• Nenhum resultado encontrado

FANTASMA C-47 em combate no Século XXI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FANTASMA C-47 em combate no Século XXI"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

“FANTASMA”

C-47 em combate no Século XXI

Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS)

Membro de Centro de Pesquisas Estratégicas “Paulino Soares de Sousa” da UFJF.

robertobertazzo@hotmail.com

Mais de 60 anos após seu primeiro vôo, aviões Douglas DC-3/C-47, modernizados e remotorizados estão atualmente combatendo as forças terroristas na Colômbia.

O uso dos C-47 como avião de ataque remonta à Guerra do Vietnam, quando a Força Aérea Americana (USAF) adaptou alguns destes aviões com armas de grande poder de fogo, desde metralhadoras .50 a canhões rotativos minigun 7.62mm. Os aviões foram designados AC-47 e prestaram serviços até serem complementados e substituídos pelos

AC-119 e AC-130 que atualmente operam na USAF.

AC-47 Gunship com canhões minigun em operação no Vietnã nos anos 60/70 sendo recebendo munição 7.62mm e interior do avião com o canhão rotativo montado em uma das janelas. (Crédito das fotos: USAF)

(2)

A grande vantagem de se utilizar aviões de transporte nestas missões está na sua grande autonomia e capacidade de transportar enormes quantidades de munição, podendo ficar por horas seguidas defendendo uma área, coisa impossível para um caça-bombardeiro. A Força Aérea Colombiana - FAC recebeu seus primeiros Douglas C-47 em 1944. O êxito destes aviões na Colômbia levou a que seguissem em operação quando nas décadas de setenta e oitenta, a maioria dos países sul americanos os retiraram de serviço.

Douglas C-47 da Força Aérea Colômbia que serviu como plataforma para os futuros AC-47T Fantasma. (Crédito da foto: FAC)

A necessidade de continuar operando os AC-47, e a falta de um substituto adequado, levou a que estas aeronaves fossem modernizadas pela companhia americana

Basler Turbo Conversions, baseada em Oshkosh, estado de Wisconsin.

A Basler desenvolveu na década de noventa um kit de modernização para os antigos DC-3/C-47 que passaram a ser denominados Basler BT-67. O primeiro cliente foi El Salvador, que recebeu o primeiro avião em 1990. Até o momento, aproximadamente cinqüenta conversões já foram feitas por um custo unitário aproximado de cinco milhões de dólares.

Na reconstrução, os motores originais a pistão Pratt and Whitney R-1830 Twin Wasp, são substituídos por turbo-hélice Pratt and Whitney PT-6A-67R. A fuselagem é aumentada em 88 centímetros. A cabine é totalmente reconstruída com novos instrumentos. As superfícies móveis de tela são substituídas por metal. Já as asas são reforçadas e aumentadas nas pontas e tanques de combustível dando maior autonomia. Por fim, um novo radome de composite foi instalado.

(3)

AC-47T Fantasma em vôo. Notar os novos motores e a pintura em cinza claro com marcações de baixa visibilidade. (Crédito da foto: FAC)

A FAC recebeu seus primeiros BT-67 em 1991. Estes aviões são denominados

AC-47T Fantasma na Colômbia e são configurados com armas nas janelas e Flir (Câmeras

infra vermelhas). A FAC já recebeu sete aviões e aguarda mais três serem modernizados pela Basler. A Policia Nacional da Colômbia opera três BT-67 como transportes e espera receber mais três.

AC-47T (Basler BT-67) da Força Aérea Colombiana e sua tripulação, à esquerda. Á direita detalhe da parte frontal e FLIR . (Crédito das fotos: FAC)

(4)

Os AC-47T são denominados fantasmas porque operam quase sempre à noite, são difíceis de se observar e silenciosos. Os Fantasmas operam normalmente com oito tripulantes, sendo que o piloto é responsável pelos disparos e por voar a aeronave, o co-piloto mantém os parâmetros de tiro, inclinação lateral, altitude, velocidade. O navegador é responsável pela navegação e pela câmara FLIR. Um técnico de vôo é responsável pelo funcionamento do motor e transferência de combustível. Os outros três tripulantes cumprem a função de armeiros, cada um responsável por uma metralhadora de 12,5 mm (Browning.50).

