• Nenhum resultado encontrado

ASSEMBLEIA PARLAMENTAR EURO-LATINO-AMERICANA. Comissão dos Assuntos Políticos, da Segurança e dos Direitos Humanos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSEMBLEIA PARLAMENTAR EURO-LATINO-AMERICANA. Comissão dos Assuntos Políticos, da Segurança e dos Direitos Humanos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PV\795907PT.doc AP100.559v01-00

PT

PT

Euro-Latin American Parliamentary Assembly Assemblée Parlementaire Euro-Latino Américaine

Asamblea Parlamentaria Euro-Latinoamericana Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana

ASSEMBLEIA PARLAMENTAR EURO-LATINO-AMERICANA

Comissão dos Assuntos Políticos, da Segurança e dos Direitos Humanos

Reunião

Quinta-feira, 29 de Outubro de 2009, das 15h00 às 17h30 Sexta-feira, 30 de Outubro de 2009, das 9h00 às 12h30

Cidade do Panamá, Hotel Sheraton

A reunião tem início na quinta-feira, 29 de Outubro de 2009, às 15h10, sob a presidência do co-vice-presidente Amilcar Figueroa (Parlatino).

1. Aprovação da ordem do dia

É aprovado o projecto de ordem do dia, tal como figura na presente acta. 2. Eleição dos membros da Mesa da comissão

Agustín Díaz de Mera García Consuegra (Parlamento Europeu) é eleito co-presidente por parte da componente europeia e Hena Lígia Madrid (Parlacen) é eleita co-presidente por parte da componente latino-americana.

A reunião prossegue sob a presidência dos co-presidentes eleitos.

3. Aprovação da acta da reunião PV-AP 100.532v01-00

A acta da reunião de 6 e 7 de Abril de 2009 (Madrid) é aprovada. 4. Comunicações do co-presidente

O co-presidente recorda que se trata da segunda reunião ordinária das comissões permanentes em 2009, depois da realizada em Madrid nos passados dias 6 e 7 de Abril de 2009. A reunião tem por principal objectivo proceder a um intercâmbio de pontos de vista sobre o projecto de resolução comum e sobre os dois temas para debate que serão submetidos à Sessão Plenária da Assembleia prevista para meados de Maio de 2010. O co-presidente refere-se à decisão da comissão de, a pedido de alguns deputados do Parlacen, acrescentar à ordem do dia um ponto sobre a decisão do Governo do Panamá de retirar os seus representantes do Parlamento Centro-Americano (Parlacen). Por último, o co-presidente informa os membros que, relativamente ao ponto 8 da ordem do dia (“Situação política nas Honduras”), a Delegação do PE convidou Patricia Rodas, Ministra dos Negócios Estrangeiros do deposto Presidente Manuel Zelaya. Dado que Patricia Rodas aceitou o convite, foi prevista para sexta-feira, 30 de Outubro, às 9 horas, na Comissão dos Assuntos Políticos, uma reunião aberta a todos os

(2)

AP100.559v01-00 2/6 PV\795907PT.doc

PT

PT

membros da Assembleia presentes no Panamá.

Intervenções: Sonia Escudero (Parlatino, Argentina) e José Ignacio Salafranca Sánchez-Neyra (Parlamento Europeu).

5. Discussão de um projecto de resolução comum: “A Parceria União Europeia - América Latina na perspectiva da VI Cimeira de Madrid, em Maio de 2010”

Co-relatores PE: Ramón Jáuregui Atondo (S&D) e Renate Weber (ALDE)

Co-relatora ALC: Vilma Reyes (Parlacen)

Ramón Jauregui Atondo (Parlamento Europeu) e Hena Lígia Madrid (Parlacen, Honduras), esta última em representação da co-relatora Vilma Reyes, apresentam as suas reflexões sobre o projecto de resolução comum.

Intervenções: Emilio Menéndez del Valle (Parlamento Europeu), Sonia Escudero (Parlatino, Argentina), Amilcar Figueroa (Parlatino, Venezuela), Willy Meyer (Parlamento Europeu) e Tubal Páez (Parlatino, Cuba).

