• Nenhum resultado encontrado

A Cooperação Moçambique Alemanha

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Cooperação Moçambique Alemanha"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

A Cooperação Moçambique – Alemanha

A Cooperação Moçambique – Alemanha

(2)

Crianças ansiosas para aprender

Visita oficial do Presidente da República Federal da Alemanha, Horst Köhler, a Moçambique em Abril de 2006

Hoje em dia, Moçambique constitui um dos principais países parceiros da Alemanha na cooperação para o desenvolvimento. Isto reflecte-se também nos meios consideráveis que a Alemanha põe à disposição para este país. Até hoje, a Alemanha concedeu mais de 880 Milhões de Euros de Ajuda Oficial ao D e s e n v o l v i m e n t o ( O D A ) p a r a Moçambique. Todos os meios financeiros da Cooperação Alemã para Moçambique são contribuições financeiras não reembolsáveis.

• sectorial nos pontos principais educação, descentralização para o desenvolvimento rural e desenvolvimento económico sustentável (apoio ao sector privado). Além disso, ficou acertado o assunto trans-sectorial da luta contra o HIV/SIDA. A Alemanha participa desde 2003/4 também no apoio directo ao orçamento para o financiamento da implementação do PARPA. Isto está de acordo com o lema do Programa de Acção 2015. No âmbito regional, a Alemanha apoia principalmente a criação do Parque Transfronteiriço do Grande Limpopo (PTGL), que se deve tornar um dia, junto com o Parque Kruger na África do Sul e o Parque Gonarezhou no Zimbabwe, numa das maiores reservas naturais da África.

(3)

Prioridade Desenvolvimento

Económico Sustentável

Moçambique regista sucessos na transição para uma economia de mercado. Apesar disso, as condições básicas e de desenvolvimento para o sector privado continuam a ser difíceis. O acesso ao

capital especialmente nas zonas rurais e para micro, pequenas e médias empresas é ainda limitado. Leis e regulamentos são raramente efectuados, ou são executados numa forma abusiva. A constituição de uma economia de mercado eficiente e dinâmica pode contribuir substancialmente para a redução da pobreza absoluta. A Cooperação Alemã para o Desenvolvi-mento actua no nível nacional, provincial, distrital e municipal e dá ênfase especial para:

O apoio alemão é canalizado, em parte, através do Programa Nacional de Planificação e Finanças Descentralizadas (PPFD), sob a direcção do Ministério da Planificação e Desenvolvimento (MPD). O foco da assistência é a concepção do quadro geral político, administrativo e financeiro para a descentralização, incluindo capacitações nas áreas da sociedade civil, planificação estratégica e implementação, gestão financeira descentralizada e construção de infra-estruturas socio-económicas, através de tecnologias inovadoras, entre outras. Na área prioritária da descentralização actuam o DED, a GTZ, a InWEnt e o KfW. Instrumentos principais são assessoria, formação e financiamento para um desenvolvimento sustentável das capacidades, como contribuição ao processo de mudança do país para a redução da pobreza e o fortalecimento da democracia.

(1) o desenvolvimento de um sistema financeiro que inclui camadas da população que nunca tiveram acesso a c r é d i t o s a t r a v é s d o a p o i o p a r a : - institutos microfinanceiros e institutos financeiros com enfoque na área rural;

Ampliação das instalações do mercado depois de ter recebido um micro-crédito

A Cooperação Alemã apoia a recolha de lixo caseiro nos bairros de Maputo O Presidente do Comité de Gestão de

Matondo, sendo a primeira comunidade em Moçambique a receber em valor monetário seus 20% de retorno das taxas de gestão

Prioridade Descentralização

para o Desenvolvimento Rural

Dos moçambicanos que vivem em c o n d i ç õ e s d e p o b r e z a a b s o l u t a , aproximadamente 70% habitam nas áreas rurais, onde a oferta de serviços públicos descentralizados ainda é insuficiente em termos quantitativos e qualitativos.

