• Nenhum resultado encontrado

INSTITUTO AGRONÔMICO PÓS-GRADUAÇÃO AGRICULTURA TROPICAL E SUBTROPICAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTITUTO AGRONÔMICO PÓS-GRADUAÇÃO AGRICULTURA TROPICAL E SUBTROPICAL"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO AGRONÔMICO PÓS-GRADUAÇÃO

AGRICULTURA TROPICAL E SUBTROPICAL

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO DO IAC

CAMPINAS SETEMBRO 2009

(2)

1 MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO

DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO DO IAC

1 ORIENTAÇÕES GERAIS

Os pós-graduandos devem seguir estritamente as instruções contidas neste documento e dar especial atenção às eventuais correções solicitadas, quando da análise da versão provisória da dissertação, quanto aos padrões estabelecidos para sua elaboração e sua apresentação na Pós-Graduação do IAC.

1 Composição da Banca

O orientador encaminhará documento à Secretaria do Curso de Pós-Graduação sugerindo os componentes da banca examinadora (vide Regimento do Curso, artigo 34º), bem como data prevista para defesa. O co-orientador poderá fazer parte da Banca Examinadora somente como suplente do orientador e a participação do orientador é opcional. Para membros da banca ainda não cadastrados, solicita-se que o orientador encaminhe o formulário de identificação do examinador (fornecido pela Secretaria da Pós-Graduação).

1.2 Número de Exemplares 1.2.1 Exemplares Provisórios

O orientador deverá encaminhar à Secretaria da Pós-Graduação, até 60 dias antes da data da defesa, relação dos possíveis nomes para composição da banca examinadora, dois exemplares completos da dissertação, os quais serão avaliados quanto ao conteúdo pela pré-banca e quanto à forma pela secretaria da Pós-Graduação. Fará a avaliação de pré-pré-banca o convidado titular do IAC que comporá a Banca Examinadora. Na carta de encaminhamento

(3)

2

dos documentos para a defesa de dissertação, elaborada pelo Orientador, deverá constar o título do artigo científico e os nomes dos autores.

Após a análise pela Secretaria e pela pré-banca, os exemplares da dissertação deverão retornar ao aluno para que sejam efetuadas as correções solicitadas. O período entre a data de entrega do exemplar à Secretaria e a conclusão das correções pelo aluno não poderá ultrapassar 40 dias.

Até 20 dias antes da data marcada para defesa, o orientador deverá encaminhar à Secretaria da Pós-Graduação sete exemplares provisórios, já com as correções sugeridas pela Pré-banca/Secretaria.

Os exemplares provisórios devem ser encadernados em espiral e seguir o formato de apresentação gráfica de versão definitiva, definida neste manual.

1.1.2 Exemplares definitivos

As correções e as eventuais modificações na dissertação recomendadas pela banca examinadora durante a defesa são de responsabilidade do candidato e do orientador. Os

exemplares definitivos deverão conter uma cópia do certificado de aprovação devidamente

assinado pelos membros da banca examinadora (fornecida pela secretaria da PG/IAC). Após aprovação e revisão da dissertação, encaminhar, para a Secretaria da Pós-Graduação, cinco exemplares definitivos impressos e duas cópias completas (com figuras e tabelas inseridas no mesmo) em meio eletrônico, sendo uma versão em Word e outra em PDF. Deverá ser entregue nesta data cópia do artigo científico, juntamente com carta de recebimento da revista científica para a qual foi enviado.

Enviar texto separado do Resumo e “Abstract”, com no máximo 500 palavras cada, impressos e em meio eletrônico (de acordo com os Modelos 8A e 8B) para divulgação eletrônica pelo IAC.

(4)

3 1.2 Documentos de Conclusão do Curso

Os documentos de conclusão do curso (Histórico Escolar, Certificado ou Diploma) serão emitidos pela Secretaria da Pós-Graduação, somente após a entrega dos exemplares definitivos da dissertação e aprovação da versão pelo Conselho da área e pela Secretaria de Pós-Graduação.

2 ESTRUTURA

A estrutura da dissertação estabelece a ordem em que devem ser dispostos os elementos que a compõem, identificados como parte preliminar, corpo principal e, opcionalmente, anexos.

