• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Norma Interna n.º 01/2021/PPGENF

Exame de Qualificação e Defesa do Curso de Doutorado em Enfermagem.

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, no uso de suas atribuições regimentais normatiza os artigos 38 a 45 da Resolução 32/2017 CEPE/UFPR, artigos 43 a 57 e artigos 63 e 64 do Regimento Interno do PPGENF de 22/11/2018, referentes ao exame de qualificação e defesa do Curso de Doutorado.

Resolve:

I - DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO (EQ)

Art. 1º O Exame de Qualificação (EQ) será constituído de um Projeto de Tese, redigido em português ou em idioma estrangeiro quando solicitado pelo orientador e sustentado perante a Banca Examinadora previamente aprovada pelo Colegiado do PPGENF.

Art. 2º O EQ será realizado no prazo máximo de 18 (dezoito) meses após sua matrícula no curso, independentemente do número de créditos integralizados.

§ 1º A Banca do EQ terá no mínimo cinco integrantes, com a seguinte composição aprovada pelo Colegiado do PPGENF: presidente e dois examinadores titulares (internos ou externos ao PPGENF). Serão indicados dois suplentes (internos ou externos ao PPGENF). O orientador é membro nato e atuará como presidente da banca, eventualmente substituído nesta posição pelo coorientador, por membro do comitê de orientação ou por representante designado pelo Colegiado do PPGENF. A titulação mínima requerida para os membros da banca é de doutor.

§ 2º Os membros externos (titular e suplente) ao PPGENF preencherão o formulário de cadastro de Participante Externo e encaminharão por e-mail à Secretaria do PPGENF.

§ 3º No ato da solicitação de EQ o doutorando deverá apresentar Relatório de Atividades Acadêmicas, em formulário específico e encaminhar por e-mail à Secretaria do PPGENF.

§ 4º Para candidatar-se ao EQ, é requerido do doutorando, no mínimo, um artigo com o professor orientador sobre atividades de pesquisa desenvolvidas no grupo ou relacionadas à linha de pesquisa; publicado, aceito ou em análise para publicação (que ultrapasse as etapas iniciais de admissão do manuscrito) em periódico classificado como Qualis B1, ou superior, na área de Enfermagem da CAPES.

§ 5º O orientador solicitará o EQ com, no mínimo, 45 (quarenta e cinco) dias de antecedência, via Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA - no item orientandos). Entre a aprovação da solicitação pelo Colegiado e a data do EQ deve-se observar o prazo mínimo de 15 (quinze) dias para envio dos convites emitidos pelo SIGA aos membros da Banca Examinadora.

(2)

NORMA INTERNA 01/2021/PPGENF Página 2 de 5 § 6º O exemplar do Projeto de Tese, com a carta convite emitida pelo SIGA, serão encaminhados pelo doutorando aos membros da Banca Examinadora com, no mínimo, 15 (quinze) dias de antecedência do EQ. É facultado ao examinador a preferência pela versão impressa ou digital, que ficará ao encargo do discente. Art. 3º A sessão pública do EQ consiste na arguição dos membros da Banca Examinadora, conduzida pelo seu presidente, com o tempo limite de 20 (vinte) minutos para cada membro. A apresentação oral do Projeto de Tese pelo doutorando é opcional, no tempo máximo de até 30 (trinta) minutos.

§ 1º É permitida a realização do EQ na forma remota (videoconferência ou suporte eletrônico equivalente) respeitando as normativas institucionais e aprovado pelo Colegiado.

§ 2º É permitida a realização do EQ em regime fechado, apenas com a presença dos membros da Banca Examinadora e do doutorando, conforme solicitação do orientador e nos casos autorizados pelo Colegiado do PPGENF, de acordo com a Resolução 32/2017 CEPE, no Art. 43 § 3º.

Art. 4º Os membros da Banca Examinadora avaliarão o Projeto de Tese, decidindo pela aprovação ou reprovação.

§ 1º Ao final da arguição os membros da Banca Examinadora, em sessão restrita e sem a participação do discente e demais presentes à sessão pública, emitirão o resultado do EQ emata, na qual constará o parecer Aprovado ou Reprovado.

§ 2º O presidente da Banca Examinadora, dará ciência ao doutorando do resultado atribuído pelos examinadores com a leitura da ata aos presentes na sessão de EQ.

§ 3º A ata, com parecer da Banca Examinadora do EQ, será assinada por todos os membros e encaminhada

ao PPGENF, pelo orientador, para homologação do resultado em Colegiado do PPGENF.

§ 4º Quando a participação de membro titular ocorrer na forma remota, será gerada ata digital e todos os

membros assinarão eletronicamente. No caso de participação na forma presencial é facultativo a opção pela ata física ou digital.

§ 5º É atribuição dos membros titulares da Banca Examinadora entregar um parecer e/ou a cópia do exemplar

analisado ao discente e, quando esta ocorrer na forma remota (videoconferência ou suporte eletrônico equivalente), enviar por correio convencional ou eletrônico.