Este facto constitui um problema central ao desenvolvimento económico e social sustentável do país. Por esta razão a descentralização representa uma prioridade no PARPA do Governo Moçambicano e para a Cooperação entre a República de Moçambique e a República Federal da Alemanha. Neste âmbito a contribuição alemã é harmonizada entre os diferentes parceiros bilaterais e multilaterais, como o Banco Mundial e o Programa das Nações Unidas de Desenvolvimento, e é alinhada aos procedimentos do Governo Moçambicano.

.

.

.

.

.

comercial dos recursos florestais

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

..

O combate ao HIV/SIDA: com uma

alta taxa ponderada de prevalência do HIV/SIDA, a Cooperação Alemã fortalece as capacidades e o know-how a nível provincial e compromete-se ao combate ao HIV/SIDA como tarefa trans-sectorial em todas as suas actividades principais.

.

Prevenção de Calamidades: o apoio

alemão para melhorar a prevenção de calamidades naturais passa pelo fortalecimento do Instituto Nacional de Gestão das Calamidades (INGC) e a nível provincial pela integração dos sistemas de alerta em planos de desenvolvimento distritais.

Assuntos Trans-Sectoriais e

Temáticas Especiais

(4)

As Províncias Prioritárias: Inhambane Sofala Manica

Kilómetros de reabilitação de estradas com ajuda financeira do Governo da Alemanha:

Província Total km 768 867 1.016 763 278 3.692 Zambézia

Inhambane (os trabalhos começaram em 2008)

Tete Manica Sofala

Escolas construidas com ajuda do Governo da Alemanha: Mais escolas planeadas em 2009/2010:

(5)

O “Banco de Desenvolvimento” (KfW) trabalha na área da cooperação financeira e a “ S o c i e d a d e A l e m ã p a r a a

Cooperação Técnica” (GTZ) na área da

cooperação técnica. Ambos estão localmente representados.

O “Serviço Alemão de Cooperação

Técnica e Social” (DED) envia peritos

internacionais, fomenta organizações l o c a i s c o m r e l e v â n c i a p a r a o desenvolvimento e a democratização, financia peritos locais.

O principal responsável para a formação e o aperfeiçoamento de técnicos, quadros superiores locais e pessoas com poder de decisão na economia, política, administração e sociedade civil é a

“Sociedade para desenvolvimento e aperfeiçoamento internacional” (InWEnt), que tem um escritório em

Maputo.

O “ C e n t r o p a r a a M i g r a ç ã o e

Desenvolvimento Internacional” (CIM)

envia, a demanda, peritos integrados para instituições e empresas.

A “DEG – Deutsche Investitions- und

Entwicklungsgesellschaft” (Sociedade

de Investimentos no sector privado de países em via de desenvolvimento) faz parte do grupo bancário KfW e financia projectos e investimentos empresariais de empresas privadas, mesmo no âmbito de Public Private Partnerships (PPP).

Os países da SADC

a Direcção Nacional de Florestas e Fauna Bravia, diz respeito à gestão sustentável de florestas (criação de alternativas de renda à degradação devido ao uso excessivo para a produção de carvão vegetal). Criando-se alternativas de renda, diminuirá a pressão sobre a floresta nos arredores do PTGL e no próprio parque. Além disso, apoiam-se projectos regionais no âmbito do fortalecimento do sector privado e do combate ao HIV/SIDA no local de trabalho.

(DRK) os seus meios financeiros, o seu

know-how e as suas possibilidades específicas de diálogo com o governo um papel importante em Moçambique. Por exemplo, a Comissão Europeia põe à disposição anualmente cerca de 100 milhões de Euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento para Moçambique.

A Alemanha contribui com uma parte e s s e n c i a l a o f i n a n c i a m e n t o d a s organizações multilaterais e europeias – exemplificando: 23% para o Fundo Europeu para o Desenvolvimento e 10% para os fundos da “Associação para o Desenvolvimento Internacional” (ADI) do Banco Mundial. A Alemanha coopera de forma intensiva com os 18 doadores de apoio directo ao orçamento e também faz parte de grupos de trabalho e iniciativas de harmonização europeias.