2.1 Parte Preliminar

2.1.1 Capa provisória e capa final

A capa dos exemplares definitivos será padronizada e o arquivo estará disponível na Secretaria da Pós-Graduação (Modelo 1). Antes da impressão dos exemplares para a pré-banca, os alunos devem solicitar à Secretaria da Pós-Graduação o arquivo contendo a capa provisória (Modelo 2). Não serão aceitos exemplares com capas que não tenham origem na Secretaria de Pós-Graduação. Os exemplares definitivos devem ser encadernados usando-se capa rígida em papel “couché” branco fosco, com gramatura de 230 g. O corpo principal da dissertação deve ser impresso em papel sulfite A4, gramatura 90 g.

2.1.2 Página de rosto

(5)

4

a) O nome completo da instituição e a identificação do curso de pós-graduação, na parte superior (centralizado, letra maiúscula, fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito).

b) O título da dissertação deve ser sucinto e objetivo (centralizado, letra maiúscula, fonte Times New Roman, tamanho 18, em negrito).

c) O nome do autor (centralizado, letra maiúscula, fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito).

d) O nome do orientador e co-orientador (quando oficializado na PG/IAC), com letras maiúsculas somente para as iniciais dos nomes próprios, em tamanho de letra 12, fonte Times New Roman, em negrito, alinhamento justificado à direita.

e) Identificação do grau obtido e da Área de Concentração do Curso de Pós-Graduação (fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito apenas o grau obtido).

f) Local, mês e ano na parte inferior, texto centralizado, com iniciais maiúsculas, sem negrito, fonte Times New Roman, tamanho 12, logo acima da margem inferior. As páginas, em todo o corpo da dissertação, devem apresentar margem superior e direita de 2,0 cm e inferior e esquerda de 3,0 cm, com exceção da capa. Vide normas especiais para “Introdução” e “Referências Bibliográficas” no item 2.2.2.

2.1.3 Ficha catalográfica

Na versão definitiva da dissertação, incluir a ficha catalográfica elaborada pela Biblioteca do Instituto Agronômico no verso da página de rosto, na parte inferior (como indicado no Modelo 4) e centralizada. O aluno deverá consultar a Biblioteca do IAC para a elaboração da ficha catalográfica. Esta ficha deverá ser impressa no verso da página de rosto.

2.1.4 Aprovação pela banca

Após a página de rosto deve vir a página com o termo de aprovação, citando a identificação da instituição, o nome do pós-graduando, a nota descritiva, com o título conferido e a data de aprovação, além dos nomes dos examinadores e do orientador,

(6)

5

acompanhados de suas respectivas instituições. Identificar o título dos componentes da banca (Dr. ou Dra.). Esta página deverá ser feita pela Secretaria de Pós-Graduação e, após a defesa, será assinada pelo orientador e pelos demais membros da banca examinadora.

Deverá ser incluída apenas na versão definitiva. 2.1.5 Dedicatória

A dedicatória é opcional e deve ocupar uma página própria, numerada em algarismo romano. O texto deve ser redigido com espaçamento entre linhas de 1,5 cm, em Times New Roman, tamanho 12 e justificado, começando duas linhas abaixo do título da seção. O título da seção deve ser centralizado, em maiúsculo e negrito, fonte Times New Roman, tamanho 12.

2.1.6 Agradecimentos

Os agradecimentos são opcionais e, quando presentes, devem aparecer na página seguinte à da dedicatória, numerada em algarismo romano. A formatação deve respeitar as margens definidas e o tipo e tamanho de letra, como indicado em 2.1.5 (Dedicatória). Recomenda-se que não ultrapasse duas páginas.

2.1.7 Biografia

A biografia é opcional e deve ocupar uma página própria, numerada com algarismo romano. O texto deve seguir as mesmas recomendações dispostas no item 2.1.5 (Dedicatória).

2.1.8 Sumário

O sumário indica a ordem dos itens dentro do corpo principal da dissertação e anexo(s), apresentando a página inicial de cada item e sub-item.

(7)

6

A página contendo o sumário (Modelo 5) deverá ter o título SUMÁRIO centralizado, em letras maiúsculas e em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 12, localizando-se de acordo com o caso imediatamente após a folha de rosto, ou de dedicatória (opcional), ou de agradecimentos (opcional) ou de biografia (opcional), as quais não constam do sumário. As páginas do sumário devem ser numeradas e os itens não devem apresentar recuos em função da subdivisão de seções do texto, primeira, segunda e terceira ordem. Evitar divisões em demasia (quarta ordem em diante).

