• Nenhum resultado encontrado

JOGOS UNIVERSITÁRIOS 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JOGOS UNIVERSITÁRIOS 2016"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

JOGOS UNIVERSITÁRIOS 2016

De 04 a 09 de abril de 2016

ORGANIZAÇÃO

Pe. Luigi Favero

Reitor

Prof. André Luís Ornellas Pró-Reitor Acadêmico Prof.ª Juliana Mitidiero

Coordenadora do curso de Educação Física Docentes do curso de Educação Física

(2)

2

REGULAMENTO GERAL

JOGOS UNIVERSITÁRIOS UNISALESIANO 2016

TITULO I – DAS FINALIDADES

Artigo 1° - Os Jogos Universitários UniSALESIANO 2016 são promovidos, organizados e dirigidos pela Reitoria, Pró-Reitoria, Coordenação e Docentes do curso de Educação Física do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium de Araçatuba-SP, com objetivo de promover a integração social dos acadêmicos por meio de atividades esportivas.

TÍTULO II – PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Artigo 2º - Os Jogos Universitários UniSALESIANO 2016 serão realizados no período de 04 a 09 de abril de 2016 (segunda-feira a sábado). Nos dias 04 a 08 de abril (segunda a sexta-feira) as partidas terão início às 9h (período da manhã) e às 19h30 (período noturno) conforme tabela.

No sábado 09 de abril os ganhadores das modalidades voleibol e futsal (masculino e feminino) do UniSALESIANO de Araçatuba disputarão com os atletas do UniSALESIANO de Lins a partir das 9h.

Todas as disputas serão realizadas no Campus de Araçatuba, localizado na Rodovia Teotônio Vilela, s/n – Bairro Alvorada.

(3)

3

TÍTULO III – DAS MODALIDADES

Artigo 3º - As modalidades em disputa serão Futsal, Futebol Society, Voleibol e Basquetebol 3 para ambos os sexos, e Cabo de Guerra equipe mista (alunos e professores).

TÍTULO IV – DA PARTICIPAÇÃO

Artigo 4° - Poderão participar dos Jogos Universitários UniSALESIANO 2016 alunos devidamente MATRICULADOS no primeiro semestre de 2016, por meio da inscrição a ser efetivada junto a Coordenação do curso de Educação Física. Parágrafo primeiro – As equipes que não cumprirem o parágrafo citado acima estarão automaticamente excluídas da competição.

Artigo 5º – As equipes deverão inscrever a quantidade de atletas de acordo com o regulamento de cada modalidade.

Parágrafo primeiro - Caso seja necessário incluir ou excluir atletas, o nome do atleta deverá ser informado a Coordenação do curso de Educação Física com até 03 dias úteis antes do início da primeira partida da equipe. Se essa providência não for tomada, o mesmo estará impossibilitado de participar da partida ficando a Comissão Organizadora dos Jogos isenta de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos que a equipe venha a sofrer.

Parágrafo segundo – A partir da primeira partida disputada pela equipe, a mesma não poderá EXCLUIR ou INCLUIR atletas.

Parágrafo terceiro – Não haverá limites de participação por atleta, ou seja, cada aluno poderá participar em quantas modalidades quiser, desde que esteja

(4)

4

devidamente inscrito. A Comissão Organizadora dos Jogos Universitários UniSALESIANO 2016 não se responsabilizará por disputas realizadas ao mesmo tempo.

Parágrafo quarto - Será permitida a participação de equipes com integrantes de cursos diferentes. As equipes que se enquadrarem neste parágrafo deverão indicar o curso que representarão no ato da inscrição e os pontos conquistados por estas equipes serão destinadas ao curso indicado.

Parágrafo quinto: Poderá ser inscrito uma equipe (masculino e feminino) de cada modalidade por curso.

Artigo 6º - Será obrigatória a participação das equipes inscritas na Cerimônia de Abertura, com no mínimo 3 atletas. A presença contará 05 pontos na classificação geral.

Artigo 7º - Não serão permitidas equipes mistas (masculino e feminino) nas modalidades Futsal, Futebol Society, Voleibol e Basquetebol 3, exceto na modalidade Cabo de Guerra (conforme regulamento).

Artigo 8° - Será obrigatória a apresentação da carteirinha da Instituição do ano vigente para identificação do atleta, o documento deverá ser apresentados impreterivelmente antes e/ou durante os jogos.

Artigo 9° - Os alunos/atletas serão dispensados pelos coordenadores dos cursos nos dias das respectivas disputas e assegurado a presença em aulas.

(5)

5

TÍTULO V – DAS INSCRIÇÕES

Artigo 9º - Para participação nos Jogos Universitários UniSALESIANO 2016, o aluno deverá obrigatoriamente estar inscrito e devidamente relacionado na ficha de inscrição. Para cada modalidade haverá uma ficha de inscrição.

Parágrafo primeiro – As inscrições serão realizadas na sala da cooordenação do curso de Educação Física nos seguintes dias e horários:

 Período: de 14 a 24 de março (segunda a sexta-feira).

 Manhã: 9h às 11h

 Noite: 20h às 22h

Parágrafo segundo – No ato da inscrição cada aluno/atleta deverá obrigatoriamente doar 1kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) por modalidade inscrita. Os alimentos serão doados a instituição escolhida pela Comissão Organizadora.

Artigo 10° - Não serão aceitas inscrições após o prazo estabelecido.

TÍTULO VI – SISTEMA DE DISPUTAS

Artigo 1º - Para todas as modalidades será utilizado o sistema de Eliminatória Simples, no qual apenas o vencedor de cada partida continuará na disputa dos jogos subsequentes. Exceto na semifinal, quando os perdedores disputarão o 3º lugar da modalidade.

Parágrafo primeiro – Nas disputas UniSALESIANO Araçatuba x UniSALESIANO Lins no dia 09 de abril (sábado), o sistema de eliminatória será acordado posteriormente.

(6)

6

TÍTULO VII – REGULAMENTO DAS MODALIDADES

Artigo 12º - O tempo de duração das partidas será reduzido, obedecendo ao disposto na tabela abaixo:

Modalidades Quantidades atletas Tempo de duração das partidas

Futsal

Máximo 12 Mínimo 5

2 tempos de 20 minutos corridos, no caso de empate 3 pênaltis para cada equipe, se permanecer empatado pênaltis alternados.

Futebol Society

Máximo 12 Mínimo 5

2 tempos de 20 minutos corridos, no caso de empate 3 pênaltis para cada equipe, se permanecer empatado pênaltis alternados.

Voleibol

Máximo 12 Mínimo 6

Melhor de 3 sets de 15 pontos cada.

Basquetebol 3

Máximo 6 Mínimo 3

15 minutos de partida, se permanecer empatado ocorrerá a disputa de lance-livre.

Parágrafo primeiro – Na modalidade Futebol Society poderá ser inscrito 6 atletas: 5 na linha e 1 no gol.

Parágrafo segundo - Este regulamento regerá o andamento e normas das disputas.

Parágrafo terceiro - Para demais situações não previstas neste regulamento serão utilizadas as regras oficiais de cada modalidade, exceto a modalidade Cabo de Guerra.

(7)

7

Artigo 13º - A modalidade Cabo de Guerra utilizará os seguintes critérios:

a) Cada equipe deverá ser composta por oito participantes: sendo 3 mulheres, 3 homens e 2 professores(as).

b) Os atletas não poderão participar descalços.

c) Será dado pelo menos 05 minutos de intervalo entre uma disputa e outra da mesma equipe.

Artigo 14º - Todas as equipes deverão comparecer com 15 minutos de antecedência de cada partida para apresentação dos documentos obrigatórios. Parágrafo primeiro – Todos os atletas deverão comparecer na Cerimônia de Abertura com 15 minutos de antecedência.

Artigo 15º - Os atletas poderão tirar dúvidas com os respectivos árbitros somente antes de cada partida.

