• Nenhum resultado encontrado

VESTIBULAR UENP 2021 Prova Objetiva e Prova de Redação 20/06/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VESTIBULAR UENP 2021 Prova Objetiva e Prova de Redação 20/06/2021"

Copied!
43
0
0

Texto

(1)

1

VESTIBULAR UENP 2021

Prova Objetiva e Prova de Redação

20/06/2021

Instruções

1 Este Caderno de Provas possui a prova objetiva, com 60 questões, e a prova de redação. 2 Confira, acima, seu nome e número de inscrição.

3 Verifique se os dados impressos no Cartão de Resposta e o número de inscrição na Folha de

Redação correspondem aos seus dados. Caso constate alguma irregularidade, comunique-a imediatamente.

4 Aguarde autorização para abrir o Caderno de Provas. Antes de iniciar a prova, confira a

impressão e a paginação. Em caso de qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao Fiscal.

5 Para cada questão há somente 1 (uma) alternativa correta. Transcreva para o Cartão de Resposta o resultado que julgar correto em cada questão, preenchendo o alvéolo

correspondente com caneta esferográfica (tinta preta). Exemplo de preenchimento do Cartão de Resposta:

6 No Cartão de Resposta, anulam a questão: marcar mais de 1 (uma) alternativa correta

e/ou rasurar ou preencher além dos limites do retângulo destinado para cada marcação.

7 O preenchimento e a assinatura no Cartão de Resposta são de responsabilidade do(a)

candidato(a). Não haverá substituição do Cartão de Resposta por erro de preenchimento.

8 Transcreva seu texto para a Folha de Redação utilizando caneta esferográfica (tinta preta). Não haverá substituição da Folha de Redação por erro de transcrição.

9 Esta prova terá a duração máxima de 5 (cinco) horas, já incluído o tempo destinado ao

preenchimento do Cartão de Resposta e da Folha de Redação.

10 Não serão permitidos: empréstimo de materiais; consultas e/ou comunicação entre

candidatos(as); uso de livros, apostilas e anotações. É PROIBIDO o uso de telefones celulares, que deverão permanecer desligados; relógios de pulso e demais objetos de uso pessoal deverão ser colocados sob a carteira. O não cumprimento dessas exigências ocasionará a exclusão do(a) candidato(a).

11 Ao terminar a prova, o(a) candidato(a) deverá permanecer em seu lugar e comunicar ao

Fiscal, aguardando autorização para a entrega do material.

12 O(A) candidato(a) só poderá levar a Ficha de Respostas para Conferência, que se encontra

na última folha.

13 Os(As) três últimos(as) candidatos(as) deverão deixar a sala ao mesmo tempo, após rubricar

(2)

2

Prova de Biologia

01. O SARS-CoV-2 é o vírus responsável pela Covid-19, a síndrome respiratória aguda grave. É um vírus de ácido ribonucleico (RNA), cujo material genético é representado por uma única molécula de RNA. Todo o seu genoma contém menos de 30.000 nucleotídeos. Com relação ao SARS-CoV-2, assinale a alternativa correta.

A. As bases nitrogenadas encontradas no SARS-CoV-2 são Adenina, Citosina, Guanina e Timina.

B. O RNA mensageiro viral é traduzido pelos ribossomos da célula hospedeira.

C. Apesar de uma variante do SARS-CoV-2 apresentar mutação na proteína S (spike), seu RNA viral não apresenta qualquer mutação relacionada a esta proteína.

D. Cada ribonucleotídeo viral é composto por uma sequência de diferentes aminoácidos.

E. As vacinas para o SARS-CoV-2 compreendem anticorpos maduros para combater a síndrome respiratória aguda grave.

02. Assinale a alternativa cujas associações sobre relações ecológicas entre seres vivos e suas características estão corretas.

A. Sociedade é uma relação caracterizada pela ligação física entre os indivíduos atuando em conjunto, e às vezes repartindo funções.

B. Protocooperação é uma relação na qual apenas uma das espécies é beneficiada, e não causa prejuízo à outra.

C. Comensalismo é uma relação na qual indivíduos de espécies diferentes vivem associados, sendo dependentes ou não dessa associação, e ambos são beneficiados.

D. Canibalismo é uma relação na qual o indivíduo de uma espécie mata o indivíduo de outra espécie para alimentar-se.

E. Esclavagismo é uma relação na qual o indivíduo de uma espécie utiliza as atividades, o trabalho ou produtos de outros seres vivos.

03. O filo Chordata pertence ao reino Animalia, no qual estão incluídos os tunicados, cefalocordados e vertebrados. Com relação às características deste filo e seus representantes, assinale a alternativa correta.

A. Apresentam simetria radial, acelomados, diblásticos e protostômios. B. Cephalochordata e Urochordata apresentam crânio e coluna vertebral.

C. A notocorda se origina a partir da diferenciação do endoderma, e sua função é dar origem ao tubo nervoso.

D. Apresentam fendas na faringe ou fendas branquiais em todos os seus representantes (na fase adulta ou embrionária).

(3)

3 04. Os hormônios vegetais são moléculas orgânicas que controlam diferentes processos nas plantas. Sobre os hormônios vegetais, é incorreto afirmar:

A. As giberelinas são produzidas em grande quantidade nas flores e frutos, atuando no processo de floração, desenvolvimento e amadurecimento dos frutos.

B. A citocinina é produzida no meristema das raízes e partes jovens da planta, e estimula o crescimento de gemas laterais.

C. O ácido abscísico é responsável pela inibição do crescimento e pela dormência.

D. O etileno é um hormônio gasoso que está relacionado com o amadurecimento dos frutos. E. As auxinas desempenham diversas funções, tais como crescimento da raiz e caule, controle do

tropismo e dominância apical.

05. A classificação dos seres vivos sofreu diversas alterações ao longo do tempo, principalmente com o advento de ferramentas moleculares. Considerando as classificações mais recentes (WOESE, 1977; MARGULIS; SCHWARTZ, 1982), em que os seres vivos são divididos em cinco reinos, é correto afirmar:

A. O reino Monera reúne os seres que apresentam um envoltório separando o material nuclear do citoplasma.

B. O reino Animalia possui como sinapomorfias a gastrulação e a formação de tecidos. C. O reino Fungi inclui representantes exclusivamente multicelulares e autotróficos.

D. O reino Protoctista (Protista) inclui os protozoários, que são seres unicelulares e heterotróficos.

E. A sinapomorfia que caracteriza o reino Plantae é a formação de embriões multicelulares sólidos que retiram o alimento da planta genitora durante o desenvolvimento.

06. Com relação à histologia animal, assinale a alternativa na qual a associação é correta. A. Nódulos de Ranvier possuem células que secretam ácido gástrico e fator intrínseco. B. Células de Sertoli possuem a função de proteger e nutrir neurônios.

C. Células caliciformes são especializadas na produção de muco no revestimento do lúmen de alguns órgãos, e são encontradas no tecido epitelial.

D. Glia é a unidade funcional da contração muscular, e é composta por um arranjo característico de numerosas proteínas fibrilares e globulares.

(4)

4

Prova de Filosofia

07. Leia o texto a seguir:

“Antes, teria eu a audácia de afirmar que, possuindo-as e usando-as todas, essas qualidades seriam prejudiciais, ao passo que, aparentando possuí-las, são benéficas; por exemplo: de um lado, parecer ser efetivamente piedoso, fiel, humano, íntegro, religioso, e de outro, ter o ânimo de, sendo obrigado pelas circunstâncias a não o ser, tornar-se o contrário. E há de se entender o seguinte: que um príncipe, e especialmente um príncipe novo, não pode observar todas as coisas a que são obrigados os homens considerados bons, sendo frequentemente forçado, para manter o governo, a agir contra a caridade, a fé, a humanidade, a religião”.

(MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984. p. 74)

O nome de Maquiavel (1469-1527) marca a divisão da história da teoria política em duas grandes fases. Tudo que se disse antes de seus escritos comportava outra índole, caracterizada pela especulação filosófica e concentrada em princípios metafísicos, morais, religiosos. Com o pensador italiano, porém, a teoria política vincula-se à arte de governar e, por isso, atenta agudamente à história e à observação dos fenômenos (incluindo a análise psicológica geral) para deles extrair o conhecimento da esfera política. Segundo sua obra mais difundida, o governante deve valer-se da Fortuna, configuração vital das ocasiões propícias à ação, as quais cabe ao governante dotado de Virtù aproveitar. Virtù, por sua vez, nomeia a força de adaptar-se à circunstância e suas demandas, imprimindo forma ao Estado a partir da massa dos acontecimentos. Com base no trecho de “O Príncipe”, citado acima, nos esclarecimentos subsequentes e em seus conhecimentos, aponte a alternativa correta:

A. A teoria política anterior a Maquiavel valia-se de aguda atenção à história e às demandas da circunstância política, como comprovam seus antecessores na formulação dos conceitos de Fortuna e Virtù: Platão, Aristóteles e Tomás de Aquino.

