• Nenhum resultado encontrado

22 de Novembro de ª Sessão - 17:00h - Lote 269 a 565 2ª Sessão - 21:00h - Lote 001 a 268. Leilão a realizar no

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "22 de Novembro de ª Sessão - 17:00h - Lote 269 a 565 2ª Sessão - 21:00h - Lote 001 a 268. Leilão a realizar no"

Copied!
87
0
0

Texto

(1)
(2)

directores Dr. Javier Sáez Salgado Jaime Sáez Salgado

Mafalda Serrano

coordenação científica Dr. Javier Sáez Salgado Jaime Sáez Salgado José R. Marinho

Carlos Marques da Costa Engº José Godinho Miranda

comentários históricos

e numismáticos José R. Marinho

secretariado Cláudia Leote

coordenadora técnica Raquel Moura

relações públicas Sara Paulo

capa Ana Miranda

fotografia Manuel Farinha

impressão e acabamento Palmigráfica - Artes Gráficas, Lda.

(3)

22 de Novembro de 2007

1ª Sessão - 17:00h -

Lote 269 a 565

2ª Sessão - 21:00h - Lote 001 a 268

Leilão a realizar no

Rua Castilho 149 - 1099-034 Lisboa

Telefones 213 818 700 - Fax 213 890 505

Exposição (On View)

Os lotes podem ser vistos (lots on view) nos dias 19, 20 e 21

das 15 às 18 horas, na Av. da Igreja, 63 C

(

Só com marcação e listagem dos lotes que pretende ver

)

Numisma recebe ordens de compra e responde pelas mesmas em sala

Durante o leilão temos três linhas de telefone, 213 818 700

We are happy to handle bids for customers who are interested in a number of lots

During the sale we have three open telephone lines

Os valores indicados no Catálogo são preços-base

The prices quoted in the catalogue are the prices from which the bidding will commence

Av. da Igreja, 63 C - 1700-235 Lisboa

Telefones 217 931 838 - 217 932 194 - Fax 217 941 814

numismaonline.com info@numismaonline.com

(4)

Denário de Calígula

Tremissis de Tarragona

Dinheiros de D. Afonso Henriques

Real e Meio Real FR

Tornês de D. Dinis I

Quarto de Barbuda do Porto

Reais Grossos de Lisboa e Toro

Tostão e Meio Tostão de D. Henrique I

Doze Vinténs 1704

Série de 1836 de D. Maria II

8 Escudos de 1748 Fernando VI

100 Escudos 1920 Diogo do Couto

Medalha de Ouro do 1º Centenário

do Banco de Portugal

(5)

MOEDA DA GRÉCIA

ALEXANDRE III “O GRANDE” (336-323 AC)

Tetradracma

MBC

500

Seaby 539 Sear 6724 var 15,89g

MOEDAS

ROMANAS

NERO

(54-68)

Ouro Aureo

NERO CAESAR AVGVSTVS

BC

500

RIC 52 BMC 67 6,96g IVPPITER CVSTOS

Sestércio

MBC+

2

500

RIC 147 Coh 309 29,61g Excelente estado de conservação

1

2

3*

* O asterisco indica que o lote está reproduzido no catálogo

3

(6)

4*

5*

CAIUS (CALÍGULA) II

Denário

MUITO

RARA

MBC+

3

000

RIC 2 BMC 4

Nos três anos e c. de 10 meses do reinado de Calígula, as primeiras moedas emitidas são de homenagem a membros da sua família. Para Augusto foi batida a moeda aqui apresentada, com cabeça radiada entre duas estrelas no reverso, havendo outro tipo sem as estrelas e com legenda DIVVS AVG. São exemplares raros, muito apreciados neste estado de conservação.

Com o lote acima citado será entregue ao interessado um certificado de autenticidade com o nº 03/07/01 datado de 21, Setembro, 2007, passado pelo Presidente da IBSCC, Dr. Christoph von Mosch (International Bureau for the Suppression of Counterfeit Coins).

Agradecemos à Numisporto, membro da Associação Internacional de Numismatas Profissionais (IAPN), a cortesia tida com a Numisma Leilões.

REINO DOS SUEVOS

Ouro Soldo,

presumivelmente batido em Braga

DA MAIS ALTA RARIDADE

BELA

40 000

4,18g

Vendido pela Numisma em Novembro de 1999, no notável conjunto de moedas, bastante variado, que António Olmos esforçadamente conseguiu adquirir, e cujo catálogo ainda hoje é referência, este soldo suevo é uma moeda extremamente rara e com excelente relevo, num total dos pouco mais de uma vintena conhecidos, a maioria em museus, que tem sido possível localizar e definir a partir de estudos iniciados por W. Reinhart em 1937. O seu estilo de tipo romano é já afastado da original moeda do imperador Honório que serviu de modelo, por ser cópia de outra cópia, contudo com muito bom desenho ainda. Estas escassas moedas de ouro foram, muito presumivelmente, batidas em Braga, onde sempre esteve a capital do reino. Note-se que, nos últimos dez anos, de nenhum outro consta o apare-cimento. Foi analisado para o estudo A Moeda Sueva, por J.M.Peixoto Cabral e D.M.Metcalf, Porto, SPN, 1997, onde se encontra fotografado na lâmina 4, nº 2, e comentado nas pp. 247/249, com o peso de 4,19g, agora conferido, por figurar, no catálogo Olmos, com o de 4,18g.

(7)

MOEDA VISIGODA PRÉ-NACIONAL

Ouro

Triente

Tipo

CVRRV

MBC

2

000

1,00g

A moeda nacional dos Visigodos tornou-se, desde há poucos anos, acessível ao comum dos coleccionadores, tanto por um grande achado, que espalhou a venda, como pela sua inclusão nos catálogos de colecção, o que difundiu o seu conhecimento. Acresce ainda a facilidade da leitura para os menos entendidos na sua identificação, por mencionar numa face o nome do rei e do outro o local da cunhagem. Em oposição, a moeda pré-nacional dos Visigodos, com igual metrologia, figuração semelhante ao terço de soldo romano por razões óbvias e sem indicação do local da cunhagem, não suscitou ainda a sua introdução nos nossos catálogos, como moeda irmã da espécie sueva, mas batida mais a sul. Esta moeda pré-nacional é, na generalidade, mais rara do que a moeda nacional, sobretudo as espécies de transição, como o tipo com o nome, em regra truncado, LIVVIGILDVS nas duas faces, o tipo CURRV, o tipo com INCLITVS REX e o muito escasso com o nome ERMENEGILD. Do grupo CVRRV é aqui apresentado um exemplar, achado há uns dez anos em Barrancos, no Alentejo, em perfeito estado de conservação e boa gravura, com o peso de 1,015g. Este espécime foi publicado na revista NVMMVS, 2ª série, vol. XVI/XX, 1993/97, da Sociedade Portuguesa de Numismática. Pesos baixos como o dele são normais neste tipo e podem ver-se no exemplar do Gabinete Numismático da Catalunha, Barcelona, com 1,028g, ou no Museu Britânico e no Museu Arqueológico de Madrid, ambos com 1,19g, em semelhante estado de conservação.

MOEDA

VISIGODA

SISENANDVS (631- 636)

Ouro Tremissis

+SESENA : DVS RE+

Tarragona

RARA

lindo MBC

6 000

CNV 363.4 1,41g +COIV : TOTARR:

6*

(8)

PORTUGAL

D. AFONSO I (1128-1185)

Dinheiro

RARA

MBC

5

500

G 05.02 ALFOSVS 0,51g REX POR (TV)

Dinheiro

RARA

MBC-

5

000

G 05.02 ALFOSVS 0,64g REX POR (TV)

O meu amigo JS envia-me quase sempre para casa algumas moedas para eu ver e pede-me “apenas” uma pequena nota, “a meu gosto”, sobre cada uma delas, para amenizar a sequência monótona da enumeração do leilão. É verdade que tais moedas são sempre de muito interesse e raramente podem ser analisadas tão de perto. Tenho um grande prazer em vê-las e revê-las à minha vontade. Mas também tenho o forte castigo de ser eu a escolher o ponto de vista que agrade aos licitantes. Levo mais tempo com a escolha do que com a escrita. Aqui, achei melhor optar por não escrever, mas sim transcrever. O nº 1 do vol. I da NVMMVS, da SPN, saíu à luz do já distante ano de 1952, com um Sumário subscrito por uma plêiade de numismatas da época. Da pena “pontifícia” de Pedro Batalha Reis, mais os seus axiomas, retiramos, com a devida vénia à SPN, excertos do artigo “Numária d’El-Rei Dom Afonso Henriques”, onde faz um “Balanço analítico dos exemplares conhecidos”, há 55 anos. Diz:

