• Nenhum resultado encontrado

TEMA: Desenvolvimento Sustentável: visita a RPPN Cristalino e Parque Estadual Cristalino

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TEMA: Desenvolvimento Sustentável: visita a RPPN Cristalino e Parque Estadual Cristalino"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Centro Comunitário de

Gestão Ambiental Integrada

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO

TEMA:

TEMA:

TEMA:

TEMA:

Desenvolvimento Sustentável: visita a RPPN

Desenvolvimento Sustentável: visita a RPPN

Desenvolvimento Sustentável: visita a RPPN

Desenvolvimento Sustentável: visita a RPPN

Cristalino

Cristalino

Cristalino

Cristalino e Parque Estadual Cristalino

e Parque Estadual Cristalino

e Parque Estadual Cristalino

e Parque Estadual Cristalino

(2)

Centro Comunitário de

Gestão Ambiental Integrada

1. OBJETIVO GERAL DO INTERCÂMBIO

O intercâmbio teve como objetivo geral despertar o interesse dos participantes pela conservação ambiental, utilizando discussões e vivências dentro de uma Reserva Particular de Patrimônio Natural e do Parque Estadual Cristalino. Os objetivos específicos da atividade, considerando o contexto do projeto PADEQ foram:

- Compreender a relação entre produção e conservação ambiental, aceitando a idéia que a produção está limitada pelas questões ambientais e que ambas devem caminhar juntas.

- Vivenciar a experiência de caminhar na floresta e analisar a riqueza da biodiversidade, compreendendo as relações entre os diferentes seres vivos para a manutenção da vida na floresta.

- Analisar o turismo rural e ecológico como alternativa econômica para a agricultura familiar destacando suas vantagens e suas limitações.

- Promover maior integração entre as lideranças de Carlinda e em especial dentre os participantes do projeto “Centro Comunitário de Gestão Ambiental Integrada”.

Deve-se destacar que o intercâmbio foi viabilizado através da parceria com a Fundação Ecológica Cristalino, que organiza oficinas dentro do projeto “Macaco Aranha de Cara Branca”. Assim, as atividades foram organizadas pela FEC e o Instituto Ouro Verde, através do projeto PADEQ, viabilizou a mobilização dos moradores e o transporte até o local do intercâmbio bem como auxílio nas discussões.

2. PARTICIPANTES

Participaram do intercâmbio 20 pessoas (capacidade máxima de hospedagem da ilha Ariosto da Riva), distribuídas nas diferentes comunidades que formam o setor Nazaré, conforme exposto na Tabela 01.

(3)

Centro Comunitário de

Gestão Ambiental Integrada

Tabela 01. Participantes do intercâmbio na RPPN Cristalino de acordo com a comunidade de origem.

Comunidades Número de Participantes

Monte Sinai 03

Nazaré 06

Palestina 01

Rio Jordão 06

Emaús 02

Monte das Oliveiras 02

Total 20

Os gráficos 01 e 02 apresentam a distribuição dos participantes em relação a sexo e idade. Observa-se uma boa distribuição entre homens e mulheres, além da participação de 25% de jovens na atividade.

Gráfico 01. Relação dos participantes do intercâmbio em relação ao sexo.

45%

55%

Mulher Homem

Gráfico 02. Relação dos participantes do intercâmbio na comunidade Ouro Verde em relação a idade.

25%

75%

de 15 a 24 anos Mais que 24 anos

(4)

Centro Comunitário de

Gestão Ambiental Integrada

3. ATIVIDADES REALIZADAS

Os participantes ficaram hospedados na ilha Ariosto da Riva, localizada no rio Teles Pires, a cerca de 50Km de Alta Floresta (Figura 01). A ilha conta com alojamentos e refeitório e toda infra-estrutura para realização de atividades de capacitação. A Tabela 02 apresenta a programação do intercâmbio. Abaixo é apresentada a descrição de todas as atividades realizadas.

Tabela 02 Atividades realizadas no intercâmbio na RPPN Cristalino.

Dia Hora Tema

06:00 – 10:00 Chegada a ilha Ariosto da Riva

10:00 – 12:00 Acomodações e apresentação geral das atividades

12:00 – 14:00 Almoço 14:00 – 16:00 Atividade 01 16:00 – 18:00 Atividade 02 18:00 – 19:00 Jantar D ia 0 1 19:00 – 21:00 Vídeos

05:00 – 05:30 Viagem de barco até o inicio da trilha do Teles Pires

05:30 – 10:30 Atividade 03

10:30 – 12:00 Atividade 04

12:00 – 15:00 Atividade 05

15:00 – 16:00 Atividade 06

16:00 – 18:00 Viagem de volta para a ilha Ariosto pela

18:00 – 19:00 Jantar D ia 0 2 19:00 – 21:00 Atividade 07 07:00 – 12:00 Atividade 08 12:00 – 13:00 Almoço D ia 0 3

(5)

Centro Comunitário de Gestão Ambiental Integrada

Figura 01. Vista da ilha Ariosto da Riva (local de hospedagem durante o intercâmbio).