B. Maquiavel valorizou, como princípio geral de sua teoria política, a aparência, a qual relacionava à Virtù: o governante de êxito é aquele que tem a virtude de mentir constantemente, a despeito das instituições e da Fortuna.

C. O ciclo informe dos acontecimentos fornece ao governante dotado de Virtù os princípios morais e metafísicos com os quais aplicará a melhor forma de governar.

D. Antes de Maquiavel, a teoria política se orientava para princípios gerais, algumas vezes de ordem religiosa, muito afastados da experiência efetiva da história; após Maquiavel, a religião perde seu posto e a metafísica passa a orientar a formação do Estado e a ação dos príncipes. E. A teoria política maquiaveliana não defende a aparência das qualidades morais como regra

constante, mas como recurso necessário ao governante de Virtù, aquele capaz de aproveitar a Fortuna e imprimir forma aos acontecimentos políticos.

(5)

5 08. O existencialismo francês surgiu na primeira metade do século XX, sob a força das inovações da Fenomenologia e sob o peso da crise nas ciências e das guerras mundiais. Jean-Paul Sartre (1905-1980), um dos máximes representantes dessa corrente filosófica, aponta a liberdade como característica definidora da existência humana. Em termos ontológicos, a natureza humana se deve à infestação do Em-si, que apenas “é”, pelo Para-si, que carece de ser (é “nada”) e, por isso, é pura ação. A existência inautêntica, pautada pela má-fé, propõe o determinismo como campo para justificar as ações, omissões e mesmo o “caráter” do indivíduo, ao atribuir poder causal a influências do ambiente, físicas, sociais, culturais, religiosas etc.

Considere, de início, as seguintes afirmações:

(i) Para o existencialismo sartreano, Deus seria causador dos traços determinantes do caráter e autor da existência factual de cada indivíduo; conformar-se à vontade do Em-si seria a tarefa de cada um face a sua vida.

(ii) A filosofia de Sartre afirma que o homem é fruto do meio. (iii) O existencialismo, porque ligado à ação, é um materialismo.

(iv) Quanto a seus fundamentos ontológicos, a existência humana, em Sartre, caracteriza-se pelo Para-si, opondo-se a qualquer concepção que a delimite causalmente.

(v) A tese de que a existência é liberdade corrobora a tese de que “a existência precede a essência” – nenhuma essência predetermina a ação, segundo Sartre.

Dados os itens anteriores, levando-os em conta e o enunciado da questão, bem como considerando seu conhecimento prévio, assinale a alternativa que contém afirmação correta:

A. Somente a afirmação (v) está correto. B. As afirmações (ii), (iv) e (v) estão corretas. C. As afirmações (i), (iv) e (v) estão corretas. D. Todas as afirmações são falsas.

(6)

6 09. A filosofia aristotélica se distingue da de seu mestre, Platão, entre outros aspectos, pela afirmação de que a substância é a forma dos seres. Entenda-se por “forma”, aqui, não a configuração externa, que é extrínseca, mas o ato determinante de um ser, aquele modo de ser que a definição deverá reter e expor. Por exemplo: a forma dos seres vivos é o viver; quem quiser entender um ser vivo deve estudar a estrutura do viver. A definição do ser vivo deverá conter tais traços essenciais, como nutrir-se, multiplicar-se etc. Em Platão, por outro lado, a Forma é autônoma e separada dos seres, que subsistem apenas enquanto as Formas participam-se (doam-se) a eles.

Considerando seus conhecimentos sobre filosofia e os esclarecimentos anteriores, assinale a alternativa correta.

A. Platão e Aristóteles têm concepções diferentes quanto à constituição mais própria dos seres, mas ambos defendem essências separadas, um por participação, outro por inclusão.

B. Platão compreendeu que as Formas eram entidades separadas; Aristóteles, que a forma de cada ser é sua configuração físico-material.

C. Para Aristóteles, se o que distingue um ser é a vida, então o conhecimento a ele correspondente deve partir do exame do viver como ato, nas estruturas intrínsecas ao viver. D. Para Aristóteles, se o que distingue um ser é a vida, então o conhecimento a ele

correspondente deve partir do exame da essência separada que precede e determina a todos os viventes.

E. A filosofia aristotélica compreende a substância como forma, e o modo de conexão entre forma e ser é a participação.

10. A contribuição de Kant (1724-1804) para a teoria do conhecimento passa pela distinção da sensibilidade e suas formas constitutivas, o espaço e o tempo, mas também por ter mostrado que a representação sensível não é o mesmo que o conhecimento objetivo, o qual se consuma mediante o entendimento categoricamente estruturado, aplicado ao que lhe entrega a sensibilidade. As formas da sensibilidade e as categorias do entendimento constituem, assim, a finitude intrínseca ao conhecimento que nos caracteriza. Deus e a imortalidade da alma, por exemplo, deixam de ser conhecimentos possíveis; do ponto de vista do criticismo kantiano, trata-se de ideias reguladoras, não de entes e características efetivamente existentes.

Assinale a alternativa correta:

A. A concepção kantiana da estrita esfera do conhecimento exclui do campo dos objetos cognoscíveis o que não se enquadre nas delimitações da sensibilidade e do entendimento. B. O criticismo kantiano permanece dependente da religião revelada, por meio das formas da

sensibilidade e das categorias do entendimento.

C. A filosofia de Kant é uma teoria do conhecimento de índole metafísica não crítica.

D. Ideias reguladoras, como Deus, por exemplo, são, para Kant, seres existentes, que somente podemos conhecer pelas categorias do entendimento, porém excluindo a sensibilidade.

E. A teoria kantiana do conhecimento defende a possibilidade da intuição sensível das ideias reguladoras.

(7)

7 11. A moral do Iluminismo pode ser caracterizada, entre outros aspectos, pelo cognitivismo, segundo o qual (a) é possível uma ética independente da religião e (b) o conhecimento do mundo moral é análogo ao conhecimento do mundo moral. A possibilidade de uma vida ética que não necessita de religião é explicada por diferentes maneiras, pelos iluministas: o jusnaturalismo, a sensação de agrado e a de desagrado (sensualismo) ou a adequação entre norma e racionalidade são respostas que observamos, ao longo do tempo.

ROUANET, Sergio Paulo. Dilemas da moral iluminista. Em “Ética”. Org. Adauto Novaes. São Paulo: Cia. das Letras: Secretaria Municipal de Cultura, 1992. p. 149-162.

A partir de seus estudos sobre o tema e considerando o enunciado da questão, indique a alternativa incorreta:

A. A sensação de agrado e desagrado configura traço essencial ao sensualismo, com o qual alguns filósofos iluministas justificavam a universalidade de um viver ético em termos não transcendentes.

B. Cognitivismo implica a necessidade de a razão natural ser despertada por instâncias transcendentes.

C. Se a razão compreende em si mesma as regras para a condução da vida prática, então a conformidade entre ação e razão prática configura o viver ético – e assim se pode fundamentar o cognitivismo iluminista.

D. Segundo o jusnaturalismo, o conhecimento do que é eticamente superior e uma vida ética são possíveis sem revelação transcendente, porque a natureza gravou em nós a distinção entre justo e injusto.

E. O iluminismo caracterizou-se pela concepção de que o âmbito moral faz parte do mesmo plano que o âmbito natural, no que tange à cognoscibilidade.

12. No livro VII da “Metafísica”, Aristóteles dá início à teoria da substância (ousia), afirmando que, entre as muitas maneiras de dizer o ser, há duas, principais: de um lado, a divisão que responde às perguntas “o que é?” e “o que é isto?”, e cuja resposta fornece a categoria primeira, ou substância; de outro, as demais categorias, que respondem a perguntas tais como “quanto?”, “onde?”, “em qual posição?” etc. A tarefa filosófica propriamente dita é, para Aristóteles, responder o que é a substância de cada ser e quais seres podem ser chamados de substância.

