• Nenhum resultado encontrado

INFORMATIVO SEMANAL GERAL. 28 de junho de 2013.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMATIVO SEMANAL GERAL. 28 de junho de 2013."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

INFORMATIVO SEMANAL

28 de junho de 2013.

Depende do olhar

Você conhece a poesia “Tudo é o olhar”, de Clarice Lispector? Vamos ler?

Não te amo mais Alimento um grande amor Estarei mentindo dizendo que Sinto cada vez mais que Ainda te quero como sempre quis Já te esqueci! Tenho certeza que E jamais usarei a frase Nada foi em vão Eu te amo!

Sinto dentro de mim que Sinto, mas tenho que dizer a verdade Você não significa nada É tarde demais...

Não poderia dizer mais que

Leia novamente, agora de trás para frente. Percebeu? Depende do olhar.

De forma geral, temos a habilidade de nos comunicar através dos olhos. Nos expressamos com os olhos, abstraímos palavras que não foram ditas e percebemos sentimentos escondidos no olhar. Os sentimentos do ser humano, como alegria, tristeza, perdão, ódio, acolhimento, desprezo, entre outros são revelados no olhar. Assim, confirma-se o ditado popular que “os olhos são espelhos da alma”.

Na Bíblia encontramos muitos relatos sobre como as pessoas foram transformadas ao experimentarem o olhar de Jesus. O seu olhar demonstrava paixão aos perdidos e excluídos, e confiança mesmo para com aqueles que tinham atitudes erradas, oferecendo-lhes uma segunda oportunidade.

Lembremos-nos do olhar de Jesus para Pedro, o discípulo que o negou. Depois de não passar pela prova de fogo, ficou frustrado e voltou para sua vida diária, fazendo as mesmas coisas. Possivelmente sem entusiasmo, apenas para cumprir o seu dever. Porém, quando Pedro reencontrou o Mestre, percebeu que o olhar de Jesus não criticava as suas fraquezas, mas com muito amor refletia o seu perdão incondicional àquele que carregava a culpa da traição, da negação. E mais: o seu olhar mostrava que, apesar dos seus erros, Pedro deveria assumir o seu ministério. Ele tinha uma tarefa a ser realizada nos planos de Deus.

Jesus também olha para cada um de nós com o mesmo amor. Ele conhece as nossas fraquezas, dificuldades e limitações, porém não aponta cada uma para que fiquemos cabisbaixos e desanimados. O olhar de Jesus procura por aquilo que há de excelente dentro de nós, ainda que seja ínfimo diante de tantos defeitos que temos.

Sendo assim, a partir do olhar de Jesus nos resta uma pergunta: como olhamos para os nossos alunos, professores, filhos, pais, superiores e subordinados, colegas e a nós mesmos?

Professora Eliana A. L. Gagg

GERAL

Encontro de Liderança Jovem

De 4 a 6 de julho acontece o 20º Encontro de Liderança Jovem da Rede Sinodal de Educação na Escola Barão do Rio Branco, em Blumenau, SC. A programação conta com palestras e oficinas que oportunizam a troca de experiências e o fortalecimento das lideranças entre os estudantes. Além disso, momentos de integração também irão marcar este encontro. O Dohms participará com as alunas Júlia Moraes Porciúncula (M1G) e Carolina Müller Zabel (M1A), ambas da Unidade Higienópolis. O professor Valdemar Schulz vai acompanhar as alunas.

Viagem de Estudos ao Canadá – Toronto – 2014 – 14ª VIESI

Convidamos os pais/responsáveis e alunos que participarão da viagem de estudos ao Canadá em 2014 para nossa próxima reunião, dia 04 de julho, quinta-feira, às 19 horas, no Anfiteatro da Unidade Higienópolis. A presença de todos, pais e alunos inscritos no programa, é de extrema importância, pois documentos serão entregues. Contamos com a presença de todos.

Coordenação da VIESI Professor Leitor

Hoje divulgamos a síntese das outras três obras lidas pelo nosso grupo de professores.

DEMO, Pedro. O mais importante da educação importante. São Paulo:

Editora Atlas, 2012. Este livro pretende analisar e comentar algumas das questões acerca do sistema educacional brasileiro, como a garantia de o aluno aprender bem e a taxa de conclusão da escolarização. “Ao priorizarmos o mais importante, concedemos, primeiro, que, não se podendo dar conta de tudo, procuramos pelo menos dar conta do mais importante”, afirma o autor, justificando o título da obra que ora se apresenta.

ANTUNES, Celso. Primeiros Degraus. São Paulo: Editora Loyola, 2012.

A intenção do livro é mostrar ao professor novas maneiras de refletir sua prática pedagógica, descobrindo aulas em outros formatos, transmissão de conteúdos com outras intenções, desenvolvimento de criatividade e empreendedorismo nos alunos, com firmeza de também fazê-los galgar degraus e, ainda, por intermédio de casos e exemplos concretos e transferíveis, fomentar sentimento de amizade entre alunos e sugerir linhas de trabalho contra a indisciplina para professores.