A linha que separa o título “SUMÁRIO” da lista deve apresentar espaçamento entre linhas de 1,5 cm, sendo a listagem dos itens formatada com espaçamento simples.

2.1.9 Listas de tabelas e figuras

A Lista de Tabelas e a Lista de Figuras são opcionais. Se adotadas, devem seguir o formato sugerido para o SUMÁRIO, sem deslocamento de parágrafo, e com o texto das legendas exatamente igual ao texto das legendas constantes na dissertação. As listas devem ser posicionadas após o Sumário e antes do Resumo, seguindo numeração de página em algarismos romanos (Modelos 6 e 7).

A linha que separa o título “LISTA DE TABELAS” e “LISTA DE FIGURAS” da lista propriamente dita deve apresentar espaçamento entre linhas de 1,5 cm, sendo a listagem dos itens formatada com espaçamento simples.

2.1.10 Lista de abreviações e símbolos

Esta lista é opcional, ficando a critério do autor decidir a necessidade ou não da sua apresentação. Quando presente, deve ser colocada logo após o Sumário (ou após as Listas de Tabelas e de Figuras), seguindo paginação em algarismos romanos. A formatação deve ser a mesma empregada no item 2.1.9.

As unidades devem obedecer ao Sistema Internacional de Unidades. (Consultar

(8)

7 2.1.11 Resumo

Trata-se de uma apresentação breve do conteúdo da dissertação (Modelo 8A), que destaca os aspectos de maior importância. O resumo não deve ser confundido com sumário, que é a lista dos capítulos e seções. Para a redação do resumo, considerar:

a) o título da dissertação deve estar em negrito e centralizado. Usar fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples;

b) o resumo será redigido em um único parágrafo na mesma página da citação, contendo, no máximo, 500 palavras. Usar fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5 cm entre linhas;

c) a primeira parte do resumo deverá situar o assunto tratado e, em seguida, os objetivos, os métodos, os resultados e as conclusões;

d) após o final do texto, devem ser informadas de três a cinco palavras–chave ou combinações de palavras, que não devem estar contidas no título da dissertação. Separar as palavras por vírgulas e não usar negrito. As palavras devem ser ordenadas alfabeticamente, sendo o nome científico da(s) espécie(s) estudada(s) disposto em primeiro lugar.

2.1.12 “Abstract”

É a versão do resumo em inglês (Modelo 8B), devendo-se seguir as mesmas orientações e formatação do item anterior (Modelo 8A).

2.2 Corpo principal 2.2.1 Organização

Trata-se da organização e do desenvolvimento do trabalho propriamente dito. O corpo da dissertação deverá ser organizado como texto corrido. Não será admitido formato

(9)

8

de capítulos ou misto, em texto corrido e capítulos, capítulos e artigos etc (vide Esquema de

organização).

O corpo principal na forma de texto corrido, isto é, sem mudança de página quando entre as divisões principais, exceto Referências Bibliográficas, deverá ser composto das seguintes divisões principais: Introdução, Revisão de Literatura, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências Bibliográficas. Admite-se, também, Resultados e Discussão como único item.

2.2.2 Introdução

Nesta parte do texto, o autor deve fornecer uma visão geral da pesquisa realizada, incluindo o estado atual do conhecimento (apresentado de forma resumida e suficiente para o entendimento da(s) hipótese(s) da pesquisa), a justificativa do trabalho, a contribuição esperada do estudo, a(s) hipótese(s) e o(s) objetivo(s) da pesquisa. Estes últimos devem estar descritos no último parágrafo da Introdução.

No início dessa seção, o aluno deve deixar uma linha (em espaçamento duplo e fonte Times New Roman tamanho 12) antes do título “1 INTRODUÇÃO” e duas linhas (com espaçamento simples e fonte Times New Roman tamanho 12) após o título, antes de iniciar o primeiro parágrafo do texto.

Em todo o corpo da dissertação as citações bibliográficas deverão ser em letra maiúscula, seguindo os exemplos abaixo:

Exemplo 1: O controle de tripes, segundo ALMEIDA & ARRUDA (1962), pode ser... Exemplo 2: O controle de tripes pode ser feito por meio de inseticidas (ALMEIDA & ARRUDA, 1962; KELLING et al., 1977).