Tendo em vista seus conhecimentos e o enunciado anterior, assinale a alternativa incorreta. A. Substância é uma das categorias.

B. Quando perguntamos “O que é isto?” e a resposta é, por exemplo, “Isto é uma árvore”, a resposta indicou a categoria da substância.

C. Quando perguntamos “Qual é a quantidade de árvores no jardim?” e a resposta é, por exemplo, “Há três árvores no jardim”, a resposta indicou a categoria da quantidade, referindo-a à creferindo-ategorireferindo-a dreferindo-a substâncireferindo-a (“três” e “árvores”, respectivreferindo-amente).

D. A filosofia tem seu foco em examinar categorias como quantidade, tempo, qualidade e posição.

E. A pergunta tradicional “O que é o ser?” é entendida por Aristóteles como “O que é a substância?” ou “Quais seres podem ser considerados substâncias?”.

(8)

8

Prova de Física

13. Em 18 de fevereiro de 2021, a Agência Espacial Americana (NASA) pousou com sucesso o robô Perseverance na superfície de Marte após oito meses de viagem (1). A máquina tem 1000 kg de massa e está equipada com vários instrumentos de pesquisa para realizar muitas missões científicas. Marte é o quarto planeta a partir do Sol e está no momento a uma distância de aproximadamente 200 milhões de quilômetros da Terra. Marte possui somente 10% da massa da Terra e tem aproximadamente a metade do diâmetro do nosso planeta. Com base nos dados apresentados, é incorreto afirmar:

1. INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR. Rover Perseverance, da Nasa, pousa com sucesso em Marte. 19 fev. 2021. Disponível em: www.somosicev.com/rover-perseverance-da-nasa-pousa-com-sucesso-em-marte. Acesso em: 23 fev. 2021.

A. Usando a Lei da Gravitação Universal, podemos inferir que a gravidade em Marte corresponde a 0,4 vezes a gravidade da Terra.

B. Um sinal de rádio enviado pelo robô para a Terra percorre a distância entre os dois planetas em aproximadamente 11 minutos, com a velocidade da luz sendo de 3 x 108 m/s.

C. Sabendo que a gravidade na Terra é aproximadamente 10 m/s2, o peso do robô em Marte é 4000 N.

D. Quando o robô estava se aproximando da superfície de Marte, ele acionou foguetes e percorreu os últimos metros com velocidade constante. Nesse caso, a aceleração da gravidade era nula.

E. A equação horária da velocidade para o movimento de queda livre em Marte é dada por

t g v

(9)

9 14. Dois blocos m1 = 10,0 kg e m2 = 15,0 kg estão presos por uma corda que passa por uma polia

presa na borda de uma plataforma, como mostra o esquema hipotético abaixo. A corda e a polia possuem massas desprezíveis e a polia pode girar livremente sem atrito. O coeficiente de atrito cinético entre m1 e a superfície da plataforma é de µC = 0,5. O bloco m2 tem volume V = 0,01 m3 e

está completamente submerso num tanque com água cuja densidade é de ρ = 1000 kg/m3. Após os blocos serem liberados a partir do repouso, use g = 10 m/s2 e indique a alternativa que mostra corretamente o valor da aceleração dos dois blocos.

A. 0 m/s2 B. 1,6 m/s2 C. 2,0 m/s2 D. 2,4 m/s2 E. 3,5 m/s2

(10)

10 15. Uma pequena esfera de massa m está conectada a um fio inextensível com massa desprezível de comprimento L. A esfera é deslocada de um ângulo θ e, após, é liberada, formando um pêndulo simples, conforme mostra a figura abaixo. O pêndulo oscila entre as posições máximas 1 e 3, passando pela posição mais baixa 2, que corresponde ao y = 0 m do referencial. O pêndulo está sujeito ao campo gravitacional da Terra e à resistência do ar é desprezível. Assinale a alternativa incorreta.

A. 1 e 3 são as posições em que a esfera armazena sua energia potencial máxima.

B. Quando a esfera está passando pela posição 2, Tf = Pe, a tensão no fio é igual ao peso da

esfera.

C. Na posição 1, a tensão do fio é dada por Tf =mgcos.

D. A componente radial da aceleração da esfera é máxima na posição 2 e seu vetor aponta para o centro da trajetória, ou seja, o ponto em que o fio é fixado ao suporte.

E. O pêndulo apresentado é um sistema conservativo, em que a energia mecânica total da esfera permanece constante em qualquer ponto da sua trajetória.

16. Dois objetos, A e B, encontram-se à mesma temperatura T. O objeto A é metálico e o objeto B é de madeira. Um observador humano, ao tocar os objetos, relata que o objeto metálico parece “mais frio” que o objeto de madeira. Isso acontece porque:

A. O objeto de madeira possui maior quantidade de calor que o objeto metálico.

B. A diferença de temperatura entre o objeto metálico e o corpo humano é maior que a diferença de temperatura entre o objeto de madeira e o corpo humano.

C. A condutividade térmica do objeto metálico é maior que a condutividade térmica do objeto de madeira.

D. A sensação de que os dois objetos estão à mesma temperatura só será percebida se os objetos A e B estiverem em equilíbrio térmico entre si.

(11)

11 17. Suponha que uma barra fina de plástico possa ter metade do seu comprimento carregado positivamente e a outra metade carregada negativamente com a mesma quantidade de cargas conforme a figura abaixo. A densidade de carga em ambas as metades é uniforme. A direção e o sentido do campo elétrico E no ponto P a uma distância d da barra também é mostrada na figura.

Três barras idênticas foram usadas para montar a configuração abaixo. Se um elétron for colocado no ponto P, assinale a alternativa que mostra corretamente o módulo do campo elétrico no ponto P e a direção e o sentido da força elétrica que age sobre o elétron.

A. E; → B. 2E; ↑ C. E/2; ↓ D. 2E; ← E. 0; 0

18. Núcleos de átomos radioativos podem decair espontaneamente por meio da emissão de partículas alfa (composta por dois prótons e dois nêutrons), partículas beta (elétrons) ou raios gama. Observando o diagrama abaixo, que representa a desintegração de um núcleo de 234U

92 , resultando num núcleo de 23090Th, assinale a alterativa que indica corretamente o tipo de emissão ocorrida nesta desintegração.

A. Uma partícula beta.

B. Duas partículas alfa + uma partícula beta. C. Duas partículas beta.

D. Uma partícula beta + um raio gama. E. Uma partícula alfa.

(12)

12 FORMULÁRIO DE FÍSICA 𝑉1 𝑉2

=

𝑁1 𝑁2 𝑟13 𝑇12

=

𝑟23 𝑇22

𝑉 = tensão elétrica 𝑟 = distância do planeta ao sol 𝑁 = número de espiras 𝑇 = período da órbita

𝐹 = −𝐾𝑥 𝜏 = 𝐹. 𝑑

𝐹 = força restauradora 𝜏 = trabalho

𝐾 = constante da mola 𝐹 = força

𝑥 = deslocamento 𝑑 = deslocamento

𝑎

𝑚𝑒𝑑

=

∆𝑣

∆𝑡

𝑝 =

𝐹 𝐴

𝑎𝑚𝑒𝑑 = aceleração média 𝑝 = pressão

𝑣 = velocidade 𝐹 = força 𝑡 = tempo 𝐴 = área

𝐹 = 𝐺

𝑚1.𝑚2 𝑟2 𝐶 = 𝑄 𝑉

𝐹 = força gravitacional 𝐶 = capacitância

𝐺 = constante da gravitação universal 𝑄 = carga elétrica

𝑚 = massa 𝑉 = potencial elétrico

𝑟 = distância entre as massas

∆𝑆 =

𝑄

𝑇

∆𝑆 = variação de entropia 𝑄 = calor

(13)

13

Prova de Geografia

19. Sobre a geologia do planeta Terra e a formação dos continentes em sua configuração atual, assinale a alternativa correta.

A. Desde a origem do Planeta, há 4,6 bilhões de anos, os continentes originais eram a Laurásia e o Gondwana.

B. As cordilheiras do Himalaia, Cáucaso, Andes e Rochosas originaram-se no período pré-Cambriano, há mais de 2,5 bilhões de anos.

C. Com o rompimento do continente Gondwana e a consequente separação dos atuais continentes sul-americano e africano, começou a se formar o Oceano Atlântico.

D. O movimento das placas tectônicas ocorre devido à atividade solar, que é a principal fonte de energia para os sistemas terrestres.

