ANTECIPADAS

A Coordenação autoriza a saída antecipada do aluno somente em casos excepcionais e com o devido consentimento do responsável.

Pedimos aos responsáveis que avaliem bem os pedidos dos filhos, pois o prejuízo pedagógico, muitas vezes, é irrecuperável.

É terminantemente proibida a saída de alunos durante o horário escolar para posterior retorno às atividades pedagógicas.

SAÍDA E PERMANÊNCIA NO COLÉGIO APÓS O HORÁRIO

Nenhum aluno pode permanecer no Colégio após o horário de saída. O Colégio não dispõe de profissionais para tomar conta dos alunos fora do horário estipulado para as aulas, mesmo que estes estejam acompanhados dos pais e/ou responsáveis.

Solicitamos que essa determinação seja respeitada, para evitar possíveis incidentes com nossos alunos.

O Colégio fará o controle dos alunos que não acatarem essa orientação, visando à tomada de providências cabíveis junto aos responsáveis. É importante que os pais e/ou responsáveis sejam pontuais ao buscar seus filhos no horário da saída. Consta na Cláusula 1ª, Item 1.14 do Contrato de Prestação de Serviços de Educação Escolar informações acerca de multa que será aplicada nos casos de reincidência de atrasos.

(35)

36

EDUCAÇÃO INFANTIL

CARTEIRINHA DE IDENTIFICAÇÃO

Seu uso é obrigatório. Tem como finalidade identificar o aluno e, por isso, só deve ser entregue a pessoa de inteira confiança da família. No início do ano, será solicitado aos responsáveis que informem as pessoas que estão autorizadas pela família.

Quando a família esquecer a carteirinha, deverá preencher uma ficha específica na hora da saída e apresentar documento de identificação. No caso de perda da carteirinha, é necessário comunicar imediatamente à Coordenação.

CARRINHOS DE BEBÊ

Reservamos a sala anexa ao Auditório Gilhac para abrigar os carrinhos, que devem ser identificados com o nome da criança, a turma e o nome da professora. Pedimos que essa identificação seja feita com uma etiqueta grande ou placa bastante visível e resistente.

Aproveitamos para reforçar que o Colégio não se responsabiliza por qualquer dano que venha a ocorrer aos carrinhos.

UNIFORME

É obrigatório o uso diário do uniforme, não somente para a frequência às aulas nos seus horários normais, mas também para a participação em qualquer atividade pedagógica nas dependências do Colégio.

Os pais e/ou responsáveis devem ser os primeiros a zelar pelo uso do uniforme, observando a forma como os filhos saem de casa.

EDUCAÇÃO INFANTIL (MODELO OBRIGATÓRIO) – Saia-calça

– Blusa branca com o logotipo oficial do Colégio

– Calça e bermuda azul-marinho com o logotipo oficial do Colégio – Calça corsário ou calça bailarina helanca azul-marinho com o logotipo oficial do Colégio

– Agasalho azul-marinho com o logotipo oficial do Colégio – Calça e bermuda jeans azuis sem bordados e/ou rasgos e tachas

(36)

EDUCAÇÃO INFANTIL

– Tênis (sem rodinha) e meia de qualquer cor. Meia-calça branca ou azul lisa. – Sandálias de couro sem salto (somente nos dias que o aluno não tiver aula de Educação Física)

– Galocha sem salto (somente para os dias de chuva), mas é necessário trazer um tênis para ser trocado na escola.

CONSIDERAÇÕES EM RELAÇÃO AO UNIFORME Não é permitido o uso de:

– bandanas, bonés, chinelos e sandálias; – miniblusa ou blusa curta que mostre a barriga; – calçados emborrachados;

– tênis com rodinhas.

Lembramos que só será permitido o uso do uniforme oficial do CSCM. É expressamente proibido o uso de casaco que não seja o do uniforme. No horário regular das aulas, não é permitido o uso de blusas do GTS, Missão Jovem, Miniempresa, equipes e eventos esportivos, as quais só deverão ser usadas nos próprios eventos a que se destinam.

ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS

Para formar as turmas em todos os segmentos, a Equipe Pedagógica, em parceria com os professores e auxiliares de disciplina, observa critérios previamente definidos. Esses critérios privilegiam a heterogeneidade, o relacionamento e as atitudes, visando ao equilíbrio e à harmonia do grupo. Após esse trabalho, não aceitaremos pedidos de troca de turma. Pedimos às famílias e aos alunos que não interfiram nesse processo.

ATIVIDADES EXTRACLASSE

A participação do aluno em aulas de campo e excursões organizadas pelo Colégio só acontecerá mediante autorização, por escrito, do responsável. O prazo para o pagamento referente à saída pedagógica deverá ser cumprido de acordo com as determinações da circular enviada às famílias.

ATENDIMENTO AOS PAIS

O horário de trabalho dos professores deve ser totalmente dedicado às crianças. Caso necessite marcar entrevista, solicite-a por meio da agenda, por e-mail ou pelo telefone (21) 2545-9900.

(37)

38

EDUCAÇÃO INFANTIL

Pedimos o favor de não abordar os professores na hora da entrada e da saída.

ROTINAS IMPORTANTES

– Os copos e as toalhas marcadas com o nome e a série do aluno vão e voltam todos os dias na mochila.

– Colocar um guardanapo de pano ou jogo americano todos os dias na merendeira.

– Colocar uma colher quando o lanche for cremoso. – Marcar todos os pertences do aluno com o nome.

– O Colégio não se responsabiliza por roupas e objetos extraviados, assim como pela perda de joias, brinquedos e objetos de valor.

– No Dia da Novidade, envie objetos que caibam na mochila.

– Não é permitido o uso de mochilas de rodinhas. Além de ser pouca a quantidade de material, o fato de termos muitas escadas torna seu uso desnecessário e perigoso.

(38)

HORÁRIO DAS AULAS

No início de 2021, serão enviadas circulares específicas com as informações acerca dos horários e locais de entrada e saída dos alunos dos turnos matutino e vespertino.

ENTRADA E SAÍDA

Turnos Matutino e Vespertino:

A entrada e a saída dos alunos são realizadas exclusivamente pela rua Tonelero, 56. Enquanto durar a pandemia, todo o esquema montado em 2020 permanecerá vigente em relação aos portões distintos, aos protocolos de biossegurança e à movimentação dos responsáveis. OBSERVAÇÃO:

1) Não permaneçam no local após entregarem os alunos às auxiliares de turma e professoras. Contamos com a compreensão dos responsáveis para que não permaneçam no local.

2) Não é permitido patinetes, skates, bolas e patins.

PONTUALIDADE E ATRASOS

O cumprimento dos horários de entrada e saída é muito importante para a formação de hábitos e para a organização da vida escolar do aluno. Após o segundo tempo do turno matutino, o aluno só poderá entrar mediante apresentação de atestado de comparecimento ao laboratório de análises clínicas ou exame para o qual tenha sido necessário estar em jejum. Caso exceda 3 atrasos no mesmo mês, o aluno não poderá assistir às aulas daquele dia. Sua família será comunicada e ele deverá voltar para casa. Não será permitido ao aluno permanecer fora da sala durante as aulas.

ENSINO FUNDAMENTAL

ANOS INICIAIS

(39)

40

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS (DO 1º AO 5º ANO)

SAÍDAS ANTECIPADAS

A Coordenação autoriza a saída antecipada do aluno somente em casos excepcionais e com o devido consentimento do responsável. A saída antecipada poderá ser autorizada somente das 10h às 10h30 no turno matutino e das 15h às 15h30 no turno vespertino.

Pedimos aos responsáveis que avaliem bem os pedidos dos filhos, pois o prejuízo pedagógico, muitas vezes, é irrecuperável.