O primeiro Numismata que publicou as moedas de D. Afonso Henriques foi o consagrado Dr. Teixeira de Aragão, reproduzindo cinco tipos diferentes. … 4) Dinheiro com o sino-saimão: esta é, das moedas…apresentadas…a única cuja autenticidade para nós, é indiscutível. 5) Dinheiro com a cabeça de perfil d’El-Rei: muito embora a tomemos com reserva, não ousamos contudo repudiá-la… Do exposto se verifica que dos cinco exemplares analizados, apenas dois se aproveitam, e mesmo assim só um deles não suscita dúvidas da sua genuína autenticidade: aquele que ostenta o Signo de Salomão. Merece, pois, este exemplar, algumas considerações especiais. Assim, desses dinheiros com o sino-saimão, tudo neles concorre para reforçar a sua autenticidade … não sòmente existe o conhecimento exacto do local onde essas moedas foram encontradas, em 1875, mas ainda temos a sorte de possuir como que um auto do facto, relatado pelo antigo Lente da Universidade de Coimbra, o Dr. Serra Mirabeau, numa carta escrita ao Dr. Leite de Vasconcellos, onde miùdamente se descreve o modo de como o achado foi feito, ao demolir-se uma parte da antiga muralha de Coimbra … afirmou-lhe ainda o Dr. Mirabeau que “se havia alguma moeda autêntica, era esta”. Não menos importantes são as considerações que resultam do seu exame objectivo: Desde a técnica monetária que esses exemplares nos revelam, ao simbolismo deles…à expressão plástica comum às moedas do tempo, tudo nelas concorre para corroborar a sua autenticidade indubitável. Como se não bastassem…esses elementos, outro…se lhes veio juntar, com o aparecimento de uma moeda, protótipo daquela! … pertencente ao… Senhor Niepoort, e que sendo do mesmo tipo, diverge…daquelas em ser mais tosco ainda o seu cunho, e ter invertida a ordem de suas (leia-se duas) letras da palavra PORTVGAL, que ladeiam a cruz: VT em vez de TV. …Ao tratar desta moeda impõe-se-nos a explicação do que repre-sentava a estrela de cinco pontas, ou melhor o Signo de Salomão no simbolismo medieval. …simbolizava então a Trindade de Deus, e a sua Eternidade representada em três triângulos entrelaçados numa só figura, sem princípio nem fim. … Como antecedente encontramos também esse mesmo símbolo escolhido pela Rainha D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, para os seus selos rodados, o que influenciaria seu filho a tomar igualmente o pentalfa para seu emblema pessoal…Esse seria, pois, o emblema pessoal d’El-Rei, ao tempo em que a Heráldica ainda não existia…

8*

9*

(9)

Feita, in fine, a computação geral por tipos, temos:

1) Dinheiro com cruz e pentalfa (tendo a ladear a cruz: V-T, como protótipo do seguinte):…único

2) Dinheiro, semelhante àquele, de cunho mais correcto, tendo a ladear a cruz: T-V: existem quatro exemplares 3) Dinheiro, com o perfil do Rei, e a marca monetária Co…; embora a tomemos com toda a reserva: único 4) Mealha com a inicial do Rei A sobre uma cruz: único

5) Mealha com a efígie do Rei de face…: existe sòmente outro exemplar

Desta última apareceu outro exemplar semelhante em Óbidos, no mês passado (Setembro 1952), que foi piedosamente recolhido, das mãos profanas que o acharam, pelo Prior da localidade… Temos, pois, nesta era de 1952,…conhecidos cinco tipos diferentes, numa totalidade de 9 exemplares, de moedas mandadas cunhar pelo nosso primeiro Rei…

Acreditamos que esta longa prosa, muito cortada por nós, não enfastiará JS nem os leitores do catálogo do leilão. O nº 1 da NVMMVS está desde há muito esgotado. Ficámos todos a saber que há 55 anos só eram conhecidas nove moedas do nosso primeiro rei, sendo cinco do tipo pentalfa, em duas variantes. Hoje já há algumas mais, mas não tantas que não continuem a ser raras. Raras o suficiente para não existirem em muitas colecções e mesmo mais ou menos toscas, como acima admitiu Batalha Reis.

Dinheiro

RARA

MBC+

7

000

G 04.03 var ALFOS REX 0,28g PORTUGA

Da presente moeda, de características excepcionais (desenho, gravura, legendas, conservação, peso), a sua tipologia afigura-se, numa análise simples, não ser ainda conhecida por Batalha Reis quando escreveu o artigo do primeiro fascículo da NVMMVS, nem mesmo em 1956, quando terminou a sua Cartilha (ver nº4, cruz equi-lateral – cabeça de frente, depois emendada para omega românico). Todavia, em atenção mais cuidada, vê-se que o tipo é o nº 5 do cômputo final desse artigo, des-ignado mealha, por ele publicada no jornal Diário de Notícias de 20 de Janeiro de 1937 e mal interpretado nos dois exemplares ao tempo conhecidos, que admitimos serem os figurados em 1960 em Ferraro Vaz, Numária Medieval Portuguesa, p.352, nºs 05 e 06, presumivelmente os mesmos e únicos que continuavam conhecidos. Muito embora se apurem alguns tipos em que, no presente, se contam por algumas dezenas os exemplares, as moedas do nosso primeiro rei são, a nosso ver, todas raras, por faltarem em muitas colecções avançadas e por, ao procurarem-se, não aparecerem à venda, dependendo muito a sua estima do seu estado de conservação e não do valor do catálogo. O presente exemplar tem desenho, gravura e conservação excelentes. Nas legendas, as letras foram abertas bem separadas, com a haste principal muito larga, e o restante em pequenos apêndices bem recortados, tudo simples, correcto e claro. No anverso, a partir de baixo, pela esquerda, REX ALFOS, com o S deitado, afigurando-se-nos no genitivo, ALFOSI. No reverso, cruz equilateral, com lúnula no quadrante superior esquerdo e ponto no inferior direito. Na orla, começando em baixo para a esquerda, PORTVGAL, com as letras V e A abertas com duas hastes largas. Quanto ao peso, até de tão baixo tem interesse, pois é apenas de 28 centigramas, levemente roída em metade da orla. Duas moedas deste tipo (e uma do tipo pentalfa) foram analisadas quimicamente há uns vinte anos, admitindo-se terem sido batidas com um teor de prata de cerca de vinte e cinco por cento.

(10)

D. DINIS I (1279-1325)

Tornês

+DIOhISIIREGIS PORTUGAL E ET ALGARB

DA MAIS ALTA RARIDADE

15

000

G 09.03 +ADIUTORIUM nOSTRUM In nOMInE DOMInI/OUIFECITCELUM ET TERRAM

O muito raro tornês do rei D.Dinis de Portugal merece algumas linhas, pois só de longe em longe se vislumbra um exemplar. A espécie, batida pela primeira vez em França, na oficina de Tours, a partir de 1266, em boa prata e a poucos anos da morte, pela peste, do rei Luís IX, o malogrado São Luís, logo se impôs numa época em que era geral a fome das moedas de metal precioso. Com diâmetro e legenda então muito característicos, praticamente todos os países do ocidente europeu passaram a copiá-la, não sendo de estranhar que, cerca de catorze anos mais tarde, o Rei Lavrador aqui a imitasse também, sem que as tardias crónicas a mencionassem neste reinado, mas só a partir do de Pedro I, esta ainda hoje desconhecida. O numismata Ferraro Vaz, que na Numária Medieval Portuguesa só conheceu sete exemplares desta cunhagem de D.Dinis, e apenas de seis o respectivo peso, expõe a pág.s 390/391, de forma sucinta mas bem clara, as razões da atribuição a este Rei, que foi também Trovador, deste bom, raro e, de há muito, controverso espécime, pelo que não interessa aqui continuar tal controvérsia. Resta dizer que o seu peso é de 3,55 g, um pouco abaixo, pelo uso que se nota, do de 3,62g apontado na Numária, mas bastante acima da média de 2,94g dos torneses do rei D.Fernando, mencionada por Gomes Marques. Apesar de uma ligeira corrosão, a moeda apresenta-se em bom estado de conservação.