TÍTULO VIII – DO SORTEIO E TABELAS

Artigo 16º - Os sorteios serão realizados no dia 28 de março (segunda-feira) na Coordenação do Curso de Educação Física nos respectivos horários:

 Manhã: 10h

 Noite: 21h

Parágrafo primeiro: É facultativa a participação de até dois representantes por curso nos sorteios dos jogos. A não presença de representantes de todos os cursos, não implicará no cancelamento dos sorteios.

(8)

8

Artigo 17º – A tabela completa da competição será elaborada pela Comissão Organizadora dos Jogos e divulgada às equipes participantes antes do início da mesma.

Parágrafo primeiro – A tabela completa determinará antecipadamente a equipe e o horário de cada confronto das modalidades a serem realizadas.

Parágrafo segundo – Uma vez divulgada, somente a Comissão Organizadora dos Jogos poderá realizar a alteração da tabela caso ocorram motivos de força maior.

Parágrafo terceiro – As tabelas serão anexadas nos murais da Instituição, entregue aos coordenadores dos cursos e representantes de sala antecipadamente.

TÍTULO IV – DA COMPETIÇÃO

Artigo 18º - Os jogos terão início no horário fixado pela Comissão Organizadora dos Jogos. Não haverá tolerância de tempo para início das partidas, a equipe que não comparecer ao local dos jogos no horário estabelecido pela organização, será automaticamente desclassificado (WO). O Artigo 14º prevê o comparecimento da equipe 15 minutos antes do início da partida.

Parágrafo Primeiro – O abandono da partida em curso por uma equipe acarretará na perda da partida, não sendo considerado W.O.

Parágrafo Segundo – Todo abandono deverá ser relatado pelo responsável da equipe no confronto, a fim de que se possam determinar os motivos de tal acontecimento, e eventualmente, serem identificados e julgados os culpados.

(9)

9

Artigo 19º – Caso algum atleta seja expulso ou desqualificado, o mesmo ficará impedido de participar de outras partidas, inclusive de outras modalidades, e ainda receber advertências administrativas.

TÍTULO IX – DOS CARTÕES

Artigo 20º – O atleta que receber dois CARTÕES AMARELOS na mesma partida, será expulso da mesma e passível das punições do Artigo 19º. No caso de receber dois CARTÕES AMARELOS em partidas diferentes, o atleta ficará suspenso da próxima partida de sua equipe na modalidade.

Artigo 21º – No caso de punição com CARTÃO VERMELHO, o atleta será expulso da partida em andamento e cumprirá as punições do artigo 19º, proibido de permanecer no local das disputas.

Parágrafo primeiro – Na modalidade Voleibol, os cartões obedecerão a função cabível segundo as regras da Confederação Brasileira de Voleibol. O mesmo acontece para o Basquete 3 segundo as regras da Federação Internacional de Basquete.

Porém o atleta por indisciplina, conduta antidesportiva ou atitudes consideradas inadequadas poderá receber advertências e ser expulso das partidas, ficando assim passível das punições do Artigo 19º.

Parágrafo segundo – No caso de expulsão o atleta ficará proibido de permanecer no local da partida, no caso de insistência do mesmo, a equipe será desqualificada do Jogos.

(10)

10

TÍTULO XI– DA CONTAGEM DE PONTOS

Artigo 22º - Será considerado Campeão Geral dos Jogos Universitários UniSALESIANO 2016, o curso que obtiver a maior somatória de pontos em todas as modalidades disputadas.

Artigo 23º - A classificação final por modalidade receberá pontuações conforme a colocação, que serão utilizadas para determinar o curso Campeão.

- 1º lugar por modalidade: 10 pontos - 2º lugar por modalidade: 07 pontos - 3º lugar por modalidade: 04 pontos - 4º lugar por modalidade: 02 pontos

Artigo primeiro - A participação do curso na Cerimônia de Abertura contabilizará 05 pontos na classificação geral.

Artigo segundo - A participação do curso na modalidade Cabo de guerra contabilizará 10 pontos na classificação final.

Artigo 24º - A equipe que for punida por questões disciplinares perderá 20 pontos da classificação geral.

