• Nenhum resultado encontrado

REABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE DISCENTE AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PISCICULTURA EDITAL Nº 003/ISARH/UFRA/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE DISCENTE AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PISCICULTURA EDITAL Nº 003/ISARH/UFRA/2021"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL E DOS RECURSOS HÍDRICOS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CURSO LATO SENSU

1

REABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE DISCENTE AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PISCICULTURA

EDITAL Nº 003/ISARH/UFRA/2021

A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO – PROPED E O INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL E DOS RECURSOS HÍDRICOS - ISARH DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA-UFRA - UFRA tornam público o EDITAL para a seleção de

candidatos/as ao CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PISCICULTURA (Resolução

CONSEPE/UFRA, n. 508 de 30 de agosto de 2019 que aprovou o Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em “Piscicultura”, do ISARH obedecendo às datas, etapas e demais condições especificadas, a seguir:

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

A partir da Resolução 392, de 27 de fevereiro de 2018, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE/UFRA, que dispõe sobre a oferta de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu na UFRA, o Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH) formulou o presente CURSO DE

ESPECIALIZAÇÃO EM PISCIULTURA.

1

1..11.. O presente curso de formação profissional possui o suporte financeiro para sua execução originado nos recursos da Emenda Parlamentar nº 30810014.

1.2. O curso de Especialização em Piscicultura da UFRA possibilitará aprendizado teórico e prático de profissionais no cultivo de peixes, em especial no nordeste paraense onde o peixe é um alimento de grande importância alimentar, cultural e econômica.

1.3. O curso de Especialização em Piscicultura da UFRA dispensará o pagamento de mensalidades e taxas de inscrição ou matrícula por parte do cursista.

1.4. O presente curso terá o início de suas atividades acadêmicas condicionadas à situação da pandemia de Covid-19, bem como a liberação dos recursos financeiros previstos no Plano de Trabalho do projeto de Ensino e Extensão objeto do contrato nº 23/2019 UFRA/FUNAPE denominado

“Formação de Capital Humano no Nordeste Paraense: Especialização e implantação de sistemas de piscicultura”. A operacionalização do Curso obedecerá rigorosamente ao Protocolo de

Biossegurança para retorno das atividades nas Instituições Federais de Ensino – MEC, julho de 2020, bem como ao Protocolo de Biossegurança para retomada de aulas no âmbito da UFRA.

2. DOS OBJETIVOS

2.1. O presente Edital tem por finalidade estabelecer as Normas para Seleção de Discentes às vagas ofertadas no CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO, LATO SENSU, EM PISCICULTURA, no âmbito do Projeto: Formação de Capital Humano no Nordeste Paraense: Especialização e Implantação de

Sistemas de Piscicultura.

2.2. O objetivo específico do Curso de Especialização em Piscicultura da UFRA é formar profissionais capacitados no cultivo de peixes, em especial no nordeste paraense, onde o peixe é um alimento de grande importância alimentar, cultural e econômica.

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL E DOS RECURSOS HÍDRICOS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CURSO LATO SENSU 3. DO PÚBLICO ALVO

3.1. O Curso deste edital é destinado a profissionais graduados, obedecendo o Art. 1° § 1° da Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018.

3.2. No contexto da temática do curso, destina-se aos profissionais graduados em Engenharia de Pesca, Agronomia, Zootecnia e áreas afins. Também são elegíveis a instituições e/ou órgãos que demandem conhecimentos inerentes à piscicultura.

4. DA MODALIDADE E CRONOGRAMA DE SELEÇÃO E REALIZAÇÃO DO CURSO

4.1. O Curso de Especialização em Piscicultura será predominantemente presencial, porém haverá a adoção de módulos de ensino remoto ou híbrido, a critérios da Coordenação do Curso, em razão da Pandemia de Covid-19. O Curso será desenvolvido em regime modular intensivo, podendo ser executado no período noturno nos finais de semana - sábado e domingo, totalizando 20 horas semanais, de acordo com a tabela a seguir.