GARDNER, Howard. Cinco Mentes para o futuro. Porto Alegre: Editora

Artmed, 2007. Na obra Gardner define cinco habilidades cognitivas: a mente disciplinada, a mente sintetizadora, a mente criadora, a mente respeitosa e a mente ética. O ideal são as cinco mentes envolvidas. Saber conciliar os diferentes tipos de mente é um desafio para a inteligência intrapessoal.

(2)

HIGIENÓPOLIS

Conversa com pais – 1º e 2º anos e Educação Infantil

O Serviço de Orientação Educacional e o Serviço de Psicologia da Escola convidam os pais dos alunos de 1º e 2º ano do ensino fundamental e da educação infantil para importante conversa de esclarecimentos.

Data: 02 de julho, terça-feira, às 19 horas – 1º e 2º anos.

Data: 06 de julho, sábado, às 10 horas – educação infantil. Local: Salão Nobre.

Assuntos: características da faixa etária, desenvolvimento da autonomia e o

papel da família no desenvolvimento infantil.

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio Dohms consiste em aproximar o aluno ao mundo do trabalho, oportunizando o conhecimento das atribuições de profissionais de diversas áreas para uma escolha profissional mais consciente. A duração do período prático será estabelecida em comum acordo entre empresa ou profissional liberal e aluno. Para viabilizar esse projeto, a Escola está buscando parceiros para receber nossos alunos de Ensino Médio para um período de estágio não remunerado que denominamos “Mundo do Labor”. Todos os alunos já receberam informações e esclarecimentos sobre o assunto. Inclusive já estão de posse de seu Certificado Individual de Seguro Contra Acidentes.

Pretende-se inserir os primeiros alunos nesta nova iniciativa a partir de agosto. Para tanto, conta-se com a parceria de pais ou a indicação dos mesmos para possíveis espaços de atuação. Interessados podem deixar seus contatos na Equipe Pedagógica. Mais informações podem ser obtidas pelo site (www.dohms.org.br) ou junto à recepção da Equipe Pedagógica.

Pesquisa de Percepção Institucional

De 29 de junho a 5 de julho será desenvolvida uma pesquisa sobre a forma como a comunidade escolar do Pastor Dohms – Unidade Higienópolis está percebendo os diferentes setores e serviços da instituição. A pesquisa se constituirá em ferramenta complementar ao documento encaminhado à direção da Unidade de Ensino Higienópolis, sob a liderança de Pais Representantes de Turmas de todos os níveis, relativamente a questões que estão gerando preocupações junto à comunidade escolar.

O formulário da pesquisa estará disponível no site do Dohms Higienópolis a partir do primeiro minuto deste sábado, 29 de junho. A instituição também colocará à disposição de todos os pais, professores, funcionários e alunos, estes a partir do 6º. ano, alguns ambientes com computadores durante a Festa Junina, para que todos os interessados tenham a oportunidade de responder ao questionário durante o evento. Para a efetiva participação, cada pai, cada mãe, cada aluno, cada professor e cada funcionário receberá uma senha, de uso pessoal, a qual será extinta automaticamente após a participação.

Durante a próxima semana, até as 24 horas do dia 5 de julho, todos poderão responder ao questionário também de casa ou de qualquer outro ambiente, desde que tenham acesso ao sinal da internet.

Conselho Participativo – Atendimento aos alunos

 06/07, sábado, das 9h30min às 12h30min 9h30min – F8ºB, F8ºC, F8ºE, M2A, M2C

10h30min – F8ºA, F8C, M1E, M1G 11h30min – F8A, M2E, M2G

 10/08, sábado, das 9h30min às 12h30min 9h30min – F6ºA, F6ºB, F6ºC, M1A, M3E, M3G 10h30min – F6ºD, F6ºE, F8E, M1C, M3C 11 horas – F7ºA, F7ºB, F7ºE, M3A

HIGIENÓPOLIS

Simulado do ENEM

Nesta sexta-feira, os alunos da 3ª série do ensino médio participam de um simulado do ENEM, aplicado conforme as exigências do MEC quando da realização da prova de fato. O rigor e o preciosismo exigidos no simulado devem ser levados a sério, pois é desta forma que se consegue levar o aluno a uma real preparação. Outros momentos iguais a este devem ser proporcionados oportunamente.

32º ENCORE

A Escola continua recebendo o cadastramento de famílias que se colocam à disposição para receber e hospedar alunos de outras escolas da Rede Sinodal de Educação que vão participar do 32º Encontro de Conjuntos Instrumentais, que acontecerá de 16 a 18 de agosto nas dependências da escola e da SOGIPA.

Segunda-feira, 1º de julho

Qualquer alteração da rotina escolar na próxima segunda-feira devido a possíveis protestos será informada no site da escola www.dohms.org.br .

CPM

Contribuições

A diretoria do CPM comunica que foram entregues os DOCs das contribuições da semestralidade e salienta a importância da contribuição, uma vez que os recursos serão revertidos em benefício dos alunos.

Festa Junina Data: neste sábado, 29 de junho Horário: das 11 às 17 horas

Haverá o tradicional carreteiro, comidas típicas e brincadeiras. Participe!

