• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Realização: IES parceiras:

TÍTULO: O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA

CATEGORIA: CONCLUÍDO

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: Pedagogia

INSTITUIÇÃO: FACULDADE FACCAT - FACCAT

AUTOR(ES): FELIPE CAMPOS DE OLIVEIRA, BEATRIZ GIOVANA LEÃO DOS SANTOS, LUANA EDUARDA DA SILVA RIBEIRO, LUCAS DE FRANÇA PELOSO

(2)

1. RESUMO

O presente trabalho é referente à problemática observada, onde ao estar presente no Município de Tupã, na rede municipal de ensino, em escolas e creches, presenciamos os benefícios e as dificuldades da tecnologia em meio à pandemia. Resultado da atuação como Alunos Pesquisadores e Auxiliar de desenvolvimento infantil na rede municipal de educação. O objetivo do trabalho é mostrar como as tecnologias nos tempos atuais podem beneficiar a área da educação, se houver o devido investimento, mas que apesar de seus benefícios, os docentes estão enfrentando grandes dificuldades, seja com o manuseio das plataformas, ou com a participação dos alunos nas aulas remotas. Toda essa pesquisa e análise auxiliam diretamente em nossa formação como futuros professores. Por fim, refletindo sobre a pesquisa por nós realizada, pode-se entender que apesar dos ganhos utilizando a tecnologia na educação seja extremamente relevante, é necessário que se tenha colaboração de ambas as partes nesse tempo de pandemia, os alunos participando da aula e o governo investindo em novas tecnologias.

2.INTRODUÇÃO

A tecnologia nos dias atuais está cada vez mais presente no cotidiano das crianças e adolescentes, sendo utilizada na maioria das ocasiões como forma de lazer. O vínculo com as tecnologias acaba se tornando tão relevante que as crianças e adolescentes muitas das vezes acabam se isolando, deixando de lado a interação humana, o que pode provocar uma série de complicações.

Recentemente, ao sermos todos pegos de surpresa devido a quarentena imposta com o objetivo de proteger a todos do covid-19 a educação teve que se adaptar rapidamente, fazendo assim com que as instituições de ensino presencial ligeiramente ajustassem suas aulas, fazendo as de maneira remota. Com essas adaptações as escolas passaram a utilizar de ferramentas tecnológicas para dar continuação no calendário escolar, sendo essas, whatsapp, Google meet, Google clasroom, Zoom.

No entanto, é possível utilizar da tecnologia na sua melhor forma. Ao perceber a importância dessa ferramenta, os profissionais da educação vêm cada vez mais cedendo à influência da tecnologia, inserindo-a de diversas formas na rotina escolar.

(3)

Alunos hiperconectados em sala de aula têm acesso agora à diferentes fontes de informação, sendo atualizados a cada momento sobre os acontecimentos que ocorrem no mundo. Neste sentido, é essencial repensar sobre a utilização das TIC em sala de aula como instrumento para mediação da aprendizagem. (JUNIOR; MONTEIRO, 2020)

Em uma época na qual grande parte da população tem acesso a internet e a aparelhos tecnológicos, o Ministério da Educação (MEC), acatou ao ensino remoto. Perante a decisão, os docentes tiveram que adaptar às suas metodologias de ensino, partindo do presencial para o remoto – manter a rotina da sala de aula em um ambiente virtual – utilizando recursos tecnológicos como uma forma de mediar o ensino remoto para dar continuidade ao ensino de milhares de estudantes. Conforme Santo Junior; Monteiro (2020 p. 4),

[a] sociedade passa por um amplo processo de transformação, sobretudo na evolução digital. Hoje em dia, por exemplo, muitas tarefas - que aconteciam de forma presencial - não se realizam mais sem a presença dos dispositivos digitais, de modo online. Vive-se, então, em um contexto social em que a conectividade e a colaboração fazem parte da vida de milhões de pessoas desde cedo.

O uso de aparelhos eletrônicos sempre esteve presente no âmbito escolar, para tanto, alunos e professores já estão familiarizados com o uso do mesmo. O aparelho celular é um dos protagonistas falando de ferramentas utilizadas como suporte nas aulas remotas “[i]sso representa que, a tecnologia - antes vista como algo que tirava o sujeito do convívio social - tornou-se cada vez mais utilizada e pensada para benefício coletivo. ” (Santos Junior; Monteiro, 2020, p.5).

