• Nenhum resultado encontrado

O quanto a sua IDEIA impacta no planeta?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O quanto a sua IDEIA impacta no planeta?"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

MENTORIA – Programa TRANSFORME

A competição tem prazo de validade, que

tal aprender a COLABORAR e

IMPACTAR no PLANETA!!

(2)

INDICE

1 - EU SOU

2 - INTRODUÇÃO

3 - ROMPENDO A CAIXA PRETA

4 - QUAL O CAMINHO? A “REALIDADE”

CRIADA NÃO É A REALIDADE

5 - O QUE É CoCRIAR?

6 - COMO CoCRIAR O PROJETO DOS

SEUS SONHOS

(3)
(4)

EU SOU Sonia Prota

Mentora e Consultora, 21 anos de experiência

corrigindo rumos e avaliando resultados de projetos

criativos e de programas de alto impacto

sociocultural, econômico e ambiental, apoiados por

Organismos Internacionais.

A partir da aplicação cientifica de estudos da

neurociência e da física quântica, nasce a Project Q

Consulting, com o desafio de empreender na

economia digital com foco em iniciativas que visam

o

BEM COMUM

.

Aqui suas ideias se transformam em projetos

de sucesso e colaboram para um novo mundo.

Transforme-se e seja um agente de mudanças na

sua empresa, no seu negócio, no seu

empreendimento, na sua vida.

(5)

INTRODUÇÃO

O foco aqui não é dizer quanto você poderá ganhar em termos monetários, pois isso será uma consequência dos seus objetivos e metas. Você será recompensando exatamente pelo seu esforço, nem mais e nem menos.

“Existe uma lei: decretada irrevogavelmente no céu, antes da fundação deste mundo no qual todas as bênçãos são baseadas. E quando nós obtemos uma benção de Deus, é porque se obedece àquela lei sobre a qual se baseia”. D&C 130:20-21.

O principal objetivo do Programa TRANSFORME é apresentar o caminho simples para co-criar e gerenciar seus projetos, seja você um analista, um consultor, um especialista, um empreendedor, um colaborador da indústria de transformação, um empresário, um gerente de projetos, um CEO. Não importa o seu cargo, o seu “rótulo”, se você trabalha a partir de projetos, este assunto com certeza irá despertar seu interesse.

Vamos começar rompendo alguns “velhos” paradigmas:

Porque os projetos não atingem seus resultados? Porque os projetos não cumprem seus objetivos de prazos, de custos e muito menos de escopo? A indústria no geral conhece em profundidade essas dificuldades e continuam nelas durante décadas.

Quantas metodologias já foram desenvolvidas para preencher tais “lacunas”?

Quantas vezes você recebeu pesquisas, informando que 80% dos projetos não alcançam os seus resultados e que a culpa é da má comunicação do gerente e das equipes?

E quantas vezes as pesquisas apontaram que o problema está no gerenciamento de mudanças? Alguém já se perguntou o que isso significa?

Quantas certificações você já obteve para dizer para as empresas que você está apto a ajudá-las e elas continuam obtendo os mesmos resultados? Com certeza você já gastou muito dinheiro com cursos, certificações e livros sobre a tal gestão de projetos e os problemas continuam. Não é mesmo?

Se você é empresário, garanto que já gastou muito dinheiro com serviços de consultoria em gestão de projetos. Depois te informaram que você precisaria apreender a gerenciar seu portfólio de projetos, porém os resultados do negócio e a sua insatisfação permanecem.

(6)

Agora o grande “vilão” foi descoberto, te informaram que existe um “Gap” entre o seu planejamento estratégico e a execução dos projetos. Você com certeza já escutou isso, ou leu em algum lugar. Então afirmaram para você, que o seu problema está na estratégia e novos especialistas estão sendo formados para resolver o seu problema. Pergunto: Está resolvido? Você está feliz? Algo de fato mudou, ou houve uma mudança significativa? Pode até ser, mas será difícil se perpetuar, pois tratam-se de mudanças aparentes, superficiais.

