• Nenhum resultado encontrado

Gaia. Boletim Municipal. Nº 57 setembro 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Gaia. Boletim Municipal. Nº 57 setembro 2015"

Copied!
45
0
0

Texto

(1)

Nº 57 | setembro 2015

www.cm-gaia.pt

Gaia

Boletim

Municipal

(2)

A. ASSEMBLEIA MUNICIPAL

A.1 Minuta da Ata nº 25 (reunião ordinária - 17.09.2015) _______________________________

B. CÂMARA MUNICIPAL

B.1 Ata nº 19 (reunião ordinária - 07.09.2015) _______________________________________ B.2 Ata nº 20 (reunião pública - 21.09.2015) ________________________________________

C. DESPACHOS E ORDENS DE SERVIÇOS

C.1 Despachos ________________________________________________________________ C.2 Ordens de Serviço __________________________________________________________ D. AVISOS E EDITAIS D.1 Avisos ___________________________________________________________________ D.2 Editais ___________________________________________________________________ 03 12 22 28 27 28 04

(3)

A.1. MINUTA DA ATA N.º 25

Aos dezassete dias do mês de setembro do ano de dois mil e quinze, a Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, reunida em Sessão Ordinária, tomou as seguintes deliberações:

1) Foi a Ata n° 28 de 30.07.2015, aprovada por Unanimidade, de acordo com o n.º 3 do Art.º 34.° do CPA.

2) Foram, no Período de Antes da Ordem do Dia, votados os seguintes documentos:

a) Foi um Voto de Pesar "Pelo falecimento do Senhor Miguel Artur Braga da Silva” subscrito por todos os Grupos Municipais, aprovado por Unanimidade. b) Foi uma Moção, apresentada pelo Grupo Munici-pal do BE, "Contra a destruição dos Transportes Pú-blicos; Pela Continuação da STCP na esfera pública” votada ponto a ponto: Ponto 1: "que o processo de privatização da STCP, e que prevê a desqualificação ambiental das viaturas e a diminuição do serviço público, seja interrompido” aprovado por Maioria, com 08 votos contra (06 do PSD e 02 do CDS-PP), 01 abstenção do Movimento Independente de Cida-dãos Gulpilhares/Valadares e 36 votos a favor (15 do PS, 10 do Grupo Municipal dos Presidentes de Junta de Freguesia do PS, 01 do PSD, 06 do Movi-mento Independente "Juntos por Gaia", 03 da CDU e 01 do BE); Ponto 2: "que qualquer alteração à estrutura de gestão da STCP tenha em conta os interesses dos utentes e dos trabalhadores, a ino-vação e o bom desempenho ambiental” aprovado por Maioria, com 09 abstenções (07 do PSD e 02 do CDS-PP) e 37 votos a favor (15 do PS, 10 do Gru-po Municipal dos Presidentes de Junta de Freguesia do PS, 01 do PSD, 06 do Movimento Independente "Juntos por Gaia", 03 da CDU, 01 do BE e 01 do Movimento Independente de Cidadãos Gulpilhares/ Valadares); Ponto 3: "que seja garantida a partici-pação dos municípios do Grande Porto na gestão do transporte público a nível local” aprovado por Maio-ria, com 09 abstenções (07 do PSD, 01 do CDS--PP e 01 do Movimento Independente de Cidadãos Gulpilhares/Valadares) e 37 votos a favor (15 do PS, 10 do Grupo Municipal dos Presidentes de Junta de Freguesia do PS, 01 do PSD, 06 do Movimento Independente "Juntos por Gaia", 03 da CDU, 01 do CDS-PP e 01 do BE).

c) Foi uma Moção, apresentada pelo Grupo Muni-cipal do BE "Por uma política efetiva de apoio aos refugiados; Pela Criação duma rede de cidades- re-fúgio", aprovada por Unanimidade.

d) Foi uma Proposta de Recomendação, apresenta-da pelo Grupo Municipal apresenta-da CDU, "Sobre a situação dos Refugiados e Imigrantes na Europa", aprovada por Unanimidade.

e) Foi uma Moção, apresentada pelo Grupo Munici-pal "Juntos por Gaia", sob a epígrafe "Regresso às Aulas” aprovada por Unanimidade.

3) No Período da Ordem do Dia, foram tomadas as

seguintes deliberações:

a) Foi o ponto 4.1. da Ordem de Trabalhos "Dis-cussão e Votação da Proposta da Câmara Municipal quanto à desafetação do domínio público das par-celas de terreno com as áreas de 230 m2 e 2 100 m2, sitas na Travessa da Arrochada, União de Fre-guesias de Pedroso e Seixezelo, bem como retificar a área de terreno a ceder à Associação Pró-Infância de Pedroso, aprovada em reunião da Câmara Muni-cipal de 22 de outubro de 1982, de 1 170 m2 para 2 100 m2 e aprovar a cedência em direito de super-fície da parcela de terreno com 230 m2 à mesma Associação” aprovado por Unanimidade.

b) Foi o ponto 4.2. da Ordem de Trabalhos "Dis-cussão e Votação da Proposta da Câmara Municipal quanto à desafetação do domínio público para o do-mínio privado municipal do arruamento denomina-do Caminho das Agrieiras, Freguesia de Arcozelo, com a área de 580 m2, e autorizar a permuta da-quele traçado por uma parcela de terreno de pro-priedade do requerente com área de 580m2, sita no Lugar de Mira, Freguesia de Arcozelo", aprovado por Unanimidade.

c) Foi o ponto 4.3. da Ordem de Trabalhos "Dis-cussão e Votação da Proposta da Câmara Municipal quanto à alteração da composição do Júri de Recru-tamento dos Cargos de Direção Intermédia de 2º e 3º grau” aprovado por Unanimidade.

d) Foi o ponto 4.4. da Ordem de Trabalhos "Dis-cussão e Votação da Proposta da Câmara Municipal quanto ao concurso público com publicidade inter-nacional para a concessão da Gestão e Conservação das Infraestruturas Aptas ao Alojamento de Redes de Comunicação Eletrónicas do Domínio Municipal de Vila Nova de Gaia — autorização de procedimen-tos, aprovação de peças do processo e designação do júri” aprovado por Unanimidade.

e) Foi o ponto 4.5. da Ordem de Trabalhos "Dis-cussão e Votação da Proposta da Câmara Munici-pal quanto: 1. Revogar as deliberações dos órgãos autárquicos de 22.06.2011 (Câmara Municipal) e 13.07.2011 (Assembleia Municipal) por forma a que os imóveis permutados pela escritura de per-muta de 30.03.2012, concretizada entre o Municí-pio de Vila Nova de Gaia e a "Gaiurb — Habitação e Urbanismo EEM", regressem à titularidade em que se encontravam antes da referida escritura; 2. Re-vogara escritura de permuta n°32 de 30.03.2012, celebrada entre o Município de Vila Nova de Gaia e a "Gaiurb — Habitação e Urbanismo EEM"; 3. Apro-var a isenção de IMT referente à presente permu-ta”, aprovado por Unanimidade.

E, nada mais havendo a tratar, foi esta reunião dada por encerrada eram 00 horas e 03 minutos do dia 18 de setembro de 2015, da qual se lavrou a presente Minuta de Ata, a qual vai ser lida e assina-da pela Senhora Primeira Secretária e pelo Senhor Presidente da Assembleia Municipal, e que foi apro-vada por unanimidade.

(4)

B.1 ATA N.º 19

REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA REALIZADA NOS PAÇOS DO MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE GAIA EM 07 DE SETEMBRO DE 2015

PRESENTES:

- O Senhor Presidente da Câmara, Prof. Dr. Eduardo Vítor de Almeida Rodrigues;

- O Senhor Vereador, Firmino Jorge Anjos Pereira; - O Senhor Vereador Dr. José Guilherme Saraiva de Oliveira Aguiar;

- O Senhor Vice-Presidente Eng.º Patrocínio Miguel Vieira de Azevedo

- A Senhora Vereadora Dr. Maria Elisa Vieira da Sil-va Cidade Oliveira;

- A Senhora Vereadora Dr.ª Maria Cândida Oliveira; - O Senhor Vereador Dr. Delfim Manuel Magalhães de Sousa;

- O Senhor Vereador Dr. Manuel António Correia Monteiro;

- O Senhor Vereador Dr. Elísio Ferreira Pinto; - O Senhor Vereador Arq. José Valentim Pinto Mi-randa

AUSÊNCIAS JUSTIFICADAS NOS TERMOS DA ALÍ-NEA C) DO ARTº. 39 DA LEI Nº. 75/2013 DE 12 DE SETEMBRO:

- Senhora Vereadora Engª. Maria Mercês Duarte Ramos Ferreira

PRESIDIU À REUNIÃO:

- O Senhor Presidente da Câmara, Prof. Dr. Eduardo Vitor Almeida Rodrigues

SECRETARIOU A REUNIÃO:

- A Senhora Diretora Municipal de Administração e Finanças

HORA DA ABERTURA: 15 HORAS

HORA DE ENCERRAMENTO: 16 HORAS e 10 MINU-TOS

PRESIDÊNCIA/VEREAÇÃO

APROVAÇÃO DEFINITIVA DA ATA Nº 18 DA REU-NIÃO ORDINÁRIA DE CÂMARA REALIZADA EM 27 DE AGOSTO DE 2015

Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar definitivamente a ata nº 18 da reunião ordinária de Câmara, realizada em 27 de agosto de 2015. Não votou por não estar presente nesta reunião, o Senhor Presidente Dr. Eduardo Vitor Rodrigues. PROPOSTA DE LOUVOR À ATUAÇÃO GENÉRICA DE TODA A POLÍCIA MUNICIPAL, BEM COMO À DO CO-MANDANTE DA POLÍCIA MUNICIPAL, DR. TELMO MOREIRA E DO AGENTE GRADUADO PRINCIPAL SÉRGIO FERREIRA, NA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO “MARÉS VIVAS”

EDOC/2015/39364

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 1, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “Concordo com o pro-posto. À Câmara, para aprovar os louvores

propos-tos. 18.08.2015”

Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a proposta de louvor à atuação genérica de toda a polícia municipal, bem como à do Comandante da Polícia Municipal, Dr. Telmo Moreira e do Agente Graduado Principal Sérgio Ferreira, na organização do evento “Marés Vivas”, nos termos propostos CONTRATO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DESPORTIVO A CELEBRAR ENTRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE GAIA E A FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CANOAGEM

EDOC/2015/41647

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 2, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar o Contrato Programa de Desenvolvimento Desporti-vo a celebrar entre o Município de Vila Nova de Gaia e a Federação Portuguesa de Canoagem, destinado à promoção e desenvolvimento da modalidade de canoagem junto dos agrupamentos escolares do concelho, nos termos apresentados.

PROTOCOLO PARA A GESTÃO DO POLIDESPOR-TIVO DE SEIXEZELO COM VISTA A PROMOÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DESPORTIVA A CELEBRAR ENTRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE GAIA E A UNIÃO DE FREGUESIAS DE PEDROSO E SEIXEZELO

EDOC/2015/41590

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 3, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, apro-var o Protocolo a celebrar entre o Município de Vila Nova de Gaia e a União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo, para a gestão e manutenção do polides-portivo de Seixezelo, tendo em vista a realização regular, sistemática e permanente, naquele equipa-mento, quer da sua atividade desportiva, quer de ações de formação, promoção e desenvolvimento desportivo, bem assim como de outras iniciativas de interesse público local, nos termos protocolados PEDIDO DE ISENÇÃO TOTAL DO PAGAMENTO DAS TAXAS DEVIDAS DE PUBLICIDADE, SOLICITADO PELO CLUBE DE GOLFE QUINTA DO FOJO

EDOC/2015/36945

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 4, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, apro-var o pagamento por compensação das taxas de publicidade devidas pelo Clube de Golfe da Quinta do Fojo, pelo serviço público prestado através da Escola Municipal de Golfe entre 2009 e 2013, nos termos informados.

(5)

PEDIDO DE ISENÇÃO DAS TAXAS POR SERVIÇOS PRESTADOS PELA POLÍCIA MUNICIPAL, NO EVEN-TO “EVEN-TORNEIO DE FUTEBOL DE RUA”, SOLICITADO PELA GAIURB, EM

EDOC/2015/40818

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 5, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a isenção de pagamento das taxas devidas por ser-viços prestados pela Polícia Municipal, no evento “Torneio de Futebol de Rua”, solicitado pela Gaiurb, EM, nos termos informados.

PEDIDO DE ISENÇÃO DAS TAXAS POR SERVIÇOS PRESTADOS PELA POLÍCIA MUNICIPAL, NO EVEN-TO “FESTA Nª. SRA. DOS REMÉDIOS”, SOLICITADO PELA UNIÃO DE FREGUESIAS SANDIM, OLIVAL, LE-VER E CRESTUMA

EDOC/2015/40246

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 6, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a isenção de pagamento das taxas devidas por ser-viços prestados pela Polícia Municipal, no evento “Festa Nª Sr.ª dos Remédios”, solicitado pela União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma, nos termos informados.

PEDIDO DE ISENÇÃO DAS TAXAS POR SERVIÇOS PRESTADOS PELA POLÍCIA MUNICIPAL, NO EVEN-TO “CAMINHADA SOLIDÁRIA” – SOLICITADO PELA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DE FILIPE FERREIRA EDOC/2015/39334

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 7, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a isenção de pagamento das taxas devidas por ser-viços prestados pela Polícia Municipal, no evento “Caminhada Solidária”, solicitado pela Associação dos Amigos de Filipe Ferreira, nos termos informa-dos.

PEDIDO DE ISENÇÃO DAS TAXAS POR SERVIÇOS PRESTADOS PELA POLÍCIA MUNICIPAL, NO EVEN-TO “FESTA DA BROA”, SOLICITADO PELA JUNTA DE FREGUESIA DE AVINTES

EDOC/2015/39548

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 8, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a isenção de pagamento das taxas devidas por ser-viços prestados pela Polícia Municipal, no evento “Festa da Broa”, solicitado pela Junta de Freguesia

de Avintes, nos termos informados.

PEDIDO DE ISENÇÃO DAS TAXAS POR SERVIÇOS PRESTADOS PELA POLÍCIA MUNICIPAL, NO EVEN-TO “FESTA EM HONRA DE N. SR.ª DAS FONTES”, SOLICITADO PELA UNIÃO DE FREGUESIAS DE SER-ZEDO E PEROSINHO

EDOC/2015/39608

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 9, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a isenção de pagamento das taxas devidas por ser-viços prestados pela Polícia Municipal, no evento “Festa em Honra de Nª. Sr.ª das Fontes”, solicitado pela União de Freguesias de Serzedo e Perosinho, nos termos informados.

PROCESSO DISCIPLINAR INSTAURADO AO TRABA-LHADOR PAULO FILIPE DE SOUSA RIBEIRO - RELA-TÓRIO FINAL

EDOC/2015/40831

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 10, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.02.09.2015” Deliberação: Deliberado por votação secreta, por 10 votos a favor, aplicar ao trabalhador Paulo Fili-pe de Sousa Ribeiro a Fili-pena de multa no valor de € 189,90 (cento e oitenta e nove euros e noventa cêntimos), montante correspondente a seis remu-nerações base diárias, nos termos do disposto no nº 2, do artigo 181, da LTFP.

LIGAÇÃO DA RUA DAS AMEIXOEIRAS A EN 109 - APROVAÇÃO DO PROJETO DA VIA - APROVAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE EXPROPRIAR

EDOC/2015/22740

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 11, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar o seguinte:

- O projeto de ligação da Rua das Ameixoeiras à EN 109, União das Freguesias de Gulpilhares e Va-ladares;

- A resolução de expropriar de 2 parcelas, sitas na União das Freguesias de Valadares e Gulpilhares, destinadas à Requalificação Urbana da Rua do Pra-do e da Rua das Ameixoeiras, tuPra-do nos termos in-formados.

DIREÇÃO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

LOTE Nº 46 DA URBANIZAÇÃO DE RIBES, FREGUE-SIA DE CANELAS - ADJUDICAÇÃO DEFINITIVA A ANA RITA MOREIRA DE BRITO AGUIÃ

EDOC/2015/31714

(6)

que se anexa no final por fotocópia sob o nº 12, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a adjudicação definitiva do lote nº 46 da Urbani-zação de Ribes, freguesia de Canelas, a Ana Rita Moreira de Brito Aguiã, pelo valor de €15.700,00 (quinze mil e setecentos euros), nos termos infor-mados.

O Sr. Presidente da Câmara Municipal, Prof. Dr. Eduardo Vitor Almeida Rodrigues, saiu da Reunião. CEDÊNCIA DO JARDIM DE INFÂNCIA DO OUTEIRO EM REGIME DE COMODATO A SOL MAIOR, COOPE-RATIVA DE RESPONSABILIDADE, LIMITADA

EDOC/2015/40109

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 13, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara para de-cisão, abdicando eu da respetiva prerrogativa”. 02.09.2015”

Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a cedência do Jardim de Infância do Outeiro, em regime de comodato, à “Sol Maior, Cooperativa de Responsabilidade Limitada”, nos termos da Infor-mação 2/2015/DME de 2015.08.18.

O Sr. Presidente da Câmara Municipal, Prof. Dr. Edu-ardo Vitor Almeida Rodrigues, entrou na Reunião. PEDIDO DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE PREFERÊN-CIA SOLICITADO POR FRANCISCO PINTO LEITE EDOC/2015/41849

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 14, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.03.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, não exercer o direito de preferência na venda do imóvel sito na Rua de Cândido dos Reis, nº 290, Vila Nova de Gaia.

PEDIDO DE DISPENSA TOTAL OU PARCIAL DE PA-GAMENTO DE TAXAS DE UTILIZAÇÃO DE VIATU-RAS MUNICIPAIS NA DESLOCAÇÃO A TERVIATU-RAS DE BOURO NO DIA 03 DE SETEMBRO DE 2015, SOLI-CITADO PELO CENTRO DE OCUPAÇÃO JUVENIL DA ASSOCIAÇÃO PROPRIETÁRIOS VILA D’ESTE

EDOC/2015/41427

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 15, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a dispensa total de pagamento de taxas devidas pela utilização de viaturas municipais, na desloca-ção a Terras do Bouro, no dia 03 de setembro de 2015, solicitado pelo Centro de Ocupação Juvenil da Associação de Proprietários de Vila d’Este, nos termos informados.