A utilização de recursos como o WhatsApp, Google Meet, Google Classroom, entre outros recursos, vem sendo empregados no processo de ensino-educação. É através destes aplicativos que os professores vêm ministrando às suas aulas. Na maioria das vezes os professores enviam as atividades e esperam retorno dos discentes, porém, estamos presenciando um retorno que deixa a desejar. Seja por conta de alguns alunos não terem acesso à internet; não terem um smartphone ou algum outro aparelho eletrônico; podemos considerar até mesmo a falta de interesse de alguns pais e alunos, fator que gera uma enorme preocupação para os professores e agentes de ensino. Partindo desses pressupostos,

[q]uanto ao acesso, o uso da internet tem se revelado centralizado, e, assim, ficam à margem aqueles que não possuem acesso, mas sim acesso limitado, ou ainda aqueles que não possuem uma usabilidade tão eficaz. Esses fatores são considerados complexos, pois em plena era da informação há

(4)

uma grande divisão digital gerada pela própria desigualdade em meio à realidade da sociedade (CASTELLS, 2003 apud SILVA; TEIXEIRA, 2020, p.7).

Apesar do aumento da informatização na sociedade, algumas pessoas ainda sentem dificuldades quanto ao uso de tecnologia/aparelhos tecnológicos, seja ele aluno, pais ou até mesmo os professores. Conforme Silva; Teixeira (2020, p.3), “[...] [m]uitos desses desafios são encontrados no cotidiano das pessoas até as estruturas sociais como a escola [...]”. Professores que estavam acostumados com o ensino presencial ainda apresentam dificuldades para o uso destes recursos, é algo “novo” para a rotina de muitos e isso acaba se tornando um desafio.

Pensando nisso, tivemos a oportunidade de estar no Programa Bolsa Formação – Escola Pública e Universidade”, programa oferecido pela faculdade na qual estudamos: Faculdades FACCAT, de Tupã, onde observamos como são utilizadas as tecnologias em tempos de pandemia. Por meio do desenvolvimento das atividades deste projeto podemos observar como vêm sendo trabalhadas as aulas remotas nas escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental I.

3.OBJETIVOS

Geral:

• Identificar os meios tecnológicos que as instituições de ensino têm utilizado para promover a educação remota durante o período de Pandemia.

Específicos:

•Apresentar as ferramentas utilizadas pelos professores e alunos nas aulas remotas;

•Enumerar os desafios enfrentados pelos professores para cativar o aluno e incentivá-los durante as aulas;

•Explicitar a importância da utilização da tecnologia na Educação; e

• Analisar o que prevê a Base Nacional Comum Curricular sobre o uso de tecnologias.

(5)

Para a realização dessa pesquisa, que visa analisar a contribuição do uso de tecnologia para as aulas remotas em tempo de pandemia, realizamos uma pesquisa bibliográfica, a qual possibilitou um embasamento teórico do estudo aqui apresentado. Além da análise das práticas educativas das escolas na quais desenvolvemos atividades de iniciação científica vinculadas ao Programa Bolsa Alfabetização e também registros realizados durante as atividades de Auxiliar de desenvolvimento infantil em uma das creches, ambos vinculados a Secretaria Municipal de Tupã.

5. DESENVOLVIMENTO

A tecnologia ao ser utilizada de maneira excessiva pode se tornar prejudicial para a saúde do ser humano, mas queremos mostrar com esse trabalho que ao usufruir de maneira correta ela pode e vai se tornar um aliado da Educação.

Ao aprofundarmos nesse tema é notável a relevância de se discuti-lo, visto que apesar das tecnologias serem de tamanha utilidade, atualmente a educação não dispõe da valorização que deveria, dessa forma acontece à falta de investimento em ferramentas tecnológicas que seriam de grande ajuda na formação dos estudantes. Mesmo com as aulas remotas devido a pandemia, não se tem maiores investimentos na área tecnológica da educação, e os professores e discentes acabam por ter que utilizar de seus próprios recursos para cumprir com as obrigações do calendário escolar, o que acaba por se tornar um problema, já que:

[...]nem todos os estudantes do país têm acesso a esses recursos. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), 154 milhões de estudantes estão sem aulas na América Latina e Caribe. A entidade alerta que a situação poderá se estender, considerando ainda que, diante do cenário de pandemia, há risco de abandono escolar definitivo (UNICEF, 2020apud JUNIOR e MONTEIRO, 2020).