Na janela do piloto, existe uma pequena mira que permite enfocar o alvo e disparar. Os disparos sempre são feito desde um ângulo de 25 graus.

Detalhe da cabine de pilotagem e três metralhadoras Browning .50 nas janelas atrás da asa. (Crédito das fotos: FAC)

Os Fantasmas também operam como sinalizadores de alvos para outros aviões de combate. Sua autonomia operacional é de cinco horas e eles voam normalmente a quatro mil pés de altura sobre o terreno.

A típica missão dos Fantasmas é de reação e começa quando um povoado é ameaçado por forças guerrilheiras. O primeiro alvo dos terroristas sempre é o quartel da polícia. A chegada do apoio dos AC-47T muitas vezes decide o resultado dos combates e sempre eleva o moral das tropas em terra.

Às 05:30 da manhã do dia 8 agosto de 2003, forças guerrilheiras das FARC

(Fuerzas Armadas Revolucionárias de Colômbia) tomaram o povoado de Milan. (Milan

é um povoado de quatro ruas, dois mil habitantes com um posto de polícia, uma igreja e uma escola), situado a aproximadamente 20 Km da cidade de Florência.

O Exército Colombiano não pode enviar tropas imediatamente porque estavam responsável pela segurança do Presidente Álvaro Uribe que visitaria Florência neste dia.

Um AC-47T Fantasma e dois Black Hawk armados sobrevoaram Milan todo o dia. Quando o Presidente colombiano regressou à Bogotá, foram iniciadas as operações. Às 20:00 horas chegaram quatro helicópteros Black Hawk de transporte e dois helicópteros

(5)

Black Hawk armados, apoiados por dois Embraer T-27 Tucano. O AC-7T Fantasma

funcionou como controlador aéreo.

A primeira ação foi investigar as áreas destinadas ao desembarque das tropas, para evitar emboscadas dos guerrilheiros. Foram efetuados bombardeios de amaciamento, com o FLIR do AC-47T sinalizando os alvos para os T-27 Tucanos. Uma bengala foi lançada e os helicópteros desembarcaram as tropas e regressaram por mais soldados, um total de 250.

O Exército Colombiano libertou então o povoado e encontrou o quartel de polícia atingido por granadas e tiros de fuzil. A população civil estava atemorizada. Não houve feridos. Meia hora depois que os guerrilheiros das FARC chegaram a Milan o AC-47T começou a patrulhar o local, e permaneceu todo o dia.

Helicóptero Black-Hawk armado e Embraer T-27 Tucano. (Crédito das fotos: FAC)

Apesar de ter mais de sessenta anos de uso, os AC-47T da Força Aérea Colombiana são armas muito apreciadas tanto pelas suas tripulações quanto pelas tropas de terra do Exército e da Polícia e muito temidas pelas forças guerrilheiras, que têm que enfrentar as enormes avalanches de fogo que saem destes robustos aviões.

_____________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Tendo este trabalho como objectivo, ilustrar os vários aspectos da relação de Simone de Beauvoir com o nosso país, abordámos, com esse intuito, as visitas efectuadas por esta

No entanto este ácido gordo não é tão determinante para a obtenção de posturas com ovos viáveis de qualidade, como indicam os resultados obtidos quanto às taxas de viabilidade

Considerando as associações entre a vitimização sofrida por jovens de minorias étnicas e LGB e o pior ajustamento demonstrado, quer a nível interno quer a nível

The company is responsible for training and raising the awareness of its employees from stores and warehouses about the concept of reverse logistics, about the entire associated

crianças do pré́-escolar e dos seus determinantes, assim como a avaliação do efeito de um programa de escovagem diária na escola no estado de saúde oral (índice

Neste sentido, é evidente calcular o grau de sensibilidade atribuída ao indivíduo no que diz respeito à condição de ser racional operante às práticas de seu cotidiano e, no que

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção