• Nenhum resultado encontrado

FACILITIES EDUCATION: DIA 1 - HOTELARIA E FACILITIES HOSPITALAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACILITIES EDUCATION: DIA 1 - HOTELARIA E FACILITIES HOSPITALAR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

FACILITIES EDUCATION: DIA 1 - HOTELARIA E FACILITIES HOSPITALAR

Data: 24 de maio (5ª feira)

Horário: 8h30 a 12h50

Auditório: 10 – 2º mezanino

Realização: Hospitalar

Coordenação Científica: MARCELO BOEGER, presidente da Sociedade Latino Americana de Hotelaria

Hospitalar (SLAHH) e consultor da Hospitalidade Consultoria.

PROGRAMA PRELIMINAR 8h309h: Abertura

Marcelo Boeger – Coordenador Científico do Congresso e presidente da Sociedade Latino Americana de Hotelaria Hospitalar

Rodrigo Moreira – Diretor de Estratégia da UMB Brazil/Hospitalar

Luciano Brunherotto – Presidente da ABRAFAC – Associação Brasileira de Facilities 9h9h50: Palestra Magna (em confirmação)

09h5010h40: Higiene Hospitalar: Desafios na definição de produtos e o impacto nos processos. Estudo de caso do Hospital 9 de Julho – resultados na utilização do Byoplanet.

Palestrante:

Fabiana Vasques – Especialista em Vigilância Epidemiológica e Controle de Infecção Hospitalar. Enfermeira do SCIH do Hospital 9 de Julho – São Paulo

Debatedores:

Fernanda Fattori – Consultora da Hospitallidade Consultoria. Formada em Química Tecnológica e Desenvolvimen-to de Pesquisas. Especialista em Hotelaria Hospitalar pelo curso de Especialização em Hotelaria Hospitalar pelo Ins-tituto de Ensino e Pesquisa Hospital Albert Einstein (IIEP-HIAE). Professora do curso de Especialização em Hotelaria Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Hospital Albert Einstein – São Paulo

Maurício Almendro – Diretor de Operações do Grupo Verzani & Sandrini – São Paulo

(2)

10h4011h: Coffee break

11h11h50: Estudo de caso: O uso da metodologia Lean na assistência nutricional e na humanização

Dra. Livia Alves – Nutricionista líder do Hospital Unimed Volta Redonda/RJ. Pós-Graduada em Terapia Nutricional em Cuidados Intensivos pela Instituição Ganep – Nutrição Humana. Pós-Graduanda em Nutrição Hospitalar pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa - Albert Einstein.

Debatedora:

Dra. Andrea Luiza Jorge - Nutricionista Chefe da Seção de Cozinha Experimental da Divisão de Nutrição e Die-tética do Instituto Central do HCFMUSP. Tem especialização em Qualidade, Administração Hospitalar e Nutrição Hospitalar, além de especialização em Padrões Gastronômicos. É docente em Curso de Graduação de Nutrição e conselheira do CRN3 - Conselho Regional de Nutricionistas

Moderador: Prof. Marcelo Boeger, presidente da Sociedade Latino Americana de Hotelaria Hospitalar 11h5012h50: Painel Enxoval Hospitalar: controles para redução da evasão de

enxoval. Locação do enxoval ou roupa própria: relatos de experiência Palestrantes:

Vânia Pereira – Administradora, gerente de Hotelaria do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP Cristiane de Carvalho Mendez - Gerente de hotelaria no Hospital e Maternidade Santa Joana e Pro Matre Paulista. Graduada em Administração Hospitalar pela São Camilo, com MBA em Gestão de Saúde pelo Insper.

Debatedores:

Prof. Roberto Maia Farias - Mestre em Administração, especialista em Administração Hospitalar, Administração de RH, iornalista, professor, escritor, palestrante, coordenador da Comissão de Estudos de Equipamentos para Lavande-ria, presidente do Instituto de Estudos e Pesquisa em Hotelaria Hospitalar.

Teresinha Covas Lisboa – Sócia diretora da TCL Consultoria e Assessoria, Conselheira do Conselho Federal de Ad-ministração. Tem Doutorado e Pós-Doutorado em Administração, e Mestrado em Administração Hospitalar. Moderador: Prof. Marcelo Boeger, presidente da Sociedade Latino Americana de Hotelaria Hospitalar

(3)

TRANSFORMAÇÃO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE

Data: 25 de maio (6ª feira)

Horário: 8h30 a 17h30

Auditório: 10 – 2º mezanino

Realização: Revista Infra

Coordenação: LÉA LOBO, Diretora de Redação da Revista INFRA.

8h30 – CREDENCIAMENTO

9h - FACILITIES MANAGEMENT: TRANSFORMAÇÃO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE A todo momento ouvimos falar sobre como as tecnologias estão transformando as formas de trabalhar e conduzir os negócios, bem como o impacto das estratégias corporativas frente aos clientes, que buscam novas experiências constantemente. Neste momento de ruptura, em que as tecnologias emergentes e as inovações generalizadas são difundidas rapidamente, o que é preciso observar na gestão dos serviços e na infraestrutura (facilities management) no ambiente hospitalar, de modo a atender as demandas do negócio e continuar sendo competitivo?

Léa Lobo, Empreendedora, Administradora, Jornalista e pós-graduada em Marketing. Possui carreira especializada em gestão de revistas técnicas, sendo os últimos 19 anos como Diretora de Redação da Revista INFRA. É gestora de conteúdo dos Eventos INFRA, rea-lizados em São Paulo e em outras cinco capitais do País. Soma à sua trajetória a participação em inúmeros eventos, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Atualmente é aluna do MBA/USP de Gerenciamento de Facilidades.

9h30 - ESTRUTURA DE FACILITY MANAGEMENT – CASE ALBERT EINSTEIN

O palestrante apresentará como está estruturada a sua área de Facilities Management, bem como como deveria ser a visão de FM, que começa por serviços de excelência, com agilidade, eficiência, inovação e segurança, promo-vendo um ambiente colaborativo e superando a expectativa dos clientes do hospital. A importância da gestão de processos multidisciplinares, proporcionando a sustentabilidade das operações por meio da inovação e tecnologia, disseminando conhecimento e formando os melhores profissionais.

Lincoln Aragoni Gomes, Gerente de Facilities da SBIBAE – Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein. Administrador, Graduado em gestão de negócios e Bacharel em Marketing pela universidade Anhembi Morumbi, cursou especialização em direito imobiliário pela FGV e atualmente cursa MBA Executivo em Gestão de Saúde pelo Insper. Carreira consolidada como FM, tendo atuado nos úl-timos 17 anos em empresas como: Microsoft, Cushman & Wakfield, Etna/Vivara e Grupo Fleury. Soma à sua trajetória a publicação de artigos e palestras em eventos do setor. É docente nos cursos de Pós-Graduação de Excelência Operacional e Gestão de Serviços Hospitalares pelo Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

10h30 – FM TRANSFORMANDO UMA ORGANIZAÇÃO HOSPITALAR

Um ambiente hospitalar que tenha integrado seus processos e tecnologias permitem uma gestão mais eficiente, uma melhor tomada de decisão, uma maior conectividade com os clientes internos e externos. Essas tecnologias, juntamente com o redesenho do processo de negócios, possibilitam uma nova maneira de trabalhar, que pode fundamentalmente transformar uma organização hospitalar.

Hermes Zanona, especialista em Gestão Empresarial, com amplo conhecimento em FM exercido em grandes corporações ao longo de 15 anos, nas áreas Química, Energia Elétrica e Mineração. Atualmente é Gerente Corporativo de Infraestrutura, atuando em uma grande organização de saúde com atuação nacional, na área de Administração de Serviços, Facilities e Logística.

(4)

11h30 – INOVAÇÃO NA GESTÃO DE FM DO AMBIENTE HOSPITALAR – A EXPERIÊNCIA DO PACIENTE

A área de facilities tem um importante papel no processo relacionado à experiência do paciente em um hospital. Desde os projetos de construção, reforma e manutenção, até o processamento de roupas, limpeza, estacionamento e outros serviços que atendem o paciente durante o seu tratamento em um hospital. Conhecer as necessidades destes clientes e inovar para atendê-las é primordial para a sobrevivência das instituições de saúde.

Domenico Caruso, Engenheiro Eletricista graduado pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – MG, com pós-graduação em Engenharia Clínica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Especialização em Administração Hospitalar pela Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP – FGV) e mestrado em Engenharia de Produção pela Fundação Educacional Inaciana (FEI). Exerceu as funções de Engenheiro Clínico por 6 anos no Ministério da Saúde e por 7 anos no HCor. Atua na área administrativa e de operações há 9 anos nas instituições HCor (De 2007 a 2012), Hospital São Francisco de Ribeirão Preto (De 2012 a 2013), Hospital Samaritano (De 2013 a 2015) e atualmente é Gerente de Operações do HCor.

12h30 – INTERVALO PARA BRUNCH

13h30 – A NORMALIZAÇÃO DE FACILITIES MANAGEMENT NO BRASIL

O palestrante apresentará uma reflexão crítica acerca da evolução da atividade de FM e da sua importância para o futuro das instituições de saúde, já que FM deve ocupar grande parte do planejamento estratégico das organi-zações. Para organizar a atividade, acompanhe as necessidades do segmento e os benefícios da normalização em curso no Brasil.

Moacyr E. A. da Graça, Engenheiro Civil, mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis, Doutor em Engenharia Urbana e de Construções Civis e professor da Escola Politécnica da USP desde 1975. Fundou e dirigiu diversas empresas de engenharia. Foi Admi-nistrador Regional de Alphaville/Tamboré 1998-2005. É o idealizador e o coordenador do MBA/USP – Gerenciamento de Facilidades. É representante da América Latina na Comissão W070 – Facilities Management and Maintenance, do CIB-International Council for Research and Innovation in Building and Construction. É coordenador da Comissão CE 267 Gerenciamento de Facilidades e Membro do Comitê TC-267 Facilities Management da ISO. Diretor da empresa APEX - Engenharia do Ambiente Construído, atuando em proje-tos e consultoria.

14h30 - O GERENCIAMENTO DE RISCOS EM INSTALAÇÕES DE SAÚDE

Gestão de risco como estratégia e medida de prevenção a ocorrências em todos os âmbitos que envolvem os ser-viços de saúde trazendo reflexos diretos na qualidade do atendimento, evitando ou prevenindo danos ao paciente, bem como à própria instituição de saúde. O foco está na melhoria da qualidade e da segurança da assistência, que só poderá ser obtida através do esforço conjunto do corpo clínico e da equipe multiprofissional.

Antonio Celso Ribeiro Brasiliano, Doutor em Science et Ingénierie de L’Information et de L’Intelligence Stratégique (Ciência e Enge-nharia da Informação e Inteligência Estratégica) pela Université East Paris - Marne La Vallée – França; Certificado em Gestão de Riscos - Certification in Risk Management Assurance – CRMA, pelo IIA Global – Institute of Internal Auditors, Autor de diversos livros sobre Gestão e Análise de Riscos, Continuidade de Negócios e Cenários Prospectivos em Riscos, Professor e Coordenador do Curso de MBA Gestão de Riscos da Faculdade de Administração de São Paulo – FAPI - SP; Profissional com mais de 30 anos de experiência em Gestão de Riscos, É Presidente da Brasiliano Interisk.

(5)

15h – FM EM ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICO

Percebe-se claramente que a falta de planejamento estratégico e respectivos planos plurianuais de investimentos é uma constante em boa parte da construção hospitalar no Brasil. Considerando que edifícios hospitalares são bastante complexos, caros e necessitam de contínuas intervenções que assegurem ambientes adequados frente a constante mudança de fatores como a evolução das ciências médicas; aumento da perspectiva de vida da popula-ção; avanços da tecnologia da informação (TI); incorporações de novos equipamentos; tratamentos e procedimen-tos, acompanhe como foi o trabalho de FM implantado pela Secretária de Saúde de São Paulo.

Jorge Alberto Lopes Fernandes, Coordenador Geral de Administração da Secretária de Saúde de São Paulo – 16h – PAINEL: MERCADO PRESTADOR APONTA COMO ESTÁ A ATIVIDADE

DE FACILITIES MANAGEMENT NO AMBIENTE HOSPITALAR

Uma área de saúde depende de soluções criativas e inovadoras. É imprescindível que sua infraestrutura esteja integrada com plataformas de controle de serviços, tais como: controle de sistemas, aplicativos, análises e serviços, controles para água e energia segura, gerando maior eficiência de processos para os hospitais, de modo a melhorar produtividade e agilizar as tomadas de decisões pelos gestores, entre outras ações. Aqui você acompanhará um painel sobre como está a atividade de FM.

Elaine Lima, Formada em Ciências Econômicas, Gestão de Pessoas e Gestão de Negócios, a executiva tem mais de 10 anos de atua-ção e o compromisso com a entrega, expansão, inovaatua-ção, influenciando o segmento de Facilities na área da saúde. Participou em 2013 participação da Certificação IQG por Distinção dos Serviços de Higiene Hospitalar e também das Recertificações em 2015 e 2017. Promoveu em 2017 o 1º Workshop “Conceitos e Tendências”, organizado pela Brasanitas Hospitalar para clientes e prospects. Em 2018 foi ganhadora do Prêmio 100 Mais Influentes na Saúde, promovido pelo Grupo Mídia. Atualmente é Diretora da Brasanitas Hospitalar. Maurício Almendro – O Administrador tem relevante experiência em facilities management em empresas nacionais e estrangeiras, principalmente nos setores de saúde e educação, além de conhecimento e expertise em gestão de parcerias público--privadas. Atualmente é Diretor da Divisão de Saúde do Grupo Verzani & Sandrini.

Sergio Paulo Ehrlich, é formado em Gestão de Segurança Pública pela UNISUL, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é Diretor de Operações da Gocil Segurança e Serviços.

Wagner Lamarca - Diretor de Operações (COO) da Vivante, empresa que atua nas áreas de facilities, manutenção e gestão de utilidades. Graduado em Administração de Empresas pela PUC-PR, com especialização em Recursos Humanos na mesma instituição, MBA em Estratégia e Gestão Empresarial pela UFPR e diversos cursos relacionados à gestão e estratégia realizados nos Estados Unidos. A trajetória na Vivante irá completar 14 anos em 2018.

Referências

Documentos relacionados

Como, porém, o mel cristalizado naturalmente con- tém cristais grandes o processo será repetido tantas vezes quantas necessárias, utilizando sempre, como semente de cristais, o

Mass balance analysis of carbon and nitrogen in industrial mixotrophic microalgae

Noxafil pode ser utilizado em adultos no tratamento dos seguintes tipos de infeções fúngicas quando outros medicamentos antifúngicos não resultaram ou quando teve que interromper

Eles se explicam somen­ te pela paixão dos seus autores, a qual aparece sob as a parências de ob­ jetividade e de seren id

a) Os aneurismas saculares são mais comuns que os fusiformes. Aneurismas fusiformes apresentam maior risco de ruptura quando comparados aos aneurismas saculares. b)

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Os interessados na aquisição do bem na modalidade eletrônica deverão efetuar cadastramento prévio com o Leiloeiro, no prazo de até 24 horas de antecedência do leilão,

Como grande parte dos vegetais, as espécies de Amaryllidoideae apresentam muitos produtos naturais tais como alcaloides, compostos fenólicos, flavonoides, glicosídeos,