Cooperação a Nível Regional

com a SADC

Moçambique beneficia ainda de recursos que a Alemanha disponibiliza para programas pluri-nacionais no âmbito da SADC (Comunidade para o Desenvol-vimento da África Austral). Neste quadro entra principalmente a constituição do Parque Transfronteiriço do Grande Limpopo (PTGL; prometeram-se até o presente cerca de 11,9 milhões de Euros), um território que se estende para além das fronteiras de Moçambique, da África do Sul e do Zimbabwe. Um segundo projecto

Cooperação Multilateral e

com a União Europeia

A C o o p e r a ç ã o E u r o p e i a p a r a o Desenvolvimento, bem como a cooperação m u l t i l a t e r a l d a s O r g a n i z a ç õ e s Internacionais (como, por exemplo, o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Programa Mundial para a Alimentação das Nações Unidas e o Banco Interafricano de Desenvolvimento), desempenham, com

no âmbito da SADC (com sede em Moçambique) e em colaboração com

South Africa com escritório em Maputo: (FES) (KAS). ´ .

(6)

A Estrutura da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento em Moçambique ...

Organizações Executivas da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento em Moçambique

Fundo para pequenos projectos:

Representação do Governo da República Federal da Alemanha em Moçambique

Governo da República Federal da Alemanha

Complementar aos instrumentos da Cooperação Alemã, a Embaixada da Alemanha dispõe de um fundo para financiamento de micro-projectos até ao montante de 8.000,00 Euros. Favor de endereçar pedidos de financiamento à Embaixada da Alemanha em Maputo (veja www.maputo.diplo.de)

a

Embaixada Alemã em Maputo Ministério Federal para a

Cooperação Económica e de Desenvolvimento

Ministério Federal dos Negócios Estrangeiros

Bundesministerium fur Wirtschaftliche Zusammenarbeit und Entwicklung

Auswartiges Amt

Deutsche Botschaft Maputo

..

Cooperação Financeira

Cooperação Técnica e Social

Cooperação Não-Governamental Fundações Políticas Organizações Não-Governamentais e e e f f e b g h

com escritórios em Maputo

..

c d

(7)

... e os nossos endereços em Maputo

Cidade de Maputo

R.Dom João III R.Afonso Henriques Av.do Zimbabwe Av.Kenneth Kaunda Av.Eduardo Mondlane Av.Salvador Allende Av.25 de Setembro Av.10 de Novembro Av.Karl Mark Av.Samora Machel AV.24 de Julho

Av.Ho chi min

Rua da Rádio Av.Jossina Machel Av.Amilcar Cabral Av.de Maguiguana Av.Emilia Daússe Av.Agostinho Neto Av.do Trabalho

Av.Ahmed Sekou Touré

Av.Jossina Machel

Av.Eduardo Mondlane Av.Eduardo Mondlane

Av.Armando Tivane

Av.Tomás Nduda

R.General Pereira D’Eça

Av.Julius Nyerere

R.dos Sinais

Av.Martires de Inhamiga R.do Bagamoio

R.Pauliono Santo Gill

Av.Mahomed sied Barre

Av.Zedeguias Manganhela Av.Fermnão Magalhaes Av.Romão F. Farinha Av.Albert Luthulil Av.Guerra Popular Av.25 de Setembro R.Juaquim Lapa Praça da Independencia Praça Travessia de Zambeze Praça Roberto Mugabe José Macamo Av.dos Martires de Mueda

R.Nchingweia R.Mateus Sansão Muthemba

R.da Argélia R.José Mateus

Av.Martures da Machava Av.Armando Tivane Av.Francisco.Orlando.Magumbwe

Av.Mau Tse Tung R.Kwame Nkumar

Av.Martures da Machava

Av.Julius Nyerere

R.da Garcia de Resende R.João de Barros Av.Kim Il Sung Av.Lucas Elias R.Pêro D’Anaya R.Perreira do Lago Av.F.Melo e Castro R.Perreira Martinho Av.Cahora Bassa Av.Amilcar Cabral

