• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAUDE COLETIVA PROGRAMA INTEGRADO EM SAÚDE AMBIENTAL E DO TRABALHADOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAUDE COLETIVA PROGRAMA INTEGRADO EM SAÚDE AMBIENTAL E DO TRABALHADOR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CEPIST - Curso de Especialização a Distância de Epidemiologia em Saúde do Trabalhador.

É como muita satisfação que a Universidade Federal da Bahia através do ISC – Instituto de Saúde Coletiva em parceria com o Ministério da Saúde, pela CGSAT – Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador promove o CEPIST – Curso de Especialização em Epidemiologia em Saúde do Trabalhador, na modalidade à distância, com o objetivo de formar profissionais para apoiar a implementação das ações de saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde.

Para o bom funcionamento dos cursos online faz-se necessário e fundamental o apoio dos PAP – Pontos de Apoio Presencial nas diversas instâncias/Cerest estaduais, em todo o país. A coordenação pedagógica e acadêmica dos cursos de especialização é formada por uma equipe de profissionais qualificados, responsáveis pelo acompanhamento administrativo, acadêmico e pedagógico, dando suporte aos alunos e gestores dos PAP, sempre que necessário.

Participação dos PAP – Pontos de Apoio Presencial

INFORMAÇÕES GERAIS

Os PAP precisarão contatar os coordenadores dos Cerest regionais e do estadual, quando este não o for, e repassar para os mesmos as informações, até então recebidas sobre o CEPIST.

Responsabilidades dos Coordenadores Estaduais: Os PAP ficam responsáveis em dar apoio aos alunos matriculados no curso de seu respectivo Estado.

Atividades Presenciais: estão programados dois momentos que estão divulgados na programação do curso. Estes encontros ocorrerão por macrorregião em grupos determinados conforme distribuição dos

Será necessária reserva de sala para o número de alunos informados pela coordenação para aplicação de provas de seleção e provas modulares. As provas modulares e a lista de alunos de cada região serão levadas impressas pelo professor que as aplicará no local indicado pela coordenação do curso.

Para as aulas de Laboratório de Vigilância Epidemiológica em Saúde do Trabalhador a sala reservada deverá ter computadores com acesso a internet na proporção de 1 computador para 2 alunos.

Outro encontro presencial, também agendado previamente com os PAP, será organizado para o preparo das monografias, onde professores orientarão cada grupo de alunos também distribuído nas macro regiões. A apresentação das monografias será feita por

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAUDE COLETIVA

PROGRAMA INTEGRADO EM SAÚDE AMBIENTAL E DO TRABALHADOR

(2)

videoconferência As informações adicionais serão divulgadas pela coordenação em momento oportuno.

Videoconferências poderão ser agendadas com os PAP quando houver necessidade. Nesse caso as salas reservadas deverão contar com ponto de transmissão.

Custeio para as atividades presenciais do curso: os PAP são responsáveis por acordar com os municípios (via Cerest) o traslado e permanência dos alunos no local das atividades presenciais até sua conclusão.

PROVA DE SELEÇÃO

Quem participa da seleção: Todos os inscritos no site após lançamento do edital e divulgação do curso. Para a inscrição, os candidatos deverão preencher ficha de inscrição disponível no site do ISC com todos os dados solicitados, curriculum vitae e carta de motivação e compromisso anexados à sua inscrição no portal UFBA.

O que devem utilizar: caneta, lápis e uma calculadora (que não seja de celular), caso o deseje. Não será permitida a consulta a nenhum material (impressos, ou em meio eletrônico) e uso de telefone celular ou qualquer equipamento de comunicação.

Procedimentos: No horário combinado, os alunos deverão estar sentados em lugares separados, com distância apropriada. A porta deverá estar fechada, e não serão permitidas interrupções, atendimento de telefone, ou saídas que não para ir ao banheiro. Assegurar que todos desligaram o telefone celular antes do início da prova.