D. PEDRO I (1357-1367)

Dinheiro

P REX PORTVGL

MBC 500

G 05.01 0,56g RB II AL GA

Dinheiro

:

P REX PORTVGL

MBC 600

G tipo 05.02 0,75g RB II AL GA curioso Dinheiro por apresentar apenas estrelas nos quadrantes

D. FERNANDO I (1367-1383)

Real FR, L ao centro

BELA 900

G 87.01 b/c

Meio Real FR, L ao centro

MUITO RARA

MBC+

4 500

G 85.02 a/a

Tornês de escudo, L

MBC- 700

G 74.03 a/k

11*

12

13

14*

15*

16*

(11)

Barbuda,

L

MBC- 450

G 33.04 ae/ad

Barbuda, P besantes em cruz

MBC- 900

G 39.02 ba/ab

Meio Tornês de escudo, Lisboa

+FERnAnD VSREXPOR

MBC- 800

G 65.falta +FERhAnDVS: REX: PORTVG

Meio Tornês Samora

+FERnAnDVS REX PORTV

RARA BC/BC+ 700

G 69.falta +DOMInVS REX PORTVGALI esta legenda do reverso não se encontra noutras espécies

Meia

Barbuda,

L

BC+ 650

G 23.02 u/e

Meia Barbuda, * P besantes em cruz

RARA

MBC- 1

600

G 26.02 j/o

17*

18*

19*

20*

21*

22*

14 15 16 17 19 18 20 22 21

(12)

Quarto de Barbuda, P escudo para a direita, besantes em aspa

10 000

G 22.02 +SI DOMInUS : MICHI (....) SEGUNDOEXEMPLARCONHECIDOCOMAREFERÊNCIAAGOMES

22.02

FER(nAn) DVS REX “Bruda de cinquo letras do Porto”

Está também mutilada, como parece ter sido a sorte das espécies que escaparam à muito célere recolha por troca, em oito dias, que o Rei Formoso mandou fazer por todo o reino, quando lhe foi “denonciado por muytos do nosso snorio q antre as moedas que mandamos fazer de brudas em tempos de nossos mesteres, andaua Moeda de brudas q foy feita na cidade do porto q he myguoada da ley, e nõ eram esas brudas iguaes em peso nem verdadeiro ualor da outrª brudas q forõ fectas em lixboa, e o poboo vsaua desas brudas que asy forõ feitas no porto mesturadamente com as outrªs em aquel e por aquel mesmo preço e uallor das outrªs q erã igual peso e de mor vallor.” Diz mais abaixo esta Ordenação de 8 de Fevereiro de 1378: Ordinhamos q se fizesse em esta maneira, q cada cidade e uilla e julguado, e luguar de todo o nosso regno, lancem entre sy talha e finta de huua cõtia que lhy parecer aguysada pera esto, e o que faram loguo a grã pressa em guisa que seja apanhada do dia doje ataa primeiro dia dabril. E apanhado esto q farõ poer em cada villa tantos recadadores, escrivães, quãtos entenderem q auõndarõ em cada huua freguesia, os quaes se iam jurados aos Sanctos auangelhos que bem e devidamete a iam de fazer; e façam apreguoar q do dia do preguaõ ataa viij dias prymeiros seguyntes venham, ou eviem cada huu dizer e mostrar e fazer escrever, todallas brudas qte tiuerem da moeda q foy feita no porto, q som de cinquo letras, que dizem porto por letra e nõ som breue.” Esta Ordenação foi transcrita, no todo, por Teixeira de Aragão na sua Descrição… das Moedas…, a pp. 349, 350 e 351 do Tomo I, e também por Mário Gomes Marques, em 1978, em Moedas de D. Fernando, pp.247 a 250. Uma pequena parte dela foi referida por Ferraro Vaz, num artigo que também intitulou Moedas de D. Fernando, escrito para o fascículo nº 1 da revista NVMMVS da SPN, em 1952, pp. 49 a 54. Este distinto numismata, em nota, escreveu: A lei diz “cinquo letras, que dizem porto” mas só se conhecem moedas com as quatro letras PORT-… Nós cremos que as cinco letras referidas na Ordenação incluem o P do anverso e que das letras do reverso nenhuma é ou foi lida como P, e serão Q (por O) ART ou QATR, sendo esta última a parte da legenda em causa que está na presente moeda. O novo exemplar pesa 0,57g, mas com falta de um quarto da orla, onde no reverso estariam as letras NAN, de FER / NAN / DVS / REX e, no anverso, faltará AIV? da legenda SI DOMINVS MICHI AIV. Tem o diâmetro de 18,5mm e de espessura 0,50mm., com vestígios de branqueamento. Das quatro moedas agora conhecidas, esta figura ser a que melhor relevo tem, em grande parte sem desgaste, e só a letra T, do quadrante inferior esquerdo, se tira à luz rasante. É de crer que muito tempo demorará a aparecer outro exemplar destas barbudas, que provocaram a presumível irritação, a rápida decisão e o extremo cuidado do rei, repisando o que deveria ser feito na substituição imediata de uma espécie mal fabricada, que causava danos e perdas à população e provocou uma invasão de moeda falsa. Em bom estado de conservação, embora com falta na orla.

(13)

Grave,

T

RARA

MBC

2

500

G 21.01 a/a/i

D. JOÃO REGEDOR E DEFENSOR DO REINO (1383-1385)

Real de Dez Soldos, L

RARA

MBC+ 3

500

G 02.01

Cerca de pouco mais de dois meses após a morte, em 22 de Outubro de 1383, do inconstante e mal fadado D.Fernando I, o irmão consanguíneo deste falecido rei, Mestre da Ordem de Avis, D.João, já designado Regedor e Defensor do Reino, emite moeda, denominada real de dez soldos, em prata com teor relativamente elevado. Em trabalhos numismáticos apresentados em Santarém em 1988, sob o título Problems of medieval coinage in the Iberian Area, foi publicado o estudo On the metrology of the reais de dez soldos of the Master of Avis and its typological implications, onde foram analisados, entre outros, 13 reais de 10 soldos do Mestre de Avis, batidos em Lisboa como Regedor. São todos a que, então, foi possível termos acesso, pois a espécie não é vulgar. Desta análise concluiu-se que, até Abril de 1385, quando foi aclamado rei, o Mestre bateu primeiro reais com um teor de 9 dinheiros de lei (750 milésimos), marcando-os com a letra L no anverso, ladeada por rosetas; depois bateu outros com a lei de 8 dinheiros, que marcou no anverso como o anterior e no reverso com outro L; depois bateu ainda outros, com a lei de 6 dinheiros, marcados com L no anverso e LB no reverso. Apresentam-se neste leilão dois reais de 10 soldos de D.João, Mestre de Avis, Regedor e Defensor do Reino. Uma destas raras moedas é da primeira emissão e tem o peso de 2,99g, tendo sido analisada no estudo acima referido. A outra é da segunda emissão, tem o peso de 2,93g e não foi analisada por não a conhecermos à época.

Real de Dez Soldos (IhAS), L/L;

RARA

MBC- 2

750

G 02.02

D. JOÃO I (1385-1433)

Real de Dez Soldos E/EV sinal oculto à direita

MBC 1

200

G 48.01 É a moeda reproduzida no catálogo de A.Gomes

Real de Dez Soldos E/EV

MBC 800

G 48.02

24*

25*

26*

27

28

25 24 26

(14)

Meio Real de Dez Soldos, E

BC 900

G 26.01

Meio Real atípico, Lisboa (círculo duplo)

MBC- 400

G 28.01

Meio Real, P/PO

+(D REX) PORTUGALIE . A:

MBC 1

000

G 32.04 var +IhnS DEI GRA REX PO

Meio Real de 3 1/2 Libras, P

BC+ 1

200

G 40.02

D. DUARTE I (1433-1438)

Real branco, L

ADIVTORIVM : nOSTRV (....) FECIT : CELUM ETE :

BC+/BC 700

G 03.03 +EDVARDVS : (....) PORTV

Real preto, L rev/início da legenda às 9 horas

BC 100

G 02.falta

D. AFONSO V (1438-1481)

Ouro Cruzado

+ALFOnSVS : DEI : GRACIA : REX: P

MBC 2

200

G 31.04 var JS A5.06 +ALFOnSVS : DEI : GRACIA : REX : limpa

Ouro Cruzado

+CRVEATVS : ALFONSVS : QVI

MBC- 2

000

G 31.09/31.04 JS A5.6 +ALFONSVS : DEI : GRACIA : RE

Ouro Cruzado

+CRVETATVS : ALFOnSVS : QVInT

MBC 1

750

G 31.06 JS A5.6 +ALFOnSVS : DEI: GRACIE : REX: ligeiro cerceio

Real grosso, L

: NOMInE : DO

RARA SOBERBA 4

500

G 25.05/08 Excelente estado de conservação

Real grosso, L

RARA MBC 2

750

G 25.06a

Real grosso, C (Castela e Leão)

... CASTEL/:CAST

MUITO

RARA

MBC+ 4

750

G 36.02

Real grosso, (Castela e Leão)

... CASTELE/CASTEL

MUITO

RARA MBC+ 4

750

G 36.03

29*

30

31

32

33*

34

35*

36*

37*

38*

39*

40*

41*

(15)

29 33 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 48

(16)

Chinfrão, L

MBC 300

G 23.13

Chinfrão, P

+ALFQ : QVInTI : REIS : PORTV

MBC 300

G 24.05 var/falta +ALFONQ : QVINTI : BIS : PORT

Cotrim, P

+ALFQ REIS : PORTVGALI : E ( )

BC 500

G 16.01 +ADIVTORI (....)

