• Nenhum resultado encontrado

Centro Espírita Ismênia de Jesus - Evangelização Espírita Plano de Aula II Ciclo/2016: 9, 10 e 11 anos (nascidos em 2005, 2006 e 2007)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Centro Espírita Ismênia de Jesus - Evangelização Espírita Plano de Aula II Ciclo/2016: 9, 10 e 11 anos (nascidos em 2005, 2006 e 2007)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Centro Espírita Ismênia de Jesus - Evangelização Espírita

Plano de Aula – II Ciclo/2016: 9, 10 e 11 anos

(nascidos em 2005, 2006 e 2007)

Plano de Aula 19 Evangelizadoras: Rita Trigueiro e Cida Lopes

Dia: 15/08/2016 Horário: 20h às 21h

Tema: Convite à esperança e ao otimismo

1. Objetivos:

Durante a aula os evangelizandos deverão:

 Refletir sobre a importância da esperança e do otimismo;

 Relacionar atitudes otimistas que cada um pode ter no lar e na sociedade;

 Conversar sobre a apresentação da turma no 6º Encontro da Família que acontecerá no dia 26 de setembro deste ano.

2. Conteúdo:

(Os textos para estudo e preparação do evangelizador encontram-se no Anexo 3)

Trechos da mensagem Esperança, retirados de Emmanuel: A esperança é a luz do cristão.

Jesus, na condição de Mestre Divino, sabe que os aprendizes nem sempre poderão acertar inteiramente, que os erros são próprios da escola evolutiva e, por isto mesmo, a esperança é um dos cânticos sublimes do seu Evangelho de Amor.

Imensas têm sido, até hoje, as nossas quedas, mas a confiança do Cristo é sempre maior. Não nos percamos em lamentações. Todo momento é instante de ouvir Aquele que pronunciou o "Vinde a mim ..."

Levantemo-nos e prossigamos, convictos de que o Senhor nos ofereceu a luz da esperança, a fim de acendermos em nós mesmos a luz da santificação espiritual.

Trechos da mensagem Convite ao otimismo, de Joanna de Ângelis:

Para tanto, o homem deve impor-se a tarefa de abrir janelas de otimismo nas salas onde dominam tristezas e arejar escaninhos pestilenciais de pessimismo mediante o aroma da esperança.

Otimismo é estímulo para o trabalho, vigor para a luta, saúde para a doença das paisagens espirituais e luz para as densas trevas que se demoram em vitória momentânea.

O Evangelho segundo o Espiritismo, Cap. VI: O consolador prometido: O CONSOLADOR PROMETIDO

4. (...) Assim, o Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.

O Evangelho segundo o Espiritismo, Cap. XI: Amar ao próximo como a si mesmo: A LEI DE AMOR

(2)

10. (...)

Para todos os sofrimentos, tende, pois, sempre uma palavra de esperança e de conforto, a fim de que sejais inteiramente amor e justiça.

O Evangelho segundo o Espiritismo, Cap. XIII: Não saiba a vossa mão esquerda o que dê a vossa mão direita

A PIEDADE

17. (...)

Grande, porém, é a compensação, quando chegais a dar coragem e esperança a um irmão infeliz que se enternece ao aperto de uma mão amiga e cujo olhar, úmido, por vezes, de emoção e de reconhecimento, para vós se dirige docemente, antes de se fixar no Céu em agradecimento por lhe ter enviado um consolador, um amparo.

3. Procedimentos:

Horário Tempo Atividade

20:00 – 20:05 5 min Dar as boas vindas Prece inicial

20:05 – 20:20 15 min Mostrar o vídeo (Anexo 1). Conversar sobre o seu conteúdo enfatizando que o personagem manteve a esperança e o otimismo.

Pedir para a turma definir estas duas virtudes, falar da sua importância e pedir exemplos.

20:20 – 20:40 20 min Aplicar a atividade do Anexo 2

20:40 – 20:55 15 min Conversar sobre a apresentação do 6º encontro da família e começar a escrever as falas

20:55 – 21:00 5 min Prece de encerramento

4. Recursos Didáticos:

Descritos no anexo 2

5. Técnicas:

Vídeo, conversa e jogo didático

6. Bibliografia:

1. EMMANUEL (Espírito). Vinha de luz. 14ª ed. Rio de Janeiro: FEB, 1996;

2. ÂNGELIS, Joanna de (Espírito). Convites da vida. 5ª ed. Salvador, BA: LEAL, 1991; 3. KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. 87ª ed. Rio de Janeiro: FEB,

1986;

6.1. Vídeo mostrado em sala de aula pesquisado em 15/08/2016 e retirado de:

1. https://www.youtube.com/watch?v=jghQ20BIQRs

(3)

6.2. Sítio de onde foram retiradas as situações problemas pesquisado em

15/08/2016 e retirado de:

1. http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/familialiberdade.htm

7. Avaliação:

A aula será considerada satisfatória se os evangelizandos:  Participarem das atividades propostas com interesse;

 Reconhecerem a importância de vivenciar a esperança e o otimismo;  Relacionarem atitudes de esperança e otimismo.

Anexo 1 – Vídeo: o porquinho e os biscoitos

Anexo 2 – Continue a história ...