É terminantemente proibida a saída de alunos durante o horário escolar para posterior retorno às atividades pedagógicas.

SAÍDA E PERMANÊNCIA NO COLÉGIO APÓS O HORÁRIO

NENHUM ALUNO PODE PERMANECER NO COLÉGIO APÓS O HORÁRIO DE SAÍDA. O Colégio não dispõe de profissionais para tomar conta dos alunos fora do horário estipulado para as aulas, mesmo que estes estejam acompanhados dos pais e/ou responsáveis.

Solicitamos que essa determinação seja respeitada, para evitar possíveis incidentes com nossos alunos.

Os alunos autorizados a sair sozinhos não podem permanecer no Colégio fora do horário de aula.

O Colégio fará o controle dos alunos que não acatarem essa orientação, visando à tomada de providências cabíveis junto aos responsáveis.

É importante que os pais e/ou responsáveis sejam pontuais ao buscar seus filhos no horário da saída. Consta na Cláusula 1ª, Item 1.14 do Contrato de Prestação de Serviços de Educação Escolar informações acerca de multa que será aplicada nos casos de reincidência de atrasos

CARTEIRINHA DE IDENTIFICAÇÃO

Seu uso é obrigatório. Tem como finalidade identificar o aluno e, por isso, só deve ser entregue a pessoa de inteira confiança da família. No início do ano, será solicitado aos responsáveis que informem as pessoas que estão autorizadas pela família.

(40)

Quando a família esquecer a carteirinha, deverá preencher uma ficha específica na hora da saída e apresentar documento de identificação. No caso de perda da carteirinha, é necessário comunicar imediatamente à Coordenação.

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS (DO 1º AO 5º ANO)

ATENDIMENTO AOS PAIS

O horário de trabalho dos professores deve ser totalmente dedicado às crianças. Caso seja necessário marcar entrevista, solicite-a por meio da agenda, por e-mail ou pelo telefone (21) 2545-9900.

Pedimos o favor de não abordar os professores na hora da entrada e da saída.

UNIFORME

É obrigatório o uso diário do uniforme, não somente para a frequência às aulas nos seus horários normais, mas também para a participação em qualquer atividade pedagógica nas dependências do Colégio.

Os pais e/ou responsáveis devem ser os primeiros a zelar pelo uso do uniforme, observando a forma como os filhos saem de casa.

ENSINO FUNDAMENTAL (MODELO OBRIGATÓRIO) – Blusa branca com o logotipo oficial do Colégio

– Calça e bermuda azul-marinho com o logotipo oficial do Colégio

– Calça corsário ou calça bailarina helanca azul-marinho com o logotipo oficial do Colégio

– Calça e bermuda jeans azuis (no joelho) sem bordados e/ou rasgos,sem enfeites, tachas etc.

– Agasalho azul-marinho com o logotipo oficial do Colégio – Tênis (sem rodinhas) e meias de qualquer cor

– Galocha sem salto (somente para os dias de chuva), mas é nescessário trazer um tênis para ser trocado na escola.

É expressamente proibido o uso de casaco que não seja o do uniforme.

(41)

42

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS (DO 1º AO 5º ANO)

UNIFORME DE EDUCAÇÃO FÍSICA (MODELO OBRIGATÓRIO)

– Blusa de malha de Educação Física com o logotipo oficial do Colégio no tamanho adequado para a idade (proibido baby look mostrando a barriga) – Bermuda azul-marinho de tactel com o logotipo oficial do Colégio – Calça corsário azul-marinho com o logotipo oficial do Colégio – Somente tênis, de qualquer cor, e meias.

O uso do uniforme de Educação Física é permitido todos os dias aos alunos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio.

CONSIDERAÇÕES EM RELAÇÃO AO UNIFORME

Não é permitido o uso de: gorros, bandanas, boinas, bonés, chinelos, sandálias ou quaisquer outros itens diferentes dos que foram indicados, miniblusa ou blusa curta que mostre a barriga, calçados emborrachados ou short.