PEDIDO DE DISPENSA TOTAL OU PARCIAL DE

PA-GAMENTO DE TAXAS DE UTILIZAÇÃO DE VIATURAS MUNICIPAIS NA DESLOCAÇÃO A VILA FRANCA DE XIRA NO DIA 05 DE SETEMBRO DE 2015, SOLI-CITADO PELO GRUPO FOLCLÓRICO ETNOGRÁFICO SANTA MARINHA DE CRESTUMA

EDOC/2015/41442

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 16, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a dispensa total de pagamento de taxas devidas pela utilização de viaturas municipais, na desloca-ção a Vila Franca de Xira, no dia 05 de setembro de 2015, solicitado pelo Grupo Folclórico Etnográfico Santa Marinha de Crestuma, nos termos informa-dos.

PEDIDO DE ISENÇÃO DAS LICENÇAS DE RECINTO ITINERANTE, IMPROVISADO E VISTORIA DE RE-CINTO, PARA O EVENTO “FESTA DA BROA DE AVIN-TES”, SOLICITADO PELA FREGUESIA DE AVINTES EDOC/2015/41214

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 17, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a isenção de pagamento das licenças de funciona-mento de recinto itinerante, de instalação de recin-to improvisado e visrecin-toria de recinrecin-to, para o evenrecin-to “Festa da Broa de Avintes”, solicitado pela Junta de Freguesia de Avintes, nos termos informados.

DIREÇÃO MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURAS E ESPAÇOS PÚBLICOS

EMPREITADA DE CONSTRUÇÃO DO PAVILHÃO DAS PEDRAS – PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE SANÇÃO AO EMPREITEIRO PELA FISCALIZAÇÃO – PARECER JURÍDICO

EDOC/2015/23007

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 18, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.18.08.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, apro-var a não aplicação da sanção pecuniária propos-ta, pelos motivos invocados na Informação nº INT--CMVNG/2015/20358 de 07.08.2015.

POSTURA MUNICIPAL DE TRÂNSITO NA RUA ABEL SALAZAR, FREGUESIA DE OLIVEIRA DE DOURO EDOC/2015/19792

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 19, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.18.08.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a Postura Municipal de Trânsito na Rua Abel Salazar, freguesia de Oliveira do Douro, nos termos

(7)

infor-mados.

POSTURA MUNICIPAL DE TRÂNSITO – RUA PÊRO VAZ DE CAMINHA E NA VIA ENG.º EDGAR CARDO-SO – FREGUESIA DE SANTA MARINHA

EDOC/2015/32851

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 20, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.18.08.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a Postura Municipal de Trânsito na Rua Pêro Vaz de Caminha e na Via Eng.º Edgar Cardoso, União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro de Afura-da, nos termos informados.

PEDIDO DE COLOCAÇÃO DE SINAL DE PARAGEM OBRIGATÓRIA NA RUA SUB-RIBAS, NO CRUZA-MENTO DA RUA ESTAMPARIA DE LAVADORES E RUA NOVA DE ALVITES, FREGUESIA DE CANIDELO EDOC/2015/35852

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 21, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.18.08.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a Postura Municipal de Trânsito na Rua Sub Ribas, no cruzamento da Rua Estamparia de Lavadores e Rua Nova de Alvites, freguesia de Canidelo, nos termos informados.

PEDIDO DE DISPENSA DE PAGAMENTO DE TAXA DEVIDA POR INTERRUPÇÃO DE TRÂNSITO NA ALA-MEDA DA SENHORA DA SAÚDE E RUA DO ERVIDEI-RO, DEVIDO A REALIZAÇÃO DO EVENTO “CONTOS MEDIEVAIS, MÚSICA E ARTE”, SOLICITADO PELA EXPANDECONQUISTAS, UNIÃO DE FREGUESIAS DE PEDROSO E SEIXEZELO

EDOC/2015/36156

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 22, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a dispensa de pagamento de taxa devida por in-terrupção de trânsito na Alameda da Senhora da Saúde e Rua do Ervideiro, devido à realização do evento “Contos Medievais, Música e Arte”, solicita-do pela Expandeconquistas, União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo, nos termos informados.

PEDIDO DE DISPENSA DE PAGAMENTO DE TAXA DEVIDA POR INTERRUPÇÃO DE TRÂNSITO NA AV. PADRE ALVES CORREIA, NOS DIAS 10, 11, 12 E 13 DE SETEMBRO DEVIDO A REALIZAÇÃO DE FESTAS EM HONRA DO SENHOR DE VERA CRUZ, SOLICITA-DO PELA UNIÃO DE FREGUESIAS DE SANTA MARI-NHA E SÃO PEDRO DA AFURADA

EDOC/2015/39605

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 23, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a dispensa de pagamento de taxa devida por inter-rupção de trânsito na Avenida Padre Alves Correia, nos dias 10, 11, 12 e 13 de setembro de 2015, devido à realização das Festas em Honra do Senhor de Vera Cruz, solicitado pela União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada, nos ter-mos informados.

PEDIDO DE DISPENSA DE PAGAMENTO DE TAXA DEVIDA POR INTERRUPÇÃO DE TRÂNSITO NA RUA CENTRAL, NOS DIAS 24 E 30 DE AGOSTO, DEVIDO A REALIZAÇÃO DO EVENTO “PROCISSÃO DE VE-LAS E DO SS.MO”, SOLICITADO PELA FÁBRICA DA IGREJA PAROQUIAL DE SANTO ANDRÉ DE LEVER, UNIÃO DE FREGUESIA DE SANDIM, OLIVAL, LEVER E CRESTUMA

EDOC/2015/40444

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 24, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a dispensa de pagamento de taxa devida por in-terrupção de trânsito na Rua Central, nos dias 24 e 30 de agosto de 2015, devido à realização do evento “Procissão de Velas e do SSmo”, solicitado pela Fábrica da Igreja Paroquial de Santo André de Lever, União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma, nos termos informados.

DIREÇÃO MUNICIPAL PARA A INCLUSÃO SOCIAL

PEDIDO DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO DA TAXA DE VISTORIA ADMINISTRATIVA, SOLICITADO POR JUSTA DE SOUSA PINHEIRO

EDOC/2015/5048

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 25, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a isenção de pagamento da taxa de vistoria admi-nistrativa, solicitado por Justa de Sousa Pinheiro, freguesia de Canidelo, nos termos informados. PEDIDO DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO DA TAXA DE VISTORIA ADMINISTRATIVA SOLICITADO POR MA-RIA CELESTE TAVARES OLIVEIRA DUARTE

EDOC/2015/14046

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 26, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a isenção de pagamento da taxa de vistoria admi-nistrativa, solicitado por Maria Celeste Tavares Oli-veira Duarte, nos termos informados.

(8)

UTI-LIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DESPORTIVOS PE-LOS ESCALÕES SÉNIORES

EDOC/2015/41668

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 27, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a alteração do precário de Utilização dos Equipa-mentos Desportivos pelos Escalões Séniores, nos termos propostos.

DIREÇÃO MUNICIPAL DE URBANISMO E AMBIENTE

PEDIDO DE DISPENSA DE PAGAMENTO DE TAXA DEVIDA PELA EMISSÃO DE LICENÇA ESPECIAL DE RUÍDO NO VALOR DE € 57,39 (CINQUENTA E SETE EUROS E TRINTA E NOVE CÊNTIMOS) RELATIVA À REALIZAÇÃO DO EVENTO “DAGOSTO NO CLUBE DE FUTEBOL DE SERZEDO”, SOLICITADO PELA UNIÃO DE FREGUESIAS DE SERZEDO E PEROSINHO EDOC/2015/40793

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 28, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara. 02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a dispensa parcial de pagamento de taxa devida pela emissão da licença especial de ruido, no valor de € 57,39 (cinquenta e sete euros e trinta e nove cêntimos), relativa à realização do evento “DAgos-to no Clube de Futebol de Serzedo”, solicitado pela União de Freguesias de Serzedo e Perosinho, nos termos informados.

PEDIDO DE DISPENSA DE PAGAMENTO DE TAXA DEVIDA PELA EMISSÃO DA LICENÇA ESPECIAL DE RUIDO NO VALOR DE €123,78 (CENTO E VINTE E TRÊS EUROS E SETENTA E OITO CÊNTIMOS) RELA-TIVA À REALIZAÇÃO DA “FESTA EM HONRA DO SE-NHOR DOS AFLITOS”, SOLICITADO PELA FÁBRICA DA IGREJA PAROQUIAL DE S. PEDRO DE AVINTES EDOC/2015/40652

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 29, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara. 02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a dispensa parcial de pagamento de taxa devida pela emissão da licença especial de ruido, no valor de € 123,78 (cento e vinte e três euros e setenta e oito cêntimos), relativa à realização da “Festa em Honra do Senhor dos Aflitos”, solicitado pela Fábri-ca da Igreja Paroquial de S. Pedro de Avintes, nos termos informados.