E. Não há registros geológicos do Pangeia, pois os movimentos convergentes e divergentes das placas tectônicas destruíram os resquícios de rochas do período pré-cambriano.

20. Leia o texto a seguir:

No seu discurso durante o Festival Cidadão Global, em Joanesburgo, em 2018, a vice-chefe da ONU afirmou que “o mundo não está em um bom lugar.” Segundo ela, “as pessoas estão divididas” e “o ódio, a desigualdade, a violência e a xenofobia estão em ascensão.” Fonte: https://news.un.org/pt/story/2018/12/1650151

A partir da leitura do texto e com seus conhecimentos sobre migração e xenofobia, assinale a alternativa correta.

A. A xenofobia refere-se ao ódio, receio, hostilidade e rejeição em relação aos estrangeiros, grupos étnicos diferentes e/ou pessoas cuja caracterização social, cultural e política se desconhece.

B. A xenofobia é incomum nas sociedades modernas devido à globalização, pois esta mesclou, por meio de processos de migração, pessoas de raças, religiões e costumes distintos.

C. A partir dos anos 2000, a Europa deixou de atrair imigrantes que, com medo de sofrerem ataques xenofóbicos, ficam em seus países de origem.

D. O aumento do desemprego nos países europeus enfraquece as posturas xenófobas, pois existe a necessidade de retomada econômica que depende de imigrantes de outras raças, religiões e costumes.

E. Os alemães se livraram, após a Segunda Guerra Mundial, de grupos de extrema direita com traços de antissemitismo, xenofobia e islamofobia. Atualmente, considera-se o país como livre da xenofobia.

(14)

14 21. Sobre moradia e problemas urbanos no Brasil, assinale a alternativa correta:

A. A especulação imobiliária afeta o preço dos imóveis exclusivamente em bairros centrais, não tendo qualquer efeito no mercado de loteamentos em bairros periféricos ocupados pela população pobre.

B. A favelização no entorno de áreas industriais foi uma das alternativas encontradas pelos pobres urbanos para reduzir os altos custos de transporte entre casa e trabalho.

C. A presença de casas inacabadas e bairros de autoconstrução nas periferias brasileiras reflete a eficiência das políticas habitacionais em prover moradia adequada às classes mais pobres. D. As grandes favelas brasileiras têm algo em comum: a ausência de associações de moradores

que deveriam reivindicar melhorias ao Estado. Por isso, as condições de moradia e vida nesses locais continuam degradadas, mesmo em favelas mais antigas.

E. As consequências da degradação do ambiente se distribuem igualmente na cidade: tanto as elites que ocupam bairros com melhor infraestrutura quanto os pobres que ocupam favelas estão igualmente suscetíveis a perdas materiais e humanas decorrentes de eventos naturais, como os deslizamentos de encosta.

22. Analise o texto seguinte:

A América Latina e o Caribe atravessam uma situação de migração humana sem precedentes. Dos 5,1 milhões de refugiados e emigrantes da Venezuela, cerca de 4,3 milhões estão nessa região. Somente a Colômbia abriga mais de 1,8 milhões de venezuelanos, incluindo os mais de 1 milhão em situação migratória irregular, que não contam com documentação adequada para o acesso a direitos e serviços básicos. A chegada da pandemia COVID-19 traz um desafio adicional de magnitude imprevisível e põe à prova a capacidade dos sistemas de saúde e bem-estar social.

Adaptado e traduzido de: R4V.INFO. RMRP 2020 para refugiados y migrantes de Venezuela. Mayo 2020. Revisión.

Disponível em: https://r4v.info/es/documents/details/77581

Considerando o fenômeno relatado acima, assinale a alternativa correta:

A. A deterioração das condições de vida, o aumento da pobreza extrema e a escassez de alimentos e medicamentos na Colômbia produziram um intenso fluxo migratório de colombianos em busca de oportunidades em outros países da América Latina.

B. O avanço na produção de petróleo e o desenvolvimento econômico em outros setores não conseguiram frear a emigração de venezuelanos, que ocorre exclusivamente por motivos políticos.

C. A hiperinflação e a desvalorização da moeda venezuelana (o Bolívar) tornam o custo de vida menor na Venezuela, não tendo qualquer relação com o processo de emigração para outros países da América Latina.

D. O fluxo migratório da Venezuela para outros países latino-americanos é pouco expressivo e não gera pressão sobre mercado de trabalho, orçamento e sistemas de saúde e bem-estar social nos países de acolhimento.

E. Os governos dos países latino-americanos adotaram mecanismos para facilitar a inclusão legal, social e econômica dos imigrantes venezuelanos. Dois entre os principais mecanismos são o Processo de Quito e o Plano de Resposta para Refugiados e Migrantes.

(15)

15 23. Sobre os aspectos geográficos do Paraná, analise as alternativas a seguir:

I. A ocupação agrícola da região Norte do Paraná iniciou-se com as culturas temporárias da soja e milho, pilares da economia paranaense.

II. As características físicas do Estado do Paraná relacionadas ao clima, com chuvas distribuídas ao longo do ano, e ao solo, com extensas áreas férteis, foram atrativas para a ocupação do Estado e o seu desenvolvimento.

III. Distinguem-se no Estado do Paraná cinco regiões naturais: o Litoral, a Serra do Mar, o Primeiro Planalto (Planalto de Curitiba), o Segundo Planalto (Planalto de Ponta Grossa) e o Terceiro Planalto (Planalto de trapp do Paraná ou de Guarapuava).

IV. A região de maior total anual de precipitação é o Noroeste Paranaense. O relevo de morros ondulados presente na área favorece a ocorrência de chuvas orográficas ou de ascensão.

V. Os derrames de basalto no território paranaense, que ocorreram no Proterozoico, formaram rochas sedimentares que, após intemperizadas, originaram solos argilosos e férteis, que são intensivamente explorados pela agropecuária.

Assinale a alternativa correta:

A. Estão corretas apenas as alternativas I, II e V. B. Estão corretas apenas as alternativas I e II. C. Estão corretas apenas as alternativas IV e V. D. Estão corretas apenas as alternativas II e III. E. Estão corretas apenas as alternativas I, IV e V.

24. Em artigo intitulado “Mapping Opportunities” - Mapeando Oportunidades, publicado no ano de 2004 na renomada revista científica Nature, Virgínia Gewin destaca que as oportunidades de trabalho estão crescendo e se diversificando em diferentes áreas de aplicação das geotecnologias. Acerca das geotecnologias, analise as alternativas a seguir:

GEWIN, Virgínia. Mapping opportunities. Nature, 427, p. 376-377, 2004.

I. As geotecnologias podem ser entendidas como o conjunto de tecnologias utilizadas para a coleta, processamento, análise e disponibilização da informação com referência geográfica. II. Os exemplos comuns de geotecnologias são: o Sensoriamento Remoto, os Sistemas de

Informações Geográficas - SIGs, a cartografia digital, os Sistemas de Navegação Global por Satélite - GNSS, do inglês Global Navigation Satellite System.

III. As geotecnologias ainda não se traduzem como ferramentas utilizadas no cotidiano, pois têm alto custo e se tornam economicamente inviáveis para a maioria da sociedade.

IV. A agricultura de precisão utiliza ferramentas e técnicas das geotecnologias, como imagens de satélites e de drones, do geoprocessamento, dos Sistemas de Navegação Global por Satélite (GNSS).

V. A captação dos sinais das diferentes constelações dos Sistemas de Navegação Global por Satélite (GNSS, do inglês Global Navigation Satellite System), por exemplo, Galileu, Glonass, Beidou, GPS, depende da área de abrangência da telefonia celular.

A. Estão corretas apenas as alternativas I, II e IV. B. Estão corretas apenas as alternativas I, II e III. C. Estão corretas apenas as alternativas III e V. D. Estão corretas apenas as alternativas III, IV e V. E. Estão corretas apenas as alternativas II, III e V.

(16)

16

Prova de História

25. “Digo, pois, que já havíamos chegado ao ano profícuo da encarnação do Filho de Deus, de 1348, quando, na egrégia cidade de Florença, mais bela do que qualquer outra cidade itálica, sobreveio a mortífera pestilência.” Fonte: BOCACCIO, Giovanni. O Decamerão. In: MARQUES, Adhemar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo. História Moderna Através de Textos. São Paulo: Contexto, 1994. p. 33.

A peste negra está inserida no processo de crise geral do feudalismo na Europa durante o século XIV. Sobre esse processo, é correto afirmar:

A. Trata-se do processo de transição do feudalismo ao escravismo, cujas principais características são o aumento da produção agrícola e, em decorrência disso, o crescimento demográfico.

B. A crise geral do feudalismo na Europa, durante o século XIV, deve ser compreendida como um fenômeno marcado pelo decréscimo da população, principalmente em função da peste negra, e pela revolta dos sans-cullotes durante a Revolução Francesa.

C. A crise geral do feudalismo na Europa, durante o século XIV, deve ser compreendida levando-se em consideração a peste negra e outras epidemias, as guerras camponesas, a fome e as revoltas urbanas.

D. O trecho de Bocaccio, reproduzido acima, é uma prova de que a peste negra foi uma epidemia que assolou somente as cidades italianas, como Florença.

E. O processo de crise geral do feudalismo, ocorrido no século XIX, envolveu o aumento do uso do dinheiro nas transações comerciais, o declínio da economia feudal e o desenvolvimento da medicina.

26. “Nas décadas de 1940 e 1950, aconteceu, no Estado do Paraná, um conflito de terras de impacto nacional, denominado pela imprensa da época de ‘a guerra de Porecatu”. Fonte: PRIORI, A. et al. História do Paraná: séculos XIX e XX [online]. Maringá: Eduem, 2012. p. 129.

Sobre esse conflito, é correto afirmar:

A. Trata-se de um grave conflito agrário ocorrido no Norte do Paraná, que envolveu grileiros, posseiros, pequenos agricultores, jagunços, policiais, membros do Partido Comunista Brasileiro.

B. Trata-se de um conflito, também conhecido como a “revolta dos colonos”, envolvendo a posse e a propriedade da terra no Sudoeste do Paraná.

C. A Guerra do Porecatu ocorreu em função da disputa por terras envolvendo companhias colonizadoras e indígenas.

D. A Guerra do Porecatu foi um conflito em que camponeses conseguiram realizar uma reforma agrária pacífica no Norte do Estado do Paraná.

E. A Guerra do Porecatu não teve a participação do Partido Comunista Brasileiro, pois os dirigentes desse partido não consideravam os camponeses como sujeitos aptos para deflagrar a revolução no Brasil.

(17)

17 27. Sobre a Revolução Iraniana de 1979, é correto afirmar:

A. O regime do xá Mohammad Reza Pahlavi, que possuía o apoio da URSS, foi derrubado pelo governo norte-americano com a operação militar Tempestade no Deserto.

B. O Pan-arabismo, dominante no Irã no período, garantiu a união entre mulçumanos xiitas e sunitas, o que possibilitou a criação da República Democrática do Irã naquele mesmo ano. C. A Revolução Iraniana de 1979 colocou o país em rota de colisão com o seu vizinho Iraque,

pois este último era governado pelos persas e apoiado pela URSS.

D. Com apoio da CIA, o aiatolá Khomeini foi eleito o supremo líder do país após a Revolução Iraniana, facilitando o acesso dos Estados Unidos às reservas de petróleo do Oriente Médio. E. O endurecimento da repressão aos opositores do regime do xá, o uso de violência pelo

exército contra manifestantes e a modernização que excluía a população pobre do país podem ser elencados como fatores desencadeadores da Revolução Iraniana de 1979.

28. A Guerra Civil Espanhola (1936-1939) foi um conflito armado que envolveu nacionalistas, fascistas, anarquistas, comunistas, liberais, entre outros. Sobre esse conflito, é correto afirmar: A. Após a derrota da Falange nas eleições presidenciais de 1936, o grupo chefiado pelo general

Francisco Franco se aliou aos comunistas e, por meio de um golpe, tomou o poder na Espanha, dando início à guerra civil.

B. Após a derrota da Falange nas eleições de 1936, as tropas lideradas pelo general Francisco Franco, com apoio de forças da Alemanha nazista e dos fascistas italianos, iniciaram uma revolta contra o governo eleito, deflagrando a guerra civil.

C. Trata-se de um conflito que envolveu, de um lado, os republicanos e anarquistas apoiados por forças armadas alemãs e italianas e, de outro lado, os comunistas e nacionalistas apoiados pelos russos.

D. Muitos cidadãos de outros países participaram da guerra civil como membros das Brigadas Internacionais, as quais lutaram ao lado das forças lideradas por Francisco Franco.

E. Para celebrar a vitória dos nacionalistas e denunciar os crimes perpetrados pelas Brigadas Internacionais, Pablo Picasso pintou o famoso quadro denominado Guernica.

29. Durante a I Guerra Mundial (1914-1918), o Brasil enviou à França a Missão Médico-Militar. Sobre essa Missão, é correto afirmar:

A. Trata-se de um grupo de médicos e soldados cuja missão era auxiliar as tropas aliadas na expulsão dos nazistas da França.

B. A Missão Médico-Militar brasileira atuou principalmente no auxílio aos judeus libertados dos campos de concentração e no atendimento aos combatentes da FEB.

C. Esse grupo de profissionais da saúde não conseguiu chegar ao continente europeu, pois estavam a bordo do navio brasileiro Macau, torpedeado por um submarino alemão na costa da Espanha em 23 de outubro de 1917.

D. A Missão Médico-Militar brasileira, enviada à França durante a I Guerra Mundial, destacou-se no atendimento a pacientes acometidos pelo Gripe Espanhola.

E. A Missão Médico-Militar brasileira atuou no cuidado de combatentes e permaneceu na França até a vitória dos aliados e a divisão da Alemanha entre os EUA, URSS, França e Inglaterra.

(18)

18 30. “A violência inerente à escravidão convivia, pois, lado a lado com valores e padrões de comportamento ideais, concepções e doutrinas cristãs sobre humanidade, colocando o Paraná e todo o Brasil em permanente contradição.” Fonte: HARTUNG, Miriam. Muito além do céu: Escravidão e estratégias de liberdade no Paraná do século XIX. TOPOI, v. 6, n. 10, jan./jun. 2005. p. 180.

Com base nos estudos sobre escravidão no Brasil e no Paraná durante o século XIX, é correto afirmar:

A. Considerando a grande quantidade de imigrantes europeus, não houve escravidão no Paraná no século XIX.

B. No século XIX, o trabalho escravo viabilizou a existência econômica das fazendas de invernagem de muares nos Campos Gerais do Paraná.

C. No Paraná, a escravidão de negros trazidos da África se desenvolveu principalmente em plantações de café situadas no Norte e no Extremo Oeste de seu território.

D. Em decorrência de a população paranaense ser, em quase sua totalidade, cristã, os proprietários de terras não possuíam escravos.

E. No Paraná, em função da pecuária e do cristianismo, as relações entre escravos e seus senhores sempre foram caraterizadas pela total ausência de violência.

(19)

19

Prova de Língua Estrangeira Moderna: Espanhol

Considere o texto abaixo para responder às questões 31, 32, 33 e 34.

Por qué América Latina es “la región más desigual del planeta”

Gerardo Lissardy, BBC News Mundo, Nueva York, 6 febrero 2020 Pese a sus avances económicos y sociales de los primeros años de este siglo, América Latina aun es “la región más desigual del planeta”, ha advertido en distintas ocasiones la Comisión Económica para América Latina y el Caribe (Cepal).

La pregunta, entonces, es por qué ocurre esto.

Y la respuesta, según expertos, comienza algunos siglos atrás.

“Puede decirse que el pasado colonial creó las condiciones”, señala Joseph Stiglitz, premio Nobel de Economía, a BBC Mundo.

Según Stiglitz, la disputa entre colonizadores e indígenas sembró una semilla de desigualdad en Latinoamérica, así como la distribución despareja de la tierra en economías agrarias contribuyó a “la creación de algunas familias muy ricas y muchas familias muy pobres”.

“En varios países latinoamericanos, así como en Estados Unidos, un gran elemento racial (…) jugó un rol en al menos una dimensión de la desigualdad”, sostiene el execonomista jefe del Banco Mundial y actual profesor de la Universidad de Columbia, en Nueva York.

Y esto parece lejos de ser apenas un asunto del pasado.

En América Latina la incidencia de la pobreza aun es mayor en zonas rurales, para las personas indígenas y afrodescendientes, señaló la Cepal en su informe de 2019 sobre el panorama social de la región.

Apuntó, por ejemplo, que si bien hubo una leve reducción reciente, la tasa de pobreza de las personas indígenas en 2018 fue de 49%, el doble que la registrada para la población no indígena ni afrodescendiente. Y la tasa de extrema pobreza llegó al triple (18%).