SEXTA:

NOTURNO: Início 18:00h Término: 22:00 h FIM DE SEMANA:

SÁBADO: Início 08:00 Término: 18:00 h (12:00 – 13:00 ALMOÇO) DOMINGO: Início 08:00 Término: 18:00 h (12:00 – 13:00 ALMOÇO)

4.2. A duração do curso tem previsão de 05 (cinco) meses, integralizando 360 (trezentos e sessenta) horas de aulas teórica e práticas e o trabalho final de curso.

4.3. O cronograma de execução das etapas do presente edital, assim como o cronograma preliminar dos módulos da especialização (sujeito a alterações) é expresso na tabela a seguir (Edital de abertura, inscrições, seleção e atividade acadêmicas previstas).

CRONOGRAMA DO EDITAL

ATIVIDADES DATAS

Publicação do Edital 22/06/2021

Inscrições 22/05/2021 a 25/06/2021

Homologação das inscrições 25/06/2021

Período de pedido de recursos Até 26/06/2021 Resultado recurso e homologação das inscrições 28/06/2021 Resultado da apreciação dos recursos interpostos e

Divulgação do Resultado Final

29/06/2021

(3)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL E DOS RECURSOS HÍDRICOS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CURSO LATO SENSU

3 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO CURSO

DISCIPLINA/MÓDULO CH SIGLA DATA PROVÁVEL

N. Disciplina/Módulo CH SIGLA DATAS PROVÁVEIS

1 Introdução a Piscicultura 20 INPI Julho 2021

2 Metodologia Científica 20 MCA Julho 2021

3 Manejo na Piscicultura 20 MPS Julho 2021

4 Legislação Aplicada Piscicultura 20 LAP Agosto 2021

5 Engenharia para Piscicultura 20 EPP Agosto 2021

6 Qualidade de água na Piscicultura 20 QAP Agosto 2021

7 Fundamentos de Genética Aplicada a Piscicultura

20 FGP Setembro 2021

8 Nutrição e Alimentação de Peixes 20 NAP Setembro 2021

9 Planejamento e Gestão Econômica na Piscicultura

20 PGE Setembro 2021

10 Sanidade de Peixes 20 SPX Outubro de 2021

11 Processamento de Pescado 20 PPS Outubro de 2021

12 Implantação de Sistemas de Piscicultura 20 ISP Novembro de 2021 13 Empreendedorismo e Marketing

aplicados à piscicultura

20 EPX Novembro de 2021

14 Monografia/ Artigo Científico 100 MAC Dezembro de 2021 a

fevereiro de 2022

CH TOTAL (horas) 360

4.4. O Cronograma supracitado poderá sofrer alterações, motivadas por razões de ordem institucional, jurídica ou relacionadas à pandemia de Covid-19.

4.5. O Curso de Especialização em Piscicultura utilizará as instalações físicas da Fazenda Escola de Castanhal ligada ao Instituto Socioambiental e dos recursos Hídricos, quando presencial.

4.6. Caso ocorram alterações nos Cronogramas, estas deverão ser publicadas, através de retificações, termos aditivos ou comunicados complementares, por meio das páginas eletrônicas do Instituto Socioambiental e dos Recusos Hídricos – ISARH (https://isarh.ufra.edu.br/) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico – PROPED (https://proped.ufra.edu.br/).

4.7. As informações referentes à homologação das inscrições e divulgação do resultado do processo seletivo serão publicadas, por meio das páginas eletrônicas do Instituto Socioambiental e dos Recusos Hídricos – ISARH (https://isarh.ufra.edu.br/) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico – PROPED (https://proped.ufra.edu.br/), nas datas indicadas no Cronograma.

5. DAS VAGAS OFERTADAS

5.1. A UFRA disponibilizará na REABERTURA a oferta de 06 (seis) vagas gratuitas remanescentes para ampla concorrência, quanto para demanda social. Serão 05 (vinte) vagas para candidatos em ampla concorrênica e 01 (cinco) vagas destinadas a pessoas de comprovada carência financeira e à servidores docentes e técnicos administrativos da UFRA. Em consonância com o Projeto Pedagógico

(4)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL E DOS RECURSOS HÍDRICOS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CURSO LATO SENSU

do Curso, com a meta prevista no projeto do contrato nº 23/2019 UFRA/FUNAPE e Resolução UFRA n. Resolução CONSEPE/UFRA, n. 508 de 30 de agoato de 2019.