Cortesia

Como acontece anualmente, cada aluno recebeu nesta semana uma cortesia – um vale de R$ 2,50 – que pode ser gasto na festa junina conforme a sua preferência.

Hoje, porém, tivemos que fazer a troca das mesmas.

Motivo: Soubemos que alguns alunos fizeram cópias dessas cortesias.

Clube de Mães

As doações de tortas para a Casa de Chás – Festa Junina – das turmas e áreas serão recebidas no Clube de Mães hoje, 28/06, das 14 às 19 horas. Amanhã, dia da festa, as entregas devem ser feitas até as 9 horas.

COMUNIDADE MARTIN LUTHER FEIJOADA

No dia 07 de julho, domingo, às 12 horas, a nossa tradicional FEIJOADA. Cardápio: feijoada, arroz, batata doce, couve, laranja, farofa, saladas diversas e sobremesa.

Convites: adulto – R$ 23,00; infantil – R$ 13,00 Local: Salão de Eventos da Comunidade Martin Luther Reservas: 3343.6834 / 3337.2026

Dia 11 de julho, às 15 horas, acontecerá o Chá das Creches.

E no dia 13 de julho, sábado, às 20h30min, o Buffet de Sopas, organizado pelo grupo de escoteiros (GEAS).

(3)

LINDOIA

Espaço de Vida – Compromisso no Diálogo

“Sei o certo e o errado, e tudo o que tenho dito são ideias que reflito. Por isso não me confundo, vou aprendendo com o mundo, só luto porque acredito.”. Dilan Camargo – Patrono 2º Chá Poético

Semana Cultural 2013

A última semana letiva do semestre reserva novidades em relação às atividades que compõem a Semana Cultural.

As turmas da educação infantil ao 5º ano assistirão à peça “Aventura no Mundo dos Sonhos”, no DC Navegantes; do 6º ano à 8ª série, à peça “Últimos Dias de Super Herói”, na Fundação Thiago Gonzaga.

No dia 09 de julho, dentro da programação da Semana Cultural, acontece o 2º Chá Poético. Além da declamação de poesias pelos alunos, o evento se encerra com um delicioso chá. Cada família foi convidada a trazer um prato de doce ou salgado para este momento de confraternização.

Oficina de aprendizagem para o 5º ano

A Equipe Pedagógica informa que já iniciou o “Projeto Transição do 5º para o 6º ano” e que ofertará, conforme correspondência enviada aos pais, Oficina de Aprendizagem em português e matemática aos alunos com os respectivos professores da disciplina, no turno da manhã. O projeto é gratuito e não é obrigatório.

Encontro de Equipes Pedagógicas da Rede Sinodal

Sob o tema “A gestão do processo de inclusão na escola”, a orientadora Tatiana Mesquita e o diretor Édio Felberg participaram, no dia 26 de junho, no Colégio Mauá, em Sana Cruz do Sul, de encontro que debateu as leis que regem o tema, o cotidiano da escola e da sala de aula, bem como relatos de experiência deste tema que se torna intrínseco no cotidiano das escolas.

Saídas pedagógicas

A Equipe Pedagógica informa as seguintes saídas pedagógicas:

Educação Infantil e 1º ano: 05 de julho, durante a aula, ao Zoo de Sapucaia do Sul, para estudos nos projetos que estão sendo realizados.

4º ano: 02 de julho, durante a aula, a locais históricos de Porto Alegre.

Apresentação do Projeto Aluno Leitor do 2º ano

No dia 02 de julho, às 19 horas, a turma do 2º ano apresenta aos pais da turma a peça teatral “A Princesa Desejosa”, dentro do Projeto Aluno Leitor.

LINDOIA

Recesso Escolar

A Direção informa que o semestre encerra dia 12 de julho e o retorno será no dia 29 de julho. Informa, ainda, que a previsão para o início do ano letivo 2014 é 17 ou 24 de fevereiro.

Segunda-feira, 1º de julho

Qualquer alteração da rotina escolar na próxima segunda-feira devido a possíveis protestos será informada no site da escola www.dohms.org.br .

Coral Infantil e Flautas

O Coral Infantil e o Grupo de Flautas farão, no dia 13 de julho, às 21 horas, a abertura do lançamento do CD “Livre“, de Ruy Nogueira, no Teatro do CIEE – Rua Dom Pedro II, 861. Os pais deverão levar os coralistas direto ao endereço da apresentação. O ingresso será um agasalho e será doado à instituição de assistência social. Todos estão convidados. Participe! O maior incentivo para quem pontualmente ensaia todos os finais de sexta-feira é poder mostrar o trabalho.

(4)

CAPÃO DA CANOA

9ª Festa Junina Dohms Capão

A comunidade escolar da Unidade Capão da Canoa prestigiou no sábado, dia 22 de junho, mais uma edição da tradicional Festa Junina. Neste ano, a 9ª Festa Junina do Colégio Pastor Dohms recebeu um grande número de pais, alunos, ex-alunos, professores e visitantes. Destaque para as danças e o teatro dos alunos dos anos iniciais, as diversas barraquinhas com excelente cardápio típico e também a apresentação da Escola de Educação Infantil Ursinho Pimpão. O envolvimento dos pais, alunos e professores contribui sempre para o sucesso dos eventos escolares. Obrigado a todos!

Reunião do CPM e Pais Representantes

Na próxima quarta-feira, dia 3 de julho, às 18h30min, haverá uma reunião com a diretoria do CPM e os pais representantes. A pauta da reunião será a prestação de contas da festa junina 2013.

Os valores da festa foram: Total Bruto – R$5.300,00; Total de Despesas – R$2.837,00; Lucro Líquido – R$ 2.463,00.

Seja nosso parceiro na Educação para o Trabalho

Estamos desenvolvendo um projeto de estágio não remunerado de três meses para nossos jovens do ensino médio. O objetivo principal é que estes alunos possam vivenciar o ambiente de trabalho, na intenção de proporcionar a eles mais segura na tomada de decisão sobre sua futura profissão.

Se você é profissional liberal ou possui contato com empresas que possam acolher estes jovens para aprenderem com o mundo do trabalho, seja nosso parceiro na formação desses alunos. Faça contato na secretaria da escola manifestando a sua possibilidade de contribuir. Juntos, podemos qualificar cada vez mais a educação.

Começou Espaço Dohms Turno Integral

“Crianças em um espaço seguro com atividades que promovem a vida, com estímulo à aprendizagem e diversão no turno inverso”. A partir desta semana iniciaram as atividades do turno integral para os alunos do ensino fundamental inicial. A professora Karine Moraes Holthausen é a profissional que acompanha as crianças do turno integral. Venha conhecer a proposta do turno integral!

CAPÃO DA CANOA

Campeonato Brasileiro Cadete Feminino de Handebol

As meninas da categoria Cadete, do Clube de Handebol Capão da Canoa, participaram na semana passada em São Luiz, Maranhão, do Campeonato Brasileiro Cadete Feminino de Handebol, organizado pela Confederação Brasileira de Handebol. No campeonato conquistaram a posição de quarta melhor equipe do país. Duas atletas Dohms se destacaram: Camila Degrazia (M2), como melhor armadora esquerda, e Jucieli Klipel (M2), melhor armadora direita. A escola parabeniza o professor Gerson (professor da escola e treinador da equipe) e as alunas Ana Paula (M3), Rafaela Petró (M3), Renata Quadros (M2), Jucieli (M2), Camila Degrázia (M2), Vitória (M2), Larissa (M2), Cláudia (M2), Gabriela (M2).

IX Semana Cultural Dohms Capão

A Semana Cultural será nosso próximo evento pedagógico que também envolverá toda a comunidade escolar.

O que é Semana Cultural? Trata-se de um evento que visa a reunir diversas atividades que envolvem os bens culturais! Nossos alunos participam das atividades propostas como atores, sendo eles próprios os produtores de cultura.

A Semana Cultural terá como abertura o Momento Poético a ser realizado no dia 13 de julho, sábado, com declamação de poesias dos alunos do 1º ano até a 3ª série do Ensino Médio. Você e todos nós fazemos parte e produzimos CULTURA.

Paróquia Evangélica Martin Luther – Litoral Norte – Comunidade Capão da Canoa

Aniversário da Comunidade

Reservem o domingo, dia 7 de julho, para comemorar o “Aniversário da Comunidade Luterana de Capão da Canoa”. A programação iniciará com o culto, às 10 horas. Após, no salão paroquial, haverá um saboroso almoço com churrasco, porco, galeto pelo valor de R$20,00. As crianças com idade de 6 a 10 anos pagarão meio ingresso. Crianças menores de cinco anos não pagam.

(5)

ZONA SUL

Professores representam o Dohms no exterior

No mês de setembro, a Professora de Matemática e Física, Ana Paula Rebello, representará nossa instituição na Escola CERN (que possui o maior acelerador de partículas do mundo) em Genebra, na Suiça. Nesse momento, participará de um curso com uma semana de duração. Apenas 30 professores no Brasil inteiro foram selecionados para esse treinamento.

Ainda, entre os dias 08 e 12 de julho, o Professor de Geografia, Stefan Rout, participará da “IX Conferência sobre meio ambiente e desenvolvimento” em Havana, Cuba, onde apresentará trabalho técnico no “III Congresso sobre mudanças climáticas”.

Seja nosso parceiro na educação para o trabalho

Estamos desenvolvendo um projeto de estágio não remunerado de três meses para nossos jovens do ensino médio. O objetivo principal é que estes alunos possam vivenciar o ambiente de trabalho, na intenção de proporcionar a eles mais segurança na escolha de sua futura profissão.

Se você é profissional liberal ou possui contato com empresas que possam acolher estes jovens para aprenderem com o mundo do trabalho, seja nosso parceiro na formação desses alunos. Faça contato na secretaria da escola, manifestando a sua possibilidade de contribuir.

Juntos, podemos qualificar cada vez mais a educação.