Ao término da prova, o aluno deverá assinar todas as folhas de prova e entregá-la ao responsável. Assinar também a lista de presença.

O local deverá ser silencioso e afastado da movimentação da Unidade, e uma pessoa devidamente indicada pelo PAP deverá estar presente durante todo o tempo. Não será permitida a troca de informações entre os alunos durante a prova.

Horário de aplicação das provas – Dia 20/08/2012 das 14h às 18h.

Os alunos devem apresentar um documento com foto na chegada para identificação e ao final da prova, assinar lista de presença. Após o início da prova, os candidatos não deverão sair da sala antes de decorridos 30 minutos. Após esse período, os candidatos que concluírem a prova poderão sair da sala.

Prova: as provas impressas serão enviadas em envelopes lacrados juntamente com as listas de presença dos candidatos, aos responsáveis pelos PAP. As provas deverão ser mantidas em absoluto sigilo até o momento da sua aplicação. Após o encerramento da atividade, as provas deverão ser colocadas em novo envelope identificado (enviado pela coordenação) e lacrado (com assinatura do responsável no lacre). Este será enviado por correio SEDEX à Coordenação do Curso, no dia seguinte à sua realização, para o endereço:

Vilma Sousa Santana Acc. Solange Andrade Instituto de Saúde Coletiva Universidade Federal da Bahia Rua Augusto Vianna s/n 2nd. Andar Campus Universitário do Canela Salvador, Bahia

(3)

CEP: 40110-060 Brasil

Registro de freqüência: todos os participantes da prova assinarão uma lista de presença ao sair após entrega da prova ao responsável. Esta lista deverá ser enviada juntamente com as provas para o endereço acima mencionado.

Divulgação dos resultados e matrícula: serão informados no edital a data e o local (sites). Dos custeios de viagem para a prova de seleção: os PAP são responsáveis por acordar com os municípios (via Cerest) o traslado e permanência dos candidatos no local de realização da prova, até sua conclusão. Caso não seja possível, os candidatos arcarão com estes custos.

PROGRAMA DO CURSO

Período de realização – Setembro de 2012 a Março de 2014 Ambientação – Setembro/2012 - Atividade on-line

Treinamento e navegação de alunos visando ambientação com as ferramentas do AVA – MOODLE.

Responsáveis: Professores, tutores e coordenação Período: Setembro/2012

Atividades: à distância

Duração: 15 dias (duas semanas)

Módulo 1 - Fundamentos da Saúde do Trabalhador (à distância) Coordenação – Profª Ana Lúcia Pellegrini Pessoa dos Reis

Período: Setembro a Outubro/2012 Carga Horária: 17h

Duração: 1 mês Vídeo aula: a confirmar

Módulo 2 – Processo de Adoecimento e Determinantes Ocupacionais (à distância) Coordenação - Profª. Ana Lúcia Pellegrini Pessoa dos Reis

Período: Novembro/ 2012 a Janeiro/2013 Duração: 2 meses

Carga Horária: 34 h Video aula: a confirmar

Módulo 3 – Fundamentos para o manejo de dados quantitativos (à distância) Coordenação - Profª Ana Lúcia Pellegrini Pessoa dos Reis

Período: Fevereiro a Maio/2013 (lembrando que com o recesso de carnaval poderemos avançar no calendário para o mês de junho)

Duração: 4 meses Carga Horária: 68h Vídeo-aula: a confirmar

Componente 1 – Estatística em Saúde (34h/2 meses)

(4)

Módulo 4 – Medidas em Epidemiologia (à distância) Coordenação - Profª. Ana Lúcia Pellegrini Pessoa dos Reis Período: Junho a Julho/2013

Duração: 2 meses Carga Horária: 34h Vídeo-aula: a confirmar

Módulo 5– Conduzindo investigações em Epidemiologia (à distância) Coordenação: Profª. Ana Lúcia Pellegrini Pessoa dos Reis

