• Nenhum resultado encontrado

NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CURSO DE AGROECOLOGIA

COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

RESOLUÇÃO nº 1, de julho de 2018

Dispõe sobre a elaboração, apresentação e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos do Curso de Agroecologia, e adota outras providências.

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CURSO DE AGROECOLOGIA

COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Colegiado do Curso de Agroecologia do Centro de Ciências Agrárias (CECA) da Universidade Federal de Alagoas, em reunião realizada no dia 11 de julho, aprovou as seguintes normas para a elaboração e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso, doravante denominado de TCC.

O Colegiado do Curso de Agroecologia, no uso de suas atribuições legais e regimentais, passa a regulamentar os procedimentos de elaboração, apresentação e avaliação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos do curso, atendendo à Resolução nº 25/2005 do CEPE/UFAL, instrução normativa n0 02/2013

PROGRAD e Projeto Pedagógico do Curso, conforme as seguintes disposições:

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º. O Trabalho de Conclusão de Curso é um componente obrigatório que expõe o resultado de um estudo detalhado sobre uma temática de interesse vinculada ao Curso. Sua elaboração e o desenvolvimento do Projeto que o antecede devem obedecer ao disposto nesta Resolução, respeitando os demais atos normativos editados pela Universidade Federal de Alagoas.

DA NATUREZA DO TCC

Art. 2º. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório, com carga horária total de 80 horas, não se constituindo como disciplina, nem tendo carga horária fixa semanal.

§ 1. O TCC consistirá de um trabalho acadêmico original, centrado em determinada área teórico-prática ou de formação profissional, como atividade de síntese e integração de conhecimento e consolidação das técnicas de pesquisa. Deverá ser elaborado individualmente pelo aluno ou, excepcionalmente, poderá ser um trabalho coletivo, mediante especificações das estratégias e metas de trabalho de cada integrante e apresentação de exposição de motivos que passarão pelo aceite do orientador e pela coordenação de TCC.

(3)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CURSO DE AGROECOLOGIA

COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

§ 2. Este poderá ser elaborado nas modalidades: monografia, baseada em revisão bibliográfica; artigo científico; trabalho de extensão; manuais; trabalho técnico; e pesquisa de opinião, cabendo ao orientador à escolha da modalidade. Casos que não se enquadram serão avaliados pelo colegiado do curso.

I. Qualquer tipo de violação de direitos autorais, em qualquer fase da elaboração do TCC, desqualificará o mesmo e consequentemente, o(a) aluno(a) será considerado reprovado.

II. A desqualificação do TCC por violação dos direitos autorais ou por fraude poderá ocorrer a qualquer momento por indicação do orientador, pela Coordenação de TCC ou pela banca examinadora.

III. O(a) aluno(a) deverá apresentar o TERMO DE RESPONSABILIDADE E DE ISENÇÃO DE PLÁGIO (modelo em anexo), na entrega do projeto de TCC, da versão do TCC entregue para avaliação pela Banca Examinadora e/ou na versão final do TCC.

DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

Art. 3º. O Colegiado do Curso indicará um docente como coordenador de TCC e um como vice coordenador, que terão mandato de dois anos letivos, com direito a prorrogação.

DA MATRÍCULA

Art. 4º. O aluno requererá cadastramento do projeto de TCC a partir do início do 6º (sexto) semestre e no máximo até o início do 9° (nono) semestre obedecendo aos seguintes procedimentos:

§ 1. Entrega a Coordenação do TCC do FORMULÁRIO DE CADASTRO, do projeto de TCC e da CARTA DE ACEITE DE ORIENTAÇÃO (modelos em anexo)

§ 2. Encaminhamento da documentação citadas no § 1, a partir do início de cada semestre letivo, no prazo máximo de 30 dias, ao coordenador do TCC.

§ 3. Os alunos que pretendam desenvolver o TCC no exterior ou em instituição conveniada, dentro dos programas de intercâmbio institucional, deverão apresentar

(4)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CURSO DE AGROECOLOGIA

COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

proposta de trabalho para prévia aprovação pela coordenação de TCC e Colegiado de Curso.

DA ORIENTAÇÃO

Art. 5º. A coordenação de TCC deverá fixar no início de cada semestre a lista dos professores disponíveis para orientação e suas respectivas áreas de atuação e interesse.

Art 6º. A orientação deverá ser realizada por um membro docente do quadro de professores do Centro de Ciências Agrárias. Em caso excepcional, está poderá ser feita por docentes e/ou pesquisadores de outras unidades acadêmicas da UFAL ou instituições, da mesma área ou de áreas afins, desde que credenciados pelo Colegiado do curso.