En México, donde los indígenas son aproximadamente 15% de la población y casi tres cuartas partes de ellos viven en pobreza, un estudio de la organización Oxfam indicó en agosto que 43% de quienes hablan una lengua nativa no completaron primaria y apenas 10% tiene trabajo formal o es empleador.

“La coexistencia de gente de ascendencia europea con indígenas y afrodescendientes está en la médula de por qué no se ha podido reducir la desigualdad” en la región, dice Nora Lustig, profesora de economía en la Universidad de Tulane, en Nueva Orleans, y directora del Instituto de Compromiso con la Equidad.

“A pesar de haber habido intentos de inclusión, eso todavía permea. Y los países donde menos desigualdad hay son los que no tienen una diversidad étnica y racial tan marcada”, compara, señalando como ejemplos los casos de Argentina, Costa Rica o Uruguay.

Fonte: https://www.bbc.com/mundo/noticias-america-latina-51390621 (adaptado).

31. Assinale a alternativa correta:

A. O texto apresenta uma crítica à diversidade étnica e racial na América Latina e argumenta que, em países onde ela é menos acentuada, há menos desigualdade.

B. O autor se baseia em posicionamentos políticos e prescinde de informações quantitativas para afirmar que América Latina é a região mais desigual do planeta.

C. O México é mencionado como exemplo de país latino-americano em que apenas 10% da população indígena aceita trabalhos formais ou a função de empregador.

D. O texto afirma que a desigualdade na América Latina é consequência do processo de colonização e está diretamente vinculada à diversidade étnica e racial.

E. Segundo o autor, Argentina, Costa Rica e Uruguai são países menos desiguais porque promoveram uma política de inclusão étnica e racial.

(20)

20 32. No fragmento “Pese a sus avances económicos y sociales de los primeros años de este siglo, América Latina aun es ‘la región más desigual del planeta’, ha advertido en distintas ocasiones la Comisión Económica para América Latina y el Caribe (Cepal)”, observa-se que:

A. Os verbos “ser” e “advertir”, empregados no fragmento, têm o mesmo sujeito, ou seja, América Latina.

B. A expressão “pese a” indica que a América Latina não teve avanços econômicos e sociais nos primeiros anos do século XXI.

C. A expressão “ha advertido” poderia ser traduzida para o português sem perda de sentido como “advertiu”.

D. O emprego de “aun” indica que a América Latina deixará de ser a região mais desigual do planeta em breve.

E. A expressão “aun” poderia ser substituída por “aunque” sem alteração de sentido.

33. De acordo com o texto, é correto afirmar:

A. Nos Estados Unidos, assim como na América Latina, a desigualdade causa conflitos raciais. B. Os indígenas representam 49% dos pobres no informe de 2018 da Cepal.

C. Quase a metade (43%) da população mexicana fala uma língua nativa.

D. A distribuição de terras ocasionou maior incidência de pobreza nas cidades latino-americanas. E. Aproximadamente 75% dos indígenas mexicanos vivem na pobreza.

34. Considere o fragmento a seguir: “‘A pesar de haber habido intentos de inclusión, eso todavía permea. Y los países donde menos desigualdad hay son los que no tienen una diversidad étnica y racial tan marcada’, compara, señalando como ejemplos los casos de Argentina, Costa Rica o Uruguay”. É correto afirmar:

A. O trecho apresenta desvio da norma culta em “haber habido”, o que foi mantido por se tratar da fala de Nora Lustig.

B. A oração “a pesar de haber habido intentos de inclusión” tem valor de concessão, tal como “Pese a sus avances económicos y sociales de los primeros años de este siglo” (1º parágrafo). C. O termo “todavía” indica uma contraposição e poderia ser substituído por “sin embargo”. D. O sujeito do verbo “comparar” é o mesmo de “permear” e está oculto em ambos os casos. E. O trecho em negrito se contrapõe à informação expressa no período anterior.

(21)

21 Considere o fragmento de texto a seguir para responder às questões 35 e 36.

La huella ecológica

La huella ecológica es un indicador que se utiliza para conocer cuál es el impacto de unos determinados estilos de vida sobre el medio ambiente.

Se utiliza, por tanto, para conocer qué efectos y cómo afectan nuestros hábitos de vida al medio ambiente que nos rodea y qué área de producción de recursos es necesaria para poder mantener los hábitos de vida de las personas y asimilar los residuos que generamos.

Desde el nacimiento de este concepto en el año 1996, se han elaborado enormes cantidades de informes en los que se calcula la huella ecológica media por países.

Gracias a estos informes conocemos que nuestro actual estilo de vida es incompatible con la conservación del medio ambiente, ya que “necesitaríamos los recursos y capacidad de asimilación, de varios planetas como la Tierra para poder mantener nuestro nivel de vida”.

Esta afirmación es posible, debido a que se ha calculado que existen 2.1 hectáreas de espacio biológicamente productivo por habitante en la Tierra, pero la Huella Ecológica promedio mundial es de 2,9 hectáreas por persona. Esto significa que la humanidad está sobrepasando la capacidad ecológica del planeta en casi un 35%.

Es decir, tomamos más de lo que la naturaleza nos puede dar y eliminamos más residuos de lo que el planeta puede asimilar.

¿Cómo puedo contribuir a disminuir la huella ecológica de mi país? Aunque no seamos muy conscientes de ello, el hecho de que tengamos hábitos de vida respetuosos con el medio ambiente hace que podamos contribuir en la reducción de la huella ecológica del país en el que residimos.

Todos tenemos un impacto directo sobre el medio ambiente debido a nuestras actividades diarias, por lo que también podemos calcular nuestra propia huella ecológica. El reducir nuestra huella ecológica personal implica contribuir a reducir, en una pequeña pero siempre importante parte, la huella ecológica de nuestro país. Es por ello que este sistema, además de muy entretenido, curioso y didáctico, nos ayuda a ser más responsables con el medio ambiente a nivel mundial. Fonte: http://www.lineaverdeceutatrace.com/lv/guias-buenas-practicas-ambientales/habitos-vida-sostenible/la-huella-ecologica.asp (adaptado).

35. O fragmento “Aunque no seamos muy conscientes de ello, el hecho de que tengamos hábitos de vida respetuosos con el medio ambiente hace que podamos contribuir en la reducción de la huella ecológica del país en el que residimos” é traduzido, sem alterações de sentido, em:

A. Mesmo que não sejamos muito conscientes dele, o fato de que tenhamos hábitos de vida respeitosos com o meio ambiente faz com que possamos contribuir na redução da destruição ecológica do país em que residimos.

B. Mesmo que não sejamos muito conscientes disso, o feito de que tenhamos hábitos de vida respeitosos com o meio ambiente faz com que possamos contribuir na redução da destruição ecológica do país em que residimos.

C. Ainda que não somos muito conscientes dele, o feito de que tenhamos hábitos de vida respeitosos com o meio ambiente faz com que possamos contribuir na redução da pegada ecológica do país em que residimos.

D. Mesmo que não somos muito conscientes disso, o fato de que tenhamos hábitos de vida respeitosos com o meio ambiente faz com que possamos contribuir na redução da destruição ecológica do país em que residimos.

E. Ainda que não sejamos muito conscientes disso, o fato de que tenhamos hábitos de vida respeitosos com o meio ambiente faz com que possamos contribuir na redução da pegada ecológica do país em que residimos.

(22)

22 36. Assinale a alternativa correta:

A. “Por tanto” (2º parágrafo) tem o mesmo sentido de “por ello” (8º parágrafo).

B. Os termos “qué” y “cómo” (2º parágrafo) estão acentuados porque têm tom exclamativo. C. A expressão “ya que” (4º parágrafo) introduz uma explicação.

D. É possível substituir “pero” (5º parágrafo) por “más” sem alteração de sentido.

(23)

23

Prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

Considere o fragmento de texto abaixo para responder às questões 37, 38 e 39.

Brasil salvaria cerca de 90.000 vidas em 2021 se vacinasse toda a população em fevereiro, aponta estudo

Pesquisa coordenada por professor da USP e da FGV mostra, a partir de um modelo matemático, o impacto da imunização no número de mortes pela covid-19. Se toda a população fosse vacinada em fevereiro, um cenário impossível, ainda assim o país teria 41.000 novas mortes até o fim do ano

FELIPE BETIM

SÃO PAULO - 10 FEV 2021 - 15:02

O que já se intuía agora tem base científica: o atraso em realizar uma campanha de vacinação em massa contra o coronavírus gera a cada mês milhares de novas mortes que poderiam ser evitadas. É o que mostra um estudo coordenado pelo médico e físico Eduardo Massad, professor emérito de Informática Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e professor titular de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de pesquisador associado do Instituto Butantan. O cientista utilizou um modelo matemático que faz projeções a partir de dois cenários extremos: o de uma população totalmente vacinada, de um lado, e o de uma ausência completa de imunização, do outro.