Ilha Ariosto da Riva

Rio Teles Pires Rio Cristalino Parque Estadual Cristalino

(6)

Centro Comunitário de

Gestão Ambiental Integrada

4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO INTERCÂMBIO

Atividade 01: esta atividade teve como objetivo principal fazer uma primeira abordagem sobre o macaco aranha, espécie que pela sua facilidade de visualização é considerada “bandeira” do Parque Estadual Cristalino. Para isso foi feita uma palestra dialogada apresentando aspectos sobre o comportamento do macaco e sobre o seu habitat.

Atividade 02: trilha ao redor da ilha para visualização de aves e vegetação nativa.

Atividade 03: caminhada pela “trilha do Teles Pires” (4Km, aproximadamente), percorrendo parte do Parque Estadual Cristalino e a Reserva de Patrimônio Natural Cristalino para visualização da biodiversidade local. O objetivo principal foi a visualização do macaco aranha de cara branca.

Atividade 04: trilha até a torre de observação com 50 metros de altura. O objetivo foi a visualização de animais e de espécies vegetais que vivem em diferentes alturas da floresta (a torre possui diferentes andares para a observação de animais).

Figura 02. Participantes chegam na ilha Ariosto da Riva para realização do intercâmbio.

Figura 03. Local de hospedagem na ilha Ariosto da Riva.

(7)

Centro Comunitário de

Gestão Ambiental Integrada

Figura 04. Participantes fazem caminhada na floresta para visualização de fauna e flora.

Figura 05. Vista do “saleiro”: ponto de fácil observação de mamíferos e outros animais.

Figura 07. Vista do alto da torre de observação de animais na RPPN Cristalino.

Figura 06. Torre de observação de animais com 50 metros de altura existentes na RPPN Cristalino.

(8)

Centro Comunitário de

Gestão Ambiental Integrada

Atividade 05: subida do rio Cristalino, de barco, para visualização da fauna e flora na área de mata ciliar, com ênfase principal na visualização do macaco aranha.

Atividade 06: “trilha da figueira” (700 metros) para visualização de espécies vegetais, em especial uma grande figueira existente no local.

Atividade 07: trabalho em grupo: discussão em grupo sobre as estratégias de divulgação das informações do Parque e sobre meio ambiente nas comunidades de origem dos participantes.

Figura 10. Macaco aranha visualizado durante o percurso no Rio Cristalino.

Figura 08. Macaco aranha visualizado durante o percurso no Rio Cristalino.

Figura 09. Macaco aranha visualizado durante o percurso no Rio Cristalino.

(9)

Centro Comunitário de

Gestão Ambiental Integrada

Atividade 08: finalização das discussões dos grupos, apresentação e debate final. Construção de uma estratégia final de comunicação. As estratégias de comunicação definidas foram:

- Grupo “Mico Leão”: estruturação de um vídeo para mobilização dos alunos e moradores das comunidades direcionado para as questões ambientais. O vídeo deverá mostrar as cores predominantes da região: o verde da Amazônia e o azul das águas, além do macaco da cara branca bem como as atividades de visualização.

- Grupo “Esquilo”: divulgação de uma poesia sobre o Parque Cristalino no jornal “A Semente” (jornal da comunidade). A poesia elaborada encontra-se no anexo B.

- Grupo “Águia Dourada”: estratégias de curto, médio e longo prazo. A curto prazo trata-se de desenvolver atividades durante a feira de ciências da escola, que ocorrerá em Julho. O objetivo é fazer mostrar a realidade de Carlinda e do Parque Cristalino, enfocando a história do Parque e as características do macaco aranha de cara branca. A médio prazo trata-se de realizar uma exposição de fotos acompanhada de apresentações das pessoas que vieram ao Parque durante a noite cultural da escola (setembro ou outubro). A longo prazo fazer a produção de um DVD tanto para a escola quanto para outros municípios.

- Grupo “Castanha”: realização de uma peça de teatro. Além disso planejou-se a realização de vídeos, atividades na escola, na catequese, matérias no jornal comunitário “A Semente” e atividades na igreja.

(10)

Centro Comunitário de

Gestão Ambiental Integrada

5. AVALIAÇÃO DO INTERCÂMBIO

A avaliação do intercâmbio foi feita através um grupo de discussão, no qual cada participante foi convidado a falar suas percepções sobre as atividades realizadas bem como o possível impacto no projeto PADEQ desenvolvido na comunidade.