PEDIDO DE DISPENSA DE PAGAMENTO DE TAXA DEVIDA PELA EMISSÃO DA LICENÇA ESPECIAL DE RUIDO NO VALOR DE €114,67 (CENTO E CATORZE EUROS E SESSENTA E SETE CÊNTIMOS) RELATIVA

À REALIZAÇÃO DA “FESTA EM HONRA DE N.S. DOS REMÉDIOS”, SOLICITADO PELA UNIÃO DE FREGUE-SIAS DE SANDIM, OLIVAL, LEVER E CRESTUMA EDOC/2015/40236

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 30, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara. 02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a dispensa parcial de pagamento de taxa devida pela emissão da licença especial de ruido, no valor de € 114,67 (cento e catorze euros e sessenta e sete cêntimos), relativa à realização da “Festa em Honra de N. S. dos Remédios”, solicitado pela União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma, nos termos informados.

PEDIDO DE DISPENSA DE PAGAMENTO DE TAXA DEVIDA PELA EMISSÃO DA LICENÇA ESPECIAL DE RUIDO NO VALOR DE €75,89 (SETENTA E CINCO EUROS E OITENTA E NOVE CÊNTIMOS) RELATIVA À REALIZAÇÃO DA “FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DAS FONTES”, SOLICITADO PELA UNIÃO DE FREGUESIAS DE SERZEDO E PEROSINHO EDOC/2015/38849

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 31, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara. 02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a dispensa parcial de pagamento de taxa devida pela emissão da licença especial de ruido, no valor de € 75,89 (setenta e cinco euros e oitenta e nove cêntimos), relativa à realização da “Festa em Hon-ra de Nossa SenhoHon-ra das Fontes”, solicitado pela União de Freguesias de Serzedo e Perosinho, nos termos informados.

PEDIDO DE DISPENSA DE PAGAMENTO DE TAXA DEVIDA PELA EMISSÃO DA LICENÇA ESPECIAL DE RUIDO NO VALOR DE €26,89 (VINTE E SEIS EU-ROS E OITENTA E NOVE CÊNTIMOS), RELATIVA À REALIZAÇÃO DO “FESTIVAL DE FOLCLORE”, SOLI-CITADO PELA UNIÃO DE FREGUESIAS DE SANDIM, OLIVAL, LEVER E CRESTUMA

EDOC/2015/41075

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 32, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara. 02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a dispensa parcial de pagamento de taxa devida pela emissão da licença especial de ruido, no va-lor de € 26,89 (vinte e seis euros e oitenta e nove cêntimos), relativa à realização do evento “Festival de Folclore” solicitado pela União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma, nos termos in-formados.

PEDIDO DE DISPENSA DE PAGAMENTO DE TAXA DEVIDA PELA EMISSÃO DA LICENÇA ESPECIAL DE

(9)

RUIDO NO VALOR DE €134,39 (CENTO E TRINTA E QUATRO EUROS E TRINTA E NOVE CÊNTIMOS), RE-LATIVA À REALIZAÇÃO “XXXVI FESTIVAL DE FOL-CLORE DA VILA DE ARCOZELO”, SOLICITADO PELO GRUPO FOLCLÓRICO A RUSGA DE ARCOZELO EDOC/2015/41237

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 33, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara. 02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a dispensa parcial de pagamento de taxa devida pela emissão da licença especial de ruido, no valor de € 134,39 (cento e trinta e quatro euros e trinta e nove cêntimos), relativa à realização do evento “XXXVI Festival de Folclore da Vila de Arcozelo”, so-licitado pelo Grupo Folclórico a Rusga de Arcozelo, nos termos informados.

PEDIDO DE DISPENSA DE PAGAMENTO DE TAXA DEVIDA PELA EMISSÃO DA LICENÇA ESPECIAL DE RUIDO NO VALOR DE €52,78 (CINQUENTA E DOIS EUROS E SETENTA E OITO CÊNTIMOS), RELATIVA À REALIZAÇÃO DA “FESTA DE ANGARIAÇÃO DE FUN-DOS EM HONRA DE S. MARTINHO”, SOLICITADO PELA UNIÃO DE FREGUESIAS DE SANDIM, OLIVAL, LEVER E CRESTUMA

EDOC/2015/40476

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 34, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara. 02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a dispensa parcial de pagamento de taxa devida pela emissão da licença especial de ruido, no valor de € 52,78 (cinquenta e dois euros e setenta e oito cêntimos), relativa à realização da “Festa de Anga-riação de Fundos em Honra de S. Martinho”, solici-tado pela União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma, nos termos informados.

PEDIDO DE DISPENSA DE PAGAMENTO DE TAXA DEVIDA PELA EMISSÃO DA LICENÇA ESPECIAL DE RUIDO NO VALOR DE €107,67 (CENTO E SETE EU-ROS E SESSENTA E SETE CÊNTIMOS), RELATIVA À REALIZAÇÃO DA “FESTA EM HONRA DE SÃO MI-GUEL”, SOLICITADO PELA UNIÃO DE FREGUESIAS DE SANDIM, OLIVAL, LEVER E CRESTUMA

EDOC/2015/40833

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 35, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara. 02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a dispensa parcial de pagamento de taxa devida pela emissão da licença especial de ruido, no valor de € 107,67 (cento e sete euros e sessenta e sete cêntimos), relativa à realização da “Festa em Honra de São Miguel”, solicitado pela União de Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma, nos termos

informados.

PEDIDO DE DISPENSA DE PAGAMENTO DE TAXA DEVIDA PELA EMISSÃO DA LICENÇA ESPECIAL DE RUIDO NO VALOR DE € 66,78 (SESSENTA E SEIS EUROS E SETENTA E OITO CÊNTIMOS), RELATIVA À REALIZAÇÃO DA “FESTA SR. DO CALVÁRIO”, SO-LICITADO PELA JUNTA DE FREGUESIA DE CANELAS EDOC/2015/41570

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 36, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara. 02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a dispensa parcial de pagamento de taxa devida pela emissão da licença especial de ruido, no va-lor de € 66,78 (sessenta e seis euros e setenta e oito cêntimos), relativa à realização da “Festa Sr. do Calvário”, solicitado pela Junta de Freguesia de Canelas, nos termos informados.

PEDIDO DE DISPENSA DE PAGAMENTO DE TAXA DEVIDA PELA EMISSÃO DA LICENÇA ESPECIAL DE RUIDO NO VALOR DE € 50,39 (CINQUENTA EUROS E TRINTA E NOVE CÊNTIMOS), RELATIVA À REALI-ZAÇÃO DO “CONVÍVIO PARA OS PARTICIPANTES DO 1º TRAIL DE CANELAS”, SOLICITADO PELA JUN-TA DE FREGUESIA DE CANELAS

EDOC/2015/41575

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 37, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara. 02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, apro-var a dispensa parcial de pagamento de taxa de-vida pela emissão da licença especial de ruido, no valor de € 50,39 (cinquenta euros e trinta e nove cêntimos), relativa à realização do evento “Conví-vio para os Participantes do 1º Trail de Canelas”, solicitado pela Junta de Freguesia de Canelas, nos termos informados.

PEDIDO DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO DE TAXA RE-LATIVA A LICENCIAMENTO DE DIVERTIMENTO PÚ-BLICO, SOLICITADO PELO GRUPO FOLCLÓRICO “A RUSGA DE ARCOZELO”

EDOC/2015/40291

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 38, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara. 02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a isenção de pagamento de taxa devida pelo licen-ciamento de divertimento público, relativa à reali-zação do evento “XXXVI Festival de Folclore da Vila de Arcozelo”, solicitado pelo Grupo Folclórico a Rus-ga de Arcozelo, nos termos informados.

(10)

GAIURB URBANISMO E HABITAÇÃO EM

PEDIDO DE ISENÇÃO DO PAGAMENTO DE TAXA MUNICIPAL DE URBANIZAÇÃO, SOLICITADO POR ELSA ADRIANA GOMES DE ALMEIDA PINTO – PRO-CESSO 1010/12 – PL – SANTA MARINHA E SÃO PE-DRO DA AFURADA

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 39, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara. 18.08.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a isenção de pagamento de taxa municipal de ur-banização, solicitado por Elsa Adriana Gomez de Almeida Pinto – Processo nº 1010/12 – PL, União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada, nos termos informados.

PEDIDO DE ISENÇÃO DO PAGAMENTO DE TAXA MUNICIPAL DE URBANIZAÇÃO, SOLICITADO POR AUTO RIBEIRO, LDA – PROCESSO 641/14 – PL – CANELAS

EDOC/2015/41296

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 40, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara. 02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a isenção de pagamento de taxa municipal de ur-banização, no montante de € 3.898,40 (três mil e oitocentos e noventa e oito euros e quarenta cên-timos), solicitado por Auto Ribeiro Ld.ª – Processo nº 641/14 – PL, Freguesia de Canelas, nos termos informados.