(10)

9

Nessa seção, o autor deve demonstrar conhecer estudos de outros autores sobre temas relacionados ao assunto da pesquisa que dão suporte ao método adotado e possibilitam identificar as relações entre o problema e o conhecimento existente.

A revisão de literatura é mais bem apresentada em blocos de assunto, mostrando a evolução cronológica do tema de maneira integrada, com as devidas citações. Recomenda-se que mais de 60% das referências consultadas sejam dos últimos dez anos.

Para a elaboração do texto, destacar as contribuições mais importantes diretamente ligadas ao estudo, que serão analisadas de forma crítica no item Discussão.

Lembrar, ainda, que os nomes dos autores de todas as contribuições citadas no texto ou notas deverão, obrigatoriamente, constar das Referências Bibliográficas.

2.2.4 Material e Métodos

Inclui-se nesta parte o material, o delineamento experimental, as técnicas e os métodos utilizados para desenvolver o trabalho, descritos de maneira detalhada e suficiente para tornar possível a repetição do estudo por outros pesquisadores, com a mesma precisão. As técnicas e métodos já conhecidos devem ser apenas resumidos, sem necessidade de descrição detalhada, e acompanhados das respectivas citações. Fica a critério do orientador a apresentação desse item em bloco (Material e Métodos) ou em separado (primeiramente Material e depois os Métodos utilizados).

As descrições da área de estudo, aspectos de meio físico, ou de relações ambientais são incluídas em Material e Métodos, no início do texto, como sub-item.

2.2.5 Resultados e Discussão

Visa comunicar os resultados obtidos pelo autor da pesquisa e sua análise, bem como oferecer subsídios para a conclusão da dissertação.

A análise dos dados, sua interpretação e discussão podem ser apresentadas no texto separadamente (mostrar primeiramente os resultados e depois fazer a discussão dos mesmos), ou conjugadas (Resultados e Discussão). Os resultados devem ser agrupados e ordenados convenientemente, acompanhados de tabelas, figuras, mapas etc. (ver exemplos).

(11)

10

Tabelas com dados estatísticos detalhados podem ser apresentadas no(s) Anexo(s). As legendas das figuras e os títulos das tabelas devem ser auto-explicados, devendo o leitor entender os dados apresentados sem a necessidade de recorrer ao Material e Métodos (ver

exemplos).

A discussão dos resultados deve possibilitar a ligação entre novas descobertas e os conhecimentos apresentados na Revisão de Literatura. É necessário destacar a maneira como as hipóteses apresentadas na Introdução foram comprovadas ou não, e como as indagações foram respondidas. Devem ser considerados também os fatos novos e excepcionais, assim como as concordâncias e divergências de teorias e paradigmas.

2.2.6 Conclusões

Neste item devem estar as conclusões relacionadas às hipóteses ou indagações e aos objetivos enunciados na Introdução. Nas conclusões, no tempo verbal do presente, os

relatos devem ser breves, baseando-se apenas nos dados comprovados, evitando repetir ou

fazer mera transcrição dos principais resultados obtidos.

2.2.7 Referências bibliográficas

Deve ser iniciada em uma nova página. Consiste numa listagem alfabética e cronológica de todas as publicações citadas na dissertação. As referências devem ser digitadas em espaçamento simples, deixando uma linha entre cada referência. O início dessa seção deve ser em página separada, sendo formatado da mesma forma que o início da seção “Introdução”. As normas adotadas para a citação dos textos no item “Referências bibliográficas” são as mesmas adotadas pelo periódico institucional Bragantia (vide normas em www.iac.sp.gov.br/Bragantia/Index.asp), sendo alguns exemplos apresentados a seguir. a) Periódicos

(12)

11

BOAVENTURA, Y.M.S. Microsporogênese de Coffea canephora Pierre ex Froehner com número duplicado de cromossomos. Bragantia, Campinas, v. 49, n. 2, p. 193-204, 1990.

b) Livros e Folhetos

STEEL, R.G.D.; TORRIE, J.H. Principles and procedures of statistics: a biometrical approach. 2.ed. New York: McGraw-Hill, 1980. 631p.

c) Capítulo de livro e publicação em obras coletivas.