§ 1. Cada professor poderá orientar simultaneamente, no máximo, quatro alunos. Esse número poderá ser alterado de acordo com a atualização semestral de suas atividades, desde que aprovado pelo Colegiado do curso.

§ 2. A mudança de professor orientador só poderá ser realizada mediante requerimento do aluno ou do orientador, com ciência de ambos e aprovado pelo Colegiado do Curso.

§ 3. O aval do orientador será requisito obrigatório para o aceite do projeto de TCC. § 4 O aluno(a) poderá, de comum acordo com seu orientador e mediante aprovação prévia do Colegiado do Curso de Agroecologia, solicitar a colaboração de um (uma) coorientador(a) não vinculado ao Centro de Ciências Agrárias ou mesmo à UFAL, desde que credenciados pelo Colegiado do curso (modelo em anexo).

DA COMPOSIÇÃO DA BANCA EXAMINADORA E TRABALHO FINAL DO TCC Art.7º. A Banca Examinadora deverá ser composta por pelo menos três membros titulares e um suplente, escolhidos entre os professores e/ou pesquisadores pertencentes à área de interesse do trabalho, sendo o orientador membro nato e presidente da referida banca.

(5)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CURSO DE AGROECOLOGIA

COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

§ 1. O segundo membro titular da banca examinadora deverá pertencer ao quadro efetivo de docentes do curso de agroecologia do CECA/UFAL.

§ 2. Os orientadores deverão encaminhar a coordenação de TCC as sugestões de nomes dos membros das bancas, bem como o nome do aluno e o título de seu TCC, pelo menos 15 (quinze) dias antes da data da defesa, CARTA DE SOLICITAÇÃO DE DEFESA PÚBLICA (modelo em anexo). A Coordenação de TCC encaminhará a composição das bancas à Coordenação do Curso para formalização institucional das mesmas.

§ 3. A defesa do TCC terá duração de 30 a 40 minutos, com apresentação e arguição públicas, perante banca examinadora. Esta deverá ocorrer até o último dia letivo do 10º semestre.

§ 4. Após a apresentação do TCC cada membro da banca examinadora terá até 30 minutos para arguição.

§ 5. Após a apresentação do TCC e arguição, cada examinador dará uma nota e será calculada a média (aritmética). O candidato com média maior ou igual a 7,0 será considerado aprovado.

§ 6. Será considerado reprovado o aluno que obtiver nota inferior a 7,0 (sete), devendo no caso de entendimento da Banca Examinadora:

I. Atendidas as sugestões e metas estabelecidas pela Banca Examinadora, o aluno poderá solicitar uma nova defesa pública do TCC no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, a contar da data da primeira defesa.

II. O aluno deverá ser submetido a uma nova defesa após elaboração e desenvolvimento de um novo projeto TCC.

III. Na segunda defesa pública, o aluno deverá estar atento ao prazo máximo de integralização do curso e poderá ser atribuída ao aluno a condição de aprovação ou reprovação, previstas no § 4 e § 5.

§ 7. A avaliação final do TCC pela banca examinadora será baseada nos seguintes critérios:

I. Estrutura do trabalho;

(6)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CURSO DE AGROECOLOGIA

COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

III. Seleção do conteúdo em relação ao tema; IV. Organização do conteúdo;

V. Clareza de expressão;

VI. Utilização de linguagem científica; VII. Apresentação gráfica.

§ 8. A avaliação da Banca Examinadora é soberana, não sendo passível de recurso para revisão de nota em caso de reprovação.

§ 9. Após a conclusão da apresentação do TCC e das arguições, a ata de apresentação (modelo em anexo) deverá ser entregue na Coordenação de TCC, devidamente preenchida e assinada.

§ 10. O (A) aluno(a), em comum acordo com o orientador, deverá entregar TERMO DE COMPROMISSO DE ENTREGA DE TCC (modelo em anexo), devidamente assinado por ambos, e a versão final do TCC junto à Coordenação do Curso, no prazo definido nesta Regulamentação.

§ 11 A versão final (duas copias em CD ou DVD) deverá ser entregue no prazo máximo de 30 (trinta) dias após a defesa. O modelo das páginas pré-textuais e textuais deve seguir as orientações do Padrão UFAL de Normalização, disponibilizado no site da Biblioteca Central (http://www.sibi.ufal.br/Padrao_Ufal_de_Normatizacao.pdf). § 12. A nota final do TCC somente será lançada no sistema acadêmico após a efetiva entrega da ATA (3 vias), da versão final do TCC corrigido e assinado pela banca (duas copias em CD ou DVD) a Coordenação de TCC. Esta nota só será colocada no sistema pelo coordenador de TCC, durante o semestre letivo, não devendo ser inserida no sistema fora deste período.