“A sua caixa preta, continua lá, não foi

tocada; foram apenas alguns movimentos

na superfície e em pouco tempo, você

voltará para a tal zona de conforto”.

Mas você deve estar se perguntando, e a tecnologia onde entra nessa história? Pois, é parece que 70% de toda suposta transformação digital em massa, não está de fato transformando nada.

“O PROJETO É UM ESFORÇO CONTÍNUO

PARA CO-CRIAR NOVOS PRODUTOS OU

SERVIÇOS E/OU APRIMORAR PRODUTOS E

SERVIÇOS EXISTENTES”... mas ouvi a vida

inteira que era um ESFORÇO TEMPORÁRIO...

pois é quantos projetos foram abandonados

por serem TEMPORÁRIOS.

“O PROJETO É UM PROCESSO DE

TRANSFORMAÇÃO, ELE COMEÇA NAS

PESSOAS”... e ONDE ele TERMINA?

(7)

O QUE SÃO RESULTADOS DE PROJETOS?

NÚMEROS? LUCRO? O QUE EU GANHO COM

ISSO? QUAL A MINHA MÉTRICA? OS PROJETOS

SÃO DE FATO AVALIADOS? COMO? QUANDO?

OS RESULTADOS SÃO PRODUZIDOS PARA

QUEM?

(8)

ROMPENDO A CAIXA PRETA Alguma vez, você já se perguntou:

Qual o meu propósito? Porque estou atuando na empresa X, no cargo Y, gerenciando dois projetos na área Z?

Porque tem pessoas que gerenciam “n” projetos com facilidade e eu não consigo entregar os resultados esperados de dois projetos, por exemplo? Você já se perguntou, do que você tem medo?

Você já perguntou o porquê de estar trabalhando numa empresa, na qual você não acredita na missão? Em muitos casos a missão é apenas um papel pendurado na parede, e que foi estabelecido por um “dono”, já falecido; porém o seu sucessor, o manteve lá.

(9)

Em algum momento da sua vida, aconteceu algo que te obrigou a sair da “zona de conforto”, mas você culpou a crise econômica do país, ou as questões políticas, ou até mesmo o seu cônjuge por não te apoiar. E a família? Como você a trata?

Você já esteve numa entrevista para um cargo que você julgava, o cargo dos seus sonhos e quando foi contratado, sua vida se transformou num pesadelo? Supostamente você trabalharia 8 horas por dia, com direito a diversos benefícios, incluindo participação nos lucros; porém você nunca recebeu seus bônus.

Você já perguntou por que se esforça tanto para ajudar as empresas a melhorem e elas não melhoram? Ou, quando a mudança está próxima, algo acontece e a empresa diz que não tem orçamento para dar continuidade ao projeto e que “um dia” irá te chamar novamente? Quantas vezes você já trabalhou num projeto, onde existe competição entre os membros da equipe? E o gestor, lidera, manda ou empurra? Agora te pergunto, tenho certeza que você já esteve numa empresa, onde o dono é o dono. O que significa isso? Significa que você não poderá mudar nada. Apenas “faça de conta”. Quantas vezes você fez de conta e problemas de saúde começaram a surgir na sua vida?

Tenho certeza de que todos os profissionais que trabalham com projetos, já vivenciaram uma ou mais situações similares a essas e diversas outras que você irá contar e se libertar a partir de agora.

Sair da “zona de conforto” não é uma tarefa fácil para pessoas que não querem entender, aprender e reaprender, porém:

“TUDO TEM SOLUÇÃO” Qual o caminho?

A REALIDADE CRIADA NÃO É A REALIDADE

Tudo foi separado, fragmentado. E agora? Agora querem que todos trabalhem de forma colaborativa, mas o que significa isso?

Significa: Sair da “zona de conforto”. O tal “sair da caixa” que alguns dizem apenas como um modismo, pois ainda não experenciaram de fato.

Quando experenciarem, perceberão que não há mais como não colaborarem e que terão que encarar a “dura” realidade da mudança. “Não é necessário gerenciar mudanças, é preciso mudar. Não fique registrando mudanças, promova a mudança. FAÇA ACONTECER”.

