• Nenhum resultado encontrado

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA MD. AUGUSTO ARAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA MD. AUGUSTO ARAS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA

MD. AUGUSTO ARAS

ENIO JOSÉ VERRI, brasileiro, casado, atualmente no exercício do mandato de Deputado Federal pelo PT/PR e, ainda, Líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara Federal, com endereço na Câmara dos Deputados, anexo IV, gabinete 627, Brasília/DF e endereço eletrônico dep.enioverri@camara.leg.br e AFONSO BANDEIRA FLORENCE, brasileiro, casado, professor, atualmente no exercício do Mandato de Deputado Federal pelo PT/BA, com endereço na Câmara dos Deputados – Anexo IV – Gabinete nº 305 - Brasília (DF), vêm à presença de Vossa Excelência, nos termos legais, noticiarem possíveis irregularidades perpetradas no âmbito do Banco Central do Brasil – BACEN e, eventualmente, na seara do Ministério da Economia, que pode ter resultado em divulgação ilegal de informação privilegiada a agentes e grupos econômicos privados, levando à prática de crime contra o sistema financeiro nacional e o mercado de capitais.

(2)

2 Com efeito, em live realizada na data de ontem, em que participaram diretores do Banco Central do Brasil e a diretoria do Banco Itaú, o Diretor de Política Econômica do Bacen, Fábio Kanczuk teria adiantado, de modo indevido, as estratégias administrativas, políticas e de mercado para enfrentar a alta da moeda estadunidense, até o final do ano.

Entre as medidas anunciadas, de modo privilegiado para a diretoria de um dos maiores grupos econômicos (banco) do País, estaria a dimunuição das reservas cambiais do País, em dólares, como política de intervenção no mercado visando, com a medida, a redução da moeda norte-americana.

O anúncio privilegiado das medidas que seriam adotadas, para o Banco Itaú, provavelmente permitiu que essa Instituição financeira operasse no mercado de modo diferenciado e lucrativo na referida data (o que poderá ser comprovado com pesquisas e diligências junto ao próprio BC, BM&F, CVM e outros), além de ter influenciado objetivamente no mercado, com uma queda brusca no valor da mencionada moeda estrangeira.

Assim, objetivamente, em evento do Banco Itaú, o diretor de Política Econômica do Banco Central, Fabio Kanczuk1, citou a

necessidade de zeragem do chamado "overhedge" (proteção excessiva no mercado) neste ano, dizendo: "Não é uma questão de fundamento, mas de fluxo grande que vai acontecer no fim do ano. O BC está pensando em alternativas para que esse fluxo não seja disruptivo.

(3)

3 Amarras podem fazer com que crie problemas, restrição de capital de bancos e dos fundos. O BC tem de evitar problemas".

Pouco depois, no mesmo evento, o Ministro da Economia Paulo Guedes disse que "com um dólar a R$ 5,50, não é preciso reservas tão grandes", sugerindo mais vendas de dólares no spot.

Tais movimentos, em eventos privados, acessíveis a poucos privilegiados, longe da imprensa e dos órgãos de controle, precisam ser investigados de modo aprofundado, visando esclarecer, de maneira objetiva, eventual divulgação de informação privilegiada, capaz de caracterizar, em tese, crime contra o sistema financeiro e o mercado de valores mobiliários.

II – Do Direito e do Pedido.

Com efeito, o caput do art. 37 da Constituição Federal estatui a obrigatoriedade das Instituições Púbicas nacionais, observarem os princípios da legalidade e da moralidade, nos seguintes termos:

“Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (...)”

(4)

4 As ações resumidamente informadas acima, em que uma autoridade monetária, no alto da sua responsabilidade como Diretor de Política Econômica do Banco Central, antecipa, de modo temerário e ilegal, com o mercado financeiro em plena operação, a agentes econômicos privados, as ações que seriam adotadas pelo Banco Central, permitindo que de posse de tais informações, a Instituição bancária privada pudesse operar no mercado de modo alvissareiro e diferenciado, inclusive em eventual prejuízo ao País e/ou outros agentes, públicos e privados, caracteriza, de forma sobranceira, violação aos princípios da legalidade e da moralidade, a ensejar, inclusive, a prática de improbidade administrativa (art. 11 da Lei nº 8.429, de 1992).