§ 6º No caso de reprovação no EQ será concedida ao doutorando uma segunda oportunidade, no prazo de 60 (sessenta) dias após a qualificação. Se reprovado, o doutorando será desligado do Curso de Doutorado. II – DA DEFESA

Art. 5º A Defesa do Doutorado será constituída de uma tese sustentada perante os membros da Banca Examinadora aprovada pelo Colegiado do PPGENF.

§ 1º A tese redigida em português, constará de resumo e palavras-chave nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. A critério do Colegiado serão aceitas teses redigidas em idioma estrangeiro devendo estas, contudo, incluir ao início do volume, resumo expandido em língua portuguesa (2.500 a 3.000 palavras), que evidencie introdução, objetivos, métodos, resultados e conclusões.

§ 2º O formato e a organização da tese devem seguir as orientações para normalização de trabalhos acadêmicos determinadas pelo Sistema de Bibliotecas da UFPR.

(3)

NORMA INTERNA 01/2021/PPGENF Página 3 de 5 Art. 6º A defesa será realizada no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) meses após a matrícula no curso. § 1º Para solicitação da defesa o doutorando atenderá às seguintes exigências:

a) Obtenção de, no mínimo, 36 (trinta e seis) créditos em disciplinas, de acordo com o estabelecido pelo Regimento e Currículo do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;

b) Aprovação no Exame de Qualificação;

c) Comprovação do aceite de um artigo científico com o professor orientador, em periódico classificado como Qualis B1, ou superior, na área de Enfermagem da CAPES, e outro artigo, aceito ou em fase de análise para publicação (que ultrapasse as etapas iniciais de admissão do manuscrito), com resultados da tese, como autor principal, em periódico classificado como Qualis B1 ou superior na área de Enfermagem da Capes;

d) Comprovação de depósito de pedido de patente ou de registro de produtos e processos técnicos e tecnológicos gerados a partir de resultados da tese (tais como Manuais, Protocolos, Materiais Didáticos, Software/Aplicativo, vídeos, dentre outros), em agências nacionais ou internacionais de referência, quando houver.

§ 2º O orientador solicitará a defesa com, no mínimo, 60 (sessenta) dias de antecedência, via Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA - no item orientandos). Entre a aprovação da solicitação pelo Colegiado e a data da defesa deve-se observar o prazo mínimo de 30 (trinta) dias para envio dos convites aos membros da Banca Examinadora.

§ 3º A Banca Examinadora da defesa terá no mínimo seis integrantes, com a seguinte composição aprovada pelo Colegiado do PPGENF: presidente e três examinadores titulares (sendo um interno, um externo ao PPGENF e um externo à UFPR). Serão indicados dois suplentes (um interno e um externo à UFPR). O orientador é membro nato e atuará como presidente da banca, eventualmente substituído nesta posição pelo coorientador, por membro do comitê de orientação ou por representante designado pelo Colegiado do PPGENF. A titulação mínima requerida para os membros da banca é de doutor.

§ 4º Os membros externos (titular e suplente) ao PPGENF preencherão o formulário de cadastro de Participante Externo e encaminharão por e-mail à Secretaria do PPGENF.

§ 5º No caso do membro titular externo residir fora do domicílio da Sessão de Defesa de Tese há a possibilidade de fornecimento de passagem/diária/hospedagem a pedido do orientador e mediante abertura de processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) de acordo com as orientações disponíveis no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), com um prazo no mínimo de 30 (trinta) dias antes da data da Sessão Pública de Defesa.

§ 6º O exemplar impresso da tese, com a carta convite emitida pelo SIGA, serão encaminhados pelo doutorando, com anuência do orientador e/ou comitê de orientação, no prazo mínimo de 30 (trinta) dias antes da data da Defesa aos membros da Banca Examinadora. É facultada ao examinador a preferência pela versão impressa ou digital, que ficará ao encargo do discente.

Art. 7º A sessão pública da defesa consiste na apresentação oral da tese pelo doutorando, no tempo máximo de até 50 (cinquenta) minutos, seguida da arguição dos membros da Banca Examinadora conduzida pelo presidente da Banca Examinadora, com o tempo limite de 20 (vinte) minutos para cada membro realizar a arguição.

§ 1º É permitida a realização da defesa na forma remota (videoconferência ou suporte eletrônico equivalente) respeitando as normativas institucionais e aprovado pelo Colegiado.

(4)

NORMA INTERNA 01/2021/PPGENF Página 4 de 5 § 2º É permitida a realização da defesa em regime fechado, apenas com a presença dos membros da Banca Examinadora e do doutorando, conforme solicitação do orientador e nos casos autorizados pelo Colegiado do PPGENF, de acordo com a Resolução 32/2017 CEPE, no Art. 43 § 3º.

Art. 8º Os examinadores avaliarão a tese considerando o conteúdo, a forma, a redação, a apresentação e a defesa do trabalho, decidindo pela aprovação ou reprovação.