Lembramos que só será permitido o uso do uniforme oficial do CSCM. No horário regular das aulas, não é permitido o uso de blusas do GTS, Missão Jovem, Miniempresa, equipes e eventos esportivos, as quais só deverão ser usadas nos próprios eventos a que se destinam.

ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS

Para formar as turmas em todos os segmentos, a Equipe Pedagógica, em parceria com os professores e auxiliares de disciplina, observa critérios previamente definidos. Esses critérios privilegiam a heterogeneidade, o relacionamento e as atitudes, visando ao equilíbrio e à harmonia do grupo. Após esse trabalho, não aceitaremos pedidos de troca de turma. Pedimos às famílias e aos alunos que não interfiram nesse processo.

(42)

HORÁRIO DAS AULAS

No início de 2021, serão enviadas circulares específicas com as

informações acerca dos horários e locais de entrada e saída dos alunos dos turnos matutino e vespertino.

ENTRADA E SAÍDA

Turno Matutino:

A entrada e a saída dos alunos são realizadas exclusivamente pela rua Tonelero, 56. Enquanto durar a pandemia, todo o esquema montado em 2020 permanecerá vigente em relação aos portões distintos, aos protoco-los de biossegurança e à movimentação dos responsáveis.

Não é permitido patinetes, skates, bolas e patins.

PONTUALIDADE E ATRASOS

O cumprimento dos horários de entrada e saída é muito importante para a formação de hábitos e para a organização da vida escolar do aluno.

Após 8 horas, o aluno só poderá entrar mediante apresentação de atestado de comparecimento ao laboratório de análises clínicas ou exame para o qual tenha sido necessário estar em jejum.

Caso exceda 3 atrasos no mesmo mês, o aluno não poderá assistir às aulas daquele dia. Sua família será comunicada e ele deverá voltar para casa.

ENSINO FUNDAMENTAL

ANOS FINAIS

(43)

44

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS (DO 6º AO 8º ANO) ) Não será permitido ao aluno permanecer fora da sala durante as aulas sem autorização dos professores ou auxiliares de disciplina.

SAÍDAS ANTECIPADAS

A Coordenação autoriza a saída antecipada do aluno somente em casos excepcionais e com o devido consentimento do responsável.

No caso de compromissos previamente agendados (consultas médicas, pedido de visto ou certificado de reservista etc.), as solicitações deverão ser encaminhadas por escrito à Coordenação, com justificativa e horário de saída. Somente em caso de algum imprevisto, o contato poderá ser feito pelos telefones da escola.

Pedimos aos responsáveis que avaliem bem os pedidos dos filhos, pois o prejuízo pedagógico, muitas vezes, é irrecuperável.

É terminantemente proibida a saída de alunos durante o horário escolar para posterior retorno às atividades pedagógicas.

SAÍDA E AGLOMERAÇÃO NA PORTA DO COLÉGIO

Nenhum aluno pode permanecer no Colégio após o horário de saída. O Colégio não dispõe de profissionais para tomar conta dos alunos fora do horário estipulado para as aulas, mesmo que estes estejam acompanhados dos pais e/ou responsáveis.

Solicitamos que essa determinação seja respeitada, para evitar possíveis incidentes com nossos alunos.

O Colégio fará o controle dos alunos que não acatarem essa orientação, visando à tomada de providências cabíveis junto aos responsáveis.

TROCA DE AULA

Não há intervalo entre uma aula e outra. Os alunos devem aguardar o professor dentro de sala. Caso saia de sala e consequentemente retorne atrasado, o aluno poderá receber comunicado referente ao atraso. Somente o professor, o auxiliar de disciplina e a Coordenação podem autorizar a saída do aluno de sala durante a troca de aula.