Material necessário: cópias do anexo 2A, Anexo 2B (em power point), lápis preto, borracha, lápis de cor verde e amarelo, notebook, caixas de som

Objetivos da atividade: fazer os evangelizandos refletirem sobre a importância de atitudes de esperança e otimismo e o que estas atitudes podem influenciar o próximo e na melhoria da humanidade

Tempo sugerido: 20 minutos

Participantes: qualquer número ou idade desde que saibam escrever

Desenvolvimento:

1. O evangelizador deverá providenciar previamente os materiais para a realização da atividade;

2. Entregar o material para os evangelizando e explicar o jogo;

3. O evangelizador colocará situações na tela do computador (Anexo 2B) e, individualmente, cada evangelizando deverá escrever a continuação da história, dando desfecho otimista;

(4)

5. Elas foram retiradas do sítio indicado na bibliografia, mas foram feitas algumas adaptações;

6. A turma terá 2 minutos para escrever a uma sugestão de conduta otimista que pode resolver a situação apresentada;

7. Conversar sobre as conclusões escritas;

8. Pintar a coluna da direita com verde se o evangelizando pode também agir, conforme a conclusão da história, no dia-a-dia e de amarelo caso o evangelizando achar que não consegue ainda agir assim.

Anexo 2A – Tabela

01 02 03 04 05

Anexo 2B – Apresentação em power point

Anexo 3 – Subsídio ao evangelizador

33

Convite ao Otimismo

“Estou cheio de conforto, transborda-me o gozo em toda a nossa tribulação.” (2ª Epístola aos Coríntios: capítulo 7º, versículo 4.) Não vitalizes tristezas nem desencantos, apesar das configurações de sofrimentos que surjam e se avolumem pela senda que percorres.

Quando tudo parece perdido, invariavelmente uma solução surge, inesperada, providencial. E se não se materializa a resposta almejada, diretriz melhor conduzirá o problema de maneira salutar para ti mesmo, se te dispuseres esperar.

Sombras não se modificam com sombras.

O pântano não renascerá drenado com a condenação da lama. Mister esparzir luz e fazer canais providenciais.

(5)

Pessimismo é enfermidade que engendra processo de psicose grave por antecipação de um mal que, talvez, não ocorrerá.

A cada instante as circunstâncias geram circunstâncias outras, fatores atuais compõem fatores futuros, dependendo da direção que lhes imponhas.

Não te canses, desse modo, exageradamente sob o peso da nostalgia ou te entorpeças asfixiado pelos tóxicos das frustrações que todos experimentam...

Entrega-te a Deus e deixa-te conduzir tranquilamente.

Otimismo é estímulo para o trabalho, vigor para a luta, saúde para a doença das paisagens espirituais e luz para as densas trevas que se demoram em vitória momentânea.

Nas duas traves da Cruz, quando tudo pareceria perdido, o Justo, em excelente lição de otimismo, descerrou os painéis da Vida Verdadeira, morrendo para ressurgir em gloriosa madrugada de Imortalidade, que até hoje é o canto sublime e a rota segura, plena de alegrias para todos nós.

75

ESPERANÇA

"Porque tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança." Paulo. (ROMANOS, 15:4.) A esperança é a luz do cristão.

Nem todos conseguem, por enquanto, o voo sublime da fé, mas a força da esperança é tesouro comum.

Nem todos podem oferecer, quando querem, o pão do corpo e a lição espiritual, mas ninguém na Terra está impedido de espalhar os benefícios da esperança.

A dor costuma agitar os que se encontram no "vale da sombra e da morte", onde o medo estabelece atritos e onde a aflição percebe o "ranger de dentes", nas "trevas exteriores", mas existe a luz interior que é a esperança.

A negação humana declara falências, lavra atestados de impossibilidade, traça inextricáveis labirintos, no entanto, a esperança vem de cima, à maneira do Sol que ilumina do alto e alimenta as sementeiras novas, desperta propósitos diferentes, cria modificações redentoras e descerra visões mais altas.

A noite espera o dia, a flor o fruto, o verme o porvir... O homem, ainda mesmo que se mergulhe na descrença ou na dúvida, na lágrima ou na dilaceração, será socorrido por Deus com a indicação do futuro.

Jesus, na condição de Mestre Divino, sabe que os aprendizes nem sempre poderão acertar inteiramente, que os erros são próprios da escola evolutiva e, por isto mesmo, a esperança é um dos cânticos sublimes do seu Evangelho de Amor.

Imensas têm sido, até hoje, as nossas quedas, mas a confiança do Cristo é sempre maior. Não nos percamos em lamentações. Todo momento é instante de ouvir Aquele que pronunciou o "Vinde a mim ..."

Levantemo-nos e prossigamos, convictos de que o Senhor nos ofereceu a luz da esperança, a fim de acendermos em nós mesmos a luz da santificação espiritual.

Referências

Documentos relacionados

Por exemplo: (neste caso, as próprias crianças poderão responder) guardar brinquedos, guardar sapatos, carregar pacotes leves, tirar as compras do carro, cuidar dos animais

Só é humilde quem sabe ouvir, compreender e respeitar os direitos dos outros. Os humildes têm paz interior e vencem melhor qualquer dificuldade. Pedir que citem o nome de alguma

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

Si‑ mão Bacamarte entendeu desde logo reformar tão ruim costume; pediu licença à câmara para agasalhar e tratar no edifício que ia construir todos os loucos de Itaguaí e

A nova política industrial, agora sob o comando do IPECE (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará), obedece a critérios de seletividade, ou seja, foi criado um

O curso de extensão “Português para Estrangeiros” vinculado ao PET – Programa de Educação Tutorial Assessoria Linguística e Literária da UFFS

Date: 31/10/1991 - 06/08/1992 (date of creation) Physical description: Documentos textuais: 40 páginas Access points:. • Câmara dos