§ 13. O lançamento da nota final do TCC antes da entrega da versão final só será permitido em casos excepcionais, mediante solicitação escrita e comprovação documental da excepcionalidade, direcionadas as Coordenação de TCC e Coordenação do Curso, que avaliarão a solicitação e emitirão parecer conclusivo. § 14. Em conformidade ao Estatuto e Regimento Geral da UFAL, caso o aluno não consiga entregar o TCC até o final do semestre letivo em que cumprir todas as outras exigências da matriz curricular, deverá realizar matrícula-vínculo no início de cada

(7)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CURSO DE AGROECOLOGIA

COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

semestre letivo subsequente, até a entrega do TCC ou quando atingir o prazo máximo para a integralização do seu curso. Caso o discente não cumpra os prazos e as exigências legais será desligado do Curso.

DAS ATRIBUIÇÕES DAS COORDENAÇÕES DE TCC E DO CURSO

Art. 8º. Compete à Coordenação de TCC:

§ 1. Realizar o cadastramento dos dados do TCC, o gerenciamento das apresentações de TCC, a organização de documentação própria para as sessões de defesa do TCC, bem como a inserção da nota do TCC no sistema de acompanhamento do (a) aluno (a);

§ 2. Mediar o contato inicial entre orientador (a) e orientando (a), fornecendo informações acerca do acompanhamento e/ou orientações;

§ 3. Emitir declarações de orientação e avaliação para os integrantes da banca examinadora;

Art. 9º. Compete à Coordenação do Curso de Agroecologia:

§ 1. Submeter à aprovação do Colegiado do Curso os cronogramas de cadastro do Projeto e da Defesa do TCC, para afixação em local público;

§ 2. Realizar o cadastramento dos dados do TCC, a organização de documentação juntamente com o coordenador de TCC para as sessões de defesa do TCC, bem como a inserção da nota do TCC no sistema de acompanhamento do (a) aluno (a).

§ 3. Acompanhar e avaliar periodicamente as atividades docentes e discentes, conforme cronogramas de projeto e defesa do TCC.

§ 4. Emitir declarações de orientação e avaliação para os integrantes da banca examinadora.

§ 5. Acompanhar a observância dos prazos estabelecidos nos cronogramas e aplicar medidas cabíveis no caso de descumprimento, através de orientações e advertência.

DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR/ORIENTADOR Art. 10º. Compete ao Professor/orientador do TCC:

(8)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CURSO DE AGROECOLOGIA

COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

§ 1. Orientar o(s) aluno(s) na elaboração do TCC em todas as suas fases, do projeto de pesquisa até a defesa e entrega da versão final.

§ 2. Realizar reuniões periódicas de orientação com os alunos orientados.

§ 3. Participar das reuniões com os Coordenadores de TCC e do Curso quando solicitado.

§ 4. Participar da banca de avaliação final.

§ 5. Orientar o aluno na aplicação de conteúdos e normas técnicas para a elaboração do TCC, conforme metodologia da pesquisa científica.

§ 6. Efetuar a revisão dos documentos e componentes do TCC, e autorizar os alunos a fazerem as apresentações previstas e a entrega de toda a documentação solicitada.

§ 7. Acompanhar as atividades de TCC desenvolvidas nas empresas ou em organizações, quando exigidas pelo colegiado do curso.

§ 8. Indicar, se necessário, o coorientador.

DAS ATRIBUIÇÕES DO ALUNO Art. 11º. Compete ao ALUNO:

§ 1. Elaborar e apresentar o projeto de TCC em conformidade com este Regulamento. § 2. Requerer a sua matrícula na Divisão de Registros Acadêmicos nos períodos de matrícula estabelecidos no Calendário Letivo da Unidade.

§ 3. Participar das reuniões periódicas com o Professor/orientador do TCC. § 4. Seguir as recomendações do Professor Orientador concernentes ao TCC.

§ 5. Entregar ao Coordenador de TCC a monografia corrigida (de acordo com as recomendações da banca examinadora) nas versões digitais (Art.7º § 11), incluindo arquivos de resultados experimentais, tais como: planilhas, gráficos, softwares, dentre outros, assim como o TERMO DE RESPONSABILIDADE E DE ISENÇÃO DE PLÁGIO (modelo em anexo).