JACKSON, M.L. Chemical composition of soil. In: BEAR, F.E. (Ed.). Chemistry of the

soil. 2.ed. New York: Reinhold, 1964. p. 71-141.

d) Publicação em anais de congressos e reuniões.

HIROCE, R.; FIGUEIREDO, J.O. de; POMPEU JUNIOR, J.; CASTRO, J.L. Composição mineral das folhas de tangerineiras tardias. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 9, 1987, Campinas. Anais... Campinas: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 1988. p.287-290.

HIROCE, R.; FIGUEIREDO, J.O. de; POMPEU JUNIOR, J.; CASTRO, J.L. Composição mineral das folhas de tangerineiras tardias. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 9, 1987, Campinas. Anais eletrônicos...

Campinas: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 1988. Disponível em:

<http://www.sbf.org.br/9cbf.html>. Acesso em: 21 jan. 1989.

HIROCE, R.; FIGUEIREDO, J.O. de; POMPEU JUNIOR, J.; CASTRO, J.L. Composição mineral das folhas de tangerineiras tardias. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 9, 1987, Campinas. Resumos expandidos... Campinas: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 1988. 1 CD-ROM.

(13)

12

e) Dissertações e Teses

OLIVEIRA, H. de. Estudo da matéria orgânica e do zinco em solos sob plantas cítricas sadias e apresentando sintomas de declínio. 1991. 77f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias-UNESP, Jaboticabal.

Orientação: referências sem o modelo de citação, solicitar orientação junto à secretaria de Pós-graduação.

No texto da dissertação devem ser adotadas as seguintes regras: último nome dos autores (exceto Filho, Neto, Sobrinho etc.) em letras maiúsculas; usar “et al.” após o sobrenome do primeiro autor, para referências com mais de dois autores e utilizar o símbolo

& para separar dois autores. Quando vários autores forem citados em uma mesma frase,

dispor em ordem alfabética. Caso haja mais de uma referência com os mesmos autores, o aluno deverá apresentá-las em ordem cronológica. Usar o termo “citado por” ou “apud”, para referências não consultadas diretamente, devendo o aluno evitar ao máximo essa situação.

Recomenda-se que a literatura citada seja de domínio público, evitando-se ou apresentando o mínimo possível de material não publicado, informações pessoais, relatórios e monografias, editoriais etc., além de informações que não passaram por um processo de revisão editorial formal, tais como resumos de Congresso.

2.2.8 Notas

Algumas observações ou esclarecimentos relativos ao texto, tais como: conceitos e definições e notas explicativas, podem aparecer em notas de rodapé, localizadas na margem inferior da mesma página onde ocorre a chamada numérica no texto. São separadas do texto por um traço contínuo de 4 cm e digitadas em espaço simples e fonte menor que a usada no texto (Times New Roman, tamanho 10).

(14)

13 2.3.1 Anexos

Anexo é o elemento pós-textual em que são incluídos materiais suplementares, tais como descrições ou dados complementares da área ou objeto de estudo, tabelas e modelos estatísticos, programas, leis, cópias de documentos, mapas e outros que acrescentem conteúdo ao trabalho.

A primeira página do anexo deve conter o título Anexo (s), centralizado no topo da página, seguido de uma listagem dos sub-itens nele incluídos, agrupados em função do tipo de material e identificados como Anexo I, Anexo II etc. A paginação deve seguir a do texto. A listagem das tabelas e figuras contidas no anexo é opcional.

2.3.2 Glossário

Este item é opcional e deverá incluir lista de palavras pouco conhecidas ou estrangeiras, ou termos e expressões técnicas de uso restrito acompanhadas das respectivas definições, objetivando esclarecer o leitor sobre seu significado, indicando, quando pertinente, fontes ou referências. O glossário sempre trará as palavras listadas em ordem alfabética.

3 APRESENTAÇÃO GRÁFICA

A dissertação deve seguir uma apresentação gráfica de excelente qualidade, de forma que o trabalho seja claro e agradável para o leitor. Para isso, devem ser bem organizados: a estrutura, a paginação e os formatos, devendo-se utilizar fonte Times New Roman, com letras de tamanho indicados para cada parte da dissertação.