Encontro com o Diretor

Uma vez ao mês o diretor está recebendo pais e mães para uma conversa informal sobre diversas questões da escola. O objetivo, além de uma maior aproximação com os responsáveis dos alunos, é dialogar sobre diversas questões pertinentes para a escola. Cada encontro terá no máximo quinze participantes. Os interessados devem fazer inscrição na secretaria. No encontro será servido um delicioso café oferecido pela escola.

O próximo encontro será no dia 03 de julho, das 18h30min às 19h30min.

Participe!

Momento Poético

No dia 06 de julho, sábado, ocorrerá o Momento Poético na Escola. Nesse momento, haverá apresentações artísticas dos alunos da educação infantil e dos anos iniciais, bem como exposição de trabalhos. Mais informações serão publicadas no próximo informativo.

Segunda-feira, 1º de julho

Qualquer alteração da rotina escolar na próxima segunda-feira devido a possíveis protestos será informada no site da escola www.dohms.org.br .

ZONA SUL

Educação infantil e anos iniciais

Saída pedagógica – F4A

No dia 03 de julho, quarta-feira, os alunos do F4A participarão do City Tour pelos pontos turísticos de Porto Alegre. Essa saída visa a complementar o Projeto Aluno Leitor “Um Dia Especial”, desenvolvido em aula. Os alunos serão acompanhados pela professora e acompanhante. Os bilhetes contendo as autorizações já foram enviados às famílias.

Saída pedagógica – da educação infantil ao 4º ano

No dia 10 de julho, quarta-feira, todos os alunos do infantil ao 4º ano irão assistir à peça “Aventura no mundo dos sonhos”, no Teatro Novo – DC Navegantes. Os alunos serão acompanhados pelas professoras e monitoras. Os bilhetes contendo as autorizações já foram enviados às famílias.

Saída pedagógica – F5A, F5B e F6A

No dia 09 de julho, terça-feira, os alunos do F5A, F5B e F6A irão assistir ao “Concerto para a Juventude” no Teatro São Pedro. Os alunos serão acompanhados pelas professoras e pelas monitoras. Os bilhetes contendo as autorizações já foram enviados às famílias.

Ação solidária – F3A

Para que os alunos do 3º ano do ensino fundamental reflitam na aula de Ensino Religioso sobre a importância de partilhar e compartilhar, foram desafiados a participar de uma ação solidária. A ação consiste em dar um lanche diferente às crianças que são atendidas pela Paróquia São Mateus.

Assim, solicitamos aos pais ou responsáveis que lembrem seu(sua) filho(a) de trazer, até o dia 05/07 (sexta-feira), um pacote de bolacha (recheada ou não) para ser doado à Assistência Social da Paróquia São Mateus, que atende 80 famílias carentes.

“Solidariedade é amor em movimento”, por isso, desde já agradecemos com a seguinte frase: “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.”

6ª ano ao ensino médio

Projeto de Ação Comunitária – Ensino Médio

Terá início no dia 02/08, sexta-feira, das 13h30min às 16 horas, o Projeto de Ação Comunitária do 2º trimestre. O projeto ocorrerá no Centro Diaconal Evangélico Luterano e visa ao trabalho educativo com crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. Os encontros ocorrerão sempre das 13h30min às 16 horas, nos dias 02, 09, 16, 23 e 30 de agosto, totalizando, assim, 15 horas. As inscrições devem ser feitas até o dia 05/07 na Secretaria da Escola – máximo de 15 vagas.

(6)

ZONA NORTE

Café Poético e Mostra Cultural

No dia 06 de julho, sábado letivo, das 8h30min até as 11h30min, haverá um momento cultural no CEM Pastor

Dohms – Unidade Zona Norte: o Café Poético e a Mostra

Cultural. Este evento envolverá belíssimas apresentações e exposição com visitação a trabalhos criados e confeccionados por todos os alunos da Unidade Zona Norte durante o primeiro semestre. Os interessados em comprarem ticket para a aquisição de uma bandeja de salgados e doces para degustarem durante a manhã do Café Poético podem comprá-lo na secretaria até o dia 03/7, ao custo de R$6,00.

Agende-se e participe!

Reunião Conselho Escolar

A próxima reunião do Conselho Escolar será no dia 02 de julho, às 18h30min, nas dependências do CEM Pastor Dohms – Unidade Zona Norte.

Reunião de Pais Representantes

No dia 04 de julho, às 18h30min, haverá reunião com os pais representantes e comissão permanente do CPM, com a seguinte pauta: prestação de contas e avaliação da Festa Junina ocorrida na dia 22 de junho.

Comunicado

Recomendamos que os pais e responsáveis fiquem atentos aos noticiários referentes às manifestações públicas programadas para o dia 01/07.

Em caso de paralisação maior, também a escola poderá estar com o seu quadro funcional reduzido.

ZONA NORTE

Agradecimento

Agradecemos aos alunos, pais, familiares, professores e funcionários que se envolveram, trabalharam e fizeram doações para tornar possível a realização da Festa Junina com tanto sucesso. Em nome da direção da escola, o nosso muito obrigado.