Profº Vilma Santana e Silvia Ferrite Guimarães Profº.: Maria Cláudia Peres e Maria Cláudia Lisboa Período: Agosto a Novembro/2013

Duração: 4 meses Carga Horária: 68h Vídeo-aula: a confirmar

Componente 1: Desenhos de investigação e análise

Componente 2: Estimando indicadores de vigilância da saúde do trabalhador

Módulo 6 – Comunicação e disseminação (à distância) Coordenação – Profª Ana Lúcia Pellegrini Pessoa dos Reis Período: Dezembro/2013 a Janeiro/2014

Duração: 2 meses Carga Horária: 34 h Vídeo-aula: a confirmar

Módulo 7 – Tópicos especiais (à distância)

Coordenação – Profª Ana Lúcia Pellegrini Pessoa dos Reis

Período: Acontecerá de modo transversal aos demais módulos por meio de vídeos ou videoaulas.

Duração: 1 mês Carga Horária: 17h

Não há tutoria neste módulo.

Módulo 8 – Laboratório de Vigilância Epidemiológica em Saúde do Trabalhador (presencial)

Coordenação - – Profª Ana Lúcia Pellegrini Pessoa dos Reis Carga horária – 34h

Período: Acontecerá após a realização do módulo 4, de acordo com a distribuição dos grupos nos Estados. A coordenação do curso ficará responsável na organização dos grupos após a matrícula dos selecionados e informará previamente a todos os PAP.

Duração: 2 meses aproximadamente.

Módulo 9 - Trabalho Orientado (Monografias individuais) (à distância e com encontro presencial)

Coordenação – Profª Ana Lúcia Pellegrini Pessoa dos Reis

(5)

Duração: 6 meses – acontecerá de modo transversal a partir do módulo 5. O encontro presencial acontecerá em 3 dias (cada dia em horário integral). Os grupos serão organizados pela coordenação de curso que informará previamente a todos os PAP.

Carga Horária total: 102h

NOTA: Todo o quadro docente (professores-tutores será informado ao inicio das aulas no portal Moodle.

Este calendário poderá sofrer pequenas alterações.

Equipe ISC/UFBA

Coordenação geral de cursos – Profª Drª Vilma Santana

Coordenação pedagógica/administrativa – Solange Faleiro de Andrade Coordenação do CC_VISAT – Maria Claudia Peres Moura

Apoio de coordenação- Suporte Alunos – Rosane Sousa Oliveira Apoio de coordenação – CGSAT/MS – Soraya Wingester Secretaria do Programa – Jeórgia Rosado e Camila Andrade

Telefones de contato – (71) 3283-7418/7436 Skype – cepist1

Referências

Documentos relacionados

Eduardo Bolsonaro - que "requer a realização de Audiência Pública para debater a Lei Orgânica da Segurança Pública no Brasil, com os seguintes representantes da Polícia

3 MINI 5 portas com lugar para 3 passageiros e mais espaço para as pernas na traseira | Bancos em pele Chester Satellite Grey | Apoio de braço na porta traseira em Satellite

Por fim, em relação aos contratos de serviços de vigilância e segurança patrimonial ostensiva armada dos bens móveis e imóveis de propriedade ou de uso do

em pé: contabilizar mínimo de 8m² por pessoa / Ambientes com público sentado: contabilizar mínimo de 4m² por pessoa, considerando se o local permite alimentação ou bebida:

É neste sentido que se torna necessário segundo Kant aprender a pensar, diria mais que as crianças aprendam a pensar bem (porque com essa habilidade existiria maior

Público-alvo: Arquitetura e Urbanismo & Design, Ciências Agrárias & Meio Ambiente, Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Humanas - Educação, Ciências

O Código de Ensino do Estado do Paraná de 1917 (Santos, 1917) traz recomendações a Aritmética que se aproximam do método proposto nas orientações das Cartas de

Tese de doutoramento apresentada ao Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia como requisito parcial para a obtenção do título de Doutora em Saúde