TÍTULO XII – DA PREMIAÇÃO

Artigo 25º - Receberão medalhas as equipes que se classificarem em 1º, 2º e 3º lugares de cada modalidade (masculino e feminino). O Campeão Geral dos Jogos Universitários UniSALESIANO 2016 receberá um troféu de 1º lugar na pontuação geral.

(11)

11

TÍTULO XIII – DA ARBITRAGEM

Artigo 26º - Será de responsabilidade da comissão organizadora dos Jogos a contratação de árbitros para cada partida.

Artigo 27º - Das decisões dos árbitros não caberá recurso e suas resoluções serão definitivas.

Art. 28º – O desrespeito à arbitragem, em quaisquer modalidades, dentro ou fora do jogo deverá ser punido de acordo com a comissão organizadora dos Jogos, podendo o jogador a ser expulso das próximas partidas.

TÍTULO XIV – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 29º – As equipes deverão apresentar-se para as competições devidamente uniformizadas e com a numeração visível.

Parágrafo primeiro – Em caso de coincidência de uniformes será realizado um sorteio para determinar qual equipe terá que modificar seu uniforme ou ainda poderá utilizar coletes.

Artigo 30º - Os integrantes das equipes dos Jogos Universitários, através da adesão ao presente regulamento, que se comprova através do preenchimento do termo de inscrição, autorizam, em caráter universal, gratuito, irrevogável e irretratável, a INSTITUIÇÃO, ou terceiros devidamente autorizados, a captar e fixar sua imagem e voz durante todo o período de realização das competições. Parágrafo Primeiro – A Instituição, nos mesmos termos dispostos acima, fica expressamente autorizada a utilizar as marcas, insígnias e emblemas de todas as equipes participantes das competições.

(12)

12

Parágrafo segundo – Fica desde já assegurado que o exercício, pela a Instituição e pelos terceiros por ela autorizados, de qualquer dos direitos ora cedidos, dar-se-á de maneira a valorizar o esporte, os alunos e o evento.

Artigo 31º - Qualquer ocorrência verificada na praça de esportes ou nos arredores do local das partidas, praticados por qualquer pessoa ligada às equipes, inclusive torcedores, é passível de punição. Em casos de prática de violência física, tentativa de agressão física, rixa contra quem quer que seja, depredação de bens, causará a equipe com a qual se relacionar o agressor a perda dos pontos da partida, além de outras sanções cabíveis.

Artigo 32º - O regulamento será entregue as equipes no ato da inscrição. O recebimento e preenchimento da ficha de inscrição atestarão o acordo e aceitação dos dispositivos representados no mesmo.

Artigo 33º - Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora dos Jogos Universitários UniSALESIANO 2016.

Referências

Documentos relacionados

BORDEAUX JUDO JSA JUDO BDX -

Aegla franciscana Buckup & Rossi (macho holótipo, MC/FZB 00505H, escalas: 5 mm): a, vista dorsal; b, base-ísquio do quelípodo (vista lateral); c, terceiro e quarto

Além dessa avaliação, tem-se que apenas 2,3% dos entrevistados destacam que nunca recomendariam o plano da operadora, demonstrando que para a grande maioria, os

Outro ponto importante elencado pelo decisor são as compras conjuntas com os demais Câmpus da UTFPR, para gerar maior economicidade nas aquisições e conseguir

Embora o fundo seja uma área complementar da forma, perfazendo o espaço do campo, em termos de percepção, o fundo é entendido como contínuo, dando a noção que “passa

Para isso, analisam-se as quatro prioridades da cliente encontradas em cada um dos sketches, relacionando-as às presentes no produto similar

É possível afirmar, portanto, que as pilhas falsas, as quais não englobam baterias de NiCd e as quais são compostas principalmente por pilhas alcalinas e secas, apresentam teor de

RESUMO: Este trabalho visa fazer uma breve discussão sobre o estado da arte das publicações brasileiras relacionadas com o Ensino de Ciências, sobretudo o Ensino de Física, no