PEDIDO DE ISENÇÃO DA TAXA DEVIDA PELO LI-CENCIAMENTO DA OCUPAÇÃO DE ESPAÇO PÚBLI-CO, SOLICITADO POR FOMENTOTÉCNICA, LDA – PROCESSO 906/15 – PL – SANTA MARINHA E SÃO PEDRO DA AFURADA

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 41, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara. 18.08.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a isenção de pagamento de taxa devida pela prorro-gação da licença de ocupação de espaço público, no montante de € 1.700,00 (mil e setecentos euros), solicitado por Fomentotécnica Ld.ª – Processo nº 906/15 – PL, União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada, nos termos informados. PEDIDO DE DISPENSA DE PAGAMENTO DE TA-XAS DE PUBLICIDADE, SOLICITADO PELA CHUVA D’AFETOS – ASSOCIAÇÃO DE SOLIDARIEDADE SO-CIAL – PROCESSO 238/15 – VÁRIOS LOCAIS

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 42, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara. 18.08.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a dispensa de pagamento de taxas de

publicida-de, no montante de € 395,80 (trezentos e noventa e cinco euros e oitenta cêntimos), solicitado pela Chuva d’Afetos – Associação de Solidariedade So-cial – Processo nº 238/15 – Vários Locais, nos ter-mos informados.

PEDIDO DE EMISSÃO DE CERTIDÃO DE DECLARA-ÇÃO DE INTERESSE MUNICIPAL SOBRE A OPERA-ÇÃO URBANÍSTICA REFERENTE À CONSTRUOPERA-ÇÃO DE UNIDADE HOTELEIRA REGISTADA SOB O NÚMERO DE PROCESSO 2750/13 – JARDIM HOTEL SANTA MARINHA, LDA, UNIÃO DE FREGUESIAS DE SANTA MARINHA E SÃO PEDRO DA AFURADA - PROCESSO Nº 3208/15- CERT

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 43, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara. 03.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar e submeter a aprovação da Assembleia Municipal a emissão de certidão de declaração de interesse municipal sobre a operação urbanística, referente à construção de unidade hoteleira, solicitada por Jardim Hotel Santa Marinha Ld.ª – Processo nº 2750/13, União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada, nos termos informados.

ÁGUAS DE GAIA

FORNECIMENTO DE CONTADORES DE ABASTE-CIMENTO DE ÁGUA- CONCURSO PÚBLICO Nº 1 – B1/2015 - DECLARAÇÃO AO ABRIGO DO Nº 4 DO ARTº 5º DA LEI Nº 98/97, DE 26 DE AGOSTO EDOC/2015/41848

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 44, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara. 02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a Declaração de Suficiência Orçamental a que se refere o nº 4, do artigo 5º, da Lei nº 98/97 de 26 de agosto, referente ao contrato de “Fornecimento de Contadores de Abastecimento de Água”, emitida pelo Conselho de Administração das Águas de Gaia.

DIVERSOS

PEDIDO DE DISPENSA DE PAGAMENTO DA TAXA RELATIVA À UTILIZAÇÃO DO AUDITÓRIO DA AS-SEMBLEIA MUNICIPAL, SOLICITADO PELA TAXIS COOPE

PROCESSO Nº 43/15

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 45, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara. 02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a dispensa de pagamento da taxa relativa à utiliza-ção do Auditório da Assembleia Municipal, solicita-do pela Taxis Coope, nos termos informasolicita-dos.

(11)

que se anexa no final por fotocópia sob o nº 46, apenas no original.

Deliberação: A Câmara tomou conhecimento. ABERTURA DE PROCESSO DISCIPLINAR E A RES-PETIVA DESIGNAÇÃO DA INSTRUTORA – SUSPEN-SÃO PREVENTIVA DO TRABALHADOR AUGUSTO MANUEL MAGALHÃES SANTOS

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 47, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “A Câmara para co-nhecimento. 03.09.2015”

Deliberação: A Câmara tomou conhecimento. PEDIDO DE ISENÇÃO PARCIAL OU TOTAL DA TAXA DEVIDA A TÍTULO DE EMISSÃO DO ALVARÁ DE LI-CENÇA DE CONSTRUÇÃO E DA TAXA MUNICIPAL DE URBANIZAÇÃO, SOLICITADO PELA SELECTA – SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTI-MENTO IMOBILIÁRIO SA – PROCESSO Nº 3436/09 – PL – CANIDELO

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 48, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara 27.05.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a isenção de pagamento em 50% da taxa devida a título de emissão do alvará de licença de constru-ção e da taxa municipal de urbanizaconstru-ção, solicitado pela Selecta – Sociedade Gestora de Fundos de In-vestimento Imobiliário SA – Proc.º 3436/09 – PL – Canidelo, retificando a deliberação da Câmara de 06.07.2015, com a expressão de votação aí toma-da.

PEDIDO DE REDUÇÃO DA TAXA MUNICIPAL DE UR-BANIZAÇÃO, SOLICITADO PELO FUNDO DE INVES-TIMENTO IMOBILIÁRIO FECHADO SALINAS – PRO-CESSO 5329/09 – PL E 5331/09 - CANIDELO

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 49, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara 14.07.2015” Deliberação: Deliberado por maioria, aprovar a re-dução de pagamento em 100% da taxa municipal de urbanização, relativa ao processo 5329/09 PL e 5331/09, solicitado pelo Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Salinas, retificando a delibera-ção de Câmara de 03.08.2015, com a expressão de votação aí tomada.

PEDIDO DE REDUÇÃO DA TAXA DEVIDA A TÍTU-LO DE COMPENSAÇÃO URBANÍSTICA, SOLICITADO PELO GEPOIL – SOCIEDADE GESTORA DE POSTOS DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEIS, LDA – PROCESSO 5597/09 – PL – GULPILHARES E VALA-DARES

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 50, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara 27.07.2015”

Deliberação: Deliberado por maioria, aprovar a redução de pagamento em 30% da taxa devida a título de compensação urbanística, relativa ao pro-cesso 5597/09, Gulpilhares e Valadares solicitado pelo GEPOIL – Sociedade Gestora de Postos de Abastecimento de Combustíveis, Ld.ª, retificando a deliberação de Câmara de 03.08.2015, com a ex-pressão de votação aí tomada.

PEDIDO DE DISPENSA DE PAGAMENTO DE TAXAS A TÍTULO DE COMPENSAÇÃO URBANÍSTICA E A TÍ-TULO DE TAXA MUNICIPAL DE URBANIZAÇÃO, SO-LICITADO POR ALCAPREDIAL INVESTIMENTOS E IMOBILIÁRIOS, S.A. – PROCESSO Nº 2506/13 - PL Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 51, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara. 27.07.2015” Deliberação: Deliberado por maioria, aprovar a re-dução de pagamento em 30% das taxas devidas a título de compensação urbanística e a título de taxa municipal de urbanização, relativa ao proces-so 2506/13 - PL, proces-solicitado por Alcapredial Investi-mentos e Imobiliários, S.A., retificando a delibera-ção de Câmara de 03.08.2015, com a expressão de votação aí tomada. O Senhor Presidente da Câmara Municipal, Prof. Dr. Eduardo Vitor de Almeida Rodri-gues, apresentou um ponto:

PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO SOBRE O INTERES-SE PÚBLICO MUNICIPAL APREINTERES-SENTADA PELA TRAI-NINGDAYS, SERVIÇO PARA ANIMAIS DE COMPA-NHIA, LDª

Foi presente o documento referido em epígrafe, que se anexa no final por fotocópia sob o nº 52, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara. 02.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar e submeter à aprovação da Assembleia Municipal a declaração de interesse público municipal relativo ao pedido de instalação do Hotel Canino, Centro de Atendimento Veterinário, serviço de SPA e Fi-sioterapia para animais de companhia num terreno sito à Rua da Mata, nº 33 – Vilar de Andorinho, nos termos propostos.

E nada mais havendo a tratar, quando eram 16 Ho-ras e 10 Minutos, o Senhor Presidente declarou en-cerrada a reunião, da qual se elaborou a presente ata aprovada, por unanimidade, nos termos do dis-posto no nº 1 do art.º 34.º do CPA, e no nº. 1 do art.º 57º. da Lei nº. 75/2013, de 12 de Setembro, bem como do n.º 1 do art.º 11.º do Regimento da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, aprovado pelo Executivo na sua reunião de 2013.10.25. E eu, Manuela Fernanda da Rocha Garrido, Diretora Municipal de Administração e Finanças e Secretária da presente reunião, a subscrevi.

(12)

B.2 ATA N.º 20

REUNIÃO PÚBLICA DA CÂMARA REALIZADA NOS PAÇOS DO MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE GAIA EM 21 DE SETEMBRO DE 2015

PRESENTES:

- O Senhor Presidente da Câmara, Prof. Dr. Eduardo Vítor de Almeida Rodrigues;

- O Senhor Vereador, Firmino Jorge Anjos Pereira; - O Senhor Vereador Dr. José Guilherme Saraiva de Oliveira Aguiar;

- O Senhor Vice-Presidente Eng.º Patrocínio Miguel Vieira de Azevedo;

- A Senhora Vereadora Dr. Maria Elisa Vieira da Sil-va Cidade Oliveira;

- A Senhora Vereadora Engª. Maria Mercês Duarte Ramos Ferreira;

- A Senhora Vereadora Dr.ª. Maria Cândida Oliveira; - O Senhor Vereador Dr. Delfim Manuel Magalhães de Sousa;

- O Senhor Vereador Dr. Manuel António Correia Monteiro;

- O Senhor Vereador Dr. Elísio Ferreira Pinto; - O Senhor Vereador Arq. José Valentim Pinto Mi-randa.

