• Nenhum resultado encontrado

Prova de Sociologia

PROPOSTA DA REDAÇÃO

Você é um(a) estudante do Ensino Médio. A leitura da reportagem “Menos filosofia, sociologia e artes nas escolas da rede estadual” (TEXTO 1), que trata das mudanças na matriz curricular do ensino médio das escolas estaduais do Paraná, despertou, em você, o interesse pela Reforma do Ensino Médio (TEXTOS 2 e 3) como também em conhecer pontos de vista diferentes sobre a polêmica que envolve as disciplinas de Sociologia e Filosofia no ensino médio (TEXTOS 4 e 5). Após o aprofundamento sobre a questão, você decidiu produzir um artigo de opinião para ser publicado na coluna de opinião do jornal da sua região, a fim de socializar o seu ponto de vista em relação à polêmica: Filosofia e Sociologia devem ser disciplinas obrigatórias no ensino médio? Candidato, não se esqueça de que o artigo de opinião é um texto argumentativo, por isso, além de se posicionar frente à questão exposta, é preciso selecionar bons argumentos para a defesa da sua tese.

Os textos a seguir, usados para formular a proposta da redação, podem ser abordados apenas como suportes para a argumentação e nunca copiados deliberadamente. Você será avaliado pelo grau de autoria do texto!

39 TEXTO 1

Menos filosofia, sociologia e artes nas escolas da rede estadual

Mudanças na matriz curricular do ensino médio geram polêmica no Paraná; educação financeira é incluída na carga horária

Escolas da rede estadual de ensino no Paraná terão matriz curricular única a partir deste ano. [...] Entre as mudanças, está a redução de duas para uma aula semanal das disciplinas de filosofia, sociologia e artes.

O documento estabelece ainda quatro aulas semanais de língua portuguesa e três de matemática, além de uma aula da disciplina de educação financeira que fará parte da carga horária já em 2021. [...]

“[...] Para você comportar 12 disciplinas dentro de uma carga horária de 25 horas semanais, você tem que fazer esse tipo de ajuste. Se eu não tirasse de filosofia, eu teria que tirar de história. Se eu não tirasse de sociologia, teria que tirar de geografia ou de química ou de física ou até mesmo de outras disciplinas como língua portuguesa, matemática, inglês… Sempre vai ser uma escolha e uma decisão a ser tomada”, pondera [Diretor de Educação da Secretaria de Estado da Educação- PR, Roni Miranda Vieira]. [...]

“Quando há um ataque a currículos ligados à área de ciências humanas em detrimento de outras você entende que, de fato, a gestão está rebaixando as possibilidades de os estudantes da escola pública terem acesso a conhecimentos mais aprofundados e pretendem com isso tão somente qualificar uma mão de obra mais barata para o mercado [...]”, lamenta [Presidente da APP- Sindicato, que representa os profissionais da educação pública na rede estadual, Hermes Leão]. (Folha de Londrina, Folha Geral, 12/01/2021, disponível em: https://www.folhadelondrina.com.br/geral/menos-filosofia-sociologia-e-artes-nas-escolas-da-rede- estadual-3053592e.html)

TEXTO 2

O que é o Novo Ensino Médio?

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, [...] definindo uma nova organização curricular, mais flexível [...] e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. [...]

(Portal do Ministério da Educação (MEC), disponível em:

40 TEXTO 3

O que consta na nova legislação para o ensino médio? Por: Prof. Dr. Christian Lindberg – UFS

A reforma do ensino médio [Lei nº 13.415/2017] contempla elementos de ordem conceitual, metodológica, financeira, impactando diretamente na avaliação do ensino [...]. Com as alterações, apenas o ensino de Português e Matemática serão obrigatórios. As demais disciplinas (Biologia, Física, Química, Sociologia, História, Geografia, Filosofia, Artes e Educação Física) serão diluídas em grandes áreas – Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas [...]. Com as modificações na legislação, será requerido do estudante que ele possua habilidades e competências para o exercício da cidadania e para desenvolvê-las no mundo do trabalho.

(Coluna ANPOF, 05/04/2019, disponível em: npof.org/portal/index.php/en/comunidade/coluna- anpof/2052-o-ensino-de-filosofia-e-a-reforma-educacional-o-que-fazer)

TEXTO 4

Fim da obrigatoriedade de filosofia e sociologia gera ensino mutilado Por: Vladimir Safatle

[...] por que há setores da sociedade brasileira que se incomodam tanto com seus filhos aprendendo filosofia e sociologia?

Poderíamos contra-argumentar dizendo não se tratar de incômodo, mas de uma simples análise de prioridades. A prioridade na formação seria garantir a empregabilidade e a qualificação técnica. Nesse sentido, há de se cortar o que é supérfluo. Por outro lado, os estudantes brasileiros são sempre mal avaliados em disciplinas básicas, como línguas e matemática. Melhor então focar o essencial.

No entanto, tais argumentos não se sustentam. Limitar nossos alunos ao básico não é o melhor caminho para levá-los a lidar com realidades complexas e em mutação, como são nossas sociedades contemporâneas. [...]

Nesse sentido, há de se lembrar o que significa aprender filosofia e sociologia. O ensino da filosofia, por exemplo, pressupõe o desenvolvimento de algumas habilidades fundamentais. Lembremos de ao menos três: a capacidade de constituir problemas a partir da crítica a pressupostos aparentemente naturalizados, a capacidade de articular problemas em campos aparentemente dispersos, desenvolvendo assim um forte pensamento de relações e quebrando a tendência atual em isolar o pensamento em especialidades incomunicáveis. Isto significa ser capaz, por exemplo, de compreender como questões éticas têm relações com questões de teoria do conhecimento, de estética, de política e de lógica, entre outras. [...]

(Site da Associação Brasileira de Ciências Sociais, 29/03/2017, disponível em: https://abecs.com.br/fim-da-obrigatoriedade-de-filosofia-e-sociologia-gera-ensino-mutilado/)

41 TEXTO 5

A obrigação de ensinar sociologia e filosofia na escola Por: Simon Schwartzman

A ideia de que os jovens, na escola, aprendam sociologia e filosofia, pode ser importante, assim como é importante que eles aprendam economia, direito, antropologia, estatística, demografia, psicologia, ecologia, genética e epidemiologia, além do que já é, por tradição, obrigatório – física, química, biologia, história, geografia, inglês, matemática, português, artes, literatura, educação física.

Com tantas matérias, os programas são superficiais [...]. Nos países em que a educação média é de qualidade, todos os estudantes aprendem bem a ler a usar a matemática, e se aprofundam em algumas áreas ou temas, conforme seus interesses e o que as escolas conseguem oferecer. Ao invés de incluir mais e mais matérias obrigatórias, o que se faz é tornar os cursos mais flexíveis, para que os estudantes possam realmente se educar e aprender.

Introduzir mais cursos obrigatórios é tornar os currículos mais rígidos e mais burocráticos, sem nenhuma garantia de que os alunos vão ganhar algo com isto. Por que sociologia e filosofia, e não economia, direito ou antropologia? [...]

(Simon's Site, Site e blog de Simon Schwartzman, 26/08/2007, disponível: https://www.schwartzman.org.br/sitesimon/?p=166)

42 FOLHA PARA RASCUNHO DA REDAÇÃO

____________________________________________________ Título 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 Limite mínimo 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Limite máximo

43

...(Destaque essa folha)...

Ficha de respostas para conferência (VESTIBULAR UENP 2021 – 20/06/2021) Acesse o Gabarito Provisório a partir de 21/06/2021, no endereço http://vestibular.uenp.edu.br

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45

Documentos relacionados