Cotrim, P

+ALFQ : QVINT : REIS :PORTVG

MBC- 400

G 16.03 +ADVTORIV : NOSTRVM : ( )

Espadim

MBC+ 250

G 20.05 9/n

Ceitil escudo com bordadura

+ALFQ + CEPT + DOMInQ + PO

RARA

MBC- 1

250

G 11.07

+REX . PORTVGALIE (ET D G)

Real preto coroa com duas arruelas

BC+ 500

G 02.04

D. JOÃO II (1481-1495)

Ouro Cruzado escudetes horizontais

+IOANIS : SECVNDVS : D: G: REGIS

MBC 1

600

G 22.01 JS J2.6 +IOANIS : SECVNDVS : DEI : GRACA

Ouro Cruzado escudetes horizontais

+IOAnES : SECVDO : REGIS : PO

MBC+ 1

750

G 22.07 JS J2.6 +IOAnES : SECVDO : REGIS : PO

Ouro

Cruzado

+IOAnES : SECVDO: REGIS : POR

MBC- 1

600

G 22.09/22.13 JS J2.6 +IOAnIS : SECVDI : REGI . DORT

Ouro

Cruzado

+IOHANES : II : R : P : ET : A : D : GVINE

MBC- 1

750

G 23.11 JS J2.6 +IOHANES : II : R : P : ET : A : D : GVINE

42*

43*

44*

45*

46*

47

48*

49*

50*

51

52*

49 52 50

(17)

D. MANUEL I (1495-1521)

Ouro Cruzado

GVINEE/GVINEE:

lindo MBC 1

900

G 68.falta JS E1.2

Tostão

LV

MUITO

RARA MBC+ 1

750

G 53.01

Tostão PV

+EMANVEL : P : R : P : ET : A :DNS : GVIINE

RARA

lindo MBC 1

500

G 59.02 * IN * HOC SVIGNO * VIENCIEE SS

Cinquinho

M

lindo MBC 750

G 11.falta ladeado por arruelas +I : EMANVEL : P : R : P ressalto +I : EMANVEL (PRP)

Meio

Real,

P

BC 800

G 07.01

Ceitil escudo suiço

+EMANEL R P ET (....)

RARA

lindo MBC 1

000

G 02.09 +EMA (....) ET A D GVINEE

53*

54*

55*

56*

57*

58*

54 55 53 57 57 56 58 58

(18)

D. JOÃO III (1521-1557)

Ouro

São

Vicente

MBC 2

200

G 181.01 JS J3.7

Ouro Meio São Vicente

BC+

5 000

G 174.01 JS J3.9

Ouro

Cruzado

calvário

MBC+

1

750

G 165.06 JS J3.27

Tostão cruz da Ordem de Avis

RARA

MBC

1 800

G 134.02

Tostão

LR

MBC+ 500

G 119.06 florão sobre as letras

Tostão RL

* IOANES:3:PORTVGALIE:AL:D:

MBC 450

G 114.01/126.01 anv./ florão a iniciar a legenda * IN:HOC:SIGNO:VINCESS:

Tostão

RARA

MBC 2

200

G 129.01/116.01 escudo ladeado por florões com três pontos; anv:...:ALG:

Tostão

RARA MBC 1

700

G 127.01/Tipo 119 escudo ladeado por florões com três pontos

Tostão PO

:

RARA lindo MBC 2

300

G 98.01

59*

60*

61*

62*

63*

64*

65*

66*

67*

60 61 59

(19)

Tostão LV

+:IOANES:3:R:P:ET:A:D:GVINE:

MUITO

RARA

lindo MBC 1

200

G 93.02 Rev/cruz a iniciar a legenda e +:IN*HOC*SIGNO*VINCES

legenda separada por estrelas

Real português dobrado

lindo MBC 350

G 86.09

Meio Tostão

híbrido

+I:EMANVEL:R:P:ET:A:D:GNE

MUITO

RARA

BC+ 1

800

G 81.01 +:IOHANES:3:R:P:ET:A:DG:

Meio

Tostão

MBC 750

G 18.12

68*

69*

70*

71

64 63 62 66 65

(20)

Vintem

oL

MBC 300

G 30.03 anverso sem numeral

Cinquinho

IOHANES 3 RP AD

MBC- 2

000

G 18.02 IOHANES 3 R P A D

Ceitil

BC- 850

G 05.09

72*

73*

74

67 72 68 69 69 73 70 70

(21)

D. SEBASTIÃO I (1557-1578)

Ouro

500

Reais

MBC- 650

G 57.02 JS Se.16

Tostão

LG

RARA

MBC 1

500

G 49.01 limpa

Tostão

MBC+ 1

500

G 40.02

Tostão

RP

RARA

lindo

MBC 1

500

G 48.01

Meio

Tostão

MBC+ 800

G 35.02/01 restaurado

Meio

Tostão

MBC 2

250

G 33.01

Vintem

LG

MBC 1

200

G 28.01

Meio

Vintem

.PORTVGA (...ET) AL

BC/MBC 700

G 26.01 .SEBASTIANVS I DG

75*

76*

77*

78*

79

80*

81*

82

76 77 75 78 78 81 80 80

(22)

D. HENRIQUE I (1578-1580)

Tostão

+HENRIQVS : I:D:G:REX:PORTVG:AL

DA MAIS ALTA RARIDADE

lindo MBC 45

000

G 03.01 *IN:HOC:SIGNO:VINCES Ex-Colecção Cruzado Lusitano É a moeda reproduzida no catálogo de A. Gomes

Numisma apresenta nesta venda uma moeda de prata do cardeal-rei D. Henrique. As moedas de D. Henrique são muito raras. Com o País sem recursos e sem metais preciosos, consequência dos avultados gastos para a malograda expedição de D.Sebastião ao Norte de África, o pouco ouro e prata que o Cardeal-Rei conseguiu juntar para ocorrer a pagamentos prementes, não terá dado para grandes emissões. Mesmo assim o catálogo Alberto Gomes distingue cinco cunhos em ouro e apenas dois em tostões, que poderão indiciar presumíveis cunhagens de 500 réis e de 100 réis de, respectivamente, 175 e 155 quilos, podendo conjecturar-se a duplicação deste último peso para a cunhagem dos meios-tostões e vintens. Interessa sim, e não será difícil pela pequena quantidade existente, fazer um inventário das moedas conhecidas, verificar o número de cunhos utilizados no seu fabrico e retirar conclusões correctas e fundamentadas.

(23)

Meio Tostão

+HENRIQVS.I.REX.PORTVG DA MAIS ALTA RARIDADE

BC+

12

500

G 02.01 .IN.HOC.SIGNO.VINCES

D. ANTÓNIO I (1580-1583)

4

Reais,

A

MBC 750

G 04.01

2 Reais

ANTONI(VS I D) G.RP.ET.A

BC+

1

500

G 03.01 IN HOC SIGNO VINCE ( )

Tostão, A (08.01) de D. António I c/carimbo açor

RARA

MBC 8

000

G 27.01

Meio Tostão (37.02) c/carimbo açor

MBC 450

G 25.03

D. FILIPE I (1580-1598)

Tostão

BC+

500

G 15.08/16.01

84*

85*

86*

87*

88*

89*

85 86 84 87 88 89

(24)

D. FILIPE II (1598-1621)

Tostão,

L

lindo

MBC

3

000

G 11.01 limpa

Tostão

LB

BC+

350

G 15.01

D. JOÃO IV (1640-1656)

Cruzado,

P

lindo

MBC

2

000

G 100.01

Cruzado,

P

MBC-

900

G 100.01 ligeiro cerceio

Vintem

BC

75

G 13.03/14.01

Vintem

“I”

coroado

RARA

MBC

3

000

G 17.04 Reverso: D.G.REX.PORT

Cruzado, E (101.01) carimbo S00 coroado

BC

1 800

G 44.05

Tostão (50.05) de D. Sebastião com:

com carimbo açor, aposto no reinado de D. António I (26.03) e

carimbo 120 aposto no reinado de D. João IV (115.06)