RECREIO

O recreio dos alunos só poderá ser desfrutado nos pátios internos do Colégio e nunca nas escadas e corredores, que deverão estar livres para a

(44)

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS (DO 6º AO 8º ANO) ) circulação das pessoas. Caso não esteja em sala de aula pontualmente após o segundo sinal, o aluno será advertido pela Coordenação.

RETORNO DOS ALUNOS À TARDE

O aluno só poderá entrar no Colégio, para qualquer atividade escolar, devidamente uniformizado, com prévia autorização do setor responsável pela atividade e atendendo às mesmas normas disciplinares estabelecidas para o segmento.

Em tempos de pandemia, vários setores estão funcionando com restrições e protocolos específicos.

EDUCAÇÃO FÍSICA

A frequência às aulas de Educação Física é obrigatória e requer o uso do uniforme específico.

O aluno federado ou impossibilitado à prática de Educação Física deve trazer o documento comprobatório para a dispensa das aulas práticas. Entretanto, esses alunos devem estar presentes às aulas para observação e/ou feitura de relatório.

ARMÁRIOS

Com o objetivo de oferecer conforto e segurança, o Colégio dispõe de uma parceria com um serviço terceirizado de locação de armários para os alunos das famílias interessadas. Lembramos que os alunos são os responsáveis pela guarda de seus pertences dentro dos armários.

O Colégio não possui chave reserva dos armários. Por isso, cabe aos alunos e a seus familiares o cuidado para que a chave não seja esquecida em casa, o que impossibilitaria o uso do material no Colégio.

UNIFORME

É obrigatório o uso diário do uniforme, não somente para a frequência às aulas nos seus horários normais, mas também para a participação em qualquer atividade pedagógica nas dependências do Colégio.

Os pais e/ou responsáveis devem ser os primeiros a zelar pelo uso do uniforme, observando a forma como os filhos saem de casa.

(45)

46

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS (DO 6º AO 8º ANO) ) ENSINO FUNDAMENTAL (MODELO OBRIGATÓRIO)

– Blusa branca com o logotipo oficial do Colégio no tamanho adequado para a idade (proibido baby look mostrando a barriga)

– Calça ou bermuda azul-marinho com o logotipo oficial do Colégio

– Calça corsário ou calça bailarina helanca azul-marinho com o logotipo oficial do Colégio

– Calça ou bermuda jeans azul (joelho) sem bordados e/ou rasgos e tachas – Agasalho azul-marinho com o logotipo oficial do Colégio

– Galocha sem salto, somente para os dias de chuva.

– Tênis e meia de qualquer cor. Meia-calça branca ou azul lisa.

É expressamente proibido o uso de casaco que não seja o do uniforme. O aluno NÃO poderá entrar no Colégio nem assistir às aulas com casaco diferente do modelo obrigatório, pois o uniforme garante a segurança da comunidade escolar.

UNIFORME DE EDUCAÇÃO FÍSICA (MODELO OBRIGATÓRIO)

– Blusa de malha de Educação Física com o logotipo oficial do Colégio no tamanho adequado para a idade (proibido baby look mostrando a barriga) – Bermuda azul-marinho de tactel com o logotipo oficial do Colégio – Calça corsário azul-marinho com o logotipo oficial do Colégio – Somente tênis, de qualquer cor, e meias.

O uso do uniforme de Educação Física é permitido todos os dias aos alunos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio.

UNIFORME PARA USO NOS LABORATÓRIOS (MODELO OBRIGATÓRIO)

Para as aulas nos Laboratórios de Ciências, é imprescindível o uso de jaleco branco 100% algodão sobre o uniforme. Sem ele, o aluno não tem direito à aula prática e recebe falta. Caso o aluno tenha cabelo comprido, deverá prendê-lo, visando à sua proteção.

CONSIDERAÇÕES EM RELAÇÃO AO UNIFORME

Não é permitido o uso de:

– gorros, bandanas, boinas, bonés, chinelos, sandálias ou quaisquer outros itens diferentes dos que foram indicados;

(46)

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS (DO 6º AO 8º ANO) ) – miniblusa ou blusa curta que mostre a barriga, calçados emborrachados ou short.