(10)

Se o seu “chefe” não gostar, ótimo; você terá certeza que está no local errado. Não tema, saia de um ambiente que não te proporciona crescimento e realização. Este ambiente está doente, se você continuar, fará parte da equipe de doentes do projeto.

Não registre lições do que não deu certo. Delete-as. O seu cérebro não é uma lixeira, libere espaço para o novo.

A gestão de projetos foi construída priorizando métodos, processos e técnicas. A construção de projetos sem uma consciência, ou seja, ela é apenas uma estrutura “oca”. As áreas denominadas: escopo, prazo, custo, riscos, recursos humanos, comunicações; foram todas separadas, dissociadas de uma inteligência maior. Como obter resultados que de fato provoquem mudanças positivas na vida das pessoas?

Avaliei dezenas de projetos e programas com recursos financeiros da ordem de US$ 60 mil e 70% deles não obtiveram êxito, ou seja, não cumpriram as metas previstas. A grande maioria dos envolvidos desconhecia o propósito pelo qual o projeto foi criado e em outros casos, ele nunca foi definido.

E quanto aos negócios? As grandes indústrias mundiais desenvolvem produtos prejudiciais ao planeta; como a indústria de medicamentos que na verdade é uma fábrica de doenças, a indústria de cigarros e bebidas que nutre a de medicamentos.

Sem falar na indústria bélica, o que produz? Felicidade? Saúde? Colaboração?

E os alimentos que consumimos, estão em conformidade com as nossas necessidades? Estão de fato nutrindo as nossas células? O que produzem? Você já pensou por que sente raiva?

E as consequências de tanta produção de lixo? Gerenciar projetos que destroem o planeta é saudável? Para quem?

E o consumo sem limites? O custo da “moda rápida”, uma peça de roupa descartada após um mês de uso, produz mais 400% de emissões de carbono que uma usada 50 vezes e mantida por 1 ano. Vale a pena investir no aprimoramento da gestão deste projeto?

E quando um líder ou gerente de projetos busca obter resultados com aquele projeto, acaba por passar 90% do tempo refazendo o planejamento, corrigindo o plano inicial, retrabalhando e gastando energia inutilmente.

(11)

Então vamos lá....

Mudança de mentalidade

Meus valores e crenças representam meu propósito, o meu propósito reflete no propósito da minha empresa. Estou alinhado com o meu propósito? Eu sei qual é o meu propósito? Qual o propósito da empresa onde trabalho? Sinto que aprendo na empresa onde estou? Me sinto mais capaz, mais confiante, mais feliz? O ambiente é competitivo? Me sinto pressionado?

As atividades que realizo estão aquém da minha capacidade? Minha equipe reclama do líder?

Quais assuntos são pauta do dia, na hora do almoço? O que você aprende na hora do cafezinho?

E você GP, já analisou o que sua equipe come na hora do almoço? E quanto tempo leva este almoço? Qual o foco das suas reuniões com as equipes? E com os diretores, como você se relaciona? O que eles esperam de você?

Qual foi a última vez que você disse obrigado? E para

quem?

(12)

O SER Colaborativo

Migração da Gestão clássica para a Gestão quântica

“A tecnologia que mudará o mundo não é uma ferramenta,

mas um arranjo constituído pela informação. Tudo é

informação. Tudo é conhecimento”.

Ambiente mundo quântico: Processos baseados em relações

criativas e flexíveis sem concentração de força ou poder.

(13)

Desenvolvimento de capacidades:

ver, pensar, sentir,

saber, agir, confiar e ser.

Não há estrutura de cargos, mas funções, onde

todas são válidas, não há imposição de ideias, mas

colaboração e construção, pois todos são

CoCriadores.

.

O diálogo como prática para o desenvolvimento

das ideias. A flexibilidade para construção conjunta do

propósito.

Um sistema de reprogramação quântica no

ambiente de negócios.

Como fica a relações entre os stakeholders? Qual

o conceito de stakeholders? Tornou-se necessária a

revisão “conceitual”. Quais são as novas práticas? Sim,

elas já estão em andamento e será necessário um

realinhamento no propósito das relações.