Durante as discussões dois pontos foram mencionados principalmente: a compreensão do que é de fato a biodiversidade e a compreensão da importância da preservação do meio ambiente e da conexão com a produção. Muitos participantes destacaram ainda que a atividade serviu para animar ainda mais a luta pela melhoria do meio ambiente e da redefinição dos modelos de produção.

Alguns trechos das falas dos participantes:

“A realidade daqui já foi a nossa realidade de lá. O homem entrou e, alguns com boa vontade outros com ganância, acabou com tudo. Nem nossas nascentes foram preservadas. Está na hora de revertermos esta situação”.

“Se todo mundo pudesse vir aqui, iria entender a importância do meio ambiente. Se conseguirmos levar este trabalho para lá vamos conseguir mudar a maneira de pensar”.

“Temos que ter como exemplo as árvores, que quando caem geram novos brotos. Não podemos ter a ganância de querer abraçar o mundo pois vamos cair um dia também. Devemos fazer a nossa parte e cuidar do futuro de nossos filhos”.

“Temos que reaprender a viver. Viver respeitando todas as formas de vida”.

Concluindo, observa-se que as atividades cumpriram com todos os objetivos estabelecidos. Do ponto de vista do projeto “Centro Comunitário de Gestão Ambiental Integrada” estas atividades foram extremamente importantes para aumentar a coesão

(11)

Centro Comunitário de

Gestão Ambiental Integrada

(12)

Centro Comunitário de

Gestão Ambiental Integrada

ANEXO A: LISTA DE PARTICIPANTES DO INTERCÂBIO

No. Nome Comunidade Idade Profissão

1 Joelma Michele de Souza Monte das Oliveiras 16 Estudante 2 Josiane Viana Xavier Ribeiro Rio Jordão 17 Estudante

3 Joseane de Lourenço Petry Nazaré 18 Agricultor

4 Magali de Souza Mendonça Nazaré 19 Agricultor

5 Rosilda Pieraso Rio Jordão 20 Estudante

6 Antônio Francimar de Souza Nazaré 25 Agricultor 7 Lilia da Silva Rubens Mendonça Nazaré 26 Professora 8 Viviane Ximenes Santana Monte Sinai 27 Professora

9 José Nivaldo Ribeiro Rio Jordão 29 Agricultor

10 Edison Veiga Dias Monte das Oliveiras 30 Agricultor

11 Janete Miguel Garcia Emaus 37 Estudante

12 Elzira Ozório dos Santos Rio Jordão 38 Agricultor

13 João Parpinelli Rio Jordão 41 Agricultor

14 Weliington José Monteiro Emaus 43 Agricultor

15 Luiz Gomes da Silva Nazaré 45 Agricultor

16 Pedro Marques Mendonça Nazaré 51 Agricultor

17 Geová Ferreira dos Santos Rio Jordão 52 Agricultor 18 Adão Paulino de Souza Monte Sinai 59 Agricultor 19 Adelis Ribeiro Souza Monte Sinai 63 Agricultor

(13)

Centro Comunitário de

Gestão Ambiental Integrada

ANEXO B: POESIA

Cristalino

Autoria: equipe esquilo (Janete, Josiane, Adelis, Elzira, João)

Lugar de encantos da natureza De espetacular beleza

Por água ou terra Produz satisfação Parque de preservação Terras de conservação Onde a biodiversidade Tem enorme concentração Fauna e flora

de infinitas espécies Aguça a curiosidade, causa a sensibilidade

Lugar onde seres racionais e irracionais Convivem em perfeita união com a natureza Sem exploração

Espaço de rios Quentes e frios Claros e sombrios No mais alto ponto A mais bela observação Da exuberante criação

Criação de muitas formas, tamanhos, barulhos, cores, sementes e flores Em meio a tudo isso

Aves cortando os ares

E o cara branca pulando em árvores É o macaco aranha

Uma das grandes raridades O “Telinho” que virou celebridade.

Referências

Documentos relacionados

Nossos resultados demonstraram que os três tipos de treinamento físico atenuaram o ganho de peso nos animais obesos, além de reduzirem a glicemia e a intolerância à glicose,

Com isso, este trabalho buscou avaliar o impacto da depreciação dos bens móveis na avaliação do Resultado Econômico de 23 Juizados Especiais Cíveis do Estado de

Differences were also found in attitudes toward anonymity, with men showing positive attitudes towards the disclosure of DI conception to the child and the disclosure of

8.3 Todos os documentos e propostas serão rubricados pelos licitantes presentes e pela Comissão. 8.4 É facultada à Comissão, em qualquer fase da licitação, a promoção

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Desta forma direcionamos nosso estudo aos problemas relacionados à população de trabalhadores da saúde que podem ser afetados pelo estresse, em consonância com várias diretrizes

O industrial que revender produtos acabados (adquiridos de terceiros) é equiparado, compulsoriamente, a estabelecimento industrial quando, cumulativamente, tais produtos se