(15)

14

A arte final da dissertação deve ser impressa em folha branca formato A4 (210 x 297 mm), sendo que no exemplar definitivo, a reprodução do texto utilizará somente à frente do papel. Recomendamos o papel (gramatura de 90 g) para fácil leitura.

A ficha catalográfica deverá ser impressa no verso da página de rosto.

3.2 Digitação

Em ambos os exemplares, provisório e definitivo, devem ser utilizados caracteres tipo Times New Roman, tamanho 12, o mesmo utilizado neste texto. Usar tamanho 10 no caso de notas, sobrescritos ou subscritos e tabelas muito extensas. O espaçamento deve ser normal entre caracteres, ou seja, pitch 14 (catorze caracteres por polegada). Os caracteres devem ser digitados em cor preta, em todo o texto, incluindo títulos, ilustrações, tabelas etc. O texto deve ser digitado com espaço entre linhas de 1,5 cm (um e meio). Os títulos das divisões principais ou seções primárias devem ser digitados em letras maiúsculas e negrito (ex.: 1 INTRODUÇÃO), centralizados, numerados em arábico, sem pontuação, iniciando-se o texto após duas linhas (espaçamento simples, Times New Roman, tamanho 12).

Os títulos das seções secundárias (1.1) e terciárias (1.1.1) devem ser digitados em negrito, com letras maiúsculas apenas nas iniciais para as primeiras (1.1 Seção Secundária) e apenas na primeira palavra para as segundas (1.1.1 Seção terciária), com apenas um espaço entre os números e a palavra.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Não usar espaçamentos diferenciados entre essas seções (subtítulos), devendo-se usar um espaço entre o final de um parágrafo de texto e o início de uma nova sub-seção. Recomenda-se evitar o uso de seções acima de quaternárias (1.1.1.1).

Emprega-se itálico para letras ou palavras que requeiram destaque e negrito para títulos e subtítulos de partes da dissertação. Letras maiúsculas devem ser usadas para a identificação da instituição, títulos principais (INTRODUÇÃO, MATERIAL E MÉTODOS, CONCLUSÕES etc.), nomes de autores, siglas ou símbolos, quando for o caso. Aspas duplas devem ser reservadas para destacar citações textuais de outros autores e palavras ou

(16)

15

frases em língua estrangeira. Aspas simples podem ser usadas para destaque de itens numéricos ou alfabéticos (‘1’, ‘a’) ou termos de uso diferenciado. Para citação de cultivares citar cv. ou colocar nome entre aspas simples. Exemplos: Citrus sinensis (L.) Osbeck cv. Pêra ou Citrus sinensis (L.) Osbeck ‘Pêra’.

Vale ressaltar que quando for necessária a utilização de sp. ou spp. NÃO DEVE ser colocado em itálico nem negrito.

O Sistema Internacional de Unidades (SI) deve ser preferencialmente adotado em todo o texto da dissertação (Consultar www.inmetro.gov.br/infotec/si.asp).

Para conferir citação correta dos nomes científicos de espécies vegetais consultar o “site” www.ars-grin.gov (GRIN – “Germplasm Resources Information Network”).

4.2 Paginação

As páginas da Parte Preliminar (Página de rosto, Aprovação pela banca, Dedicatória, Agradecimentos, Biografia, Sumário, Resumo e “Abstract”) devem ser numeradas em algarismos romanos. O Corpo Principal, a partir da Introdução e o(s) Anexo(s) devem ser numerados em seqüência e com algarismos arábicos, iniciando-se com o número ‘1’.

A numeração deve ser colocada na parte inferior da página, à direita.

4.3 Ilustrações e tabelas

As tabelas e figuras devem aparecer no texto logo após serem citadas pela primeira vez. Elas são numeradas em séries separadas e os números em cada série devem aparecer e serem citadas no texto em ordem consecutiva, como tabela 1 ou (Tabela 1), figura 1 ou (Figura 1) etc., quando fora ou dentro de parênteses, respectivamente.

Se a tabela ocupar mais de uma página, deve-se colocar entre parênteses, no final do título, a indicação Continua. Na página seguinte, o título conterá apenas ‘Tabela 1 - ... Continuação’.