Reunião para o F5ºB

No dia 03 de julho, quarta-feira, às 19 horas, ocorrerá

uma reunião para tratarmos de diversos assuntos

relacionados à programação e acompanhamento do segundo semestre do 5º ano. Assuntos da pauta: Viagem pedagógica às Missões, Projeto Transição e calendário pedagógico previsto até o final do ano letivo.

Gripe A

Com a chegada do período mais frio, o contágio de doenças também se intensifica. Recomendamos que cada aluno traga sua própria garrafa d'água e evite tomar água direto do bebedouro devido ao vírus da gripe A.

Festa Junina da Escola Infantil

Sábado, dia 29/6, o CEM Pastor Dohms – Unidade

Zona Norte cederá espaço para a realização da Festa Junina

de uma de nossas escola parceiras, a Escola Infantil “Pastor

Dohms”.

Segunda-feira, 1º de julho

Qualquer alteração da rotina escolar na próxima

segunda-feira devido a possíveis protestos será informada no

(7)

TORRES

Caça ao caranguejo Fantasma

A atividade de caça aos caranguejos será transferida para o mês de setembro devido ao mau tempo e à intensificação do frio, o que dificulta o encontro de caranguejos nas areias da praia.

Essa atividade tem por objetivo que os alunos façam estimativas e percebam caranguejos machos e fêmeas. Todos os caranguejos capturados serão devolvidos à natureza, sem nenhum dano.

Pesquisa de Percepção Institucional – Anos Iniciais

Nesta quinta-feira, dia 04 de julho, cada família terá um horário previamente agendado para responder a uma pesquisa sobre como percebem o trabalho realizado em nossa Unidade de Ensino. Este é um momento muito importante para toda a escola, pois a partir desta pesquisa teremos clareza de como os pais percebem a nossa escola, quais os processos que estão sendo realizados a contento e quais as melhorias que sentem como necessárias. Agende este compromisso como algo imperdível, pois só poderemos organizar a escola que todos os segmentos querem se todos participarem com a sua opinião. Aguardamos a todos!

Saída de campo – 7º ano

A professora Gilmara transferiu a saída dos alunos do 7° ano para o dia 05/07, sexta-feira, para fazer uma aula vivência na quadra de padel, que fica próximo à escola. Os alunos deverão trazer autorização na agenda e, como em qualquer atividade escolar, devem estar uniformizados. Em caso de chuva haverá a saída da mesma forma, pois a quadra é coberta. Solicita-se apenas que os alunos tragam guarda-chuva.

Natal dos Sonhos

Mais uma vez a nossa Unidade de Ensino aderiu a este movimento dos lojistas do núcleo da Avenida José Bonifácio, que neste ano vai decorar, além desta avenida, também a Avenida Rio Branco. Para tanto, a escola será ponto de coleta de garrafas PET de 600 ml a 3 litros. Neste ano, oportunizaremos aos alunos a participação no concurso de quem trouxer o maior volume de garrafas a concorrer aos vales brindes ao final da campanha. Estará concorrendo somente o aluno que trouxer garrafas lavadas, sem rótulo, e entregar as mesmas na secretaria da Unidade onde acontecerá a contagem.

Conselho de classe participativo

Lembramos aos pais e alunos que, conforme consta na agenda escolar, no dia 06 de julho, sábado, acontecerá o Conselho de Classe referente ao 2º trimestre. É muito importante a participação de todos os alunos, pois é neste momento que cada um tem um diálogo individual com o professor, com a finalidade de reforçar o que está bom e encontrar alternativas para o que precisa melhorar.

Essa atividade conta como dia letivo, portanto os alunos deverão vir uniformizados e respeitar o horário de cada turma.

Das 7h30min às 8h30min – 6º ano

Das 8h30min às 9 horas – 7º ano

Das 9 horas às 9h30min – 5º ano

TORRES

Festa junina

Nossa festa junina será neste sábado. Convide todos para participar deste arraiá!

Abaixo, segue a listagem do que será servido e das atrações da festa e seus valores:

BARRACA DOS QUENTES: PINHÃO, PIPOCA, CACHORRO-QUENTE E ESQUENTÃO

R$ 2,00 BARRACA DOS DOCES: CUP CAKE DE MILHO E DE

CHOCOLATE, BRIGADEIROS, BRANQUINHOS E CRI-CRI DE AMENDOIM

R$ 2,00

BARRACA DAS MINIPIZZAS R$ 3,50

BARRACA DAS BEBIDAS: REFRIGERANTE E ÁGUA R$ 2,00 BRINCADEIRAS: PISCINA DE BOLINHAS, CORREIO

ELEGANTE

R$ 1,00 BRINCADEIRAS: PESCARIA, BOLA NO CHAPÉU, JOGO

DAS ARGOLAS, JOGO DAS LATAS E BOLICHE

R$ 3,00

MAKE UP JUNINO R$ 2,00

Endereço da Associação dos Policiais Militares: Estrada do Faxinal, 3810. No caminho pela Ulbra Torres, fica do lado direito.

Da entrada da Ulbra até o local, a distância aproximada é de 400 metros.