Ademais, as condutas aqui delineadas podem tipificar, em tese, a prática de crimes contra o sistema financeiro nacional e o mercado de capitais.

Nessa toada, a Lei nº 7.492, de 16 de junho de 1986, que define os crimes contra o sistema financeiro nacional, estatui em seu art. 18, o seguinte:

Art. 18. Violar sigilo de operação ou de serviço prestado por instituição financeira ou integrante do sistema de distribuição de títulos mobiliários de que tenha conhecimento, em razão de ofício:

(5)

5 Por sua vez, a Lei nº 6.385, de 7 de dezembro de 1976, que dispõe sobre o mercado de valores mobiliários e cria a Comissão de Valores Mobiliários, prescreve em seu artigo 27-D, que:

Uso Indevido de Informação Privilegiada

Art. 27-D. Utilizar informação relevante de que tenha conhecimento, ainda não divulgada ao mercado, que seja capaz de propiciar, para si ou para outrem, vantagem indevida, mediante negociação, em nome próprio ou de terceiros, de valores mobiliários: (Redação dada pela Lei nº 13.506, de 2017)

Pena – reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa de até 3 (três) vezes o montante da vantagem ilícita obtida em decorrência do crime.

§ 1o Incorre na mesma pena quem repassa

informação sigilosa relativa a fato relevante a que tenha tido acesso em razão de cargo ou posição que ocupe em emissor de valores mobiliários ou em razão de relação comercial, profissional ou de confiança com o emissor.

§ 2o A pena é aumentada em 1/3 (um terço) se o

agente comete o crime previsto no caput deste artigo valendo-se de informação relevante de que tenha conhecimento e da qual deva manter sigilo. Como se verifica, a ação temerária, adotada pela Diretoria do Banco Central e pelo Ministro da Economia podem, em tese, tipificar

(6)

6 a prática de improbidade administrativa e configurar crimes graves, contra o sistema financeiro e o mercado de valores mobiliários.

Nessa perspectiva, é a presente Representação para suscitar dessa Procuradoria-Geral da República que, a instauração de Inquérito Civil e Procedimento de Investigação Criminal – PIC, objetivando aprofundar melhor o quanto informado na presente Representação e, ao final, adote as providências legais em relação aos eventuais responsáveis, seja na seara do Banco Central, Ministério da Economia e eventuais agentes privados beneficiários.

Termos em que

Pede e espera deferimento.

Brasília (DF), 07 de novembro de 2020

Enio Verri

Deputado Federal - PT/PR Afonso Florence

Deputado Federal – PT/BA

Ao Senhor Augusto Aras Ministério Público Federal Procurador-Geral da República.

SAF Sul Quadra 4 Conjunto C – 70050-900.

Referências

Documentos relacionados

utilizados termos da lista de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde, publicada pela BIREME (disponível em: http://decs.bvs.br), para trabalhos

Na ausência de indicação expressa do prazo de validade, será considerado tacitamente o de 60 (sessenta) dias. d) conter declaração expressa de que os preços contidos na

As três formas de definir números reais, como exposta anteriormente, “configura uma inversão de rota que entra em conflito com o processo que se desenvolve na

• Não coloque humidificadores ou outros artigos que possam fazer subir a humidade nos compartimentos onde as configurações da instalação estão a ser utilizadas. Os

Todo o processo de avaliação é confidencial, sob reserva da política da Entidade Adjudicante em  matéria  de  acesso  aos  documentos.  As  decisões 

2) A função do diretor e dos professores como intelectuais na escola pública brasileira, como uma caminho para a democracia da gestão da escola. Isto ocorre principal

Obviamente que agora ainda pode entrar nesse comboio, não pode é alterar o seu rumo, como é óbvio, que já foi há muito traçado e que vem sendo acompanhado, quer pelo

O secretário da Receita Federal, Carlos Barreto, discorda da avaliação de que o Brasil possui o pior sistema tributário da América Latina, mas afirma que são necessárias