Pensando nisso, entende-se que a tecnologia é algo que pode trazer diversos benefícios para a educação, mas por não receber o devido investimento se torna quase que impossível a utilização da totalidade de seus benefícios.

A Tecnologia tem se mostrado eficiente em diversas áreas na sociedade,

inclusive na Educação. Se nos atentarmos as suas contribuições no contexto educacional, percebemos sua relevância. Ao analisarmos um dos documentos normativos da educação, mais precisamente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece um conjunto de aprendizagens consideradas essenciais, torna-se evidente que a tecnologia é um tema que transita por todos os componentes curriculares. Conforme Brasil (2017), as competências são indicadas como:

(6)

[a] mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. (p.8) Com isso, percebemos que as competências não se limitam à uma etapa da Educação Básica, mas as três etapas. A Competência Geral de número cinco trata da tecnologia como um recurso, que deve mobilizar nos alunos as seguintes habilidades: [c]ompreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. (BRASIL, 2007, p.9)

Como citado anteriormente, a tecnologia transita por todos os componentes curriculares, para exemplificar, organizamos as competências específicas de cada componente curricular e uma habilidade que tenha como foco a tecnologia.

Na etapa da Educação Infantil, segundo Brasil (2017), são asseguradas as crianças seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, são estabelecidos cinco campos de experiência e em cada campo existe os objetivos de aprendizagem. Enfatizamos a seguir, para exemplificar, um direito e um objetivo de aprendizagem e desenvolvimento que incluem a tecnologia, respectivamente:

Direito de aprendizagem e desenvolvimento: Explorar

movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

Objetivo de aprendizagem (EI01EF07) conhecer e manipular

materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livro, revista, gibi, jornal, cartaz, CD, tablet etc.). (BRASIL, 2007, p.37-38)

Já o Ensino Fundamental tem duração aproximada de nove anos, sendo dividido em “Anos iniciais” e “Anos finais”, o qual possui cinco áreas de conhecimento e seus componentes curriculares. Ressaltamos que nos componentes de Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, Geografia, História e Ensino Religioso. É possível observar as competências específicas as habilidades que dialogam diretamente com a tecnologia. Na BNCC há o destaque para

(7)

a mobilização de recursos tecnológicos como forma de registro, pesquisa e criação em diferentes linguagens, mídias e ferramentas.

6. RESULTADOS

Por meio das observações realizadas, com base na bibliografia teórica sobre o tema, foi possível observar os inúmeros desafios enfrentados pelos educadores. Diante da pandemia do Novo Coronavírus (COVID - 19), professores, alunos, pais ou responsáveis tiveram que adaptar-se ao “novo normal”. Para tal feito, os recursos midiáticos e tecnológicos transformaram-se em um suporte que vem agregando desde o início para a educação de crianças, jovens e adultos.

O ano de 2020 está sendo marcante para muitas pessoas, estamos todos aprendendo a lutar contra um vírus invisível, em alguns meses foi perceptível o impacto do covid-19 em coisas obvias que fazíamos no nosso cotidiano, como ir a restaurantes, bares, cultos, escolas, supermercados, universidades, enfim ainda dá para acrescentar outras atividades nessa lista.

Para vencermos esse vírus estão ocorrendo diversas mudanças, na forma de se relacionar, pois é muito perigoso local com muita concentração de pessoas.

Para passar dessa fase de muitas incertezas, preocupações de melhor maneira possível e deixando as crianças seguras em seus lares a educação passou a ser transmitida pelas plataformas digitais.

Como ocorreu tudo de um dia para outro, não está sendo fácil para os alunos e professores essa pandemia, mas com muita persistência alunos e professores estão contornando os desafios.

Alguns professores precisaram lidar com as mudanças bruscas e se adaptar ao ensino a distância, outros ficaram impedidos de dar aulas devido à falta de infraestrutura nas escolas em que trabalham.

Entretanto, continuar o processo de ensino-aprendizagem sem aulas presenciais é difícil para todos eles, mesmo no caso daqueles que já tinham certa familiaridade com esse modelo.