§ 1º O doutorando deverá demonstrar domínio do tema escolhido, rigor metodológico, capacidade para desenvolver processos de pesquisa, sistematização e expressão do conteúdo.

§ 2º Ao final da arguição os membros da Banca Examinadora, em sessão restrita e sem a participação do

discente e demais presentes à sessão pública, emitirão o resultado da defesa em ata, na qual constará o parecer Aprovado ou Reprovado.

§ 3º Em caso de discordância do parecer entre os examinadores, prevalecerá a avaliação dos membros

externos ao PPGENF.

§ 4º O presidente da banca dará ciência ao doutorando do resultado atribuído pelos examinadores com a

leitura da ata aos presentes na sessão de defesa.

§ 5º É atribuição dos membros titulares da Banca Examinadora entregar um parecer e/ou a cópia do exemplar

analisado ao discente e, quando esta ocorrer na forma remota (videoconferência ou suporte eletrônico equivalente), enviar por correio convencional ou eletrônico.

§ 6º Quando ocorrer a participação na forma remota de membros titulares, será gerada ata digital e todos os

membros assinarão eletronicamente. No caso de participação na forma presencial é facultativo a opção pela ata física ou digital.

§ 7º O resultado da defesa será homologado pelo Colegiado do PPGENF, mediante a entrega dos documentos da defesa, versão final da tese depositada na biblioteca, comprovantes atualizados dos artigos e demais documentos necessários para a solicitação de emissão do diploma (Documento de identidade RG e CPF para brasileiros ou RNE e CPF para estrangeiros; Diploma de Graduação, frente e verso; Diploma de Mestrado, frente e verso; Certidão de Débito Negativo junto a Biblioteca; Certificado de suficiência em língua estrangeira de acordo com o edital do processo seletivo; Histórico escolar).

Art. 9º A contar da data de aprovação da tese pela Banca Examinadora, o doutorando terá um prazo máximo,

de 60 (sessenta) dias para a entrega da versão final corrigida, via SIGA, a qual será aprovada pelo orientador

no sistema e demais documentos para homologação da defesa.

§ 1º O Colegiado acolherá um único pedido de prorrogação do prazo de entrega da versão final, que não excederá o prazo de 90 (noventa) dias após a data da defesa.

§ 2º A versão final da tese, será postada no SIGA pelo discente, submetida ao software de antiplágio, indicado pelo PPGENF e, se necessário, realizadas as alterações indicadas.

§ 3º O discente é responsável por providenciar as revisões textuais da versão final da tese e dos resumos,

que serão realizados por profissional especializado no idioma em que foram redigidos.

§ 4º A secretaria do PPGENF enviará o arquivo eletrônico da versão corrigida à biblioteca para fins de atendimento das exigências de registro e depósito, por meio do Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA), sendo vedadas modificações de conteúdo após o envio.

(5)

NORMA INTERNA 01/2021/PPGENF Página 5 de 5 § 5º Os ajustes e correções indicados pela biblioteca serão comunicados eletronicamente ao discente via SIGA, o qual deverá providenciar os ajustes necessários. O discente terá o prazo máximo de 30 (trinta) dias para atendimento das demandas da biblioteca, tempo que será contabilizado dentro do prazo de entrega. § 6º Após atendidas as demandas de registro e depósito, o Sistema de Bibliotecas da UFPR expedirá recibo eletrônico de depósito legal, através do SIGA.

§ 7º Caso haja algum impedimento para a divulgação da tese no Sistema de Bibliotecas da UFPR, ao

anexá-la no SIGA o doutorando selecionará a opção “não divulgar” e justificará o motivo.

§ 8º O envio da versão final, em formato PDF, aos membros da Banca Examinadora, será de responsabilidade do doutorando.

§ 9º O não atendimento dos prazos e exigências definidos pelo PPGENF torna o rito de defesa sem efeito e

implicará na perda do direito ao diploma pretendido.

§ 10 O documento de comprovação da defesa e conclusão do curso será emitido após o discente cumprir todas as exigências para a titulação definidas nas normas institucionais.

Art. 10 Esta Norma Interna revoga todas as disposições em contrário e entra em vigor a partir da data de sua publicação.

Curitiba, 02 de agosto de 2021.

Profa. Dra. Silvana Regina Rossi Kissula Souza

Referências

Documentos relacionados

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

Objetivo: Identificar critérios de seleção para a rizotomia dorsal seletiva (RDS) na paralisia cerebral (PC), analisar os instrumentos de avaliação e descrever as características

[r]

Lista de preços Novembro 2015 Fitness-Outdoor (IVA 23%).. FITNESS

os atores darão início à missão do projeto: escrever um espetáculo para levar até as aldeias moçambicanas para que a população local possa aprender a usufruir e confiar

Este artigo tem por objetivo a avaliação da vida marinha e terrestre na praia da vila no Município de Imbituba em Santa Catarina, o estudo traz uma avaliação da vida existente