Av.da Base Ntchuma

Av.Kwame Nkrume Rua da Resistência

Rua da Malhangalene

Av.Paulo Samuel Kankhomba Av.Marie Ngouabi

R.Abreu Lima

R.Gondinho Mira

R.da Olivênça

Av.Salvador Allende R.do Comandante João Melo Av.Olof palme

Av.Karl Mark

Av.Karl Mark Av.Filipe Samuel Magaia

AV.24 de Julho

Av.Lucas Luaul

Av.Marie NgoabiR.da Munhuana

Av.Romão F. Farinha Av.Albert Luthulil

R.Dr Redondo

Av.Vladimir Lenine

Av.Mau Tse Tung

R.Valentim Siti Av.Armando Tivane Praçada OMM Av.Milagre Mabote Av.Acordos de Luzaca Av.Vladimir Lenine FEIRA POPULAR CFM Praça 20 de Setembro JARDIM TUNDURO Jardim dos Cronistas R.Daniel Napatima R.Faria de Sousa R.Damião de Góis

R.da Maria e Vasconcelos

R.Marques de Pombal

PRAÇA DE TOIROS

R.Belmiro Obadias Muianga

Praça dos Trabalhadores

R.Consiglieri Pedroso

O Instituto Cultural Moçambique-Alemanha (ICMA) é um projecto da Associação de Amizade Moçambique – Alemanha (AAMA) para a promoção do diálogo intercultural entre Moçambique e a Alemanha. O ICMA é uma plataforma para os numerosos moçambicanos que viveram na extinta RDA nos anos 80. É assim que mensalmente há concertos musicais, noites de cinema e de literatura, futebol da Bundesliga, palestras, debates sobre temas da actualidade. O ICMA oferece cursos de Alemão e de Changana e o Internet-Café e a Biblioteca são visitados com frequência por alunos e outros visitantes.

ICMA – Instituto Cultural Moçambique-Alemanha Rua Carlos Albers 89, Bairro Central, Maputo Tel.: +258-21-308594 E-Mail: icma.dedmoz@tvcabo.co.mz e f h d a b c R.Francisco Barreto g Av.Patrice Lumumba

(8)

Internationale Weiterbildung und Entwicklung

Sociedade para Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Internacional

Kreditanstalt fur Wiederaufbau Banco de Desenvolvimento

Avenida F.O. Magumbwe 976, Maputo Tel.: +258-21-488708, Fax: +258-21-488709

E-Mail: kfwmaputo@kfw.de, Internet: www.kfw-entwicklungsbank.de

Deutsche Gesellschaft fur Technische Zusammenarbeit GmbH

Sociedade Alemã para a Cooperação Técnica

Avenida F.O. Magumbwe 976, Maputo Tel.: +258-21-491245, Fax: +258-21-492323 E-Mail: GTZ-Mozambique@mz.gtz.de, Internet: www.gtz.de

Deutscher Entwicklungsdienst Serviço Alemão de Cooperação Técnica e Social

Rua Carlos Albers 89, Maputo Tel.: +258-21-301558, Fax: +258-21-301563 E-Mail: dedmoz@tvcabo.co.mz, Internet: http://mozambique.ded.de

Rua Carlos Albers 89, Maputo Tel: +258-21-301558, Fax: +258-21-315248 E-Mail: info@inwent.org.mz, Internet: www.inwent.org Contactos:

Embaixada da República Federal da Alemanha

Rua Damião de Góis 506, Maputo Tel.: +258-21-482700, Fax: +258-21-492888 E-Mail: Germancoop@tvcabo.co.mz, Internet: www.maputo.diplo.de

Botschaft der Bundesrepublik Deutschland

.. ..