(14)

TRANSFORMAR, ESTRUTURAR,

VIABILIZAR, ENTREGAR

Reflita:

"Quando o bem-estar dos outros está acima do seu,

um tipo diferente de força, uma força que o levará

através da vida e além, se tornará disponível”.

Sadhguru

O que é CoCriar?

CoCriar nada mais é do que acessar o que já foi criado no universo. Todos somos coautores da obra maior, co-criadores daquilo que já existe e que precisa ser acessado. Todas as invenções foram acessadas com a finalidade de transformar a realidade vivida por meio do mundo material.

A população mundial atual (estimada) é de 7,7 bilhões de pessoas. Estima-se que a população humana chegue a 11,2 bilhões em 2100 (dados das Nações Unidas).

Calcula-se que 1% da população, esteja consciente desta realidade. O que significa isso? Significa que fazem bom uso das suas capacidades e são co-criadores da própria realidade e dessa forma impactam positivamente no desenvolvimento do ecossistema.

(15)

Nada é criado, mas co-criado. Para acessarmos este universo, precisamos desenvolver nossas capacidades. Para isso existem diversos caminhos, diversas possibilidades.

COMO CO-CRIAR O PROJETO DOS SEUS SONHOS A PARTIR DA SUA EMPRESA, DO SEU NEGÓCIO, DO SEU EMPREENDIMENTO, DA SUA REALIDADE.

Programa TRANSFORME

O Programa TRANSFORME nasceu da necessidade real e urgente

de se corrigir rumos. Embasado nos sete anos de estudo fundamentados em temas da neurociência e da física quântica, onde constatei que 99% dos projetos bem-sucedidos estão “nutridos” por determinados elementos. Sim! Os mesmos elementos estão presentes em 99% dos projetos, independentemente de sua área de negócios.

O Programa TRANSFORME visa apoiar projetos que tem como propósito transformar a realidade atual produzindo resultados que beneficiem o maior número de pessoas.

Qual o processo?

Identificar o estágio atual da sua ideia e/ou projeto por meio

da aplicação de um questionário.

(16)

Encontrar caminhos de coexistência entre projetos, criar rede de

compartilhamento de conhecimentos e negócios que visam o bem

comum (todos ganham).

Por meio da mentoria, realinhe suas ideias, projetos e negócios e

promova resultados.

Os resultados dos seus projetos farão parte do

Programa

TRANSFORME.

O

Programa TRANSFORME

alinha-se ao propósito de uma

comunidade de avaliação global sendo um acelerador para o alcance

dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS. Este é o nosso

(17)

Alinhamento com os

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO

SUSTENTÁVEL ODS

AGENDA 2030

TUDO O QUE FAZEMOS IMPACTA NO ALCANCE

DOS OBJETIVOS DEFINIDOS NA AGENDA 2030...

MAS SABEMOS DISSO? ESTAMOS CONSCIENTES DO

QUE ISSO SIGNIFICA? ESTAMOS NA DIREÇÃO

CERTA?

(18)

INSCREVA-SE E FAÇA PARTE DESSA TRANSFORMAÇÃO.

ESTE PROGRAMA COLABORA PARA A CAMPANHA DÉCADA DA

AVALIAÇÃO PARA AÇÃO

NÃO ESPERE QUE ALGO ACONTEÇA PARA DECIDIR. DECIDA E A MUDANÇA ACONTECERÁ NATURALMENTE.

AS SUAS IDEIAS, SEUS PROJETOS, SUAS AÇÕES PRECISAM SER COMPARTILHADAS PARA QUE PROMOVAM RESULTADOS. FAÇA

ACONTECER.

INCREVA-SE

Referências

Documentos relacionados

A ginástica aeróbica foi a primeira atividade aeróbica a merecer destaque. Praticamente foi esta a responsável pela popularização dos exercícios aeróbicos de

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

O banco encontra-se exposto ao risco dos efeitos das variações que ocorram aos vários níveis do mercado das taxas de juro, em termos de justo valor e de fluxos de caixa. As margens