BC+/BC

2 000

D. AFONSO VI (1656-1667)

Cruzado 1664

PORTVGALLIE/... SI . GNO . VIN . CES

MBC-

800

G 31.falta cerceada

Meio

Vintem

¨ALG (ARBIORV) . REX

MBC

1 250

G 02.02 anverso descentrado ¨IN HOC SIGNO VI

Meio

Vintem

¨ALPHONSVS . V (I DG)

BC/BC+

600

G 05.01 ( ) N HOC . SIGNO . VI ( )

90*

91*

92*

93*

94

95

96*

97

98

99*

100

(25)

Quatro Vintens AL VI (19.02) de D. Afonso VI

com carimbo “100 coroado”

BC+/MBC

1 500

G 40.05 ressalto no anverso

Lote

(4

moedas)

BC

100

Tostão de D. Sebastião c/carimbo 120 (J4.115.06); 1 e 1/2 Reis (J4.01.08); Tostão (A6.25.08) e Meio Cruzado c/carimbo 2S0 coroado (A6.42.01)

101

102

103 92 92 99 93 91 90 96

(26)

D. PEDRO, PRÍNCIPE REGENTE (1667-1683)

Meio Cruzado 1679

RARA

BC+ 2 250

G 54.01 limpa

Meio Cruzado 1681

RARA

lindo MBC 1

875

G 56.01 data e valor trocados

Meio

Vintém

¨ PETRVS DGP.POR

RARA

MBC+

1

500

G 14.01 ¨ IN HOC SIGNO VINCES

X

Reis

1683

MBC

400

G 40.01

V

Reis

1683

lindo

MBC

500

G 39.02

III

Reis

1683

MBC-

400

G 38.01

103*

104

105*

106

107*

108*

108 103 107 105

(27)

D. PEDRO II (1683-1706)

Ouro

Moeda

1689

lindo

MBC

1

300

G 99.02 JS P2.3

Ouro

Quartinho

1691

BC+

600

G 93.04 JS P2.40

Cruzado

1684

MBC

2

000

G 70.02 coroa de príncipe pontos no campo

Cruzado

novo

1705

lindo

MBC

500

G 79.06

Cruzado novo 1688 P

MBC+

1 500

G 86.01 coroa tipo 4; ponto no início e final da legenda (dois riscos na coroa)

Cruzado novo 1689 P

MBC+

500

G 86.02 coroa tipo 4; ponto no início e final da legenda

Meio Cruzado 1684

MBC 900

G 53.03 coroa de príncipe eixo às 3 horas

Doze

Vintens

1692

lindo

MBC

750

G 62.06

109

110

111*

112

113*

114*

115*

116*

113 111 116 114 117 115

(28)

Doze

Vintens

1697

BELA

700

G 63.04

Doze Vintens 1704

MUITO RARA

lindo MBC

11 000

G 64.03

Cordão e cunho de orla nova sobre Cruzado do Porto com carimbo 500 coroado

MBC

1 000

G 117.01

Cordão e cunho de orla nova sobre Cruzado de Évora com carimbo (S)00 coroado

MBC+

7 000

G 114.02

RARA

Cordão e cunho de orla nova em Meio Cruzado de D. João IV com carimbo 2S0

(não coroado - falso)

MBC

600

G 101.06

Cordão e cunho de orla nova sobre Cruzado 1664

RARA

MBC+

10 000

G 119.03

Cordão e cunho de orla nova sobre Meio Cruzado 1666

BC

3 500

G 111.05

117*

118*

119*

120*

121*

122*

123*

123 118 122 119 120 121

(29)

124 125 126 127 128 136 129 132 134 133

(30)

D. JOÃO V (1706-1750)

Ouro Dobrão 1725 M

lindo MBC

3 400

G 105.02 JS J5.4

Ouro Dobrão 1726 M

quase BELA

3 850

G 105.03 JS J5.5

Ouro Dobrão 1726 M

MBC+

3 400

G 105.03 JS J5.5 ligeira mossa na legenda

Ouro Dobrão 1726 M

MBC

3 200

G 105.03 JS J5.5

Ouro Dobrão 1726 M

MBC-

3 200

G 105.03 JS J5.5

Ouro Dobrão 1727 M

lindo MBC

3 850

G 105.04 JS J5.6

Ouro Dobra 1727 B

1º tipo

BC

6 000

G 134.01 JS J5.16 serrilha de corda

Ouro Dobra 1732 R

MBC

3 500

G 138.13 JS J5.37 v.s.

Ouro Dobra 1733 M

MBC+

3 000

G 139.09 JS J5.30

Ouro Meio Dobrão 1725 M

lindo MBC

2 500

G 104.02 JS J5.40

Ouro Meio Dobrão 1725 M

MBC

3 000

G 104.02 JS J5.40 limpa

Ouro

Peça

1745

MBC+

1

275

G 126.24 JS J5.65

Ouro

Peça

1738

R

MBC+

900

G 131.17 JS J5.114 defeito no disco

124*

125*

126*

127*

128*

129*

130

131

132*

133*

134*

135

136*

(31)

Ouro Peça 1733 M

MBC

8 000

G 132.05 JS J5.130 restaurada

Ouro

Moeda

1717

B

SOBERBA

1

300

G 102.04 JS J5.154

Ouro Moeda 1718 B

SOBERBA

1 100

G 102.05 JS J5.155

Ouro Moeda 1719 B

SOBERBA

1 100

G 102.06 JS J5.156

Ouro Moeda 1724 B

MBC

900

G 102.11 JS J5.161 v.s. a topo

Ouro Moeda 1716 R

MBC+

800

G 101.15 JS J5.174

Ouro Moeda 1717 R

lindo MBC

675

G 101.22 JS J5.179

Ouro Moeda 1722 R

MBC

300

G 101.23 JS J5.180 v.s

Ouro Meia Peça 1739

MBC

1 700

G 121.13 JS J5.203 v.s.

Ouro Meia Peça 1727 R

EXTREMAMENTE RARA

BC

3 000

G 123.01 JS J5.217 restaurada

Ouro Meia Moeda 1715 B

MBC

450

G 96.02 JS J5.245

Ouro Escudo 1722 L

BELA

2 000

G 115.01 JS J5.258 Excelente estado de conservação

Ouro

Escudo

1729

BC+

180

G 116.08 JS J5.265

137

138*

139*

140*

141

142*

143

144*

145*

146

147

148*

149

(32)

Ouro

Escudo

1732

BC

100

G 116.12 JS J5.268

Ouro Escudo 1733 M

RARA

BC

600

G 119.07 JS J5.304

Ouro

Quartinho

1712

lindo

MBC

450

G 87.06 JS J5.310

Ouro

Quartinho

1716

MBC

400

G 87.12 JS J5.314

Ouro Quartinho 1708 R

BC+

800

G 90.01 JS J5.345

Ouro Meio Escudo 1722

MBC

190

G 108.01 JS J5.351

Ouro Meio Escudo 1729

BC+

100

G 109.08 JS J5.358

150

151

152

153

154

155

156

164 138 139 140 142 144

(33)

Ouro Meio Escudo 1730

BC+

150

G 109.10 JS J5.360

Ouro Meio Escudo 1735

MBC

375

G 109.14 JS J5.364

Ouro Meio Escudo 1743

MBC-

175

G 111.02 JS J5.352

Ouro Meio Escudo 1727 M

RARA

MBC-

1 500

G 114.01 JS J5.398

Ouro Cruzado novo (Pinto) 1718

MBC+

130

G 83.01 JS J5.406

Ouro Cruzado novo (Pinto) 1739

BC

75

G 84.16 JS M1.434 5 arcos cerceada

Cruzado

novo

1707

MBC+

1

400

G 77.02

Seis Vintens

MBC 500

G 66.01 4 arcos

Meio

Tostão

1717

MBC

1

400

G 42.02

157

158

159

160

161

162

163*

164

165*

163 163 165 145 145 148

(34)

D. JOSÉ I (1750-1777)

Ouro

Peça

1750

MBC+

1

750

G 53.01 JS Jo.1

Ouro

Peça

1754

MBC+

1

000

G 53.05 JS Jo.5

Ouro

Peça

1754

MBC+

800

G 53.05 JS Jo.5

Ouro

Peça

1753

B

MBC+

1

000

G 54.03 JS Jo.29

Ouro

Peça

1771

B

lindo

MBC

800

G 54.24 JS Jo.47 v.s. a topo

Ouro

Peça

1775

B

lindo

MBC

900

G 54.28 JS Jo.51 risco no anverso

Ouro

Peça

1766

R

MBC+

550

G 55.18 JS Jo.69

Ouro

Peça

1773

R

MBC

500

G 55.27 JS Jo.76

Ouro

Peça

1777

R

MBC+

600

G 55.31 JS Jo.80

Ouro Meia Peça 1772

MUITO RARA

MBC

3 000

G 55.03 JS Jo.83 v.s.