Lembramos que só será permitido o uso do uniforme oficial do CSCM. No horário regular das aulas, não é permitido o uso de blusas do GTS, Missão Jovem, Miniempresa, equipes e eventos esportivos, as quais só deverão ser usadas nos próprios eventos a que se destinam.

BICICLETÁRIO

*

O Colégio disponibiliza um local para as bicicletas serem guardadas. O aluno que vier de bicicleta deverá providenciar seu cadastramento (preencher ficha e entregar à Guarita do Colégio) e um cadeado. A bicicleta que estiver sem cadeado não poderá permanecer no Colégio.

O Colégio reserva-se o direito de não aceitar a permanência da bicicleta sem os procedimentos mencionados.

*Não é permitido patinetes, skates, bolas e patins.

ORGANIZAÇÃO DAS TURMAS

Para formar as turmas em todos os segmentos, a Equipe Pedagógica, em parceria com os professores e auxiliares de disciplina, observa critérios previamente definidos. Esses critérios privilegiam a heterogeneidade, o relacionamento e as atitudes, visando ao equilíbrio e à harmonia do grupo. Após esse trabalho, não aceitaremos pedidos de troca de turma. Pedimos às famílias e aos alunos que não interfiram nesse processo.

ATIVIDADES EXTRACLASSE

A participação do aluno em aulas de campo e excursões organizadas pelo Colégio só acontecerá mediante autorização, por escrito, do responsável. O prazo para o pagamento referente à saída pedagógica deverá ser cumprido de acordo com as determinações da circular enviada às famílias.

Em caso de atitudes inadequadas que comprometam a integridade física ou moral do jovem e/ou do grupo, o aluno será encaminhado de volta ao Colégio.

NAMORO

Não são permitidas manifestações ostensivas de namoro, tanto dentro como nas imediações do Colégio.

(47)

48

EENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS (DO 6º AO 8º ANO)

USO DA INTERNET

O uso de qualquer meio de comunicação, incluindo a internet, de modo

pernicioso, ofensivo, vexatório e/ou depreciativo contra qualquer pessoa não será tolerado, pois é considerado ato indisciplinar grave passível de sanções disciplinares severas.

Os vídeos produzidos para fins acadêmicos deverão circular somente dentro do ambiente virtual do Colégio.

APARELHOS ELETRÔNICOS

Aparelhos como telefone celular, games, iPod, mp3, equipamentos eletrônicos e similares não podem ser usados durante o horário escolar, com exceção do recreio (para alunos do EFII e EM). Seu uso indevido implica comunicação ao pai e/ou responsável.

A recarga das baterias não pode ser feita no Colégio.

Durante as avaliações, o aluno não pode postar, acessar, e fazer uso do celular, que deve permanecer desligado. Caso algum aparelho eletrônico esteja de posse do aluno ou toque durante a avaliação a mesma será zerada.

O não cumprimento dessa norma acarreta a perda total dos pontos referentes à avaliação em questão.

Lei nº 4.734, de 4 de janeiro de 2008

Proíbe a utilização de telefone celular e outros em sala de aula. Art. 1º. Fica proibido o uso de telefone celular, games, iPod, mp3, equipamento eletrônico e similar em sala de aula. Parágrafo único. Quando a aula for aplicada fora da sala específica, aplica-se o princípio desta lei.

Art. 2º. Ficam compreendidas como sala de aula todas as instituições de Ensino Fundamental, Médio e Superior.

Art. 3º. Deverão ser fixadas em local de acesso e nas dependências da instituição educacional, nas salas de aulas e nos locais onde ocorrem aulas, placas indicando a proibição.

Parágrafo único. Na placa deverá constar o seguinte: “É PROIBIDO O USO DE APARELHO CELULAR E EQUIPAMENTO ELETRÔNICO DURANTE AS AULAS.”