(9)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CURSO DE AGROECOLOGIA

COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

§ 7. Respeitar os direitos autorais sobre artigos técnicos, artigos científicos, textos de livros, sítios da Internet, entre outros, evitando todas as formas e tipos de plágio acadêmico.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

Art.12º. Quando o TCC for realizado em parceria com empresas ou outras organizações, deverá ser formado termo de compromisso próprio, definindo as atribuições, direitos e deveres das partes envolvidas, inclusive a autorização da divulgação do nome da empresa na publicação do trabalho

Art. 13º. Alterações nas presentes normas só poderão ocorrer com a aprovação do Colegiado do Curso.

Art. 14º. Caberá ao Colegiado do Curso decidir sobre os casos omissos e recursos interpostos em decorrência da presente Resolução.

(10)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CURSO DE AGROECOLOGIA

COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

(11)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CURSO DE AGROECOLOGIA

COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

FORMULÁRIO DE CADASTRO Informações aluno Nome Completo N° de Matrícula Data de nascimento CPF RG Órgão emissor UF Data de emissão Endereço

Cidade CEP DDD Fone Fixo Celular

Informações orientador Nome completo

Setor Titulação

Endereço

Cidade CEP DDD Fone fixo Celular

Título do projeto:

Assinatura do aluno Assinatura do orientador

Assinatura e carimbo do coordenador do TCC

(12)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CURSO DE AGROECOLOGIA

COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CARTA DE ACEITE DE ORIENTAÇÃO OU COORIENTAÇÃO

À Coordenação de TCC do Curso de Agroecologia

Eu, ________________________________________________________________, SIAPE ou CPF nº ___________________, venho informar que aceito participar como _________________ do Trabalho de Conclusão de Curso do(a) aluno(a) _________________________________________ do curso de Agroecologia. Informo, ainda estar ciente das normas e regulamentos da Universidade Federal de Alagoas.

Local e data: ________________________________________________ Prof. (Instituição - Setor) Dados do Estudante E-mail (atualizado): __________________________________________________ Telefone para contato: ________________________________________________

Esta é uma carta de aceite de: Orientação

(13)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CURSO DE AGROECOLOGIA

COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CARTA DE JUSTIFICATIVA DE CANCELAMENTO DE ORIENTAÇÃO OU COORIENTAÇÃO

À Coordenação de TCC do Curso de Agroecologia,

Eu,__________________________________________________________________, SIAPE ou CPF nº_________________________, venho informar o cancelamento da participação (conforme assinalado acima) no Trabalho de Conclusão de Curso do(a) aluno(a)__________________________________________________________________, do curso, pelos motivos expostos abaixo:

Local e data: , _____de _________ de______.

___________________________________________ Prof. (Instituição – Setor)

Esta é uma carta de cancelamento de: Orientação

(14)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CURSO DE AGROECOLOGIA

COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE MUDANÇA DE ORIENTAÇÃO

À Coordenação de TCC de Agroecologia

Eu,__________________________________________________________________, matrícula nº________________, venho solicitar mudança de orientação no Trabalho de Conclusão de Curso, pelos motivos expostos abaixo:

Rio Largo, ____ de _______________ de ________.

________________________________________

Aluno(a) orientado(a)

Concordância e ciente: ______________________________________ Orientador(a)

Avaliação pela Coordenação de TCC da solicitação de mudança de orientação: Aceita Justificativa:

Negada

______________________________________ Coordenador (a) de TCC

(15)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CURSO DE AGROECOLOGIA

COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CARTA DE SOLICITAÇÃO DE DEFESA PÚBLICA

À Coordenação de TCC de Agroecologia

Eu, _________________________________________________________________, SIAPE ou CPF Nº________________________, venho solicitar para a data ___/____/____, as _____ horas, a defesa pública do Trabalho de Conclusão de Curso: __________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________, do(a) aluno(a) _____________________________________________________________, matrícula: ________________________. Assim como apresentar a sugestão dos membros relacionados para comporem a banca examinadora.

Atenciosamente,

_________________________________________________ Orientador (a)

Sugestão de membros da Banca examinadora: Orientador (Instituição) presidente da Banca 1º Membro - Nome (Instituição) 2º Membro - Nome (Instituição) Suplente - Nome (instituição)

(16)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CURSO DE AGROECOLOGIA

COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TERMO DE RESPONSABILIDADE E DE ISENÇÃO DE PLÁGIO

Eu ______________________________________________________, aluno(a) do Curso de Agroecologia, matrícula _______________, orientado(a) pelo(a) prof.(a) __________________________________________________, DECLARO, para todos os fins de direito e que se fizerem necessários, que assumo total responsabilidade pelo aporte ideológico e referencial conferido ao presente Trabalho

de Conclusão de Curso (TCC), intitulado: “

___________________________________________________________________ __________________________________________________________________”. Reforçando que o trabalho atende às normas técnicas quanto às citações e paráfrases dos autores citados, apresentando a origem da ideia do autor com as respectivas obras e anos de publicação, indicados nas Referências Bibliográficas do referido TCC.