Quando os dados procederem de outra fonte, como em algumas tabelas ou figuras contendo dados obtidos de bibliografia, mencioná-la, abaixo da tabela ou figura. Nas figuras e tabelas, os termos Figura e Tabela devem ser escritos em negrito com a inicial em letra

(17)

16

maiúscula, seguidos de um espaço, o numeral, um espaço, um traço e um espaço. Os títulos devem ser colocados acima das tabelas e abaixo das figuras, deixando um espaço de 1,5 cm entre a última linha do título e a borda superior da tabela, ou entre a borda inferior da figura e o seu título.

As tabelas não devem conter linhas verticais de separação de colunas. O uso de linhas horizontais deve ser limitado às que separam o título das colunas dos dados e às de separação do texto, superior e inferior. Evitar também o excesso de molduras de separação nas figuras.

Recomenda-se que tabelas e figuras ocupem, no máximo, uma única página, evitando-se páginas desdobráveis. Se necessário, podem ser dispostas no formato paisagem, permanecendo a numeração da página como no restante do texto. Tabelas ou figuras que ocupem, menos de meia página, podem ser inseridas no texto, mas devem ser separadas deste, acima e abaixo, por dois espaços de 1,5 cm (entre linhas). Notas explicativas do tratamento estatístico, ou símbolos e abreviações usadas devem ser colocados no final da tabela, abaixo da borda inferior, e podem ter tamanho de letra menor que a do texto (tamanho 10).

Mapas de tamanho superior ao formato adotado de página (A4) devem ser dobrados de forma a resultar em dimensões ligeiramente inferiores, sem ultrapassar as bordas da encadernação. Os mapas devem incluir coordenadas geográficas e escala.

Fotografias e outras ilustrações deverão ser inseridas no exemplar definitivo na forma eletrônica e com boa resolução (imagem de câmara digital, uso de “scanner” ou cópia xerográfica de alta resolução). Recomenda-se, no exemplar definitivo, o uso de papel branco e brilhante especial para impressão de imagens. Não serão aceitas ilustrações fixadas ao papel por cola, fita adesiva ou similar.

ATENÇÃO: Fotografias ou imagens, notadamente aquelas de estruturas, tecidos

etc., obtidas por meio de equipamentos de microscopia, devem conter a escala final.

Figuras contendo gráficos devem ser preferencialmente apresentadas em preto e branco, com padrões de linhas, símbolos e preenchimento nítidos e possíveis de serem diferenciados, sem dificuldade, em reprodução xerográfica (preto e branco). Deve ser evitado o uso de padrões de gráfico em três dimensões, exceto quando relevante para a informação neles contida.

(18)

17

O uso de cores nas figuras é recomendável quando for essencial à compreensão da ilustração, onde a informação depende da diferenciação de cores, como por exemplo, fotos de técnicas citológicas fluorescentes ou não (corantes e pigmentos), diferenciação morfológica de material vegetal, como sementes, frutos etc. ou em mapas e gráficos contendo variações de propriedades de terreno.

Referências

Documentos relacionados

Sempre que não concordar com algo, não leve para fora do conjunto. Converse imediatamente com a liderança com a liderança do conjunto, assim pode se resolver da

Ponto de Vista Social: valor de uso + valor de uso indireto + valor de opção (valor de quase-opção) – Sistema de preços não é suficiente como referência de valor..

· 4.3 Indicações sobre cuidados médicos urgentes e tratamentos especiais necessários Não existe mais nenhuma informação relevante disponível.. SECÇÃO 5: Medidas de combate

Na mesma linha, caberia ao Bra- sil, finalmente, colocar em prática os dois princípios inovadores, para não dizer revolucionário, adotado pela Assembleia Constituinte de 1987/88:

Na figura 1 apresenta-se o dendrograma para o agrupamento dos pacientes segundo as variáveis: Sexo, Idade, Escolaridade, Estádios da Doença de Parkinson segundo a Escala de Hoehn

19, 20 e 21 de outubro: Mais uma vez a Associação das Cidades Históricas de Minas esteve presente na Feira das Américas - ABAV 2011, no Riocentro, no Rio de Janeiro, em parceria

Em caso de não comparecimento e/ou não integralização do valor do arremate dentro dos 05 (cinco) dias úteis, a contar da data do Leilão, fica expressamente facultado

O item nº 04 será entregue ao participante que MAIS INDICAR membros confirmados para o grupo, de acordo com as condições estabelecidas no Passo 6 abaixo, mas a apuração poderá