Fundação Friedrich Ebert: Av. Tomás Nduda 1313, Tel.: +258-21-491231, E-Mail: fes@tvcabo.co.mz, Internet: www.fes.de Fundação Konrad Adenauer: Bairro Coop, Rua D 21, Tel.: +258-21-416804, E-Mail: kasmoz@tdm.co.mz, Internet: www.kas.de Acção Agrária Alemã: Rua F. Barreto 191, Tel.: +258-21-492602, E-Mail: aaamaputo@tvcabo.co.mz, Internet: www.welthungerhilfe.de Cruz Vermelha Alemã (DRK): Rua Valentim Siti 439, Tel.: +258-21-416035, E-Mail: drkmos@tvcabo.co.mz, Internet: www.drk.de Terre des Hommes: Av. Patrice Lumumba 14, Tel.: +258-21-302660, E-Mail: tdhafrica-s@tdh-saco.org, Internet: www.tdh.de Senior Experten Service: Bairro Coop, Rua D 21, Tel.: +258-21-416804, E-Mail: sultan.mussa@tdm.co.mz, Internet: www.ses-bonn.de

Bundesministerium fur Wirtschaftliche Zusammenarbeit und Entwicklung (BMZ): Dahlmannstr.4, 53113 Bonn, www.bmz.de Auswartiges Amt: Werderscher Markt 1, 10117 Berlin, www.diplo.de

KfW Entwicklungsbank: Palmengartenstr. 5-9, 60325 Frankfurt am Main, www.kfw-entwicklungsbank.de

Deutsche Gesellschaft fur technische Zusammenarbeit (GTZ) GmbH: Dag Hammerskjold-Weg 1-5, 65760 Eschborn, www.gtz.de Deutsche Investitions- und Entwicklungsgesellschaft (DEG): Belvederestr. 42, 50933 Koln, www.deginvest.de

Centrum fur Internationale Migration und Entwicklung (CIM): Mendelssohnstr. 75-77, 60325 Frankfurt am Main, www.cimonline.de Deutscher Entwicklungsdienst (DED) gGmbH: Tulpenfeld 7, 53113 Bonn, www.ded.de

Internationale Weiterbildung und Entwicklung (InWEnt): Friedrich-Ebert-Allee 40, 53113 Bonn, www.inwent.org Senior Experten Service (SES): Buschstr. 2, 53113 Bonn, www.ses-bonn.de

Mais páginas no Internet:

Weltfriedensdienst: www.wfd.de

Evangelischer Entwicklungsdienst (EED): www.eed.de

Katholische Zentralstelle fur Entwicklungshilfe (KZE): www.zentralstellen-ez.de Brot fur die Welt: www.brot-fuer-die-welt.de

Misereor: www.misereor.de Outros contactos em Moçambique:

Conctactos na Alemanha: .. .. .. .. .. .. ..

Referências

Documentos relacionados

It’s the golf games in a perfect climate, the ocean diving at your doorstep and the lemonade in the terrace with a splendid view to the city.. It’s the rooms with history and

apetrechos da embarcação. Informa os passageiros do percurso e arrumação de eventuais veículos e bagagens. Pode ser atribuídas funções que lhe sejam afins ou funcionalmente

Na criação de imagens narrativas, diversos pontos são fundantes na estruturação do discurso imagético. Por meio dos elementos da composição, como ponto, linha, cor

De acordo com o Monitor do Género da SADC 2013, lançado durante a 33ª Cimeira da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), realizada no Malawi, em Agosto, o

OPIC-fundo participado por capital privado focado na realização e investimentos na Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC). -

No âmbito da realização da Conferência Anual sobre Facilidade de Fazer Negócio na África Oriental e Austral, o Director Geral das Alfândegas de Moçambique, Guilherme

Qualquer modalidade de ensino depende, antes de tudo, do domínio que se tem do objeto a ser estudado” (1993, p. Além disso, seria interessante também, por parte dos professores,

confrontos de ideias e interesses sobre a comercialização do álcool e os seus malefícios para os povos nativos de Moçambique e da África Austral. Neste exercício