PRESIDIU À REUNIÃO:

- O Senhor Presidente da Câmara, Prof. Dr. Eduardo Vítor de Almeida Rodrigues

SECRETARIOU A REUNIÃO:

- A Senhora Diretora Municipal de Administração e Finanças

HORA DA ABERTURA: 17 HORAS HORA DE ENCERRAMENTO: 19 HORAS

PONTO PRÉVIO Nº 1

O Senhor Vereador Firmino Pereira, disse que

os Vereadores do PSD demonstram a sua satisfa-ção e congratulasatisfa-ção pela presença do Sr. Primeiro--Ministro Dr. Passos Coelho, nos Paços do Concelho, aquando a assinatura do protocolo e do contrato para a criação do Centro de Formação Profissional de Vila Nova de Gaia, o qual será muito importante para a requalificação da população.

O Sr. Presidente disse ser uma obrigação do

Mu-nicípio receber de forma o mais digna possível o Sr. Primeiro-Ministro, Dr. Passos Coelho. Que admi-te que para muitos quadranadmi-tes políticos, admi-teve uma leitura eleitoral e eleitoralista, mas pessoalmente não se cansou de dizer que, neste caso concreto, não houve essa componente eleitoralista, porque em bom rigor o que se fez foi assinar um protocolo que estava a ser preparado há cerca de um ano e que se consumou nesta altura, um pouco por fruto de meras circunstâncias e não por razões eleitorais.

PONTO PRÉVIO Nº 2

O Senhor Vereador Firmino Pereira, apresentou

o ponto prévio que a seguir se transcreve: “Proposta

É consensual na sociedade portuguesa que o Es-tado e as Autarquias Locais, depois de decorrido o período de ajustamento, com medidas impostas pela Troika, que agravaram a carga fiscal dos Por-tugueses, que temos de entrar num novo ciclo de desagravamento fiscal moderado e faseado.

Os Portugueses, numa atitude solidária, foram cha-mados a contribuir para que fosse possível a recu-peração da credibilidade financeira e económica do País.

Hoje vivemos, felizmente, momentos de maior de-safogo da pressão da austeridade imposta e impor-ta devolver aos Portugueses parte dos seus sacrifí-cios em termos fiscais.

Ninguém está isento deste desafio, desde a Admi-nistração Central às Autarquias Locais.

Apesar da atual maioria socialista, para o ano de 2014, no Município de Gaia não ter aplicado a taxa máxima do Imposto sobre Imóveis, esta continua a ser bastante elevada, fixando-se nos 0,46%.

Para o ano de 2015 foi mantida a taxa de 0,46%, com os votos contra dos Vereadores do PSD, que entenderam há um ano, que se poderia aliviar a taxa deste Imposto Municipal.

Os mínimos globais de arrecadação de receita do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), em Gaia, dão razão à nossa pretensão sendo possível aliviar o esforço contributivo dos Gaienses em relação a este imposto.

Apesar de nos anos de 2012 e 2013 ter sido apli-cada a taxa máxima de IMI, a Câmara Municipal de Gaia arrecadou uma menor receita do que em 2014, onde o executivo socialista reduziu para 0,46% a taxa.

Os números são evidentes, com uma variação para mais de 5 milhões de euros na contribuição dos Gaienses entre 2012 e 2014.

Em 2012 a arrecadação do IMI foi de cerca de 38 milhões e 200 mil euros e em 2014 a arrecadação da receita anual foi de cerca de 43 milhões e 200 mil euros.

Todos percebemos as razões deste aumento de re-ceita de IMI dos Gaienses, com o fim de muitas isenções, a reavaliação do património dos imóveis e aumento do imposto pela Troika.

A nossa perspetiva é que no presente ano de 2015 a receita será ainda superior com o fim da cláusula de salvaguarda do IMI.

Em consciência com o que temos afirmado, parece--nos lógico e normal que para 2016 os Gaienses possam ver reduzida a taxa do IMI.

É uma política fiscal acertada, aliviando este impos-to no peso das famílias.

Através do orçamento Geral do Estado (OGE) para 2015, o atual Governo, de forma indicativa, por ca-recer de aprovação dos Órgãos Municipais (Câmara e Assembleia Municipal), foi introduzido o IMI Fa-miliar, protegendo necessariamente os agregados

(13)

familiares com dependentes.

Apoiamos francamente esta medida que pode be-neficiar milhares de contribuintes e famílias Gaien-ses.

É uma medida justa socialmente e fiscalmente per-tinente e a Câmara Municipal de Gaia não pode fi-car indiferente.

Assim, os Vereadores do PSD propõem, aquando da discussão em Câmara Municipal das taxas de IMI para 2016 que se aplique o IMI Familiar que deve circunscrever a redução da seguinte forma: - A redução do IMI em 10% para famílias com um filho; em 15% para famílias com dois filhos e 20% para famílias com três e mais filhos.

Vila Nova de Gaia, 21 de Setembro de 2015. Os Vereadores do PSD

Firmino Pereira Elísio Pinto”

O Sr. Presidente disse que independentemente

da decisão sobre a questão do IMI só ser tomada na próxima reunião de Câmara e aceitando como boa a proposta que o Sr. Vereador apresentou, dei-xa em complemento um conjunto de notas que o têm orientado na discussão deste ponto, começan-do por dizer que a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia já iniciou em 2014 um processo de deso-neração fiscal dos gaienses, que não se traduziu apenas na redução da taxa de IMI, mas também na redução da taxa de resíduos sólidos em 6,5% e em algumas taxas e tarifas municipais, nomeada-mente, resultantes dos novos regulamentos e ta-xas de licenciamento de imóveis clandestinos, mas passíveis de licenciamento. Que em 2014 e 2015, o município definiu uma medida considerada justa e equilibrada, que consistiu numa redução de 8% relativamente à taxa máxima definida pelo Gover-no, apesar de todos saberem que o município vivia e vive uma situação de grandes constrangimentos financeiros. Que na verdade a redução do IMI para as famílias com filhos e não com dependentes, pa-rece à primeira vista ser uma medida de apoio so-cial, contudo, retirando o “nevoeiro populista”, a medida apenas se dirige a famílias com casa pró-pria, esquecendo todas as que vivem em casas ar-rendadas e será justo mexer no IMI das famílias com vivendas e piscinas, ignorando as famílias da classe média com casas arrendadas, a quem foi sonegado o apoio ao arrendamento? Perguntou se será justo mexer apenas no IMI das famílias com filhos, excluindo muitas famílias da classe média que vivem com os seus idosos em casa própria ou arrendada? Será justo mexer apenas no IMI das famílias com filhos, ignorando o crescendo de um novo grupo de famílias tecnicamente designadas como monoparentais que vivem muitas vezes si-tuações de limite? Disse ser incoerente que o Go-verno permita aos municípios baixarem o IMI às famílias com filhos, à custa dos orçamentos

munici-pais, enquanto ao mesmo tempo o mesmo Governo aumenta impostos e corta os rendimentos a essas famílias, reforçando por sua vez o Orçamento de Estado. Que o mesmo Governo que abre essa pos-sibilidade numa receita local, tomou a decisão in-justa de distinguir a cláusula de salvaguarda do IMI e promoveu uma reavaliação via google que penali-zou milhares de famílias. Que alguns idealizam que a medida se traduz num apoio à natalidade e não sabe se por demagogia ou por ingenuidade, porque pergunta quantas famílias terão mais um filho por verem reduzido o IMI em 45,00 €/ano. Que reduzir o IMI sem criar uma medida equivalente para as famílias que pagam a renda da casa é um ato de injustiça fiscal. Que os portugueses desejam mais filhos, mas reclamam garantias sociais seguras e sérias, como redes de creches e escolas a tempo inteiro, garantias de emprego seguro, direitos so-ciais alargados, apoios reforçados na educação e na saúde, entre outros, ou seja medidas integradas e não avulsas. Que seria justo a retirada da isenção de 50% aos imóveis dos bancos e dos fundos imo-biliários que só pagam 50% de IMI, enquanto as famílias pagam a totalidade. Que enquanto o Go-verno nos últimos dois anos aumentou impostos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia baixou o IMI em dois anos consecutivos para todas as famí-lias com crianças, com idosos, monoparentais, etc, apesar do grande endividamento fiscal e escassez de receitas. Disse que o Governo deu aos municí-pios maior participação na receita fiscal, nomeada-mente, com a redistribuição do IRC, do IRS e do IVA e os municípios saberão corrigir as injustiças fiscais com intervenções locais que apoiem as famí-lias. Que ainda assim é uma possibilidade demagó-gica, populista, mas é uma possibilidade levantada pelo Governo, agora reafirmada pelo Sr. Vereador e que o município não deixará de discutir. Disse que no limite na próxima reunião ou durante o mês de Outubro, tomará uma posição final que se espera que seja a que melhor responda aos reais interes-ses dos munícipes gaieninteres-ses.