Apesar de serem cenários distintos da atual realidade brasileira, onde a campanha de imunização começou em janeiro, ainda que a passos lentos, os dados permitem analisar, com números concretos, o impacto que a vacinação tem na redução do número de mortes no Brasil. Mostra, segundo Massad, a “importância de se vacinar logo”. O estudo aponta que, caso o Brasil não vacinasse sua população neste ano, no mínimo 130.000 pessoas morreriam, e o país fecharia 2021 com ao menos 350.000 óbitos. Mas, se caso o país vacinasse toda a sua população já em fevereiro – algo impossível de acontecer devido à atual escassez de doses –, o vírus continuaria circulando por um tempo, e ao menos 41.000 novas mortes por covid-19 seriam registradas até o fim de 2021. Em comparação com o cenário anterior, cerca de 89.000 vidas seriam salvas.

Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2021-02-10/brasil-salvaria-cerca-de-90000-vidas-em-2021-se-vacinasse-toda-a-populacao-em-fevereiro-aponta-estudo.html (adaptado)

37. Assinale a alternativa correta:

A. O texto faz uma crítica ao governo, apontando que a vacinação de toda a população brasileira poderia ocorrer ainda em fevereiro, o que evitaria 41 mil mortes até o fim do ano.

B. O texto apresenta uma crítica à pesquisa realizada pelo médico e físico Eduardo Massad, por esta, embora ter fundamento científico, estar baseada em situações extremas.

C. O texto afirma, com base na pesquisa relatada, que a vacinação tem relação direta com a queda do número de mortes por covid-19.

D. O texto defende que toda a população deve ser vacinada ainda no mês de fevereiro, o que evitaria 130 mil novas mortes até o final do ano.

E. O texto apresenta uma pesquisa cujo resultado aponta que 89 mil mortes poderiam ser relacionadas à vacinação de toda a população ainda no mês de fevereiro.

(24)

24 38. Assinale a alternativa correta, considerando este fragmento do texto: “O cientista utilizou um modelo matemático que faz projeções a partir de dois cenários extremos: o de uma população totalmente vacinada, de um lado, e o de uma ausência completa de imunização, do outro”.

A. A expressão “O cientista” tem como referente o nome próprio “Getúlio Vargas”, citado no período anterior.

B. O adjetivo “extremo” revela avaliação negativa do produtor do texto em relação às escolhas metodológicas feitas pelo pesquisador.

C. A vírgula antes da expressão “do outro” é usada para indicar que ocorre aí uma elipse de verbo.

D. O conteúdo apresentado após os dois pontos é um aposto, que explica a expressão “dois cenários extremos”.

E. O elemento “que” é um pronome pessoal que retoma a expressão “O cientista”.

39. Assinale a alternativa cuja oração envolve o sentido de concessão, como em: “Apesar de serem cenários distintos da atual realidade brasileira”.

A. “se vacinasse toda a população em fevereiro” (título).

B. “caso o Brasil não vacinasse sua população neste ano” (2º parágrafo). C. “Mas [...] o vírus continuaria circulando por um tempo” (2º parágrafo). D. “ainda que a passos lentos” (2º parágrafo).

(25)

25 40. No trecho a seguir, retirado do último capítulo de “Memórias Póstumas de Brás Cubas” – Machado de Assis, o narrador tece considerações sobre sua vida:

“Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de Dona Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve mingua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: – Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria”.

(ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998) A partir da leitura, é correto afirmar:

A. O narrador demonstra arrependimento pelas escolhas que fez ao longo da vida, o que é perceptível pela sucessão de negativas que culmina na informação de que não foi pai.

B. Representativa do Realismo brasileiro, a obra retrata os sofrimentos e as injustiças sofridas pelo protagonista ao longo de toda a sua vida.

C. O protagonista evidencia os privilégios a que teve acesso como parte da elite brasileira ao relatar que teve a sorte de não precisar trabalhar para sobreviver.

D. A perspectiva realista da obra se fundamenta essencialmente no fato de que a narrativa é construída a partir da visão de um narrador-defunto, que chega ao “outro lado do mistério” e dali avalia sua trajetória.

E. Brás Cubas caracteriza-se como uma personagem que se opõe à sociedade deturpada sobre a qual Machado de Assis tece críticas, o que está expresso na sua negação ao casamento e à carreira política.

41. Acerca do Modernismo brasileiro, é correto afirmar:

A. Consiste em um movimento literário que propõe a ruptura total com a arte europeia e o resgate das raízes brasileiras, principalmente a partir do indígena e do negro.

B. No clima das vanguardas europeias, promoveu uma renovação estética, com a proposição de uma liberdade formal e da ruptura com os códigos literários precedentes.

C. A peça “O rei da vela”, de Oswald de Andrade, um dos nomes mais proeminentes do movimento, propõe uma renovação do drama psicológico ao tratar da industrialização do país. D. O movimento tem como marco histórico a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, em

São Paulo, com o apoio político da República Velha, o que lhe garantiu acolhida da crítica. E. Ambientado na República Velha, o Modernismo ficou restrito ao Sudeste brasileiro, o que o

(26)

26 42. Acerca das obras “Laços de família” e “Quarto de despejo”, ambas publicadas em 1960, é incorreto afirmar:

A. Na coletânea de contos, Clarice Lispector parte de situações cotidianas para explorar as nuances das relações familiares.

B. O discurso indireto livre e o fluxo de consciência, observáveis em “Laços de família”, são recursos fartamente explorados na produção literária de Clarice Lispector.

C. “Quarto de despejo” foi editado por Audálio Dantas, que teve contato com Carolina Maria de Jesus, moradora da favela de Canindé, em São Paulo, quando fazia uma reportagem no local. D. Na forma de diário, “Quarto de despejo” registra os sofrimentos, a fome e a miséria dos

favelados, a partir da ótica de Carolina, uma catadora de papéis.

E. As duas obras se assemelham pelo uso de uma linguagem erudita, marcada pela presença de metáforas e neologismos.

(27)

27

Prova de Matemática

43. Na década de 1990, o vestibular em diversas universidades do Brasil acontecia em três dias. No primeiro dia, o candidato fazia a prova de redação e questões gerais. No segundo dia, a prova era composta de questões de Física e Geografia. E, por fim, no terceiro dia o candidato respondia questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Biologia, Matemática, Língua Estrangeira, Química e História. Isso gerava um cansaço e gastos muito grandes para o candidato, o que fez com que o formato dos vestibulares fosse alterado. Considerando que não havia a obrigatoriedade de que o candidato participasse dos três dias de prova, muitos alunos, com o objetivo apenas de treinar, escolhiam o(s) dia(s) em que participariam. Certa vez, do total de inscritos para o vestibular do curso de Licenciatura em Matemática, 164 alunos/candidatos compareceram à prova realizada no primeiro dia, 188 alunos/candidatos compareceram no segundo dia e 200 alunos/candidatos compareceram no terceiro dia do vestibular. Sabe-se que 74 alunos/candidatos compareceram no primeiro dia, mas não compareceram no segundo e terceiro dias, 36 alunos/candidatos compareceram nos três dias e 42 alunos/candidatos compareceram no primeiro e segundo dias, mas não no terceiro dia e, ainda, 28 compareceram no segundo e terceiro dias, mas não no primeiro. Constatou-se que o número de ausentes na prova do vestibular, especificamente para o Curso de Licenciatura em Matemática, foi de um décimo do total de inscritos. Diante disso, quantos alunos inscritos para o vestibular do curso de Licenciatura em Matemática compareceram em apenas um dos dias da prova?