166*

167*

168

169*

170

171

172*

173

174*

175

166 167 169

(35)

Ouro Meia Peça 1776

MBC+

2 800

G 50.05 JS Jo.84

Lote

(11

moedas)

BC+

e

BC

175

Doze Vintens 1689 eixo às 9h. (60.02) D. Pedro II; Cruzado novo 1750, Doze Vintens 1749; Cruzado novo 1766, 1768, Doze Vintens 1763-I, 1763-J; X Reis 1764; Cruzado novo 1781, 1782; Doze Vintens 1780

D. MARIA I e D. PEDRO III (1777-1786)

Ouro

Peça

1780

B

MBC

550

G 29.03 JS M1.18

Ouro

Peça

1784

B

BC+

300

G 28.10 JS M1.14

Ouro

Peça

1781

R

MBC

500

G 30.10 JS M1.25

Ouro

Peça

1782

R

MBC+

500

G 30.12 JS M1.26

Ouro Meia Peça 1781 B

RARA

MBC

7 500

G 26.02 JS M1.36

176*

177

178

179

180

181

182*

174 176 172 182

(36)

Ouro

Escudo

1779

lindo MBC 850

G 23.04 JS M1.42

Ouro

Escudo

1779

MBC- 800

G 23.04 JS M1.42 v.s.

Ouro Escudo 1782 B

MUITO RARA

BC+ 5

000

G 24.03 JS M1.48

Cruzado

novo

1779

MBC

200

G 18.01 cruz potentada

D. MARIA I (1777-1799)

Ouro Peça 1787 R

Véu de Viúva

quase SOBERBA

900

G 29.02 JS M1.74

Ouro

Peça

1789

MBC+

750

G 30.01 JS M1.80

Ouro

Peça

1792

MBC

600

G 30.04 JS M1.82

Ouro

Peça

1799

lindo

MBC

650

G 30.12 JS M1.87 algarismos grandes

Ouro

Peça

1792

R

BC+

350

G 33.07 JS M1.110

Ouro

Peça

1794

R

MBC

450

G 33.10 JS M1.112

Ouro

Peça

1795

R

MBC

400

G 33.11 JS M1.113 v.s.

Ouro

Peça

1798

R

MBC+

600

G 33.16 JS M1.116

Lote

(5

moedas)

BC+

e

BC

100

Cruzado novo 1793, 1796, 1797, 1798; 300 Reis 1795 (Açores)

183

184*

185*

186

187

188*

189

190*

191

192

193

194

195

(37)

Ensaio de cobre 1800

MBC+

1 200

G E4.03

Lote (16 moedas)

MBC, BC+ e BC

100

D. João III - Vintem oL (30.01); D. Pedro II - Tostão (44.06); D. João V - Doze Vintens 1748, Seis Vintens (2), Tostão, Três Vintens; D. José - Doze Vintens 1753-I, Seis Vintens-J, Três Vintens-J;

D. Maria I e D. Pedro III - Meio Tostão, Seis Vintens, Doze Vintens 1781; Cruzado novo 1782 cruz alta e cruz baixa; D. Maria I - Cruzado novo 1798

D. JOÃO, PRÍNCIPE REGENTE (1799-1816)

Ouro

Peça

1805

MBC+

1

100

G 32.03 JS Jr.3

Ouro

Peça

1806

SOBERBA 2

800

G 32.05 JS Jr.4 Excelente estado de conservação

Ouro

Peça

1807

BC+

1

000

G 32.06 JS Jr.5 v.s.

196*

197

198*

199*

200

188 184 190 196 196 185

(38)

Ouro

Peça

1808

MBC+ 1

125

G 32.07var JS Jr.6 riscos para ajustamento do peso

Ouro

Peça

1812

MBC/MBC+ 900

G 32.09 JS Jr.8 Escassa

Ouro

Peça

1808

R

SOBERBA 1

125

G 33.06 JS Jr.16

Ouro

Peça

1811

R

MBC+ 1

125

G 33.15 JS Jr.19 disco cansado no reverso

Ouro

Peça

1814

R

BELA 2

250

G 33.22 JS Jr.22

Cruzado

novo

1802

quase BELA 400

G 24.01 diadema losango separado por 4 pontos

Lote

(14

moedas)

MBC+, MBC e BC 200

Cruzado novo 1800 (1p), 1807 (1p), 1807 (2p), 1809 (1p), 1810 (2p), 1811 (2p), 1812 (1p); 1813, 1814, 1815, 1816; Cruzado novo 1821 alg. grandes e alg. pequenos; Seis Vintens

Lote

(7

moedas)

MBC, BC+ e BC 100

Cruzado novo 1800 (4p), 1807 (2p), 1809 (2p), 1812, 1813, 1815, 1816

Lote

(16

moedas)

BC+ e BC 75

Cruzado novo 1807 (1 e 2p) (x2), 1809 (1p), 1812 (1p), 1813, 1814 (x3), 1815 (x3), 1816 (x5)

Lote

(16

moedas)

BC+ e BC 75

Cruzado novo 1807 (1 e 2p) (x2), 1809 (1p), 1812 (4p), 1813, 1814 (x3), 1815 (x3), 1816 (x5)

Lote

(16

moedas)

BC+ e BC 75

Cruzado novo 1807 (1 e 2p) (x2), 1809 (2p), 1812, 1813, 1814 (x3), 1815 (x3), 1816 (x5)

Lote

(16

moedas)

BC+ e BC 75

Cruzado novo 1807 (1 e 2p) (x2), 1809 (2p), 1812, 1813, 1814 (x3), 1815 (x3), 1816 (x5)

Lote

(16

moedas)

BC+ e BC 75

Cruzado novo 1807 (2 e 4p) (x2), 1809 (2p), 1812, 1813, 1814 (x3), 1815 (x3), 1816 (x5)

201*

202*

203*

204*

205*

206

207

208

209

210

211

212

213

(39)

Lote

(16

moedas)

BC+ e BC 75

Cruzado novo 1807 (2 e 4p) (x2), 1809 (2p), 1812, 1813, 1814 (x3), 1815 (x3), 1816 (x5)

Lote

(16

moedas)

BC+ e BC 75

Cruzado novo 1807 (2 e 4p) (x2), 1809 (2p), 1812, 1813, 1814 (x3), 1815 (x3), 1816 (x5)

Lote

(16

moedas)

BC+ e BC 75

Cruzado novo 1807 (1 e 2p) (x2), 1809 (2p), 1812, 1813, 1814 (x3), 1815 (x3), 1816 (x5)

Lote

(16

moedas)

BC+ e BC 75

Cruzado novo 1807 (2 e 4p) (x2), 1809 (2p), 1812, 1813, 1814 (x3), 1815 (x3), 1816 (x5)

Lote

(16

moedas)

BC+ e BC 75

Cruzado novo 1807 (2p) (x2), 1809 (2p), 1812, 1813, 1814 (x3), 1815 (x3), 1816 (x5)

Lote

(12

moedas)

MBC,

BC+ e BC 150

Cruzado novo 1807 (1p) EV, 1807 (1p, 2p, 4p), 1810 (2p), 1812 (1p, 2p, 4p), 1813, 1814, 1815, 1816

214

215

216

217

218

219

198 199 203 202 204 205 201

(40)

Lote

(10

moedas)

MBC,

BC+ e BC 120

Cruzado novo 1807 (1p) EV, 1807 (1p, 2p), 1810 (2p), 1812 (1p, 4p), 1813, 1814, 1815, 1816

Lote

(9

moedas)

MBC,

BC+ e BC 80

Cruzado novo 1812, 1813 (x2), 1814 (x3), 1816 (x3)

Lote

(8

moedas)

MBC,

BC+ e BC 70

Cruzado novo 1812, 1813 (x2), 1814 (x3), 1816 (x2)

D. JOÃO VI (1816-1826)

Ouro

Peça

1819

MBC

13

500

G 18.02 JS J6.2 v.s.

Ouro Peça 1822 (7+1) frutos

MBC+

700

G 18.06 JS J6.5

Ouro Peça 1822 (9+3) frutos

MBC+

700

G 18.08 JS J6.5

Ouro Peça 1824 (9+6) frutos

BC+

200

G 18.26 JS J6.7 v.s.