Não é fácil para os mestres a adaptação das aulas presenciais para o formato online e manter o mesmo nível de qualidade que cativa os alunos, os professores estão mudando as suas rotinas aráveis das ferramentas online para oferecer o melhor conteúdo para seus alunos.

(8)

Outra dificuldade é que dar aulas online pode gerar certo incomodo para alguns professores, pois é perdida a comunicação corporal, que é de extrema importância para os pequenos entenderem os conteúdos. Além disso, os professores acabam ultrapassando o seu horário de expediente, para responder as dúvidas dos pais, alunos que manda mensagens fora do seu horário de expediente. Por isso os professores devem ter certa organização para conseguir conciliar seu trabalho com a vida pessoal.

Há dificuldades técnicas também, para se adaptar à nova realidade e escolher as melhores ferramentas de ensino diante de tantas opções. Os docentes para fazer com que o ensino seja mais cativante estão usando toda sua criatividade, por exemplo; fazem o uso de serviços de videoconferência, enviam mensagens no grupo do WhatsApp, pedem para enviarem trabalhos e vídeos colocando em prática o que aprenderam. Os professores também enviam vídeos dinâmicos para tornar a aula mais prazerosa de se assistir. Mas sem sombra de dúvidas a maioria dos professores está utilizando da ludicidade para chamar a atenção dos alunos.

Não é o momento de voltar às aulas presencias, por isso é de extrema valia os professores e alunos se manterem conectados virtualmente para assim ficarem protegidos. Diante disso é possível constatar a importância da tecnologia no que se refere ao ensino remoto. É com o auxílio destes recursos que a educação está sendo de forma contínua, garantindo aos alunos que continuem o ano letivo. Mesmo distantes os professores estão sempre à disposição de seus alunos, garantindo a relação aluno-professor que tem grande relevância para o ensino-aprendizagem.

7.CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir disso podemos concluir com base nas pesquisas realizadas que, a tecnologia ao ser utilizada de maneira correta pode se tornar uma grande aliada para a educação. Observamos isso pois em tempos de pandemia onde não se tem aulas presenciais, utilizou-se de ferramentas tecnológicas para dar continuidade ao calendário escolar, mantendo assim as aulas de forma remotas por meio de programas e aplicativos como Whatsapp, Google Meet, Google Classroom e Zoom.

Com isso podemos compreender que mesmo com todos os benefícios da tecnologia, se não houver investimento do governo nessa área e os discentes se fizerem ausentes durante as aulas remotas, não se pode aproveitar ao máximo as ferramentas tecnológicas.

(9)

8. FONTES CONSULTADAS

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.2007. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ acesso em 24 de set. de 2020.

SANTOS JUNIOR; MONTEIRO.As tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-15, jan./dez. 2020

SILVA; TEIXEIRA, Braz. J. of Develop., Curitiba, v.6, n.9, p.70070-70079, sep.2020. DOS SANTOS JUNIOR, Verissimo Barros; DA SILVA MONTEIRO, Jean Carlos. Educação e COVID-19: As tecnologias digitais mediando a aprendizagem T tempos de pandemia. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-15, 2020.

Referências

Documentos relacionados

Apenas para citar algumas dentre tantas iniciativa, podemos mencionar título exemplificativo (i) a negociação da Convenção sobre Toda Forma de Discriminação e

Por meio dos estudos realizados acerca dos jogos pedagógicos como estratégia de ensino para crianças com TEA na educação infantil, foi possível compreender aspectos importantes para

The microtensile bond strength of two PMMA acrylic resins used for the complete denture base was evaluated, one pre-polymerized used in CAD/CAM systems and another by

18) Desfeita a arrematação pelo Juiz, por motivos alheios á vontade do arrematante, serão restituídos ao mesmo os valores pagos e relativos ao preço do(s)

Within these two groups, the following categories were considered: domiciled dogs (rural domiciliation, i.e. dogs that were restricted to the property or farm; urban

Neste sentido, esse estudo mostra que as famílias das camadas mé- dias cariocas são ao mesmo tempo “relacionais” e “individualistas”, pois na mesma medida em que as trocas

Os resultados preliminares alcançados na Oficina de Planejamento Participativo da UC sugerem que a abordagem dada à zona de amortecimento como um lugar de controle

O segundo aspecto é derivação do primeiro, pois se relaciona à discussão sobre a “epistemologia política da comunicação”, tendo em vista “a dimensão epistemológica que