O Sr. Vereador Firmino Pereira disse que a

pro-posta do PSD é bastante positiva, porque os Vere-adores do PSD ficaram com a consciência e a no-ção, através da intervenção do Sr. Presidente da Câmara, que vai existir uma redução do IMI para 2016. Que poderá não ser totalmente integrada a proposta apresentada pelos Vereadores do PSD, mas por aquilo que teve oportunidade de ouvir, há uma boa notícia para os gaienses, que é o facto de Gaia ir encarar a redução do IMI. Disse que o IMI só se aplica a proprietários e se o Sr. Presiden-te da Câmara prePresiden-tende adotar outras medidas de âmbito social para famílias, para gaienses que têm casas arrendadas, terá necessariamente o aplau-so do PSD, desde a redução da fatura da água ou outras formas que entenda como interessantes e

(14)

convenientes. Disse que da parte dos Vereadores do PSD não há nenhuma demagogia ou populismo em que a Câmara discuta a redução do IMI, pelos valores que pessoalmente já apresentou, que cor-responde, neste momento, à arrecadação desta re-ceita superior aquando se aplicava a taxa máxima e presume que este ano ela será superior, devido ao fim da cláusula de salvaguarda. Que já por duas vezes os Vereadores do PSD votaram contra a taxa do IMI de 0,46 e tem a certeza que o Sr. Presidente da Câmara, até pelas suas características académi-cas, compreende que da sua parte não há qualquer tipo de demagogia em relação a este assunto, há sim uma tentativa de equilibrar o imposto munici-pal em Gaia, que é bastante elevado nesta altura, comparativamente com municípios similares ao de Vila Nova de Gaia. Disse que a conclusão dos Ve-readores do PSD é que, enaltecendo aquilo que foi feito, ficam contentes que numa próxima reunião, o Sr. Presidente da Câmara possa avaliar a proposta dos Vereadores do PSD, que a possa até alargar para outros âmbitos, levando aqui uma ideia de que em 2016 o IMI em Gaia vai ser desagravado, o que é importante para os Vereadores do PSD, de-monstrando a sua disponibilidade para colaborar na construção de um imposto municipal sobre imóveis que seja “amigo” das famílias e que possa ser mais equilibrado, atendendo àquilo que é neste momen-to em municípios similares, a aplicação das taxas de IMI.

O Sr. Presidente disse que já no ano passado teve

a oportunidade de dizer que lhe movia uma vonta-de vonta-de vonta-desoneração fiscal e, se há coisa que todos reconhecem, é que para além da elevada carga de endividamento que pessoalmente recebeu, recebeu também as mais elevadas taxas de IMI, de derra-ma, de IRC, taxas de resíduos sólidos, fatura de água, tudo nos valores máximos. Disse que só in-titulou de demagógica e populista a proposta do Governo, porque do Sr. Vereador só pode perce-ber algum circunstancialismo, porque enquanto o Sr. Vereador esteve 16 anos na Câmara, teve sem-pre a taxa do IMI no máximo e, agora, estando na oposição, vê a oportunidade para baixar, apesar de ver que deixaram a Câmara numa situação finan-ceira desastrosa, mas como tal referiu na tomada de posse e numa das reuniões em que se discutiu o IMI, nunca serão as circunstâncias económico--financeiras da Câmara a justificar a manutenção do IMI na taxa máxima, porque os gaienses não têm culpa das megalomanias de quem os geriu. Que aquilo que esta Câmara fez, durante dois anos, foi reduzir a taxa relativamente à taxa máxima em 8% e, aquilo que está neste momento em estudo, é uma redução para 2016 superior ao valor que foi reduzido em 2014 e em 2015 e não sabe se isso vai ser feito com recurso a uma medida focada nas famílias com filhos ou se vai ser feito de uma forma

mais alargada, porque uma família com filhos, de acordo com a proposta do Governo, abrange o dono de uma moradia com piscina e campo de ténis que teria um desagravamento fiscal igual a uma famí-lia de classe média a viver num T1 no interior do concelho e isso pessoalmente não lhe parece justo. Disse que para 2016, é de esperar que a proposta que a Câmara Municipal apreciará, será de desa-gravamento do IMI ainda superior ao dos dois últi-mos anos.

O Sr. Vereador Dr. José Guilherme Saraiva de Oli-veira Aguiar saiu da reunião.

PRESIDÊNCIA/VEREAÇÃO

APROVAÇÃO DEFINITIVA DA ATA Nº 19 DA REU-NIÃO ORDINÁRIA DE CÂMARA REALIZADA EM 07 DE SETEMBRO DE 2015

Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar definitivamente a ata nº 19 da reunião ordinária de Câmara, realizada em 07 de setembro de 2015. PROTOCOLO DE ACORDO DE COLABORAÇÃO A CE-LEBRAR ENTRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE GAIA E A EMPRESA LS - GESTÃO EMPRESARIAL E IMOBILIÁRIA, S.A., DE A APOIO À PROMOÇÃO DE INVESTIMENTO E À CRIAÇÃO DE EMPREGO EM VILA NOVA DE GAIA

Foi presente o documento referido em epígrafe que se anexa no final por fotocópia sob o nº 1, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara. 07.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar o Protocolo de Acordo de Colaboração a celebrar entre o Município de Vila Nova de Gaia e a Empresa LS – Gestão Empresarial e Imobiliária SA, de apoio à promoção de investimento e à criação de empre-go em Vila Nova de Gaia, nos termos protocolados. PROTOCOLO DE ACORDO DE COLABORAÇÃO A CE-LEBRAR ENTRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE GAIA E A EMPRESA RETA – SERVIÇOS TÉCNICOS E RENT-A-CARGO, S.A., DE A APOIO À PROMOÇÃO DE INVESTIMENTO E À CRIAÇÃO DE EMPREGO EM VILA NOVA DE GAIA

Foi presente o documento referido em epígrafe que se anexa no final por fotocópia sob o nº 2, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara. 07.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar o Protocolo de Acordo de Colaboração a celebrar entre o Município de Vila Nova de Gaia e a Empre-sa Reta – Serviços Técnicos e Rent-a-Cargo SA, de apoio à promoção de investimento e à criação de emprego em Vila Nova de Gaia, nos termos proto-colados.

ACORDO DE COLABORAÇÃO A CELEBRAR ENTRE O INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PRO-FISSIONAL, I.P. E O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE GAIA

(15)

se anexa no final por fotocópia sob o nº 3, apenas no original.

Despacho do Sr. Vice-Presidente: “À Câmara para ratificação. 15.09.2015”

Deliberação: Deliberado por unanimidade, ratifi-car o despacho do Sr. Vice-Presidente datado de 15.09.2015 que aprovou o Acordo de Colaboração celebrado entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. e o Município de Vila Nova de Gaia, tendo em vista a instalação do Centro de Emprego e Formação Profissional de Vila Nova de Gaia. PROTOCOLO A CELEBRAR ENTRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE GAIA, GAIURB – URBANISMO E HA-BITAÇÃO, EM E O INSTITUTO SUPERIOR DE SERVI-ÇO SOCIAL – COOPERATIVA DE ENSINO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL, CRL.

Foi presente o documento referido em epígrafe que se anexa no final por fotocópia sob o nº 4, apenas no original.

Despacho do Sr. Vice-Presidente: “À Câmara. 15.09.2015”

Deliberação: Deliberado por unanimidade, apro-var o Protocolo a celebrar entre o Município de Vila Nova de Gaia, a Gaiurb – Urbanismo e Habitação EM e o Instituto Superior de Serviço Social – Coo-perativa de Ensino Superior de Serviço Social CRL, tendo em vista a definição de um Plano Gerontoló-gico Concelhio, nos termos protocolados.

PROTOCOLO DE ALARGAMENTO E BENEFICIAÇÃO DO ARRUAMENTO CAMINHO DOS VALES EM CANI-DELO

EDOC/2015/42841

Foi presente o documento referido em epígrafe que se anexa no final por fotocópia sob o nº 5, apenas no original.

Despacho do Sr. Vice-Presidente: “À Câmara. 16.09.2015”

Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar o Protocolo a celebrar entre o Município de Vila Nova de Gaia, a Junta de Freguesia de Canidelo e Alber-to Jorge Soares Maia, com vista ao alargamenAlber-to e beneficiação do arruamento “Caminho dos Vales”, freguesia de Canidelo, nos termos protocolados. PLANOS ESTRATÉGICOS DE DESENVOLVIMENTO URBANO – PEDU

Foi presente o documento referido em epígrafe que se anexa no final por fotocópia sob o nº 6, apenas no original.

Declaração Política dos Srs. Vereadores do PSD “É hoje submetido a votação um documento, Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), indicativo das ações e projetos a candidatar ao Quadro Comunitário Portugal 20/20, até 30 de Se-tembro de 2015.

São 44 ações e projetos propostos no PEDU, privi-legiando as áreas da mobilidade, sustentabilidade ambiental e iniciativas de âmbito social.