O co-relator Ramón Jáuregui Atondo apresenta as suas conclusões após o debate.

Decisão: O co-presidente informa os membros de que o prazo para apresentação de alterações ao projecto de resolução comum decorre até 31 de Janeiro de 2010. A análise das alterações e a respectiva votação terão lugar na próxima reunião da comissão anterior à Sessão Plenária prevista para Maio de 2010. A Sessão Plenária analisará e votará o projecto de resolução definitivo.

6. Troca de pontos de vista sobre um tema para debate: “Protecção das minorias na Europa e na América Latina”

Co-relator PE: Agustín Diaz de Mera Consuegra (PPE) Co-relatora ALC: Laura Franco (Parlacen)

Laura Franco (Parlacen) e Agustín Díaz de Mera Garcia Consuegra (Parlamento Europeu) apresentam os seus pontos de vista, insistindo na dificuldade em encontrar uma definição de minorias que seja aceite por todos.

Intervenções: Sonia Escudero (Parlatino, Argentina).

Decisão: O co-presidente informa os membros de que a análise do documento de trabalho revisto terá lugar na próxima reunião da comissão anterior à Sessão Plenária prevista para Maio de 2010.

7. Troca de pontos de vista sobre um tema para debate: “Relações entre a União Europeia e a América Latina em matéria de segurança e defesa”

Co-relatora PE: Godelieve Quisthoudt-Rowohl (PPE) Co-relator ALC: José Pampuro (Parlasur)

Na ausência de ambos os co-relatores, Juan josé Dominguez, Presidente do Parlasur, apresenta as suas reflexões sobre o tema para debate.

(3)

PV\795907PT.doc 3/6 AP100.559v01-00

PT

PT

Intervenções: Emilio Menéndez del Valle (Parlamento Europeu), Sonia Escudero (Parlatino, Argentina), Tito Hoz de Vila (Parlatino, Bolívia) e Amilcar Figueroa (Parlatino, Venezuela). O co-relator Juan José Dominguez apresenta as suas conclusões após o debate.

Decisão: O co-presidente informa os membros de que a análise do documento de trabalho revisto terá lugar na próxima reunião da comissão anterior à Sessão Plenária prevista para Maio de 2010.

8. Questões actuais: decisão do Governo do Panamá de retirar os seus representantes do Parlacen

Durante o debate deste ponto, são expressas duas posições: uma posição de recusa da decisão do Governo do Panamá de retirar os seus representantes do Parlacen, que invoca, nomeadamente, a posição do Tribunal Centro-Americano de Justiça, desfavorável à decisão, e uma posição favorável à decisão, que invoca o direito do Governo panamiano democraticamente eleito e soberano de tomar a decisão de retirar os seus representantes. Intervenções: Júlio Guillermo Gamarra (Parlacen, Guatemala), Gloria Oquelí (Parlacen, Honduras), Hena Ligia Madrid (Parlacen, Honduras), Emilio Menéndez del Valle (Parlamento Europeu), Emine Bozkurt (Parlamento Europeu), Dana Castañeda (Parlatino, Panamá), Ramón Sandoval (Parlacen) e Oscar Nuñez (Parlatino, Costa Rica).

Decisão: No final do debate, é decidido informar a Mesa Directiva da inclusão do ponto supramencionado na ordem do dia da reunião.

A reunião, suspensa às 18h00, é retomada na sexta-feira, 30 de Outubro de 2009, às 9h10, sob a presidência de Hena Lígia Madrid, co-presidente.

9. Questões actuais: situação política nas Honduras

A reunião da Comissão dos Assuntos Políticos, da Segurança e dos Direitos Humanos é aberta a todos os membros da Assembleia, para ouvir a Ministra dos Negócios Estrangeiros Patricia Rodas, cuja participação nos trabalhos da EuroLat teve lugar no dia em que foi anunciado o acordo de Tegucigalpa - San José, entre o Presidente deposto, Manuel Zelaya, e o Presidente de facto, Roberto Micheletti.