DECLARO, ainda, a minha inteira responsabilidade sobre o texto apresentado isentando a Universidade, a Coordenação do Curso, a Banca Examinadora e o(a) Orientador(a) de todo e qualquer reflexo acerca do Trabalho de Conclusão de Curso. Estou ciente de que poderei responder administrativa, civil e criminalmente em caso de plágio comprovado do trabalho acadêmico desenvolvido.

O Código Penal em vigor, no Título que trata dos Crimes Contra a Propriedade Intelectual, dispõe sobre o crime de violação de direito autoral – art. 184 – que traz o seguinte teor: Violar direito autoral: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. E os seus parágrafos 1º e 2º, consignam, respectivamente:

§ 1º Se a violação consistir em reprodução, por qualquer meio, com intuito de lucro, de obra intelectual, no todo ou em parte, sem autorização expressa do autor ou de quem o represente, (...): Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, (...).

§ 2º Na mesma pena do parágrafo anterior incorre quem vende, expõe à venda, aluga, introduz no País, adquire, oculta, empresta, troca ou tem em depósito, com intuito de lucro, original ou cópia de obra intelectual, (...), produzidos ou reproduzidos com violação de direito autoral. (Lei n.º 9.610, de 19.02.98, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais, publicada no D.O.U. de 20.02.98, Seção I, pág. 3).

Rio Largo, ____ de _______________ de ________.

________________________________________ Assinatura do discente

(17)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CURSO DE AGROECOLOGIA

COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ATA DE REUNIÃO DE BANCA EXAMINADORA DE DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Aos _____ dias de _________de_________, às________ horas, sob a Presidência do (a) Professor (a) __________________________, em sessão pública na sala __________, do Centro de Ciências Agrárias, reuniu-se a Banca Examinadora de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado: ___________________________________________________________________ do (a) aluno (a) ______________________________, matrícula ______________, constituída pelos professor__________________________CECA/UFAL(orientador); Prof.(a). Dr.(a).______________________________e Prof.(a). Dr.(a). __________________________________.

Terminada a defesa e arguição da Banca, procedeu-se o julgamento final, cujo nota final foi: ______ (________________). Sendo o candidato foi considerado _____________________.

Na oportunidade o candidato foi notificado do prazo de máximo de 30 (trinta) dias, a partir desta data, para entregar a Coordenação do Trabalho de Conclusão de Curso, devidamente protocolada, a versão definitiva do trabalho defendido, em duas cópias digitalizadas (2 CDs ou DVDs), com as correções sugeridas pela Banca, sem o que está avaliação se tornará sem efeito, passando o aluno a ser considerado reprovado.

Nada mais havendo a tratar, os trabalhos foram encerrados para a lavratura da presente ATA, que depois de lida e achada conforme, vai assinada por todos os membros da Banca Examinadora, pelo coordenador (a) do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e pelo coordenador (a) do Curso de Agroecologia.

Rio Largo/AL, _____ de _____ de ______. 1º Examinador

_________________________________________________ Prof. Nome (Orientador)

2º Examinador __________________________________________________ Prof. Nome 3º Examinador __________________________________________________ Prof. Nome __________________________________________________ Coordenador do TCC ____________________________________________ Coordenador do Curso

(18)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CURSO DE AGROECOLOGIA

COORDENAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ATESTADO DE CUMPRIMENTO DAS EXIGÊNCIAS DA BANCA EXAMINADORA

À Coordenação ou Secretaria do Curso de Agroecologia

Eu_______________________________________________________________________, SIAPE ou CPF nº ________________________, orientador do Trabalho de Conclusão de Curso do(a) aluno(a) ___________________________________________, matrícula nº___________, atesto que a versão corrigida do TCC, que está sendo entregue, cumpre todas as exigências da banca examinadora no dia da defesa.

Rio Largo, ____ de _______________ de ________.

_____________________________________________________ Orientador

______________________________________________________ Aluno(a) orientado(a)

Referências

Documentos relacionados

Esse artigo aborda as "Tecnologias Sociais" com a descrição de algumas das técnicas de captação e armazenamento de água utilizadas no semiárido brasileiro, com

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

de todos os regimes de terapia biológica disponíveis para a espondilite ancilosante, sendo apenas dois estudos com comparadores ativos e os demais com placebo e

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Além das espécies selvagens, existem também algumas variedades de tomate da espécie Solanum lycopersicum que podem ser utilizadas como fontes de resistência a algumas pragas, entre

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da