Segue, também, a ordem das apresentações:

15 horas – 7º ano, com a peça teatral Praça da alegria;

15h30min – 5º e 4º anos, com Os símbolos dos festejos juninos; 16 horas – Educação Infantil, com a dança Flor do Mamulengo; 16h30min – 1º, 2º e 3º anos, com a dança Sapatilha 37.

Semana Cultural

De 08 a 12 de julho acontece a 6º Semana Cultural Dohms Torres. Estão sendo organizadas várias atividades. Aguardem!

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE TORRES

C O N V I T E

A Prefeitura Municipal de Torres convida toda a população torrense a participar de uma Audiência Pública para esclarecimentos sobre a aquisição do prédio do antigo Hotel Beira Mar, onde será instalado o Centro Administrativo Municipal, a realizar-se no dia 28 de junho de 2013, no auditório do Centro de Cultura Municipal, às 19h30min.

A participação dos cidadãos é fundamental e conta-se com a presença de todos.

(8)

ALVORADA

Venha participar do Chá Poético 2013! Os alunos do ensino fundamental (F1º ao F5º) irão se apresentar declamando poesias e realizando apresentações culturais para os convidados.

Traga a sua xícara!

Semana Cultural

Na semana do dia 08 a 12 de julho de 2013 irá acontecer a Semana Cultural. Serão realizadas apresentações internas e o Chá Poético. Além desses momentos, haverá exposição de trabalhos pedagógicos de todas as turmas.

A exposição será aberta à visitação pública no dia 09 de julho.

Recesso Escolar

O recesso escolar será no período de 15 de julho a 28 de julho de 2013. Nesse período, o projeto social da Casa da Criança Alvorada mantem as suas atividades normalmente, conforme segue tabela:

Horário Turma

07h30min às 13h30min Educação Infantil, PS 1º ao 3º ano 12 horas às 17h30min PS 4º ao 7º ano

ALVORADA

Entrega de avaliações da Educação Infantil

A entrega das avaliações da educação infantil vai acontecer no dia 12 de julho de 2013, das 16 horas às 17h45min, na sala do seu filho.

Observação: A feira é encerrada no momento em que não

houver mais estoque de roupas.

Atendimento com o Serviço de Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica

No Conselho de Classe das turmas do ensino fundamental apareceu muito a preocupação dos professores em relação a alguns alunos, na tentativa de orientar e auxiliar o aluno nos seus estudos.

Neste sentido, solicitamos aos pais que venham no atendimento com a equipe, não deixem de participar da vida escolar do seu filho.

Pré-Conferência de Assistência Social

CRAS Piratini convida para a Pré-Conferência de Assistência Social no dia 04 de julho de 2013, das 13 às 18 horas, na Rua João de Deus, 287, Bairro Piratini, Alvorada.

Segunda-feira, 1º de julho

Qualquer alteração da rotina escolar na próxima segunda-feira devido a possíveis protestos será informada no site da escola www.dohms.org.br .

Chá Poético

Dia 09 de julho

Horário: 18 horas

Local: Saguão

Educação Infantil

Feira de roupas e

uniformes usados

Dia: 08 de julho

Horário: 13h30min

(9)

TAQUARI

II Gincana Escolar Dohms

Durante o mês de junho, a Gincana Escolar mobilizou a escola e a

comunidade escolar. Foi muito importante observar o envolvimento dos alunos, familiares e professores na elaboração e execução das tarefas, que envolviam habilidades e conhecimentos gerais e específicos, além de recreativos. Certamente, foi oportunizada a interdisciplinaridade, a liderança, o espírito de grupo, a expressão de talentos, mas também situações imprevistas e frustrantes, o que pode acontecer no dia-a-dia. A Comissão Organizadora agradece a todos que se envolveram, contribuindo para um bom êxito, e também para melhorias na II Gincana Dohms.

Semana Cultural Dohms

A Semana Cultural Dohms já iniciou e continua com a programação abaixo. Reforçamos o convite para prestigiar e se fazer presente. Em algumas atividades há a participação de escolas da cidade, a convite do Dohms.

Semana Cultural Dohms - Programação 27 de junho – 5ª feira

- Abertura

- 10h30min – Teatro 9/EF – “Papelito em busca de uma boa leitura” - 14 horas – Teatro – 2ª sessão

- 18 horas – Canções e danças litúrgicas – Pella Bethânia – Danças – Alunos Heidi

- Feira do Livro

28 de junho – 6ª feira

- 10h30min – Dança Alana

Música (3º ano / 8ª série) - 14 horas – 2ª sessão Alana

- Feira do Livro

29 de junho – Sábado

- 14 horas – Apresentação Cia. Bailarte – Alana Porto – Ingressos a R$ 5,00

- 15 horas – Apresentações – Poesias e atrações musicais - Feira do Livro

01 de julho – 2ª feira

- 10h30min – Palestra “Açorianeidade”

02 de julho – 3ª feira

- 8 horas – Assembleia Plenária COMEN

- 18 horas – Conjunto de Cordas Dohms Higienópolis (POA)