6. DAS INSCRIÇÕES

6.1. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

6.2. PERÍODO: 22 de junho a 25 de junho de 2021.

LOCAL: As inscrições serão realizadas via e-mail especializacao.isarh@gmail.com, arquivo único, até às 23:59 h do dia 25 de junho de 2021. Não serão aceitos documentos fora deste formato e fora do prazo.

6.3. A relação dos candidatos inscritos, homologados para o processo seletivo, será divulgada nas páginas do Instituto Socioambiental e dos Recusos Hídricos – ISARH (https://isarh.ufra.edu.br/) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico – PROPED (https://proped.ufra.edu.br/). 6.4. O candidato deverá certificar-se de que preencheu todos os requisitos exigidos neste Edital, sendo sua inteira responsabilidade qualquer prejuízo advindo de sua inobservância.

6.5. A Comissão de processo seletivo, representada pelo coordenador do curso reserva-se o direito de excluir do processo seletivo o candidato que não atender aos requisitos estabelecidos no edital bem como não entregar documentação exigida de forma completa, correta e/ou fornecer dados inverídicos ou falsos.

6.6. São requisitos obrigatórios para inscrição no processo seletivo do presente edital:

Possuir nível superior completo e registro no Sistema CONFEA/CREA e/ou conselho de classe equivalente, preferencialmente em graduados em Engenharia de Pesca, Agronomia, Zootecnia e áreas afins. Também são elegíveis a instituições e/ou órgãos que demandem conhecimentos inerentes à piscicultura.

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado.

b) Anexar os seguintes documentos escaneados (documentos legíveis e de preferência coloridos) na inscrição:

- FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (ANEXO I) devidamente preenchido e assinado; - Cédula de Identidade ou outro documento de identificação e CPF;

- Diploma de Graduação devidamente registrado (frente e verso); - Histórico Escolar do curso de Graduação;

- CURRICULUM VITAE (modelo lattes/CNPQ) atualizado nos últimos 4 meses.

- FORMULÁRIO PARA ANÁLISE DE CURRICULO POR PROVAS DE TÍTULOS (ANEXO II);

- DOCUMENTO QUE COMPROVE CARÊNCIA FINANCEIRA (exclusivo para demanda social);

- DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO PARA SERVIDORES DOCENTES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DA UFRA (exclusivo para demanda social).

c) Apresentar Carta de intenção – contendo um breve histórico da vida acadêmica e profissional, argumentações e justificativas acerca do interesse no curso (1 lauda).

(5)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL E DOS RECURSOS HÍDRICOS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CURSO LATO SENSU

5 6.7. Toda a documentação deverá ser enviada, em arquico ÚNICO e PDF, para endereço eletrônico especializacao.isarh@gmail.com, onde será admitida autenticidade através de declaração do candidato de veracidade no formulário de inscrição (ANEXO I) e formulário para análise de Currículo por provas de títulos (ANEXO II).

6.8. Os comprovantes dos títulos (diplomas/certificados), histórico, artigos/resumos (primeira página), declarações deverão ser anexados ao FORMULÁRIO PARA ANÁLISE DE CURRICULO POR PROVAS DE TÍTULOS (ANEXO II) devidamente preenchido, juntamente com o CURRICULUM VITAE (modelo lattes/CNPQ), ordenados pelo curriculum.

6.9. As informações prestadas no formulário de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, facultando à Comissão do Processo Seletivo o indeferimento da inscrição em caso documentação incompleta, ilegível, comprovadamente inverídica, não cabendo recurso para este item.

6.10. Não será permitida a substituição e adição de documentos, após a efetivação da inscrição.

7. DO PROCESSO SELETIVO

7.1. O Processo seletivo será coordenado e realizado pela Comissão do Processo Seletivo, composta por docentes e/ou técnicos do Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH/UFRA), nomeados pelo Diretor.

7.2. O Processo Seletivo será desenvolvido em duas etapas distintas:

a) Primeira etapa: terá caráter eliminatório e consistirá na avaliação da documentação exigida no Edital, a partir da qual as inscrições serão ou não deferidas e homologadas. Candidatos com documentações incompleta ou comprovadamente falsificadas serão automaticamente eliminados. b) Segunda etapa: de caráter classificatório, consistirá na análise dos Títulos e CURRICULUM VITAE (modelo lattes/CNPQ), pela Comissão do Processo Seletivo, através da atribuição da pontuação constante no ANEXO II deste edital.

8. DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

8.1. A Nota Final atribuída ao candidato será resultante da somatória da pontuação dos itens constantes no formulário de análise curricular do ANEXO II deste Edital.

8.2. Os candidatos aprovados no processo seletivo serão classificados em ordem decrescente de pontuação.

8.3. Em caso de empate na pontuação, os critérios de desempate obedecerão à seguinte ordem: i) Maior tempo de atuação profissional na área do curso; ii) Maior idade.

8.4. Os resultados serão divulgados segundo o cronograma do processo seletivo nas páginas do Instituto Socioambiental e dos Recusos Hídricos – ISARH (https://isarh.ufra.edu.br/) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico – PROPED (https://proped.ufra.edu.br/).

9. DOS RECURSOS

9.1. Os Recursos deverão ser redigidos de forma clara e objetiva, impressos e assinados. Em seguida encaminhados para Comissão do Processo Seletivo através do e-mailespecializacao.isarh@gmail.com nos prazos definidos no Cronograma do Processo Seletivo.

9.2. A comissão do Processo Seletivo constitui ÚNICA instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos administrativos adicionais.

10. DA EFETIVAÇÃO E DA DESISTÊNCIA PARA A MATRÍCULA

(6)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL E DOS RECURSOS HÍDRICOS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CURSO LATO SENSU

serão convocados para efetivação presencial da matrícula no período de 30/06 a 01/07/2021, no horário de 09:00 às 13:00 h na secretaria do ISARH/UFRA, localizado no Prédio Central da UFRA, Av. Presidente Tancredo Neves, n° 2501, Bairro Terra firme, Belém-PA.

10.2. A confirmação da matrícula exigirá o preenchimento do Formulário de Matrícula junto a PROPED/UFRA, devendo apresentar em anexo a seguinte documentação:

a) 01 (uma) foto 3x4;

b) Carteira de identidade (cópia legível acompanhada do original);

c) Cadastro de Pessoa Física - CPF (cópia legível acompanhada do original); d) Comprovante de quitação eleitoral (cópia acompanhada do original);

e) Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista, no caso dos maiores de 18 anos do sexo masculino (cópia acompanhada do original);

f) Diploma de curso superior de graduação (cópia frente e verso legível acompanhada do

original);

g) Histórico acadêmico (cópia legível acompanhada do original) de curso superior de graduação; h) Declaração de dedicação ao curso, ou quando possuir vínculo empregatício, apresentar carta de

anuência da empresa onde trabalha;

i) Comprovante de residência atual (cópia legível acompanhada de original).

10.3. O candidato poderá efetuar a sua matrícula através de procurador devidamente constituído por meio de documento público emitido por cartório de notas e ofícios, devendo ser observado, em todo caso, o período, o horário e o local mencionados no item 10.1.

10.4. O candidato que não atender os prazos determinados perderá o direito à formalização da matrícula e será considerado desistente da vaga a que fez jus, permitindo a convocação de candidatos habilitados e que não foram classificados inicialmente dentro do número de vagas ofertadas, sendo observada, rigorosamente, a ordem de classificação final do processo seletivo.

11. DO INÍCIO DAS AULAS

11.1. O início das aulas está previsto para o dia 02/07/2021 com a aula inaugural do curso, conforme os protocolos de biossegurança.

11.2. Os alunos deverão seguir o estabelecido no Regimento Geral da Pós-Graduação da UFRA quanto aos critérios do sistema de verificação da aprendizagem e frequência e demais normais do curso.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 Considerando a melhor efetividade ao longo do curso é recomendado ao aluno possuir um laptop/notebook, com boa capacidade de processamento e armazenamento, uma vez que 80% das aulas e exercícios em sala serão realizados em softwares livres, instalados nos computadores pessoais de cada aluno. Tal recomendação permite uma especial apropriação das geotecnologias uma vez que possibilita ao especializando a utilização de softwares e metodologias fora do ambiente acadêmico. 12.2 A inscrição do candidato implicará no conhecimento das presentes instruções e na tácita aceitação das condições do processo seletivo, tais como se acham estabelecidas neste Edital e nas normas legais

(7)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL E DOS RECURSOS HÍDRICOS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CURSO LATO SENSU

7 pertinentes, bem como em eventuais aditamentos e instruções específicas para a realização do processo seletivo, acerca das quais não poderá alegar desconhecimento.

12.3. A qualquer momento em que houver alterações de dados referentes a endereços e telefones, o candidato deverá atualizá-las junto à coordenação do curso, sob pena de não ser comunicado adequadamente de situações de convocações ou reclassificações.

12.4. A Comissão do Processo Seletivo divulgará, sempre que necessário, editais de retificação, normas complementares e avisos oficiais sobre o processo seletivo, os quais passarão a ser parte integrante deste Edital.

12.5. Todos os horários citados neste Edital referem-se à hora local.

12.6 Os casos omissos no Edital e situações não previstas serão resolvidos pela Comissão do Processo

Seletivo deste edital e Coordenação do Curso.

Belém/PA, 22 de junho de 2021

Dr. Israel Hidenburgo Aniceto Cintra Diretor ISARH

Dra. Ruth Helena Cristo Almeida Coordenadora - Portaria nº.

(8)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL E DOS RECURSOS HÍDRICOS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CURSO LATO SENSU

Cidade UF

EDITAL Nº 003 /IISARH/UFRA/2021

ANEXO I

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Nome do Curso

Solicito minha inscrição no processo seletivo do Curso de Especialização em Piscicultura da UFRA. Afirmo ainda, que estou ciente das etapas do processo seletivo, bem como das normas e datas previstas no edital.

DADOS PESSOAIS

Nome

Data de Nascimento Naturalidade

Estado Civil Formação

Inst. de Ensino Ano Conclusão

Residência

Apto. CEP Bairro

Contato (tel) E-mail

Nome do Pai Nome da Mãe Local de trabalho Área de Atuação DOCUMENTOS RG Data de expedição Órgão Expedidor UF C.P.F. CREA

DECLARO que as informações prestadas neste Formulário de Inscrição são verdadeiras assim como a documentação entregue refere-se aos meus documentos originais digitalizados, e estou ciente de que a prática de falsidade ideológica em prova documental acarretará a anulação de todos os atos administrativos praticados pela UFRA referentes ao candidato em epígrafe (sua exclusão do concurso, cancelamento de sua matrícula, caso esta já tenha sido efetivada, seu desligamento do Programa, caso já tenha iniciado) além das ações penais cabíveis.

Belém-PA, / /

(9)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL E DOS RECURSOS HÍDRICOS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CURSO LATO SENSU

9

EDITAL Nº 003/ISARH/UFRA/2021

ANEXO II

FORMULÁRIO PARA ANÁLISE DE CURRICULO POR PROVAS DE TÍTULOS

Nome do Candidato: ... Nº de Inscrição: ... N Ponto s Máximo atribuído Pontos candidato A INDICADORES DE PRODUÇÃO

CIENTIFICA (QUALIS VIGENTE NA ÁREA DE FORMAÇÃO)

1 Periódicos na área classificados como A1, A2 50 Últimos 5 anos

2 Periódicos na área classificados como B1, B2 40 Últimos 5 anos

3 Periódicos na área classificados como B3, B4, B5 e Livro

30 Últimos 5

anos 4 Periódicos na área classificados como C e Cap. de

Livro

20 Últimos 5

anos

5 Periódicos na área sem classificação 5 Últimos 5 anos

6 Resumo expandido em anais de congresso 5 Últimos 5 anos

7 Resumo simples em anais de congresso 2 Últimos 5 anos

Total do item A

B INDICADORES DE ATIVIDADES

DIDÁTICAS

8 Exercício de magistério no ensino médio (por ano)

10 Últimos 5

anos 9 Exercício de magistério no ensino superior (por

ano) 20 Últimos 5 anos Total do item B C INDICADORES DE ATIVIDADES PROFISSIONAIS

10 Experiência profissional na área do curso (por ano)

50 Últimos 5

anos 11 Experiência profissional em áreas afins e demais

(por ano)