Ouro Peça 1819 R

RARA

quase SOBERBA

8 400

G 19.02 JS J6.9 Excelente estado de conservação

Ouro

Peça

1820

R

MBC

4

000

G 19.04 JS J6.10 restaurada

Ouro Meia Peça 1818

BELA

5 000

G 17.01 JS J6.13

Ouro Meia Peça 1821

BELA

10 000

G 17.04 JS J6.16

Ouro Meia Peça 1822

MBC+/BELA

600

G 17.07 JS J6.17 riscos para ajustamento do peso

Ouro

Escudo

1818

MUITO

RARA MBC-

5

850

G 16.01 JS J6.19

220

221

222

223*

224

225*

226

227*

228

229*

230*

231*

232*

(41)

223 227 232 229 225 231 230 235 233 238 234 239 241 238 240 240

(42)

Ouro Quartinho 1819

MUITO RARA

SOBERBA

8 400

G 14.02 JS J6.23 Excelente estado de conservação

Ouro Meio Escudo 1821

MUITO RARA

MBC

7 000

G 15.04 JS J6.29

Ouro Cruzado novo (Pinto) 1818

MUITO RARA

BELA

5 600

G 13.01 JS J6.30

Cruzado Novo 1821

MBC+

100

G 12.04

Cruzado Novo 1821

MBC

75

G 12.04

Cruzado Novo 1823

BELA

250

G 12.16

Três Vintens

BELA

400

G 08.02 VINGES

Pataco 1823

BELA

2 500

G 05.07

III Reis 1818

MBC

700

G 01.01

D. PEDRO IV (1826-1828)

Lote (4 moedas)

MBC e BC+

250

Cruzado novo 1819 alg. gr. e 1820 alg. peq. de D. João VI; Cruzado novo 1826 (07.01) e Pataco 1827

Pataco

1827

MBC+/BELA

500

G 01.04

233*

234*

235*

236

237

238*

239*

240*

241*

242

243*

(43)

D. MIGUEL I (1828-1834)

Ouro Meia Peça 1830

BC

300

G 14.01 JS Mi.5 v.s.

Lote

(4

moedas)

MBC

e

BC

200

Cruzado novo 1831; Pataco 1830, 1831 e 1832

Pataco 1829

BELA

800

G 04.02

Pataco 1830

MBC+/BELA

600

G 04.04

Pataco

1831

quase

BELA

500

G 04.08

D. MARIA II (1829-1853)

Ouro Peça 1834

lindo MBC

400

G 19.01 JS M2.3 v.s.

Ouro 2 500 Reis 1851

lindo MBC

150

G 43.01 JS M2.15

244

245

246*

247*

248*

249

250

246 247 248

(44)

Lote

(4

moedas)

PROOF

LIKE SOBERBAS

9

000

1000, 500, 200 e 100 Reis 1836 G E15.01/14.01/13.01/12.01

Lote

(3

moedas)

MBC 100

Cruzado novo 1834, 1835 e 1836

Cruzado Novo 1837

MBC+

5 000

limpa

1 000 Reis 1837

MBC

400

1 000 Reis 1838

MBC

350

Lote (6 moedas)

BELA, MBC+ e MBC

150

500 Reis 1841, 1842, 1846, 1851; 200 Reis 1843 e 1853

Pataco 1833

BELA

1 000

G 08.01 hastes dos “33” rectas sinais de oxidação

Pataco 1847

BELA

800

G 14.07

Lote (13 moedas)

MBC+, MBC, BC+ e BC 125

500 Reis 1842, 1846; Pataco 1833 EH; XX Reis 1847, 1848; X Reis 1836, 1838; D. Pedro V - 500 Reis 1856, 1857; D. Luis I - XX Reis 1867, 1871, 1873 e 1874

251*

252

253*

254

255

256

257*

258*

259

(45)

D. PEDRO V (1853-1861)

Ouro 5 000 Reis 1860

MBC+

250

JS P5.1

Ouro 5 000 Reis 1860

MBC

220

JS P5.1

Ouro 5 000 Reis 1861

MBC+

400

JS P5.2 ligeira mossa

Ouro 5 000 Reis 1861

MBC

200

JS P5.2

Ouro 5 000 Reis 1861

MBC-

150

JS P5.2

Ouro 5 000 Reis 1861

BC+

125

JS P5.2

Lote (2 moedas)

SOBERBAS

150

500 Reis 1856 e 1858

260

261

262

263

264

265

266

257 258 253

(46)

Lote (53 moedas)

BC e BC-

100

500 Reis 1854, 1855 (x6), 1856 (x11), 1858 (x22) e 1859 (x13)

Lote (46 moedas)

MBC, BC+, BC, BC-

50

500 Reis 1854, 1855, 1856, 1857, 1858, 1859; 200 Reis 1855, 1858; 100 Reis 1854, 1859, 1861; 50 Reis 1861; 500 Reis 1864, 1865, 1866 (x2), 1867, 1868 (x2), 1870, 1871, 1875, 1879, 1886, 1887, 1888, 1889; 200 Reis 1862, 1886, 1887; 100 Reis 1864, 1874, 1876, 1879, 1880, 1886, 1889 (x4); 50 Reis 1863, 1876, 1879, 1880, 1886, 1889

D. LUIS I (1861-1889)

Ouro 10 000 Reis 1879

BELA

750

JS Lu.2

Ouro 10 000 Reis 1881

BELA

750

JS Lu.4

Ouro 10 000 Reis 1882

BELA

750

JS Lu.5

Ouro 10 000 Reis 1883

BELA

850

JS Lu.6

Ouro 10 000 Reis 1889

SOBERBA

1 200

JS Lu.11

Ouro 5 000 Reis 1862

lindo MBC

240

JS Lu.12

Ouro 5 000 Reis 1862

lindo MBC

250

JS Lu.12

Ouro 5 000 Reis 1862

MBC-

150

JS Lu.12

Ouro 5 000 Reis 1863

MBC-

150

JS Lu.13

Ouro 5 000 Reis 1867

MBC+

250

JS Lu.15

267

268

269*

270*

271

272

273

274

275

276

277

278

1ª Sessão - 17:00h - Lote 269 a 565

(47)

Ouro 5 000 Reis 1867

MBC+

250

JS Lu.15

Ouro 5 000 Reis 1868

MBC

250

JS Lu.16

Ouro 5 000 Reis 1868

MBC-

150

JS Lu.16

Ouro 5 000 Reis 1869

MBC

200

JS Lu.17

Ouro 5 000 Reis 1871

MBC+

200

JS Lu.19

Ouro 5 000 Reis 1871

lindo MBC

200

JS Lu.19

Ouro 5 000 Reis 1871

BC+

120

JS Lu.19

Ouro 5 000 Reis 1872

MBC+

250

JS Lu.20

Ouro 5 000 Reis 1874

MBC

200

JS Lu.21

Ouro 5 000 Reis 1877

MBC

1 000

JS Lu.24

Ouro 5 000 Reis 1878

lindo MBC

200

JS Lu.25

279

280

281

282

283

284

285

286

287

288

289

269 300 270

(48)

Ouro 5 000 Reis 1880

quase BELA

2 000

JS Lu.26

Ouro 5 000 Reis 1888

BC

120

JS Lu.28

Ouro 2 000 Reis 1864

BC+

100

JS Lu.32

Ouro 2 000 Reis 1864

BC

80

JS Lu.32

Ouro 2 000 Reis 1865

BC+

100

JS Lu.33

Ouro 2 000 Reis 1866

BC+

100

JS Lu.34

Ouro 2 000 Reis 1866

BC+

100

JS Lu.34

Ouro 2 000 Reis 1876

MBC+

500

JS Lu.42

Ouro 2 000 Reis 1877

MBC-

270

JS Lu.43

Ouro 2 000 Reis 1878

MBC

125

JS Lu.44

200

Reis

1875

MBC+

400

200

Reis

1877

BELA

600

Lote (32 moedas)

BC+, BC e BC-

75

500 Reis 1863, 1864 (2), 1865 (3), 1866 (3), 1867, 1868 (3), 1870, 1871 (3), 1875 (2), 1879, 1886 (3), 1887 (3), 1888 (3), 1889 (3)

Lote (32 moedas)

BC+, BC e BC-

75

500 Reis 1863, 1864 (2), 1865 (3), 1866 (3), 1867, 1868 (3), 1870, 1871 (3), 1875 (2), 1879, 1886 (3), 1887 (3), 1888 (3), 1889 (3)

290

291

292

293

294

295

296

297

298

299

300*

301

302

303

(49)

Lote (32 moedas)

BC+, BC e BC-

75

500 Reis 1863, 1864 (2), 1865 (3), 1866 (3), 1867, 1868 (3), 1870, 1871 (3), 1875, 1879 (2), 1886 (3), 1887 (3), 1888 (3), 1889 (3)

Lote (32 moedas)

BC+, BC e BC-

75

500 Reis 1863, 1864 (2), 1865 (3), 1866 (3), 1867, 1868 (3), 1870, 1871 (3), 1875, 1879 (2), 1886 (3), 1887 (3), 1888 (3), 1889 (3)

Lote (32 moedas)