A Ministra Patricia Rodas expôs aos membros a situação política das Honduras, bem como os antecedentes do golpe de Estado perpetrado neste país, e comentou o processo de negociações com vista à restituição do Presidente Manuel Zelaya e, em consequência, ao restabelecimento da ordem constitucional.

Intervenções: Emine Bozkurt (Parlamento Europeu) Luis Fernando Duque (Parlandino, Colômbia), Luis Yáñez-Barnuevo García (Parlamento Europeu), Rosario Green Macias (CPM UE/México) Gloria Oquelí (Parlacen, Honduras), María Muñiz De Urquiza (Parlamento Europeu), Juan José Dominguez (Parlasur, Uruguai), Luis Manuel Capoulas Santos (Parlamento Europeu), Sonia Escudero (Parlatino, Argentina), Willy Meyer (Parlamento Europeu), Adolfo Rodrigues Saa (Parlasur, Argentina), Gianni Vattimo (Parlamento Europeu), Julio Guillermo Gamarra (Parlacen, Guatemala), Oswaldo Sobrinho (Parlatino, Brasil), Ilda Figueiredo (Parlamento Europeu), Izaskun Bilbao Barandica (Parlamento Europeu) William Hernandez (Parlacen, El Salvador), Patricio Zambrano (Parlatino, Equador) José Vega

(4)

AP100.559v01-00 4/6 PV\795907PT.doc

PT

PT

(Parlatino, Peru) e Gabriel Ribera (Parlatino, Equador). 10. Data e local da próxima reunião

Em conformidade com o Programa de Actividades da Assembleia para 2010, a próxima reunião da Comissão dos Assuntos Políticos, da Segurança e dos Direitos Humanos está prevista para os dias 13-15 de Maio de 2010 em Sevilha, Espanha, imediatamente antes da Sessão Plenária.

(5)

PV\795907PT.doc 5/6 AP100.559v01-00

PT

PT

LISTA DE ASISTENCIA / RECORD OF ATTENDANCE / LISTE DE PRÉSENCE / LISTA DE PRESENÇAS

(1=: 29.10.2009; 2 = 30.10.2009)

Présents/Present/Presentes PARLATINO

FIGUEROA, Amilcar (1), CASTAÑEDA, Dana (1), ESCUDERO, Sonia (1, 2), HOZ DE VILA, Tito (1), NUÑEZ CALVO, Oscar (1), PAEZ HERNANDEZ, Tubal (1), RIBERA, Gabriel (2), SOBRINHO, Oswaldo (2), VEGA ANTONIO, José (2), ZAMBRANO, Patricio (2)

PARLANDINO

FERNANDO DUQUE, Luis(2) PARLACEN

LIGIA MADRID, Hena (Co-Presidente de la Comisión) (1,2), FRANCO, Laura (1,2), GUILLERMO GAMARRA, Júlio (1,2), HERNANDEZ, William (1,2), OQUELI, Gloria (1,2), SANDOVAL, Ramón (1), SUAREZ, Jacinto (1)

PARLASUR

JOSÉ DOMINGUEZ, Juan (1,2), RODRIGUES SAA, Adolfo (2) COMISION PARLAMENTARIA CONJUNTA EU/MEXICO GREEN MACIAS, Rosario (1,2)

PARLAMENTO EUROPEO / EUROPEAN PARLIAMENT/PARLAMENTO EUROPEU:

Miembros Titulares / Full Members/Membros titulares:

PPE

ANTINORO Antonello (1), DÍAZ DE MERA GARCÍA CONSUEGRA Agustín co-presidente da comissão) (1), SALAFRANCA SÁNCHEZ-NEYRA José Ignacio (1, 2),

S&D

CAPOULAS SANTOS Luis Manuel (1, 2), CORTÉS LASTRA Ricardo (1, 2), GLANTE Norbert (1, 2), JAUREGUI ATONDO Ramon (1, 2) MENENDEZ DEL VALLE Emilio (1,2)

ALDE Verts/ALE

ROMEVA i RUEDA Raül (1)

ECR)

KAMIŃSKI Michał Tomasz (1, 2), PORĘBA Tomasz Piotr (1, 2)