20 Últimos 5

anos 12 Coordenador de projeto técnico ou científico (por

projeto)

20 (máximo de 5)

13 Coordenador de órgão público, privado e de entidades não- governamentais (por ano)

15 Últimos 5

anos

14 Orientação/coorientação (estágios e monografias) 5 Últimos 5 anos

(10)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL E DOS RECURSOS HÍDRICOS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CURSO LATO SENSU

10

Total do item C

D INDICADORES DE ATIVIDADES

ACADÊMICAS

15 Curso de aperfeiçoamento (entre 180 e 360h) na área

20 Últimos 5

anos 16 Curso de aperfeiçoamento (entre 180 e 360h) fora

da área

10 Últimos 5

anos

17 Consultoria técnica (por consultoria) 5 Últimos 5 anos

18 Instrutor de curso (> 20 h) (por curso) 5 Últimos 5 anos

11 9

Palestrante (por palestra) 5 Últimos 5

anos

22 Curso de curta duração (entre 30 e 180 h) 5 Últimos 5 anos

23 Banca examinadora de TCC/ESP/MÊS/DOU (por banca)

5 Últimos 5

anos

Total do item D TOTAL

Atenção: O Curriculum Vitae (modelo Lattes/CNPq), ANEXO II PREENCHIDO juntamente com toda a documentação comprobatória de títulos, identificada e ordenada pela sequência do Curriculu em pdf e arquivo único.

Observações:

DECLARO que as informações prestadas neste Formulário para marcação de Pontos referentes à Prova de Títulos são verdadeiras e estou ciente de que a prática de falsidade ideológica em prova documental acarretará a anulação de todos os atos administrativos praticados pela UFRA referentes ao candidato em epígrafe (sua exclusão do concurso, cancelamento de sua matrícula, caso esta já tenha sido efetivada, seu desligamento do Programa, caso já tenha iniciado) além das ações penais cabíveis.

Belém-PA, / /

(11)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL E DOS RECURSOS HÍDRICOS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CURSO LATO SENSU

11 ANEXO III FORMULÁRIO DE RECURSO Nome do Candidato: Curso Pleiteado: Questionamento Fundamentado: * Preenchimento obrigatório , , de de 2021 Assinatura do candidato:

(12)

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL E DOS RECURSOS HÍDRICOS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CURSO LATO SENSU

ANEXO IV

ESPECIALIZAÇÃO EM PISCICULTURA

, PA de de 2021.

DECLARAÇÃO

Eu, , CPF:

, RG: , declaro para os devidos fins de direito

que terei dedicação exclusiva e em tempo integral no período de realização dos módulos do Curso de especialização Lato Sensu em ESPECIALIZAÇÃO EM PISCICULTURA da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Referências

Documentos relacionados

Sempre usar a mesma população de células para a inoculação padrão e para os inoculantes ou cepas em teste, assim como a dose recomendada pelo fabricante (dois tratamentos por

No presente estudo o grupo cinomose apresentou maior quantidade de proteínas com o mesmo intervalo o que pode sugerir que animais infectados tenham maior liberação dessas

34, o segurado do RPPS que tenha ingressado no serviço público até 31 de dezembro de 2003, poderá aposentar-se com proventos integrais, que corresponderão à totalidade da

Não é esperado que o produto apresente toxicidade ao órgão-alvo específico por exposição única. Toxicidade para órgãos – alvos específicos –

D´Ó BIDOS ´06, organizado pelo Instituto Português paras as Relações Internacionais, Óbidos. 2006 ▪ “A cessação de vigência de tratados internacionais”,

Motet o quam gloriosum [registo sonoro] =Missa o quam gloriosum ; Kyrie ; Gloria ; Credo ; Sanctus ; Agnus Dei Missa Ave Maris Stella ; Kyrie ; Gloria ; Credo ; Sanctus ; Agnus Dei /

18 T acqua in uscita dalla batteria ad acqua calda [ °C ] 19 T acqua in uscita dalla batteria antigelo ad acqua calda [ °C ] 20 T acqua in uscita dalla batteria ad acqua fredda [ °C

Os territórios acessados pelos(as) usuários(as) das políticas em estudo são marcados pela extrema desigualdade social, e as informações apresentadas corroboram a relação entre