BC+, BC e BC-

75

500 Reis 1863, 1864 (2), 1865 (3), 1866 (3), 1867, 1868 (3), 1870, 1871 (3), 1875, 1879 (2), 1886 (3), 1887 (2), 1888 (3), 1889 (4)

Lote (32 moedas)

BC+, BC e BC-

75

500 Reis 1863, 1864 (2), 1865 (3), 1866 (3), 1868 (3), 1870 (2), 1871 (3), 1875, 1879 (2), 1886 (3), 1887 (2), 1888 (3), 1889 (4)

Lote (82 moedas)

BC+, Bc e BC-

150

500 Reis 1865 (3), 1866, 1871 (4), 1888 (34), 1889 (36); 200 Reis 1887 (3) e 100 Reis 1889

Lote (82 moedas)

BC+, BC e BC-

150

500 Reis 1865 (2), 1866 (2), 1871 (3), 1888 (34), 1889 (37); 200 Reis 1887

XX Reis 1862 L’Union Fait La Force

BELA

1 500

E.10.03 Cobre; Ø32 mm, com serrilha

X Reis 1862 L’Union Fait La Force

BELA

1 500

E.7.01 Cobre; Ø 28 mm; sem serrilha

V Reis 1862 L’Union Fait La Force

BELA

1 200

E3.01 Cupro-Níquel; Ø 25 mm; sem serrilha

10 Reis 1862 L’Union Fait La Force

BELA

1 500

E6.02 Cobre; Ø 26 mm, sem serrilha; eixo às 5 horas

5 Reis 1862 L’Union Fait La Force

BELA

1 200

E2.01 Cobre; Ø 21 mm; sem serrilha

5 Reis 1862 L’Union Fait La Force

BELA

1 200

E2.falta Cupro-Níquel; Ø 22 mm; sem serrilha

304

305

306

307

308

309

310*

311*

312*

313*

314*

315*

(50)

XX Reis 1863 Ensaio Monetário

BELA

250

E11.02 Latão

X Reis 1863 Ensaio Monetário

BELA

250

E7.02 Latão

V Reis 1863 Ensaio Monetário

BELA

250

E3.04 Latão

Prova de cobre, numa das faces o anverso do Ensaio de

MBC+

400

1000 Reis 1879 e na outra o de 50 Reis 1880 E17.03 sem serrilha; eixo às 3 horas

5000

Reis

1888

BELA

600

E19.27 Cupro-Níquel; sem valor facial; Ø 22 mm, com serrilha

D. CARLOS I (1889-1908)

500

Reis

1894

MBC

1

250

500

Reis

1900

MBC

600

100

Reis

1894

quase

SOBERBA

500

100

Reis

1894

BELA

400

316

317

318

319

320*

321

322

323

324

310 311 312 313 314 315 320 313

(51)

Lote

(3

moedas)

MBC

125

500 Reis 1895, 1901 e 1906

Lote (24 moedas)

MBC+, MBC, BC+ e BC 300

1000, 500 e 200 Reis 1898 4º Cent. Da Descoberta da Índia (Três séries, 9 moedas);

1000 Reis 1899 (3); 500 Reis 1891, 1892, 1893, 1895, 1896, 1898, 1899, 1901, 1903, 1906, 1907, 1908

Lote (34 moedas)

MBC+, MBC, BC+ e BC 175

1000 (2), 500 (4) e 200 (2) Reis 1898 4º Cent. da Descoberta da Índia; 1000 Reis 1899 (2); 500 Reis 1891 (6), 1892 (2), 1893, 1896 (3), 1898 (2), 1899, 1903, 1907 (2), 1908; 200 Reis 1891, 1893; 100 Reis 1893, 1898; 100 Reis 1893

Lote

(24

moedas)

MBC+

e

MBC

175

1000, 500 e 200 Reis 1898 4º Cent. da Descoberta da Índia

Lote

(24

moedas)

MBC+

e

MBC

175

1000, 500 e 200 Reis 1898 4º Cent. da Descoberta da Índia

Lote

(24

moedas)

MBC+

e

MBC

175

1000, 500 e 200 Reis 1898 4º Cent. da Descoberta da Índia

Lote

(24

moedas)

MBC+

e

MBC

175

1000, 500 e 200 Reis 1898 4º Cent. da Descoberta da Índia

Lote

(24

moedas)

MBC+

e

MBC

175

1000, 500 e 200 Reis 1898 4º Cent. da Descoberta da Índia

Lote (92 moedas)

MBC+ e MBC e BC

400

500 (42) e 200 (50) Reis 1898 4º Cent. da Descoberta da Índia

Lote (29 moedas)

BC+, BC e BC-

100

1000 (7), 500 (15) e 200 (7) Reis 1898 4º Cent. da Descoberta da Índia (c/ vestígios de solda)

Lote (68 moedas)

MBC, BC+ e BC

225

1000 Reis 1899 (2); 500 Reis 1891 (36), 1892 (3), 1893 (2), 1896 (12), 1899 (7), 1906 (2) v.s. 1907 (2), 1908 (2)

Lote

(12

moedas)

MBC+,

MBC,

BC

100

1000 Reis 1898 DI (2), 500 Reis 1898 DI (2, uma com furo); 1000 Reis 1899 (3), 500 Reis 1898, 1899. D.Maria II – 1000 Reis 1844, 500 Reis 1851; 200 Reis 1843 (moedas com argola)

325

326

327

328

329

330

331

332

333

334

335

336

(52)

D. MANUEL II (1908-1910)

Lote (52 moedas)

MBC, BC+ e BC

300

500 Reis 1910 GP; 500 Reis 1910 MP; 500 Reis 1908 (46)

Lote (52 moedas)

MBC, BC+ e BC

300

500 Reis 1910 GP; 500 Reis 1910 MP; 500 Reis 1908 (46)

Lote (61 moedas)

MBC, BC+, BC e BC-

300

500 Reis 1910 MP (11); 500 Reis 1908 (50)

Lote (277 moedas)

BC+ e BC

200

200 Reis 1909

Lote (568 moedas)

BELAS, MBC e BC

225

100 Reis 1909 e 1910

Lote (22 moedas)

MBC, BC+ e BC

130

1000 Reis 1910 GP, 500 Reis 1910 GP, 500 Reis 1910 MP; 500 Reis 1908 e 1909; 200 Reis 1909 (6); 100 Reis 1909 (2), 1910 (9)

Lote (8 moedas)

MBC+, MBC e BC+

125

1000 Reis 1910 GP, 500 Reis 1910 GP, 500 Reis 1910 MP, 500 Reis 1908, 1909; 200 Reis 1909; 100 Reis 1909 e 1910

Lote

(5

moedas)

MBC+

e

MBC

125

1000 Reis 1910 GP (2), 100 Reis 1909, 1910 (2)

REPÚBLICA

Lote

(32

moedas)

MBC+

e

MBC

250

1$00 ND (5 de Outubro de 1910) (x2); 1$00 1915 (x2), 1916 (x2); $50 1912 (x6), 1913 (x6), 1914 (x6), 1916 (x6); $20 1913 e 1916

Lote (32 moedas)

MBC, MBC e BC+

250

1$00 ND (5 de Outubro de 1910) (x2); 1$00 1915 (x2), 1916 (x2); $50 1912 (x6), 1913 (x6), 1914 (x6), 1916 (x6); $20 1913 e 1916

Lote (10 moedas)

BELAS, MBC+ e MBC

125

1$00 ND (5 de Outubro de 1910); 1$00 1915, 1916; $50 1912, 1913, 1914, 1916; $20 1913, 1916 e $10 1915

337

338

339

340

341

342

343

344

345

346

347

Referências

Documentos relacionados

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

submetidos a procedimentos obstétricos na clínica cirúrgica de cães e gatos do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa, no período de 11 de maio a 11 de novembro de

Na fachada posterior da sede, na parte voltada para um pátio interno onde hoje há um jardim, as esquadrias não são mais de caixilharia de vidro, permanecendo apenas as de folhas

A prevalência global de enteroparasitoses foi de 36,6% (34 crianças com resultado positivo para um ou mais parasitos), ocorrendo quatro casos de biparasitismo, sendo que ,em

Com o presente projeto de investimento denominado "Nexxpro Speed (Qualificação) - Reforço do Posicionamento Competitivo Internacional", a empresa pretende

Para tanto, é necessário que a Atenção Básica tenha alta resolutividade, com capacidade clínica e de cuidado e incorporação de tecnologias leves, leve duras e duras (diagnósticas

Brasil Seguros e Previdência S/A), apresentou os trabalhos da Comissão de Inteligência de Mercado – CIM em 2017, que foram divididos em três projetos: 1) Insurtechs e