Ficamos francamente desiludidos com o Plano

Es-tratégico, observando o espaço temporal que en-globa de 5 anos.

Muitas das ideias são trabalhos que estavam em curso na anterior gestão e com algumas, tímidas, novidades que não revelam um perfil de desenvol-vimento integrado de Gaia.

Em nossa opinião falta o arrojo e ambição com pro-jetos que completassem algumas importantes áre-as de evolução que Gaia sofreu até 2013.

Se é certo que temos que ter uma visão realista e, dentro das nossas reais capacidades, existem al-gumas ações e projetos que gostaríamos que es-tivessem contemplados num Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano para meia década.

Com uma visão de alternativa de opções e cons-trutiva de princípios e objetivos, apresentamos al-gumas ações e projetos que deveriam ser contem-plados.

Apresentamos alguns exemplos:

- Construção da ponte Pedonal entre Gaia e Porto; - Construção do Museu Fernão Magalhães, o pri-meiro globalizador que teve raízes na sua vida em Vila Nova de Gaia;

- Um Congresso Mundial, em Gaia, sobre o papel de Fernão Magalhães, envolvendo muitas das Cidades do Mundo por onde passou;

- Um plano de dinamização Turística do Património do Interior e Zonas Sul do Concelho;

- Alargamento do atual Parque da Cidade;

- Requalificação da Ribeira do Espírito Santo e do Rio Uima;

- Requalificação do Jardim do Morro;

- Construção da Via de Ligação das zonas Indus-triais de Canelas (Urtigueira, Terços e Mina); - Conclusão da VL5 (Serzedo/Arcozelo) para me-lhorar o acesso às zonas Industriais;

- Requalificação da Serra de Negrelos;

- Construção do Centro Empresarial de Perosinho e São Félix da Marinha;

- Modernização da Biblioteca Municipal; - Plano de Revitalização do Monte da Virgem; - Criação do Parque de Lazer de Arcozelo; - Revitalização do Parque São Caetano;

- Ligação do Complexo Desportivo Dr. Jorge Sam-paio ao edifício da Junta de Freguesia de Pedroso; - Ligação da Via José Maria Pedroto ao novo Quartel dos Bombeiros Voluntários dos Carvalhos;

- Desenvolver uma plataforma informática que aproxime os Gaienses da Câmara Municipal (apre-sentação de sugestões, reclamações e outros con-tributos on-line);

Estes são alguns dos contributos para os desafios da próxima meia década, baseado num crescimen-to sustentável, aumencrescimen-to da qualidade ambiental, melhoria da mobilidade e projetos geradores de re-torno em termos de riqueza.

Apesar da projeção turística do Porto nos últimos quatro anos, Gaia não tem sabido aproveitar este

(16)

mercado que pode contribuir para o crescimento do Concelho.

Fica a sensação de que o PEDU poderia ter ido mais longe em termos de definição de algumas políticas e ser mais ambicioso.

Os Vereadores do PSD Firmino Pereira

Elísio Pinto”

O Sr. Presidente disse que a Câmara Municipal tem cerca de um mês e meio de trabalho, que cruzou com o mês de agosto e pensa que não seria correto estar a colocar este assunto em discussão, antes do trabalho técnico dos serviços. Que só no fim de junho é que a Área Metropolitana fechou o contrato com o Governo, numa situação que foi dura, difí-cil e amplamente noticiada na comunicação social e existe alguma falta de ambição, que resulta da falta de ambição do Governo para a região, porque com rigor, a proposta hoje presente, gasta todo o dinheiro da região norte e ou é a Câmara mega-lómana ou foi o Governo que foi particularmente minimalista com a região norte. Disse não se la-mentar de falta de ambição, porque entende que no documento está patente uma ambição que difi-cilmente vai ser conciliável com a realidade, porque toda a gente percebe que, existindo 200 milhões de euros para toda a região, onde a Área Metropolita-na tem uma prevalência, tendo a Câmara Municipal propostas de valores superiores aos 200 milhões de euros, não significa que a Câmara Municipal irá gastar todo o dinheiro destinado à região. Que a única coisa que se lamenta é não ter incluído o re-gulamento, porque se o mesmo fosse incluído, o Sr. Vereador não teria feito referência a algumas propostas, porque as mesmas não são possíveis de enquadrar no presente documento.

Deliberação: A Câmara tomou conhecimento. MEMORANDO DE ENTENDIMENTO – ENTRE O MU-NICÍPIO DE VILA NOVA DE GAIA E A SVQ INVEST LDA.

Foi presente o documento referido em epígrafe que se anexa no final por fotocópia sob o nº 7, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara.14.09.2015” Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar o Memorando de Entendimento a celebrar entre o Município de Vila Nova de Gaia e a SVQ INVEST LDª.

PROPOSTA DE PROJETO DE ESTATUTOS DE CONS-TITUIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO CAMINHOS DE FÁTIMA Foi presente o documento referido em epígrafe que se anexa no final por fotocópia sob o nº 8, apenas no original.

Despacho do Sr. Vice-Presidente: “À Câma-ra.16.09.2015”

Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar o projeto de Estatutos da Associação Caminhos de Fátima e a participação do Município de Vila Nova

de Gaia na mesma, bem como a delegação de po-deres no Presidente da Câmara Municipal de Pom-bal para remessa ao Tribunal de Contas dos refe-ridos Estatutos, nos termos da Informação nº 91/ DAJ de 2015.09.14.

Mais foi deliberado submeter o presente assunto à aprovação da Assembleia Municipal.

A Senhora Vereadora Engª. Maria Mercês Duarte Ramos Ferreira entrou na reunião.

DOAÇÃO DE DUAS PARCELAS DA QUINTA DOS MORGADOS

EDOC/2015/41979

Foi presente o documento referido em epígrafe que se anexa no final por fotocópia sob o nº 9, apenas no original.

Despacho do Sr. Vice-Presidente: “À Câma-ra.16.09.2015”

Deliberação: Deliberado por unanimidade, aprovar a retificação da escritura de doação de duas par-celas na Quinta dos Morgados de Vilar, lavrada em 28 de janeiro de 2013, no Livro de Notas nº 163, a folhas 74 a 77, do Notariado Privativo, nos termos da informação prestada pelo Sr. Vice-Presidente, datada de 2015/08/26.

ATRIBUIÇÃO DE APOIO FINANCEIRO NO VALOR DE €1.000,00 (MIL EUROS) AO GRUPO FOLCLÓRICO A RUSGA DE ARCOZELO PARA A REALIZAÇÃO DO XXXVI FESTIVAL DE FOLCLORE DA VILA DE ARCO-ZELO

Foi presente o documento referido em epígrafe que se anexa no final por fotocópia sob o nº 10, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara propondo um apoio de 1.000,00 €. 17.08.2015”

Deliberação: Deliberado por unanimidade, atribuir um apoio financeiro no valor de 1.000,00 € (mil euros) ao Grupo Folclórico “A Rusga de Arcozelo”, para a realização do XXXVI Festival de Folclore da Vila de Arcozelo, nos termos propostos.

ATRIBUIÇÃO DE APOIO FINANCEIRO NO VALOR DE €2.500,00 (DOIS MIL E QUINHENTOS EUROS) ACADEMIA DO BACALHAU PARA A ORGANIZAÇÃO DO LXV CONGRESSO MUNDIAL DAS ACADEMIAS Foi presente o documento referido em epígrafe que se anexa no final por fotocópia sob o nº 11, apenas no original.

Despacho do Sr. Presidente: “À Câmara após cabi-mento 17.08.2015”

Deliberação: Deliberado por unanimidade, atribuir um apoio financeiro no valor de 2.500,00 € (dois mil e quinhentos euros) à Academia do Bacalhau – Porto, para apoio à organização do LXV Congresso Mundial de Academias, nos termos propostos. PEDIDO DE ISENÇÃO DE TAXAS POR SERVIÇOS PRESTADOS PELA POLÍCIA MUNICIPAL NO EVEN-TO “FESTA EM HONRA DE S. MIGUEL”, SOLICITADO PELA UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SANDIM, OLI-VAL, LEVER E CRESTUMA

Referências

Documentos relacionados

Os royalties são uma das formas mais antigas de arrecadação do mundo e de pagamento à sociedade pela utilização de recursos naturais finitos e

Os candidatos ao curso de Doutorado Direto serão submetidos à avaliação de aptidão científica e avaliação do projeto de dissertação/tese mediante arguição

Áreas de ensino, pesquisa e extensão do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC. Áreas e linhas de pesquisa

Áreas de ensino, pesquisa e extensão do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC. Áreas e linhas de pesquisa

4º A matriz curricular, o ementário das disciplinas e a avaliação do processo ensino aprendizagem do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na modalidade

Práticas e metodologias do ensino de fisiologia animal para a educação básica.. Exercício da docência no cotidiano da

5º A matriz curricular, o ementário das disciplinas e a avaliação do processo ensino- aprendizagem do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na modalidade

Área de Ciências Biológicas e da Saúde DISCIPLINA: Manejo de Animais Silvestres CÓDIGO CR SEMESTRE