03 de julho – 4ª feira

- 9 horas – Palestra (EF) “Lições de Cidadania” – Vereador João Batista - 10h30min – Teatro Ática – Peça: “Eu, Fernando e outros Eus”

TAQUARI

Visita ao Museu Tecnológico da PUC

As turmas da educação infantil e do 1º ano estiveram na semana passada no Museu de Ciência e Tecnologia da PUC. Foi um momento rico e intenso de aprendizagem sobre biodiversidade, paleontologia, arqueologia e conservação. Os alunos aprenderam brincando, pois o Museu possui 700 equipamentos que permitem a interatividade dos experimentos, o que despertou ainda mais o interesse das crianças. A Escola agradece às Professoras Lise, Lizandra e Alessandra, à Equipe Pedagógica e às famílias que colaboraram para que a 1ª viagem de estudos fosse um sucesso.

Prevenção contra as Gripes

Informamos que, como uma das formas de prevenção contra o vírus de gripes, o Dohms interditará os bebedouros durante o inverno. Solicitamos que cada aluno, professor e funcionário traga a sua garrafinha com água, somente para uso pessoal. Solicitamos, também, que professores e famílias reforcem a importância desse procedimento comum.

Vestibular de Inverno e Simulado Dohms

Faz parte da vida escolar do ensino médio a atenção ao Vestibular e ENEM. Alguns alunos participaram concretamente dessa experiência:

 Maria Eduarda S. T. de Aquino (2ª série) – Direito – UNISC

 Júlia Cardoso dos Santos (3ª série) – Psicologia – UNISINOS

 Gabriel Cruz Machado (3ª série) – Medicina – UNISC Informamos, também, que no próximo dia 9 de julho os alunos da 3ª série participarão de uma Prova Simulada ENEM, que será elaborada pelo experiente e atualizado grupo de professores da nossa Unidade.

Agenda

27/06 – 03.07 – Semana Cultural Dohms

04/07 – Feriado Municipal – Aniversário do Município 05/07 – Recesso Escolar

(10)

TRAMANDAÍ

Varal de Uniformes

No sábado, dia 06 de julho, durante a festa julina, o CPP estará fazendo a venda de uniformes (usados) com valores bem acessíveis. Aproveite este momento!

Solicitamos às famílias que tiverem uniformes que não usam mais, que possam fazer doações para a escola. Assim, podemos auxiliar várias famílias. Agradecemos desde já a colaboração.

ARTES

A professora de Artes, Margaret, solicita a colaboração de todos que puderem com a doação de uma sombrinha (que não usa mais) de criança. A professora fará um trabalho com os alunos usando este material. Desde já, agradecemos a colaboração de todos.

Festa do Peixe

Nesta quinta-feira, dia 27 de junho, será aberta a 24ª Festa Nacional do Peixe em nosso município. A nossa escola se fará presente com apresentações do Coral Infantil e Juvenil, e a turma do 2º ano irá fazer uma linda dança neste evento.

As nossas apresentações serão no dia 03/07/2013, às 16 horas. Estaremos esperando por vocês para apreciarem estes momentos.

TRAMANDAÍ

FESTA JULINA NO

CENTRO SINODAL DOHMS!

06/07/2013

Ocê acha que em 2012 foi boa? Intão se prepara

que em 2013 será muuuito mió. Estamos com muitas

novidades. Vamu tê muita dança bunita e comida boa!

Ocê não pode perdê por nada nesse mundo!

OBS.: Para enriquecermos a nossa festa julina, solicitamos

a colaboração de vocês com doações de brindes para as brincadeiras.

Salientamos que toda contribuição será bem-vinda, e desde já agradecemos seu apoio, fundamental para o sucesso desta grande festa.

Gostaríamos de agradecer às famílias que já enviaram brindes.

Comunicamos que não venderemos fichas, e sim trocaremos seu dinheiro por dinheirinho.

TABELA DE VALORES

ATIVIDADE PREÇOS

Pescaria, argolas, árvore surpresa. R$ 3,00 Pipoca, pinhão, refrigerante, doces. R$ 2,00

Cachorro quente R$ 2,00

Referências

Documentos relacionados

Tais orientações se pautaram em quatro ações básicas: apresentação dessa pesquisa à Secretaria de Educação de Juiz de Fora; reuniões pedagógicas simultâneas com

O presente trabalho objetiva investigar como uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Limeira – SP apropriou-se e utilizou o tempo da Hora de

Esta ação consistirá em duas etapas. Este grupo deverá ser composto pela gestora, pelo pedagogo e ou coordenador pedagógico e um professor por disciplina

Universidade Federal de Juiz de Fora União Nacional dos Estudantes.. Breve contextualização ... O caso da Universidade Federal de Juiz de Fora ... Análise dos indicadores da UFJF...

O pesquisador, licenciado em Estudos Sociais com Habilitação Plena em História, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), concluiu, ainda, o curso de

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

Como dissemos, dispomos de um caminho dedutivo conhecer a alma daquela mulher e assim, indiretamente, mos conhecer melhor o mistério de Francisco. Há uma força primitiva