Art. 4º. Em caso de menor de idade, deverão os pais ser comunicados pela Direção do estabelecimento de ensino.

(48)

9º ANO

DO ENSINO

FUNDAMENTAL

ENSINO MÉDIO

HORÁRIO DAS AULAS

No início de 2021, serão enviadas circulares específicas com as

informações acerca dos horários e locais de entrada e saída dos alunos dos turnos matutino e vespertino.

ENTRADA E SAÍDA

Turnos Matutino e Vespertino:

A entrada e a saída dos alunos são realizadas exclusivamente pela rua Tonelero, 56. Enquanto durar a pandemia, todo o esquema montado em 2020 permanecerá vigente em relação aos portões distintos, aos proto-colos de biossegurança e à movimentação dos responsáveis.

A FREQUÊNCIA É OBRIGATÓRIA E COMPUTADA NOS TURNOS MATUTINO E VESPERTINO.

O aluno federado ou impossibilitado à prática das aulas de Educação Física deve trazer o documento comprobatório para a dispensa. Entretanto, esses alunos devem estar presentes às aulas para observação e feitura de relatório.

(49)

50

9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL / ENSINO MÉDIO

RETORNO DOS ALUNOS À TARDE

O aluno só pode entrar no Colégio, para qualquer atividade escolar, devidamente uniformizado, com prévia autorização do setor responsável pela atividade e atendendo às mesmas normas disciplinares estabelecidas para o segmento. Em tempos de pandemia, vários setores estão funcionando com restrições e protocolos específicos.

Os alunos de 1ª, 2ª (às terças e quintas-feiras) e 3ª séries do Ensino Médio não necessitam dessa autorização, pois suas atividades estão previstas no calendário e horário letivos.

PONTUALIDADE

O cumprimento dos horários de entrada e saída é muito importante para a formação de hábitos e para a organização da vida escolar do aluno.

Não será permitido ao aluno permanecer fora da sala durante as aulas sem o consentimento da Coordenação.

TROCA DE AULA

Não há intervalo entre uma aula e outra. Os alunos devem aguardar o professor dentro de sala. Caso saia da sala e retorne atrasado, o aluno poderá receber comunicado referente ao atraso. Somente o professor, o auxiliar de disciplina e a Coordenação podem autorizar a saída do aluno de sala durante a troca de aula.

ATRASOS

As aulas do primeiro e segundo turnos começarão pontualmente nos horários que serão informados em circular específica, a ser enviada em 2021. Após esse horário, o aluno só poderá entrar no segundo tempo (8h ou 14h45) e deve aguardar no local determinado pelo funcionário da escola.

Referências

Documentos relacionados

A utilização da técnica de cromatografia em camada delgada (CCD) permitiu a investigação do marcador químico ácido rosmarínico presente no pó das folhas, demonstrando

definição de estratégias participativas objetivando a construção do planejamento da UC, por meio do envolvimento e qualificação dos atores sociais envolvidos; a formação

O MUNICÍPIO DE MACEIÓ, através da CPL/ARSER comunica que estará realizando licitação para Registro de Preços para futura e eventual aquisição de crachás de

para alertar sobre o uso descontrolado e o descarte incorreto de medicamentos em redes de esgotos domésticos discutindo sobre os danos e problemas que incidem devido

1) Três pontos distintos não colineares 2) Uma reta e um ponto fora dela. (2 pontos da reta + 1

A AT distingue e trata de forma diferente (i) as partes que considera componentes da prótese, designadamente o “implante propriamente dito, as peças de ligação e a e coroa

328, Alterado pela Lei 13.160 de 25.08.2015, Resolução 623/16 do CONTRAN, Lei Federal nº 8.722, de 27 de outubro de 1993, que torna obrigatório a baixa de veículo vendidos como

Por exemplo, a avaliação de um único projeto de R$ 100 milhões de VGV lançado no primeiro trimestre da projeção levaria em conside- ração apenas os fluxos de caixa a