GUE/NGL

MEYER Willy (1,2)

Otros Miembros / Other Members / Outros membros:

PPE (27)

FISAS AYXELA Santiago (2), GARCÍA-MARGALLO Y MARFIL José Manuel (2), HANDZLIK Małgorzata (2), ITURGAIZ ANGULO Carlos José (2), KRATSA-TSAGAROPOULOU Rodi (2), LIESE Peter( 2), ZALBA BIDEGAIN Pablo (2)

S&D (20)

BOZKURT, Emine (2), CORREIA DE CAMPOS António Fernando (2), KREHL Constanze Angela (2), MUÑIZ DE URQUIZA María Paloma (2), RAPKAY Bernhard (2), SENYSZYN Joanna,(2), TARABELLA, Marc (2) YAÑEZ-BARNUEVO GARCÍA Luis (2),

ALDE (9)

(6)

AP100.559v01-00 6/6 PV\795907PT.doc

PT

PT

Verts/ALE (5)

GREZE Catherine (2), HÄUSLING Martin (2), JUNQUERAS VIES Oriol (2)

ECR (5)

BIELAN, Adam (2), KOŽUŠNÍK Edvard (2), McCLARKIN Emma (2)

GUE/NGL (6)

FIGUEIREDO Ilda (2), MÉLENCHON Jean-Luc (2),

EFD (1)

-NI (2)

BINEV Slavi (2), SOSA WAGNER Francisco (2)

IGUALMENTE PRESENTES/ALSO PRESENT

Patricia Rodas, Ministra dos Negócios Estrangeiros das Honduras (2), Juan Carlos Varela, Vice-Presidente e Ministro dos Negócios Estrangeiros do Panamá (2), Meliton Arrocha, Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros do Panamá (2)

Grupos Políticos del PE / EP Political Groups /Grupos políticos do PE

Juan Salafranca (PPE), Pier Rizza (PPE), Jean François Vallin (S&D), José Antonio Gil de Muro (S&D), Willem Vanden Broucke (ALDE), Itziar Munoa Salaverria (ALDE), Jean Pierre Trauffler (ALDE), Gaby Küppers (Verts/ALE), Frank Barrett (ECR), Mauricio Miguel (GUE/NGL), Mireia Rovira (GUE/NGL)

Co-secretariado ALC / LAC Co-secretariat

Humberto Peláez Gutierrez (Parlatino), Victoria Eugenia Valencia Núñez (Parlatino), Rubén Vélez Nuñez (Parlandino), Pedro Montero (Parlandino), Carlos Chacon (Parlandino), Roberto Chaparro (Senado México), Gustvao Arrighe (Parlasur), Agustina Saa (Parlasur), Werner Vargas (Parlacen)

Co-secretariado PE / EP Co-secretariat J. Javier Fernández Fernández, DG EXPO: Ciril Štokelj, Pedro Neves

Referências

Documentos relacionados

5.12 O USUÁRIO declara estar ciente e concorda que, em hipótese alguma, a CLARO oferta serviços sem cobrança de valores de contraprestação, salvo se expressos nos

O objetivo é pensar as possibilidades interpretativas e metodológicas da cartografia dos circuitos espaciais produtivos e dos círculos de cooperação da agroindústria artesanal do

A atividade referida como a de maior esforço foi banho (6.34 ± 3.02), já quanto ao risco biomecânico, as atividades de cuidado foram classificadas como de

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Metodologias de ensino de ferramentas multimídia e hipermídia para aplicação no contexto escolar. Introdução ao processamento de

Em Londrina, no ensaio realizado pela Embrapa Soja, todos os tratamentos com fungicidas diferiram da testemunha sem aplicação quanto à incidência e à severidade, formando um

Por um lado, como a maioria dos activos intangíveis identificados estão sujeitos a amortização sistemática, durante um período finito de vida útil, e o goodwill apenas está

Física, Teste de Habilidade Específica e Teste de Aptidão Física Especial), a realização de um conjunto de provas, compostas de exercícios físicos que avaliem parâmetros de