A. 124. B. 280. C. 82. D. 118. E. 112.

44. Considerando que o conjunto A = {x ϵ ʀ/ -2 < x < 5}, B = {x ϵ ʀ/ 0 ≤ x < 8}, C = {x ϵ ʀ/ -8 ≤ x

≤ 3}, então é correto afirmar que o conjunto D = (AՍC) ∩ (A∩B) é dado por:

A. D = {x ϵ ʀ/ 0 ≤ x ≤ 5} B. D = {x ϵ ʀ/ -8 < x < 4} C. D = {x ϵ ʀ/ -1 ≤ x ≤ 3} D. D = {x ϵ ʀ/ 0 ≤ x ≤ 4} E. D = {x ϵ ʀ/ 0 < x < 2}

45. Qual deve ser o valor de “r” para que o sistema { 𝑟𝑥 + 5𝑟𝑦 = 0

18𝑥 + 𝑟𝑦 = 36 seja possível e determinado? A. r ≠ 18 e r ≠ 90. B. r ≠ 5 e r ≠ 18. C. r ≠ 2 e r ≠ 90. D. r ≠ 18 e r ≠ 9. E. r ≠ 0 e r ≠ 90.

(28)

28 46. Os ângulos ᴒ, ᴪ e ꞵ de um triângulo qualquer possuem a razão de 4:5:6. Sabendo disso, é correto afirmar que os ângulos do triângulo são, respectivamente:

A. ᴒ = 60º, ᴪ = 60º e ꞵ = 60º. B. ᴒ = 72º, ᴪ = 80º e ꞵ = 28º. C. ᴒ = 72º, ᴪ = 68º e ꞵ = 40º. D. ᴒ = 48º, ᴪ = 60º e ꞵ = 72º. E. ᴒ = 15º, ᴪ = 85º e ꞵ = 80º.

47. Dada uma circunferência inscrita num triângulo retângulo. O ponto de tangência divide a hipotenusa em dois segmentos de comprimento 8cm e 9cm. Diante dessas informações, é correto afirmar que a área do triângulo retângulo é:

A. 289 cm2. B. 172 cm2. C. 72 cm2. D. 170 cm2. E. 145 cm2.

48. Uma Smart TV LED 43" Full HD com Processador Quad Core, GPU Triple Core, HDR, Mídia Cast, Wi-Fi, HDMI e USB no mês de março de 2021 está sendo vendida em média por R$ 1.709,05. No entanto, um comerciante comprou um lote de 80 televisores para revenda e conseguiu um preço diferenciado. Sabe-se que já foram vendidos 66 televisores e que com essa venda o custo total para o comerciante já foi quitado. Se os 80 televisores são vendidos pelo mesmo preço, é correto afirmar que a porcentagem aproximada de lucro do comerciante é de: A. 20%.

B. 14,32%. C. 17,58%. D. 21,21%. E. 37,33%.

(29)

29

Prova de Química

49. No esquema a seguir está apresentada a reação de ciclização de Diels-Alder:

Sobre a reação, seus reagentes e produtos, são feitas as seguintes afirmações: I – O reagente (A) é um dieno.

II – Os reagentes (B) e (D) são estereoisômeros cis-trans. III – Os produtos (C) e (E) são isômeros.

IV – No reagente (A), todos os carbonos apresentam hibridização sp2. V – Os produtos (C) e (E) são ciclohexanos dissubstituídos.

É falsa a afirmativa: A I B II C III D IV E V C H2 C H2 C H2 C H2 C H3 C H3 C H3 CH3 CH3 H H C H3 CH3 H CH3 H + + (A) (B) (C) (D) (E) (A)

(30)

30 50. Na sequência, tem-se um gráfico da massa de um radionuclídeo (em mg) em função do tempo.

Pela análise do gráfico, é correto concluir que o tempo de meia-vida (t1/2), em anos, deste radionuclídeo é de: A. 250 B. 500 C. 750 D. 1000 E. 1250 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 0 250 500 750 1000 1250 1500 1750 2000 massa d o rad ion u clíd eo (mg) tempo (anos)

(31)

31 51. Sendo dada a reação não-balanceada e os respectivos potenciais-padrão de redução (R0), são feitas algumas afirmações.

AgNO3 + Cu Cu(NO3)2 + Ag Cu2+ + 2e → Cu0 R0 = 0,34 V

Ag+ + e → Ag0 R0 = 0,80 V

(I) A reação espontânea ocorre no sentido inverso ao representado.

(II) O íon cobre, por possuir potencial de redução menor do que o íon prata, reduz-se mais facilmente.

(III) O potencial-padrão da pilha é de 0,46 V.

(IV) O número de elétrons envolvido na reação é 1 (um).

(V) Os coeficientes que balanceiam corretamente a reação são, respectivamente, 2, 1, 2, 2. A opção que apresenta a afirmativa correta é:

A I B II C III D IV E V

52. A cloroquina (CQ) é um medicamento largamente utilizado na profilaxia da malária, e no tratamento do lúpus eritematoso, artrite reumatoide e afecções reumáticas e dermatológicas. Recentemente, esta IFA ficou famosa no Brasil devido à propaganda errônea de sua utilização no tratamento precoce da Covid-19, resultado de uma interpretação errônea dos dados, o que levou muitos cidadãos a ingerirem este medicamento sem prescrição médica, o que é altamente perigoso.

Fórmula química estrutural da CQ. Fonte: Wikipedia

Dentre os efeitos secundários observados em quem faz uso deste medicamento, de forma regular ou abusiva, estão: anorexia, dores de cabeça, distúrbios da visão, dores abdominais, náuseas,

diarreia, vômitos, erupções cutâneas e coceiras. (Fonte:

https://www.tuasaude.com/hidroxicloroquina/).

Observando atentamente a fórmula estrutural da CQ apresentada, é correto afirmar que ela não possui:

A. Uma amina primária B. Uma amina secundária C. Uma amina terciária

D. Um átomo de carbono quiral E. Um sistema aromático N Cl N H N CH3 CH3 CH3

(32)

32 53. Uma preocupação crescente da comunidade científica é a presença de produtos farmacêuticos ou de cuidados pessoais no meio ambiente. Uma das classes de medicamentos que mais causam preocupação são os antibióticos, pois os efeitos que tais compostos podem ter sobre a biota ainda não são bem conhecidos. Uma das possíveis consequências desta contaminação é o aparecimento de cepas bacterianas resistentes aos medicamentos mais comuns, o que poderia levar a surtos epidêmicos de difícil controle.

Uma amostra da água de um lago apresentou uma concentração de 82,75 ng mL-1 do antibiótico ciprofloxacina (fórmula química estrutural representada na sequência), cuja fórmula molecular é C17H18FN3O3.

Fórmula química estrutural da ciprofloxacina. Fonte: Wikipedia

Considerando essa informação, pode-se calcular que a concentração molar (mol L-1) desse antibiótico na amostra é de aproximadamente:

(DADOS: 1 ng = 1 x 10-9 g, Considere as massas atômicas como números inteiros) A. 2,5 x 10-6

B. 2,5 x 10-7 C. 2,5 x 10-8 D. 2,5 x 10-9 E. 2,5 x 10-10

(33)

33 54. Uma das muitas desinformações que apareceram nas mídias sociais e plataformas de mensagem (Facebook® e WhatsApp®) nesses tempos de pandemia foi a de que a ingestão de alimentos alcalinos combateria o vírus SARS-Cov-2. Essa informação é absolutamente improcedente e não encontra nenhum embasamento científico. Analisando o quadro abaixo, que representa uma dessas postagens, um grupo de alunos do Ensino Médio fez as seguintes observações: Limão_______________9,9 PH Tangerina _____________8,0 PH Abacate ____________15,6 PH Abacaxi ______________12,7 PH Alho________________13,2 PH Laranja _______________9,2 PH Manga _______________8,7 PH Fonte: https://politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica/comer-alimentos-alcalinos-nao-previne-infeccao-pelo-novo-coronavirus/

I) “O pH do abacate é um absurdo, pois a escala de pH só vai até 14”

II) “O limão é um alimento reconhecidamente ácido, devido ao seu sabor azedo, logo não pode ter pH 9,9”

III) “A grafia PH não é correta, o correto é pH, pois p representa o -log” IV) “O pH 8 da tangerina indica que ela é neutra, e não alcalina”

V) “A laranja é rica em vitamina C, e a vitamina C é o ácido ascórbico, logo, ela não pode ser alcalina”

Das observações apresentadas pelos alunos, a única que está incorreta é a opção: A. I

B. II C. III D. IV E. V

(34)

Referências

Documentos relacionados

de cargos em comissão da Procuradoria Geral, a Srª Simone Prado Alves, que deverá prestar o respectivo compromisso legal e apresentar os documentos

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Na sua qualidade de instituição responsável pela organização do processo de seleção, o Secretariado-Geral do Conselho garante que os dados pessoais são tratados nos termos do